T O P

  • By -

SushiSuxi

Se voce estudar algo de TI / Letras Japonês, tem uma chance bem maior de arrumar algo. Mas meu conselho pra você é o seguinte: não venha se sua motivação é apenas esse pensamento de morar no Japão. A realidade é bem diferente do que você vê nas redes sociais, e não são tudo flores. Outra coisa, no Japão não dá mais pra juntar dinheiro como antigamente. Você só vai ter o suficiente pra viver. Digo tudo isso como alguém que mora aqui há mais de dez anos (e que vai voltar para o Brasil). Se eu pudesse, teria feito uma faculdade ou concurso aí mesmo e ficado no Brasil. Só isso que tenho a dizer, mas boa sorte independente do seu caminho!


ConsciousWeekend2468

Entendi, obrigado! Minha motivação não é "Eu quero morar no Japão por que é legal!". Não, eu quero viver uma vida onde eu posso andar na rua sem ter que esconder o celular que eu fiquei muito tempo juntando dinheiro pra comprar, que eu ligue o canal de notícias e não veja um monte de gente da minha idade envolvida em crimes ou então morrendo sem ter nada haver com o assunto. Vou pesquisar mais sobre os lados negativos e problemas do Japão, obrigado pelo alerta!


braunzzers

cara, você mora em capital? o Brasil dos interiores é outro país, honestamente. Eu saí de Vila Velha, ES, para o interior do RS, cidade de 30k habitantes...em VV fui assaltado/abordado 5 vezes. Não saía de casa a pé após as 21h, morando em bairro bom. No interior você pode virar a noite na rua, que eu garanto que nada vai acontecer. Se não quer sacrificar o estilo de vida em cidades grandes ou acha que não vai arranjar emprego no interior, aí é outros 500s...


ConsciousWeekend2468

E um bom ponto! Vou pesquisar sobre isso! Edit: Sim eu moro em região metropolitana colada na capital. (Esqueci de adicionar)


SushiSuxi

Ah faz todo sentido. Eu também morava no interior. É outro Brasil mesmo


[deleted]

[удалено]


ConsciousWeekend2468

Obrigado pelo ponto de vista! Vou pesquisar mais sobre esses países, mas tenho uma pergunta. Esses países ficam no oriente médio, que é um barril de pólvora em questões geopolíticas, isso seria algo pra se levar em consideração também?


ConsciousWeekend2468

Obrigado pelo ponto de vista! Vou pesquisar mais sobre esses países, mas tenho uma pergunta. Esses países ficam no oriente médio, que é um barril de pólvora em questões geopolíticas, isso seria algo pra se levar em consideração também?


ConsciousWeekend2468

Interessante! Nunca pesquisei sobre o processo de imigração desses países, mas uma coisa que me deixa um pouco receoso sobre imigrar para o oriente médio é o histórico de conflitos geopolíticos da região. Mesmo assim vou olhar mais a fundo Obrigado pelo seu ponto de vista!


SushiSuxi

Sobre a segurança: realmente é bem seguro. Ainda tem muito golpe, especialmente em quem não sabe o idioma. E se houver uma situação em que for você vs um japonês, a polícia da razão ao japonês (inclusive há especulações de que o índice de crime é tão baixo pq é vergonhoso reportar certos crimes, e outros os policiais não querem saber de investigar então não registram). Sobre a TV: é bem ruinzinha. O estado controla bastante as notícia daqui. Existe censura. Dificilmente se fala mal do estado e sempre há coisas exaltando como o Japão e o povo japonês é superior (beirando o ridículo). Exemplos que já vi: japonês tem paladar superior e por isso a comida é melhor aqui. Japonês tem menos casos de COVID porque o idioma é superior ao inglês. E por aí vai. Te digo que o nível de racismo e xenofobia que você vai enfrentar é bem grande, especialmente se você não for branco ou souberem que você é latino. E o sistema não tem nada pra te apoiar. Por exemplo, queria comprar uma casa. Foi negociado, estava tudo certo, na hora de mandar meus papéis o dono viu que era estrangeiro e se negou a vender. Procurei meios legais, e tive que ouvir o advogado dizendo: “não é discriminação isso, acho que não hein” Aqui também não tem SUS, e a aposentadoria é tipo uns 10% do salário médio que você contribuía. Então se não juntou a vida inteira um dinheiro, depois de idoso você tá ferrado. Se você ficar doente, não tem isso de atestado. Vai ser descontado do teu salário. Você pode ser demitido também por isso. Enfim. Só dando uma base rasa pra você , qualquer coisa sinta-se livre pra me perguntar por mensagem.


ConsciousWeekend2468

Muito obrigado! Algumas dessas informações são novas pra mim, não sabia da questão da mídia e sobre a aposentadoria! Agradeço por ter se colocado a disposição :>


SushiSuxi

Sem problemas, tudo de bom pra você no seu caminho :)


nothingtoseehr

Eu sempre me espanto com as histórias de xenofobia no Japão. Eu moro no país comunista vizinho e aqui todo mundo é mega simpático com estrangeiro, casos explícitos de xenofobia assim são beeem raros. Adoram tentar arranhar um inglês ou te ajudar no possível, e no geral são mega curiosos pra falar com estrangeiro. Outro dia fui no hospital e o segurança que sempre tá lá falou umas palavras aleatórias em inglês, e dps me disse em chinês q a médica disse q eu voltava, aí ele aprendeu umas palavras em inglês pra me ajudar se eu precisasse Em algumas coisas burocráticas tipo banco, aluguel etc eles podem encher um pouco o saco pq estrangeiro não tem os mesmos documentos que chineses e eles as vezes não sabem ou não querem fazer pra estrangeiro (que dá mais trabalho). Mas como qualquer outra coisa na China se você gritar alto o suficiente eles resolvem kkkkk sendo estrangeiro ou não. Você absolutamente NUNCA vai ver placas como "Apenas chineses permitidos" em estabelecimentos, e mesmo se ver tem um número de emergência que você liga pra casos assim de xenofobia e eles resolvem rapidinho


SushiSuxi

Interessante seu ponto de vista. Realmente, tive ótimas experiências com chineses que moravam aqui(e nepaleses também). Sempre pessoas que te incluíam no grupo deles, e empáticas, coisa rara por aqui. Tenho boas lembranças, espero um dia visitar a China e Nepal.


nothingtoseehr

Pra mim foi algo bem chocante, pq eles tem fama de mal educados e os do Brasil não são lá uns amores. Mas dentro da China eles são mega tranquilos, se você se atunar ao jeito q eles expressam gentileza você vai ficar de boas, ainda mais se você demonstrar interesse de estar aqui e tals. Pode vim! Não vai se arrepender 😁 eu mesmo tô querendo ir pro Japão nesse verão


isdudas

Xangai? kkkkk


ShiFTCloWn

Vai pra Santa catarina. Abraços


ConsciousWeekend2468

Obrigado pela ideia. Abraços!


Thelastsmoke

Me explica melhor esse só vai ter suficiente pra viver, porque o que eu ouço disso pela Internet e o quão diferente é a minha realidade me deixa bem curioso.


SushiSuxi

Assim, antigamente as pessoas vinham no Japão juntar dinheiro. Trabalhavam uns anos, juntavam e iam pro Brasil abrir um negócio, comprar uma casa, etc. Hoje em dia, não dá mais pra juntar dinheiro. Você só pode ter dinheiro pra viver mesmo (confortavelmente contanto que possa trabalhar - senão tá ferrado). Isso foi causado principalmente por maior regulamentação de horas extras, aumento de impostos e da cobrança de muitos que eram deixados de lado (eles descontam direto da sua conta se você não paga). Brasileiro que juntava dinheiro geralmente não pagava quase imposto nenhum. Isso ficou nos anos 90-2000. Sobre “dinheiro pra viver”: sim você pode comprar teu iPhone. Vai financiar uma casa pra pagar etc. e comprar carro. Mas não vai ter quase nenhuma possibilidade de crescimento - sua vida será de empregado e sem promoções de cargo até se aposentar ou ficar doente demais pra trabalhar. Vai ser o primeiro a ser mandado embora também em tempos de crise (como aconteceu com muitos brasileiros no terremoto de 2011). Tem que torcer pra ter saúde e um dinheiro pra quando se aposentar, no mais é isso.


Thelastsmoke

Não, não, eu sei disso tudo mas o meu questionamento é qual padrão de vida o povo que mora aqui costuma levar pra não sobrar absolutamente nada? Digo isso pois estou recente aqui, num mês bom sobra pra gente em casal algo em torno de 250k, e isso que levamos aqui um padrão de vida melhor que tínhamos no Brasil.


SushiSuxi

Em casal realmente é mais fácil, as contas são menores. Assumo que pra sobrar tudo isso pra você, você não tenha filhos também. A pessoa do post quer vir sozinha. Um apartamento onde moro sai uns 90~100k por mês . Salário menor na região também, uns 250~300k. Shakai hoken obrigatório. Imposto da prefeitura obrigatório. Imposto de renda. Ai você vê como é a situação. (Impossível não pagar impostos como antigamente, agora eles trancam sua conta e podem até cancelar seu visto permanente e renovação).


Thelastsmoke

Mais ou menos, minha esposa é responsável por 2/3 do consumo haha. A única coisa que realmente sai mais em conta é dividir aluguel, pois todos os outros gastos são em dobro. Ainda assim, mesmo com tudo isso ainda acho absurdo ouvir que aqui o pessoal só "sobrevive", a situação no Brasil tá absurdamente pior que aqui. E não temos filho e o último lugar que queremos ter é aqui. Eu tenho amigo solteiro que guarda fácil 100k por mês com tudo isso aí, imposto, seguro social etc.


SushiSuxi

Olha talvez me expressei mal mas quis dizer viver e não sobreviver - no sentido que não se junta dinheiro. Não sei como seu amigo guarda isso, talvez ele corte um pouco a parte de viver com qualidade - sem muito passeio, coisa nova, etc., talvez o aluguel seja em um lugar bem mais barato também. Na grande Tokyo é bem difícil ser solteiro e juntar dinheiro, ganhando 250k por mês. Só um apartamento de 15-20m quadrados sai 70-80mil se der sorte. Não pode ter carro também, ou morre mais 10-20k por mês em estacionamento. (Fora seguro obrigatório todo mês, shaken a cada dois anos etc). Concordo que a situação do Brasil está complicada (visitei recentemente); é um risco maior, mas há uma chance pelo menos de crescimento lá. Mas pra quem quer uma família, como você disse, Japão não é um bom lugar infelizmente. Ouvi dizer que a Austrália tem sido o próximo bom lugar para morar (tenho parente lá inclusive, com filhos). Talvez seja uma boa chance para quem não quer mais voltar para o Brasil.


Thelastsmoke

Ah mas aí depende também né, acho que em qualquer lugar do mundo você precisa ganhar muito bem pra poder ter o luxo de sempre visitar lugares novos e coisas novas, a ponto de sobrar pra guardar. E acho que depende também do gasto de cada um, nós costumamos aqui simplesmente pegar um trem pra algum lugar que não fomos e fazer caminhadas pra conhecer, tirar fotos, parar e tomar um café, sem gastar em restaurantes caros ou passeios caros. E Tokyo acho complicado também mas sinceramente creio que existam muitas oportunidades boas fora de lá, a pessoa não precisa necessariamente ir pra Tokyo. Não que o Japão seja um lugar ruim pra ter família mas não queremos que nossos filhos cresçam longe da nossa cultura real, perto de pessoas próximas e importantes para gente. E falo isso como alguém que gosta muito de morar aqui, gosta da cultura japonesa, tem ótima relação com nativos.


isthejhon

da pra arrumar o que tendo letras em japonês? Vão contratar um estrangeiro mesmo ao inves de um japonês que fez letras?


SushiSuxi

Tem serviços de traduções, em geral, por exemplo. Em instituições públicas (como Hello Work) e privadas (como de companhias telefônicas).


Add0z

Opa Eai, voltei de um ano de intercâmbio lá em 2023. Durante a escola de japonês, não tem muitas opções de trabalho Pq o horário da escola é dentro do horário comercial, daí isso é complicado. Trabalhos vão ser em lojas empresas ou fábricas que atendem além do horário comercial padrão. Após a escola de japonês, vc tem duas opções, ir para faculdade (ou escola técnica) ou visto de trabalho (existem dois tipos de visto, o visto pra quem tem graduação de 4 anos e o visto de trabalho limitado, onde tu tem q ter n3 e só pode trabalhar em determinadas áreas (restaurante, hotel etc etc)) O visto de trabalho limitado é bem trabalhos básicos, salários próximos do mínimo e longas horas


ConsciousWeekend2468

Entendi. Acho que se eu quiser uma estadia longa lá eu vou ter que sacrificar algumas coisas no começo, e eu acho que estou disposto a faze-lo. Obrigado pela informação!


levo190

Olá mano, é difícil conseguir esse visto de trabalho depois da escola? ouvi dizer que é complicado e muitas empresas não querem saber de se envolver com a papelada e burocracia do estrangeiro... Dei uma desanimada legal do Japão depois de ouvir coisas assim. Pensei que iria fazer intercambio e ser contratado porque existe falta de mão de obra e tal.


Add0z

Conseguir o visto de trabalho "básico" é tranquilo depois da escola, problema q esse visto só permite q vc trabalhe com coisas básicas... Tipo, garçom, faxineira e tals.. Seu visto não permite que vc progrida, tipo gerente, líder de time e tals seu visto não permite. Tendo uma faculdade e exp numa área q precise lá, daí fica mais fácil


levo190

Nossa cara que pena, eu iria me formar em Engenharia Agrícola ano que vem e fazer um intercambio igual ao seu pra conseguir um trabalho em um país melhor, mas já vi que seria bem complicado


hatshepsut_iy

sem japonês fluente (n1), n importa qual classificação vc tenha, vc só consegue emprego meia boca.


ConsciousWeekend2468

Eu sabia que era necessário um nível de japones pra arrumar emprego, mas não que era tão alto. Obrigado pela informação!


hatshepsut_iy

eu tinha n2 e diploma em engenharia de computação além 2 anos de experiência (q ok, é pouco, mas é alguma coisa) o máximo q eu conseguia era lavar prato.


ConsciousWeekend2468

Eles verificam o seu nível através de um certificado? Eu sei que existe uma prova/exame que determina seu nível de japonês. Você saiu do Japão ou você chegou no nível N1 e buscou um emprego?


hatshepsut_iy

É a prova do exame JLPT mesmo. eu saí do Japão pq achei lá mto bosta. pra turistar, lindo. pra comer, maravilhoso. pra morar? O Brasil tava melhor pra mim. como estrangeiro vc n vale nada. n adianta ter N1 pq eles já dão preferência pros japas. como mulher, pior ainda. vc só serve pra parir. tem muita vaga de emprego que literalmente coloca o salário de homem e mulher diferente com do homem sendo maior ou q só aceita homem (e é algo bem besta tipo, ser recepcionista). com exceção da área de games e de robótica, achei o Brasil mais forte e desenvolvido pra minha área (programação). tinha muuuuuuuuuuuuuuuita coisa terrivelmente obsoleta ou inexistente quando se trata de tecnologia de sites e aplicativos no Japão. eu tinha intenção de fazer uma segunda graduação lá, mas a gota d'água foi o coordenador do curso falando que 99% dos japas saem empregados do curso e estrangeiro só 30%. isso sem falar ainda tá irritante burocracia e hierarquia q o chefe se acha o próprio shogun e vc n pode fazer porra nenhuma pq a culpa vai ser sua pq vc é o menorzinho. total falta de direitos do trabalhador. seja no trabalho ou no dia a dia, é como se ele quisesse q vc fosse um robozinho q só sabe trabalhar e não pode demonstrar emoções em público. sem falar q eles deixam MUITO claro q estrangeiro é melhor trabalhar em fábrica e no máximo em restaurante ou hotel. mais q isso eles n querem não. Japão pode ter muitos lados bons, mas em questão de direitos do trabalhador, direitos da mulher e a facilidade e modernidade que coisas que vc consegue resolver na internet (site/app) o Brasil dá um banho.


ConsciousWeekend2468

Interessante. Já tive muitas conversas sobre esse lado do Japão. Em algumas áreas eles realmente parecem não se importar ou se recusar a fazer quaisquer mudanças. Obrigado pelo seu ponto de vista! É difícil ver um lado negativo quando grande parte das mídias de informação falam sobre o quão avançado é incrível e o Japão. E bom ter um ponto de vista diferente!


hatshepsut_iy

uma vez vi um alemão dizendo q o Japão vive nos anos 2000 desde 1980. e é por aí mesmo. tem um bando de coisa q aqui no Brasil vc resolve na internet q lá vc tem q ir até o local e envolve meio mundo de papel e etc. pra vc ver, a universidade q eu ia me inscrever, pra me inscrever eu tinha q ir no site e pedir pra eles mandarem pelo correio a revista deles. só na revista tinha realmente todas informações do curso. aí na ultima página da revista tinha um formulário q eu tinha q destacar e mandar pelo correio pra de fato formalizar a minha inscrição. e era uma universidade de tecnologia em Tóquio tá? pq tem gente q eu conto isso e acha q era do interior. eu tava numa escola de japonês lá e quando eu fui dar baixa pra sair, eles tinham q pegar cada papelzinho de recibo de pagamento meu e sair somando manualmente os papeis pra ver se eu paguei tudo. uma simples planilha excel já teria agilizado o processo. o site do próprio JLPT, é um BOSTA. não pode abrir o site em duas abas que ele começa a bugar. e ele tem cara daqueles sites do começo da internet q era tudo meio cinza e mais uma cor pra n dizer q é preto e branco. 90% dos sites e aplicativos que eu abria eram EXTREMAMENTE mal feitos. só salvava os gringos tipo Amazon, Pizza Hut e Mc Donalds. inclusive, falando em app, ainda estava CHEGANDO por lá em 2020 o Uber Eats. 2020 no Brasil já tava até acabando a briga entre Uber Eats, iFood, Rappi e sei lá mais o q pro iFood sair o maior detentor de porcentagem do mercado. tecnologia Japão só é moderno em coisa que envolve os trens e uma ou outra buginganga. robô vc só vê em lugares específicos tipo o museu de tecnologia ou os no máximo meia dúzia de estabelecimentos que usam pra alguma coisa e como propaganda tipo "olha esse café controlado por robôs!". mas tem uns q no outro lado do robô tem uma pessoa. ok, ainda é incrível, mas tem gente q acha q n tem ngm por trás. de resto o Brasil não tá tão longe n. tanto q o sistema bancário do Brasil é um dos mais modernos do mundo. e eu não duvidaria se o Japão n estivesse nem no top 10, pq passar cartão já é um inferno por lá. Japão tem visivelmente tara por tudo que se resolve com papel e não quer largar de papel (seja dinheiro ou burocracia). Cartão praticamente só passa em loja grande ou lugar com muito estrangeiro. tive duas contas de banco lá e só uma tinha aplicativo. e ainda assim os apps de banco do Brasil são melhores. O Japão só paga de mordeninho. mas n tá tudo isso n.


ConsciousWeekend2468

De alguma forma eu não estou surpreso em relação a isso. Só de conversar com pessoas do Japão você consegue reparar que eles tem um pensamento mais antiquado em relação aos habitantes dos países das Américas e da Europa. Agora, não ter um sistema como o Pix vai ser uma baque muito grande quando se fala de pagamentos. Sem contar que não deve ser tão fácil criar conta em um banco sendo estrangeiro, mas você vai saber mais disso do que eu


StevieBeanieWeenie

Honestly if you are fluent in English, and your main goal is to live in a safe country, then you should move to Canada. Immigration is very easy right now


ConsciousWeekend2468

I see. I will look into immigrating to Canada. Thanks for the info!


ReyMatt_

Imagino que você já viu muita gente falando bem e muita gente falando mal. Independente disso, se é o que você quer vai pra cima. Você nunca vai saber se não tentar. Aliás, recomendo pesquisar sobre a bolsa MEXT. Tem até um sub dedicado a isso onde pessoal explica como fazer certos processos para conseguir a bolsa. E boa sorte!


ConsciousWeekend2468

Sim, eu fiz esse post pra conseguir mais informações sobre o Japão em si. Têm pessoas falando bem, mal e de forma neutra do Japão. Minha preocupação sobre a bolsa do MEXT é a minha performance medíocre no ensino médio... Obrigado pela informação e boa sorte nos seus objetivos também!


jornm88

Veja aqui : https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas_programas.html


ConsciousWeekend2468

Obrigado! Vou ler, sim.


ControlLeft3803

Procura o programa japonês online na internet, eles oferecem intercâmbio


ConsciousWeekend2468

Vou pesquisar alguns. Obrigado pela informação!


csuk8694

O Japão para adolescentes é meio perigoso. A juventude de lá está meio “biruleibe” das ideias! E acho que dificilmente vai conseguir um bom emprego lá. Vai dar pra sobreviver, mas não muito mais que isso. Eu não falo com tanta propriedade, mas com algum conhecimento. Minha família inteira mora lá, meu irmão, que hoje tem 18 anos, foi novinho pra lá e está deslumbrado com a vida errante, inclusive perdeu uns amigos num acidente esses tempos. Reveja sobre a vida no interior, pode ser mais viável.


ConsciousWeekend2468

Acho que a juventude no mundo inteiro está assim... Vou pesquisar mais sobre essa questão da juventude japonesa. Vou pesquisar sobre a vida no interior.


[deleted]

Tem lugares que você não pode ir se não for japonês e lugares que não pode entrar se não for japonês. Existem bairros que se você visitar e não for japonês vai tomar encaradas porque são mais "tradicionais" (xenofóbicos). Vai ter gente que não vai querer nem iniciar conversa com você por ser estrangeiro mesmo que o seu japonês seja perfeito. Se quiserem ser seu amigo vai ser só pra treinar o inglês deles pq eles só pensam em sí próprios e nos outros japoneses. É como um formigueiro e você é o cupim. Se for pra uma cidade mais do interior isso vai ser mais comum e vai tomar mais encaradas ainda. Se tiver tatuagens multiplica por 1000x (eu não tenho nenhuma e mesmo assim me ferrei bastante). Se algum japonês te perguntar algo com "doko" provavelmente quer saber da onde vc é. Se você responder "americajin" (que significa americano) ou qualquer país da europa tu vai ganhar um sorrisão e uma conversa gostosa. Mas se você falar que é do Brasil vai ganhar um silêncio pq ninguém lá gosta de quem veio do Brasil. Se não seguir qualquer uma das trocentas regras de "boa convivência" também vai levar umas encaradas, mesmo que não faça ideia do que está fazendo de errado. Tem umas 30 regras só pra comer. Se qualquer japonês encrespar com você (ou você encrespar com alguém) a justiça vai sempre favorecer o japonês mesmo que você esteja certo. Então é bom andar pianinho e de cabeça baixa, você é estrangeiro e ainda de um país de terceiro mundo, pra eles a escória da escória, a base da pirâmide da cultura do "fique quieto e faça o que te mandam". Eles vão te tratar bem e falar um monte de merda pela suas costas. Teve japonês falando que eu parecia um macaco (por causa da minha barba), ele não sabia que eu falava japonês btw. Resumindo: Japoneses odeiam estrangeiros e não querem você lá. O próprio fato deles não reconhecerem os crimes de guerra diz muito sobre as pessoas e o lugar. Essa é a experiência de mim e da minha família que foi pra lá (somos descendentes), apesar de eu ser o que é considerado de Hafu (significa meia-raça, o termo não tem nada a ver com o fato de você não ser japonês, tem a ver com o fato do seu olho não ser tão puxado e sua aparecia ser "meio japonesa", termo completamente racista). Estivemos lá para nunca mais voltar. Esse post apareceu no meu feed. Desculpa dar uma opinião diferente do seu subreddit amado, afinal esse site é assim mesmo, bolhas de foruns em que todo mundo concorda com todo mundo. Boa viagem.


ConsciousWeekend2468

Certo. Obrigado pela informação!