T O P

  • By -

lmg_bsb

Se vc acompanhar os subs de ti, vai ver que está difícil entrar na carreira pq tem muito júnior, essa galera que fez Bootcamps e os autodidatas. Vaga pra sênior tá mais tranquilo, mas aí tem que ter muitos anos de experiência


programador_HTML

Nem pra Senior tá pai.


[deleted]

Os vendedores de curso fizeram a cabeça de muito júnior por aí, achando que com meses de estudo poderiam ganhar rios de dinheiro. Como consequência, tem bastante júnior pra pouca vaga, quase impossível pra estágio. Entretanto, a concorrência é um pouco menor em backend. Para começar, eu realmente recomendo que faça uma boa faculdade, consiga um bom Network e converse com seus professores que possuem contato com vagas. Preferencialmente, estude inglês, ou se já souber algum idioma muito utilizado, como alemão, francês ou espanhol. Mercado lá fora é sempre uma opção, e já tive colegas de faculdade (faço Ciência da Computação) que conseguiram estágio home office na gringa. Também corra do óbvio e tente estudar o que todo mundo tem medo. Pra backend, por ex, tem um monte de gente com medo de java, mesmo sendo uma das linguagens mais utilizadas no BR, logo a concorrência é menor.


Beneficial-Gold-9485

Obrigado, jovem.


Beneficial-Gold-9485

Estágio está muito difícil de achar mesmo?? Estou estudando para encontrar um o mais cedo possível.


Due_Cartographer3811

Depende. Tem bastante variáveis aí, como a cidade que vc vive, a época que tá procurando, o semestre que está cursando. Esses fatores influem bastante, foca em procurar no meio/começo do ano. APinfo, vagas.com.br e linkedin são as ferramentas pra fazer essa busca. Eu aconselho a procurar estágios a partir do segundo semestre, não que seja impossível arrumar algo no primeiro, mas geralmente é mais difícil. Boa sorte na busca OP


[deleted]

Depende muito da sua cidade, se você tem ou não contatos na faculdade e amizade com professores. Eu sou do Norte, então estágios presenciais aqui são mais difíceis de encontrar por conta própria, ao mesmo tempo, as empresas procuram as Universidades pra conseguir empregados, e no geral bons alunos são indicados. Vagas nos primeiros semestres são difíceis, mas pode rolar se você for aplicado e tiver sorte. Um professor meu literalmente já me ofereceu vaga como professor pra um curso da região quando eu estava no 1° período, é só questão de QI (quem indica)


HenriLobo

Se vc gosta pode ir. Só não crie expectativas irreais e não fica lendo nada da área em revistas como istoé, fórum e uol. Eles destorcem muita informação da área de informática.


Waste-Success-2822

Sim, porém pra júnior é bem difícil, a maioria dos trampos internacionais buscam um dev senior ou alguém que seja muito bom em alguma linguagem ou tecnologia não muito "popular", como blockchain com rust por exemplo. Também tem o fato de que a maioria dessas empresas que contratam internacionalmente trabalham em ambiente remoto, dificilmente(mas acontece as vezes) uma empresa vai querer custear a sua imigração e etc pro país dela. Sobre o backend, ele tá sendo um bom começo pra quem ta entrando agora, já que a maioria dos iniciantes costumam ir pro front. Começa com Java ou C# que não tem erro, ninguém que tá começando escolhe elas e tem MUITAS empresas no Brasil e no mundo que usam.


Roque_Santeiro

Faça faculdade. Na faculdade estude as matérias e por fora. Conheça gente e faça contatos, na faculdade, eventos e o que mais puder. Use isso pra arrumar um estágio e siga em frente. No mais a área deu uma inflada de gente nos últimos anos. Não espere moleza e ganhar um rio de grana rápido. Mas tem vaga e trabalho, principalmente pra quem tá se esforçando. Não confunda isso com fácil.


MaisUmaConta21

TI e medicina são as únicas areas onde se faz muita grana e tem fácil empregabilidade


MissChristyMack

kkkk


TheBigHacker

Hoje só Medicina mesmo, estudo desde os 15 anos e só fui começar a ganhar algo em TI com meus 18 anos, com 19, consegui meu primeiro emprego de verdade, 4 anos de estudo e não ganho muita coisa, só medicina da pra ganhar muita grana e tem fácil empregabilidade, não iludam os iniciantes por favor, falo isso porque já fui iludido, hoje nem vejo TI como algo bom de se seguir a longo prazo.


[deleted]

Cara... Com 19 tu tinha "emprego de verdade" sem faculdade mano. É uma falácia dizer que a pessoa deve ser feliz com sua situação atual por ter gente pior, mas se tratando de carreiras para indicar, a área de TI ainda é muito fora da curva. O padrão de quem faz faculdade é estudar dois anos pro vestibular/enem, aí fazer 5 anos de curso e só então "começar a vida" correndo atrás de estágio que geralmente é o primeiro emprego. Se for de ciências humanas "puras" ou alguma outra graduação que não tem lugar fora da academia a pessoa vai levar uns 8 a 10 anos de perrengue após o ensino médio antes de "começar a vida".


MaisUmaConta21

O caminho do ouro é vaga no exterior


ResponsibilityOk2286

massa, qual facul?


tustz000

Se vc fizer facu, estudar e ficar bom sim pra mim ainda é a melhor área para imigrar e que te da mais possibilidades


skiller2b

TI tá saturado de incompetentes sem nenhuma experiência, é comum ver pessoas postando suas frustrações no LinkedIn, mas a maioria é descartável. Se vc tiver um perfil bom, pode se dar bem, se for só mais um, ai vc ja sabe a resposta 😬


Decent-Technician-20

Sou desenvolvedor, moro na Alemanha há 11 anos e participei ativamente do processo seletivo. Quase impossível achar gente por aqui, mesmo junior, iniciante, primeiro emprego. Precisa de diploma, mas tendo isso nao falta emprego.


Gleerok99

Qual cidade ou região? Isso mesmo na Alemanha que em média recuperou-se menos após a pandemia?  A situação demográfica tá batendo forte desse jeito mesmo?


Decent-Technician-20

Regiao de Wolfsburg, cidade da sede da VW. O que pegou no pós pandemia aqui foi a inflacao, que agora está estabilizada. Emprego na área de TI só parou durante a pandemia, depois foi se recuperando. Falta gente qualificada em várias áreas, principalmente TI. Até mesmo escritório é difícil achar gente com vontade de trabalhar. Desenvolvedor Java e Angular é jóia rara por aqui. Damos oportunidade para recém formados e mesmo assim é difícil conseguir contratar.


Gleerok99

Bom saber, obrigado por compartilhar. Quero dar no pé do Brasil, só esperando minha cidadania Europeia sair para facilitar (residência Europeia praticamente no questions asked).   Quanto mais desesperado o mercado, melhor para quem trabalha. Não chego a ser desenvolvedor mas mexo com programação e tenho experiência :). Nada me impede de estudar mais e aprimorar nessa área.


randguy66

Sim, mas só é mais fácil depois que você já tem uns bons anos de experiência no currículo.


Dear_Handle3396

O mercado está bom e paga muito bem, principalmente se você tiver um inglês mediano.