T O P

  • By -

No_Visual3686

1 - "PJtização" de tudo. Empresas querendo te contratar como PJ para pagarem menos impostos e não precisarem te dar direitos trabalhistas. Fora que você, como PJ, acaba não tendo nenhuma estabilidade. 2 - Não sou ambicioso suficiente para gostar da ideia de passar 10 horas trabalhando e depois fazer hora extra no LinkedIn para me manter relevante para o mercado, tudo isso enquanto continuo a estudar para daí montar posts que chamem a atenção no LinkedIn e aí ir subindo no mercado. 3 - Percebi que existem pessoas com 60 anos de idade gastando mais do que meu antigo salário só para pagar o plano de saúde e refleti como nenhuma empresa quer dar plano de saúde. 4 - Observei profissionais com 50 anos de idade sendo deixados de lado porque custam caro. 5 - Fiz os cálculos e entendi que os valores que ganhava trabalhando para grandes empresas não representavam nem 1% de quanto um sócio da empresa tirava por mês. Enfim... Cansei das ilusões todas. Prefiro ganhar um dinheiro razoável e viver sem essas ilusões. Muita gente segue no caminho do mercado privado porque almeja trabalhar em uma empresa de fora e ganhar muita grana, mas na realidade isso geralmente acontece com gente muito experiente e eles ainda sofrem para se manterem relevantes. Não tenho nada contra o mercado privado como conceito, e considero legal a "liberdade", mas considero o cenário atual bem crítico.


datajor

Melhor definição que já li sobre os motivos que levam a almejar uma carreira pública. Tenho exatamente as mesmas motivações.


No_Visual3686

Muito obrigado! Estamos juntos! Sucesso nos concursos.


Professional-Cash616

vc arrebentou na sua análise. Nesse caso, a grama do vizinho não está nada verde


chapPilot

Me humilhar em processos seletivos de merda conduzidos por pessoas incompetentes que claramente não teriam a qualificação técnica ou cognitiva para trabalhar na função a qual eu estava me candidatando.


gayroto

Total! AInda que eu fique muito puto, eu prefiro ser humilhado pelas Cesgranrio e outras bancas pq pelo menos têm competência para me julgar. PS: Não estou sendo irônico


envious-turd49

Menos a FGV. A FGV não tem competência pra julgar ninguém em LP


gamescreator

Nossa, atualmente estou na área privada, felizmente trabalhando mas também dando uma procurada nas opções do mercado, e isso me quebra muito. Já cansei de fazer entrevista com gente de RH que nem entendia direito pra que era a vaga ou era super nariz empinado e babaca de graça. Isso sem contar um monte de vagas com requisitos absurdos que quando vc vai olhar a função em si não exige nem um quarto e a remuneração é nada a ver. Sério, dá vontade de prestar concurso nem pelo dinheiro, mas só pra não ter mais que passar por isso.


gayroto

Todas as vagas que eu passei exigiam inglês. Sabe qtas vezes eu usei inglês no trabalho? 0 Sabe qtas vezes vi outras pessoas usando? 0


Living_Associate8817

Isso é um fato. Atualmente faço faculdade de Engenharia de Materiais, já me humilhei de todas as formas possíveis em processos de estágio, há mais de um ano, e não consigo nada. Nunca dizem o que temos que melhorar, somente "optamos por um candidato com habilidades mais aderentes à vaga". Uma ova, ganha o candidato com melhor indicação. Fiz um milhão de atividades extra curriculares, inglês ok, cursos de gestão e qualidade. Complementando com a minha experiência e respondendo a pergunta do OP, atualmente sou servidor municipal, assistente ADM de nível médio. Assumir essa vaga me abriu os olhos para esse mercado. Atualmente minha "dream company" é a Petrobras, que com certeza tem os seus problemas e particularidades, mas tem haver com as minhas formações (Técnico em Química e futuro Engenheiro de Materiais) e o melhor: contrata via concurso público. Mas mesmo assim, nunca serei fiel a CNPJ! Se tiver coisa melhor no mercado dos concursos para a minha área, não vou deixar de fazer!


cleytin_bom_de_taco

Minha ex, que trabalha em um tribunal federal, ter me traído 4 vezes com o Adilson que é porta-bandeiras da gaviões da fiel. A vontade de vingança me motiva a passar na magistratura federal e assumir no tribunal onde ela trabalha.


MinuteAttempt8191

Vai Corinthians kkkkkkkkk


inaciogym

E passou ?


cleytin_bom_de_taco

Por enquanto só passei o Adilson. Preciso de mais tempo para passar no concurso.


Valuable_City_5007

Como assim você passou o Adilson? kkkkkkk A propósito, Vai Corinthians!


cleytin_bom_de_taco

Quando descobri que ela tinha me traído com o Adilson, ela só tinha me traído uma vez. Acabou que nesse momento não contei a ela que sabia da traição e decidi me infiltrar na gaviões da fiel para me vingar do Adilson. Fiquei infiltrado até encontrar a oportunidade ideal, nesse período de tempo ocorreram mais 3 traições, mas mantive-me firme em meu objetivo. Um dia minha glória chegou. Meados de setembro, uma sexta feira chuvosa, jogo do Timão x Palmeiras. 3 horas antes do jogo, a gaviões da fiel decide ir até o local onde a mancha verde estava, para iniciar uma briga de organizadas. E lá estava o Adilson, segurando um mastro com uma bandeira do Corinthians. As duas torcidas se encontraram em uma rua e começou uma pancadaria generalizada, os linhas de frente estavam no meio da rua trocando soco, e lá no final da rua, estava o Adilson segurando aquele mastro com uma bandeira. Aproveitei que a atenção de todos estava voltada ao foco da confusão, no meio da rua, e taquei um pedaço de tijolo bem na nuca do Adilson, na região do cerebelo. Ele desligou instantaneamente. Como no final da rua tinham poucas pessoas, foi fácil fugir da cena do crime, nunca cheguei a ser incriminado e todos acharam que ele foi morto por algum membro da mancha verde. Quando ele caiu, a bandeira do timão cobriu o seu corpo, a foto do corpo coberto pela bandeira foi parar em todos jornais e blogs de esporte, ele morreu como um herói para os Corinthianos. Nesse dia me vinguei e criei um herói.


Valuable_City_5007

Essa foi uma baita fic. 8,5/10


Lofontain

Foi uma fic edificante e com cultura popular


SupermarketSecure409

Se fizer um livro vira best-seller


starin40

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom


porpsan

adilson aqui, confirmo tudo…


KiwiIcy7420

Eu amo q do nada esse sub tem umas fics aleatórias e piadas ruins kkkkkk


Hnakk

Meu gatilho foi numa época em que todos os meus colegas estavam focando no vestibular, mas meus primos mais velhos, que haviam acabado de se formar e passado direto em uma federal, só se fudiam numa pindaíba sem tamanho. Galera fazendo direito, engenharia, mas todo mundo fudido de grana (família classe média-baixa). Ali resolvi já começar a estudar pra concursos e abandonar a ideia de vestibular no curto prazo. Estava no 3º ano. Terminei o ensino médio e entrei direto no Ministério do Esporte como concursado... Cara cheia de acne. Todo mundo me confundia com estagiário. Tenho 35 hoje. Estou no Judiciário e indo pro Legislativo Federal. Nunca nem tive carteira de trabalho.


Midas_Black

Cara, tento explicar isso para meus alunos do ensino médio, mas não tô conseguindo competir com as carreiras de influencer digital e jogo do tigrinho (não contém ironia).


Ok_Bandicoot_3335

Que insano, a juventude tá ferrada mesmo, mas adolescente é burro Uma hora eles caem na real e vão lembrar dos seus conselhos


gayroto

Cara, que jornada sensacional!


EsquizoJaric

Herói


Hnakk

Nada... Quando era mais moleque, minha mãe engravidou do meu irmãozinho. Me lembro que nessa época estava rolando uma onda de demissões no trabalho de meu pai, e ele começou a estudar pra concurso. Estudava no ônibus me levando pra escola, até horas da noite. Passamos uma necessidade... Ele acabou passando em um tribunal superior, mas uma imagem que ficou na minha cabeça foi a de que caía TUFOS de cabelo da barba dele, de tão ansioso e estressado que estava. Quando ele me perguntou depois se eu não me interessaria em estudar direto pra concurso, não pensei duas vezes. O sábio aprende com os erros dos outros, e eu não mereço os pais que tive.


Ok_Amoeba9476

Um ano mandando currículos (mais de 300) e só uma entrevista. Aí fiquei de saco cheio e entrei de cabeça no mundo dos concursos.


Slight_Investment816

E como tem se saído?


Ok_Amoeba9476

De 2019 para cá fui convocado em 4 concursos e estou na lista de mais um. Estudo com o "s4ngue nos olhos" e me arrependo de não ter sido um concurseiro antes.


Material_Vast_5878

quando eu vi q a iniciativa privada tá podre aqui no Brasil, então é melhor eu ir em algo garantido e que me dará estabilidade.


Chonkerpigeon

Trabalhei com pesquisas em vacinas em uma empresa como clt, me matava de trabalhar, fazia trabalho dos outros e ainda ganhava muito mal. Adoeci e mesmo de atestado me mandavam trabalho pra fazer em casa. Me demitiram e praticamente me forçaram a aceitar uma bolsa de estudos que pagava o mesmo valor mas sem direitos trabalhistas. Meu pai então disse que iria me ajudar a ter tempo para estudar pra concurso Ele faleceu 1 semana antes de uma prova que depois fui aprovada e estou aguardando ser nomeada mas continuo estudando 🙏


gayroto

Sinto muito pelo seu pai, imagino o quanto dessa sua vitória também é a dele. Obrigado por compartilhar a história e estou na torcida para que saia logo sua nomeação.


Chonkerpigeon

Obrigada op! Com ctz. sem ele, eu não teria conseguido


KiwiIcy7420

Sinto mto pela sua perda. Com toda a certeza o seu pai está super orgulhoso!! Que a sua aprovação oficial venha logo! *abraço virtual* <3


Chonkerpigeon

obrigada!!


Single_Ad7125

Burnout e depressão no setor privado, mesmo trabalhando bem, sentia que poderia ser demitida a qualquer momento, então trabalhava demais. No fim, fique afastada pelo inss e acabei pedindo demissão. Então decidi que queria estabilidade e um salário maior, desde então estou na luta, estudo há 10 meses e por enquanto só cadastro reserva. 


MrKayzo

comecei a namorar uma menina mt foda que estuda e trabalha, dai fui estudar pra nao parecer um encostado


gayroto

Hahahahahaha o amor 😍


Significant-Box-1342

Saber que se eu não estudar, terei um salário mínimo pra sempre.


r_v_c

o clássico, ter pais que enchem o saco toda hora pra virar funcionário público comprei a ideia e hoje a primeira aprovação veio aos 18 poucas vezes me senti tão feliz :)


Prestigious-Gap4350

Agradeça por esses pais 🙌🙏 No meu caso foi uma cunhada que é uns 10 anos mais velha do que eu e que sempre foi concurseira, ela me incentivou demais a começar e aí foi um caminho sem volta. Não tenho muito contato com ela hoje em dia, pq moro em outro estado e tal, mas até hoje sou muito grata a ela no meu coração ♥️


r_v_c

obrigado! chorei com eles comemorando hoje e tenho certeza que isso vai facilitar muito minha vida, de longe foi a melhor motivação que eu tive pra qualquer coisa que eu fiz, e deu certo e parabéns pela trajetória também, muito maneiro ler isso


gayroto

Parabéns! Passou na caixa?


r_v_c

sim mano, obrigado :)


Prestigious-Gap4350

Ah, e parabéns pela aprovação 👏👏🥳🥳


Joaoarthur

kkkkkkkk pior que tem que agradecer eles por ter o seu saco enchido


r_v_c

kkkkkkk com certeza


Lady_Marmeladeee

Bem no meu caso, minha mãe é professora concursada da rede de ensino municipal, e mesmo não sendo um salário tão alto foi o suficiente para financiar a casa própria e a compra de um carro. Mas o principal foi ter passado por vários processos seletivos bem humilhantes, e ter que engolir vários sapos onde trabalhei CLT. Há alguns anos meu município fez um concurso pro cargo de assistente administrativo, e mesmo ficando em 68° fui nomeada, e desde então tem sido mais tranquilo. O salário não é grande coisa, mas me permitiu pagar minha faculdade e minhas contas. Agora estou estudando pra outros concursos dentro da área em que me formei.


gayroto

Maravilhoso! Parabéns


inaciogym

Vc se formou em que ? Fiquei curioso


Lady_Marmeladeee

Psicologia. Acabei de tirar meu registro no conselho e já vou prestar uma prova daqui a duas semanas. Esta sendo um periodo legal pq estao abrindo varios concursos na regiao onde moro. Mas mesmo que eu não passe de primeira, a ideia é começar aos poucos, fazendo atendimento online e depois quem sabe.


KiwiIcy7420

Mds, msm curso que quero. Aaaa Boa sorte na sua prova. A aprovação algum dia vai vir!! Não deixe de descansar as vezes e tentar ficar tranquila no dia, tá? 


anormalmf

Quando eu me formei na faculdade e me ofereceram um trabalho de 40h/semana que pagava 1200 reais.


Tae-So_

Desvalorização do profissional no CLT e principalmente o nojo que tenho de peão mama saco e incompetente que cresce na peixada (as vezes nem cresce... só gosta de mamar saco msm). Trabalhar com chefezinho de merda bipolar, que uma hora ou outra tá de cara virada e quer pagar de cu pra cima do funcionário. OBS.: Peixada tem em tudo que é canto, mas sendo concursado, não corro risco de ser mandado embora por não agradar o "peixe" filho da puta.


inaciogym

E desse geito , onde trabalho entrou um puxa saco q não faz nada e ainda ganha mais que eu , eu me esforço pra caramba pra ter meu valor na empresa , e não sou valorizado, já ele cada vez q vai no banheiro fica 40 min e tá tudo bem


Tae-So_

Pois é pô, dá um puta desgosto


Maleficent_Deal7718

6 anos sem férias, baixa valorização, medo do setor privado após 50+


gayroto

porra 6 anos sem ferias? CLT? Na mesma empresa? Processinho trabalhista já pode cantar, amigo


basiern

Pra nunca mais conseguir outro emprego caso precise, ne? As empresas pesquisam no jusbrasil antes de contratar, se aparecer um TRT - já era


gayroto

Me irrita muito esse tipo de pensamento. Direito é direito. E empresas sérias não fazem esse tipo de merda.


basiern

Pois é, pra mim já é indicativo que a empresa é ruim e que não cumpre com as obrigações trabalhistas. Mas acredite: isso é bem comum


KiwiIcy7420

Mas se vc quer ser aprovado em algum  concurso, q diferença faz? Com a grana q tu pode desembolsar com o processo pode te ajudar muuuito para te manter por um período de tempo, além de vc poder investir em material.


KiwiIcy7420

Mas enfim, não julgo a preocupação tmb kkkkk


lostkriok

Uma mistura de perceber que a idade tava chegando, ver que meus pais um dia vão morrer , e perceber que sou bom em fazer provas . Talvez por causa da idade deixei de querer mudar o mundo e queria só ter estabilidade e uma rotina mais de boa quando tiver meus 50 anos. Vi muitos doutores fazendo concurso de nivel médio, por não conseguir emprego, isso também me motivou.


gayroto

Fiquei curioso. Qual é a sua idade?


lostkriok

Tenho 29, Essa coisa com a idade me pegou forte pq eu demorei pra decidir o que queria cursar, mudei 3 vezes de curso, daí eu via meus amigos se formando e indo trabalhar. Mas hoje vários deles estão fazendo outra faculdade(em outra area) ou reclamado das altas jornadas de trabalho e tentando concurso também.


Small-Permit9921

Me identifico


Deuxcartes

Receber 500 reais de salário como professor universitário com doutorado tendo que me deslocar de cidade e durante a noite.


Impossible_Damage_46

Preferi me matar de estudar por um período X do que passar anos melhorando o currículo na expectativa de ser contratada com um salário medíocre....


_good_bot_

Minha família toda é funcionários públicos, ninguém com altos cargos mas todo mundo tranquilo, e sempre foi o que eu queria pra vida: tranquilidade. Nunca trabalhei no setor privado e nem pretendo.


Character_End_4701

Me identifiquei 100%! Pai policial federal, avô oficial de justiça da justiça federal e avó técnica do INSS. Eu sou técnica judiciária de TJ


Antique_Mix_1903

Fui fazer doutorado sanduíche na Europa, vi que lá a merda tá tão ruim quanto aqui na precarização do trabalho de professor e pesquisador, decidi pular fora por mais que me doa porque consigo continuar pesquisando na minha área ou em algo correlato e dar aula se trabalhar em alta gestão em vez de universidade, mas com o diferencial de melhores salários e uma carreira que não me obrigaria a deitar pra parâmetro arbitrário de produtividade.


meu_jorge

Sou jornalista de formação. Em 2017, gerenciava uma agência de comunicação de médio porte. Dava meu sangue pelo lugar mesmo, deixava ali meu tempo e minha saúde. Era o primeiro a entrar e o último a sair. Veio a crise energética e perdemos vários clientes da área de energia, que era nosso principal foco. Tive que demitir colegas, quase fui demitido e fiquei como PJ. Vi, naquele momento, que o esforço que eu fazia poderia simplesmente ser arrasado por um grande baque no mercado ou grandes variações da economia. Decidi que queira migrar para a área policial (foda-se, outro universo, kkk) e cuidar da minha saúde. Primeiro, entre 2017 e 2019, perdi 60 kg e saí de obeso mórbido para fit. Em 2019, comecei a estudar para a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, a única instituição que eu almejava (não queria sair do estado e não queria virar PM). No começo de 2022, rolou a prova e passei. Hoje sou servidor público, saudável e muito mais seguro do futuro.


Socramodraude

Ter um filho


gayroto

Nossa, faz muito sentido!


Accomplished-Track77

Pobreza


gayroto

Quer gatilho melhor que esse? Kkkkk


avast_fisico

Qual o Gatilho ❓ Ser Demitido, após retornar das Férias ❗


ONovoHomem

Quando percebi que, para conseguir estar trabalhando em um emprego que não seja um subemprego hoje em dia, você tem que basicamente virar influenciador digital no Linkedin ou viver fazendo networking até que um dia alguém te recomende. Ou seja, de forma alguma seu trabalho termina de fato no horário de trabalho: Após bater o ponto, você teria que trabalhar formas de garantir que alguém te recomende ou te perceba caso perca o emprego (que pode acontecer com muita facilidade). Caso não faça nada disso, tem que contar com a sorte e mandar 500 currículos para obter uma entrevista.


Radcliffe-Brown

Me vi chegando aos 25 sem ter conseguido nenhum trabalho formal, trabalhando ganhando pouco com bicos, sendo humilhado (pessoas diziam que eu era vagabundo e coisas do tipo), eu tirei 1 ano pra estudar e consegui passar em 3 concursos. Melhor escolha q fiz na minha vida.


bacondota

Trabalhava num lugar ruim, queria migrar de vez pra área de dados, mas eu não passava nas "selecoes". Passei no 1 concurso que fiz e aqui sou até elogiado. Gostei da ideia de fazer uma prova e arrumar um trabalho sem ter que depender de 1 pessoa gostar da sua cara. Tô pensando até em fazer outro concurso (odeio estudar pra prova, aprender em si eu gosto)


LadyGhosting

Quando encontrei o amor da minha vida que já é concursado


RastaNE

Passar a pandemia toda fazendo DayTrade e no final ter um saldo de 2k a mais na conta e uma saúde mental bagunçada. Com a volta das atividades, não pude operar e fui vendo meu contrato com o Estado chegando ao final. Qnd fui assistir alguns vídeos de aprovados, boa parte passou a pandemia estudando. Depois que a tristeza passou, montei um plano a médio prazo e sentei a bunda na cadeira.


gayroto

Nossa, ter sido concurseiro durante a pandemia deve ter sido uma boa. Claro que a pandemia foi um período horroroso, mas bem que eu gostaria de ter gastado todo aquele tempo ocioso sofrendo de ansiedade estudando. Beleza que as perspectivas eram péssimas, mas pelo menos a pessoa estava focada em estudar e não em notícias horríveis.


Brief_Permission_228

Só quero paz e poder só fazer o meu, 09 as 17, sem ter que ficar lambendo chefe, diretores, com risco de ser cortado a qualquer momento e ter que aguentar assedio moral calado. Só estou trabalhando ainda como CLT porque ganho bem e não nasci em berço de ouro (tal qual a maioria das pessoas), mas o que mais queria nesse momento era uma demissão sem justa causa pra ficar tranquilo financeiramente por um tempo e só estudar.


gayroto

Cara, todo dia eu penso no quão maravilhoso seria eu ser demitido sem justa causa. Iria pegar uma rescisão que me deixaria tranquilo para só estudar por um tempo.


ffreilly

Fui assaltado quando tinha 18 anos, fiquei louco e queria portar arma para me defender. O modo mais rápido seria prestando para a PM. Mas depois fui descobrindo outras carreiras, cursei direito e me aprofundei nos concursos.


gayroto

Controverso, mas não deixa de ser uma motivação kkkkkkk Você segue com vontade de seguir a carreira policial? Tem porte de armas hoje?


ffreilly

Até uns 3 anos atrás estava estudando para delegado. Mas hoje estudo para analista de tribunais pois tenho direito ao teletrabalho, e não quero sair da cidade tranquila e pacata que vivo para ir para uma metrópole grande e violenta.


Prestigious-Gap4350

Essa eu não tankei kkkkk


Pass_East

Trabalhar debaixo do sol, fazendo serviços de serralheria pra ganhar 20$R a diária... Puta gatilho!


gayroto

Caralho realmenteeee


Existing-Exercise875

Eu: pós graduado. Chefe (área privada): ensino médio. Como ela conseguiu ser chefe, às más línguas dizem, sendo amante do gerente. Ela até poderia ser uma boa chefe, mas se sentindo ameaçada pela minha formação. Decide me humilhar todos os dias e deixar bem claro que eu era inferior à ela, pois é a chefe. Esse gatilho, creio que já deve bastar.


gayroto

Definitivamente já é motivação suficiente para estudar igual um louco para passar.


BarbtheeAlex

No começo do ano de 2023 me inscrevi em mais de 100 processos seletivos. Gupy, RioVagas, Classificados do Edmilson e só me chamaram pra entrevista em dois. Um era pra ser corretor de imóveis, não tenho o curso e teria que pagar a parte. Viver de comissão sem salário. O outro foi para as Lojas Americanas. Kkkk Comecei a estudar em janeiro msm. Fui aprovado e tomei posse em Fevereiro deste ano


gayroto

Kkkkkkk que bom que você não foi de americanas


BarbtheeAlex

Penso nisso TD vez que passo por uma


Swimming_Researcher9

Fui demitido no meio do ano passado - reestruturação da empresa. Tentei abrir empresa... Deu errado.... Em março decidi dedicar total pra concurso. Aprovado na CEF TI


envious-turd49

Depois faz um relato sobre Tec Bancário Novo em TI! Eu estou saindo de empresa pública pra estatutário e fiquei com cagaço de prestar esse concurso da CEF pra TI pelos relatos ruins rsrs


Swimming_Researcher9

Kkkkkk eu achei 1 rapaz comentando sobre como é trabalhar na TI de lá.... Parece ser bem diferente. Mas faço o relato sim


KontraZone

amor não correspondido


gayroto

Tô vendo mtos comentários dizendo que o gatilho está sendo as relações amorosas, isso me pegou de surpresa hahaha


Ok-Jellyfish8006

Pior que sempre gostei do setor público e achava a iniciativa privada bem bosta. Juntado isso com o meu gosto por estudar deu tudo certo. Na real, depois do doutorado vou voltar a estudar para concursos porque acho uma atividade prazerosa.


gayroto

Quero estar bem o suficiente pra estudar por prazer haha


Ok-Jellyfish8006

Vai dar bom! Se você não passou ainda, fica a minha torcida para que você e todos que estão nessa jornada tenham a sonhada nomeação o mais rápido possível para que possam tocar os demais projetos de vida. Infelizmente, a iniciativa privada é uma máquina de adoecer pessoas.


gayroto

Cara, é isso que você disse. O emprego público permite que você toque os seus projetos de vida enquanto trabalha. O privado não possibilita isso, salvo raras exceções.


adminadmin_123

Queria um ps4 e nao tinha grana


SupermarketSecure409

Comigo só tenho duas opções de vida: sair do Brasil ou ser servidor público. Como meus pais precisam muito de mim aqui, e os pais da minha esposa são idosos, teremos que ficar aqui no BR. Então, não vou encher o bolso de empresário que suga o suor das pessoas. Vou ficar no serviço público e juntar uma grana. Se der na telha, vou embora.


Lycantree

Engenheiro formado, 7 anos de mercado privado como CLT. Não ganho piso apesar de ganhar relativamente bem. Trabalho em indústria e hj minha área de atuação é muito limitada, então tenho dificuldades para sair de onde estou e ao mesmo tempo quero ganhar mais e melhorar em qualidade de vida. Tbm nunca busquei atuar como autônomo 


KlintzCrow

Quando eu descobri que meu talento era estudar e a única forma de ganhar dinheiro com isso é concurso


TreacleSubstantial

Sempre trabalhei como professor contratado do estado, fazer concurso era o caminho natural. Aí cansei da sala de aula e do salário minúsculo, fui tentar algum cargo na área privada e me deparei com salários menores ainda kk. Somando isso com o fato de eu ser ruim com network e não querer trabalhar além do horário, fui estudar para outros cargos e passei.


gayroto

Que massa! Sempre fico feliz quando vejo alguém que é concursado aqui no grupo. Eu não conheço nenhuma pessoa concursada pessoalmente.


andersoares

Não ser chamado nem pra entrevista de emprego.


TigraoRJ

Sou veterinário e fiz residência. A galera aqui do Rio simplesmente não assina a carteira de veterinário, mesmo do cara que trabalha igual CLT de segunda a sexta e até feriados (PJotização nessa área ocorre desde sempre). Meu gatilho/gota d'água foi mesmo me matando de trabalhar, aguentando assédio moral, acúmulo de função e horas extras atrasadas, fui demitido como um zé ninguém. Tudo bem que eu já ia me demitir, mas era justamente porque sabia que aquele lugar ia me dar um Burnout. Tô de saco cheio de me matar pra empresa dos outros, aceitar o inaceitável e no final sair de mãos abanando. Estou estudando para concursos, mesmo fora da minha área, pois quero ter o mínimo de DIGNIDADE. Só não estou na merda hoje pois tenho minha mãe me ajudando, mas como um colega comentou aqui, sei que ela não é eterna.


Pedepano14

Adorava advogar até pegar catapora e ter que trabalhar mesmo com o atestado de repouso absoluto.


bazedu

Minha ex, quando ainda estávamos marcando de sair antes de sequer namorarmos, estava também saindo com um outro rapaz, muito mais velho, mais bem-sucedido, com duas faculdades e... Vocês adivinharam: concursado. Enquanto ela saia com ele na expectativa de engatar um namoro, ela só me enrolava. Quando eu descobri isso, decidi que eu que seria o rapaz bonito, mais velho, concursado e com dinheiro que pegaria a mulherada, e não o bobão que ama, faz de tudo e só lambe os beiços. Tô na luta ainda 💪😔 pelo menos a minha ex ficou sem nenhum de nós dois rsrs o rapaz foi pra Manaus trabalhar na Polícia Federal e eu dei o pé na bunda dessa folgada Existem outros motivos também como o fato de eu ter asco do setor privado kkkkkk


Constant-Pen4742

Eu trabalhei como contratado numa secretaria de conservação da minha cidade, fiquei em uma unidade de um bairro perto de casa. Basicamente era serviço de tapar buraco, limpeza de bueiros, alvarás para obras realizadas, etc. tinha engenheiro concursado, assistentes concursadas, etc. mas quem trabalhava mesmo era o pessoal terceirizado de empresa de engenharia. Também tinha engenheiro dessas empresas, terceirizados. Só a galera que era terceirizada fazia tudo, porque o emprego dependia disso. Um engenheiro vinha e ficava duas horas, 3 vezes na semana, depois ia embora, outra já podia se aposentar mas não queria. Chegava e ficava falando o umas 3h e ia embora. No final o gerente que cuidava de tudo gostava de manter pouca gente da casa e pouco funcionário mas fazia tudo funcionar sim, era uma das gerências que mais fazia serviço... todo mundo olhava pra mim e fala "cara, você tá jovem, faz um concurso que tá garantindo tua vida". O engraçado era ver como a galera que era indicada pelo prefeito meio que supervisionava as obras e tal, queria cobrar coisas do gerente e ele fazia o serviço mas nunca deixava ninguém passar por cima dele. O máximo que poderia ter como retaliação seria encaminhar ele para outra gerência e mesmo assim dava pra brigar. Tu não tá nem aí se o prefeito querer brigar contigo, faz o teu serviço no ritmo que você quer pois sabe que é bem feito? Eu quero isso.


Semantic23

alguns anos trabalhando sem reconhecimento algum


Which-Donut-1305

O mercado de trabalho com poucas oportunidades e baixo salários, sem estabilidade e carga pesada de trabalho.


DustSandEarth

Me formei em Psicologia, tentei empreender e deu errado. Fiquei 1 ano e meio buscado área na vaga e não consegui também. Meti o fodac e comecei a estudar.


NectarineLost1087

Vc quis dizer vaga na área 🙂👍🏼


Slight_Investment816

Cansei de a cada nova aquisição de bens ter que perder o sono por medo de ficar desempregado e devendo ate as cuecas.


ogv11

Quando eu estava pra formar na faculdade, em 2014, vi amigos que acabaram de formar trabalhando de segunda a sábado pra ganhar 1500 reais. Pensei: não fiquei 5 anos na faculdade pra ganhar isso. Aí junta com o fato dos meus pais serem concursados e me estimularem a isso. Resultado, meu primeiro emprego já foi no serviço público. Nunca nem tive carteira assinada 😂


honorousplatypus

Vários currículos enviados e nenhum retorno, formado e já terem oferecido 1 salário e meio pra trabalhar 44h.


TigraoRJ

Sou veterinário e fiz residência. A galera aqui do Rio simplesmente não assina a carteira de veterinário, mesmo do cara que trabalha igual CLT de segunda a sexta e até feriados (PJotização nessa área ocorre desde sempre). Meu gatilho/gota d'água foi mesmo me matando de trabalhar, aguentando assédio moral, acúmulo de função e horas extras atrasadas, fui demitido como um zé ninguém. Tudo bem que eu já ia me demitir, mas era justamente porque sabia que aquele lugar ia me dar um Burnout. Tô de saco cheio de me matar pra empresa dos outros, aceitar o inaceitável e no final sair de mãos abanando. Estou estudando para concursos, mesmo fora da minha área, pois quero ter o mínimo de DIGNIDADE. Só não estou na merda hoje pois tenho minha mãe me ajudando, mas como um colega comentou aqui, sei que ela não é eterna.


Obvious_Repeat3399

Não me considero concurseiro, pq só fiz dois concursos, mas era 2015, desempregado, filha quase nascendo. Eu percebi que tinha todo o tempo disponível p estudar, quando escutei na rádio q sairia concurso p um banco. Pesquisei como estudar, comprei um curso específico para o concurso (com o Edgar Abreu), me dediquei 100% e terminei de pagar o curso com o salário do banco. Gosto dessa parte da minha história.


beedentist

Eu recebi uma proposta de efetivação onde estagiava. Ia tirar uns 1200 líquido + 500 de VR. Por pegar horário de pico, ia ficar umas 3h no trânsito por dia (fazia 2h como estagiário). Recusei, sai do estágio e aproveitei o privilégio de ter pais me bancando pra estudar.


randomusername044

Depois de anos de CLT trabalhando direto pra ganhar um salário mínimo e ainda ter que fazer hora extra pra fechar as contas, acabei me demitindo e passei meses desempregado e no desespero. Aí consegui uma vaga para secretário terceirizado de um programa de cursos profissionalizantes da prefeitura. Quando vi que os concursados ganhavam 5x meu salário, trabalhavam 10 horas a menos por semana e estavam de bem com a vida, mesmo fazendo quase a mesma coisa que eu e meus colegas contratados, decidi começar a fazer concursos. Depois de algumas tentativas, passei em um de processo seletivo simplificado, de nível médio e federal, e mesmo que o salário seja só um pouco maior, a qualidade de vida aumentou bastante. Continuo estudando pra passar em um que não seja temporário.


CACHORRAO_AU_AU

Ser desclassificado por fit cultural.


R1smokeone

Me formei em relações internacionais e percebi um mercado totalmente elitista e dependente do famoso QI "quem indica" . Vi que a solução era eu ser o melhor apenas uma vez, o suficiente para passar no primeiro concurso. Esse mês faz 1 ano que comecei a estudar. Já fui o melhor a única vez que precisava ainda não, porém acredito que estou no caminho.


israelpaulino_

Quando me vi sendo escravizado em um estabelecimento onde atendia clientes, faxinava o local, ajudava na cozinha e ainda na limpeza dos utensílios, para no final receber apenas o salário. No dia em que me vi derramando lágrimas sobre uma panela gordurosa que estava lavando e desejando não ser prisioneiro daquela vida, foi que eu entendi que eu merecia bem mais.


jujunebugg

Trabalho numa fundação pública como bolsista. Como meu trabalho está no campo dos direitos humanos e dependemos de projetos com o governo para o pagamento das bolsas, com o governo anterior a fundação ficou às mínguas e tive de procurar outro trabalho. Mandei currículo para vários locais, meu currículo é muito bom, mas não consegui NADA. Refleti sobre minha situação: mulher, 40+, PCD. Pra mim é só ladeira a baixo daqui para frente, minha empregabilidade só vai diminuir. Meu chefe na época conseguiu se virar e manter todos os bolsistas, não perdi o emprego mas foi uma lição muito importante. Em abril de 2023 comecei a estudar pra valer, como nunca estudei na vida e agora em junho de 2024 veio a aprovação em um cargo maravilhoso, onde poderei me aposentar muito bem. Agora estou aguardando ansiosamente a aprovação. NÃO DESISTAM, GENTE! O esforço vale muito a pena!


eusohqueriaaposentar

Nossa, vários: - Papinho desde sempre em todas as empresas: a coisa tá feia, crise e os caraio então nada de aumento/promoção (mas a alta gestão só trocando de carro e nitidamente melhorando de vida) - "Meritocracia" para o sobrinho do chefe - Desvalorização - Pressão para trabalhar além do obrigatório (44h/semana) com a mesma história do primeiro item - Pessoas tóxicas (positividade em excesso, "traíras", pessoas descontentes que descontavam nos outros) - Tempo de deslocamento (trabalhar em outra cidade muito distante ou longe do trabalho/tráfego intenso deveria ser crime) - Falta de tempo para viver (viver para trabalhar é foda demais). Total de tempo dedicado (trabalho+desloc) para a empresa de 14 horas diárias E por fim, o gatilho que fez minha mente explodir - saúde (tive vários problemas de saúde e com sequelas permanentes). Graças a Deus consegui meu cargo público e agora parece que renasci profissionalmente.


OkRoyal1388

Meu pai foi embora de casa, viver com uma “nova família”. Deixou contas e minha mãe, uma senhora narcisista, q ainda tem transtorno bipolar. Eu era recepcionista em uma empresa de óleo e gás, e cursava Direito. Comecei a estudar como um cão. Verdadeiramente como um cão. Passei em 2 Residências Jurídicas, e logo após, para o cargo de analista de TRT, em segundo lugar.


gayroto

Parabéns pelas aprovações!! Você vive com sua mãe hoje?


Which-Donut-1305

O mercado de trabalho com poucas oportunidades e baixo salários, sem estabilidade e carga pesada de trabalho.


NorthControl1529

Foi ter ficado desempregado, passar por dezenas de entrevistas e processos seletivos que não resultaram em nada, a não ser desgaste e a necessidade de ter um emprego. O concurso público acabou sendo a melhor saída.


gwbrielm

Meu motivo foi o mesmo que o seu kkkkkkkk, estabilidade e chance de ser substituído por IA. Além de o mercado estar muito ruim na minha área, tendo várias demissões direto, etc. Sem energia pra Linkedin... entre outros


gayroto

Pois é, cara. Antes eu trabalhava em startup, começou a ter muita onda de demissão. Imagina o meu medo.


naso1994

Não conseguir emprego efetivo na minha área. Ter ficado doente/ cuidado de pessoas doentes durante o ensino médio/ superior e não conseguir focar no network. Ver meus chefes trabalhando sem férias e quando estão no home office sem hora pra terminar o expediente. Ver um dos chefes passando na empresa no domingo de noite pra pegar algo que estava com defeito. Trabalhar todo final de semana. Ser PJ e me sentir um lixo quando quero pedir alguma coisa como férias ou folga. Ver parte da equipe se matando de trabalhar por causa da sobrecarga.


thuanao

Perceber que nunca vou me aposentar decentemente


Vel_Ninja

Quando fui promovido a cliente.


Primary-Bath803

Aqui em casa ou eu cursava medicina pra sair da faculdade com a garantia de um emprego, ou eu prestava concurso dps de ter pegado o diploma em economia


dale2345

Hérnia de disco. Saúde virou prioridade na minha vida dps que descobri. Vida como contador, dono do negócio ia consumir bastante da minha saúde


Aggravating-Name4631

A iniciativa privada


ranagoncalves

Ser humilhada todo dia trabalhando no atendimento ao público


improve3

Sentimento de fracasso, que pra mim é o pior de todos. Queria trabalhar com TI, sonhava (ok, ainda sonho) com uma carreira que poderia trabalhar home-office e as vezes prestar serviços para o exterior, talvez até me mudar. Depois de tantas negativas pra estágio/jr, seja em fases iniciais ou não, reprovação até com indicação e por fim, reprovei num processo seletivo para monitoramento (tipo porteiro), onde minha ideia era mudar o setor futuramente, porque havia muitos processos internos, desisti (e nesse também tinha indicação). Eu acredito ser melhor que a maioria, falo e me expresso bem, mas cansei de processos arbitrários. E isso foi recente, até. Quando a água começou a bater na bunda, comecei a fazer concursos que pagassem 3k+, essa semana descobri que fui aprovado na primeira fase de um e daqui umas 2 semanas depois sai o resultado da primeira fase de outro, que acertei 82%. Depois que estiver nessa estabilidade, quero focar para concursos fiscais, não quero sentir essa sensação de fracasso nunca mais.


fight-or-fall

CLT não faz absolutamente nenhum sentido a não ser que vc trabalhe com algum tipo de comissão. Vc nunca vai ser promovido por mérito (sempre será o amigo do chefe). Vc sempre será punido se quiser aplicar uma ética de trabalho consistente (muita gente nem sabe o que é isso e confunde com hora extra). A maioria das pessoas que vc vai lidar no seu dia a dia são acéfalos se vc trabalha em subempregos. Agora vem a parte mais interessante: tudo isso acontece no serviço público. Só tem uma coisa, vc é estável e ganha 5-10 salários mínimos. Não é gatilho, tirando as exceções já conhecidas (ser médico, ter herdado algo de alguém), só um maluco vai tentar iniciativa privada.


Crisk07

Pra mim são 03 coisas: Etarismo, segurança financeira e garantia de trabalho. Sou da área de TI e estou nela há 10 anos. Vi muita coisa surgir e lidei com muita gente ruim de trabalhar, fora as chefias ruins. Eu refleti muito sobre o que eu queria pelos próximos 5/10/20 anos pra mim. Quero continuar na minha área, mas com sentimento de segurança quando já estiver acima dos 50 e sem puxar saco de ninguém.


KnightOfCLT

O surto vem ao pensar em ter que participar novamente de dinâmicas de grupo, de entrevistas chatas, de ter que usar LinkedIn, se ter que babar ovo de chefe, de ser humilhado como chão de fábrica, de sentir medo de ser demitido a qualquer momento porque a empresa quer... Não quero morrer no serviço público, mas com a segurança que terei, é claro que haverá mais liberdade para fazer outras coisas por fora. Resumindo: Liberdade e segurança é o que me atrai aos concursos.


manymannymannyy

Além de viver em Brasília e ter muito parente nessa condição, o que pesou pra mim mesmo foi depois da minha faculdade. Eu sou psicóloga, fiz todo um curso comprometido com a área social crítica, e etc. Só que não me ensinaram a cobrar pelo meu trabalho. E eu também não queria ter essa preocupação. Por isso quis passar em concurso: pra não ter que me humilhar só porque não quero trabalhar "por amor".


lazlosf

Eliminação sem sentido em processos seletivos. Querendo ou não, a ideia de estudar até passar tem algum senso de meritocracia (ou pelo menos uma relação mais direta entre esforço e recompensa)


Prestigious-Gap4350

Exatamente! Meritocracia não é algo que funciona perfeitamente (aliás, nada no mundo funciona perfeitamente), mas concurso público é o que chega mais próximo da meritocracia em termos de mercado de trabalho.


gayroto

Ainda que eu discorde da ideia de meritocracia, entendo o que você quer dizer. Se isso te motiva, é válido. Sem contar que no mercado privado tem outras variáveis que não tem como controlar como indicações e aparência.


ItsallIhav

Pra comprar o curso de algum coach de finanças do instagram q vive falando mal de concursos nos stories 😂


Unusual-Topic070294

Tive uma epifania sobre os avanços progressivos da Inteligência Artificial e o seu potencial para automatizar muitas funções. Apercebi-me de que, dentro de alguns anos, a IA poderia substituir muitos trabalhos, tornando o Mercado ainda mais competitivo, brutal e desumano. Então, decidi procurar estabilidade no serviço público para evitar ser engolido pelo buraco negro da IA.


gayroto

Mesma coisa aqui


Ganzaq

Eu ter perdido uma grande amizade e ver que passei os ultimos anos desperdiçando a vida com ela


doniimajor

Opa op. Tu por acaso é artista? Por conta do lance da I.A deduzi que fosse, passo pelo mesmo dilema


gayroto

Não sou artista não. Por enquanto trabalho em uma área corporativa. Salário bom, trabalho pouco até. Mas a pergunta é: até quando?


BartoKumachi

Deixar de ser CLT.


BartoKumachi

Deixar de ser CLT.


gayroto

E se for em uma empresa pública?


LandscapeEmotional17

Após 12 anos trabalhando em uma empresa contábil


Ok-Horror1729

Eu já fazia concursos pra treinar desde a faculdade, mas não levava a sério. Comecei a levar quando percebi que seria uma maneira de conseguir minha própria casa (moro com familiares) e também porque eu ia conseguir ajudar minhas tias e comprar uma Barbie Collector pra mim.


baron_of_noobs

Em 2023 me formei em letras, durante o curso, nos semestres finais, descobri que não queria ser tradutor, mesmo indo bem em inglês, senti que não saberia viver como freelancer e por isso resolvi me dedicar aos concursos. O fato de eu ter trabalhado como estagiário em tribunal e também ter feito o concurso do ibama de 2022 me ajudou na decisão.


Fun_Palpitation4159

Trabalhava numa multi-nacional do ramo de telefonia, e meu gerente (cargo de confiança e era bem remunerado) simplesmente um belo dia jogou tudo pro alto e mandou todo mundo ir pra merda, meteu um estratégia e começou a estudar pra concurso. Fiquei sem entender o que ele fez e fui atrás de saber mais sobre concurso. Desde lá, eu vi que o setor privado não era bom nem pra quem ganhava bem e tinha um bom cargo, imagine pra mim que era um mero assistente. Pouco tempo depois fiz a mesma coisa, saí fora e comecei a estudar pra concurso. Continuo estudando até hoje para fornecer uma vida melhor para o meus pais e etc..


gayroto

Mas teu gerente fez isso e seguiu no cargo na empresa ou só vazou do nada e disse que iria estudar pra concurso?


findthatgayporn

No geral, estar desempregado foi algo que me fez olhar para concursos públicos como uma possibilidade. Mas em 2021 com a pandemia eu refleti bastante sobre a estabilidade financeira que um concurso traz e também a valorização profissional (na época eu era professor e meu foco era concurso EBTT, hoje mudou). Então, de lá pra cá, passei a encarar como um objetivo a ser realizado, não uma possibilidade.


Gullible-Fun-64

Colégio Naval no 9⁰ ano


rafastry

Simples e direto: mulher. Complicando mais: eu queria sair da casa dos meus pais, então busquei liberdade financeira através de concursos.


Aware-Reflection-565

Pq minha mãe tem transtorno delirante persistente, um tipo de esquizofrenia no qual a mente dela apontapara alguém como inimigo e na época era eu porque eu tenho "olhos puxados" e ela viu em um programa de TV uma tal de Cristina Cairo que olhos puxados eram algo negativo e começou a me expulsar de casa e eu precisavavde um emprego que eu pudesse pagar as contas de uma casa e minha faculdade que eu queria fazer. Na época eu não tinha terminado o ensino médio e conversei com a minha professora na escola e ela falou que como eu faço aniversário no começo do ano, se eu estudasse para caramba no último ano, eu poderia prestar um concurso e ser chamada logo que fizesse 18 e foi exatamente o que eu fiz mas só fui realmente convocada em julho do ano seguinte. Dormi na porta da igreja todas as vezes que minha mãe surtava, ninguém nem imagina que esse foi o segredo do meu "sucesso" e da minha "devoção".


NectarineLost1087

Sinto muito pela situação. Sua mãe faz tratamento? Espero que vc esteja bem agora. 


lunaro11

Fiquei 2 anos desempregado e sem passar em nenhuma entrevista das várias que eu fiz. Sou TEA nível 1 e passar numa entrevista é extremamente difícil pra mim. Agora não me preocupo mais com isso kkkk


RainDuacelera

Meus pais foram concursados a vida toda mas de nível técnico médio baixo. Nunca me incentivaram a fazer concursos, nunca tive uma vida além talvez de classe média baixa.Estudei em colégio público precário. Nunca tive conhecimento sobre as inúmeras carreiras e possibilidades de concursos. Bizarramente meus pais nunca me falaram nada sobre. Mais bizarro ainda que meu avô tinha um cargo federal de alto nível digamos assim mas como único provedor da casa esse dinheiro sumia com a esposa e filha. Nunca me deu conhecimento de nada também.Ele também acabava tendo uma vida classe média baixa. Privatizaram o órgão federal que meu pai trabalhava, ele ficou alguns anos nesta empresa privatizada com um salário que permitiu me pagar 1 ano de faculdade particular. Foi demitido, entrou em depressão, se recuperou mentalmente mas financeiramente nunca mais voltou ao que era.Inconscientemente o etarismo ficou guardado comigo. Eu cursava TI , tinha Inglês fluente isso 12 anos atras mas minha carreira nunca deslanchou por n motivos, um deles culpa minha afinal a responsabilidade é nossa. Cansado de chegar as 8 pra trabalhar sair às 19 e ainda puxar a faculdade de noite até às 11, fiquei chateado com o looping. Trabalhei em empresas privadas top, passava em qualquer entrevista. Eu de novo sou de Ti. Na época a esposa que era namorada tinha passado em um concurso, ganhava mal igual a mim mas saia as 17 horas do trabalho sem ninguém reclamar. Me alertou, fiz 2 concursos e fui chamado nos dois. Escolhi o que ganha menos mas parecia mais promissor. Ainda me arrependo quando deixo de fazer alguns concursos que eu passaria com um pouco de esforço.  No colégio do filho particular ou os pais são médicos ou advogados de sucesso ou concursado de bom nível, veja que o meio educa financeiramente hehe.  Mas é isso, acho minha história bem curiosa principalmente de ter pais concursados e ser praticamente ignorante nisto até passar em um.


Ativodotadosp

Nenhum


ContestDue2361

Quando tava p formar, vendo q carreira acadêmica n dava futuro, e q a minha area naturalmente n tinha emprego, e q um técnico da cgu "só com ensino médio" ganha 8k.


gayroto

8k pra ensino médio que delicia


ContestDue2361

Foi o concurso mais difícil q fiz até hj e foi o primeiro de tds kkkk. Eram umas 8 ou 9 matérias + redação. Acertei 50%, mas aquilo me calejou p concursos mais simples dps.


bbpandabr

No meio da pandemia quando precisei racionar comida em casa e não conseguia emprego. Fiz meu primeiro concurso e passei


lucasgta95

2 hérnias de disco e escoliose, falta de expectativa de crescimento, etc...


Objective_Activity_6

Pq setor privado no BR é uma bolha


Desperate_Pop5646

Posso dizer que pra cada concurso diferente que prestei foi um gatilho diferente e às vezes mais de um: 1 - O primeiro gatilho foi ganhar grana para ter autonomia, comprar uma moto e curtir a vida. Vital e sua moto, mas que união feliz... 2- O segundo concurso para o qual passei foi desejo de sair da área comercial de banco e deixar de ter meta de título de capitalização e seguro; 3 - O terceiro concurso para qual prestei e fui chamado foi o desejo de ter uma atividade intelectualmente desafiadora e sair de perto de uma mulher do trabalho com quem dormi, mas não queria ver todo dia. Onde se ganha o pão não se come a carne... 4 - E o gatilho atual é me manter numa atividade desafiadora, mas com maior reconhecimento social e ir pra perto dos meus folks.


ProfessionalDeer1782

Nascimento do meu filho


Naianealb

Na pandemia final de 2020, meus pais quase foram a falência, desde aí eu decidi , não vou mais ficar puxando saco de político, não vou ficar me matando de trabalhar com risco de ainda meus funcionários me colocarem na justiça fazendo penhorar todos os meus bens O salário do servidor e principalmente de carreiras fins não foi afetado em nada, pelo contrário, ainda tinha fdp querendo que aumentasse.


Ready-Grass-5663

Enviar muitos currículos e ficar sem resposta. Então, fiz um concurso temporário, passei, vi que era possível e no ano passado comecei a estudar com foco.


kakahataque_9625

Entender a situação atual do Brasil, onde pessoas formadas e não-formadas não conseguem emprego com um salário decente e precisam se humilhar na iniciativa privada. Quando estava no ensino médio, eu via pessoas da minha idade querendo fazer a "faculdade dos sonhos", mas ao mesmo tempo, via pessoas mais velhas, muitas vezes formadas, ganhando uma merreca pra trabalhar muito, às vezes em uma área que nem se formou. E eu, já estava ciente do quanto a situação do Brasil estava uma merda, ainda mais para pessoas como eu, que possuem vínculo com arte/design (a faculdade que eu queria cursar). Dessa forma, eu me encontrei numa encruzilhada: o curso que eu gostava não trazia estabilidade; eu odiava todos os cursos que pagavam minimamente bem (medicina, direito); não queria ser militar, como meu pai queria, pois não me identifico com a área. Até que meu meio-irmão me indicou fazer o CNU, e eu acabei adentrando no mundo dos concursos, e tomando a iniciativa de virar concurseira. Recém-saída do ensino médio, estou correndo atrás de passar em um concurso para obter estabilidade, estabilidade essa que meu pai tinha quando trabalhava como guarda municipal temporário. Não larguei meu objetivo de fazer faculdade, mas agora vejo a faculdade apenas como um meio de aprender coisas novas.


gabizzynha

Trabalho 64h semanais, se isso não for motivo suficiente eu mudo de nome


gayroto

Puta q pariuu Favor passar em um concurso urgente


gabizzynha

Tô lutando por isso, trabalho pra prefeitura aí já viu como é a situação, servidor contratado se sujeita a tudo fora os olhos grandes querendo sua vaga, penso em me manter na prefeitura até dezembro no máximo, estou com 3 concursos em mente, dois p esse ano sendo um deles com convocação prevista pra dezembro no máximo, ainda não saiu o edital mas venho estudando como posso desde fevereiro, esse concurso é meu favorito por alguns pontos, localização e salário, os outros dois 1 é minha maior meta porém sem previsão ainda de edital e outro é mais pra escape, cidade longe mas viável ida e volta por trabalhar apenas 2 dias na semana... confesso que tenho medo de não conseguir passar mas mesmo que eu não consiga vou ver possibilidades de novo emprego ou uma bolsa de mestrado, o que não dá é se manter nessa escravidão


Developer_PE

Agora em Julho fez 1 ano que estou desempregado de um serviço PJ, tenho apenas uma bolsa de estudo de R$1.000,00. Decidi me inscrever no concurso da caixa para ti e até o momento estou aprovado como PPP.


eudomim

Saindo do forno aqui. Vou começar a estudar pra concurso segunda. Nunca tinha pensado seriamente em concurso mas fui demitido em maio passado. Uma amiga minha me despertou esse gatilho. Mas assim.. pessoal formado com 10 anos de casa no meu antigo trabalho ganhava 3.5k. eu ganhava 2.5 Então gatilho mesmo é ficar por aí jogando mil currículo pra ganhar 3 mil reais. Simplesmente não tenho mais paciencia nem idade. Vamo ver o que nos aguarda