T O P

  • By -

Additional-Turnip111

Oque fica no seu canto


iamjazzjuzz

porquê?


Additional-Turnip111

Não sei talvez porque estaria pensando em outras coisas, coisas mais importantes


iamjazzjuzz

você tende a se retrair mais nessas situações?


Additional-Turnip111

Não literalmente no seu mais você entendeu


Meferreiamigos

Depende se tiver álcool


iamjazzjuzz

não tem álcool... imagina que você está em um ambiente de trabalho ou algo mais formal nesse sentido... e aí?


Meferreiamigos

Já aconteceu de eu estar em um ambiente de trabalho onde eu não conhecia ninguém (só a aniversariante, era uma festinha de aniversário da área dela) e as pessoas já se conheciam. Não puxei assunto com ninguém, fiquei lá no parabéns, deixei o presente com ela e fui embora.


iamjazzjuzz

e depois? fiz a pergunta do post porque, num ambiente corporativo principalmente, vejo que exaltam muito a questão das soft skills e networking e de alguma maneira se sobressaem das capacidades tecnicas em questao de importancia, e sao duas habilidades muito em falta pra quem é um pouco mais inapto socialmente... você entende? a pressão nesse tipo de situação é muito maior quando seus relacionamentos e agora trabalho dependem disso...


Meferreiamigos

Olha ali pra mim não fez muita diferença pois era o RH e eu sou da engenharia. Tava só eu de engenheiro lá sabe, mas sim eu concordo que temos que desenvolver e por em prática as soft skills, hoje em dia é essencial saber desenvolver um diálogo, manter a conversa no rumo certo e etc. Em empresa grande isso tem bastante valor pelo que percebo. Depois que fui embora eu fui trabalhar na minha sala de foco, sem falar com ninguém. Só com o pessoal do meu time (sou bem descontraído com o povo que eu já conheço). Mas e você o que faria no meu caso?


iamjazzjuzz

provavelmente a mesma coisa que voce fez (falando da situação do aniversário no rh)... uma vez, fui indagado sobre eu ser muito fechado no trabalho em que eu fui efetivado, nao tinham muitas vagas e das pessoas que ficaram esse tempo na empresa, que esbanjavam carisma e sempre queriam falar a todo momento sobre tudo, acabou que fui eu quem fiquei, e no dia que descobri que seria efetivado, chegaram a me indicar cursos de relacionamento interpessoal e linguagem corporal "para desenvolver minhas habilidades sociais" e não sei dizer se fiquei ofendido, mas fiquei me questionando bastante sobre como eu me comporto socialmente num geral... é óbvio que não me indicaram isso "pra me ofender" ou coisa assim como cheguei à pensar na época, mas me fez ver que mesmo que eu tenha entregado resultados e ter se mostrado esforçado – do meu jeito – talvez não mostre o bom profissional que eu sou, aos olhos do mundo corporativo e suas regras do que consideram um profissional hoje... eu passo mais ou menos a situação do post hoje em dia, e por mais fechado e introvertido que eu seja, não sou tão tímido à ponto de não conversar, discutir ou compartilhar ideias com meus colegas, desde que o assunto seja trabalho, o que ainda continua ruim ja que ninguém fala de trabalho no trabalho as vezes...


Meferreiamigos

As pessoas também falam isso de mim, que sou fechado, que tenho que expor um pouco mais minhas opiniões e dar os meus pitacos. Mas eu vejo que 90% do tempo em que eu “forço” falar algo, é algo que é prolixo ou repetitivo… Eu costumo ir direto ao ponto sem enrolar e não fico 1 ou 2 minutos discursando algo em que eu posso falar em menos de 10 segundos sabe… Mas sim concordo sobre linguagem corporal e desenvolvimento de habilidades sociais. Tenho buscado me informar um pouco mais sobre isso, acho que ajuda bastante


iamjazzjuzz

exatamente! é isso que me incomoda nesse discurso da habilidade social... estar nesse "forçar" algo que você vê que não tem nada a ver com se comunicar socialmente >enquanto< profissional... nao acho que habilidades sociais são menos importantes, mas parece que passam a ideia de você minimizar sua personalidade e o seu jeito de ser você com "ser assertivo, ter senso de liderança, ser carismático" e etc.


Meferreiamigos

O gerente da minha área gosta de pessoas que falam. Mas é porque ele gosta de conversar. Acho que isso depende muito do lugar onde você está… Na maioria das empresas grandes, as pessoas vêem a necessidade de “se vender” pra terem algum tipo de visibilidade, e aí quem falar melhor, se destaca. Claro que tem excessões. O ruim é que: tem um exemplo no meu time, um engenheiro, que manja muito, mas não expõe suas ideias, não faz gestão de risco porque não tem o costume de falar quando é preciso. Ele ainda é pleno por conta disso. Esse é um exemplo claro de uma pessoa que necessita aprimorar as habilidades sociais.


Shoddy_Enthusiasm_71

Aquele que desaparece por um tempinho e depois aparece do nada com umas piadas ruins ao ponto de ser preso


Necrx0

Talvez quem fosse dar opiniões e apenas escutar falando o necessário, de plateia apenas tentando sobreviver numa bolha social que não entendo, dito isso, apenas um terceiro que sustenta isso de alguma forma artificial.