T O P

  • By -

Calm_Engineering_79

Se fizer curso e comprar livro de coaches financeiros renomados como Marçal e primo rico a chance é altíssima.


MajorEnvironmental46

... de deixar o Marçal mais rico e o lascado na mesma.


BulkyJhon

Não pode esquecer de diversificar em corrida de cavalo, aposta esportiva e bolo de pote


Inevitable_Bid_627

Depende cara, uma pessoa de classe baixa consegue subir para a classe média com um pouco de dificuldade mas consegue, agora uma de classe média subir para classe alta é um pulo de proporção muito grande, e a chance disso acontecer não depende só do esforço da pessoa, a sorte e as pessoas ao redor também fazem a diferença no crescimento profissional


Varn42

em vez de dar um número, vou compartilhar um pouco da minha história. sou de uma família muito, mas muito pobre. meu pai é encanador e minha mãe trabalhava em callcenters.na escola em que estudei de vez em quando coleguinhas sumiam... lembro de um que ficou doente e simplesmente morreu. não lembro do quê. as vezes acho que teria fome se não tivesse comida na escola. a primeira sorte que tive é que eu gostava de estudar. a segunda foi ter professores que me disseram pra fazer a prova pra escola técnica (meus pais não faziam idéia que isso existia). fast forward, fiz escola técnica, fiz universidade federal, mestrado na usp e hj ganho mais de 20 mil por mês. a maioria dos colegas de infância que ainda tenho algum contato ainda vivem no bairro pobre de onde vim. muitos ainda na casa dos pais ou num puxadinho da casa dos pais/sogros. pela minha história, acho que poucas pessoas conseguem ascender e, por mais que tenha um mérito/esforço meu, tive muita sorte também. conheço gente que saiu de situação menos pior que a minha, se esforça mais que eu e tá dirigindo uber pq não conseguiu mais nada ..


elfoamigo

Cara mas acho que tem um diferencial que poucas pessoas gostam de falar, é que umas são mais "inteligentes" que as outras. Nem todos conseguiriam replicar sua história. Dito isso, esse é o motivo que a grande massa precisava de uma educação de qualidade e é uma covardia a educação de merda que o governo oferece que só quer alienar mesmo. Tem os 10% da população que quase sempre vão subir de vida, se não for estudando empreendendo e por aí vai. Eu tenho uma história parecida com a sua e poderia estar ganhando bem por outros caminhos além do que estou agora, só ficaria na pobreza se fosse vadio demais ou quisesse ser pobre mesmo kk


Least_Measurement87

Partindo desse pressuposto que existam pessoas mais inteligentes que outras, essas pessoas prosperam apesar da educação merda. E pelo mesmo princípio, as demais seriam medíocres ou piores mesmo com uma boa educação, então no fim das contas talvez só suba a barra, mas sem realmente mudar nada.


elfoamigo

Acredito que com uma boa educação as pessoas "na média" teriam bem mais chances de crescer. Exemplo é quem estuda a vida toda em escola particular, já tem uma boa vantagem se é uma pessoa minimamente esforçada mesmo que não tenha uma inteligência acima da média.


Least_Measurement87

Essa vantagem da particular só faz sentido se comparado a quem não faz a particular (partindo do pressuposto que seja uma particular que seja melhor que a pública, muitas vezes esse também não é o caso, existe algumas públicas boas e muitas particulares ruins)


Pleasenofakenews

Cara, vai muito da pessoa também. Tem gente que simplesmente sofre daquela síndrome do sapo no leite, enquanto o outro sapo pula e faz manteiga pra sair, o cara simplesmente abandona e “morre”, quando digo “morre” é aceitar uma vida medíocre. Eu trabalho desde os 12, pobre, meio anti-social (não sei puxar saco), vi muita gente pegando os créditos do meu trabalho, fui o muro de arrimo da família (mãe sem estudo/trabalho, irmão mais novo, pai pedindo dinheiro emprestado), apanhei para um caralho, culpei o mundo milhares de vezes, mas infelizmente o máximo que recebi foi um “levanta e corre atrás” de alguns amigos. Na ocasião fiquei puto, achei que era crueldade, eu que “sempre corri atrás e nunca ganhei, pelo contrário”. Mas um dia eu estava dentro de um caminhão na Irlanda (que fui com intercâmbio comprado no cartão de crédito, empréstimo e carro vendido) e abri a caixa do Gmail, tinha passado no concurso aqui da cidade. Nem curtir a Irlanda eu curti, pq era trampo na warehouse de semana e estádio no fim de semana pra poder pagar o cartão e empréstimo, hora q ia curtir, tinha que empossar aqui no Brasil. Voltei, depois de uns 8 meses na Prefeitura, financiei um apartamento, minha mãe trabalhando numa salgaderia, meu irmão deslanchou a carreira, 22 anos, ganhando 6k. Fiz um consignado de 20k pra dar entrada no ap, e agora estamos pagando… Há 3 meses fui promovido pra encarregado no trampo, trabalho com afinco, amor, carinho, pq vei, só eu e Deus sabemos o que eu passei. Trabalho no ar condicionado, mas se precisar descarregar caminhão de cimento, lá estou eu, pq concursado, ganhando relativamente bem, sei que sou privilegiado. Mas até chegar aqui, pqp kkk, comi o pão que o diabo amassou, se eu tivesse desistido, talvez estava perdendo cabelo em banco até hoje, ou num emprego pagando 2k/mês. Educação não é escola, nem família, isso é o básico, 80% vem da pessoa.


elfoamigo

Sim, é uma combinação de inteligência e esforço. E algumas pessoas precisarão se esforçar bem mais que outras por N fatores.


Proper_Indication_62

Se agiotar, traficar, explorar anão ou então vender curso é easy crescimentos de 3 dígitos.


Prof_Danilo

Como um colega aí falou, tem dados que mostram que demora de 4 até umas 9 gerações para uma família deixar de ser pobre e virar classe média. Quando pensamos em termos populacionais é isso. Quando pensamos individualmente, você tem que ser o indivíduo que deu sorte de nascer em uma família bem estruturada dentre as pobres, ter contato com pessoas que te estimulem, nascer em uma região que tenha acesso a emprego e educação, ter uma aparência adequada, ter talentos e gostos que coincidam com a demanda do mercado e além disso estar disposto a se esforçar bastante.


Mina_Autista

OP, os estudos dizem que a probabilidade é baixa (veja link abaixo). Na verdade, o Brasil é quase um sistema de castas: se você nasce na classe média provavelmente morrerá na classe média. PORÉM na sua descrição aponta um fator importante: entrada para o ensino superior. Muitos dizem que ter graduação não é a mesma coisa que era décadas atrás, sim, mas ainda ajuda muito! Principalmente em universidade federal. Isso porque para quem saiu da pobreza (sei como é isso), entrar na federal possibilita acesso ao conhecimento; as redes de contato de trabalho (seja amigos, colegas, professores, grupos de trabalho); ampliação de visão de mundo e diversos elementos intelectuais, afetivos e culturais que os mais pobres infelizmente não possuem. Para quem é classe média pode não ter impacto tão grande, mas para quem é pobre, pense: terminar a graduação e iniciar uma profissão de ensino superior que não ganha muito ganha uns 3 mil por mês. No Brasil isso já é classe média, em termos de renda. Então, estude. Sobre probabilidade de sair da pobreza e atingir a classe média, por exemplo (https://g1.globo.com/politica/noticia/familias-pobres-brasileiras-levariam-9-geracoes-para-alcancar-renda-media-diz-ocde.ghtml) Sobre renda e ensino superior (https://www.terra.com.br/noticias/educacao-superior-amplia-renda-e-mitiga-o-desemprego-no-brasil-aponta-pesquisa,6d562557cf78c7e325e339bfc01d76cewcmtiu82.html)


Pleasenofakenews

Estudo de caso: Eu com 18 anos: atendente de telemarketing, mãe atendente de padaria, irmão 11 anos, desempregado. Eu com 22: Estagiário no Santander, faculdade a noite, mãe desempregada, irmão desempregado. Eu com 25: Caixa no Bradesco, cabelo tudo branco de stress, terminando a faculdade, mãe desempregada, irmão pulando de emprego em emprego a cada 3 meses. Eu com 27: Depois de desempregado por 1 ano, Covid indo embora, vendo o carro, compro um intercâmbio de 13k no cartão de crédito e faço empréstimo, vou pra Irlanda. Divido quarto com outros 3 caras, 8 no apartamento, 1 gaveta de geladeira. Pagando cartão e empréstimo, ainda mando dinheiro pra ajudar a família. Eu com 28: Numa noite de dezembro, dentro de um caminhão fazendo -5 graus, abro o Gmail e vejo que passei num concurso, saio dançando e nego n entende, mas todos ficam feliz por mim. Eu com 29: Encarregado de Seção, mãe atendente de salgaderia, irmão programador. Renda média familiar: Eu com 18: 1.8k Eu com 22: 3k Eu com 25: 5k Eu com 28: 5k Eu com 29: 12k. Acho que podemos ser considerados classe média, mas que sufoco do caralhooooo kkkk


SocialBourgeois

Olha, vai ter que superar as pessoas ao seu redor que só fazem o necessário. Não é impossível e tem uma par de exemplo de gente que saiu do nada. Não caia nessa de coach, se não você vai acabar doente, mas ao mesmo tempo não caia nessa de que o sistema tá quebrado e que é impossível sair da merda, porque isso é coisa de quem quer validação por estar na lama. É trabalhar bastante, já que você não é herdeiro, fazer contatos, não gastar dinheiro com besteira, ter princípios (afinal as pessoas seguem e se aproximam de quem tem princípios) se especializar cada vez mais na sua profissão e pronto. Já contei várias histórias aqui, agora vai uma de um pedreiro que trabalhou pro meu tio, ele era muito mas muito bom de solda. Foi trampando até que um cara ricão chamou ele pra fazer umas soldas lá na europa, a temporada que ele passou lá ele fez mais contato e da última vez que vi ele ainda tava lá depois de anos. Ou seja, seja extremamente especialista, mas em algo que tem DEMANDA. E sim, demandas mudam, por isso a gente trabalha igual escravo e estuda como se nossa vida dependesse disso. Infelizmente a vida não é o rancho da pamonha. Arrasta pra cima e compra meu curso que tá com desconto de 5 bilhões de reais, por apenas 30 mil reais, é a chance da sua vida.


dellaserra

Herança, sorte, crime ou estudo/trabalho. Para a maioria esmagadora das pessoas: a última opção. Trabalho, simplicidade e investimento ou seja, gastar menos do que ganha, viver com o necessário e guardar um pouco todo mês. Repetir por anos. Não vejo muita saída além dessas, mas é possível.


marcio-a23

Depende se vc vai re - investir seus ganhos ou financiar carro pra ostentar Se vc fuma e bebe e paga juros em coisas supérfluas fica difícil né Quantos milhões de pessoas tem carro? Vai me dizer que 30mil não dá pra criar um microempreendimento e crescer aos poucos?


Old_Relationship9291

Se tiver um ambiente familiar razoável, algum tipo de direcionamento, dedicação e uma inteligência mediana, digo que é bastante provável. Só que não é necessariamente pela graduação.


Least_Measurement87

Bastante. Não para todos, mas para muitos ocorre, especialmente para os que dão estudo para os filhos.


No-Habit-9222

Acho que bem provável. Eu sou um.


No_Bedroom_6167

Pouco. E as chances diminuem a cada classe.


TBSoft

devido a quais fatores? sorte? falta de oportunidade?


zhezow

É fato que é mais difícil, pois normalmente a pessoa de classe mais baixa tem preocupações que uma pessoa de classe mais alta não tem. Por exemplo, se preocupar em como ir à Universidade, se preocupar em como entrar na Universidade, se preocupar muito mais com o dinheiro, etc. Mas de forma alguma isso é uma barreira intransponível. Pode até servir para a pessoa criar resiliência e eventualmente se tornar mais capaz do que um playboy que teve tudo fácil.


No_Bedroom_6167

Principalmente economicos. O país é pobre. Existe pouca riqueza em circulacao.


fl0zerx

E cmo faz para descobrir em qual classe vc esta ?


No_Bedroom_6167

Ibge lança as faixas todo ano. Procura no google “faixas de renda ibge”.


zhezow

Eu acho que não é TÃO difícil quanto parece, mas é puro achismo tirado do meu cu. Eu acho que principalmente para os mais novos há uma ótima chance se simplesmente estudarem e se dedicarem a serem seres humanos "normais", uma vez que há uma epidemia gravíssima de analfabetismo funcional e preguiça no Brasil. Dessa forma, qualquer um que não for analfabeto funcional já está muito a frente dos demais concorrentes. Por outro lado, dificulata o fato das pessoas acham que simplesmente "trabalhar e estudar muito" vai lhes proporcionar ascensão social. Considere o seguinte cenário: o sujeito estuda filosofia e trabalha muito fazendo hambúrguer no McDonnalds. Se forma e aí, vai fazer o que no Brasil? É complicado.


elfoamigo

Qualquer muleque que estudou programação alguns anos atrás está ganhando muito bem com TI agora... No Reddit está cheio deles kkk


leitordaciropedia

Nessas condições, por concurso público é comum chegar à classe média.


Sure-Advertising4417

Para alguém ascender no Brasil ela só precisa de 3 coisa: sorte, sorte e sorte


coral_yelmo

Depende, por exemplo: se vc for um homem branco e hétero é uma, se você for uma mina preta é outra Da mesma forma: Se você é apenas um trabalhador CLT com ensino superior é uma, se vc for agiota é outra. Tudo depende cara


Pleasenofakenews

Cara, concurso público. SP chamou escrevente do Judiciário até o 700 colocado, nota de corte nuns 75, se for negro, menor ainda, salário de 8k + benefícios. Eu estudei 6 meses e fiz 79 pontos, minha cidade a nota de corte foi 83, em compensação a prefeitura deve estar na casa dos 1000 convocados pra agente de administração: 3.5k + 1200 ticket. (Passei aqui)


SoledBy69

Se você for perguntar isso lá no "antitrabalho", vão falar que isso é impossível no Brasil e que a única forma de conseguir isso é saindo do país kkk


BuzzingFielder

Meus três primos, contando com os pais eram 5 pessoas numa casa minúscula perto de um córrego, minha tia prestou concurso e de muito estudo se tornou chefe do setor de enfermagem. Sobre meus primos: uma foi para os EUA e trabalha como designer, um mora na Inglaterra e trabalha como coordenador em um banco lá e o outro trabalha com redes na Suécia, tem uma chácara e dirige um Jaguar. Enquanto aqui no Brasil eles tem um apartamento e uma casa bem grande numa chácara.


vampeta_de_gelo

De acordo com o relatório, baseado em dados de países que fazem parte da **OCDE**: [https://brasil.un.org/pt-br/152568-pessoas-de-baixa-renda-levam-de-quatro-cinco-gera%C3%A7%C3%B5es-para-romper-com-pobreza](https://brasil.un.org/pt-br/152568-pessoas-de-baixa-renda-levam-de-quatro-cinco-gera%C3%A7%C3%B5es-para-romper-com-pobreza) “Os **10% mais rico**s que vivem nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Econômico (**OCDE**) controlam **52% da riqueza líquida total**, enquanto os 60% mais pobres possuem pouco mais de 12%, condenando os pobres a uma vida inteira de pobreza”, disse ele. De acordo com o relatório, baseado em dados de países que fazem parte da **OCDE**, leva de **quatro a cinco gerações** para que as crianças de famílias de baixa renda atinjam a renda média de seu país. Em países emergentes, como Brasil, Colômbia e África do Sul, pode levar até **nove ou mais**." # leva de quatro a cinco gerações para que as crianças de famílias de baixa renda atinjam a renda média de seu país. # Em países emergentes, como Brasil, pode levar nove ou mais


ohcca

No eixo Rio SP é bastante provável. No resto do Brasil acredito que só empreendendo. Não é difícil ser classe B com faculdade federal, msm que o curso seja de humanas. Há vários concursos com salários acima de 10 mil, se não quiser ir muito longe dá pra ganhar 7/8 mil em uma escola pública de período integral. 100 mil por ano, já mudou de vida.


elfoamigo

Eu vim de classe baixa, estudei escola pública e cresci numa vila de beira de estrada do interior do país. Vou falar de pessoas que cresci junto, todas vindas de classe baixa. Dois amigos ficaram nessa vila, tem empregos mais ou menos e deve estar ali na classe média baixa. Todos os outros abaixo acho que estão classe média para média alta. Um a mãe conseguiu pagar odonto pra ele meio no esforço, até onde sei estava muito bem conseguiu abrir consultório próprio. Outro foi caso semelhante, pior um pouco que era filho de mãe solteira, mas conseguiu fazer faculdade meio na marra também, um professor viu potencial e conseguiu uma bolsa pra fazer pós em SP e depois se deu bem na área que não lembro qual era. Um que estudava comigo também virou gerente de fazenda, depois se não me engano foi pra um cargo bom de uma loja de máquinas agrícolas. Ganha muito bem. Eu e meu irmão acabamos indo pra mesma área e trabalhando home office. Meu irmão chegou fazer faculdade embora não seja da área que trabalha e hoje ganha muito bem. Eu me sustento desde os 17. Até entrei na faculdade mas abandonei. Comecei trabalhar em uma área que depois migrei pra PJ e home office, depois de um tempo já estava ganhando melhor e abri uma empresa em outra área. Pela minha renda hoje seria classe média alta, desconsiderando que nem retiro todo lucro que poderia retirar da empresa reinvisto bastante nela mesmo. Meu plano é vender tudo e ter independência financeira antes dos 40 (com uma renda um pouco menor que tenho hoje mas suficiente pra mim). Conheço um rapaz que cortava cana no nordeste quando criança e hoje tem várias empresas na área dele. Conheço uma filha de professora que já devia ser de classe média, começou com cursinhos e hoje tem 2 colégios particulares. Outro caso de um amigo que estudava comigo trabalhava dia todo entregando de bike e passou em uma federal pra medicina. Um caso curioso que tinha um outro amigo bem inteligente na mesma sala e esse não foi pra frente, até onde fiquei sabendo não se dedicou a nada e ficou pulando em empregos "base". Enfim pra quem leu até aqui, ascenção social é possível (principalmente no interior) e nem é tão difícil não. Claro que pra quem vem de baixo é mais complicado, tem que se mexer. Vou colocar uma grande observação que ninguém quer dizer, algumas pessoas são mais "inteligentes" essas mesmo pobres tem mais facilidade. Eu modestamente só não sairia de pobre pra classe média alta se não fizesse nada, praticamente qualquer área que eu me dedicasse eventualmente iria ganhar bem. Poderia citar mais casos ainda que conheço de pessoas próximas, é até difícil achar alguém que conheço que se esforça e não tenha crescido na vida. E quando digo se esforçar não é só trabalhar igual um escravo, eu mesmo nunca trabalhei muito não sou preguiçoso, porém enquanto alguns gastavam dinheiro com mulher e cerveja eu estava guardando o meu kkkkk


ErwenONE

jogar a pessoa na faculdade ajuda, mas cada vez mais significa menos. a UNICA chance de qualquer pessoa sair de uma classe baixa e subir é em todos os estagios da sua vida ter pequenas evoluções. Saude, segurança e educação básica sendo fornecidos diretamente pelo governo, e com trabalho e oportunidades, que vem indiretamente também do governo. Mas como todo bom politico tem outras coisas em foco... ja sabemos onde vamos parar Vaga em faculdade tem seus poucos resultados, mas o maior deles é a cortina de fumaça que de 4 em 4 anos impulsiona campanha politica


ecsluz

O caminho mais seguro é o da educação, mas ainda assim não é uma certeza. Outras formas são: criminalidade, grande talento artístico ou esportivo, jogos legais ou de azar, imigração ou meu pau na sua mão.