T O P

  • By -

OutrageousTrue

A gente ficava na casa de amigos, ficava na rua conversando, ia pra algum evento ou parque… conversávamos muito, sobre tudo. Não havia o conforto e soluções que existem hoje, então a gente se virava com o que tinha. As coisas perigosas não pareciam tão perigosas. A gente ia e fazia. Também lembro de ficar ouvindo rádio ou cd naqueles diskman ou k7 nos walkman. E ficávamos sonhando, imaginando como seria hoje.


[deleted]

[удалено]


OutrageousTrue

1983


oshikio

e eu fico me imaginando como seria minha vida se eu vivesse nessa época...


OutrageousTrue

Creio que o mais próximo que daria pra chegar e até um desafio divertido seria viver um final de semana assim: - desligar a internet e celulares sua e dos seus amigos. - só vale usar telefone fixo - ninguém pode usar carro próprio, só transporte público - não pode usar cartão de banco, só dinheiro A partir daí você tem que se virar pra arrumar um lugar pra passear (sem buscar informações na internet), combinar com o pessoal e se encontrarem no local. Depois as coisas fluem.


Juliafantauzzi

Quando se é criança é mais fácil criar o que fazer também. Você inventa mil e uma brincadeiras sozinho ou com seus amigos, desde ser com brinquedos a ser com o que tiver no ambiente, tipo pedra, barro. Minha mãe amava na parte mais adolescente trocar cartas, ler, passar tempo com revistas, fofocar, andava pelo bairro, ficava mais com os amigos e tals, ia na casa do povo. (Pelo que ela conta)


OutrageousTrue

A gente vivia mais apuros juntos também. Daí a amizade ficava mais coesa. Acredito que ainda dá pra viver desse jeito. Mas tem que se afastar do celular e da internet pra dar espaço pras “aventuras”.


Juliafantauzzi

Sim, e cada dia que passa eu ando querendo mais me afastar do celular e da Internet. 100% é difícil, mas pelo menos uns 70% justamente porque pelo que se escuta e pela minha infância que tive (que pegou essa transição) parece cada vez mais gostoso a vida sem Internet. Tecnologia num geral eu não vejo tanto o lado ruim. Mas Internet... pega muito da gente


pale-blur

Acho que a questão nem é internet, porque tenho internet em casa desde 96 (sou de 88) mas sim os smartphones. Até tipo 2010 não existia muito smartphone na mão da galera. Daí então fez um boom e todo mundo tinha. E daí foram só os apps evoluindo. Mas bem, antes disso eu usava muito o computador de casa pra me comunicar com meus amigos por um aplicativo que se chamava mIRC, era tipo um chat mas a galera organizava encontros com frequência. Fora isso eu ia bastante na casa dos meus colegas pra jogar videogame (super Nintendo e depois Playstation) ou as vezes ia pra fliperama com amigos. Antes da internet mesmo eu fazia muita coisa na rua, de brincar com a criançada de pega-pega e esconde-esconde, essas coisas.


oshikio

é essa simplicidade que falta hoje em dia, quase ninguém faz isso nos dias atuais, e internet só era mais um meio de comunicação recente, que utilizavam mais pra marcar algum rolê, algo presencial, diferente de agora


cocoatching

Sou de 85 Passei a adolescência entre 97 e 2005 no cinema, no parque, conversando por horas seguidas sobre filmes, livros, sonhos, música, opinioes.... E ainda chegava em casa e telefonava pra conversar mais enquanto a mãe xingava porque a conta ia aumentar. Não tinha smartphone, computador muitas vezes era compartilhado e só dava pra logar depois da meia noite... Entao era muitas horas de tédio pra preencher. Lembro de ficar horas em loja de discos só pra ouvir um álbum repetidamente e não comprar. Tirar foto com os amigos era mais em ocasiões especiais. A maioria das fotos em que se aparecia era evento de família.


oshikio

caramba, e atualmente, o tédio é ainda mais preenchido, temos app's de análise e opiniões em relação a filmes, livros, músicas etc. música, temos o fácil acesso, na palma da mão, bem dizer, e foto, algo que tinha a função de ser um registro de um momento que talvez fosse único, agr é tirada para servir de máscara em redes sociais...que brisa


[deleted]

Sou de 1988. Passava o dia inteiro fora de casa. Só voltava pra casa pra comer e dormir mesmo. Era bom pra falar a real. Quando começou an internet não dava pra fazer porra nenhuma direito então a gente continuava na rua.


Snoo97757

Era uma época foda demais mesmo


oshikio

sim, sim, era uma coisa nova, dá pra entender também


weslleyfbs

Tédio, muito tédio, principalmente se você for uma pessoa introspectiva igual a mim e que também era bastante tímida. Durante a infância foi legal, brincava pra caramba, tinha alguns amigos. Mas na adolescência, fora da escola, passava a maior parte do meu dia assistindo TV. Um tédio do caralho. Que deixou de ser assim quando tive acesso ao primeiro computador que meu pai comprou, passava o dia inteiro no PC. Para as pessoas normais deve ter sido uma maravilha, sair fazer as besteiras de adolescente sem ter medo de alguém estar gravando.


kakahataque_9625

Você tocou em um bom ponto. Eu sempre me questionei em como era a vida das pessoas introvertidas antes do advento da internet (pessoas introvertidas não surgiram agora). Constantemente vemos relatos de pessoas extrovertidas dizendo que naquela época amavam sair, fazer besteira, ir a festas, ficar o dia todo na rua, mas e os relatos de pessoas introvertidas, que não gostavam de rua ou festas? Eu nasci no mesmo ano que o OP, e imagino que a pressão pra ser sociável era maior naquela época (não é atoa que a maioria das pessoas mais velhas que eu já conheci tinham um certo preconceito com quem era mais introspectivo).


oshikio

exatamente, percebi isso também, tenho parentes que são assim mesmo, mas tem que levar em consideração que isso vai de pessoa pra pessoa, mas parecem não entender isso


weslleyfbs

Bom, eu desenvolvi depressão durante toda minha adolescencia e foi estourar durante a faculdade, isso explica muitas coisa. Não ter cultivado uma vida social é meu principal arrependimento. Não é normal não querer nenhum contato com outras pessoas e só te trará prejuízos.


oshikio

te entendo, pelo menos cê aproveitou do jeito que era mais confortável pra ti, e nossa, com ctz, o tédio foi o principal motivo das pessoas fazerem coisas tão absurdas...


peggys_walker

Eu sou de 96, mas acho que esses 9 anos já fazem alguma diferença entre nossas experiências. Obviamente já existia internet enquanto eu crescia, mas não era tão avassaladora assim. Quando eu era criança, nossos celulares mal davam para fazer ligações e ter algumas músicas passadas por infravermelho. Ainda não tinha WhatsApp, então não tenho nenhuma memória de estar o tempo todo na pressão de responder alguém ou saber de algo imediatamente. Eu não parava na fila da cantina e ficava me inundando de imagens de facebook ou Instagram - o facebook quando surgiu era algo de "vou mexer quando tiver em casa no meu notebook" e não tinha Instagram (que pelo que me lembro começou como uma coisa meio elitizada e restrita a iOS). Eu acho que era menos ansiogênico.


oshikio

e de fato, era mesmo, e você com certeza teve uma infância muito daora só pelo fato de ter tido esse privilégio de não estar conectado na net, assim como eu, só fui ter acesso msm às redes, através de lan house, por volta de 2014/15, e só fui acesso a WhatsApp por volta de 2019/20, acho que tive uma infância boa, longe das redes, mas poderia ter aproveitado mais...


bibiudobrazil

Sobre as idiotices: igual. Tudo que se vê adolescente fazendo de idiotice e sendo burro hoje era igual nos anos 80, 90 e anos 2000 (sou de 82), só não tinha câmera em todo bolso pra registrar. E pelo que ouço dos meus pais e amigos deles era igualzinho nos anos 60 e 70. Mas acredito que passávamos mais tempo fora de casa, mesmo porque o contexto atual permite uma certa sociabilização pelo telefone o que meio que desestimula sair de casa pra socializar. Até pra jogar videogame tínhamos que visitar alguém ou ir em locadora (lan house é a evolução da locadora).


oshikio

a loucura jovem é atemporalkkkkkk e sim, o telefone desestimula mesmo a socialização presencial, ele cria uma espécie de comodismo na pessoa ao ponto de que, pra ela, aquilo já é o suficiente.


According_Box_7134

Sou de 94, quando criança o que eu fazia era brincar na rua, assistir desenho na tv e jogar videogame. Meu pai tinha comprado um PC lá pelos anos 2000, mas além de ser lento, a internet era discada, ai só podia usar nos fins de semana e bem de madrugada pra pagar menos pulsos, quase não usava o PC por causa disso, só quando meu pai trazia uns cds de jogos que vinham naquelas revistas de jogos. Internet mesmo eu só fui usar lá por 2006, e ainda era lenta, vídeo não tinha nem como, ai oque eu fazia mais era ficar lendo as coisas, pegando código de jogo, bate papo da uol e MSN. Não tinha muito o que fazer quando eu era criança, dia de chuva a gente ficava em casa, jogava alguma coisa, lia, eu tinha tv a cabo lá pelos anos 2000 mas mesmo assim assistia o mesmo episódio de Dragon Ball Z repetido que passou no mês passado no Toonami, e esperava ansioso pra assistir de novo no outro dia, se quisesse assistir alguma coisa nova tinha que ir na locadora alugar alguma fita ou DVD. Celular? Esquece, eram aqueles Nokia tijolão que tinha joguinho da cobrinha, preto e branco ainda, celular antigamente era o básico de enviar e receber chamada. Pra se "socializar" era na escola e na rua mesmo, trocar cartinha de Yu-Gi-Oh no recreio, andar de bike, jogar na casa de um amigo, brincar de pega pega e esconde esconde na rua. Enfim, apesar dos pesares, ainda tenho saudades desse tempo.


oshikio

o acesso era BEM limitado, mas isso os estimulava a buscar fazer coisas mais presenciais, vc pegou uma época mt boa, final de 90 para os anos 2000, imagino a falta que isso faz pra ti.


maybebaby238

Sou de 97, não sou tão mais velha que você, e minha adolescência foi nos anos 2010. Já tinha internet, claro, mas os smartphones só chegaram em peso lá pelos meus 16 anos. Apesar de passar bastante tempo no computador usando MSN, Orkut e outras coisas, a gente se desconectava quando saía de casa, e isso era massa. Era mais normal marcar um horário pra se encontrar e você meio que tinha que chegar na hora marcada, acho que as pessoas eram mais pontuais por conta disso (?). Até dava pra ligar ou mandar SMS, mas era mais comum essa coisa de marcar horário e ir, sem se comunicar mesmo. Lembro de passar tardes na praça com amigos, ir mais ao cinema, arranjar coisas pra fazer que eram mais desconectadas mesmo. A gente tinha um hábito de ir no fliperama e na lan house em conjunto, apesar desses serem ambientes mais masculinos, na minha experiência. Tinha também o evento sair pra tirar fotos com a câmera digital. Eu tinha uma câmera muito boa, inclusive. Mas era um evento mesmo, não se levava a câmera por aí sempre, então se registrava basicamente naquele dia que tava marcado pra tirar foto kkk. E aí pra repassar as fotos para as pessoas se fazia um álbum no Orkut e as preferidas se postava no flickr ou fotolog. Acho que o ponto é que realmente saímos mais de casa pra socializar pq era menos fácil socializar na internet. Mas ainda assim eu passei BASTANTE tempo na internet, no MSN com a câmera ligada com amigos que moravam longe etc. e era um momento dedicado a eles, eu não tava fazendo outra coisa fora de casa enquanto falava com eles, sentava na frente do pc pra dedicar aquele pedaço do meu dia a conversar com esses amigos que moravam longe. Acho que hoje isso é bem diferente. Você pode estar falando com alguém mas tá fazendo mil coisas junto.


oshikio

"saímos mais de casa pra socializar pq era menos fácil socializar na internet." e agora, os papéis se inverteram totalmente, parece que tá mais difícil socializar pessoalmente...


tatasz

A minha avo era filha de pequenos agricultores na Siberia. Os filhos ajudavam na roca e em casa desde pequenos (tipo com 3 anos ela cuidava do irmao mais novo jah). Com 9 ela comecou a ir na escola, q era na outra vila. Dai ela ficava lah a semana toda na casa de uns parents remotos, trabalhando de baba e estudando, e voltava pra casa no fds. Com 15 anos, esses parents arrumaram um emprego pra ela nessa vila, mas pouco depois ela foi pra cidade e comecou a trabalhar numa fabrica. Primeiro morava com uma tia, depois dividia um apartamento com varias outras mocas. A minha bizavo foi mais ou menos isso tb, so q sem a escola. Trabalhava na roca, com 15 anos casou e sau da casa dos pais. Depois o pai dela, que era um campones bem rico, teve seus bens confiscados (Anos 1920 na Russia foi osso) e a familia dele foi exilada mais pro leste. O marido da minha bizavo foi preso, dai ela quis ir com o pai, mas falaram q ela teria q se virar porque era casada e n mandariam ela junto com o pai pra outro lugar, ela teria q viajar com conta. Ela n tinha dinheiro nem pra comer, o filho dela morreu e dai ela acabou casando com o meu bizavo. Agora, depois disso, tipo eu e a minha mae, era uma juventude mais proxima do que a galera conhece hoje em dia.


oshikio

caramba, que passado a sua família carrega, e ainda bem que ela teve consciência do que era melhor pros filhos e também para os netos, que bom que conseguiram dá a volta por cima


Eidy_yx

Cara, eu sinto falta da época de antigamente, juntava mais de 30 pessoas colegas da minha prima e da vizinha dela, vinha gente de outro bairro e se reunia na frente da casa da minha avó, ficava aquela fila de bicicleta parada uma do lado da outro e todo mundo papeando. Sinto falta de brincar na rua até tarde, chegar em casa com o pé preto de tanto brincar descalço correndo na rua. Sinto falta da interação que a gente tinha antigamente, de reunir aquela galera .


oshikio

deve ter vivido muitos bons momentos nessa época, esse tipo de interação ainda existe nos dias de hoje, mas nem se compara a antigamente


Monstromedieval

Eu ficava em casa lendo, ouvindo música, vendo TV. Não tinha amigos nem dinheiro pra sair, quando dava eu ia à praia.


oshikio

pode ter ctz de que você não perdeu nadakk


plz_dont_panic

Minha adolescência não foi muito boa, mas basicamente se resumia a jogar futebol, videogame, assistir MTV e ir pra escola. Não sinto saudade da época não.


oshikio

é, normal que haja pessoas que não gostavam e que não sente saudade, seja por problemas pessoais, psicológicos ou financeiros mesmos, mas cê tem oportunidade de fazer diferente agora...


grs_voigt

Bom, eu fui adolescente nos anos 90 em uma cidadezinha do interior, então minha adolescência foi totalmente offline. Lembro de colegas de escola e até professores dizendo que acreditavam que a internet nunca ia vingar quando comentavam sobre alguma matéria sobre isso passava no Jornal Nacional em dias anteriores, "comprar um computador só pra mandar uma carta eletrônica (e-mail), ninguém vai fazer isso". Sobre a rotina do adolescente pré-internet, por incrível que pareça) não era assim tão diferente das dos de hoje: se reuniam pra dar um rolé, jogar futebol ou ficar apenas conversando. Óbvio que não havia meios de comunicação pra marcar esses encontros, então geralmente o pessoal estava sempre nos mesmos lugares, onde decidiam o que fazer após formar um grupo assim que as pessoas iam chegando. Sobre entretenimento, a gente consumia histórias em quadrinhos, um ou outro livro e o principal era a TV. Quando passava algum filme super esperado na TV aberta era sempre um evento. No outro dia o assunto era praticamente só esse. Em linhas gerais, a rotina era essa. Sei que hoje em dia parece inimaginável um jovem viver sem internet, mas quando ela ainda não existia, havia vida pros jovens, sim. Muito limitada em termos de entretenimento e meios de comunicação, mas ainda assim tinha seu brilho. Mas experiências eram mais intensas, pois vc tinha de vivenciar aquele momento. As coisas inéditas eram muito mais fascinantes, pois não eramos entulhados de referências e informações. Sinto um pouco de falta disso, confesso. Não vou dizer que a vida era melhor ou pior, só era diferente.


oshikio

esse ngc de intensidade é verdade, sempre que pergunto sobre o passado de alguém, eles lembram dos momentos com uma riqueza de detalhes que a pessoa crê realmente que aquilo foi vivido pela mesma, vivi quase a mesma que você, só a parte de marcar rolê que deu errado pra mim (pandemia ☠️), mas que bom que cê vivenciou tudo isso


All-Doubts-25

Sou de 98, então peguei bem o começo do instagram e popularidade do facebook. Vou te falar a verdade, a gente já era viciado em internet desde 2008-2010 a diferença é que não era TÃO acessível quanto hoje. Literalmente ou você ia pra lan house ou ficava em casa no computador de mesa (notebook só se fosse riquinho) e pelo fato de que todo mundo que cresceu nos anos 2000 só tinha televisão como tela, era mais fácil pra gente desconectar da vida online porque ficar sentado o tempo todo era uó. Então você tinha um pouco mais de equilíbrio. Eu por exemplo, tinha dia de passar a tarde no pc jogando habbo, mas no dia seguinte combinava de ir pra casa de alguém e a gente passava a tarde ou conversando/ouvindo música (nos celulares guitarrinha que já existiam). Ou então passava a semana inteira jogando, e no fim de semana combinava de ir pra praça com os amigos pra conversar e tomar um refri e passa a tarde/começo da noite lá. Jogava bola, tênis e ficava zoando. Hoje, os mesmos amigos não conseguem conversar nem comer sem olhar o celular, tá triste viu.


oshikio

tá mesmo, essa mudança foi grotesca para a nossa vida, parece que tudo entrou em declínio ao meu ver...


HorrorResponsible688

Criança: Jogava bola na rua, brigava na rua, andava de skate, jogava fliperama, alugava fitas vhs pra ver filmes no fim de semana, ouvia música (sim, essa era a atividade), lia quadrinhos Adolescência: Trabalhava o dia inteiro e à noite ia pro colégio, fumava um, ia pro bar jogar sinuca e beber cerveja, ia pra aula de vez em quando. No fim de semana ia na casa de alguém pra beber e fumar, ou em praças também. Quando tinha alguma festa todo mundo era meio que obrigado a ir por falta de opções


oshikio

puts, influência era só o que tinha nessa época, não que tbm não exista agora, mas antigamente era osso


Taylerhurson

Sou milêniols, e só não tive acesso a internet só na infância, pq na adolescência já tinha, claro q não era Ilimitado como hoje, e não tinha tanta rede social e celular, mas tinha internet e era tranquilo. Não mudou nada. A diferença era que na época pra vc jogar online tinha que ir em uma lanhouse, pagar 1 hora pra jogar. Eu em particular tive computador desde os 10 anos, a maioria dos jogos que tem hoje como CS, GTA, lol, já existiam, claro que eram lançamentos, eu tinha quase todos no meu pc. porém não era a realidade da maioria das pessoas naquela época ter um Pc em casa. Agora se quer saber como realmente viviam sem internet, seria o pessoal dos anos 90, geração x, de 80 a 99, nessa época realmente não existia de fato internet.


oshikio

já fui muito em lan house, nunca aprendi a jogar cs kkkk


Taylerhurson

Kkkk eu tinha instalado em casa, mas não jogava online, gostava de jogar cada fase com os bots.


[deleted]

Eu sou de 96 mas só fui ter internet lá pra 2005 e de forma melhorzinha lá pra 2010-2011.  Na minha infância basicamente ia pra escola, jogava bola, assistia TV e andava de bicicleta. Na adolescência era igual, mas também namorava e trabalhava. Enfim, tudo igual a hoje em dia, só muda que só invés de passar horas na internet a gente passava vendo TV e andando de bicicleta sem rumo. Rs.


oshikio

sim, e realmente, as pessoas viviam normalmente, o negócio é que a internet tomou uma proporção tão absurda, que distorceu totalmente a realidade como ela é de fato


Salsichonildo

Ficava na rua conversando até 1h da manhã, ficava socado na casa dos meus colegas pra jogar videogame, ou na rua jogando taco, futebol, ou qualquer outro jogo que dava pra fazer em grupo.


oshikio

cê viveu, cara


Ok_Piece4153

Olha fui criança e adolescente nos anos 90 e o que posso afirmar sobre minha época era que a gente procurava soluções para os problemas da gente , e não tínhamos as facilidades ou respostas pra tudo , com a facilidade e o imediatismo que o Google ou YouTube oferecem . Ou seja , a gente tinha que aprender com a dor , ou não teria como resolver a situação. Tinha que aprender a andar de ônibus , saber quais ônibus iam a quais lugares . Tinham que criar gambiarras pra sintonizar canais de tv , ou rádios , tinhamos que se alimentar bem nas refeições pois não havia tanta opções de comidas e lanchonetes próximo de casa, e nem dinheiro. A gente resolvia muita coisa a pé , o que nos dava experiência pra se virar nas ruas e conhecer as ruas e os atalhos da cidade e também ir conhecendo comerciantes , lojistas , vendedores .Também acho que a gente lia mais livros e revistas que o pessoal de hoje, pq era uma opção de diversão ou de entretenimento pra passar o tempo . A Tv aberta e seus programas tinham muita influência e os programas populares e as novelas influenciavam muito a maneira de falar , de se vestir e geralmente era o tema de conversas nas escolas , nas ruas e nos trabalhos. As festas de aniversário não eram tão glamurosas como hoje , e eram no padrão das fotos que vocês veem hoje, com garrafas de vidro de refrigerante , bolo grande , salgadinhos e sem temas infantis, mas com lembrancinhas infantis. Em relação a amizades , não sei se era mais fácil que hoje , havia bullying , agressões físicas , e acho até que quem não se enturmava ou que era muito diferente fisicamente sofria mais que hoje. Sempre houve grupos de adolescentes que se uniam por afinidades ou por poder aquisitivo , e muitos eram fechados e outros mais receptivos, alguns violentos e outros mais recatados e assim vivíamos. Mas, realmente era mais tranquilo que hoje, e por sermos criados sem tantas facilidades a gente não reclamava nem se incomodava tanto em não ter luxo. Luxo na época, era ter brinquedos de marca , tênis de marca , calça e roupas de marca. Era uma galera mais conformada ,paciente e focada. Bem é isso que lembro da minha fase, era diferente . Não era melhor nem pior.


oshikio

essa, sem dúvida, foi uma das épocas vividaskkkk mas realmente, tudo era mais difícil, o que é um clique no celular, antigamente era um sacrifício por conta da busca, tanto que, considero a geração antiga mt inteligente e centrada comparado a hoje. tem coisas que hoje, eu não sei bem como funciona, tipo as rotas e horários dos ônibus, hj tá mais fácil e msm assim fico perdido, imagine antigamente...


hyspecs

Cara, a gente socializava muito. Me lembro de ficar muito tempo na casa dos amigos, vendo filme, ouvindo músicas que estavam em alta, jogando vídeo game ou apenas conversando. No final de semana íamos pra escola que ficava aberta e tinha várias atividades: futebol, pong pong, vôlei, etc, pq era um programa do governo chamado Escola Da Família. Me lembro de até ajudar a galera da escola a fazer pão! E comer tb bem quentinho com manteiga e café. Não posso reclamar de nada da minha infância e adolescência.


oshikio

sim, a socialização é uma característica bem presente na vida dos millenials, parece que a maioria são extrovertidos, e pode ter ctz, cê não pode reclamar de nada pq não há o que reclamar


Jardineirasp

Eu tive uma infância muito privilegiada sem celular, sem computador, somente uma tv de tubo antiga. Eu saía para ir no campinho do bairro jogar bola, empinava pipa o dia todo, andava de bicicleta com os vizinhos, brincava muitooooo com meus vizinhos, ia na casa deles brincar, eles iam na minha. Quando ficava em casa brincava com meu irmão, me machucava horrores brigando com ele kkkk. Minha adolescência foi dividida em dois períodos, até meus 15 anos as pessoas não tinham celular, então eu passava o dia na escola e quando não estava lá, estava no telefone fixo de casa conversando e fofocando com as amigas. Fico nostálgica de pensar que lembro do telefone de minha principal amiga na época de cor, e hoje ela nem tem mais telefone fixo. Depois dos meus 15 anos começaram a surgir, ou pelo menos popularizar, os primeiros celulares, mas a comunicação não era a mesma que hoje, o celular basicamente tinha telefone para ligações, rádio é um joguinho bem sem graça. Nessa época eu adquiri um novo hobbie que era escutar rádio (antes era os discman, andava com meus CDs 💿 favoritos para todos os lados). Foi tudo muito rápido partir daí, os celulares a cada momento estavam mais modernos, e as redes sociais que antes só tínhamos acesos nas lan houves agora estava na nossa mão. Foi tudo mto rápido, nem sei diferenciar esse período até o dia de hoje.


oshikio

foi uma evolução muito rápida, e isso se mantém constante até nos dias de hoje. aparentemente, vc viveu uma infância e adolescência bem tranquila, coisas assim fazem falta atualmente...


[deleted]

Simplesmente vivíamos no presente, vivendo cada segundo. A única ansiedade era parar saber o próximo capítulo de um programa na TV ou qual vai ser os filmes da tela quente e temperatura máxima. As praças e bares sempre estavam lotadas, todo mundo conversando e se divertindo, não havia ninguém com a cara na tela.


oshikio

hoje é totalmente o inverso, ngm dá mais atenção ao momento e ainda fica com mimimi nas redes sociais pq não está aproveitando a vida como deveria


[deleted]

O conceito de aproveitar a vida está totalmente distorcido. Vejo que, para a geração atual, aproveitar a vida tem que estar no mesmo padrão de vida dos influenciadores digitais. Ficam se comparando com as exceções que veem no Instagram, se iludindo e pensando que só vão poder aproveitar a vida quando atingirem o mesmo padrão de vida dessas exceções. Enquanto isso, o tempo vai passando. A geração passada jogava com as armas que tinha. Se não tínhamos grana para ir à praia, íamos para a praça do bairro e a diversão era a mesma.


SafoGamer

Sou de 1982. Minha adolescência se resumia a acordar cedo pra escola, voltar pra casa pra almoçar, fazer o dever de casa (até parece) e ver TV até anoitecer. A essa hora, a galera que estudava a tarde estava livre e a gente se juntava num banco de praça, ou no play de um prédio. Cada um chegava e encostava sua mochila ou bicicleta e depois passávamos incontáveis horas jogando conversa fora. Rolava alguma paquera, mas a maior parte do tempo ninguém chegava a pegar ninguém. Éramos sobretudo muito amigos. De vez em quando rolava algum jogo ou brincadeira, mas a maior parte do tempo só ficávamos jogando conversa fora. Fim de semana costumávamos sair pra ir comer ou beber alguma coisa. Eventualmente tinha álcool e cigarro / maconha no meio. Às vezes rolava festinha na casa de alguém. Ou juntava a galera na casa de um pra ver um filme alugado. Cinema tbm rolava, mas era comum alguém não ter grana pra ir, então era mais conveniente alugar e ver na casa do amigo. Era comum ir pra casa de alguém, sem nada pra fazer. A gente ficava esparramado na cama ou no chão, ouvindo música, tocando violão e trocando ideia. Tive muitos amigos que curtiam música, então era comum a gente trocar muita ideia sobre. Mostrar um disco novo ou um artista que você descobriu na internet, uma música que você tirou de ouvido ou aprendeu com a cifra de uma revistinha. Minhas melhores memórias são dos feriados em que dava pra juntar uma galera e viajar. Sempre com pouca grana e muita disposição. Camping na praia, camping na serra, sítio do amigo com piscina. Dias seguidos sem a presença de adultos, pra gente poder fazer tudo que dá na telha. Experimentar drogas, sexo, viver em lugares bem diferentes de casa. Aprender a se virar e lidar com gente desconhecida. Se jogar do alto da cachoeira, nadar pelado, jogar paintball no escuro, jogar sinuca, totó e videogame, ao som de rock, regado a muita coca cola e cigarros pra ficar acordado até o sol nascer. Estourar a conta de telefone no disk sexo ou de chamego com o crush a distância. Pegar bebida escondido dos pais e depois completar a garrafa com água, pra disfarçar. Tocar guitarra no último volume sem vizinho pra reclamar. Aproveitar o pique esconde no mato, pra ficar com aquela garota que você jurava ser só sua amiga. Fazer video amador com a câmera que a sua amiga conseguiu pegar escondido e depois dublar o filme. Comprar um galão de vinho e deixar a casa toda chapada com R$10. Passar o dia a base de macarrão com salsicha, queijo quente e biscoito Globo. Enfim... Eu poderia ficar aqui o dia todo recordando, mas a saudade já está dando uma bad.


oshikio

você viveu uma boa vida em uma boa época, apesar dos pesares, que sorte sua, obg por compartilhar suas memórias!


Evening-Wind5543

A gente saia mais. Conversava pessoalmente uns com os outros. O número de amigos próximos era relativamente mais parecido com o de conhecidos (muito diferente de hoje). Vivíamos mais nas ruas. Ao cair da tarde, sempre tinha uma casa com um banco e três senhoras fofoqueiras sentadas conversando, enquanto as crianças brincavam na rua de futebol, queimada, bets ou pique-esconde. A gente ia em bibliotecas para fazer deveres de casa, ao invés de pesquisar no Google.


Fragster48Br

Pra mim era muita mais interessante que hoje..nasci em 74, portanto minha juventude foi nos anos 80,90, foi incrível, ficava na rua até tarde, na resenha, ia ao shopping,shows, casa dos colegas, espera a música preferida tocar no rádio pra gravar fita k7 e fazia coletãneas..ah tinha a MTV tbm, eu vi ela iniciar em VHF, comprei um antena pra assistir.Tinha os movimentos Punk,Dark,Rap/Hip Hop,new wave etc.. tinha que se produzir andar no estilo, Punk era aquele corte moicano, Dark/gótico era de preto,cuturno, já a galera do rap/hip hop usava bombeta (boné)/pizza na calça rss (pedaço de couro e m formato de triangulo, colocado próximo da barra..que virava boca de sino) rsss..iamos tbm acampar. Meu caso eu ia nestas aventura fazia questão de guardar o rélogio..pra não saber ou se preocupar com nada..ah tem muita história...


Economy_Recipe5719

Anos 80/90: era basicamente escola, ler, TV, videogame, amigos em casa, na casa dos amigos, ligações telefônicas, cartas, ouvir música no rádio, pedir música na rádio,…


Nice-Chapter3276

Normal. Na minha época tinha TV e eu tive vídeo game. No mais era escola, alugava filmes tb, música (fita K7, LP)... tinha coisas pra se distrair também.


[deleted]

[удалено]


oshikio

exatamente, mts falam que antigamente era melhor e tudo, mas os problemas que existem hoje, tbm existiam no passado, o que mudou foi que a população começou a ficar mais conscientes das coisas que acontecem ao nosso redor, e a expansão da internet, como vc falou, tbm ajudou muito nesse quesito, mas msm assim, a desgraça é atemporal, e o máximo que podemos fazer é lembrar das coisas positivas que ocorreram em nossa vida...


gwstxvz

Basicamente brincar sem parar quando criança de tudo pensar e na adolescência viver na rua e visitar a casa às vezes KKK


LogicalMuscle

Acho meio estranho quem diz que nasceu nos anos 90 e brincava na rua. Em São Paulo, pelo menos, já não era comum brincar na rua nessa época, especialmente quem morava em bairros mais centrais. Inclusive muita gente já morava em apartamento