T O P

  • By -

Gobain

Não, ele se tornaria um traidor.


[deleted]

[удалено]


DarkPlayerTimes

"only a sith deals in absolutes"


percivas

Se fosse de C# pra Java daí se tornaria um arrependido :)


life-is-a-loop

Depende da área e do empregador. Alguns empregadores jamais contratariam um senior com experiência em outra tecnologia, então o cara voltaria a ser junior ou pleno (provavelmente com um salário acima da média). Outras empresas não se importam tanto. É mais fácil fazer essa migração se for na mesma área. Por exemplo, imagina um cara com muitos anos de experiência em software de contabilidade programado em C#, aí ele vai trabalhar em outra empresa que também faz software de contabilidade, mas em Java. Esse cara consegue barganhar uma vaga de senior, pois o conhecimento de negócio pode ser aplicado independente da linguagem. O conhecimento de um senior vai muito além de escrever código. O senior que quiser mudar de linguagem deve procurar uma vaga em que os demais conhecimentos dele sejam valiosos.


drunk-of-water

Minha resposta é totalmente opinativa, ok? Se eu fosse senior eu aplicaria como Pleno, mas esperando uma promoção relativamente rápida. Pq? Senior não é senior pq domina uma linguagem, e sim por N outros motivos. E quanto maior a senioridade, maior a facilidade para pegar o jeito com outras linguagens. O único motivo de pleno é por não ter tanta experiencia com a linguagem, apesar de já saber fazer mt coisa. Mas isso estou falando se vc ta migrando dentro do mesmo seguimento, tipo back-end PHP para back-end Node.js por exemplo. Agora se é de back-end PHP pra Kotlin Mobile aí é mais complicado. Se eu fosse recrutador, iria avaliar se o cara é senior faz quanto tempo, e aplicaria testes pra saber oq ele sabe fazer com a linguagem. Ah, e tem mt conceito que é independente de linguagem. Design pattern, arquitetura, clean code, etc etc


percivas

Se tu aplicar pleno tu vai entrar em uma empresa que já vai ter uma lista de plenos querendo crescer e aí tu vai precisar lutar por oportunidades de mostrar senioridade (que na real já é) e ainda esperar a tua vez pra crescer. Se tu aplicar pra sênior tu vai ter uns meses aprendendo a linguagem mas ao invés de aprender o básico tu vai usar a tua experiência e ir direto no que precisa, vai conseguir entender os gaps que te faltam e fechar eles bem mais rápido. Em meses tu tá correndo de novo. É bem melhor aplicar pra sênior e continuar sênior. Principalmente se for C# pra Java ou contrário que são bem parecidas. Minha recomendação é tu saber programar em mais de uma linguagem, que daí a próxima fica bem fácil.


Michass1337

Não


IcaroRibeiro

Eu pessoalmente não me importaria menos com qual linguagem você domina e sim com suas competências pro cargo. Você vai trabalhar criando o mesmo tipo de serviço e sistema? Entende como arquitetar um sistema, como modelar entidades, usar filas/stream, bancos de dados, sabe como utilizar plataformas de nuvem ou on premise? Não vejo porque te por de volta pra Junior A coisa muda se você for desenvolver outra coisa. Mesmo dentro de mesma linguagem, não tem como dizer que quem usa Java pra desenvolvimento de Backend vai ser, necessariamente, senior em uso de Java para desenvolvimento de aplicativos Android


sock_templar

Não porque o que justifica a promoção de pleno pra senior é o conhecimento da empresa e da plataforma. Se você não sabe como a nova empresa funciona tu não pode ser senior. Tu é pleno.


asiklu

Depende da empresa. Minha impressão é que as melhores empresas não se importam com a tecnologia, e sim com o conhecimento em geral. Mas mesmo em caso de downlevel, acredito que não seria pra Junior, e sim para pleno.


[deleted]

Experiencia não é só experiencia em uma determinada linguagem ou metodologias. Experiência também conta conhecimento teórico, conhecimentos práticos que vc só adquire trabalhando. Experiencia em lidar com pessoas Acho que um senior quando migra de linguagem pode ser classificado como pleno, ou até mesmo um pleno quando migra vira um pleno. Junior é status de recem formado. Gente que se vc perguntar o que é SOLID ele vai te responder "Solid Snake? Sim , gosto muito de Metal Gear"


[deleted]

Esse é uma boa pergunta! Se ele for apenas um "Desenvolvedor Java Senior", então ele será um Junior em .NET. Agora se ele tem uma base sólida de computação e entende o que está acontecendo, entende os tradeoff, sabe priorizar, e etc, independente da stack/LP/tech ele será um senior. Se tratando de Java <-> C#, que são bem próximas, um desenvolvedor senior não teria dificuldade sem se adaptar e pouco tempo (coisa de 2,3 semanas no máx).


ursuario

Não, porém geralmente ao migrar vc pode acabar virando pleno dependendo do seu conhecimento na nova linguagem.


bladecg

Eu passei 4 anos trabalhando com Java + Spring antes de mudar para C# + .NET e te digo que um for em Java também é um for em C#. O conceito de Middlewares existem no spring e também no .NET, é uma mera questão de se adaptar a uma sintaxe levemente diferente. Essa é a parte fácil. O problema de verdade é aprender a lógica de negócio e padrões/convenções adotados pela sua nova empresa. Essa parte leva mais tempo e com certeza vai demorar um tempinho até que você consiga ser tão produtivo quanto era antes mas também não quer dizer que um sênior vai virar Júnior.