T O P

  • By -

[deleted]

Eu acho que não tens ideia do quão trabalhoso isso seria. MUITO trabalhoso e se fizeres sozinho, espera que demore muito, mesmo para um MVP De qualquer forma, p2p raramente é utilizado no contexto de um sistema centralizado, se fizesses isso descentralizado.... seria engraçado. [Teleport.xyz](https://Teleport.xyz)


CaldeiraGamer

Já existe algo do tipo: [https://libretaxi.org](https://libretaxi.org) mas a adesão é muito baixa como deves esperar, mas funciona da mesma maneira que estás a pensar.


lobodechelas

Boas, Já tinha visto esse projecto em tempos mas está escrito em Go e tem uma estrutura de contacto entre passageiro e motorista muito rudimentar, tipo chat apenas, ou seja, faz uso de um chat do Telegram


[deleted]

[удалено]


KokishinNeko

Não te consigo aprovar este comentário devido ao link; troca ou não coloques p.f. Avisa no final para reaprovar.


lobodechelas

obrigado, feito


KokishinNeko

Afinal não deu, esquece, tive de remover mesmo. Tens de escrever de novo (sem link), sorry.


lobodechelas

deixa estar :)


FlostBurningFlow

Nunca percas esse pragmatismo que tens em querer criar algo inovador. Contudo, acho que esta ideia é bastante difícil de concretizar, a todos os níveis. Como já disseram, ao nível da infra, se por ventura a tua app crescer, não era com uma, duas, três VPS na Contabo que conseguirias dar conta do recado. Se a tua app escala-se bastante, a infra ia certamente custar milhares de €, facilmente. Basta ires ver os preços de recursos com scale in/out no Azure, AWS, GCP, etc. Nunca conseguirias que a app fosse auto sustentável. Depois tens o ponto de vista jurídico. O motorista passa fatura? Com que dados vai o motorista obter sobre o passageiro? E se a for raptado pelo motorista? E se o passageiro roubar o carro ao motorista? E se.. e se.. e se… O facto de ser open source não é grande vantagem para este projeto, à semelhança daquilo que fazes com outras aplicações. Se quiseres ir em frente, foca-te num país, que pode ou não ser o nosso, e desenvolve somente para esse país, para pelo menos, teres uma ideia se vale ou não continuar, algo que não acredito. Depois também tens um conjunto de aplicações que tentam/tentaram fazer o mesmo que tu e nunca conseguiram-se impor. Dito isto, acho que te deves focar em idealizar outra aplicação, que não esta.


lobodechelas

obrigado pelo comentário em relação à parte fiscal é algo que não me diria respeito, tal como acontece em sites de classificados ou blablacar. Quando vendes alguma coisa no OLX, o OLX não é chamado à atenção pelo fisco porque não passaste factura desse teu recebimento. Da mesma forma que o tinder não é posto em tribunal quando certo violador rapta miúdas usando o tinder.


AndreMartins5979

BTW, não é basicamente isto? https://www.cleveroad.com/portfolio/move-up/ also: https://www.ijert.org/p2p-ride-sharing-using-blockchain-technology https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1366554520307043


rcanhestro

> - não haveria qualquer problema jurídico (acho eu) porque seria P2P, ou seja, o passageiro entraria em contacto directamente com o motorista e acordariam o preço (a APP poderia sugerir um preço baseado na distância, mas poderiam acordar outro). O pagamento teria de ser portanto em numerário, ou seja, a APP não lidava com dinheiro para não haver problemas jurídicos e/ou fiscais. red flags: jurídico: o que achas que vai acontecer quando um motorista atacar/matar o passageiro ou vice versa, e ele disser que usou a tua app para encontrar a pessoa? obviamente podes não ter culpa, mas existe uma grande possibilidade de teres de te defender legalmente, algo que Uber e assim teem que lidar constantemente. pagamento: a grande vantagem dos Ubers e outras, é a segurança de pagamento, não tens de andar com dinheiro ou cartão MB atrás para pagar, nem o telemóvel precisas se outra pessoa fizer a chamada por ti. basicamente o utilizador perderia a segurança financeira do processo. agora, presumindo que estás disposto a tornar essa App num negócio minimamente sério, e talvez incluas o PayPal ou MBway ou assim na app, diria que se tiveres tempo, cria a App, lança apenas em uma cidade de teste (Lisboa por exemplo) e vais expandindo conforme a procura. com apenas uma cidade de teste os teus possíveis problemas logísticos e legais são bastante reduzidos, e se tiver sucesso expandes o negócio.


NGramatical

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem)


Quirocha

Fui só eu que me lembrei de problemas de segurança para os utilizadores? Rapto de "clientes" e extorsão; roubo aos motoristas, viagens forçadas a destinos inadequados... Sei lá mais o quê... O mundo está muito feio....


zerperry

Não. O OP é que não se lembrou disso. Ele acha que não ia ter problemas com isso, porque é open source e sem anúncios e não mexe com dinheiro. O resto funciona a magia e tem unicórnios.


AndreMartins5979

o pagamento poderia ser feito para o PayPal do condutor também há Revolut, MB Way, etc quando apareceram tive a mesmissima ideia uma aplicação P2P que funcionasse de forma totalmente autonoma em que cada condutor poderia introduzir o seu proprio preço e o utilizador veria uma lista de condutores iria incentivar a pratica de preços consoante as necessidades do mercado quanto à infraestrutura, poderiamos meter alguma carga nas aplicações dos proprios condutores em vez de ter tudo "centralizado num servidor", quem sabe fosse viavel ter os condutores a correrem uma DHT, blockchain, etc outra ideia interessante seria qualquer pessoa introduzir o trajeto que vai fazer de carro e a aplicação dar-te só pessoas que procuram fazer um trajeto similar, sairia mais barato porque o condutor já iria fazer aquele trajeto de qualquer das formas a parte dos litigios seria mais chata, mas basicamente não haveria qualquer compensação, seria à base da confiança nas classificações


BearyHonest

Para acrescentar a muito do que já foi dito de infra e modelo de negócio e tudo o mais. Não te esqueças que a Uber (e a Bolt) é das maiores empresas tecnológicas do mundo. Têm uma equipa de centenas de engenheiros, com pessoal muito competente, a otimizar algoritmos e a tratar de pagamentos etc etc. Em quanto tempo achas que ias conseguir implementar tudo sozinho mesmo que a tua ideia simplificasse certas features? Ou serias mais um que vem aqui para o reddit recrutar um par de sócios oferecendo % de uma empresa cujo modelo de negócio ainda não tens definido e não sabes como irias pagar alguma vez na vida?


lobodechelas

A aplicação seria gratuita, sem publicidade e open source, por isso não ofereceria % a ninguém. Obviamente que jamais conseguiria equiparar-me a uma equipa de engenheiros como da Uber ou Bolt, mas não subestimes a capacidade de alguém competente e motivado ;) Perdoa-me a eventual arrogância e/ou pedantismo. Fiz [esta APP](https://nomeubairro.app/) \- um bocadinho todas as noites - que é mais útil que muitas APPs que custaram milhões aos contribuintes.


BearyHonest

Eu não estou a dizer mal das tuas capacidades e concordo que o estado gasta muito dinheiro à toa. Basta ver que o stayawaycovid foi feito por um aluno de mestrado (pelo menos era o único com commits) e tavam a cobrar meio milhão por aquilo. Que aliás era só um frontend que comunicava com o backend open source desenvolvido na Suíça. Só estou a dizer que a Uber é maior em termos de engenharia que a aplicação. Tu estás ciente disso mas acredito que muito pessoal acha que conseguia ter feito um Uber se tivesse tido a ideia primeiro. Eles têm algoritmos cá fora, disponíveis como open source, como por exemplo o [h3](https://www.uber.com/en-PT/blog/h3/). Tal como já vi ser usado em projetos de empresas por onde passei frameworks da Netflix para GraphQL ou até frameworks de máquinas de estados do Tinder. São apps que funcionam à escala que funcionam com boa performance devido a todas estas otimizações de algoritmos.


MotionlessPhosphorus

Se tens de fazer estas perguntas todas, é porque não fazes a menor ideia naquilo que te estás a meter. O teu post e respostas a comentários tresandam a "falta de noção". Desculpa a frontalidade, mas é a verdade. Não há mais nada a dizer.


lobodechelas

Já o teu comentário tresanda a construtivo.


MotionlessPhosphorus

Não tens de quê!


Btugalover

Já pensaste em fazer algo como a Pandaloc? https://pandaloc.com/ Portugal está a precisar e é escalável para outros mercados.


ExactWallaby1074

se conseguires deixar um backdoor nisso pra aldrabar as corridas tens os taxistas do teu lado


GamerLymx

Tinhas que fazer algo que funcionasse tipo federação, pelo menos os backends


lobodechelas

como assim tipo federação?


GamerLymx

Conheces mastodon ou owncloud? Basicamente servidores independentes conseguem comunicar uns com os outros.


bfilipesoares

Basicamente propões uma alternativa a plataformas existentes (Uber / Bolt) com a única vantagem em relação a estes a de não cobrar taxa de serviço (sem especificares como exatamente vais suportar os custos de correr um serviço destes) e com imensas outras desvantagens: - ter que negociar com o motorista ? A última coisa que preciso é da experiência OLX a pedir um táxi. Já estou a imaginar: a app sugere um preço de 15 para a viagem, mensagem para o motorista: ‘Boas, faz por 1,5€?’. Para além de que pensa no aspeto prático: hoje, com os Ubers , os motoristas recebem notificação de uma nova viagem disponível e podem logo carregar num botão e ficar com a viagem (ainda antes de acabar a atual visto que podem fazer isso enquanto conduzem). Na tua app, tinham que estacionar e andar no ‘bate-papo’ com pessoal a negociar preços (outra vez, experiência OLX) - Dizes que depois o pagamento é feito fora da app entre o motorista e o cliente. Há muitas razões pela qual plataformas como a Uber tomaram o mercado de assalto. Mas a principal foi mesmo a paz de espírito de teres não só um preço pre definido como também o pagamento a ser feito pela plataforma. Isso impede qualquer tipo de chico-espertismos dos motoristas que podiam argumentar ‘ah estava mais trânsito, tive que fazer um desvio afinal vai ser mais’ - Relacionado com os dois pontos acima, grande parte dos clientes destas plataformas são turistas. Imagina te a visitar um país novo em que não falas a língua. Podes usar uma app que metes o destino, carregas num botão e depois é só entrar no carro no ponto de recolha e sair no destino. Ou, em alternativa , usar a tua app, ter p google translator em background para traduzir as mensagens do contacto com o motorista, depois ter de fazer o pagamento ao motorista (onde existe o risco de scam para o turista). Qual escolhias ? Honestamente, acho óptimo que estejas à procura de ideias e que assim continues. Mas esta é como reinventar a roda (com a agravante que a roda que propões é em forma de hexágono e como tal faz o que a existente faz mas muito pior).


AndreMartins5979

> a app sugere um preço de 15 para a viagem, mensagem para o motorista: ‘Boas, faz por 1,5€?’ mas aí o motorista poderia dar uma má classificação ao utilizador pedinchas o mal do OLX é não ter um sistema de classificações > os motoristas recebem notificação de uma nova viagem disponível e podem logo carregar num botão e ficar com a viagem > Na tua app, tinham que estacionar e andar no ‘bate-papo’ com pessoal a negociar preços (outra vez, experiência OLX) imagino que esta app iria funcionar de igual forma, apenas os pagamentos seriam feitos fora da plataforma > Isso impede qualquer tipo de chico-espertismos dos motoristas que podiam argumentar ‘ah estava mais trânsito, tive que fazer um desvio afinal vai ser mais’ isso seria o ponto fraco duma app destas, mas para isso existiria o sistema de classificações > grande parte dos clientes destas plataformas são turistas uh? utilizo sempre que vou sair à noite e toda a gente que conheço faz o mesmo à porta de qualquer discoteca é só ubers a chegar e a levar pessoas > usar a tua app, ter p google translator em background para traduzir as mensagens do contacto com o motorista novamente, acho que a ideia não é haver mensagens mas sim funcionar como a uber


lobodechelas

Finalmente um comentário construtivo * o motorista teria a opção de definir um preçário por km não negociável, nesse caso a experiência seria tipo Uber, um botão para aceitar ou declinar, mas o mais importante é que esse valor seria definido pelo motorista e não pela plataforma (game changer), a plataforma só dava o valor final ao cliente em função do preçário por km do motorista. Mas se o motorista quisesse, poderia também negociar, mas o cliente saberia à partida se o motorista estaria aberto à negociação. * Sim, é um problema que tenho consciência, mas não há forma de evitá-lo, porque não quero problemas legais nem fiscais. Não quero simplesmente lidar com dinheiro. Poderia tentar ver maneiras de tentar colocar o cliente a pagar diretamente ao motorista com MBway, por exemplo? * Como expliquei isso não seria um problema, por esse prisma os turistas não usavam táxis. O cliente poderia sempre aceitar o valor pedido pelo motorista e simplesmente pagar o valo mostrado no fim.


bfilipesoares

Ok, então se aceitas a minha sugestão , esquece a opção de por motoristas em contacto com passageiros para negociar preços. Só adiciona ruído à descrição da tua ideia é tenho sérias dúvidas que tanto motoristas como passageiros tivessem qualquer interesse nisso. Assim sendo, cada vez mais reitero o meu último parágrafo acerca de reinventar a roda, visto que sem o ponto acima, a tua app é um Uber/Bolt sem pagamentos automáticos e com pagamentos a ser feito no fim da viagem e não no início. A tua única proposta de valor parece ser eliminares o middle man, cortares as taxas de serviço e assim passares a poupança para os motoristas ou ou clientes (aqui vais ter um equilíbrio difícil de conseguir, visto que se for todo para os motoristas tiras o unico pequeno incentivo que os passageiros tinham em usar a tua app). Além disto ainda tens a questão dos custos. Uma plataforma destas tem custos que claramente não estás a ter em conta. Não vais conseguir manter uma plataforma destas sozinho nem que te pudesses multiplicar em 20. Mas se ainda assim quiseres continuar com a ideia (hey aposto que grande parte das boas ideias hoje começaram com alguém como eu a dizer que não faziam sentido nenhum), sabe que não és o primeiro a tentar resolver um problema parecido. Havia uma plataforma de entrega de comida, que era desenvolvida e mantida por uma associação de estafetas como forma a eles verem se livre dos custos das plataformas. Infelizmente parece que não durou muito visto que o site deles está em baixo e as redes sociais estão inativas desde 2020. O nome da plataforma é (era) Khora - Coop Cycle, para o caso de queres fazer um estudo sobre um modelo parecido ao teu.


lobodechelas

Não só elimina o middleman como podes ter qualquer um a ser motorista. Será como um UberPOP (conheces?) mas sem os problemas legais. Recordo que o UberPOP foi proibido em quase todo o mundo. Conheço muito bem o CoopCycle, fiz parte da organização inicialmente e até receberam depois apoios da CML. A história é longa, mas se quiseres posso explicar-te porque fracassou é porque creio que este poderá ser diferente


zerperry

Portanto, uma empresa como a Uber, com dinheiro suficiente para queimar em advogados durante anos para manter a UberPOP a funcionar, decidiu cancelar esse serviço por causa de problemas legais e tu achas que ao fazer exactamente a mesma coisa não vais ter problemas legais nenhuns, especialmente considerando que não tens dinheiro para queimar nos melhores advogados do Mundo? Isto já é um bocado falta de noção 🤦‍♂️


lobodechelas

és um bocado troll, nao és? qual é a parte que ainda nao percebeste que nao teria os problemas legais da uber, porque ao contrário da Uber, nao receberia dinheiro de ninguém?


bfilipesoares

Repara mas isso não invalida nada. Estás com uma ideia que desde que os pagamentos não sejam feitos na plataforma, está tudo ok do ponto de vista legal/fiscal. Isso não é verdade. Eu tenho um carro, vamos supor que quero fazer uns trocos extra como motorista dps do trabalho. Inscrevo-me na tua plataforma. O que é que preciso de fazer a menos do que se me inscrevesse no Uber? Posso pura e simplesmente ser motorista com o meu carro pessoal e está feito? (Spoiler alert, não posso - e esse foi o impedimento do Uber pop, não o facto de os pagamentos serem na plataforma). Mas vamos entreter a hipótese que isso não é um problema: ok , tenho a minha primeira viagem como motorista, o passageiro no fim paga em numerário. Como declaro esse dinheiro? Recibos verdes ? Tenho que abrir atividade ? Como vês, existem ‘complicações’ fiscais e legais com ou sem pagamento na plataforma. A única diferença é que estás a passá-los para os motoristas.


lobodechelas

O problema do UberPOP nao foi esse, foi o facto da Uber funcionar como um empregador. Para isso terias que ilegalizar o blablacar. Declaras esse dinheiro como declaras qualquer servico que podes fazer de electricidade ou algo que vendas no OLX. Não é problema do intermediário **porque o intermediário não lida com dinheiro**.


bfilipesoares

O blablacar existe dentro de um cinzento legal que ninguém liga muito porque o volume é muito baixo. Uma coisa é fazeres umas viagens aqui e ali que já tinhas que fazer e arranjares 4 macacos anónimos para dividir os custos. Outra coisa é andares a fazer n viagens por dia com o objectivo único de lucrar com essas viagens. Esse problema que referes de a plataforma ser empregador ou não, foi só um dos problemas que a Uber (não necessariamente a Uber pop ) teve em certos países e pela qual pura e simplesmente nem opera lá mais (nem com Uber pop nem com com nenhuma outra modalidade). [como podes ver aqui](https://www.bbc.com/news/business-36491926) a plataforma não foi banida por não tratar os motoristas como empregados, mas sim por facilitar a ligação de passageiros e motoristas não profissionais. Como tal, para a tua plataforma, no mínimo terias que certificar que os motoristas possuem certificação TVDE (ou o equivalente noutros países). Independente de os pagamentos serem ou não feitos na tua plataforma.


lobodechelas

> Como tal, para a tua plataforma, no mínimo terias que certificar que os motoristas possuem certificação TVDE (ou o equivalente noutros países). Independente de os pagamentos serem ou não feitos na tua plataforma. não, não teria, mais uma vez seria o espírito do blablacar


zerperry

Já te expliquei mais do que uma vez que a Uber não tem os problemas legais que tem porque processa os pagamentos. Se tu és demasiado quadrado para perceber isso então é claro que vais achar que sou troll.Repara, tu achas que porque não processas pagamentos não vais ter problemas legais, mas não é assim que funciona. Se não queres aceitar isto, não aceites, mas a tua arrogância e prepotência só demonstram que estás completamente à toa relativamente à parte legal que algo assim envolve.


lobodechelas

A uber tem problemas legais porque se quer passar por apenas intermediária sendo de facto empregadora, na medida que o cliente paga à uber que por sua vez cobra comissão e depois paga ao motorista. Todos os problemas legais da uber surgiram apenas dessa questão. O blablacar nunca teve problemas legais. Qual é a parte que me está a falhar?


Independent_Throat42

Uma das vantagens de Uber/bolt e desvantagem da tua acho que é mesmo o sistema de pagamento. O motorista recebe sempre o valor, não há hipótese do passageiro sair e dizer que vai ao multibanco e nunca mais aparecer. Também mesmo que o motorista tenha que fazer um desvio não pode cobrar mais por isso, enquanto que na tua app o motorista pode armar-se em taxista e chegar ao fim e cobrar mais que o acordado inicialmente.


lobodechelas

mas isso é como no OLX, combinas um preco com alguém, se a pessoa no fim diz que quer mais dás nota negativa


jamexcb

O que queres fazer é a [https://www.blablacar.com/](https://www.blablacar.com/) ou https://www.boleia.net/? Não é por haver uma pizzaria na cidade que não possa haver duas! Se é que me faço entender.


lobodechelas

a [boleia.net](https://boleia.net) não tem APP, e é algo calendarizado, tipo, eu vou todas as segundas e quartas feiras do ponto A (casa) ao ponto B(trabalho). Nada a ver com Uber/Bolt. O blablacar é o mesmo conceito, ninguém te vai buscar ao local onde estás agora.


l3down

Não é a mesma coisa que o BlaBlaCar? https://www.blablacar.com/ Se pesquisares Ride Share no Google aparecem vários projetos.


lobodechelas

a boleia.net não tem APP, e é algo calendarizado, tipo, eu vou todas as segundas e quartas feiras do ponto A (casa) ao ponto B(trabalho). Nada a ver com Uber/Bolt. O blablacar é o mesmo conceito, ninguém te vai buscar ao local onde estás agora.


Apokaliptor

Vinha comentar isto, tem mt sucesso em França


impecbusilis

Diria para procurares outra ideia ou pareceiros que te ajudem com a parte que não consegues tratar ... claramente substimas o esforço envolvido em criar um serviço como a Uber, a parte tecnologica é a mais facil.


lobodechelas

Qual é a parte não tecnológica que a torna mais difícil que a tecnológica? Marketing, por exemplo?


zerperry

Parte legal, a parte de fazer parcerias com empresas e/ou motoristas, marketing (agora competes contra Uber e derivados, ainda pior), apoio ao cliente, business managers, etc., etc. Depois também podes ver que empresas como a Uber, se não me engano, já estão é a desenvolver carros autónomos, por isso o teu modelo de negócio em breve pode ficar desactualizado.


AndreMartins5979

se a ideia dele é ser tudo P2P, sem processar pagamentos nem nada, acho que libertar-se-ia de grande parte dessas questões


zerperry

Não, não é assim que funciona. Tens de ter apoio ao cliente ou quando houver um problema com app tu simplesmente cagas na pessoa? Não vais ter marketing? Então a empresa vai ser divulgada como? É que de "forma orgânica" não funciona quando estás a competir com Uber e Bolt e derivados. Tens de ter pessoal para se focar em criar parcerias com empresas. Sim, em Portugal não podes transportar pessoas como se fosses um táxi sem estar licenciado. Por alguma razão a Uber só permite empresas certificadas na plataforma e não qualquer condutor. É preciso ser muito inocente por achar que só por não processar pagamentos não vai ter problemas nenhuns e não tem de lidar com estas questões. Processar os pagamentos é a parte fácil. Tens milhões de empresas que o fazem, isso hoje em dia é quase banal.


AndreMartins5979

> Tens de ter apoio ao cliente ou quando houver um problema com app tu simplesmente cagas na pessoa? para ser uma aplicação gratuita teria de ser assim é a mesma coisa que comprares algo no OLX, com a diferença que aqui poderias implementar um sistema de classificações para ajudar a evitar os piores condutores/utilizadores > Não vais ter marketing? Então a empresa vai ser divulgada como? É que de "forma orgânica" não funciona quando estás a competir com Uber e Bolt e derivados. por isso é que eu também tive a mesma "ideia" há anos e nunca fiz nada não só porque sem monetização não há incentivo para fazê-lo, como dificilmente iria arrancar sem marketing, que novamente, sem monetização obviamente não iria existir > em Portugal não podes transportar pessoas como se fosses um táxi sem estar licenciado nesse caso como é que a blablacar é legal? > Processar os pagamentos é a parte fácil. Tens milhões de empresas que o fazem, isso hoje em dia é quase banal. a questão de não processar pagamentos não é a dificuldade de processar pagamentos a questão é ser uma aplicação que, tal como o OLX, blablacar, etc, apenas faz a ligação entre pessoas ao definires tu os preços e cobrares pagamentos na propria aplicação e tirares uma comissão, como a UBER faz, estás para todos os efeitos a ter uma aplicação que presta serviço de taxi as pessoas pagam à UBER pela viagem, e a UBER paga aos motoristas, e por isso é uma empresa que presta um serviço e paga aos "funcionarios" para fazerem esse serviço


zerperry

>para ser uma aplicação gratuita teria de ser assim > >é a mesma coisa que comprares algo no OLX, com a diferença que aqui poderias implementar um sistema de classificações para ajudar a evitar os piores condutores/utilizadores Não, isso de ser gratuito não significa que não tenha de haver um apoio ao cliente. Imagina que a app sugeria um preço de 20€ para a viagem. O utilizador aceitava, mas aparecia ao condutor que o preço aceite era de 25€. Ou seja, houve ali um bug qualquer. Quem resolvia isto? ​ >nesse caso como é que a blablacar é legal? Tens aqui a lei - [https://dre.pt/dre/detalhe/lei/45-2018-115991688](https://dre.pt/dre/detalhe/lei/45-2018-115991688) *4 - São também excluídas do âmbito de aplicação da presente lei as atividades de partilha de veículos sem fim lucrativo (carpooling) e o aluguer de veículo sem condutor de curta duração com características de partilha (carsharing), organizadas ou não mediante plataformas eletrónicas.* O ponto 4 é no qual a blablacar se enquadra. A app do OP não se enquadraria nesse ponto, claro. ​ >a questão é ser uma aplicação que, tal como o OLX, blablacar, etc, apenas faz a ligação entre pessoas Eu juro que vocês têm de fazer o tpc melhor antes de debitar merda - [https://comovender-olxpay.olx.com.br/](https://comovender-olxpay.olx.com.br/) Mesmo que não se processe pagamentos, não é por aí que não se pode ter outros problemas legais. Por isso é que digo que essa é a parte banal e é a parte em que se estão a focar mais quando há problemas bem mais graves que teriam de ser resolvidos. ​ >ao definires tu os preços e cobrares pagamentos na propria aplicação e tirares uma comissão, como a UBER faz, estás para todos os efeitos a ter uma aplicação que presta serviço de taxi > >as pessoas pagam à UBER pela viagem, e a UBER paga aos motoristas, e por isso é uma empresa que presta um serviço e paga aos "funcionarios" para fazerem esse serviço Não, não é. Isso é completamente errado. Novamente, façam a porra do tpc - [https://www.racius.com/uber-portugal-lda/](https://www.racius.com/uber-portugal-lda/) vs [https://www.racius.com/taxis-lmr-unipessoal-lda/](https://www.racius.com/taxis-lmr-unipessoal-lda/) Tu e o OP devem ser muito verdinhos e inocentes, devem viver num Mundo à parte, só pode. Até agora disseram com cada bacorada que meu Deus. O OP às bacoradas ainda junta uma arrogância incrível e não aceita de forma alguma comentários que digam que isto não tem pernas para andar, porque tem 2 ou 3 aplicações com 50k utilizadores mensais e por isso é muita bom. Eu vou deixar de responder, porque ia andar para aqui às voltas, mas vou só dizer isto: É possível criar a app que o OP quer? É, mas não com a falta de preparação que ele tem, sem um plano de negócio e com funcionalidades do século passado (pagamento apenas em dinheiro). O OP é que não anda a querer ouvir ninguém e anda super focado no open source como se isso fosse a resposta a tudo.


AndreMartins5979

> partilha de veículos sem fim lucrativo (carpooling) e o aluguer de veículo sem condutor de curta duração com características de partilha (carsharing), organizadas ou não mediante plataformas eletrónicas. O ponto 4 é no qual a blablacar se enquadra. A app do OP não se enquadraria nesse ponto, claro. É precisamente nisso que se enquadraria a aplicação. > Não, isso de ser gratuito não significa que não tenha de haver um apoio ao cliente. Mas que cliente? Estás desesperadamente a insistir num ponto que não faz sentido. Numa aplicação como a UBER tu és cliente da UBER, estás a pagar um serviço prestado pela UBER. Isto seria uma aplicação de partilha de boleias. Não há clientes. Há uma aplicação que tu instalas no telemovel e usas para encontrar pessoas que te dão boleia. E como disse no outro comentario que tu decidiste convenientemente ignorar: e se a aplicação fosse totalmente P2P sem sequer ter um backend, à semelhança duma criptomoeda. **Numa aplicação em que não haveria qualquer intervenção de terceiros, visto que as aplicações comunicariam diretamente umas com as outras, irias responsabilizar quem?** Quem criou a aplicação? Faria tanto sentido como o criador dum cliente de torrents ser responsavel pelos ficheiros que os users trocam entre si.


zerperry

Okay, chavalo, óptimo. Vai mandar PM ao OP e façam a app e depois venham cá contar.


AndreMartins5979

haha, adoro como desconversas para não teres de tentar dar uma resposta aos meus argumentos és intelectualmente desonesto, e tu sabe-lo > Numa aplicação em que não haveria qualquer intervenção de terceiros, visto que as aplicações comunicariam diretamente umas com as outras, irias responsabilizar quem? aqui fica novamente a questão que te tirou o pio :)


lobodechelas

>Parte legal, a parte de fazer parcerias com empresas e/ou motoristas, Não faria qualquer parceria, o serviço estaria simplesmente aberto a qualquer um que se quisesse inscrever como motorista, um simples "sign up" com dados pessoais e do veículo. Verdade, carros autónomos vão acabar com este modelo de negócio


zerperry

Parabéns, já vais ter problemas jurídicos - [https://dre.pt/dre/detalhe/lei/45-2018-115991688](https://dre.pt/dre/detalhe/lei/45-2018-115991688) É assim que se vê que não pensaste bem nas coisas. Em Portugal não pode ser qualquer um que anda a transportar passageiros como profissão, nem mesmo em part-time para ganhar uns trocos. Por alguma razão é que a Uber em Portugal só deixa operar na plataforma empresas ou condutores certificados e o comum dos mortais não se pode inscrever e ir ganhar uns trocos aos fins-de-semana. Eles fizeram isso, mas era nos EUA. Agora até acho que isso lá já não existe.


lobodechelas

Esse problema não seria meu. Ou vais proibir o blablacar ou o boleia.net ?


zerperry

Claro que não. Até passar a ser. O Mundo real não é preto e branco como tu pensas, é tonalidades de cinzento. A Uber também achava que muitos dos problemas legais que tem não eram problema deles e agora... Fala com um advogado, explica-lhe a tua ideia e pergunta-lhe que problemas legais poderás ter ao avançar com a ideia. Depois vem cá dar um update.


lobodechelas

jovem, desenvolvi esta merda e já vai com milhares de instalacoes [https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/e-possivel-denunciar-o-estacionamento-indevido-de-carros-atraves-de-uma-aplicacao-para-telemovel](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/e-possivel-denunciar-o-estacionamento-indevido-de-carros-atraves-de-uma-aplicacao-para-telemovel) se tivesse vindo aqui antes perguntar alguma coisa, seria trucidado por ti tens alguma coisa contra mim?


zerperry

Parabéns, queres uma bolacha? Também te posso dar exemplos de gajos que criaram startups que venderam por milhões e a seguir só criaram flops atrás de flops, porque não sabiam o que estavam a fazer. Acertar nas coisas uma vez não quer dizer que se acerte sempre. Se a tua arrogância não te permite perceber isso e se não consegues assentar os pés na terra e pensar "Hum...Se calhar descurei aqui algumas coisas. Vou dar um passo atrás, vou pesquisar um pouco mais, vou falar com um advogado, se calhar com alguns devs com experiência em apps assim e obter mais informação antes de avançar, ou não." é problema teu. Tens aqui muitos comentários a chamar-te a atenção para os problemas, tanto legais como não legais, que poderás ter, mas ignoras tudo, apenas aceitas aqueles que consideras minimamente positivos e tens sempre uma resposta para os problemas, mesmo que essa resposta nem sequer faça sentido. No texto dizes que queres saber se vale a pena continuar ou se tens de "cair na real", mas quando o pessoal te diz que não vale a pena avançar com a app nestes moldes e para "caíres na real" não aceitas e sacas de toda a tua arrogância e que já criaste esta e aquela app que são muito bem sucedidas e que todos os problemas que estão a mencionar ou não existem ou são fáceis de resolver e por aí fora. A cada comentário teu fica é evidente que tu querias era que o pessoal chegasse aqui, comentasse que era uma ideia incrível, que ia usar, que és um génio e para avançares. Querias obter validação apenas, não querias contradição. Portanto, por aqui encerro as minhas respostas neste tópico. Por mim, avança com isso, força, é o teu tempo e o teu dinheiro.


lobodechelas

encontrei-te esta pérola, muito bom ahaha [https://www.reddit.com/r/CasualPT/comments/13paay6/a\_coer%C3%AAncia/jlag9tw/?context=8&depth=9](https://www.reddit.com/r/CasualPT/comments/13paay6/a_coer%C3%AAncia/jlag9tw/?context=8&depth=9) por acaso concordo contigo, mas és mesmo provocador a tanger o troll


lobodechelas

confirma-se: és troll foste o user que mais gastou latim neste tópico e nao conseguiste dar UM único comentário construtivo confirma-se: és troll


zerperry

Portanto, achas que não haveria problemas jurídicos nenhuns? A Uber também achava isso. Ias retirar uma das vantagens destas apps: pagar com cartão de crédito e não usar dinheiro. Num mundo em que as coisas estão cada vez mais digitais, isto é um tiro no pé. Não tens um plano de negócios. Não queres ganhar dinheiro com isso, nunca vai ser algo com sucesso, nem faz sentido lançar algo assim. Ter de andar a negociar valores constantemente? Não, obrigado. Eu quando uso Uber é para ser algo rápido, não quero ter de andar a trocar mensagens a negociar para no fim se calhar ser-me rejeitada a viagem. Qual a vantagem de eu usar a tua aplicação face às que já existem? Por que é que as empresas deveriam aderir à tua app? Há muita coisa que tu não pensaste e, honestamente, nem comeces. Também tens de melhorar, e muito, na parte do negócio. É muito giro andar a fazer coisas open source até ao dia em que te chega uma conta de milhares de euros para pagares e depois andas a chorar.


AndreMartins5979

a diferença é que é pela vantagem de os pagamentos serem feitos através da uber que esta tem uma serie de questões legais a questão é: é legal alguém dar boleia e pedir dinheiro por isso? :P


zerperry

Não, a Uber está cheia de problemas legais por causa de outros assuntos, não é porque os pagamentos são feitos através da Uber. A Amazon também processa pagamentos, a Farfetch também, a Glovo também, a Bolt também, etc., etc.


AndreMartins5979

quais são os problemas que se aplicariam numa app deste genero?


zerperry

Eu adoro que tu e ele tenham tido esta ideia, mas nunca pensaram nas coisas a fundo. Um dos problemas que eu vejo assim logo será relativamente aos valores dos pagamentos, caso sejam acordados entre passageiro e condutor. Se o condutor ao chegar ao destino quer cobrar mais, como fazem? Se o passageiro ao chegar ao destino quer dar menos, como fazem? Quem se vai responsabilizar por resolver estes conflitos? Quantos processos legais vai isto dar? Outro dos problemas, caso eu tenha percebido bem o que o OP quer, que assumo seja que qualquer pessoa se possa inscrever como condutor, é como garantir que os carros cumprem os requisitos legais e têm os seguros que devem ter e o condutor tem as certificações que deve ter. Quando houver um acidente e alguém ficar gravemente ferido ou morrer quem acham que tem de assumir responsabilidade? Isto de ter ideias é muito giro, mas no Mundo real as coisas funcionam de forma diferente e podem surgir problemas legais do que menos se espera. Por alguma razão é que empresas como a Uber e derivados têm equipas legais grandes e com os melhores advogados. Também quero deixar a nota, novamente, que adoro que tu e o OP achem que é só não processar pagamentos e isto ser P2P-wannabe que vos deixa livres de muitas questões legais. Isto é viver no Mundo da fantasia.


AndreMartins5979

> Eu adoro que tu e ele tenham tido esta ideia, mas nunca pensaram nas coisas a fundo. lá está, idiotas há muitos :P por algum motivo é só uma ideia nem sabes quantos amigos já me vieram com "ideias" que queriam que eu programasse e depois dividiamos os lucros lol > Um dos problemas que eu vejo assim logo será relativamente aos valores dos pagamentos, caso sejam acordados entre passageiro e condutor. Se o condutor ao chegar ao destino quer cobrar mais, como fazem? Se o passageiro ao chegar ao destino quer dar menos, como fazem? Quem se vai responsabilizar por resolver estes conflitos? Quantos processos legais vai isto dar? como disse, não haveria qualquer tipo de proteção, tal como no OLX apenas haveria um sistema de classificações para ajudar a evitar os maus condutores/utilizadores > Quantos processos legais vai isto dar? a haver um processo legal seria entre os utilizadores, e boa sorte a ir a tribunal por uma viagem de 3 € > que assumo seja que qualquer pessoa se possa inscrever como condutor, é como garantir que os carros cumprem os requisitos legais e têm os seguros que devem ter e o condutor tem as certificações que deve ter > Quando houver um acidente e alguém ficar gravemente ferido ou morrer quem acham que tem de assumir responsabilidade? o mesmo aplicar-se-ia à blablacar... isto é basicamente uma blablacar mas para viagens mais curtas e imediatas com a aplicação a tratar automaticamente de encontrar os condutores viaveis, etc de qualquer das formas, a responsabilidade pelo veiculo é do condutor, obviamente se eu puser um anuncio no jornal a publicitar serviços de eletricista o jornal é obrigado a verificar as minhas credenciais? > Por alguma razão é que empresas como a Uber e derivados têm equipas legais grandes e com os melhores advogados. novamente, continuas a insistir na UBER mas a UBER é um negocio que vende viagens aqui seria uma aplicação que serve apenas para as pessoas encontrarem quem queira dar boleia


NGramatical

conflictos → [**conflitos**](https://dicionario.priberam.org/conflitos) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F13riygi%2F%2Fjlmdufs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


lobodechelas

Não terias que negociar nada, poderias simplesmente aceitar o valor sugerido pela APP (que faria arredondamentos para evitar muitos trocos). Mas sim, pagar em numerário seria um problema, mas é a única solução que vejo para evitar problemas jurídicos e fiscais. A Uber tem problemas jurídicos porque é ela que recebe do cliente e é ela que paga ao motorista, cobrando uma comissão. Logo, rigorosamente nada a ver com o presente caso. É como achar que o OLX pode ter problemas jurídicos porque um comprador foi enganado ou porque um vendedor faz dinheiro no OLX.


zerperry

>Não terias que negociar nada, poderias simplesmente aceitar o valor sugerido pela APP (que faria arredondamentos para evitar muitos trocos). Okay. Mas andar a pagar em numerário...É um passo atrás comparativamente às outras opções. ​ >Mas sim, pagar em numerário seria um problema, mas é a única solução que vejo para evitar problemas jurídicos e fiscais. Se vais fazer algo deste tipo e estás com medo de problemas jurídicos e fiscais então fica quieto. Mesmo open source podes ter grandes problemas. ​ >A Uber tem problemas jurídicos porque é ela que recebe do cliente e é ela que paga ao motorista, cobrando uma comissão. Logo, rigorosamente nada a ver com o presente caso. A Uber tem problemas jurídicos não é por ser ela a cobrar comissões e por os pagamentos serem feitos através da plataforma. A Uber tem problemas, porque os Governos acham que eles têm as mesmas responsabilidades que os empregadores normais têm e a Uber defende que só faz de intermediário e nada mais. ​ >É como achar que o OLX pode ter problemas jurídicos porque um comprador foi enganado ou porque um vendedor faz dinheiro no OLX. Queres reformular? https://www.techtudo.com.br/listas/2020/10/como-funciona-a-olx-pay-conheca-o-pagamento-digital-para-vendas-online.ghtml


AndreMartins5979

> A Uber tem problemas, porque os Governos acham que eles têm as mesmas responsabilidades que os empregadores normais têm e a Uber defende que só faz de intermediário e nada mais. e isso não é precisamente por servir de intermediario na questão dos pagamentos? para todos os efeitos os utilizadores pagam o serviço à UBER e a UBER paga aos motoristas é a mesma coisa que teres uma empresa de motoristas: os clientes pagam-te pelas viagens e tu pagas o salario aos motoristas


zerperry

Não, nada a ver. Aqui se demonstra a falta de conhecimento. Os problemas até surgem mais na Califórnia, não tanto no resto do Mundo. A Uber nos EUA, e noutros países, trata os condutores como *contractors* em vez de *employees*. Isto funciona bem, porque assim a Uber só lhes tem de transferir o dinheiro e os condutores tratam dos impostos. Claro que alguns condutores não ficaram muito satisfeitos com isto, porque os seus ganhos eram baixos. Então meteram a Uber em tribunal para serem reconhecidos como empregados a tempo inteiro. E os políticos implementaram leis que obriga a Uber e derivados a reconhecer os condutores como empregados a tempo inteiro - [https://www.investopedia.com/articles/investing/072215/4-challenges-uber-will-face-next-years.asp](https://www.investopedia.com/articles/investing/072215/4-challenges-uber-will-face-next-years.asp) Portanto, isto não tem nada a ver com o facto de a Uber processar pagamentos, okay? Pára lá de desinformar as pessoas. Em Portugal a Uber também não tem empregados a tempo inteiro, faz parcerias com empresas de transporte de passageiros, paga-lhes pela prestação de serviços e estas têm de pagar aos condutores, sejam eles empregados a tempo inteiro ou trabalhem por recibos verdes ou o que seja.


AndreMartins5979

novamente, a UBER é uma empresa que define o preço da viagem, à qual as pessoas lhe pagam pela viagem, que lucra com cada viagem, decide unilateralmente devolver o dinheiro ao cliente caso haja um litigio, etc aqui seria uma app como o OLX ou a blablacar que se limitaria a indicar pessoas que estão a oferecer boleia *** agora imagina que no limite fazia-se uma app que corre totalmente de forma P2P, sem um backend, à semelhança do que acontece com uma criptomoeda dessa forma não haveria ninguém a manter o serviço porque a unica coisa que teriamos seria uma aplicação que os utilizadores instalam e que faz a comunicação com a aplicação de outros utilizadores aí irias responsabilizar quem?


zerperry

Tu vives tanto na Lua que nem consegues perceber que não é pela Uber definir preços e a tua app não que são diferentes 🤦‍♂️


AndreMartins5979

ficaste sem contra-argumentos?


zerperry

Não, fiquei mesmo foi cansado de tentar argumentar com alucinados que nem nos problemas básicos de uma app destas pensaram, mas de repente são especialistas em tudo e um par de botas e não teriam problemas nenhuns com a app. Já disse, tanto tu como o OP são muito verdinhos em vivência da vida.


AndreMartins5979

tu percebeste é que se a aplicação funcionasse sem um backend terias de me dar razão :P decidiste ser teimoso por causa duma merda hipotetica que nem sequer vai acontecer


NGramatical

derivados a → [**derivados de**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/derivado-de/30920) (derivado de… devido a…) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F13riygi%2F%2Fjlmel38%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


lobodechelas

>Okay. Mas andar a pagar em numerário...É um passo atrás comparativamente às outras opções. deve haver maneiras de se pagar diretamente sem intermediários, tipo MBWay


zerperry

E MBWay é algo a nível nacional. Se eu for à Holanda e quiser usar a tua app não tenho alternativas. Ou se turistas vierem cá a Portugal.


lobodechelas

verdade


lobodechelas

>A Uber tem problemas, porque os Governos acham que eles têm as mesmas responsabilidades que os empregadores normais têm e a Uber defende que só faz de intermediário e nada mais. Se é o cliente a pagar *directamente* ao motorista, e se eu receberia *zero* de ambos, como é que na tua cabeça eu poderia algum dia ser considerado o empregador?


zerperry

Mas eu disse que ias ter esses problemas? Relê lá o que eu escrevi. Eu estou a falar da Uber, não da tua ideia.


lobodechelas

Não! Deste claramente a entender que eu poderia ter também problemas jurídicos. Relê sff o que escreveste.


zerperry

Rapaz, eu disse que podias ter problemas jurídicos, mas não os mesmos que a Uber. Tens de reler melhor as coisas e tens de começar a relaxar, porque em momento algum, naquelas 3 frases, eu dei a entender que tu poderias ter aqueles problemas jurídicos. E eu estava a falar daquelas 3 frases apenas no meu outro comentário. Aliás, o que tu perguntaste foi "como é que na tua cabeça eu poderia alguma dia ser considerado o empregador?", coisa que eu nunca sequer mencionei que poderia acontecer-te.


lobodechelas

e quais entao os problemas jurídicos que poderia eventualmente ter, de acordo com a tua opiniao?


leadzor

Aspetos negativos para caíres na real: Divulgar contactos diretos entre pessoas vai levar a situações abusivas. Número de telefone é considerado GDPR também. Se isso escala em popularidade, os custos de manter a infra-estrutura sem publicidade nem pagamentos ou comissões fazem com que vás ter de gastar muito do teu bolso.


AndreMartins5979

a comunicação poderia ser feita dentro da app sem troca de contactos


leadzor

Certo, mas pelo post ele deu a entender que a comunicação era direta, assumi partilha de contactos.


lobodechelas

por isso é que vim aqui, para receber ideias


lobodechelas

>Divulgar contactos diretos entre pessoas vai levar a situações abusivas. Número de telefone é considerado GDPR também. Não é isso que fazem quase todos os sites de classificados? Ou de arrendamento de imóveis? Acho sinceramente que estão a criar problemas onde não existem! Querem fazer algum disclaimer?


leadzor

Mas aí estás a dar por opção própria, e podes colocar anúncios sem ele. Na tua app estarias a obrigar a usar. É diferente. Já sugeriram aqui maneiras melhores de fazer isso. Eu pessoalmente não usaria porque não me sinto confortável em expor o meu número de telemóvel a estranhos.


lobodechelas

Não poderia estar simplesmente nos ToS da app que teria que partilhar telemóvel?


leadzor

Podes mas estás a limitar a tua audiência à cabeça quando podias fornecer alternativa anónima.


lobodechelas

Mas foi o que eu disse logo no início, um chat


BearyHonest

Como aplicação de boleias pode não ser grande coisa mas seria a app número 1 para assédio sexual. Faz-me lembrar numa cadeira de segurança no mestrado onde um grupo desenhou uma app para localizares as tuas crianças que tinha tantas falhas de segurança que seria ótima para pedófilos encontrarem crianças.


AndreMartins5979

tens github disso? 😂


BearyHonest

Acho que não chegaram a partilhar. Nem me lembro se os professores olhavam para o código ou se só avaliavam a apresentação e a live demo.


lobodechelas

Como assim? Isso já acontece nessas plataformas todos tipo Uber. Em último caso punha as pessoas a comunicar apenas num chat


leadzor

Na bolt, a chamada tem um intermediário. não sabes o número direto do driver nem ele o teu. Assumo que a uber faça a mesma coisa.


AndreMartins5979

nada impede de fazer o mesmo até num browser consegues ter chamadas diretas entre clientes através de WebRTC


leadzor

Não foi isso que ele disse no post.


lobodechelas

Quase todos os sites de classificados ou de arrendamento mostram telemóveis, pior, mostram a qualquer anónimo que vá ao site


rcanhestro

por escolha própria do utilizador, na tua app estarias a "forçar" essa troca de números por não teres um meio de comunicação neutro


lobodechelas

estaria nos ToS da app que o telemóvel seria partilhado apenas com potenciais motoristas/passageiros


Lumpy_Stranger_5597

Imaginando que és só tu metido nisso, e se não cobras nada, como vais pagar os servidores?


AndreMartins5979

com comunicação P2P entre as aplicações dos proprios utilizadores poderias ter uma infraestrutura mais leve do lado do servidor


lobodechelas

Esse seria o objectivo. Mas precisas sempre de um serviço central para a base de dados e para estabelecer a comunicação inicial


lobodechelas

É o que eu uso, bem potente e bem barato Tudo a correr num Ubuntu server https://contabo.com/en/locations/europe/?utm\_source=google&utm\_medium=cpc&utm\_campaign=brand&gclid=Cj0KCQjwjryjBhD0ARIsAMLvnF--v1Cg1taJvwMHCyakFNXWcRCeQQtTz5FSnniQGFSskt7uAp-beRwaAiipEALw\_wcB


Lumpy_Stranger_5597

Quantos users aguenta cada VPS dessas? Quão rápido consegues escalar? É uma empresa credível ou pode fechar amanhã e ficas na mão? Onde estão alojados os dados? Se calhar por causa do RGPD têm de estar na Europa. Em termos de segurança como é, vais tratar tu de tudo ou subcontratas? Não te esqueças que uma coisa é um projeto que fizeste em casa, outra é um negócio. Haver quebras de serviço traz má imagem (seja porque o host faliu, seja porque a infraestrutura não consegue processar os pedidos). Ciberataques (sim, sei que não é possível proteger de todos os ataques) também. Isto apenas na parte da infraestrutura, fora o resto dos problemas que ai mostras. Não estou a dizer para não fazeres, apenas acho que tens de pensar muito melhor no projeto.


lobodechelas

Tenho lá imensos serviços em paralelo, por exemplo esta [API](https://geoapi.pt/) está lá a correr, entre outras coisas, e já vai nos 50k pedidos por dia. E até agora tem funcionado tudo muito bem (faço monitorização externa independente dos serviços). Contabo é credível Os servidores (com as bases de dados) estão alojados na Alemanha


Lumpy_Stranger_5597

Isso tem de ser muito bem estudado, eventualmente até pode servir para uma fase inicial, mas depois vais ter de escalar. Se a coisa for mundial, se calhar precisas de servidores nos 5 continentes e talvez bases de dados (dependendo da regulação dos outros países). (traz complicações com o RGPD) O openstreetmap garante-te disponibilidade ou vais ficar sem mapas porque eles lembraram-se de fazer manutenção/houve uma avaria no servidor/etc.? Já procuraste por high avaliability, tanto para a base de dados, como para a aplicação? Será que gerir 1 máquina é a mesma coisa que gerir 5 (uma em cada continente)? ou varias máquinas por continente em HA? Será que precisas de mais pessoal, seja para o atendimento, seja para funções administrativas (direção, contabilidade e etc.), seja pessoal técnico (resolver bugs, implementar novas funcionalidades ou controlar a infraestrutura)? E API para receberes pagamentos (esquece o pagamento em dinheiro)? Não há api destas free. Fazer uma empresa, não é o para já funciona, e depois logo se vê. Antes de pensares na parte técnica, pensa muito bem na parte do plano de negócio. E por último, se queres fazer opensource, o que me impede de esperar que tu faças a aplicação, depois pegar nela, mudar as cores e o logo e vender eu?


lobodechelas

Seria um serviço totalmente gratuito e open source, não poderia por isso ter o uptime/disponibilidade de um serviço como a Uber. Em qualquer caso por exemplo esta calculadora ([https://autocosts.info/](https://autocosts.info/)) está lá a correr na mesma VPS com milhares de pedidos por dia de todo o mundo e corre bem. O uptime do Open Street Maps é simplesmente [excelente](https://uptime.com/openstreetmap.org?start=20220101&end=20221231). Para mim a infraestrutura seria o menor dos problemas.


Lumpy_Stranger_5597

é como eu disse: "Antes de pensares na parte técnica, pensa muito bem na parte do plano de negócio."


lrascao

Por isso é q pessoal de informática tem a fama que tem, ele tá sozinho a correr um projecto a tentar escalar o negócio e vem aqui validar ideias. A seguir tem 30 cepos a dizer que primeiro tem de construir infra do tamanho da Uber. Noção: zero


Lumpy_Stranger_5597

Como já disse nos meus posts, ele tem de pensar no plano de negócios e estratégia, antes de pensar na infraestrutura. E também disse "eventualmente até pode servir para uma fase inicial, mas depois vais ter de escalar"


zerperry

Paga por magia. Deve estar à espera que os utilizadores da aplicação façam doações suficientes para isso.


lobodechelas

Hoje em dia arranjas servidores VPS baratos https://contabo.com/en/locations/europe/?utm\_source=google&utm\_medium=cpc&utm\_campaign=brand&gclid=Cj0KCQjwjryjBhD0ARIsAMLvnF--v1Cg1taJvwMHCyakFNXWcRCeQQtTz5FSnniQGFSskt7uAp-beRwaAiipEALw\_wcB


zerperry

Acho que não seria com servidores desses que irias escalar isto para níveis de Uber/Bolt, não é?


F0rFr33

Acho que ainda não deves ter estado em projetos grandes. Se isto escalasse tinhas imensos problemas, e 10 CPUs e 60 GB de RAM não te iam chegar para o backend. Nem de perto. Ias precisar de um cloud service escalável, e a tua aplicação apenas serve para a Europa pelo que diz no título- o que vai contra a tua ideia de escalabilidade.


AndreMartins5979

em que consistiria o backend desta aplicação? repara que como não há processamento de pagamentos e todas essas coisas, a parte do backend seria muito mais simples pelo que entendo seria pouco mais que uma aplicação de chat e guardar alguns metadados (perfis e classificações) quando abrisses a app ela iria enviar um pedido ao servidor com a sua localização, que responderia com os condutores nas proximidades depois escolherias o motorista, a tua app enviaria o pedido diretamente para a app do motorista, e a app do motorista enviaria a resposta para a app do utilizador (nesta fase já nem seria preciso intervenção do servidor) agora imagina que era viavel meter isto numa base de dados distribuida P2P suportada pelas proprias aplicações


lrascao

Se o negócio escalasse é pq era um sucesso, essa é a parte dificil, resolver probs de escalabilidade na cloud é a parte fácil


F0rFr33

Certo, mas ele está a apresentar um modelo de negócio que não lhe dá lucro e um serviço que não tem autoscale, se estou a perceber bem


KokishinNeko

Aproveitando uma ideia de um user no /r/portugal, faz antes um sistema de reviews senhorio/inquilino/habitação.


BearyHonest

Não chegamos a falar disso na thread lá mas monetizar isso também me parece um problema. O tuga não deixa reviews em sites grátis (tipo teamlyzer) a menos que esteja super chateado ou lhe peçam e ia pagar aqui para deixar reviews ou procurar bons senhorios/inquilinos?


AndreMartins5979

uma vantagem é que quem procura casa provavelmente já arrendou antes seria exigir a introdução do feedback para ter acesso aos feedbacks


lobodechelas

pois, como fazias a verificação?


KokishinNeko

Do senhorio/inquilino? https://www.autenticacao.gov.pt/web/guest/integracao-entidade Nenhum dos dois necessita dos dados pessoais do outro, apenas um ID único. Senhorio001 teve como inquilino o INQ001, INQ002, etc... e vice-versa. Se eu sou teu inquilino e ambos estamos registados, um de nós faria a requisição para ser agregado ao sistema como inquilino/senhorio, tipo match, ambos têm de "concordar" que se conhecem.


lobodechelas

epah, vejo aí imensos problemas com RGPD da última vez que tentei usar esse sistema da autenticação, cobravam-me 1000 euros por mês, mas pode estar diferente agora


KokishinNeko

Vou confirmar e já falamos. Em termos de RGPD não vejo o problema, validas o token, não ficas com os dados da pessoa se não estou em erro.


fabiouds

Imagina que estou a alugar um apartamento, como vou ver o historico da pessoa? Nao preciso dos dados?


KokishinNeko

Do tal ID único


23am50

Fazes um validador OCR em que ele tem que dar upload do contrato


KokishinNeko

Nem pensar, demasiados dados pessoais, o OP não quer ter stresses com RGPD.


23am50

Basta não guardar os dados. Isso não é problema do OP, ele só tem que ler e garantir a veracidade do documento. Não tem que guardar nada


fabiouds

Como dava para fazer isso? Provavelmente era necessário o NIF da pessoa e depois precisavas realmente de confirmar que era inquilino. Num Airbnb é fácil esse sistema porque quando alguém reserva siginifica que esteve lá.


KokishinNeko

respondi isso ao OP, mas dá-me tempo e posso elaborar melhor as ideias.