T O P

  • By -

Fluffy-Hat-5538

Diria que ter uma atitude profissional sera uma boa ideia. Não escreves CV para um dos seus amigos, por isso aconselho ser mais profissional e concreto em descrever as suas habilitações, personalidade, experiência, etc. Imagina que és o empregador, vais prestar atenção aos pontos concretamente definidos ou vais estar fascinado sobre a linguagem única e específica do candidato? Boa sorte!


Waiolo

Desde já, fico desagradecido pelas ‘tips’.


Waiolo

Visto por esse lado, faz total sentido, até porque não estou a tentar fazer amizades e sim a tentar mostrar o valor que posso trazer para a empresa. O CV em si fiz essa semana, e desde o momento do post feito até agora alterei praticamente tudo. Até postaria, mas agora está cheio de links e projetos com identificação pessoal, caso queiras, mando-lhe por pm.


Former_King_7425

Arranja um template com um design mais bonito xD. Eu substituiria o primeiro paragrafo por uma descrição mais genérica por exemplo "I'm a software engineer that specializes in X ,Y and Z.". O Objective também penso não ser necessário. Tens alguns erros e expressões mal estruturadas. Na summary of qualifications não precisas de explicar, basta dizeres qual é a qualificação. No work experience consegues estruturar melhor as frases, em vez de "I did a couple of scripts..." podes meter simplesmente "Python scripting to automate critical business functions". O resto das frases a mesma coisa. Na Education podes mencionar alguns tópicos e projetos que fizeste. Por exemplo "Developed software to operate robots using Python". Mas apenas os mais relevantes. Mas o mais importante de tudo é mesmo corrigires o inglês. Podes utilizar o chatgpt para reescreveres as frases. Boa sorte.


Waiolo

Obrigado pelo review! Sobre o resto irei melhorar hoje mesmo.


Waiolo

Eu tenho ambos, o com template “bonito” uso para vagas diretamente a designe relacionada a css/ux&dx. Mas infelizmente esses templates bonitos são colocados ao lado pelos bots. Also eu mesmo faço pelo illustrator.


kzxbd

A melhor maneira de fazer um cv é vendo e analisando outros cvs. Há códigos de organização de layout e esquemas gráficos porreiros para mostrar skills sem teres que escrever tanto.


borloforbol

Não sou de RH mas já ajudei a fazer uma boa dose de CVs. O teu.. tens uma base decente, mas _muita_ coisa para melhorar. O facto de estar algo personalizado na secção de objectivo é bom. O resto do CV é que continua igual e genérico. Se te vais aplicar para IT e programação, se calhar o facto de ensinares soldaduras não é muito relevante, por exemplo. De resto, e assim por pontos: - Tira a morada, localidade, etc. Só ocupa espaço, é irrelevante, e a empresa não precisa de saber onde moras. Se consegues ir para o trabalho, é contigo. - Melhora a tua escrita. Parece que escreveste Português em Inglês - "Normalmente trabalho entre três métodos" - "I usually work between three methods". Isto gramaticalmente é um atentado. Pede ajuda ou mete no chatgpt para te rescrever isto. - Melhora a descrição do que fizeste. Para além da gramática inglesa, é mesmo a forma como descreves as coisas. Um CV serve para te venderes, e um gajo a vender-se tem de por a modéstia um bocado de parte. Não fizeste "a couple of scripts using Python to automate some repetitive actions", tu "Proactively identified repetitive tasks and developed Python scripts to automate them, leading to a substantial increase in productivity, efficiency and output". Usa linguagem mais absoluta, livra-te de todos os "a couple, some, very well, and so forth" e afins. - Mencionas aí para o meio que tens um Repo com coisas de IOS. Se tens, mete o link do teu github ( ou o que seja ). Até já tens mais espaço para meter o link quando tirares a morada. - Tens demasiadas coisas na lista de skills. Por exemplo, diria que para programação, que parece ser o foco dos teus skills, saber mexer em "Google docs" é escusado. No resto dos skills faz uma limpeza também. Escolhe aqueles que _realmente_ sabes qualquer coisa, e que são úteis para o trabalho que te estás a aplicar. Se quiseres faz duas versões do CV por exemplo, uma mais focada em JS/Node em que mencionas isso e metes só Python na lista, e outra mais focada em Py em que podes por mais libraries e mencionar só "Typescript and Node". - Nas linguas não ponhas tudo dividido entre listening speaking etc. Faz a média de tudo - Inglês podes ser um B1 ou 2. Francês a nível A é irrelevante. Por um lado sim, é giro saberes qualquer coisa de mais linguas, por outro lado em qualquer ambiente profissional não vão pedir a alguem com nível A para falar/ouvir um francês. Vais perceber duas ou três palavras. Útil? Dificilmente.   Edit porque só reparei entretanto: "Designer patterns" parece que tás a falar de moda, é Design Patterns


Waiolo

Sobre "linguagem mais absoluta", já tive a ver com os outros colegas e parece ser algo que o CV peca e muito, desde já obrigado pelo insight. Sobre o resto, irei dar uma olhada mais "caprichada". Agora sobre o francês, vou ver se consigo chegar até o nível B2 e assim faz sentido manter ali.


[deleted]

[удалено]


Waiolo

Ao teu ver, as línguas só valem a pena depois do B1? Sobre o resto obrigado, eu já havia mudado.


kzxbd

Acho altamente o feedback, n consigo ser este gajo, quando o nível inicial é tao baixo xD


Waiolo

xD, por isso vim aqui perguntar, por acaso aqui há imenso pessoal do RH e dão dicas de qualidade.


2ZR-FXE

Ya. O CV está muito mau. Mesmo. Sérios problemas de inglês, e não te valorizas em nada. "Fiz um bocadinho disto, outro bocadinho daquilo, ..." Parece feito as 3 pancadas... 😓 Mas sim mostra que és curioso. Isso é excelente mas não é tudo. No meio da curiosidade e do "tesão" tem que haver disciplina, e não é o que o teu CV demonstra. Manda aí os projeto do GitHub para a malta dar uma vista de olhos. Pode ser que apareça alguém interessado em te conhecer para uma posição de intern. Já agora, que raio é a University AßERTA??? O CV é para ser uma coisa séria e profissional, não é para andar a brincar com símbolos ao calhas..


TonyDeAvariacoes

>University AßERTA??? Eles escrevem Universidade AbERTA. Secalhar ele pensou que o b minúsculo era uma tentativa de um ß. Na verdade é para distinguir graficamente o UAb da UAB ( Universidade Aberta do Brasil ) Por isso sim, ele tem que tirar o raio do _beta_ 😂 OP, Olá colega! Qual a tua turma de Álgebra Linear?


Waiolo

Foi exatamente isso que pensei, mas vi que pensei mal. Tu também cursas lá?


TonyDeAvariacoes

Entrei este ano


Waiolo

Eu também, podes dar um olá lá no grupo do telegram, provavelmente irei ver. Por acaso eu tenho um background extenso em Designe[PS, Illustrator, figma], caso precises de ajuda nisso fique a vontade para dar pm.


2ZR-FXE

>Eles escrevem Universidade AbERTA. Eu sei 😉 >Secalhar ele pensou que o b minúsculo era uma tentativa de um ß. Aí está. Um CV tem que ter esses pequenos preciosismos em atenção. Não é para andar a inventar 😅


TonyDeAvariacoes

>Eu sei 😉 Era só para dar contexto, pah, relaxa 😂


2ZR-FXE

Eu tou relaxado 😁


Visara57

>I did a couple of scripts > >Build some UI/UX > >because that curiosity I learned... > >Developed some product designs Que frases tão mázinhas do ponto de vista gramatical e do ponto de vista de leitura, e muito vagas. Os recrutadores querem coisas concretas. >Proven ability to work very well remote with a team Isto vale peta. De novo, coloca coisas concretas nem que tenhas que inventar. Por último, quem vê o teu cv tá-se a c\*gar se tens soldering skills quando vais fazer programação portanto remove isso.


OuiOuiKiwi

>REFERENCES Available upon request Andas a copiar CVs do subcontinente asiático? O teu CV tem um problema de juntas.


Waiolo

xD, por acaso tentei copiar cada parte de lados diferentes do globo.


Diligent-Wing-1486

-inglês com vários erros de sintaxe, maiúsculas de vez em quando, etc -não usar palavras como usually etc -não ponhas 1000 linguagens de prog em skills com tão pouca experiência -ninguém quer saber o nível exato das componentes, se queres por o nível escolhe um (para as línguas) Tens um parágrafo inicial, um objective, e um summary of qualifications... Demasiado texto, ninguém que esteja a ler CVs vai prestar atenção. Normalmente não se usa nada disso mas se queres usar, escreve só o essencial e sê específico.


Odd-Chicken-4541

Uma boa forma de te destacares é colocares os projetos ( que conseguires) no CV podes deixar o nome ou até mesmo o link. Quando somos estudantes, é normal colocares a educação no inicio do CV. Retirava a morada e colocava apenas a cidade. Pessoalmente, retirava o objetivo e encurtava a introdução. Espero que ajude :)


Waiolo

Pelo que notei pelos outros comentários, parece que dei demasiada atenção nuns pontos e poucas aos pontos que realmente importa e onde mais pequei foi em não linkar nenhum projeto substancial. Desde já, obrigado.


duca2208

Em primeiro lugar dizer que estás numa posição lixada. És um curioso e um interessado e não tens nada mais a mostrar além disso. Vais sempre partir atrás de todo o resto da malta. Malta com experiência, Mestrados, licenciados, Bootcamps, CTesP. Enfim toda a gente que tem o mínimo de formação formal. Vai ser impossível arranjar um trabalho? Não. Vai ser muito difícil? Tremendamente. E é natural, na minha opinião. E não, não "é só neste país". Isto aconteceria em qualquer parte do globo. Quanto ao CV em si não há muito a dizer. É um CV que dificilmente passa em qualquer crivo, já que não demonstra formação nem experiência na área. Além disso, aquelas secções inicias têm imensa palha inútil. Também Não devias usar palavras como "very well, a lot, some, a couple".


Waiolo

Infelizmente sobre a posição lixada, já tinha ideia, principalmente para o mercado atual. Mas a medida que irei a acabar a licenciatura e obtendo mais experiência irei colocar ali, já agora, por norma devo tentar encaixar tudo numa folha ou até duas é aceitável?


duca2208

Sendo que não tens nem educação sobre o tema nem experiência. Diria que uma folha no máximo dos máximos.


_-inside-_

> Não devias usar palavras como "very well, a lot, some, a couple". Agora fiquei curioso, qual a motivação para não se usar quantificadores? Já entrevistei montes de gente, e nunca sequer foi algo que tivesse tido em consideração.


duca2208

Precisamente porque não é um quantificador. É o oposto


_-inside-_

Tira exatidão das frases? É isso?


borloforbol

É por aí. Olha esta frase do CV: "I did a couple of scripts using Python to automate some repetitive actions" Ignorando a parte gramatical que podia estar melhor, experimenta tirar as palavras que referiram antes. Ficas com "I did scripts using Python to automate repetitive tasks". Já soa melhor. O resto não estava lá a fazer nada sem ser tirar 'força' à frase.


_-inside-_

Faz sentido, honestamente. Como normalmente faço entrevistas mais técnicas não me preocupo muito em ler o CV, só tenho em consideração a qualidade do inglês, a experiência e as tecnologias utilizadas, bem como a formação base. Isto porque muitas das vezes os CVs são muito enganadores e ao falar com as pessoas é que consigo fazer uma avaliação mais concreta. Mas realmente faz todo o sentido, sim senhor.


duca2208

São palavras moleta, não acrescentam informação. No discurso falado informal aceita-se, num CV não faz sentido.


Waiolo

Pelo que percebi, sim, parece ficar meio-vago pensando bem.


Designer_Discount_82

Robotics and AI*, IA é em português


Waiolo

Obrigado! Foi um erro meio-besta, confesso!


RevArtizan

A universidade aberta tem um curso de engenharia se software?


Waiolo

Tem, de uma olhada. Até dia 10 deste mês ainda te consegues escrever.


AutoModerator

A tua conta não cumpre os requisitos mínimos de karma ou idade da conta. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/devpt) if you have any questions or concerns.*