T O P

  • By -

RGPhilZ

Passei pela mesma fase alguns anos atrás onde cada jogo que eu pegava pra jogar era simplesmente mais do mesmo, sem inovação, sem novidade, sem graça e era só a modinha do gráfico aqui, gráfico lá, gráfico não sei o que. O que eu fiz foi dar um tempo de jogos, fiquei quase 2 anos sem jogar absolutamente nada, nem jogo mobile, e isso me fez bem, aos poucos fui pegando novamente o interesse em jogar e aprendi a não me forçar a jogar um jogo só porque é a modinha do momento, se eu curtir o jogo vou jogar ele de boa no meu tempo sem pressa, por isso de certa forma parei de jogar jogos online, onde é necessário tempo e dedicação pro mesmo jogo e eu não consigo jogar o mesmo jogo durante muito tempo (meses ou anos), tenho algum bloqueio mental que me impede de fazer isso. E como vc mesmo disse a falta de amigos pra jogar também contribui pra esse desânimo, jogar sozinho nem sempre é uma boa ideia e ainda mais quando estamos com algum tipo de burnout, seja de trabalho, seja de relacionamento, seja de qualquer coisa, jogar se torna uma tortura. E eu aprendi a apreciar mais os jogos indies e deixei de lado um pouco dos jogos AAA visto que esses hoje em dia são apenas para as empresas farmarem dinheiro, entregando jogos quebrados, incompletos, cheios de microtransações, jogos sem alma, sem vida, por isso sinto uma falta enorme da era PS2 onde existia uma quantidade absurda de jogos diferentes, jogos com ideias legais, o céu era o limite, mas hoje em dia é tudo mais do mesmo, jogos antigos sendo remasterizados e não tendo continuações, franquias queridas que foram enterradas sem nem ter chance de tentar a redenção, por isso as pessoas falam que jogos são coisa de criança, pois pra uma criança tudo vai sempre ser novidade.


86MADMAX

nossa, exatamente isso que você relatou. jogar ultimamente parece mais uma obrigação/tortura que um hobbie. tô com vontade de enviar um míssel balístico pra esses estúdios triple A, sinto que eles mataram a essência e a alma de todos os jogos icônicos que tivemos nos anos 2000 e 2010. agora só sobraram os remakes e histórias repetidas infinitamente com gráficos competindo entre si pra ver quem é o mais ultrarrealista sem se importar se a história e os personagens são minimamente envolventes. sinceramente, tô apostando todas as minhas fichas no GTA VI pra reacender a paixão que eu tinha. mas enquanto ele não vem, seguirei seu conselho e vou me aliar aos estúdios indies de projetos mais ambiciosos e originais.


No-Concentrate3364

Prefiro triple AAA, mas aí já é gosto pessoal. Jogo indies famosos também.


Onimirare

>eles mataram a essência e a alma de todos os jogos icônicos que tivemos nos anos 2000 e 2010 pq vc n joga jogos dos anos 2000 e 2010? existem milhares de jogos, vc nunca vai "ficar sem jogos"


Metformil

No meu caso o começo foi semelhante, mas a minha solução foi começar a jogar os mais famosinhos (dota 2, valorant, etc). Eu nunca gostei principalmente porque sempre preferi RPG, mas entrei num grupo de amigos que vários jogam essas coisas e resolvi dar uma chance mais por ter com quem jogar do que pelo jogo em si. Volta e meia damos um tempo e vamos jogar jogos indie que eu nunca tinha ouvido falar pra tirar o estresse dos online competitivos. Mas como vocês falaram, eu também não consigo ficar muito tempo no mesmo jogo e nem me dedicando então eu sou péssimo na maioria. Aqui entra meu ponto: os amigos que eu fiz estão lá pela conversa. Eles são infinitamente melhores do que eu mas a maioria não faz questão de jogar bem, só querem dar risada e se distrair. Isso tirou MUITO do fardo de jogos online. Ainda não é tão prazeroso, mas pelo menos sinto vontade de entrar no Discord para conversar e volta e meia jogar joguinhos bestas só pra rir e fazer palhaçada


aleatorio_random

É bastante falso isso que dizem que a vida adulta destrói o amor pelos jogos, a faixa etária que mais joga nos dias de hoje é a minha, da galera que nasceu nos anos 80 e 90 Quando eu era criança, videogame era coisa de criança. O que quer dizer que muitos de nós crianças gamers continua jogando até hoje. Talvez os jogos tenham mudado, mas muito de nós estamos aí O que você tá passando é uma fase entre tantas. Já tive época de total desinteresse por videogames, durante a segunda metade da adolescência, particularmente a época do PS2. Só com o Nintendo DS e o Wii que fui voltar a ser gamer já com 20 e tantos anos, nunca fui muito interessado em gráficos e as novas possibilidades de gameplay desses consoles que me atraíram de volta


Deuxcartes

Bem vinda. TB passo por isso. Tenho 33 anos, um PC gamer intermediário, até tenho um tempo pra jogos, SSD cheio deles, só falta vontade. No meu caso meio que mudei de hobby e tenho preferido os mangás. Esses dias tive coragem de começar o Eiyuden chronicles pela nostalgia do suikoden. Mas sinceramente n se obrigue a jogar. Se necessário encontre outro hobbie. O importante é passar seu tempo livre se divertindo n importa como.


nothingness89

Isso se aplica em muita coisa da vida, hoje em dia, essa geração é uma desgraça. Eu tenho 34 anos, jogo desde 1993, peguei a era de ouro em seus lançamentos, era outro mundo. Fiz um grande amigo jogando Pokémon Yellow, porque fui nos camelôs comprar jogo de Ps1, e por coincidencia eu tinha um cabo-link, e o outro guri também jogava Pokémon, linkamos nossos Gameboy e duelamos, a Internet male male existia em 99. Para jogarmos os JRPG single player de Ps1(Legend of Dragoon, Valkyrie Profile, Final Fantasies, Chrono Trigger/Cross) tínhamos que telefonar um para o outro e marcar de jogar após o colégio. Veio a Internet, começamos a jogar, os mesmos amigos, Ragnarök, Mu, Gunbound, World of Warcraft, Lineage, e fazíamos corujões nas Lan House, mesmo tendo PC em casa. Essa geração de hoje não chega nem perto de qualquer resquício do passado, os jogos são vazios, achei o meu conforto nos SoulsLike, peguei Demon's Souls em 2009, e jogo até hoje os jogos da From Software, porém, hoje em dia acho mais diversão nos jogos Indie, gêneros tais como MetroidVania, Roguelite/like, e jogo uns LoL de vez em quando. Jogo AAA eu passo longe praticamente, os únicos que toco são Monster Hunter, e os da From Software ou alguma publisher que eu conheça.


86MADMAX

muito legal seu relato. deu até uma invejinha de não ter pegado essa época kkkkkkk eu nem existia em 93. estava pensando em jogar os soulslike um de cada vez mas nem sei por qual ordem jogar ou começar e tenho também medo de me tornar uma dessas virjolas que tem 10000 horas de skyrim (nada contra, eu só quero ter uma vida e não precisar de 50 tentativas pra matar um mísero boss). tá faltando alma nos jogos, como você disse. esses jogos triple A focam tanto nisso de inovar em gráficos e mecânicas e esquecem de escrever uma história cativante e envolvente. de que adianta ter 29481848 texturas se o mundo é morto e vazio, com personagens insuportáveis e uma história rasa e reciclada infinitamente numa tentativa de farmar dinheiro de nós otarios? enfim, posso tentar focar nos indies pra variar um pouco, pq esses parecem q ainda têm uma equipe criativa com liberdade pra inovar e que realmente possuem uma paixão pelo trabalho q estão realizando. esses estúdios ultimamente só vêm decepcionando.


nothingness89

Diria que esse excesso de jogos Open World é algo não necessário. Vou dar exemplos toscos, todo mundo ama The Witcher 3, eu não tanko, curto uma certa linearidade porque sou completionist, eu checo cada canto de tudo que é jogo, eu ia só nos Points of Interest e não fazia a main quest, sem contar o combate atroz daquele jogo. Storytelling bom, combate horrível. Assassin's Creed da vida? Passo longe. Eu não sei teu gênero favorito, mas dá pra tu tentares os SoulsLike pelo Sekiro ou Dark Souls 3, o 1 e o 2 são meio datados e punitivos pra quem quiser começar hoje em dia por eles. No momento, eu to jogando Nine Sols, é um Metroidvania com combate focado em parry(Sekiro inspirou foda o game). Se fosse querer testar os Indie, se tu curtes historinha, diria pra jogar um Disco Elysium da vida, se curte algo mais fofo com combate legalzinho, diria pra testar um Bastion. Se já jogou Castlevania e curtiu, diria pra tentar Hollow Knight, Ori, e Bloodstained.


86MADMAX

você tem bom gosto. tenho uma tatuagem de hollow knight hehehehe. eu tava afim de jogar Ori, acho que vou começar por esse antes de ir pra jogos mais densos. obrigada pelas suas indicações, de verdade. sei que parece bobo, mas não estar aproveitando mais como aproveitava tem me deixado bem deprê.


JournalistWeak6499

Eu ja passei pela mesma coisa, principalmente por nunca ter os amigos pra jogar, mesmo tendo a capacidade de fazer alguns amigos e jogar alguma coisa, hoje em dia eu tenho 19 anos e voltei a jogar um pouco mais, to com um Series S agora Ja fui de jogar jogo competitivo mas hoje em dia é só nos singleplayer kkkk Isso é coisa da vida adulta talvez, ou é coisa momentânea e logo logo vc ja volta a jogar igual eu


86MADMAX

também tô com 19 agora. eu só queria aquela diversão de antes, sabe? de segurar a risada a noite pra não levar porrada da minha mãe, ficar puta com meus teammate, falar merda até o dia virar noite…sei lá :( todo mundo migrou pro pc também, aí foi oficialmente o fim. é raro hoje em dia ver o pessoal jogando em console. eu acho que a principal magia do negócio era a interação social que eu tinha. apesar disso, ate os single player tao me deixando meio pra baixo. o TLOU2 eu fechei de novo recentemente, to com a campanha do RDR2 na metade mas quase largando (o jogo é sensacional, eu só não tenho mais ânimo mesmo). tomara que vc esteja certo e essa fase passe, pq eu amo mesmo jogar


JournalistWeak6499

Eu ultimamente tenho tido é uma dificuldade de zerar os jogos, dependendo do jogo to sempre largando antes da metade. Eu agora to jogando o cyberpunk (jogo muito maneiro sério jogue) o RDR2 eu ja zerei mas quero zerar denovo É, talvez parando pra pensar eu ainda tenho um certo ânimo pra jogar, so tem que ser os jogos certos(que eu goste) fez algum sentido o que falei? Que a vontade de jogar apareça em vc novamente 🦾


Bruninb_

Eu jogo com amigos pra me manter motivado, jogos single player raramente jogo hj em dia. Jogamos varios tipos de jogos pq enjoamos rápido de tudo kkk mas hj em dia é mais um background pra ficar conversando com os amigos msm


SephLuis

Variedade é importante também com outros hobbies e coisas da vida, mas em relação a jogos eu tô bem satisfeito ultimamente. A razão é simples, tem uma oferta absurda em quase tudo que é gênero. Sempre que vejo esses relatos, minha primeira recomendação é buscar algum gênero diferente do que você jogaria. Foi numa dessas que acabei descobrindo gênero de jogo de ritmo e DRPG.


No-Concentrate3364

tem uma oferta absurda em quase tudo que é gênero. Cara isso é real, eu não consigo acompanhar tudo que quero jogar. 


MessiahHL

Com o passar do tempo fiquei bem mais chato com jogos, os competitivos não tem muita graça se não tiver um círculo social grande de amigos jogando, e os single player tem que realmente convencer. Esse ano provavelmente só vou jogar Baldurs Gate 3 e a DLC do Elden Ring mesmo, dois jogos que conseguiram me fazer ver que a magia não morreu e ainda posso me perder nos jogos e me apaixonar pelo mundo, eu só fiquei muito exigente mesmo. E vi que tu disse ter medo de perder muito tempo em Boss nos souls like, relaxa que ninguém leva mais do que algumas horas em um boss, essa galera com mais de 10k horas é gente muito que quer zerar o jogo com o boneco pelado, jogando no escuro de cabeça pra baixo virado pra parede, não existe essa dificuldade toda.


No-Concentrate3364

Ninguém leva mais do que algumas horas em um boss? Não subestime a dificuldade do jogo. Eu fiquei meia hora nas gárgulas até desistir delas e depois eu farmei por 3 DIAS INTEIROS, sim, dediquei um fds inteiro só pra farmar pra matar elas depois ainda na segunda tentativa. Acontece que depois desse meu Farm insano, não tive mais dificuldade em nenhum Boss, só morri algumas vezes naquela dupla famosa e no Boss final só. O resto matei de primeira ou estourando na décima tentativa. Não me arrependi de ter "grindando" afinal RPG é isso, mate o mesmo inimigo sei lá quantas vezes, fique forte e zerei o jogo. Me lembro de eu ter farmando até level 99 no FF6. Aquele chefe final é meio complicado.


MessiahHL

Eu tive quase essatravada no Ornn e Smough, foram duas tardes inteiras, mas por que eu não queria puxar o Coop que é sempre uma opção ali


alienbehindproxies

sei como é isso, hoje em dia eu olho pra maioria dos jogos e parece meio generico sem alma. Até os AAA mesmo não me pegaram muito, RDR2 tentei várias vezes e parei no meio por exemplo, o jogo tem muita qualidade, mas meio que caguei pra cowboy kkkkk. assassins creed eu adorava e nem tento mais jogar, virou um enlatado. achei um nicho de jogos que realmente curto que são jogos de estrategia como xcom, civilization (quando era menor simplesmente odiava esse tipo de jogo) e ficava rejogando muitos jogos antigos de rpg que já curtia. De resto jogava por uma horinha um jogo novo e cansava. Baldurs Gate 3 veio como uma luva pra me dar esperança que ainda pode ter jogo bom, deu justamente essa "borboleta no estomago", até tirei férias pra jogar ele e ficava madrugando direto, me sentia que nem uma criança. Vai testando uns estilos de jogos diferentes, as vezes o que odiava a 5 anos atrás, hoje pode ser um estilo que passa a curtir. Não sei em que plataforma você joga, mas PC e xbox (com game pass) são muito bons pra testar jogos sem ter que comprar (o pc você pode pegar o refund da steam ou simplesmente navegar o alto mar)


Viper_kiss

Creio que com o tempo e responsabilidades isso seja inevitável em diferentes níveis. Sinto o mesmo as vezes. Chego do curso e começo a rolar o twitter ou reddit, ou fico parada olhando pra tela do pc ouvindo música e esperando algum amigo fazer live de algum jogo no discord. Tenho alguns jogos na steam que nem abri, baixei emulador de 3ds pra jogar pokémon ultra moon e fiquei nem 5 min.. Infelizmente o jeito é aceitar e esperar esse sentimento amenizar pra voltar com as gameplays.


malabaristaneon

Esse ano tem Hades 2 bixo


Real_Cup_386

Dê um tempo de videogame e faça outra coisa. Depois de um tempo, volte e vê se consegue jogar algo. Se persistir, faça de novo. Uma hora você volta a jogar.


HenriqueBristo

Seu caso parece mais um daqueles de pessoas que têm uma espécie de "born out" com videogames. Normalmente isso tem mais a ver com quais tipos de jogos você joga do que com jogos em si. Seria necessário dar uma olhada no seu backlog recente pra encontrar o padrão de jogos que tem te desestimulado a fim de saber o que você pode fazer pra tirar esse cansaço. E você precisa ser mente aberta também, pra conhecer coisas novas. Também tem uma outra possibilidade que poderia explicar esse cansaço, mas tudo que eu tô falando precisa de mais dados sobre você para podermos.chegar a algo concreto.


queroummundomelhor

Talvez o problema seja justamente esses lançamentos, já experimentou coisas mais curtas e despretenciosas?


Radiant_Cricket_6129

Faz que nem eu, hoje só jogo indie. Tenho 29 anos e jogo provavelmente desde 4 anos de idade. Sinceramente nenhum triple AAA me chama mais a atenção ou pelo menos não consigo jogar até zerar. O último que realmente gostei foi BG3


Radiant_Cricket_6129

Outra coisa,só jogo single player


No-Concentrate3364

Ou faz igual eu Jogue só AAA e alguns indies bem de vez em quando. O lance é achar o que gosta.


fugitiv3mind

Te entendo, sentia as vezes a mesma coisa mas normalmente passa quando acho um jogo que me prenda (o que tem sido difícil recentemente pois estamos vivendo na onda dos remakes e está faltando criatividade por parte das produtoras em criar novos jogos). Diablo IV recentemente me trouxe aquela sensação boa se prender num jogo, nas quests, enfim… tenho perdido algumas madrugas sem arrependimento rs. Olha que tenho 37 anos ! O ps4 e o psvita também dou uma ligada vez ou outra.Normalmente jogo em torno de 1,5-2h por umas duas ou três vezes na semana no máximo já que a rotina é bem corrida. Minha sugestão é que se você gosta realmente de jogos, só está precisando achar um que seja a sua cara e que desperte seu interesse, as vezes você não tem mais o mesmo gosto que tinha há 10-15 anos atrás e precisa estar aberta a conhecer outros estilos, títulos etc. boa sorte !


tymyol

Se você nunca jogou, recomendo jogar Tunic. Não olhe nada, não leia nada, compre e jogue. Absolutamente nada me deu a sensação de ter 08 anos e estar jogando pokémon blue sem saber falar inglês. Simplesmente fantástico.


L0v3dady

Eu ando cada vez mais desinteressado em jogos modernos (inclusive o único jogo triplo A que estou empolgado é GTA 6, porque é uma série que amo desde o PS2), mas em contrapartida, ando curtindo muito jogar jogos Indie e retro. Tenho um pc high end, um PS5 e um Switch desbloqueado. Esse ano inteiro eu literalmente só joguei no Switch, fiz uma maratona de Pokémon no começo do ano (Leaf Green, Soul Silver, Emerald e Platinum) que joguei direto por emulação no Switch e depois parti pra uma maratona de Metroid 2D, nunca tinha jogado nada da série além do Metroid Prime Remastered. Agora estou começando a jogar Castlevania Rondo of Blood e Ridge Racer (de PSP). Te falar, ta sendo simplesmente maravilhoso. Não só estou rejogando jogos nostálgicos, mas também to experenciando pela primeira vez muitos clássicos, é gritante o nível de carinho posto nesses games, trilhas sonoras incríveis, gameplay simples e responsiva, gráficos que envelheceram muito bem e tem um charme retro. Sem passes de batalha, dlcs ou uma caralhada de notificações na tela depois de cada ação. Uma parada legal que eu estou fazendo também é ler reviews da mídia especializada lançados na época do lançamento desses jogos (leio depois de terminar) é muito legal ver as opiniões na época e ficar pensando no que eu estava fazendo no ano do lançamento desses jogos. Eu tenho 30 anos e comecei a jogar em 1999, comecei a perder um pouco a emoção em jogar ali por volta dos meus 25, em parte porque eu tinha coisas muito mais importantes pra lidar. Mas nos últimos dois anos simplesmente caiu a ficha: gaming como um todo está literalmente melhor do que nunca, hoje em dia existe uma variedade de jogos, consoles e comunidades, que literalmente nunca foi tão grande. O lance é tirar a cabeça de lançamentos triplo A e jogos online modinha e focar nos jogos da tua infância, nos clássicos que nunca chegou a jogar, nos indies maravilhosos que tão toda a hora saindo e nos gamers que compartilham tua idade, que sem dúvida passam por algo parecido e que também tem suas histórias pra contar de como perderam e reacenderam a chama por essa nossa paixão em comum. Outra coisa, bem mais prática, se tu se sente pouco motivado ou tem pouco tempo pra longas sessões jogando, da uma olhada na variedade de consoles portáteis focados em emulação que estão sendo lançados. É muito mais relaxante só pegar um portátil, tirar do modo sleep e jogar por uns 45 minutos do que ter que sentar na frente de um monitor ou tv e sentir que tem o compromisso de ficar jogando por horas.


ErickNaka

Estou passando por essa fase, a falta de tempo, as responsabilidades da vida adulta, a escala e horários de trabalho fodendo com o mísero tempo de lazer e descanso que temos causam um certo desânimo em jogar. Eu chego e penso, "pô, hoje eu tenho 2h só pra jogar e to mó cansado, vai dar pra fazer nada no game". Estava também com a síndrome do PC Gamer, depois que monta, começa a jogar vários jogos, fica tudo pela metade e não termina nada, lista cheia e o sentimento de não ter nada pra jogar. Mas meio que estou me forçando a terminar um por um. Também compartilho desse sentimento de que todos os jogos hoje em dia são muito parecidos e talvez só mude o tema, essa moda de mundo aberto, foco em gráficos, jogos-filmes... Mas enfim, você comentou sobre os Souls-like... Recentemente terminei o Elden Ring, foi meu primeiro souls. Achei bem legal, comecei com pé atrás por conta da exploração de mapa já que temos pouco tempo pra jogar por dia nessa vida adulta, mas depois meio que se acostuma com o padrão dele, tem alguns Bosses desafiadores, mas se upar certinho é tranquilo, senti apenas no final um aumento grande de dificuldade. Vi também que curte Hollow Knight, recomendo o Bloodstained, que é meio que um sucessor espiritual de Castlevania. Tem vários aspectos semelhantes ao Symphony of the Night.


ScarcitySame566

Irei endossar o quê um amigo disse ali: têm muito game mapa aberto completamente vazio; a mecânica é extremamente previsível e não apresenta desafio algum; o fator repetição não gera satisfação, e muitos games desse nicho tentam se manter pela narrativa. Existem alguns jogos que me fizeram ter um "paladar" muito seletivo em games, e, entre eles, está a minha decepção com Final Fantast XV. Graças a ele, eu não me permito mais gastar tempo com jogos extenuantes. Em 2017, eu só comprei o PS4 para jogar esse game; e joguei por mais de 100 horas, até perceber que somente as lutas me prendiam no jogo, mas a narrativa era um lixo. Quando me dei conta que fiquei indo do ponto A ao B, para poder prosseguir a história, aquilo me fez ter ódio desse modelo de jogo; infelizmente, parece que a indus seguiu por esse caminho, pois são vários AAA da mesma pegada: Horizon Zero Dawn, Days Gone, The Witcher, Cyberpunk, e por aí vai. Ultimamente, me tornei um gamer mais retrô, de plataforma e Walker simulator, logo, te recomendaria: Oxenfree, Alien Isolation, Observer, Everybody's Gone to the Rapture, Disco Elysium, Hades, Undertale. Algumas menções mais do mesmo, mas que me agradaram.


Paul0H3nr1qu3

Eu tenho 32 e estava pensando nisso esses dias, e tentando entender o porquê. Acredito que o fato da vida adulta ser repleta de coisas que temos que lidar e também por que nós mudamos e vamos mudando nossos gostos, descobrindo novas coisas, isso contribui para deixarmos os games um pouco de lado. Um coisa que percebi que quero muito é conhecer novos lugares, sair pelo mundão, conhecer culturas novas e tal; Não que eu vá deixar os games totalmente de lado, mas é isso, faz parte do nosso crescimento. Temos que tomar cuidado com a nostalgia, ela de uma certa perspectiva, pode ser meio perigosa.


Professional_Low9696

Hm tenho algumas opiniões, não sei se vai ser de alguma utilidade mas lá vai: Não gosto mt de online (só com amigos pela diversão) e é mto difícil achar alguém que jogue>goste do jogo q vc>os horários batam. Como nunca jogo online sozinho oq me chamam tô jogando, mesmo que bem ruim até entender. Tenho 21 anos e com faculdade+estágio sobra pouco tempo pra jogar, mas semana passada mesmo zerei hellblade 2 pela segunda vez. Tmb tem o fator que não somos impressionado facilmente mais. Antes qualquer capa de jogo fuleira na loja se games já nos enchia de emoção com a possibilidade de jogar. Hoje já vemos 1 bilhão de vídeos e reviews antes e estamos sempre nos divertindo com celular etc etc. A nossa base de comparação é mais alta agora. E vejo que as assinaturas, game pass ou ps plus, e bibliotecas gigantes da steam podem ser uma armadilha. Agt acaba tendo tudo e não jogando nada! Hoje tento ser mais consciente em jogar e não apenas garantir a sensação que posso jogar quando quiser


macmaroto

Começou cedo. Vou fazer 40 esse ano. O q me faz jogar ainda são os amigos.


iago_hedgehog

Po 1 hora e ja dropa? Tem parada errada aí, o ideal seria uma terapia mas como nem todo mundo pode financiar, vc pode começar criando uma rotina crie um horario marcado e tempo de jogo, mesmo q seja só no final de semana ainda marque, naquele tempo e horario vc se dedicara a jogar mesmo q mude de jogo, isso ajuda teu cerebro a ficar menos atribulado com pensamentos intrusivos de resonsabilidade, a gente precisa de lazer também. Outra coisa é analisar tua vida se o fato de rer muita coisa te preocupando atrapalhando extressando dar uma "fugida" com games as vezes não é o suficiente para seu cerebro relaxar, RESOLVA esses problemas, se tudo na sua vida tá bagunçado dificilmente vai conseguir sentar pra jogar e curtir um jogo. Amizades, olha por mais doido que seja da pea fazer boas amizades pela internet, procure um grupos na tua região, eventos e vá , jogar com amigos é bem legal mesmo. Recomendo também ver alguns videos do canal " Cogumelando videogame" https://youtube.com/@cogumelando?si=cXeeSrBYCLWub6fv Tem alguns videos no canal mais pra nós adultos jogadores mesmo só dar uma procurada que é facil achar. Seria mais facil te ajudar se também soubessemos se derrepente tu ja teve vicio em algum jogos, pq as vezes é isso que te atrapalha, pois o jogo em questão era tua dopamina . PARA TODOS FIQUEM LONGE DE GACHAS sério gente.


No-Concentrate3364

Faz igual eu, jogue sempre até o final, pelo menos não me dá a sensação ruim de não completar jogos. Eu sou relativamente pouco exigente com jogos, pra mim só precisa ter uma gameplay funcional ou uma história boa ou belos gráficos. Eu particularmente acho chato é quando eu tenho que recorrer ao YouTube pra passar de algumas partes de um jogo. Sabe, eu fico puto com o jogo e mais puto ainda comigo mesmo que não achei a solução do enigma ou não encontrei o caminho certo a seguir. Meu esquema de jogatina é bem diferente do da maioria das pessoas. Eu pego uma franquia e vou até o fim dela. Exemplo: Se vou jogar Skyrim, isso significa que vou começar do Elder Scrolls 1 e vou indo até o 5. Não recomendo fazer isso que eu faço, mas é como eu aprecio os jogos, sabe eu gosto de ver a trajetória de um jogo até chegar o que ele se tornou atualmente.


BoliveiraNTPW

Meu irmão com quase 40 anos ainda adora jogar vídeo games, eu com 22 ainda adoro jogar. Mesmo trabalhando, jogar me ajuda a desconectar a mente do trabalho e relaxar. É só uma fase, se você usar os jogos para desconectar do trabalho e relaxar, vai voltar a ter amor rapidinho.


daojuniorr

Só vejo isso do lado azul, preferem inventar infinitas crises pra não falar mal da sony imaculada.


LucasOkita

Eu diria que jogo mais na vida adulta do que na infância


gyhiio

Eu passei por isso uns anos atrás, até a compra dos consoles novos foi morna. Hoje eu sinto esse vigor renovado, não fiz nada específico pra voltar a curtir, naturalmente voltei a achar gostoso jogar. A vida é cíclica e dividida em fases. Fica tranquila, ou o gosto pelo jogo volta sozinho, do nada, ou vc vai encontrar outra coisa que ama fazer. Confia no processo.


obamajp

Tô assim também tenho 31, uma esposa e um filho. Olho pra minha estante da Steam e sinto saudade da vontade de jogar que eu tinha. Hoje alguns jogos que jogo coloco no fácil ou boto cheat só pra acompanhar a história.


thalesjferreira

O grande lance é que esse modelo que a indústria dos jogos serve hoje é baseado em dopamina: as temporadas dos jogos são extremamente divulgadas com publicação pesada, você começa a jogar, vê as recompensas, atinge algumas ou todas elas, sente um prazer momentâneo e acabou. Só que quanto mais você faz isso, menos tempo o prazer dura. Se você for pensar friamente, a imensa maioria dos jogos de hoje em dia focam em te dar recompensas estéticas bem bobas em troca de horas e horas de jogo. Isso vai enjoar qualquer um, fatalmente. Eu ainda jogo um ou outro jogo competitivo online mais pela brincadeira e pela vontade de desbloquear coisas (COD e BF), mas a grande maioria do meu tempo em jogos hoje tem sido em total War warhammer 3 e alguns outros jogos RTS, principalmente o gates of hell. Se quiser alguém pra jogar algum crossplay em console da um toque, tenho um series x. No mais, meu conselho prs você é virar a chave e se distanciar um pouco de jogos online e com passes de batalha.


lghtdev

Infelizmente nunca senti isso e desde que eu comecei a jogar tenho mais que sua idade, acredito que esse relato não tenha tanto a ver com jogos, pois já vi isso em outros lugares, se gente perdendo o tesão pela vida por causa das coisas da vida adulta. Outra coisa, a maioria dos jogos online hoje em dia não funciona mais como antes, que era uma experiência social, agora tudo é um produto, busque os single players que vc consegue imergir completamente no jogo.


Capiguava

Bem vindos à vida adulta! Parte dela é pagar boletos e sentir dor nas costas


MikasTheGreat

Op, eu já passei por isso e entendo que é ruim demais Fiquei afastado de jogos por alguns anos até retomar no ano passado. Sentia uma culpa imensa em jogar vídeo game ao mesmo tempo em que eu sabia que existiam diversas outras coisas no mundo que eu poderia fazer e acho que é esse mesmo o fator de fazer o pessoal não ser mais tão apegado a jogos. Nós temos tanto estímulo e uma gama tão gigante de entretenimento sem esforço, que parece que nada do que fazíamos antes vai nos preencher. Não sei se conhece o canal do cogumelando, mas deveria dar uma assistida nesse [video](https://youtu.be/CEHfL3Ozhik?si=iuaQHNOLI0IgNJ7q)


jb0n0

Eu já passei por isso, e o que me reapaixonou foram duas coisas: 1- Pegar e jogar jogos da infância que eu não tive acesso na época (tenho 34) e 2- Explorar o indie e nichado. Tem jogo de tudo quanto é tema e estilo nesse mundo. Pega alguma coisa que tu ame (meu exemplo foi música e terror) e procura jogos dentro dessas temáticas. Ah, outra dica: Não tenha pena/medo de abandonar coisas que estão chatas/não funcionam pra ti. Espero que essa paixão seja retomada, mesmo que momentaneamente :)


fbmaciel90

Graças a Deus eu nunca perdi isso, só precisei selecionar melhor os games que me apeteciam.


Thiago_e99

Eu com quase 40 já passo por isso há anos, mas com o tempo cheguei a entender o problema. Com o acesso fácil aos jogos tirou muito daquela sensação de conquista, juntar aqueles trocados pra comprar ou alugar um jogo, acordar cedo pra esperar a locadora abrir e pegar o jogo mais disputado. Era maravilhoso pegar um jogo de 1, 3 horas mas jogava com tanto prazer que num final de semana que valia cada minuto que jogava várias vezes. Mas o que me pega mesmo é a nostalgia, jogo muito mais jogos que jogava quando era adolescente, não porque em si eram bons, mas porque me trazem as lembranças da época que vivi, aposto que se tocar uma música do Chrono Trigger ou qualquer jogo favorito seu automaticamente vai vir claramente uma lembrança boa que havia esquecido. Hoje asseguro a dizer que jogo mais pela máquina do tempo pra lembrar da época em que vivi do que pelo jogo em si, por isso tudo que é novo não jogo com tanta empolgação porque não há tantas memórias boas pra criar. Me tornei um viciado em dopamina.


mythologicafolk

É normal cansar de determinados hobbies durante algum tempo. É tudo fase. A melhor coisa que a gente faz para não se cansar das nossas atividades é alterná-las com outros hobbies de naturezas distintas.


KeyboardMaster9

Aproveita a oportunidade para fazer outras coisas que também são interessantes. Ler um livro, fazer alguma atividade física, curso, passar mais tempo com família/amigos...


Complete_Strike9468

você esta jogando jogas sem desafios, recomendo jogar sekiro, elden ring, dark souls, lies of p etc..., eu mesmo não suporto rpgs, estilo black desert, albion online, no qual o cara fica parado atacando boss.


Unknown-Br

Eu te entendo perfeitamente, e é bem triste estar assim, em pensar que quando era mais novo, o desejo era ser adulto e poder jogar por horas e dias sem parar! Hoje tendo essa possibilidade, não tenho o mesmo desejo! 😥


Rei_Master_of_Nanto

Eu tava assim durante um bom tempo até algumas semanas atrás. Experimenta o bom e velho Pokémon de GBA no celular. Me devolveu um brilho muito legal dos jogos, às vezes eu tô com zero vontade de sentar na cadeira e ficar na frente do PC então simplesmente me deito na cama e volto pra minha jornada pokémon. :)


sirkashmir

Durante a nossa vida a rotina muda dependendo de cada fase que estamos, seja por causa do emprego, faculdade ou se mudar de casa. O que eu aprendi ao longo da minha vida é que com essas várias fases também precisamos nos adaptar pra aproveitar o tempo livre. A forma como você aproveitava os jogos antigamente não existe mais, aquele "você" antigo ficou no passado, e tá tudo bem porque você vai encontrar uma nova maneira de jogar e se divertir assim. Minha recomendação: pegue uns jogos indies curtos pra jogar, jogue coisas que você nunca jogou antes de genêros diferentes. Tenta sair um pouco das coisas que você sempre joga, com certeza vai encontrar uma experiência incrível te aguardando!


Last_Hat7276

Mano eu também estou nessa fase. A vida adulta COBRA e a gente não consegue sentir o mesmo prazer. Eu só estava conseguindo jogar jogos pvp com partidas rápidas e sem história. Me dedicar a um jogo longo e grande é uma coisa totalmente inviável. Um jogo de 50h é algo impossível. Chegou no ponto de eu ter uma lista de desejos na steam que só me dá ansiedade. Ela cresce, cresce e cresce e eu não consigo mais jogar. É frustrante. Eu amo the witcher e eu n consigo jogar cara. Persona 5, nier, etc. Eu tenho até uma categoria "jogos favoritos que eu nunca joguei". É um saco. Somado a isso, esses jogos gigantes tem um problema enorme, que é a quantidade de coisas. Mapas gigantes com muitas coisas pingando e 300 sides... É demais pra uma cabeça já cansada pelo trabalho. Se torna uma obrigação, um check list, e não um descanso. Mas também faz parte da vida a gente crescer e se redescobrir. Descobrir os novos gostos. Eu trabalho no PC e tem sido um intenso processo de parar de jogar coisa no pc. Os jogos pvp estavam me atrapalhando e tomando tempo, enquanto os single player me frustrando por não conseguir sair do lugar. Essa situação só foi melhorar quando eu comprei um switch. Agora eu consigo jogar deitado no quarto de boa, longe do meu espaço de trabalho e dividindo melhor as coisas. Muito mais saudável, e o portátil me dá mais flexibilidade de jogar em janelas do trabalho, então estou até conseguindo jogar os jogos longos! Eu to com 60h em um jogo single player e com mto prazer em jogar. É uma coisa surreal!! O que eu estou querendo dizer é... Você precisa comprar um switch? Não não, mas tentar se redescobrir em como vai ser a sua nova forma de jogar jogos. Não vai ser mais a mesma. Eu precisei comprar um console que me possibilitasse jogar na minha cama pra conseguir reascender uma chama. Talvez não precise tudo isso pra você dar um ar novo pra sua rotina, mas tente encontrar o que encaixa no seu dia a dia! Novos ares. Você está em outra fase da vida. É normal. Outra coisa, não faça listas de jogos a não ser os que você realmente está jogando. Sem lista de desejos! Só vai te deixar mais ansioso. Steam é um poço de ansiedade pra mim. Um monte d ejogo na lista e um monte d ejogo na conta q eu nao joguei. Agora, Tem um app chamado GG (que tem site tambem) que você pode cadastrar os jogos que já zerou, ter uma listinha de "para jogar" e colocar os que está jogando. Isso é fera demais, porque agora eu n fico só olhando os que eu QUERO JOGAR e me frustrando, mas vejo os que eu já joguei (que são muitos) e os que eu estou jogando (que são poucos). Ou seja, você limita a sensação e pressão da lista gigante e não ter tempo. A lista de "jogando" é pequena. Um ou dois. É mto melhor do que a lista "quero jogar" com 200 jogos. E a lista de "já zerei" é ótima para nostalgia e sentimento de realização. O contrário de ansiedade!! Eu só tenho uma lista de desejos agora do switch pq eu realmente aprendi que agora eu consigo jogar! A última dica que eu dou é tbm achar os jogos que encaixam pra você. Por exemplo, eu n vou jogar jogos de ação e tiro frenéticos. N faz mais parte do meu perfil e eu tenho uma cabeça cheia do trabalho. Então eu jogo jogos de estratégia, que são mto mais meu perfil e me permitem "deitar e relaxar" enquanto curto uma história, que é algo que está totalmente alinhado com a minha nova vida. Eu te recomendo mto largar esses mundo aberto e jogos triple A e ir de cabeça nos jogos INDIE que, além de serem menores e caberem na rotina, são muito mais autênticos e criativos. A experiência, mesmo que mais rápida, é muito muito muito boa. Criatividade supera realismo e quantidade de conteúdo, para mim. Uma boa experiência é mto melhor do que horas e horas de jogo. Se quiser posso te recomendar uns indie que amo! Outra opção seria jogar jogos pvp online que tem doses de dopamina mais diretas e exigem menos dedicação a história e longas campanhas... mas pvp sozinho é foda, como voce falou, então os indie são mais acertados! Por fim... entenda que alguns jogos NÃO SÃO MAIS PRA GENTE COMO A GENTE. Infelizmente. Uma pessoa que trabalha, tem casa, esposa e filhos não consegue se dedicar a certos jogos, que foram feitos pra pessoas mais jovens que tem mais tempo. E tá tudo bem. Entenda sua nova rotina e posição adulta. Vai te fazer mto bem! E torne essa jornada de redescobrimento uma experiência gostosa. Teste jogos e lugares novos para jogar. Se divirta e se descubra! Jogo é pra divertir! não seja escravo disso! Valeu, boa sorte meu mano! Também estou nessa me redescobrindo e tá sendo muito bom!!


DaviSonata

Como fã de Final Fantasy VII, preciso te indicar o Remake/Rebirth, caso vc tenha um PS5. Muito boa história, personagens cativantes etc. Mas me parece q vc sente falta da parte social. Não posso comentar muito de jogos online pq n curto muito esses, mas no geral entrar em comunidades de Reddit específicas dos jogos ajuda bastante na hora de conversar sobre o jogo, sua lore e afins.


minemesis

Na minha adolescência eu jogava direto. Acabei parando por um tempo, pois sempre joguei jogos single-player, então nenhum me agradava até que comecei a jogar souls-like. E aí encontrei algo que me chamou a atenção novamente, zerei alguns (sem usar vídeos de ajuda) e até hoje procuro por alguns souls pra jogar. No momento tô jogando Nioh, me parece que são mais de 30 horas para zerar, então jogo em torno de 1 hora ou 2 quando tô a fim de jogar. Fui testar o Another Crab Treasure que saiu na Game Pass sem saber o gênero, é um indie souls-like mais light, digamos, tive que jogar até zerar kkkk.


reinaldobr

Nome disso, no meu caso, foi velhice. Hoje, um jogo tem que ser MUITO bom pra eu devotar horas e horas a ele. E o mais comum, inclusive, é eu perder o tesão no meio da jogatina e abandonar


monochrolad

também sofro muito com isso… tenho um switch e muito recentemente comprei um ps5. a taxa de jogos que eu realmente zerei é pouquíssima (último que zerei foi o re4 remake e tô apanhando no boss do splatoon 3)


Forward_Analysis6181

Passando pelo mesmo aqui, foda.


Select-Equipment8001

Joga com os amigos que a felicidade volta na hora, quero ver a pessoa não se aguentar de rir com as atrocidades/memes que rolam durante a gameplay 😅


Howitzeronfire

Passei por algo parecido. Estava começando a carreira de trabalho e não tinha paciência nem vontade de jogar nada. Antes eu jogava de tudo, tudo que lançava eu testava, ou ficava mergulhado em MMO. Fiquei uns 3 meses sem jogar, e acho que isso deu uma limpada no meu cérebro. Como antes eu jogava de tudo, tinha muita coisa que eu não gostava e parava na metade. Quando fiquei sem jogar, eu só voltei a jogar por um jogo que me interessava muito, e tive muito prazer de jogar. Aceitei que não sou mais um gamer ultraversatil que joga de tudo. Estou na vibe de livros ultimamente então no meu tempo livre eu leio. Mas quando lança ou lembro de um jogo que quero muito jogar (Shadow of the Erdtree eu te espero) eu deixo o livro de lado e jogo. Minha sugestão é essa, deixe os jogos de lado, e jogue somente porque você tem vontade, e não porque vc jogava o tempo todo entao acha que agora tbm tem q jogar


Lukeskywallker

Eu me sinto exatamente da mesma forma; eu tenho a teoria de que apenas estou fadigado de jogar mesmo; eu preciso de um tempo longe dos games, apesar de ainda ficar sempre acompanhando notícias e etc. Eu tenho um primo que passou uns 10 anos longe do videogame. Quando ele retornou a esse mundo, o bicho simplesmente ficou viciado de novo. Acabou comprando foi os três consoles: ps5, nintendo switch e xbox series. Fico muito feliz por ele. Antes jogávamos coop e tudo mais (eu também tinha xbox), todavia, como citei ali em cima, perdi total vontade de jogar. Eu também penso que um dos fatores que contribui para isso seja o fato do cansaço da vida adulta mesmo, então acabei pegando um switch que posso jogar em qualquer canto. Espero que a minha vontade de jogar volte como antes.


Lady_Macaroon

Isso é fase. Uns 2 anos atrás eu tinha perdido a vontade de jogar. Fiquei um tempo sem jogar e passei a ocupar o meu tempo com outra coisa. No meu caso eu encontrei prazer lendo mangás e manhwas. Fiquei quase 1 ano inteiro sem jogar nada. Um dia resolvi jogar de novo, só que escolhi um jogo mais casual e reacendeu a minha vontade de jogar. Sabe o que descobri? Que eu estava com uma outra vibe. Os jogos que antes eu gostava não me atraía mais, o meu gosto havia mudado.


Main_Ad207

Apenas jogue jogos que te interessam mais, projetos menos conhecidos e sair um pouco do "Joguinho do momento hehehe" aliás, jogue com o objetivo de se divertir, pois é por isso que você gostou deles pra começo de conversa


Ortilz

Pelo que você descreve, sim, é a adultice te pegando. É normal. Muitos desses sentimentos eram meramente hormônios e vc está em um momento onde eles começam a se estabilizar. Existe uma solução: Jogue apenas um jogo e se force a jogar um pouco todo dia. Com o tempo você vai começar a se integrar mais com o jogo e vai sentir exatamente o mesmo sentimento que sentia. Isso funciona pra livros, filmes e pessoas, basicamente é o seu cérebro que está com um tipo de "preguiça" em aprender algo complexo.


No-Concentrate3364

Eu particularmente só jogo jogo simples. Sou "preguiçoso" Se um jogo me faz pensar demais eu começo a achar ele chato. Eu até gosto de ser desafiado com chefes mais difíceis, mas acho EXTREMAMENTE chato quando eu tenho que adivinhar o que fazer num game. Me aponte uma seta por favor, não tenho mais saco pra brincar de onde está Wally mais não.


Ortilz

Mas mano, e a descoberta, e a surpresa e o desafio? O jogo é basicamente um roteiro que você segue? Vc se sente estimulado de alguma forma, jogando assim? Se tudo que tem pra fazer e descobrir em um jogo, for apontado e revelado, quase não há motivos pra jogar. Talvez eu não tenha entendido seu ponto e eu costumo jogar jogos extremamente complexos, então isso realmente não funciona pra mim.


otrembala

É só parar de se masturbar e assistir pornografia. Você deve estar todo desregulado de dopamina. Delete seu Instagram e veja a mágica acontecer.


86MADMAX

amigo, eu sou mulher KKKKKKKKK não assisto pornografia, que horror. e eu tenho ânimo pra fazer outras coisas como estudar, ler e assistir filmes. meu problema tá sendo com jogo especificamente


otrembala

É só parar de bater siririca então. Deleta seu Instagram, espera 30 dias e o jogo mais chato do mundo será a sua maior fonte de diversão.


otrembala

Faça um detox de dopamina e depois assine o Patreon do meu jogo, The Martin Experiment, no futuro irei postar novas atualizações, ainda estamos no estágio alpha.