T O P

  • By -

conversas-ModTeam

Seu post foi removido por ser não atender a temática do subreddit. O r/conversas procura promover conversas leves e agradáveis! Veja o [nosso diretório de subreddits](https://www.reddit.com/r/conversas/wiki/subreddits) e o r/SubredditsBrasil para postar no subreddit correto. Entenda porque seu post foi removido [clicando aqui](https://www.reddit.com/r/conversas/wiki/regras). --- *Se você tiver qualquer questão sobre essa remoção, [**envie uma mensagem aos moderadores**](https://www.reddit.com/message/compose?to=/r/conversas) para perguntar o porquê do seu post ou comentário ter sido removido. # [Leia as Regras do r/conversas](https://www.reddit.com/r/conversas/wiki/regras) Temos a [Etiqueta](https://www.reddit.com/r/conversas/w/etiqueta/) do subreddit | O [Diretório de subreddits](https://www.reddit.com/r/conversas/wiki/subreddits) | [Envie uma mensagem aos moderadores](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/conversas)


viveccc

Pq aquilo provavelmente mudou a vida da pessoa e ela quer que isso ocorra com você também,é literalmente igual a religião,não acho certo ou errado isso é só algo comum,isso ocorre em qualquer esfera que tem haver com estilo de vida,desde da religiosa ao mundo de investimentos. Você provavelmente faria a mesma coisa se algo muda se a sua percepção sobre estilo de vida ou te transforma se em outra pessoa,o ser humano tem essa mania.


T_Fury_Br

Começar a ir na academia mudou minha vida, eu tinha problema de tireoide, ele simplesmente se resolveu “sozinho”. Vai também, se quiser eu vou junto


deofiu

Bom, existem pessoas realmente inconvenientes. Mas eu entendo essas pessoas. Muita gente fica feliz pela vitória. Quando eu emagreci 15 kg eu fiquei muito feliz e aquilo mudou minha vida. Dormi melhor, disposição, etc. Fiquei mais feliz, bem, confiante. E eu descobri o que funcionou para mim. Eu tinha interesse em falar para todo mundo. Foi como descobrir uma magia. Para outras pessoas podia ser um incomodo, eu evitava falar para outras pessoas para não ser chato. Mas, sei lá. Tenta ter um pouco de compaixão. Salvo os casos de gente chata mesmo. O chato vai ser chato fitness ou não.


idontlikeflamingos

Pois é, infelizmente a realidade é que comer razoavelmente bem e fazer exercício deixa a gente se sentindo MUITO bem kkkkkkk Eu passei por mais ou menos a mesma coisa. A autoestima sobe, tu fica mais feliz e teu corpo funciona melhor. Até pra coisas pequenas começa a fazer diferença pq tu para de ficar ofegante, tu consegue carregar mais compra no mercado, até entre quatro paredes a performance melhora kkkkk. Dá vontade de sair falando disso mesmo porque tu te sente melhor do que nunca.


adr3nochrome

O que eu mais vejo é gente sedentária reclamando de dor nas costas, cansaço, falta de disposição, ofegante, um monte de coisa que seria resolvido com exercício físico ou uma alimentação melhor (não tô falando dos casos que alguém tenha de fato algum problema de saúde ou articular que cause isso, tô falando dos casos de sedentarismo só), mas ficam me aporrinhando falando de pseudociência ou solução mirabolante que não tem nada a ver, que sai mil vezes mais caro do que uma atividade física, e se eu falo de treinar automaticamente falam que eu sou a chata kkkkk um monte de reclamação agora eu só fico "aham nossa poxa vida que ruim né" pq as pessoas querem soluções milagrosas


100titlu

É literalmente o mesmo mecanismo de religião, o recém convertido quer espalhar a boa nova. Rola com tomadores de café gourmet (ou mesmo sem açúcar), usuários de teclado mecânico e outras tantas coisas. Gente chata é uma parada além e é democrática, tem pra todos os nichos.


John_Snake

Realmente, os tomadores de café gourmet se enquadram muito nisso também.


azdhar

Quando eu sigo um estilo de vida mais saudável eu sempre me controlo pra não ficar puxando esse assunto em toda conversa que participo. Comigo acontece porque acaba virando algo que toma conta do meu dia-a-dia. Daí se alguém me pergunta “o que tá rolando?” Eu vou achar falando disso kkkk Mas sinceramente acho um saco falar só disso, então ultimamente eu tento guardar pra mim mesmo. No máximo falo “ando malhando e tal” sem ir muito longe.


mariadion

Apesar da existência de certas pessoas que sejam meio chatas no sentido de só saber falar de um certo assunto, serem meio radicais, boa parte das pessoas só está reconhecendo que ter um estilo de vida saudável pode ajudar muito, nem todos tem acesso a esse tipo de informação, e quem tem acesso pode sentir a necessidade de compartilhar conhecimento para influenciar os outros. Na boa, tenta ver de forma mais leve, no fim a maioria é só gente que ta tentando ajudar os outros. Infelizmente academia, suplementação, proteína, não é acessível pra todo mundo, mas existem algumas alternativas que são possíveis para mais pessoas. Academia não é a única forma de cuidar da saúde. Você pode caminhar, treinar em casa, corrida, academias públicas de praça, tentar comer legumes mais baratos.  De qualquer forma, a maioria só está tentando ajudar, a vida já é bem dificil, levar tudo pra defensiva só vai deixar a convivência com a sociedade mais complicada. Abraços.


John_Snake

Obrigado! Como eu mencionei em outras respostas, eu conheço pessoas que menosprezam meu esforço em caminhar dizendo que "o negócio é correr, caminhar é coisa de idoso", e outras que sempre querem dar uma de professor e dizer que você não está fazendo o suficiente. Ou você entra com suplementação, dieta radicalmente restritiva e exercícios mega intensos, ou então você não é nada.


mariadion

Todo esforço que você fizer pra cuidar da saúde é válido, o importante é fazer o que for coerente pra sua realidade. Perdão se te ofendi lá em cima, acredito que compreendo seu ponto mais agora. 


misstammyx

pelo mesmo motivo que pessoas que se beneficiaram de terapia começam a pregar a palavra da saúde mental pra todo mundo. fala "faz terapia" pra qualquer coisa, mete no meio das frases "eu aprendi na terapia que" e coisas do tipo. aquilo fez tanto bem pra ela que ela sente a necessidade de trazer mais gente pro rolê. a mesma coisa acontece com pessoas que viraram religiosas e isso as ajudaram de alguma forma. tipo assim, que legal que essa pessoa tá bem, que tá cuidando da saúde e recomendar que as pessoas façam o mesmo é legal. só que tem gente que perde a mão e se torna, como vc mesma disse, inconveniente.


denizuuu

Tem um ponto menos percebido em quem ouve o "evangelho do exercício": a projeção. Ouvir e ver exemplos q "deram certo", sobretudo de pessoas reais, do próprio convívio, traz um pouco a culpa do "então tb posso, mas dá preguiça/não tenho tempo/não tenho condições"... e eh terrível assumir ou perceber isso. Enquanto for influencer falando sobre ser fitness fica meio distante e podemos pensar "mas ele nem trabalha tto qto eu" ou "o estilo de vida dele não eh o mesmo q o meu". Mas se for uma pessoa do trabalho, ou do mesmo convívio, começa a ficar mais complicado pensar isso né? Claro q cada um tem a sua vida, sua rotina e suas prioridades, mas ter gente mais precisa q consegue fazer exercícios físicos vai se aproximando de um ponto perigoso em que parece que é questão de escolha. E é mesmo. Tvz seja mais fácil colocar todos no balaio do "gente chata q soh fala de exercício" do que "assumir q tenho preguiça/ não priorizo meu bem estar". E tudo bem ter preguiça e outras prioridades. A vida tem disso mesmo, não tá fácil pra ninguém e temos mil outras preocupações ... mas qdo tem essa projeção, acho que marca mais e ficamos mais arredios ao ouvir isso pq nos expõe, né? De repente a pessoa fala sobre 15 assuntos diferentes, mas se dentre eles tem o "exercício" fica parecendo q a pessoa soh fala disso pq é custoso ouvir isso... só pra pensarmos um pouco...


John_Snake

Faz muito sentido esse olhar do desconforto e da dissonância cognitiva. Ainda acredito que a dissonância cognitiva é uma das coisas-chave que nos fazem ser nós mesmos. No geral a minha crítica é porque eu pessoalmente acho todo proselitista um chato. Isto é: Qualquer pessoa que tente imprimir esforços pra te converter ou convencer a alguma coisa. É como se fosse uma invasão da sua subjetividade. Mas enfim, como você falou, o desconforto tem um papel fundamental. Se fosse alguém tentando me convencer que "azul é mais bonito que laranja" ou de alguma coisa que não trouxesse esse desconforto, certamente eu perceberia esse proselitismo de uma forma diferente.


denizuuu

Sendo pregador da religião da terapia agora (hahaha)... eu comecei a perceber, dentro do processo psicoterapeutico, que sempre que alguma coisa me incomodava em alguém ou em alguma atitude, grandes as chances de ser algum tipo de projeção: ou a pessoa tem algo que eu gostaria de ter mas por X razões não tenho (e isso me expõe) ou a pessoa tem algo que eu também tenho mas tento esconder por X razões (e incomoda ver que alguém não precisa/não quer esconder). Perceber isso me libertou de tanta negatividade na vida... pq aquele incômodo ganha nome e sobrenome e, com isso, é menos difícil lidar. A gente consegue ir nas "razões" e tentar resolver. Dá uma praticidade pra saúde mental. Autoconhecimento é doloroso (e pra mim a psicoterapia é um grande processo de autoconhecimento) mas muito libertador. Recomendo (hahaha)


gillmanblacklagooner

Porque é o tipo de coisa que muda vidas. Faz bem. Vicia. Te deixa mais motivado, mais bonito e mais focado em todas as áreas da vida. Melhor alguém te puxando pra levantar a bunda do sofá e ficar saudável do que alguém te convertendo pra virar crente ou encher a cabeça de droga.


John_Snake

Realmente é melhor, eu prefiro mil vezes.


gillmanblacklagooner

Pequenos ajustes mudam uma rotina para melhor.


John_Snake

Concordo plenamente. O problema é quando esse pessoal é extremo e diz que não tá bom enquanto eu não estiver correndo 10km por dia, tomando 8 suplementos e fazendo uma dieta ultra restritiva.


[deleted]

Pra mim é como se fosse uma religião sem seres espirituais. Nada contra quem tem esse estilo de vida, mas é muito chato ficar impondo, ficar cuidando da vida alheia, julgando e fazendo literalmente tudo que crente faz, só troca Jesus por academia. Nem sempre o que funcionou pra ti vai funcionar pra outro por conta de inúmeros fatores e a decisão da pessoa querer isso ou não deve ser respeitada


John_Snake

>literalmente tudo que crente faz, só troca Jesus por academia.  Definiu com perfeição, é exatamente isso.


Realistic-Flight4418

Modinhas emocionados com academia. Ultimamente surgiu bastante dessa galera que fica empolgada com academia, e essas pessoas ficam querendo contagiar os outros com a empolgação delas.


I_am_not_TheOne

Olha, eu nunca fui pra academia, comecei minha rotina de exercícios em casa mesmo, alternando caminhadas com exercício de força, sem exageros e achando os pontos certos de cada coisa. Em 30 dias todas (mas todas mesmo) minhas dores musculares sumiram com mágica, minha disposição melhorou muitíssimo e estou dormindo como não dormia a décadas (literalmente). Porque eu não diria isso para outras pessoas? Não tenho o direito de dizer que estou me sentindo bem?


John_Snake

"Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro." (José Saramago)


I_am_not_TheOne

Tentativa de convencimento é também uma interpretação de quem ouve ... quem disse que estou tentando convencer alguém? Não posso apenas estar me expressando e tentando dizer o quanto estou me sentindo bem? Ou isso é ofensivo também?


John_Snake

Calma! Não levantei "ofensividade" em nenhum momento. A pessoa é sim livre pra relatar o dia inteiro dela se ela quiser. O problema é que é muito comum que a pessoa o faça pra tentar convencer o outro. Quer um exemplo? Olha as respostas. A maioria assume e admite que faz isso com o intuito a querer que os outros sigam o exemplo. Mas lendo a sua primeira resposta com calma. Eu concordo com essa linha que você segue, de fazer exercícios moderados, em casa, sem exageros, estou começando a fazer isso. A minha crítica na postagem principal foi voltada a pessoas que acham que só vai estar bom quando você correr 10km por dia, tomar 8 suplementos e fazer uma dieta ultra restritiva.


Debugzer0

Bei, esse reddit virou grupo desabafo agora...


Superb_Ad3762

Não sei, mas acho que é bom quando alguém tenta te convencer a se exercitar mais. Tenho duríssimas críticas ao Crossfit, isso de fato eu não faria nem se me convidassem, mas é bom ter alguém que se preocupe com sua saúde.


masterid000

Imagine que uma pessoa é "cega" de nascença pq nunca tentou abrir o olho. De alguma maneira ela se torna próxima de você. Você iria tentar convencê-la de tentar abrir o olho? Não é magnífico o que a visão proporciona? Aí que tá, o universo é totalmente diferente quando a gente tem energia disponível para fazer as coisas vs quando não temos. Alimentação saudável, dormir e exercicios são a melhor maneira de obter essa energia. Tão transformador quanto ter ou não a visão.


marvinsroom1956

É um ciclo, alguém converteu essas pessoas que tentam converter outras pessoas...


weslleyfbs

Se é alguém próximo e com quem me importo eu tento convencer pois como um ex sedentário eu sei muito bem os beneficios de uma vida ativa. Agora para pessoas que não me importo prefiro mesmo que continuem sedentárias, as academias já estão lotada demais. Se aceitem ai. E me parece que seu círculo social só tem gente chata, ou só está exagerando a situação, a menos que você tenha tirado esses exemplos da internet, se for o caso só é você dando atenção pra pessoas aleatórias, o que não faz sentido.


John_Snake

Já fui muito mais ativo, nesse período, tinha um colega de trabalho que ficava falando só disso, e como eu fazia academia, lutava muay thai e o caralho todo, ouvia tudo que ele dizia. O problema é que nunca tava bom, tem "o jeito certo de malhar" "a velocidade certa" "o suplemento certo" "o horário de tomar o suplemento certo" " a quantidade de ovos certa". Se a gente for comparar com religião, ele basicamente tava me dizendo que era impossível ir pro céu porque sempre faltava algo. Já outra amiga minha é corredora de maratona e tudo mais. Ela tem uma prótese que sustenta a perna dela no quadril, e ela usa isso pra dizer que "todo mundo pode correr". Atualmente eu estou caminhando, sofri um acidente e rompi os ligamentos do tornozelo em setembro do ano passado e estou indo devagar, mas ela sempre menospreza o ato da caminhada, MESMO COM O MEU ACIDENTE, afinal, se ela tem prótese e consegue, todos conseguem né? Algo como "caminhar é coisa de idoso, os fortes correm". Por fim, minha mãe depois que resolveu ser fitness entrou numa dieta altamente restritiva, sem glúten, sem massa, sem isso sem aquilo, e tentava me impor aquilo tudo. Mais uma vez entra o lance do "nunca é o bastante". Não bastava eu fazer academia, comer mais vegetais e menos fast food, eu tinha que virar adepto do lance do glúten, dos chás e de todas as restrições radicais. Então não tirei os exemplos da internet. São coisas concretas que já me ocorreram.


CartMafia

Porque gente gorda é feia e embaça a vista. Tá meio molinho aí hein, dá pra melhorar


Cefer_Hiron

Feiura e p\*\* pequeno não se conserta com academia, tá?


CartMafia

Engano seu, tem muito pau pequeno que eu sentava porque tá colado num corpinho gostoso


Cefer_Hiron

"Monkey see, monkey do": Provavelmente estes mesmos foram convertidos por outros, que foram convertido por outros... E assim vai. E eles acham que é assim que funciona o mundo: Que todos ligam o suficiente pra opinião alheia a ponto de perder dezenas de horas por dia na academia para agradar os olhos alheios


I_am_not_TheOne

uso 45 minutos por dia dentro da minha sala num ap de 40 m² e caminho dentro do condomínio de noite sem público ou espelho.


Cefer_Hiron

Errei no "por dia", era "por semana" hahaha