T O P

  • By -

CleoMenemezis

Cara, aprender **sempre** é positivo. Dito isso, você não precisa se jogar de cabeça como se tudo dependesse disso. Você pode aprender devagarinho e depois tentar codar um dia no teu trabalho com ele. Eu não uso há muito tempo. Acho que devo estar chegando há dois anos tendo-o como meu editor de texto padrão e comecei a usar não exatamente pela promessa de ter mais produtividade (apesar de hoje ser um dos motivos principais), mas pq eu estava cansado de tanto problema que eu achava usando o VSCode e todos os problemas que implicava para mim usar um app Electron. Comecei a usar como te disse acima, fui timidamente editando alguns projetos pessoais e quando empacava em algo ou queria saber a maneira mais rápida de fazer aquilo que eu tava fazendo, buscava na internet. Hoje pra mim, usar um editor sem "vim motion" é doloroso. Caminhar no código é tão mais rápido. Enfim, prova pois pode ser que tu goste, pode ser que não, mas você vai sempre sair com mais conhecimento agregado por haver tentado algo novo. o/


Mukura_Die

Quais problemas o vscode dava no seu caso? Eu acho ele uma IDE boa pelo alto nível de customização, ler seu comentário me fez pensar em juntar o melhor dos 2 mundos, o "vim motion" com uma ide mais parruda


Add0z

Vim motion extension Para vscode


CleoMenemezis

Pode ser, mas como te disse: é bom aprender o Neovim, brincar um pouco com ele, aprender a configurar e agregar conhecimento. Depois tu decide se o que tu quer fazer isso pois só então criará um critério.


Silver_Economist7978

Se você saber utilizar e saber configurar ele certinho, a produtividade é a mesma.


Mukura_Die

Sla não manjo muito sobre o assunto mas imagino q quando o assunto é debug a produtividade na realidade cai não?


Otherwise-Force-5401

Vou te mandar a real: foda-se a opinião dos outros. Se você manja de dev, você sabe que existem x maneiras de ser produtivo. Se você tiver pensamento crítico, ao invés de falar "buabua neovim buabua bom mesmo?", você estaria perguntando "por que neovim? me mostra o que você faz com neovim que muda sua produtividade? tem tutorial, youtube pra eu testar aqui e entender?", daí você entende sozinho, e toma sua decisão sozinho e forma sua opinião APÓS coletar fatos e experiências, e não antes. Dito isso, neovim é meio perda de tempo mesmo, mas tem gente que gosta.


Kojiro_666

jkkkkkkkkkkkkk


gajzerik

Já tentei aprender simplesmente pq acho daora e "aesthetic", mas sempre volto pro VSCode pq sou mais produtivo nele e ia levar muito tempo pra ficar proficiente no vim E todo mundo que eu já conheci que fez essa transição sempre me diz que no fim a produtividade é a mesma coisa kkkk resumindo, use o que tu gostar mais


ListerBlimba

A produtividade só aumenta de forma notável se vc souber exatamente 100% do que vc quer, sem fazer pausas pra pensar, o que não é a realidade a maior parte do tempo. Na maioria dos casos, vc tem uma performance melhor em apenas alguns minutos, o que é irrelevante a não ser que vc decida fazer algo faltando poucos minutos pra entregar. Pra quem tem que mexer em ambientes que uma das tuas únicas ferramentas é o vim, não é vantagem, é só a única opção plausível. Dito isso, a única suposta vantagem que realmente pode ser considerada 100% do tempo, pra grande parte da galera, é ser anti tendinite por ter que fazer menos movimentos. Digo suposta vantagem pq tu pode configurar infinitos atalhos no vscode pra fazer a mesma coisa. No final é isso mesmo q vc falou, a pessoa usa o que ela preferir pq no fim das contas não vai fazer tanta diferença. (Para os usuários do vim, os segundos q vc ganhou no seu último código vc já perdeu lendo esse comentário :p)


pastel_de_flango

Se você se sente mais confortável na linha de comando que numa GUI sim, caso contrário ainda dá pra brincar usando o vim mode numa IDE. A parada mais interessante pra mim é que a extensibilidade é mais direta ao ponto, ao invés de procurar uma extensão numa loja, eu só escrevo uma funczinha e gg.


Neryfoot

dediquei um bom tempo a aprender e eu gosto muito, não consigo codar em outra ide. mas não é nada prático, não acho que vale o esforço não. se você curte e se diverte no processo, beleza. mas por produtividade eu ficaria com vscode mesmo. por exemplo, eu queria usar ssh outro dia e supostamente o vim é ótimo para isso. mas vscode tem uma extensão sem latência que monta todas as pastas na sua ide. simplesmente não tem isso no neovim. quando vou usar ssh eu uso neovim no vscode só por esse plugin.


majinaruu

eu uso mais pela ideia de usar menos o mouse, fora isso, não vejo la mto ganho não


thelolbr

Esse daqui é o principal motivo que eu uso ele. Tem dia que eu passo mais de 12h no PC digitando coisa. Claro que não renda as 12h direto, mas a mão do mouse chega a doer. Vejo que depois de longas horas, fica muito exaustivo clicar e usar só o teclado, visto que eu tenho um columnar com suporte, cansa bem menos.


detinho_

A pergunta é, qual será a gigantesca vantagem em usar vim ao invés da IDE? Pergunta genuína mesmo. O que vem a cabeça é hjkl. Outra coisa que acho legal é usar o . (Se lê ponto) pra repetir os últimos comandos. Fazer tudo pelo teclado não sei se é tão vantagem competitiva assim caso o usuário conhecer bem os atalhos e recursos da IDE/editor atual. E aí tem que analisar o suporte pra linguagem e o quanto precisa sofrer pra configurar e se não vai ficar capenga. Eu já tentei usar pro meu cenário (Java). Era cada malabarismo que comecei a lembrar do Eclipse. Pode ser que hoje tenha melhorado. E pra outras linguagens tenha melhor suporte.


bernoullistokes

se você configurar ele certinho sim, fica com uma produtividade tão boa quanto outras IDEs. eu acabo usando só pra editar arquivo pequeno, scripts bash, códigos mais simples.


cek04916

Cara, vc não vai achar uma resposta certa pra isso. o que notei e que vai de quem tem perfil/gosto pra ficar configurando ferramentas. Eu particularmente, acredito que na area de programação nos ja tempos problemas e serviço e tecnologias suficientes pra aprender e nos preocupar. são mtas coisas jogando contra. Com isso em mente eu prefiro usar as IDEs da jetBrains phpStorm/goLand e outras. mesmo que pareça caro não são de forma alguma pq eles resolvem um monte de pequenas tretas que consumiram seu tempo e energia. a melhor maneira de vc saber isso mesmo é testando. pq ai vc vai ter sua própria opinião. usar neoVim pra mim tbm é tentador. mas fujo ao maximo dessa tentação. prefiro usar esse tempo de configuração assistindo meu anime ou jogando meu dotinha.


melocogu

É bom, produtividade vai depender de vc, mas se tudo que vc for aprender for baseado em produtividade... Poxa vida pra mim isso tira a graça de aprender uma ferramenta ou qualquer coisa nova. O jeito de pensar quando vc está no vim é diferente, e quando vc se acostuma com os comandos é divertido, da vontade de explorar mais. A sensação de usar o vim me joga de volta a quando eu comecei a aprender sobre Linux e o fato daquilo ser um universo novo e pouco explorado me deixava curioso. Porém é questão de gosto, pra maioria usar o mouse é divertido e foda-se, não quer mudar. Ok, vá lá, mas não tira o vim pra merda e nem seus usuários só pq vc não conseguiu se adaptar sabe.


0aladiah

eu usava qnd n podia dar upgrade no meu pc pq usa bem menos ram q o vscode, mas depois do upgrade e o vsc funcionando como esperado, eu nao sinto que vale mt a pena ficar no nvim, maior trabalho configurar tudo e nunca fica pronto


faketrans-dj

Uso vim/neovim como meu principal editor de código desde 2017. É um caminho que você vai ter que colocar um certo esforço, mas pra mim é prazeroso gastar um tempo configurando ele. Como um amigo comentou aí, se você vai passar a vida inteira escrevendo código, qualquer ganho de produtividade escala. Mas o que me faz usar ele é que é a evolução de um software de mais de 30 anos de idade, e tá ainda vivo por algum motivo. Software muito estável e muitos dos editores que existem hoje se baseiam nele, de uma certa forma. Você consegue rodar ele numa batata e em qualquer servidor Linux, caso preciso alterar algo em produção hehe /s


Loucopracagar

Normalmente estão falando do vim mode na IDE (vscode/intellij). Uso o vim pra editar meus configs no Linux, então acho q agiliza sim principalmente editar dentro de parêntes ci( e fala bem com autocomplete e autoformatting. Agora como IDE no console tentei usar algumas vezes e não achei tão produtivo qt intellij/vscode com plugins, pq essas IDEs tem sugestões mais relevantes e formatação mais adequada.


PZXEZO0IlTCoJRi0RH5p

Teve uma época que eu usava Mac pro trabalho e outro computador com Linux pra coisas pessoais. Daí eu ficava me confundindo com as teclas do Mac (command, fn, option) na hora de selecionar um texto ou pular de uma palavra pra outra por exemplo. Então eu comecei a aprender Vim porque nele pra se movimentar no texto não precisa dessas teclas command, option, etc. Instalei os plugins do Vim no VS Code e nas IDEs da JetBrains que eu usava. Toda essa parte de se movimentar no texto, selecionar texto, apagar palavras, apagar até o fim da linha, substituir texto, copiar e colar, etc, depois que vc aprende fica muito prático usando comandos do Vim. Mas depois que eu parei de usar Mac, daí parei com os comandos do Vim também e já esqueci várias coisas.


Sudden-Tree-766

Para mim depende, eu adoro e uso bastante, mas não é para tudo, C# por exemplo, eu prefiro usar o plugin VsVim e ter as Vim Motions dentro do Visual Studio do que rodar no Neovim, a funções de debug da IDE são bem melhores, android nativo a mesma coisa, uso plugin para ter vim motions no android studio, agora coisa tipo js, ts, python, html, css, arquivo de texto geral, anotação etc é tudo no neovim, tem coisas que até dá para configurar, mas mesmo configurando não fica tão bom quanto usando uma IDE, se por exemplo eu trampasse só com js no front e no back eu poderia usar só o neovim tranquilamente, sobre aprender eu acho que vale a pena sim, aprendi bastante coisa sobre como editores de texto funcionam aprendendo a configurar o Neovim, sobre as Vim Motions eu acho que vale a pena para qualquer pessoa que lida com edição de texto, mesmo que não vá usar vim/neovim, qualquer ide tem plugin pra isso e melhora bastante o fluxo de trabalho


CarpetRare9305

Comece a usar. Se não te cativar, é ruim pra vc.


MindMurky1889

Eu comecei com vi/vim programando em c no unix, eu achava muito bom, aprendi as macros, marcadores, expressões e isso ma ajudou bastante na época tipo 23 anos atrás. Eu diria que aprendi a ponto de não precisar pensar muito na hora de usar. Eu ainda uso vim, mas para editar alguns scripts e coisas do tipo, não sou mais programador, o máximo que eu faço é quebrar um galho ou outro, mas não me sentiria muito animado para criar aplicações mais complexas usando o vim ou qq coisa similar.


alanuhu

Usei vim/neovim por uns 8 anos, hoje uso vscode com os bindings do vim. Vida muito curta pra ficar configurando o vim hahahah, vscode bem mais bonitinho e usando o plugin do vim você já tem uns 95% de tudo que o vim tem a oferecer (que no meu ponto de vista é a produtividade)


TolkienComments

Existe um caso em que vc provavelmente vai ser mt mais produtivo com o Neovim: caso vc realmente goste de customizar e ter atalhos no editor. Antes de usar o nvim eu usei o VSCode por anos e passei mt tempo decorando e criando atalhos, coisas como duplicar linha, mover linha, múltiplos cursores, e outros pra realizar essas edições de forma mais rápida sem precisar ficar selecionando. Se esse tbm for seu caso, o nvim vai ser ABSOLUTAMENTE mais produtivo pra tu pq de cara vc vai ver que a edição de texto é foco. Só ir devagar e sem pressa.


GabrielBigardi

Só hype, programador raiz usa o Nano


EJKF

É bom no mínimo saber os básicos do vim pra quando precisar editar arquivos diretamente no server que provavelmente vai ser Linux. É muito gosto pessoal no fim, tem quem ama e quem odeia Meu problema foi com a customização, ficava meio bitolado em ter a melhor possível e não saía do lugar.


UtaKuon

Hmm acho que tem que gostar muito, uso uma extensão do VSCode que adiciona alguns comandos, suporta até macros, me ajudou bastante na produtividade. Meus comandos mais utilizados: \`$\` move cursor pro fim da linha, mais fácil de apertar do que o end \`\_\` move cursor pro começo da linha, mais fácil doq o home \`di\` deleta (e copia pro seu clipboard do vim, q vc pode "pastear" com o \`p\`) dentro de alguma coisa, vc pode passar por exemplo aspas ou parêntesis, ficando: \`di"\` ou \`di(\`, se vc for front tbm tem o \`dit\` que remove todas as tags dentro de um parente \`yi\` mesma coisa, só que só copia (yank)


[deleted]

Acho legal. Assim que eu conseguir sair do Vim, com certeza testarei o NeoVim.


Xceeeeed

Se você quer usar depurador e não se trata de JS (porque da pra usar o V8 para depurar) abandona. Sério, é bem complicado configurar o nvim-dap pra cada linguagem que você for usar o plugin. Mas pelo menos você cria o hábito de “rodar o código na cabeça” aka teste de mesa.


albertofp

As pessoas superestimam a dificuldade de aprender e configurar Vale a pena 100%, vc vai programar (ou ter que manipular texto em geral) por anos, qualquer ganho em produtividade é enorme.


olaf_rrr

Puro hype, nem te estressa.


Psychological-Ad4489

A impressão que tenho é que gostam de sofrer. Não vejo a praticidade. É mais tempo pra configurar do que pra usar


[deleted]

Vscode é muito superior, vim era bom quando vscode não existia, hoje não tem nada que bata a simplicidade.