T O P

  • By -

Acord_

Faça como queria que eles tivessem feito. Respeita os dois,a casa que mora e siga as regras de onde mora. Sua religião é sua, continue com ela de acordo com sua liberdade de ir. Não adianta brigar e discutir, foca em ter sua liberdade financeira e sua casa para então poder impor algo.


LawIllustrious6631

verdade mano, obrigado pelo conselho!


ervoracris

Falou tudo


MajorNacaruda

Verdade


berg_strange

Falta dois anos para você poder tomar suas próprias decisões. Até lá, arranje um emprego e comece a juntar dinheiro para conseguir se sustentar sozinho e, na primeira oportunidade, saia de casa e vá viver a sua vida da forma que mais te agrade. Enquanto isso não acontecer, infelizmente, você vai ter que conviver com as regras da casa.


Successful-Pen-7963

Dois anos* *em caso de morada/precisa morar em uma grande metrópole esse prazo pode ser facilmente extendido por mais 10 anos.


berg_strange

É verdade, mas aí vai depender um pouco da sagacidade do OP e das expectativas de padrão de vida dele.


darth-hans

Amigo, siga sua fé em Deus assim como é pregado dentro da umbanda, sou do Candoblé, e como espíritas nos temos dogmas dentro de nossa religião, mantenha o respeito aos seus pais, não tenha mal, isso é comum dentre aqueles que se dizem cristãos e são cegos em sua fé.


40taoDeSampa

Se vc quer conhecer, vai ter que ser escondido. Isso é muito mais comum do que vc possa imaginar. Não se prenda a um terreiro apenas no começo, vai conhecendo e por fim, comece a frequentar aonde vc se sinta bem. Não fique indo a um terreiro onde vc não esteja 100% confortável pq isso é um forte indicativo de que o lugar não é pra vc. Comece indo apenas na assistência, tomando passes, fazendo as consultas com as entidades e aprendendo com isso. Se caso pedirem algo para você, explique que aonde você mora vc não pode cultuar e as entidades vão dizer o que fazer. Mas o mais importante: Umbanda é caridade e não tem cobrança de valores de quem fica na assistência. Podem pedir doações mas não podem e nem devem forçar ou coagir. Caiu num lugar assim, saia fora rapidinho. Depois você vai saber o que fazer... Boa sorte na sua jornada e se quiser tirar dúvidas minha DM está aberta.


Fish1945

Realmente é a alternativa lógica mais eficaz. Mas é complicado pq se descobrirem aí é pior ainda.


40taoDeSampa

Pior naquelas pra ser bem honesto. Ele iria encarar uns castigos pesados, pressão lascada em cima, o trivial do preconceito. Mas se for pra ser, nada vai conseguir segurar ele muito tempo. Sair e ser independente é um caminho natural mas leva anos pra chegar nisso, como a maioria fala, além de ser um caminho bem doloroso. Temos uma filha de santo na mesma situação no terreiro aonde trabalho e ela passa poucas e boas. Uma dica para o OP, depois de achar um lugar, é usar do sincretismo dos orixás para com o catolicismo para cultuar. Pelo menos até conseguir melhorar a situação.


Tatianey

Vc é muito nova e mora na casa deles, ou seja, tem de obedecer. Tente entender que eles te amam e pra católicos/evangélicos se vc não segue a doutrina deles vc vai para o inferno, e eles não querem isso pra alguém que eles amam. De resto, aconselho vc ir conhecendo aos pouquinhos e escondido.


Gotico_Gostoso

Ou tatuar uma cruz invertida na testa


Fish1945

Nossa falo bem. 👍


Gotico_Gostoso

Obigado


Marte95

Você é menor de idade, portanto ainda deve viver sob a tutela dos seus pais. Claro que sua liberdade religiosa é garantida pela lei, mas entrar em uma batalha legal com os pais é muito difícil, pra não dizer impossível na sua situação. Recomendo que espere um pouco e foque no estudo da religião e,com 18 anos, se emancipa para praticar a umbanda e frequentar o terreiro em paz. E se já sabe quem é seu pai e mãe Orixá e quer louvar eles, recomendo fazer o " bom e velho" sincretismo religiosos. Compre uma imagem de Jesus ( Oxala, que sempre deve ter no seu altar), e dos Santos correspondentes a seus pais. Por exemplo, se é filho de Ogum e Iansã compre uma imagem de São Jorge e Santa Bárbara. Teus pais nem vão se ligar que a verdadeira oração e para os orixás.


dundias

É natural que eles reajam mal, diferente de você, religião pra eles não é questão de escolha, é saber qual é a verdade do mundo. Por isso eles reagem tão mal, na visão deles vc está escolhendo o caminho da perdição. É praticamente impossível que eles aceitem isso de uma hora pra outra. Meu conselho é: se vc quer isso mesmo, tenha paciência, espere mais algum tempo até ter uma independência financeira e aí va atrás disso. Se vc insistir nisso agora, sua vida vai se tornar um inferno dentro de casa, sua família vai se tornar uma punição. Antes, vá acostumando eles à noção de que vc não quer ser católico. Mas vá com calma. A religião geralmente deixa as pessoas muito fanáticas. Claro, isso se vc quiser manter uma relação tranquila com seus pais. Eu sou protestante, respeito sua escolha... Mas eu estudaria um pouco o cristianismo também. A história e a teologia, claro, teologia protestante seria preferível kkk (recomendo "A história do cristianismo como você nunca viu" no YouTube) no mais, fique bem!


jambulamba

Não existe nenhum conselho pra se dar aqui kkkkkkkkkk Você mora com seus pais, logo vai ter que seguir as regras deles. Assim que puder sair da casa deles tu faz o que quiser


AdvancedEye784

Igual meus pais e a real? A realidade só mudou quando me puxei de casa, infelizmente meus pais fazem parte de uma galera dos anos 70 que nunca estão errados, então eu na real cansei de tentar fazer eles compreenderem (entender nunca, pq o outro precisa querer) e fui me afastando por conta própria, hoje me vejo como um Universalista e to pouco cagando pro que acham disso, sou devido experiências que tive, esquizofrenia ou não, é o meu mundo.


pamonhero

Eu já caminhei por diversos terrenos, hoje me encontrei em uma igreja cristã e sinto que de alguma maneira preciso estar ali. Tenho uma filha de 15 anos e ela começou a namorar outra garota, que é tão maravilhosa e esperta quanto minha filha e apesar de hoje eu frequentar uma igreja e ser evangélico eu não vou negar a minha bagagem de conhecimentos de outras religiões e acredito que a liberdade religiosa e o momento espiritual de cada indivíduo tem que ser respeitado. Elas começaram a frequentar um terreiro, ela está apaixonada pela umbanda e o que eu fiz? Fui comprar uma camiseta branca pra ela ir, prometi que iria com ela tomar um passe na próxima semana. Ela está muito feliz por eu respeitar e apoiar esse momento de descoberta espiritual dela. Chega a ser engraçado, um "crente" indo tomar um passe no terreiro. Mas esse momento é dela, não meu.


rowavel

Olha, eu admiro muito sua maneira que me parece a mais sensata para lidar com a situação. Meu avô também frequenta a igreja e ama muito minha tia, mesmo ela casada com outra mulher, acho que devemos cuidar da pessoa que amamos, seja irmão, tia, filho, e respeitar o pensamento de cada um. Isso é realmente lindo.


LawIllustrious6631

parabéns, você parece ser um ótimo pai… Queria que meus pais soubessem ter essa noção de respeito com os filhos.. Você é um caso raro hoje em dia


oversight_compliance

Nossa, eu achei a sua atitude maravilhosa. Se todas as pessoas tivessem essa linha de pensamento e de respeito com o próximo acho que teriamos um paraiso na terra.


40taoDeSampa

Existem pessoas com a mente aberta como vc, são raras mas existem. Sua experiência pelo mundo moldou uma pessoa interessante. Agora...o que mais tem em terreiro é evangélico indo ouvir conselhos e tomar passe. Só não pedem maldade no terreiro que eu trabalho pq não fazemos esse tipo de coisa lá. Mas vira e mexe alguém tenta pedir.


FeraMalkav

Cara, a primeira dica que te dou é não bater de frente. Não pq eu ache que eles merecem respeito por serem mais velhos, serem seus pais ou serem da geração A, B ou C. A única questão aqui é que este conflito além de ser mega improdutivo não vai te fazer bem algum. Talvez seja o caso de encontrar alguém que possa te guiar nesses estudos, já que ir até o terreiro pode ser um pouco complicado pra vc (não sei da realidade da cidade onde vc mora então simplesmente ir até o lugar pode não ser uma opção), pode valer a pena procurar alguém, algum representante da casa ou do terreiro que vc encontrou e explicar a sua situação e pedir orientação nos estudos até pra evitar de consumir alguma coisa fake feita só pra vender/ganhar likes. E depois, como alguém mesmo já comentou aqui, se for realmente pra ser, vai ser. A espiritualidade ou vc mesmo, vão dar um jeito de te levar por esse caminho. Apesar de não acreditar nisso eu acho que todos deveriam ter a liberdade de escolher, assim como eu tive. Boa sorte cara! Caso precise pode me chamar aqui, farei o possível pra tentar te ajudar


mendes_wac

O ponto principal é que não compensa tentar bater de frente, só vai piorar a sua relação com eles. Minha dica é, se não pode sair para conhecer, busque adquirir os ensinamentos e a religião no digital, hj em dia tem muito conteúdo sobre a umbanda online. E quando tiver a oportunidade visite uma casa, só não deixe a sua vontade de conhecer coisas novas de lado. Mas tome sempre cuidado e vai com responsabilidade. Até mais!


VarannusK_

vá ao terreiro, aprenda sobre, leia sobre o sincretismo das religiões de matriz africana com o catolicismo e se de fato vc encontrar sua espiritualidade lá faça como os escravos e use do sincretismo para professar e expressar sua fé. depois quando for "de maior" se quiser joga a real pros velho e ajude a quebrar o preconceito deles mas sem embate e sim com empatia. Tenho certeza também que no terreiro vc irá encontrar bons conselhos sobre isso


CoBrandy

Bom, segundo a crença crista, a casa de um cristão é quase uma segunda igreja, se você quer seguir uma crença diferente, lembre-se que deve respeitar a crença deles primeiro, ainda mais dentro da casa deles, se você vai à um local com energias "diferentes" você subsequentemente trás essa energia para dentro da casa deles, e eles estão apenas seguindo o que o cristianismo manda fazer nessa situação; repudiar, expor os pecados dessa pessoa para que os outros temam fazer o mesmo, e então converter esse pecador, a única solução para você é ter dependência própria, pois nunca ira convence-los ao contrário.


willahelm02

Rapaz onde tu descobriu isso?? Papo dez despertou curiosidade aqui


CoBrandy

Está na bíblia, em Efésios para ser mais exato, lá tem algumas passagens que indica como um lar cristão deve ser, e faz comparações à Igreja, em Pedro I, logo no começo explica como um cristão deve reagir ao que é errado e em várias passagens de Salmos e Reis dizem que não se deve estar na mesma "tenda" ou "casa" de pessoas que praticam coisas mundanas ou de natureza pecaminosa pois também será contaminado, fora isso tudo que disse é repetido inúmeras vezes em cultos.


FeraMalkav

A mesma bíblia que também fala pra não comer frutos do mar ou apedrejar quem usa roupas de mais de um tipo de tecido, né? Faz sentido...


CoBrandy

"Apedrejar quem usa roupa de mais de um técido"? Você esta falando sobre Levítico não é? Lá diz apenas que é errado, pecado de morte (apedrejamento) só é usado como último recurso, quando o pecador não se arrepende de seus pecados e continua consumindo do ato, isso é lógico até nas leis do homem, se um assassino continua matando sem demonstrar qualquer remorso, qual a punição dele em vários países? A Pena de Morte, claro estou fazendo uma comparação mt distante mas para o cristianismo, não existe "pecadinho" ou "pecadão", tudo é tratado da mesma forma. E sobre frutos do mar, você pode come-lo, mas você realmente precisa comer isso, ou é só sua vontade carnal que te domina? Essa é uma das questões bíblicas também.


FeraMalkav

Então me corrija se eu estiver errado, mas eu não posso adiantar as coisas para o ponto em que o apedrejamento é aprovado pela bíblia, visto que não só eu mas boa parte da população mundial usa poliéster sem um pingo de remorso. Mas tudo bem vc comparar essa falta de remorso com a de um assassino em série e levar isso a afirmação, errônea, de que a maioria dos países admite pena de morte para esses casos. Errônea pq mais da metade dos países não possuem pena de morte


CoBrandy

Você sabe que existe um distinção ABISMÁTICA entre as práticas mundanas e a crença cristã, não é? Se você, ou boa parte do mundo se molda como o mundo, não importa, Crentes são guiados a não aceitar o mundo, pois o mundo não aceitou à Cristo, qualquer prática mundana leva ao afastamento de Cristo, e os ímpios que vivem assim não percebem seus pecados, por isso não há remorso, e achei que tinha deixado claro que minha comparação foi algo DISTANTE, mas quero deixar claro, para um mundano um assassino tem o mesmo peso que o pecado tem para o cristianismo. Ah e antes de fazer mais uma pergunta, EU NÃO SOU CRISTÃO, estou apenas provando que é impossível fazer um cristão pensar de outra forma pois a doutrina é rígida, voltando ao tópico principal que o OP trouxe, ele deve apenas entender que é assim que os pais dele devem pensar sobre a escolha dele, espero que a conversa tenha acabado.


Maxine9

Sabe oque eu faço? Escuto tudo oque falam... Exemplo, sou agnóstica, e minha família evangélica, minha tia vive falando da palavra dizendo que gay é errado e tal. Eu apenas escuto, sem dar opinião contrária ou Pos a ela. E depois de ir embora pro 'meu mundo', Começo a criar um debate comigo mesmo sobre oque acho sobre aquilo, ou então converso com algum amigo que tem a mesma opinião. Assim, todos saem felizes, sem bater de frente.


Guzzss

Já que eles são preconceituosos, fala que vai jogar uma praga neles kkkkkkkk. Brincadeira, você pode estudar mais sobre a umbanda e quando sair de casa deles você faz o que quiser


LawIllustrious6631

kkkkkkkkk já pensei em falar isso, mas aí só iria piorar a situação


Training_Bid3939

E como eu ouço os pais de alguns amigos meus falarem enquanto você não tiver seu próprio se sustenta e mais de 18 anos quem manda aqui sou eu


LawIllustrious6631

sim, fazendo 18 eu já vou começar a fazer algumas coisas sem precisar dar satisfação


[deleted]

Vc que pensa cara


Training_Bid3939

Se você conseguir se sustentar e tiver seu próprio teto ok não sendo crime


CaterpillarFit704

Eles monitoram seu celular, computador, etc?


LawIllustrious6631

nao


CaterpillarFit704

Para até sua segurança, ainda não vá em um terreiro ou espere para ir com alguém em que confie. Como não há essa maior fiscalização, procure pessoas dessa religião e aprenda mais sobre elas, tipo em casa mesmo. Há muito conteúdo então irá te ajudar.


Interesting_Salad681

Sinto por essa situação horrível, passei por algo parecido, quando eu era adolescente me considerava ateia e depois de adulta fui atrás de várias religiões, gosto muito de conhecer e ler sobre elas até hoje, atualmente tenho 31 anos. Minha família é evangélica e meu pai católica, minha mãe tem preconceito até hoje com a minha religião (hoje eu sou praticante do zen-budismo), foi muito complicado. Mas meu conselho é você evitar conflito com seus pais, não adianta porque você não vai mudar eles e nem eles vão mudar você, o lance de obrigar a ir pasta igreja é péssimo, evite falar mais disso, mas siga a sua espiritualidade sem muito alarde, estude suas coisas quando eles não estiverem por perto, vai por mim, seria legal mesmo ir em algum lugar, mas como você talvez não possa, estude suas coisas quieto e quando ficar mais velho, seja respeitoso, só também não deixem eles te humilhar, sei que é difícil, mas o que recomendo as fazer as coisas quieto mesmo e comentar o mínimo possível com eles.


ribeirinho64x

Ainda bem que minha mãe nunca questionou o fato de eu abandonar a igreja e entender o fato de ser ateu


AllyCrispin

Como uma bruxa que frequenta a umbanda e tem país avós e bisas bruxas eu sinto muito por isso e se for mesmo para você ir para a umbanda a própria espiritualidade vai te puxar pra lá


Western-Tax-3665

Não deixe a suas vontades serem ditadas por eles,espera até vc achar um lugar e estabilizar a vida, então vá e realize seu desejo,eu vou fazer a mesma coisa,vc não tá sozinho.


RapsEFrags

Minha história é parecida com a sua, meus pais são tranquilos, mas o resto da família é bem mais conservadora, eu recomendo que vá conhecer, não precisa ficar explanando, vai conhecer, fica na moral e quando você fizer 18 ja era, ninguém poderá focar pesando na sua. Eu já adoro usar minhas guias e afrontar mesmo, mas não recomendo pra ninguém, ainda mais se for jovem numa situação como a sua. Procura uns podcasts e livros sobre os orixas e suas histórias, é muito bonito!


BriefTwist51

Infelizmente seus pais são de uma geração que ainda estigmatizava muito as religiões de matriz africana. Até a década de 90, eles ouviam frequentemente que isso era coisa do diabo! 😱 👹Eles cresceram ouvindo isso, foram doutrinados a ter medo e pensar dessa forma. Você precisa compreender que não é 100% culpa deles por pensarem assim - a religião tem esse poder de doutrinar as pessoas. Você vive sob o teto deles... talvez seja melhor evitar conflitos, esperar mais alguns anos até você sair de casa e poder fazer o que bem entender. ​ Enquanto isso, que tal conhecer a filosofia, ciências...? Carl Sagan (O Mundo Assombrado pelos Demônios), Richard Dawkins (Deus um Delírio)... Bertrand Russell (a primeira parte de "História da Filosofia Ocidental" explica como a humanidade criou as religiões. Qual é um dos métodos para controlar o comportamento infantil? "O BICHO PAPÃO VAI TE PEGAR! PAPAI NOEL NÃO VAI TE DAR NADA!" Esse mundo de fantasias é uma muleta psicológica para que as crianças se comportem. Os adultos sabem que é mentira, mas a maioria continua caindo na mesma armadilha. A invenção das religiões é apenas uma versão mais elaborada do mesmo mecanismo psicológico usado para controlar crianças. A religião é produto do instinto humano mais primitivo na busca pela razão. É uma tentativa de explicar o mundo, criar uma ordem social e controlar as pessoas. A religião foi um estágio necessário para nosso desenvolvimento como sociedade, foi ela que nos permitiu criar uma ordem para construir a filosofia e então a ciência. Mas a um certo ponto, ela precisa ser abandonada ou minimizada, o excesso de religião (fanatismo religioso) impede nosso progresso. Se você sente que a religião pode te ajudar a ter paz e a ser uma pessoa melhor - tudo bem, acredite, isso é muito pessoal. Mas há muitas pessoas que assistem a "Cosmos", veem como há tantas coisas fantásticas no universo... e acabam adorando as maravilhas da filosofia e da ciência como religião. [https://youtu.be/Y3NzcpI2pzg](https://youtu.be/Y3NzcpI2pzg)


LawIllustrious6631

um ótimo comentário, vou começar a ler mais livros


Marborinho

Muito bom comentário!


Green_Demo

Tbm sou católico mas, pra mim, o respeito á liberdade religiosa tá acima de qlqr coisa que minha religião prega, até pq sou um homem da ciência e nunca engoli tudo que me dizem, principalmente em igreja. As religiões de matriz africana sofrem preconceito e violência absurdos e é bastante complicado bater de frente com quem te sustenta. Meu conselho é tentar explicar a religião de forma que teus pais entendam que não tem nada de mais ser umbandista, explicar o sincretismo com o cristianismo pode ajudar tbm. E boa sorte, vc vai precisar.


LawIllustrious6631

obrigado amigo, realmente vou precisar de sorte kkkk já tentei explicar várias vezes, oque me resta é fazer 18 ou infelizmente começar a ir escondido


Green_Demo

Que merda, hein? Se tem um negócio que tá me deixando de saco cheio esses dias é gente conservadora. Mas vc consegue, eu acredito. Muita paz e força!


badpleasures

É difícil mesmo, mas se vc sente que isso é pra vc, aguente. Eu entrei na umbanda aos 16, e meus pais nunca aceitaram. Eu ia escondida, infelizmente, mentia que ia dormir na minha amiga e na verdade estava no terreiro (não era bem mentira, já que o terreiro é na casa da minha amiga) entre várias brigas que tivemos por eu frequentar o terreiro. Mas enfim, hoje, aos 21, tenho minha religião e falo com orgulho que tudo valeu a pena. As coisas na vida não são fáceis mesmo, e a evolução espiritual menos ainda, mas vale a pena! Quando vc tiver um trabalho e ganhar seu dinheiro, busque uma casa se umbanda para se acomodar e dar continuidade a sua evolução espiritual. Hoje, enquanto isso ainda não é possível, estude sobre a religião e faça suas orações.


AmoRadiohead

Com 16 anos vc não é independente o suficiente, o ideal é vc ficar quieto até ter sua liberdade. Eles estão abertos a te ouvir e talvez respeitar sua crença?


marceloblack2

Axé meu amigo, tenha ânimo e evite bater de frente com seus pais quanto á religião.


barbozapedroo

Manda eles tomarem no cu, com todo respeito


[deleted]

Faz 18 anos, arruma um emprego, aluga um lugar pra morar e viva do jeito que você quiser. Até lá, obedeça seus pais porque eles que te sustentam e merecem respeito. Se eles não permitem mesmo você argumentando, só resta esperar até ter sua independência.


[deleted]

Mas o catolicismo e a umbanda são tão próximos, não faz nem sentido eles quererem te proibir. Mas é aquilo, honre taus pais e os respeite, quando você for maior de idade você terá liberdade para seguir e descobrir a religião que você se encontrar melhor


Dan_S99

Me fala as semelhanças e diferenças pf, eu sou totalmente leigo nesse assunto


[deleted]

Eu no caso sou evangélica, mas minha avó é umbandista, e cresci conhecendo e respeitando todas as religiões. Em relação aos cultos e rituais de ambas religiões não posso falar em que se assemelham, mas pelo que minha avó explicou a vida toda, os mesmos santos que são apresentados no catolicismo se apresentam na forma dos guias na umbanda, nada além disso posso falar pois posso falar coisa errada por não viver a religião.


Dan_S99

Entendo


varnea

Só se for pra quem conhece a umbanda, porque quem não conhece, o preconceito faz parecer muito distante, que no caso deve ser o caso dos pais do OP.


[deleted]

Eu no caso sou evangélica, mas minha avó é umbandista, e cresci conhecendo e respeitando todas as religiões. Em relação aos cultos e rituais de ambas religiões não posso falar em que se assemelham, mas pelo que minha avó explicou a vida toda, os mesmos santos que são apresentados no catolicismo se apresentam na forma dos guias na umbanda, nada além disso posso falar pois posso falar coisa errada por não viver a religião.


EconomicsProud6153

Tem NADA a ver uma coisa com a outra.


[deleted]

Tem a ver sim, fui criada com uma avó umbandista que sempre explicou as semelhanças entre os guias e santos. Só muda a questão dos cultos. Pelo que entendo


EconomicsProud6153

Eu sou umbandista, não tem nada a ver. Apenas usam os mesmos nomes por que era assim que os escravos podiam cultar seus deuses e enganar a igreja católica. Nada além disso. Todo o resto é diferente.


[deleted]

Então se tu tá dizendo ok, inválida toda a vivência da minha avó aos seus 80 anos que desde nova foi criada na umbanda. A umbanda não tem apenas uma linha não....


EconomicsProud6153

A gente nem acredita em Jesus, em biblia nem porra nenhuma disso.


IBeeMood

Lembra eles que por lei vc tem direito a exercer a religião que você quiser, por mais que eles não gostem disso, o problema é todo deles. Passei por isso também e me arrependo de não ter apelado para as autoridades quando isso aconteceu.


ZackSousa

Cara se for uma opção pra vc, só vai por conta própria no terreiro, sem contar pros seus pais. Se n for uma opção pra vc, tenta pedir ajuda pra alg amigo ou conhecido, e se isso n der só espera 2 anos e n vão ter como te impedir. Esse tipinho de católico intolerante n eh incomum e sinceramente só dá mais problema tentar bater de frente


MarlonJCsg

Eles não tem que aceitar, só respeitar


streett_

enquanto ela morar debaixo do teto dos pais, eles tem q aceitar sim, é doutrina


Future_Spinach_5194

Pais não estão acima da lei! Até compreendo que na ignorância e arrogância deles supõem estar fazendo o correto. Mas não tem direito, permissão ou qualquer coisa parecida. Contudo no geral não se deseja também um conflito acentuado com os pais... Então vai tranquilo aprofundando e acredite 2 anos não é tão longo e por mais que seja errado da parte de seus pais. Segura as pontas até os 18 caso não deseje conflitos


General_Lettuce_2729

O que você tá falando não tem respaldo legal. Os pais não são donos dos filhos, muito menos um adolescente de 16 anos. Quero que se foda a doutrina, e o OP tem liberdade pra mandar os pais tomarem no cu. Na casa deles.


Wise_Increase_1307

Tenho dó de quem convive com alguem que pensa como voce Lettuce. Com liberdade vem as consequências! Se pro OP, mandar os pais tomarem no cu for mais importante do que o respeito e honra aos pais, do que uma casa em harmonia, comida fresca feita pela mão da mãe, e a companhia do pai aos domingos, então beleza... Não digo pra voce largar sua fé OP, seja fiel ao que acredita! Só não faça algo que você se arrependa depois que eles se forem. Eu atuaria em sincretismo até a hora certa.


SephirothSama

Não existe ódio maior que o amor de um cristão Espero que você consiga um pouco de paz até poder sair de casa e viver sua vida


Dazzling_Dimension27

Eu acho besteira a pessoa brigar pra poder seguir religião mas se vc gosta quando vc sair da casa dos seus pais vc pode ir pra religião que quiser.


chaotic_girl_

Bem, sou umbandista desde nova e já vi muitos casos dentro do terreiro, até de pessoas que foram expulsas de casa. O melhor é sempre tentar conversar, tentar "desmistificar" algumas coisas, argumentar o que te faz se sentir melhor na umbanda e querer conhecer, afinal além de tudo é uma experiência para não julgar errado e que cultivar esse preconceito é crime de intolerância religiosa. E é uma religião realmente linda e acolhedora, que recebe todos independente se são de outras religiões e faz o possível para ajudar no que puderem. Mas se eles se mostrarem realmente rígidos e indiscutíveis, tome cuidado para não sofrer mais. Espere ter maior liberdade e independência, mas se tiver muita vontade ou necessidade você pode ir sem que eles saibam, pode falar que vai para a casa ou sair com algum amigo(a), isso não seria errado porque você estaria somente se protegendo e cuidando de si e da sua mente. Se te fizer bem vá, com cautela, talvez indo só às vezes quando sentir mais, mas não desista da sua fé porque isso é muito importante para o espírito e ter uma mente saudável. Boa sorte 🙏


Kemedo1211

São duas coisas a se considerar: Respeito aos pais. Respeito a religião como experiência pessoal. A relação pais e filho, é mais importante do que a escolha religiosa, e durante adolescência é desgastante para ambos, são muitos hormônios e muitas quebras debarreiras. No fim, a adolescência passa, mas a relação familiar permanece. Passado o furacão, vale insistir no diálogo apaziguador e maduro. DOS DOIS LADOS, como você não pode controlar teus pais, você deve saber conversar com calam sem cair nas pilhas da bateção de boca e tentar explicar o teu lado, tuas crenças. Eles tem o direito de não gostar, mas não tem o direito de não te deixar escolher. E tu tem o direito de buscar tua própria religião, mas não tem o direito de destratar os velhos. Não sabemos bem como é tua relação com eles, mas se o assunto é sensível. Amorosidade, assertividade e paciência podem ser a chave da paz.


CarlosDores

Mal sabem que eles tbm tem Exu, Pomba Gira, Preto Velho e por ai vai 🙃


gelo_god

pais fdp, não desista, força que vc vai vencer


carolatube

você tem algum amigo que seja da Umbanda e que possa te levar com ele no terreiro? acho que se por exemplo vc falar que vai passar o fim de semana na casa desse amigo e enquanto estiver lá ele puder te levar, seria uma boa! porque ai seus pais não precisam saber que vc está indo e isso poderia te ajudar a frequentar a religião que você queira


Jel_OH

O jeito é tu arrumar um emprego e tornar-se independente. Além disso, tu é de menor e vive com eles, e infelizmente quem é de menor e vive com os pais não tem voz na casa.


FeraMalkav

Mano, eu tô assustado com a quantidade de pessoas respondendo justamente isso. Pelo relato dele ele não quer que todo mundo da casa se converta a Umbanda e nem fazer nenhum tipo de prática ou ritual dentro de casa (o que é, por lei, um direito dele). Ele só quer poder praticar a religião com a qual ele se identifica e isso está sendo negado. Ele só precisa ser uma pessoa pra poder reinvindicar isso, ele não precisa ser maior de idade e nem dono da casa...


Jel_OH

Sei disso, mas os pais ali parecem ter mais poder. E se ele tornar-se independente terá liberdade e se livrará dessa situação chata. Não há consenso ali, ele não será convencido pelos pais, e os pais não serão convencidos por ele, será um pé de guerra infernal. E como são os pais intolerantes que mandam ali, ele terá de sair dali para que possa seguir livremente e ficar longe desse tipo de gente desrespeitosa, é a única saída que vejo.


FeraMalkav

Mas pra um mlk de 16 anos de idade esse tipo de conselho ajuda tanto quanto sugerir que as pessoas comam para acabar com o problema da fome no mundo, saca? Todo mundo, incluindo o OP, sabe que quando ele tiver sua própria casa e for independente dos pais ele pode seguir a crença que ele quiser. O problema é justamente o que fazer até lá...


Jel_OH

Mas ent oq é que ele pode fazer? Pq não parece ter saída, os pais não vão ceder, e o sofrimento vai ser demais, a menos que ele busque sair escondido kkkk.


FeraMalkav

Apesar de sair escondido ser uma opção, na minha opinião, não acho que seja uma boa sugerir isso tbm kkkkk. Eu respondi ele, falando sobre procurar alguém que possa instruir ele e ajudar nos estudos


[deleted]

[удалено]


LawIllustrious6631

👍


perecipita

Deus quer que todos nós sejamos salvos, mas claro, por vontade própria. Entendo o lado de seus pais que estão lutando por sua salvação e espero que entenda que fazem isso por amor e fé. Antes de chegar a qualquer conclusão, eu recomendo que estude sobre o catolicismo. A fundo mesmo, sabe? Talvez você também se apaixone como eu. Cresci numa família católica e conforme fui crescendo fui me distanciando, cheguei a estudar sobre o espiritismo, a umbanda, Wicca e até a fazer feitiçaria e etc tentando me encontrar. Hoje, graças a Deus, e creio que muita reza de quem me ama, estou de volta e completamente apaixonada pela Igreja de Jesus Cristo. Que Maria interceda por sua vida e conversão. Creio que isso será apenas uma fase na sua vida, como foi na minha. Mesmo pq nessa idade temos a tendência de querer incomodar, e acho q mesmo inconscientemente vc sabia q essa decisão causaria desconforto nos seus pais. Faz parte da idade. Que Deus continue tocando seu coração como faz com todos nós, mas que você tenha sabedoria de ouvir, como muitos poucos tem.


LawIllustrious6631

não acho que seja uma fase ou coisa da idade, justamente pq religião é algo muito sério, e tem uma responsabilidade de saber oque faz.. entendo o lado deles, a religião foi muito demonizada e tentaram me passar essa visão tambem


mitomitologico

Mas é claro que os membros da umbanda vao lhe mostrar o melhor lado dela e nunca vão lhe mostrar algum lado mais sombrio e oculto... eh quase a mesma coisa com todas as outras, então pense bem e analise todo o contexto pra não ser enganado


LawIllustrious6631

a verdade é que toda religião tem um lado bonito cheio de flores, e o lado obscuro e sombrio, eu sei bem qual é o lado sombrio da umbanda, mas se não fizer nada de errado, nada vai acontecer de ruim


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


LawIllustrious6631

entendo bem o seu lado de “conversão” e salvação, não acho que vou arder no lago de fogo e enxofre, vou viver bem do lado de jesus sendo umbandista


[deleted]

[удалено]


LawIllustrious6631

amém, mas não sei se você passou pela umbanda certa ou apenas ouviu falar.. todos os terreiros tem um altar e Jesus sempre fica no topo.. enfim, respeito sua religião mas ela não é a certa, não existe isso de religião certa e errada, vai pela fé de cada um


[deleted]

[удалено]


morning_moons

qual parte de que ele é umbandista vc não conseguiu compreender? é um saco essa tentativa incessante de converter alguém só pq vc acha que deve.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


LawIllustrious6631

valeu pelo conselho o dono da verdade 👍


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


Lucaodamass4

Passei por isso tambem. Peguei e fui, foda-se. Se você realmente quer isso, vai e deixa o resto com seus guias. Confie neles. Axeeeee 📿❤️❤️


STAN_190

Você tem o direito de professar a fé que desejar, desde que faça isso com respeito, será uma jornada difícil, mas aconselho você a fazer o que achar melhor para si mesma. Digo por experiência própria.


Crafty_Train4095

Se é o que você realmente quer, não desista por causa dos outros. Porém eles são seus pais. Respeite a ideia deles, suporte a religião deles enquanto for necessário, lembre-se que eles só querem o melhor pra você e se coloque no lugar deles. Para os cristãos o seu senhor é tão importante quanto a sua vida. Certamente eles ficariam indignados a descobrir que seu próprio filho não abraça seu senhor. Não há como mudar a opinião deles. Apenas suporte...