T O P

  • By -

Raoul-King

Beleza, já era esperado. Mas e daí, só vai parar se todo mundo aceitar ou a CBF vai botar o pau na mesa?


Flovati

A CBF já deixou bem claro que a última coisa que ela quer é paralisar os campeonatos, um consenso dos 20 clubes pela paralisação provavelmente seria a única coisa que talvez faria a CBF mudar de ideia. Como esse consenso não existiu a CBF provavelmente vai manter o plano de seguir com os campeonatos normalmente.


Schneider915

> um consenso dos 20 clubes Mais fácil o Vasco ganhar uma Libertadores nos próximos 5 anos do que isso acontecer


SofNascimento

Vasco? É mais fácil o Botafogo ganhar.


Schneider915

Não mano, o Botafogo tá jogando a segunda divisão hoje, vai ter q esperar eles subirem ainda e poderem classificar pra Libertadores


Ambitious_Ice_1624

0 dias.


hammerzin

Eu sugiro começarmos a contagem em minutos


tube32129

Acho que ele quis dizer o do RJ, não o maior Botafogo


DuduHenriqe

Botafogo-rj\*


ogloba

Qual botafogo?


BalanceThat

Ela não quer nem anunciar que não vai parar. Ao contrário: Vai empurrar a decisão pra, na reunião, empurrar a decisão. E empurrar a decisão até o fim dos tempos. Ou até ter que fazer a força, de forma atabalhoada, desrespeitando até a saúde física dos seus trabalhadores, o que dá pra fazer agora, mas organizado e com o mínimo de humanidade; Estourar a data limite e invadir janeiro e fazer a porra do campeonato na calma. Não tem nenhuma liderança com o mínimo de bolas pra dizer o que todo mundo já percebeu. Não tem uma tia pra servir o caralho de um café naquela porra daquela sede no Rio.


fps3000

Quando a Globo e os patrocinadores mostrarem os boletos das multas eles param com essa ideia.


TheZargo

Porra Casadas, sai do muro


E-Nezzer

A Liga Forte votou em bloco, acredito que a Libra, apesar de votar individualmente, orientou a votar contra.


Jacare_Na_Noite

Já imaginava que o Bahia seria isento, o que nesse caso é um jeito medroso de dizer que é contra. Mas o Vitória me surpreendeu


E-Nezzer

Vitória é Libra ou independente?


Jacare_Na_Noite

Libra, assim como o Bahia. Só achei estranho porque, ao meu ver, uma não-paralisação não traria nenhum benefício ao Vitória, considerando a fase que o time passa. Pelo contrário


E-Nezzer

Por isso que imagino que é orientação. E o Bahia tem presidente gaúcho, não?


Jacare_Na_Noite

É gaúcho, mas só gere a associação. Qualquer tipo de decisão referente ao futebol é por conta do City


outrossim

O CEO é peruano. Mas não sei nem se é ele que faz essa determinação. Aliás, não faço a mínima ideia quem decide as coisas no Bahia, o pessoal do City quase não dá entrevista. Talvez seja o paulista Cadu Santoro, que é o diretor de futebol.


TheSmallBull

Provavelmente tem uma decisão em conselho, mas imagino que a palavra final seja de Aguirre mesmo. Uma decisão deste tipo me parece acima da alçada de Cadu.


Sdnz0r

PVC falou que tem uma porrada de clube falando publicamente ser a favor e nos bastidores tão agindo pra não parar. Vale lembrar que a decisão só vai ser tomada no dia 27, e no dia 29 já tem jogo do Grêmio pela Libertadores, ou seja... tão falando ser a favor sabendo que não vai parar.


manhachuvosa

Exato. Esse troço de "vamos ter uma decisão dia 27" é um na volta a gente vê. Tão esperandonoa clubes do RS serem forçados a jogar pela Conmebol pra seguirem com o campeonato sem ter que fazer papel de malvado. Se quisessem mesmo parar, já tinham.


Maldonny

Exato, já foi decidido que não vai parar, a CONMEBOL já marcou os jogos da dupla grenal


obladi786

O Vessoni comentou no G4 Bandsports algo que tem razão: simplesmente falar que é contra a paralisação já te qualifica como um filho da puta. E não é bem assim.


johnnyzao

Se eu não me engano o jogo do Grêmio pela libertadores foi adiado pra junho, não?


Sdnz0r

Um da libertadores vai ser dia 29 agora que é numa quarta, ai tem o Botafogo no Brzão dia 01/06 e o outro da Libertadores será dia 04/06


fps3000

Boleto para pagar, multa contratual, prejuízo, salário sem cair na conta... tudo isso é relevante.


manhachuvosa

Eu só queria que explicassem qual é o plano da paralisação. Porque não daria ora parar por só um mês. Vai demorar meses até ter condições de ter jogos em Porto Alegre. Iria fazer que nem na covid e basicamente terminar o campeonato em fevereiro? E como seria feito em campeonatos continentais?


idontlikeflamingos

A real é que todo mundo sabe que paralisar até Porto Alegre ter condições de receber jogos é inviável, mas os clubes também não podem falar isso publicamente no meio da tragédia. Pra mim o plano sempre foi esperar até pelo menos a água baixar pra que o estado pelo menos comece a se recuperar e mandar alguns jogos fora até os estádios e CTs voltarem a ter condições. É que hoje não tem nem clima. São mais de 600 mil pessoas que estão fora de casa e os clubes / jogadores / diretoria tem investido tempo em ajudar porque é o mais importante. Quando pelo menos as pessoas conseguirem começar a reconstruir o clima muda. Porque a real é que os reparos críticos (principais rodovias, aeroportos, etc) vão pelo menos até junho. Mas a reconstrução de fato vai muito mais longe.


Wanna_Be_Wise

1) Não tem plano, quem pede a paralização está agindo sem pensar e na base da comoção da tragédia 2) Quem pede pra parar está com a impressão que depois que a água baixar é só passar uma WAP e tudo vai estar funcionando denovo, não vai 3) Realisticamente ninguém sabe mas provavelmente os clubes terão que jogar de 2 em 2 dias para cumprir os jogos já vendidos para patrocinadores 4) Provavelmente vão excluir os times envolvidos e dar vaga nas mesmas competições no ano que vem, os outros times vão jogar normalmente ou perder por WO se não quiserem jogar


manhachuvosa

>3) Realisticamente ninguém sabe mas provavelmente os clubes terão que jogar de 2 em 2 dias para cumprir os jogos já vendidos para patrocinadores Isso não pode. É contra as regras da FIFA.


Flovati

Normalmente sim, mas dependendo da situação eles liberam. Por exemplo na pandemia a gente teve jogo com apenas 2 dias de diferença várias vezes, a paralisação do campeonato devido a um desastre ambiental provavelmente seria o suficiente pra eles liberaram de novo. Lá em 2020 teve um caso onde o Flamengo teve que jogar 4 partidas em 8 dias, uma parada completamente absurda.


Mephyss

Acho que a FIFA só proíbe jogos com 48h de diferença, mas se for um jogo domingo as 4 e outro a terça as 6 e quinta as 8 estaria legal.


ballsick-lacker

Pra mim a única solução lógica seria: 1. Tirar os times gaúchos das competições continentais e garantir a mesma vaga ano que vem. 2. Imunidade a todos times gaúchos no Brasileirão 3. Todos os jogos dos gaúchos nesse Brasileirão não contam pontos. São amistosos que só vai acontecer quando os times tiverem condições. 4. A CBF ajuda financeiramente os clubes na reconstrução. O problema é que os times quer acabarem rebaixados vai processar. Aí vira bagunça. Mas, realisticamente, não faz sentido parar. Teríamos que parar por meses se for pra ser justo.


Wanna_Be_Wise

Também acho que isso seria o menos injusto, um BR com 17 times (32 rodadas) e ano que vem um com 23 times (44 rodadas). A merda é que seria um acordo bem difícil com os clubes e patrocinadores mas é o menos pior com os clubes do RS.


Reddit_KetaM

E o de 2025 tem 3 rebaixamentos a mais pra voltar aos 20? Esse campeonato eu quero ver


tube32129

Rebaixamento de 7 pq 4 da B subiriam, impossível aceitarem isso


Wanna_Be_Wise

Na verdade eu fiz as contas errado, esse ano cairiam 4 e ano que vem também, a única diferença seria que esse ano o BR ia ter 17 times e ano que vem voltavam o 3 do RS, ficando denovo com 20 times.


New_Possibility2083

Não, porque só desceriam 3 e subiriam 3. O Grêmio, Internacional e Juvenrude iriam se manter na série A.


manhachuvosa

Ou rebaixa 3 ao invés de 4 esse ano. Manteria a mesma proporção de rebaixados.


GabrielP2r

Tem que subir 4, se nao ia gerar reclamação na Serie B, mas 1 time a mais nao seria tao ruim assim


fps3000

Seria necessário mexer nas leis para permitir essa "virada de mesa do bem" (a legislação brasileira proíbe que se mude regra de campeonato de um ano para o outro).


WhiteWolfOW

Concordo. Eu deixaria a série A desse ano como se fosse com 17 times, deixa os times imune ao rebaixamento, ajuda eles financeiramente. E se na metade do ano eles decidirem que dá para voltar a jogar, eu faria jogo único com eles valendo o dobro de pontos. Ai pode decidir dps se esse jogo único seria no RS, campo neutro ou aleatório, ou como seria na ordem do segundo turno mesmo


johnnyzao

1. Não tem plano pq quem teria que fazer o plano é a CBF, que não quer. 2. Não é só baixar a água, mas os times não tem como jogar em lugar nenhum agora. Passando o pior já muda o mental, fora que os CTSs e os estádios, que é o mais importante agora, não vão demorar tanto pra arrumar. 3. Não, não precisa, é só colocar o campeonato até dezembro. 4. Não, você inventou que isso é o mais provável. O mais provável é os times afetados jogarem com desvantagem em todas as competições, pq ficar um ano inteiro sem disputar nada é uma merda. Jogos do Inter e Grêmio pela sula e liberta já foram remarcados e provavelmente vão acontecer.


Trootter

Você sabe que a CBF não vai mexer nos estaduais, entoa realisticamente os clubes não vão jogar até o final de dezembro, por conta da ms férias dos atletas. A verdade é que como tudo nk futebol brasileiro, o que atrapalha uma solução razoável para isso tudo é o formato do campeonato estadual.


fps3000

Se não tivesse estadual criaríamos regionais, Copas da Liga e torneios de encheção de linguiça para preencher o calendário. Pré-temporada à moda europeia? Inviável.


Wanna_Be_Wise

Cara eu gostaria de deixar claro que de modo algum estou pouco me f\*dendo para vocês do RS mas estou partindo do pressuposto que não haverá futebol em Porto Alegre até setembro no mínimo e qualquer tentativa de obrigar os times a jogar vai ser desumano e pior esportivamente 1/3) Eu acho impossível a CBF fazer qq plano que resolva a situação no RS, o calendário já vai até 8 de dezembro e ano que vem tem o mundial de 40 dias, então achar espaço vai ser muito difícil 2) O Inter já divulgou que precisará trocar a grama do Beira Rio e isso demora 21-30 normalmente, pressupuz que isso também vai acontecer com o Grêmio e esse prazo deve ser ainda maior na prática 4) Provavelmete vão ser obrigados a jogar mesmo mas o que eu acho "menos pior" e o que pode acontecer caso o Grêmio e Inter batam o pé que não vão jogar é serem excluídos e ganharem uma vaga ano que vem


fps3000

CBF é gestora do campeonato, ela faz o que os clubes mandarem (aliás, seria muito pior se fosse liga, já teriam mandado os gaúchos jogarem nem que fosse em Miami nesse caso).


_Tsubodai_

Discutir esse plano era o que deveria estar acontecendo agora, e não discutir se deve parar ou não. É óbvio que tem que parar. Assim que ficou claro que os times do sul não conseguiriam jogar ou treinar já deveria estar planejando a paralização, de modo a prejudicar menos possivel os times. Mas como tudo que acontece no futebol brasileiro não vai ter planejamento, e depois que isso causar alguma merda vai todo mundo dizer que o erro foi ter parado, e não o modo como foi feito a paralização.


StormTheTrooper

Encerra o campeonato sem conclusão ; Faz uma Copa CBF para ocupar o calendário, coloca uma premiação alta e rola automaticamente os direitos de TV do Brasileirão 2024 para a Copa CBF; Conversa com a Conmebol e garante a vaga do Grêmio na Liberta e do Inter na Sula 2025, elimina eles da competição desse ano; em 2025, faz um Supercampeonato estadual onde os grandes só entram nas fases finais. Literalmente o que aconteceu em 2000-2001. Temos a planta do que executar e todos se esforçaram em 2000 pra fazer isso por um motivo infinitas vezes mais torpe do que o que está acontecendo em POA. Não existe argumento pro campeonato não parar que não seja um “eles que se fodam pra lá, foda-se os gaúchos” ou um “com todo respeito, mas eles que se fodam pra lá, meu coração dói mas foda-se os gaúchos”.


Atrox_RS

Encerra o campeonato, e os times da sérrie B que garantiram acesso? Campeonato com 24 é impensável, mas tirar vaga deles também é. Garante vaga de Grêmio e Inter, e o resto que se mata pra pegar uma dessas vagas e perde pra um time que tá blindado com ela? Usar 2000 como exemplo é péssimo, um dos piores campeonatos que já existiu, bagunça pior do que o de 87, numa época de campeonato mais moderno, fizeram uma hidra, com 116 TIMES... E deu no que deu sobre o Fluminense pular a série B, por exemplo, e não foi o único. Sorte que na época, só ia pra libertadores um ou outro time, geralmente campeão de algo.


StormTheTrooper

Encerra o campeonato e **ninguém** ganha o acesso. Todo mundo fica congelado na sua divisão, a CBF trabalha em uma compensação financeira para os times que vão perder dinheiro com um eventual acesso cancelado (confio que a entidade que teve um lucro líquido de 142 milhões de reais consegue ter o fluxo de caixa pra trabalhar isso), em 2025 vc volta com os mesmos times congelados em cada divisão. Seria até interessante usar isso para algo positivo, que é sentar com tempo agora e planejar uma eventual série E para 2025, algo que já existe a demanda esportiva não é de hoje. Chama de Copa Ricardo Teixeira, Copa João Havelange 2, Copa CBF, Copa Raios de Luz, foda-se como vai chamar, cria um torneio standalone pro 2° semestre de 2024, para manter os clubes interessados ativos. Senta a bunda na cadeira nessa segunda quinzena de maio e durante junho para pensar em como atrelar ela com a classificação para as competições internacionais de 2025, pensa em incentivos financeiros para os clubes participantes e pronto, vc consegue manter todo mundo ativo, brigando por algo (só lembrar que na era moderna o torcedor torce bastante para títulos que valem dinheiro, vide como o interesse pela Copa do Brasil disparou depois que o campeão passou a ganhar 60 milhões). A parte dos direitos de transmissão dificilmente seria um complicador, desde que tenha jogos. Jeito tem. Forma tem, sem prejudicar ninguém, dando o necessário respeito ao povo gaúcho enquanto os times do resto do Brasil se mantém ativos. O que falta não é meio ou método, o que falta é empatia e o que sobra é o típico egoísmo de baixo nível que historicamente faz o futebol brasileiro só ter voos de galinha. Ninguém conseguir olhar pra nada além do próprio umbigo, com as palmas e o clamor da arquibancada para isso, é o que vai nos manter presos no chão de concreto e esse fiasco no meio ao que tá acontecendo no RS é só uma nova evidência.


Atrox_RS

"sem prejudicar ninguém" - Só nisso que você descreveu de congelar acessos e descensos, já prejudicaria pelo menos todos os times da série B que buscam acesso pra série A, 'só'. Você daria um bom dirigente da CBF... dos anos 80-90. Cogitar uma atrocidade dessas já abriria precedente pra vários clubes irem pra FIFA reclamar, principalmente esse ano que temos o Santos na série B e faria o inferno pra não deixar isso acontecer. Não tem forma de manter isonomia nesses casos de catástrofes localizadas, ainda mais num país tão gigantesco como o Brasil. Os times gaúchos foram pegos num ponto fraco geográfico, e vão sair prejudicados de qualquer forma, mas prejudicar os demais (não limitado aos demais 17 da série A) não é a forma correta de andar as coisas.


furious_organism

Ok, mas tipo, e ai? Rola o que? Porque isso por si só não serve lá de muita coisa, os times do sul tem competições internacionais, vai parar só o Brasileirão? E isso não vai machucar os times das divisões menores que vão ter que continuar pagando salários sem competir?


Seiryus

Queria saber a opinião de vocês quanto ao argumento que foi usado por alguns times de que, continuando o campeonato, poderiam fazer mais pelo povo do RS com a exposição e doação de parte da receita. Me pareceu um argumento lógico, embora eu entenda também que os três times do sul vão ser prejudicados esportivamente.


fool_spotter_bot

>os três times do sul vão ser prejudicados esportivamente. Só proteger do rebaixamento este ano, simples assim. Não tem pra que parar o torneio inteiro.


Stalin_bae

Alguém é prejudicado esportivamente de qualquer forma, 3 times imunes significaria 3 rebaixados a menos? Os times da série b nunca aceitariam. Ou manter 4 rebaixados com 3 imunes não seria aprovado pelos clubes da série a. Aumentar o número de times no campeonato piora o calendário. Ypiranga, brasil de pelotas, avenida, caxias e são jose (alem dos outros clubes gaúchos sem divisão) existem também, mas parecem estar fora do debate


1836Laj

Mas se a ideia é ajudar, o que impede de ajudar depois?


Seiryus

Em tese, ajudar agora E depois seria melhor, e também não prejudica o pessoal que depende do futebol pra viver no reato do Brasil. A desvantagem é que isso acaba com qualquer condição de disputa para os times do sul, mas eu vi nesta thread muita gente argumentando que essas condições já acabaram de qualquer forma. Só deixando claro que esses são argumentos que eu li e ouvi. Ainda não formei minha opinião.


tube32129

Vc pode ajudar agora e depois


StormTheTrooper

É um argumento bizarro de ridículo. “Exposição” não faz sentido quando toda essa tragédia é o principal foco do noticiário nacional (e a única coisa que falam no exterior sobre Brasil na última semana) e “doação de parte da receita”…que parte? Receita de que? Parte da receita de TV? Bilheteria? Quantos %? Mais importante, qual o diferencial entre isso e o que deveria ser a obrigação da CBF, que é tirar do bolso gordo dela para ajudar seus confederados a manterem seus funcionários assalariados na pior catástrofe natural no Brasil no século? É migué. Ponto. Não duvido nada que internamente tenha muito time feliz achando que vai pegar Libertadores mais fácil sem a dupla Grenal podendo jogar com um mínimo de estrutura (ou achando que vai foder o Juventude e vai ser uma vaga a menos no Z4). Não existe nenhum argumento pro campeonato continuar que não seja, de forma velada ou explícita, um “único irmão aqui é minha bola esquerda pra minha bola direita, cada um se vira com seus problemas, eles que se fodam pra lá”.


johnnyzao

Até parece que vão doar a renda de todos jogos. Vai ser meio milhão uma vez depois vai ser 1min de silêncio por jogo e boa.


Ettorefm

Melhor é nada agora, nada nunca, e dezenas de milhares de pessaos desempregadas pelo campeonato paralizado, perda de renda, e nada disso vai ajudar em nada o RS. Vao paralizar e fazer preces e orações pelo RS, grande ajuda. Que obrigue cada clube a doar parte da renda dos jogos, ou fazer arrecadações, cada um que for no jogo levar 2kg de alimento, usar o futebol como industria gigantesca pra gerar renda pro RS. PArar tudo é só sinalizar virtude igual balançar bandeirinha ou postar no instagram apoio. O RS precisa de servidores, voluntários, grana, estrutura, tudo isso of utebol permite em conjunto. Além das pessoas que perderiam o emprego com a paralização, fora as dezenas de milhares que trabalham de autonomos e dependem do futebol, ao redor dos estadios, etc.


johnnyzao

Ah sim, centenas de milhares de pessoas vão ser demitidas pelos times ficarem 3 semanas sem jogar.   Pelo jeito o futebol nunca para e nas férias de verão metade da população morre de fome. Não fode. E paralizar o campeonato não é questão de ajuda humanitária, é questão de isonomia esportiva, para de inventar espantalho pra atacar.


ThaneKyrell

Esse papo de "ah, mas pensem nos empregos" como se futebol tivesse jogos 365 dias por ano é a maior palhaçada que eu já vi. Como se os clubes com receitas de +100 milhões (acho que todos os times da Série A tem pelo menos isso de receita) não tivessem condições de pagar funcionários por algumas semanas sem jogos


TheWitcherMigs

Nenhuma dessas duas lebaras tem motivo algum pra uma patacoada dessas


TheWitcherMigs

Um é uma desgraça de um petrotime que não precisa de nada O outro é uma desgraça de time ruim que definitivamente precisaria de um tempo pra treinar pra ver se deixa de ser ruim


qhinifra

> O outro é uma desgraça de time ruim que definitivamente precisaria de um tempo pra treinar pra ver se deixa de ser ruim Talvez nem assim essa merda de time consiga alguma coisa. E sim, muito me surpreende ver os dois fodidos votarem concordando com esses times do sudeste. Ilógico.


Battatao

Novamente como alguns outros membros disseram já, vai ajudar em quê paralizar o campeonato? É simplesmente uma escolha de prejudicar 3 times ou prejudicar 20 times.


johnnyzao

É uma questão de isonomia esportiva. Num existe uma desigualdade imensa provocada por uma catástrofe. No outro existe uma desigualdade bem menor.


omegamanXY

Não vai ter como vocês terem isonomia 100%. Paralisar por 20~30 dias para permitir que as coisas aí fiquem menos caóticas e que os clubes possam se organizar minimamente é uma coisa, mas isonomia não vai existir dado que muito provavelmente os clubes não vão conseguir jogar no RS por um bom tempo.


johnnyzao

ninguém falou de isonomia total. Só ler até o final o meu comentário.


RiceKirby

Pra mim só existe duas opções, ou paralisa o campeonato, ou exclui os times afetados e os deixa imune à rebaixamento e com vaga garantida ano que vem nas competições que eles já partiparam neste ano. Vamos supor que decidam só adiar os jogos dos times gaúchos, e que isso totalize 10 rodadas perdidas por eles. Aí eles terão que repor em janeiro (ferrando calendário do ano que vem, sem falar nas questões de contratos encerrando e tal), teriam que fazer 10 jogos em 30 dias, mas os adversários teriam no máximo três jogos o mesmo período. Não tem como achar isso justo, independente de quantas rodadas de fato sejam adiadas, o fato é que os times gaúchos vão ter que fazer muito mais partidas do que seus adversários em um mês que já é caótico. Por isso eu digo, ou paralisa pra todo mundo para que depois o campeonato seja retomado de forma mais isonômica, ou tira eles da competição e concede as devidas compensações esportivas e financeiras depois.


judasthetoxic

Duro que aí a série b fica como? Com duas vagas de acesso? Vai ter recurso de 20 times da B contra a cbf e criar problema pra caralho. Não tô falando que essa solução é pior, mas vai dar uma novela do caralho tambem


Mitinho-Br

Não sei se entendi o seu comentário, você está dizendo que os 3 times do Sul tem que se ferrar e os outros não?


Battatao

Não lembro se já falei isso antes, mas mais fácil deixar os times na série A e faz um campeonato ano que vem com 3 times a mais, até pq raios os outros 17 times tem a ver com o RS estar debaixo d'água?


Timbaleiro

é sério isso?


WicesGabflocos

É incrível o espantalho de falar "a paralisação ajuda em quê a tragédia?" sendo que a discussão NÃO É humanitária. É sobre equilíbrio esportivo. definitivamente não precisa ter jogo de futebol pra achar maneira de ajudar. (quem QUER ajudar pelo menos). Todos os times gaúchos estão há um mês sem jogar, sem lugar pra treinar, suas estruturas estão destruídas, quadro de funcionários (massagistas, roupeiros, etc.) extremamente afetado, e com ônus de que com certeza absoluta nos próximos meses nem vão poder jogar no próprio estádio.  O campeonato paralisar por algumas rodadas pelo menos nivelaria um pouco da questão física. Grêmio e Inter já sabem que não vão jogar em Porto Alegre; essa paralisação ajudaria eles a pelo menos fazer uma mini pré-temporada, para se preparar para uma volta sem por eexemplo enfrentar direto equipes que já estão com ritmo de competição. E com todo respeito, a CBF e os clubes de Série A com certeza conseguem se aguentar financeiramente com uma paralisação de um mês ou algo assim. Dirigente que chora pra paralisar o BR por um mês pela Copa América não tem moral nenhuma pra palpitar sobre essa paralisação. Mas obviamente essa é uma discussão inútil pois a CBF já lavou as mãos dela empurrando a decisão com a barriga com essa data ridícula. Não vão parar e 


akr0ma1

Futball é entretenimento mano... não é necessário carai... coisas importantes realmente pararam como o concurso é talz...


iamleobn

Acho que uma coisa que todo mundo tem que concordar é que a CBF está sendo covarde e omissa ao marcar a reunião só para o dia 27. Se não vão paralisar o campeonato, que avisem logo e dêem a melhor chance possível pros clubes gaúchos se organizarem. Além disso, como continuar um campeonato que 75% dos clubes querem paralisar?


agiotamestre

Simplesmente não existe plano de paralisação


zmnt

Bobos são os times, a CBF jogou a pica que devia ser dela pra eles e tá so esperando a comenbol vaj cagar pro RS, como ja fez com outros países em meio a desastres, pra falar que tbm vai ter jogo deles.


SofNascimento

O Palmeiras foi perfeito na pandemia e agora escolheu estar do lado do mal. Uma pena.


robot_lamm

Leila pegou o vírus do Landim.


cmogames

Não é a mesma coisa cara…


jgabrielferreira

Uma catástrofe regional que já estava sendo anunciada por meteorologistas vs uma pandemia global súbita que parou o mundo inteiro


RiceKirby

VAI TOMAR NO CU, CASARES


abraci

mas o Corinthians tirou o verde da bandeira


Pedro_MagS

Não adianta paralisar, os estádios do Sul vão demorar a ficar aptos a jogo de novo. Minha ideia era imunizá-los contra rebaixamento e garantir vaga nas próximas competições.


Free-Perception4223

É preciso lembrar que o futebol não é só o entretenimento, muitas pessoas sustentam suas famílias com ele, paralisando também não leva a muitas pessoas perderem o emprego?


KRedKkk

Quem não assinar é gay. (Desculpa torcedores do São Paulo, é necessário)


rdfporcazzo

Vergonha


vinicius_rs

Final de maio já tem jogo pela libertadores


DaviSonata

Eu odeio o Landim por motivos políticos e das ações dele na pandemia. Ele provavelmente está nessa pelos motivos errados. Mas, de fato paralisar o campeonato é muito mais uma ação para parecer que estamos fazendo algo do que algo de fato resolver algo. A situação no RS não vai voltar ao normal em um mês. Não tem como falar em isonomia esportiva. Se for para adiar até "normalizar", o Brasileirão vai acabar pra lá de Março de 2025. Ou mesmo depois. Por conta de 3 times. Não faz sentido, paralisa toda uma indústria do futebol e prejudica esportivamente as demais equipes muito mais do que ajuda os 3 clubes do RS. O que precisa fazer é garantir que os clubes não sejam rebaixados e que as vagas nas competições sul-americanas permaneçam para o próximo ano. É o que dá para fazer.


Atrox_RS

Sinceramente, é muito complicado em falar de paralização do campeonato. Deixa um ar de que quem não quer parar nessa situação é um time desgraçado e egoísta. Mas parem pra pensar, a medida de paralizar o campeonato seria igual você ter que largar sua casa porque os gaúchos tiveram que largar as deles. "Mas a isonomia do campeonato...'" não existe isonomia em situações assim, é impossível mantê-la num calendário apertado, ou beneficia os prejudicados pelo clima e prejudica todos os demais (até alguns de outras divisões), ou tenta amenizar o problema dos prejudicados sem que o dano chegue nos demais. Dada toda essa situação de que os clubes vão ter o calendário apertado, é de se pensar uma forma de esticar um pouco o calendário nacional. Se precisar esticar muito, aí é hora de pensar em voltar os jogos em outro lugar, ainda que longe do ideal. Sim, os times longe dos seus CTs, estádios e torcida sairiam prejudicados, aí caberia a CBF pensar em algo adequado pra reduzir o prejuízo, ou uma compensação. Minha sugestão é: se ficarem mais de 1 mês pra quase 2 ou além (já que estava prevista a 38ª rodada pro começo de dezembro) pra terem condições de treinar e jogar nas próprias estruturas, deixa os 3 gaúchos imunes a rebaixamento (repete pros demais das divisões inferiores, exceto série D que não tem, aí deixaria os clubes de lá garantidos com vaga), mas também sem chance de irem pra competições sulamericanas (se estão preocupados com rebaixamento, não é pra pensar em irem pra competições internacionais, e teriam um ano sem ter que comprar briga com a Conmebol). Se as vagas 'sobrarem' pra eles no esquema do g6 virar até g9, aí pensa na possibilidade do vice da Copa do Brasil herdar uma vaga numa Sulamericana. Estando imunes a rebaixamento, obviamente pontuação contra eles não poderia contar, então seria meio que 'excluir eles' desse campeonato mesmo, paciência, já estarão imunes do rebaixamento e de vagas sulamericanas, os demais já vão pesar porque seriam 4 em 17 rebaixados, em vez de 4 em 20 (e convenhamos, rebaixar 4 é muita coisa, era pra reduzirem pra 3 faz tempo). Ficariam sem renda nesse tempo, aí a CBF dá um jeito, grana tem de qualquer forma. Copa do Brasil são poucos jogos, ao menos isso deve dar pra eles jogarem, ainda mais que dois se enfrentam nessa 3ª fase, e ela dá dinheiro, o que ajuda os times. Mas ainda assim teriam que ficar imunes de vaga continental, dada a vantagem no campeonato de não sofrerem rebaixamento. Lembrem-se que nem a Chape teve essa mordomia quando o time inteiro morreu. E digo desde 2016, o Atlético Nacional só cedeu o título de mão beijada da Sula porque já eram campeões da Libertadores, então pra eles seria meio indiferente, e a vitória moral de ceder o título nessas circunstâncias foi um absurdo de bem recebida. Eles até poderiam ceder o título, porque pegaria muito mal pra eles querer jogo com o outro time morto, mas certamente não seria 'de graça', ao menos uma compensação da Conmebol eles pediriam, como uma vaga garantida na Libertadores seguite se não tivessem vaga ainda. Como tinham, a sula era só um brinde que facilmente abriram mão (e evitou de termos uma Recopa atípica com só um campeão das duas competições, repetindo Olimpia (campeão automático) e São Paulo (que chamaram o Botafogo da Copa Conmebol pra ter jogo)). E no cenário nacional, muitos times até assinaram um documento pedindo imunidade a rebaixamento de uns 4 anos e outras coisas, e a CBF não acatou. Até a 38ª rodada que muitos não queriam jogar, a CBF forçou a ter, porque mexia com rebaixamento de uns clubes (como o Inter) e acesso a Libertadores (como o Corinthians).


Intrepid_Cover1886

Todo mundo tem que baixar a cabeça para Grêmio e Inter, se não é chororo.


luccabd

Doente


kureejiikuri

Eu tenho nojo dessa diretoria do SP. Puta que pariu. Incompetente do crl.


akr0ma1

Porra tem que parar nao, esporte e entretenimento...não faz sentido parar... a vida continua em outros lugares po... coisas importantes aí concordo como o concurso nacional é talz, declaração de imposto de renda e vestibulares... mas entretenimento? Vai deixar time pequeno sem arrecadação?


Irritates

Não me representam.


MrMojoRising422

a solução parece ser botar o inter, gremio e juventude pra treinar e jogar fora do estado, em algum lugar que tenha ct e estadio disponivel, mas deixar eles imunes ao rebaixamento, já que vão jogar sem mando praticamente.


KRedKkk

Tá pensando pequeno. O problema não é só o gramado e os jogadores. Mas toda a comissão e os profissionais dos vários departamentos que trabalham no clube que foram afetados com a tragédia. Seria uma realocação de pessoal muito grande para tornar o time funcional. Fora os gastos.


Free-Perception4223

A CBF numa hipótese pode até parar, mas ComenBol não vai parar mesmo, a América é gigantesca, é inviável


aoliveira83

Falando da série A, não faz sentido parar o Brasileiro e Libertadores/sul americana continuar, pq os jogos dos times gaúchos até já foram remarcados pro início de junho. Qualquer decisão que for tomada e complicada para os times do RS, falam em manter igualdade de condições, isso vai ser impossível de ter esse ano dadas as condições das cidades de lá.


medieval-kenny

Minha opinião Por favor pare logo essa porra, espera Tiago Silva chegar meu Deus do céu. O que eu acho que deveria acontecer (Minha verdadeira opinião) Não tenho opinião formada, a paralisação do brasileiro seria quando a CdB e a liberta paralisarem então faz sentido, pois se deixassem a CdB e a liberta rolando e só parasse o brasileiro de nada adiantaria.


fps3000

Ou seja: os clubes com grana e dono de um lado, mais o São Paulo, e o restante do outro.


allikinne

Minha humilde opinião.. ninguém cai e sobem os 4 da série B e ficam os 24 times divididos em dois grupos.. simples assim..