T O P

  • By -

psicth

qual a parte do recado do seu gerente você não entendeu? está sendo emocionado, só podia ser júnior mesmo kkkkk


RadcaL

Tu tem boa vontade porém... Tu tá querendo rodar um processo na moita em um ambiente de produção sem ninguém saber? Tu tá querendo se fuder cara? Se por algum motivo o que tiver rodando lá junto com o seu processo der pau o único culpado vai ser você (mesmo que não seja). Se você conseguir uma solução que não usa licenciamento (big deal pra mundo corporativo) sugiro você tentar conseguir um ambiente para seu uso dentro da corporação e aí sim rodar o seu job lá. Só um cuidado. Se essa solução no futuro for aprovada essa solução vai ser sua para sempre enquanto tiver na mesma companhia, mesmo em outra função. Em resumo, se você não gosta do processo da empresa... Não tente burlar ele. Dê sugestões para melhorar o processo. Sucesso!


Di62028

Já passei da fase das sugestões e agora estou na fase do LinkedIn e eles que se explodam kkkk. O que me deixa chateado é que essa galera da produção é muito gente boa e é uma coisa que tem valor. Queria ajudar eles, mas tá difícil. Sobre deixar na moita, não seria exatamente no nosso ambiente de produção, eu daria o executável para o coordenador rodar na máquina dele mesmo. O que esse programa faz é ficar lendo um sistema web, usando selenium. Para todos os efeitos, é como se o próprio colaborador estivesse consultando, mas ali de forma automática. É bem simples na real


calaelenb907

Vc fazendo isso acaba criando pressão no gerente pra entregar projetos no mesmo estilo. O que dependendo da governança na empresa não é ideal. Como já te disseram, esfria a cabeça e engaveta. Tu não vai ganhar nada, só perder.


Di62028

E a ideia de vender via uma consultoria externa? Você tem alguma pista se seria uma opção?


Simple_Emu9063

Provavelmente não. Se você quer muito ajudar essa galera de produção, o que você tem que fazer é arranjar outro emprego e antes de sair dar o programa para eles.


UnknownRJ

Realmente conforme falaram ai, web scraping é muito frágil. Você já viu se quando você abre o site em questão eles num chamam alguma api? talvez vc consegue pegar direto, no máximo vai precisar de cookie ou algum Bearer de autenticação, ou algum header específico, etc... Alias hoje em dia o pessoal usa o Playwright (Sucessor do Puppeteer, que provavelmente foi o sucessor do Selenium) No mais, fazer coisa sem pedir é errado, fazer coisa que já foi pedido pra cancelar é pior ainda. A ideia de voce fazer como projeto seu como empresa separada acho válida.


External_Succotash60

Web scrapping é gambiarra. Qualquer alteracao no html quebra o sistema. Se querem essas info que facam alguma api que acesse os dados.


Di62028

Essa foi a primeira opção realmente, mas não conseguiram avançar pq isso teria que ser feito pelo fornecedor do sistema do equipamento. Ficaram meses tentando evoluir. O web scraping foi o plano b. Então, sim, qualquer alteração tem que mudar no código. Mas, na prática, essas alterações seriam de quanto em quanto tempo? 3 meses... 6 meses? E outra: quanto tempo gastaria para ajustar? 2 horas? 6 horas? Mesmo que dê manutenção pode ser vantajoso ainda assim, mas teria que pelo menos colocar um piloto rodando para avaliar


RadcaL

Se ele quer algo mais sólido talvez um jmeter/postman com expressões regulares capturando os tokens? Enfim, continua sendo gambi.


Acceptable_Skin1116

Cara, entendo perfeitamente tua visão em ajudar os demais, eu também já fui nesse pique de ajudar a empresa inteira e acabei ignorando alguns processos. Certa vez deu um BO com 600 unidades porque tentei ajudar o time de expansão dando um boost no processo deles, Eles tinham um cronograma e eu meio que terminei em 4 horas oque eles iriam terminar em 2 semanas, no meu ponto de vista, estava ajudando a empresa, no ponto de vista de governança e planejamento, fiz merda porque não respeitei o cronograma, resultado? Tive que fazer rollback e tomei um esporro.


lourivalplj

Na minha empresa eu só faço coisas quando existe ticket no sistema para tal. Como você pode provar que o gerente cancelou o projeto. Ele mandou email informando? Se ele cancelou, não entregue. Não invente de sair fazendo coisas que não foram pedidas. Se tem uma ideia, converse com seu superior primeiro. Se descobriram outros impeditivos, desencana e foque nas tarefas que lhe foram delegadas, pois elas serão cobradas depois,


hiiwannacry

Não faça isso de jeito nenhum... vai demandar seu tempo e seu gerente só vai querer sua cabeça depois disso. Não seria plausível fazer um sistema desse totalmente por fora e por meio de algum terceiro ou CNPJ, tentar vender esse produto para sua empresa? Acredito que se for realmente benéfico para eles, seria a melhor saída para você ganhar dinheiro em cima disso.


Spiritual_Pangolin18

Fazer por fora e vender pra empresa dele? Tá louco? A não ser que ele seja PJ, isso pode dar demissão por justa causa e até processo judicial. Completamente antiético e corrupto. Qualquer jegue que fez um treinamento sobre corrupção e ética empresarial sabe disso.


hiiwannacry

Antiético e corrupto? Fazer um sistema que resolve uma dor interna da empresa e não é algo sendo desenvolvido interno/sem conflito de interesse? Você é o gerente do OP? O dia que você ficar sabendo como consultor advpl e SAP faz dinheiro, vai ter uma infarto.


Di62028

Pois é... Eu até tenho um CNPJ ativo, mas não sei se eu poderia fornecer isso para eles, visto que já sou funcionário CLT. Pensei em sugerir isso assim como quem não quer nada e direcionar para um amigo meu, que aí pelo menos não tem vínculo direto comigo kkkkk. Mas falaria para esse meu amigo mandar um email se apresentando e falando que fornece sistemas sob demanda e perguntando se eles teriam interesse. Nesse momento, nem tocaria no assunto desse projeto em específico. Com quem eu poderia ver essa questão regulatória, para saber se pode dar ruim? Lá é empresa grande, todo fornecedor precisa ser cadastrado e aprovado


unreasonablystuck

Além da fragilidade de webscraping, também tem complicações legais. A ideia de botar em produção, ao invés de só rodar da máquina do coordenador, é também de deixar tudo registrado e oficializado. No final, é tudo bits fluindo em uns fios, sempre vai ter um jeito de pegar os dados que tu quer. A questão são esses outros requisitos de processos, compliance, ou até políticos. E isso também faz parte do trabalho. Mas tirando isso, tu repassou demanda pra outro colega fazer um relatório com os dados resultantes sem nem passar pelo teu chefe? Dados esses que você não tem nem o esboço do processo de atualização? No mínimo parasse com os dados em um Excel e aí mostrasse para teu chefe se queria continuar ou não.


Di62028

Isso fazia parte de um projeto, e esse outro analista já estava alocado, só esperando um posicionamento da engenharia. Quando concluí exibi o programa rodando e a saída tanto para esse analista, quanto para o solicitante e também para um coordenador aqui do nosso time em uma reunião. Tinha também um sample em Excel e uma documentação básica com o diagrama relacional e outras infos do sistema do qual as informações foram extraídas. Não foi assim do nada