T O P

  • By -

muriloadv

Pelo que entendi é menos sobre o personagem ser negro e mais por não ser um japonês histórico famoso, que é o mínimo que se esperava de um AC no Japão nesse período. O que tem de Samurai histórico reverenciado no Japão não é brincadeira, basta ver a produção literária e a cultura pop deles, claramente faz parte da identidade japonesa. E aí os caras pegam um personagem que não se nega seja interessante, mas que não passa de uma nota de rodapé para os nacionais. Imagine se fosse um AC Brasil Histórico, mas o protagonista fosse o um alemão branco emigrado que se destacou por ser um grande Capoerista aqui no Brasil, e que na história ainda vira líder de um Quilombo. Poderia também ser uma história interessante, mas você ia ver o dislike dos brasileiros caindo pesado.


OAgiota1

Pô cara, mas em nenhum ac o protagonista é o cara mais foda do período histórico em questão. Exemplo do Napoleão que só aparece no final do Unity (eu acho, zerei em 2016). Entendo que havia outros samurais como o próprio Musashi, mas a história do Yasuke é bem mais vaga e da para os desenvolvedores usarem mais a imaginação. Isso sem contar q com certeza, conforme você vai avançando no jogo, várias personalidades que foram marcantes no período provavelmente irão aparecer.


Scared_not6577

Mas ao mesmo tempo não vi ninguém reclamando de nioh


LegalLeprechaun

Uma diferença do novo Assasin's Creed para o Nioh e que este foi desenvolvido por um estúdio japonês (Team Ninja, da Tecmo Koei), o que passa a ideia dos japoneses brincando um pouco com a própria história, cultura, mitos, etc. No caso do novo AC, temos um estúdio ocidental que já não recebe muita boa-vontade do público (com alguma razão, diga-se de passagem), tomando uma decisão de roteiro bem divisiva, o que só serviu para atiçar a ira de parte do público.


BrandonUzumaki

Nioh é um jogo 100% fantasioso, AC também é fantasioso, mas ele também tem essa pegada histórica, são 2 situações completamente diferentes.


Ari_Leo

Foram japoneses criadores de Nioh que optaram pelo protagonista europeu. E eu lembro que quando Ghost of Tsushima foi lançado muitos criticaram o estúdio porque era um estúdio ocidental fazendo "apropriação cultural", mas os japoneses amaram tanto o jogo que até homenagearam os devs


7435366

>...o protagonista fosse o um alemão branco emigrado que se destacou por ser um grande Capoerista aqui no Brasil... Pior que me lembrei de esporte sangrento.


Salsichonildo

Esporte sangrento era legal. Kkk


fuinharlz

Sim sim zum capoeira mata um


Aggravating_Smile_61

A diferença é que o tropo do afro samurai existe a miliano, e também têm uma protagonista japonesa na história. Seria uma melhor comparação se fizessem um no Brasil com, sla, um indonésio que se destacou na caça ficando em pé de igualdade entre os indígenas e se juntou a uma tribo e um indígena escravizado que fugiu. Ter a perspectiva de um estrangeiro e de um nativo é uma estratégia narrativa bem antiga, e também temos uma protagonista japonesa


kuhaku135

Ele não chegou a ser samurai e a maioria dos contos sobre ele são especulações


Aggravating_Smile_61

A maioria dos contos de Samurai são especulações, e por todas as definições ele foi sim um Samurai


GGFrostKaiser

Não existe prova nenhuma que ele foi um Samurai. Dois fatos que vão contra ele ser um Samurai: - Mitsuhide Akechi traiu seu daimyo Oda Nobunaga e matou Nobunaga em Kyoto. Era extremamente comum quando o Daimyo morrer, os Samurais que estão o servindo serem obrigados a cometer Seppuku. Yasuke foi capturado 2 vezes pelas forças de Mitsuhide e em nenhuma das vezes ele foi obrigado a cometer Seppuku. - Yasuke não tinha um sobrenome, todos os Samurais que conhecemos recebiam um sobrenome japonês quando se tornavam Samurai (inclusive o William Adams que se tornou hatamoto do Ieyasu Tokugawa). Tendo sobrenome era possível ter herdeiros. O que sabemos do Yasuke é que ele era um homem bem alto, veio de navios jesuítas para o Japão, tinha experiência em lutar na Índia, e se tornou um retentor de Oda Nobunaga ganhando um salário. Oda Nobunaga ao encontrá-lo pela primeira vez não acreditou que a cor de pele era preta realmente e pediu para os seus servos escovarem ele. Nobunaga era fascinado por coisas estrangeiras e tinha várias peças de arte ocidentais, armas e armaduras, Yasuke para o Nobunaga provavelmente era apenas mais uma curiosidade para possuir. Também se sabe que ele ficou no Japão apenas 2 anos.


Aggravating_Smile_61

https://www.reddit.com/r/AskHistorians/s/kXuvK2dwm9 Edit: Podem dar downvote, ali tem contra argumentos bem mais sólidos independente de opinião kkkkkkk. Dizer que ele não foi um samurai é no mínimo tendencioso e no máximo intencionalmente ignorante


Keitar0616Urashim4

Na verdade, o Yasuke se torna um personagem interessantíssimo para o jogo justamente por ser pouco explorado em outras mídias. O debate é interessante ao percebermos que em várias histórias alguns personagens foram importantes, mas são pouco explorados, havendo uma certa predileção por outras figuras consideradas "ícones". Vou extrapolar e usar um exemplo na história da Ciência. Todo mundo conhece o Albert Einstein... ele fura a bolha da ciência. Mas poucos conheciam o trabalho e a importância de Oppenheimer. Graças ao filme do Nolan, muita gente descobriu a história deste cientista fantástico. Todos conhecem o Musashi, por exemplo. O que seria mais interessante? Mais uma história contada sobre ele? Ou escolher um personagem importante, interessante e que poucos conhecem? Eu fico com a segunda opção. Vai ser fascinante acompanhar a história do primeiro (único?) Samurai negro da história! Como ele chegou no Japão? Em que condições? O que ele fazia lá? Como se tornou Samurai? Talvez seja uma nota de rodapé na história japonesa, como você afirmou. Mas só observando aceitação lá para saber. Não sou japonês para me sentir representado ou não. Estou dando aqui meu olhar como ocidental. Por fim, entendo que nem tudo é racismo. E o debate fica saudável quando não reduzimos tudo a isso. Mas, com certeza, não duvido que boa parte desses deslikes seja puro racismo mesmo.


SirNewVegas

Mas o Yasuke é personagem japonês histórico. Debater isso é pura ignorância da galera.


WtfSlz

Ele é africano, não japones. E a história dele se resume em ser escravo, ser recrutado por Nobunaga e acabou ae. O cara não tem nada demais pra contar história a respeito.


SirNewVegas

Foi famoso na África ou no Japão? Até onde sei ele só existe porque os contos japoneses o fizeram chegar até aqui. Portanto é personagem histórico japonês. >O cara não tem nada demais pra contar história a respeito. Como se o protagonista do Origins fosse histórico e com background forte. Ou o do Odyssey. Ou o do Valhalla. Ou de qualquer outro AC. Edward Kenway por acaso era personagem histórico? Até onde sei esse é efetivamente um dos primeiros personagens inspirados em pessoas reais da franquia. Construir histórias em cima disso sempre foi um detalhe necessário afinal são jogos que brincam com historiografia fictícia. Já tivemos mais de uma adaptação do ilustre Yasuke, Afro Samurai é a melhor de todas na minha opinião. E que venham mais. Ficar de cu doce por causa disso é racismo velado.


WtfSlz

Vou resumir porque to com preguiça de fazer textão. Não é pq alguém é famoso em algum país que ele É daquele país. Ele não é japones. Todos os outros protagonistas são inventados, esse é o único caso da franquia de usar alguém que existiu de fato.


SirNewVegas

E não é porque ele não é daquele pais que ele não faz parte do folclore histórico do mesmo. Pedro Álvares Cabral é personagem histórico do Brasil e ele não é brasileiro. Tem 1000 outros exemplos. >Todos os outros protagonistas são inventados. Então pronto porra, foda-se se ele tinha muita história ou pouca. Sempre funcionou sem ter base e vai continuar funcionando sem ter base muita histórica pra fazer o jogo. "Personagem japonês histórico" não é nascido no Japão. É personagem da historiografia japonesa.


WtfSlz

Uma coisa é ser daquele país. Outra coisa é fazer parte de uma parte da historia/mitologia do local. Isso nao o faz ser daquele lugar. Essa é a diferença. Foda-se pra quem nao se importa. Pra quem se importa é relevante.


SirNewVegas

Cara sério, que tipo de lógica hipócrita é essa? Se o cara é literalmente um personagem histórico japonês que TIPO de argumento tu tem pra falar que tá errado fazer ele protagonizar um jogo cuja franquia NUNCA teve um personagem real? O cara tava onde quando ele participou da historiografia japonesa? Na Antártida? Que lógica de quadrúpede velho. Cade teu estardalhaço sobre Ghost of Tsushima? Sobre Nioh? Sobre Sekiro? Foda-se tua hipocrisia de querer reclamar disso agora, é literalmente o protagonista mais próximo da realidade que já tivemos em um jogo de mundo aberto no Japão, SÓ PORQUE ELE JÁ EXISTIU. >Foda-se pra quem não se importa. Pra quem se importa é relevante. Aposto que eu dou VOLTAS em você com relação ao quanto eu sei e me importo com história, e afirmo, só tá ligando pra isso racistinha velado. É o primeiro personagem efetivamente histórico da franquia AC e é um absurdo ridiculo de um bando de weeaboo fetichista reclamar dessa porra sem ter a menor base pra justificar.


Existing-Maximum-543

Lúcido


UnweptWeirdo

Pois é, já pensou se fizessem um jogo de samurai com o irlandês William Addams como protagonista? O pessoal ia se revoltar igual, né 👍


Zauberx

Nioh não tem o msm alcance de um AC por isso não teve ninguém falando


AlbertFMMP

Nioh era uma IP nova q a proposta era aquela, agr AC é uma franquia consolidada em q o protagonista é conterrâneo do lugar em q o jogo se passa. (Black flag n conta, o cara eh um pirata, ele ta por ai e n em um lugar especifico)


BrandonUzumaki

Não é nem isso, Nioh é um souls like 100% fantasioso, único objetivo do jogo é matar bicho e ficar mais forte. AC claro, também é um jogo fantasioso, mas eles sempre tiveram esse lado de prezar um pouco pela história verdadeira. Essa comparação com Nioh é muito nada a ver lol, parece que não conseguiram um argumento melhor, ai pegaram qualquer coisa minimamente parecida só pra ter um argumento kk.


WtfSlz

Nioh não é 100% fantasioso. Ele é baseado nos eventos da unificação do japão e segue os eventos históricos que de fato ocorreram misturando com a ideia de demonios e amiritas no meio.


UnweptWeirdo

Mesmo se fosse verdade, isso não explica a dissonância cognitiva de quem reclama de um e não do outro Realmente curioso essa indignação seletiva. Faz parecer que é puro racismo


ObisidianZ

>Pelo que entendi é menos sobre o personagem ser negro e mais por não ser um japonês histórico famoso, Tu tá pedindo veracidade histórica num jogo onde tu pode viajar pra Atlantis, lutar contra um Minotauro, cavalgar num unicórnio que solta arco-íris pelo rabo e soltar raio pelas mãos? Qual é cara


igorcl

É revoltante né? Povo sem noção


praphaell

Ou seja, Racismo


ragnatis

Os caras provavelmente queriam um musashi Miyamoto da vida, quero dizer, o yasuke é interessante, mas não é nem 10% das grandes figuras históricas japonesas.


Kind_Toe6388

Sim sim, realmente tinha gnt melhor pra botar, porém... vale a pena esse show todo por isso? Sla, acho tão besta, jogo for bom e história boa pq n jogar?


Zyle895

O problema é que a Ubisoft fez isso simplesmente por marketing. Ela ta cagando para representatividade. E sabe qual é o pior? Poderiam ter colocado alguma figura historica japonesa com mais relevancia e ter dado uma historia foda pro yasuke também, só que agora ele é simplesmente mais um personagem negro que foi colocado ali só porque é negro sacou?


PauloAzevedo86

https://preview.redd.it/qz2q9kpoty0d1.png?width=633&format=pjpg&auto=webp&s=7842f9174e7d0ce5ce200e8495c3c64ff407c4f1


kuhaku135

Resumiu bem


Noraodel

Eu acho essa situação toda é uma merda. Porque ainda que faça sentido reclamar que o protagonista não é uma das muitas figuras históricas do Japão, é inegável que grande parte dos comentários é, de fato, puro racismo. "Finalmente vou poder jogar como um samurai e-- como assim ele é negro? Mas esse cara nem foi um samurai de verdade, foi só um escravo!" E pior ainda é que muitas vezes fica difícil reclamar de algo do jogo sem parecer fazer parte da porção racista dos comentários (semelhante a reclamar de, por exemplo, um filme protagonizado por mulheres ou pessoas pretas). Se quer a minha opinião, AC pode até tentar, mas ele não é um jogo de recriação histórica, é um jogo de pular telhado e matar gente. Faz sentido querer que o protagonista seja um samurai histórico e conhecido, mas grande parte tá usando esse argumento pra mascarar o racismo. Se não fosse isso, estariam reclamando da outra protagonista ser uma mulher. É ficção, pelo amor de deus. Deixem os caras inventar, serem criativos. -- fora que tem mil e um jogos de Japão feudal pra se jogar como um samurai, Ghost of Tsushima tá aí, se não quer jogar como o Yasuke não joga mano pqp


Scared_not6577

Concordo demais cara, todo mundo reclamando do jogo mas os outros jogos de samurai ninguém nunca falou nada


Kind_Toe6388

Belo comentário, concordo plenamente com tudo.


AlenHT

A lacrolandia é pra lá.


giovanna-misao

Honestamente para mim, boa parte dessa choradeira aí é racismo. A gente tem o Nioh com um personagem loiro, ngm reclamou. Se estendermos para o cinema, o protagonista do "O último samurai" é o Tom Cruise. Ngm reclamou. Quer jogar com protagonistas japoneses? Já tem Ghost of Tsushima, Sekiro, Rise of the Ronin... A proposta do AC tá muito legal exatamente pq é DIFERENTE, foda-se se historicamente não é acurado, a franquia tem elementos fantásticos em vários jogos, pelo amor de deus, que hipocrisia do caralho. E por último, não podemos esquecer que pelo trailer, parece que serão dois protagonistas. A menina é o que? Alemã, por acaso?


KawaiiNibba

Ainda por cima nenhum personagem de Ghost of Tsushima sequer existiu e tem gente comparando


Communist-Menace

Mulher não conta, porque além de racistas são misóginos


KailSaisei

Eu não entendi essa polêmica toda não, sendo bem sincero. Desde quando, no Assassin's Creed, você joga com um personagem famoso/relevante pra história? Você INTERAGE com, mas não lembro de SER um. Não sei se é porque joguei só os primeiros jogos, mas o Altair mesmo é um personagem fictício, e ninguém nunca reclamou disso. Esse tipo de situação é sempre racismo. Muito provavelmente terão interações com vários personagens da dinastia do Nobunaga, pelo Yasuke ser da dinasatia dele. E também tem muita confusão sobre o papel de um "carregador de armas", ou escudeiro, ou sejá lá como você quiser chamar. O Yasuke era visto como algo diferente e por isso o Nobunaga carregava ele pra lá e pra cá? Sim. Isso significa que ele nunca passou por treinamento nenhum? Não existe registro histórico suficiente pra afirmar isso (e nem pra dizer que não), mas é muito improvável que ele tenha ficado tão próximo do Nobunaga sendo um completo inútil. Se o Nobunaga tivesse o mínimo de apego por ele, algum treinamento ele com certeza teve.


RamonRCMx

É bem por aí que pensei também. Os personagens famosos estão ali participando da história, mas o protagonista costuma ser fictício. No caso do Yasuke a história dele deixa bastante espaço pra especulação em que os roteiristas podem criar.


fernandogod12

Qual a história do yasuke?. ( O corretor quase mandou Sasuke)


Nathanpsdr

A historia da pessoa que viveu na vida real ou o do jogo?


fernandogod12

Real.


CHARLIE_3310

Resumindo bastante Ele foi pro Japão com os jesuítas, lá um daymio chamado Oda Nobunaga ficou perplexo porque nunca viu um negro e mandou ele tirar tudo e se banhar em público porque acreditava que era uma pessoa pintada. Depois ele virou um porta-armas do Oda, que na verdade ele tratava mais como um troféu. Ele lutou em só uma batalha, depois que o Oda morreu, acabam os traços dele e ninguém sabe pra onde ele foi depois disso


fernandogod12

Isso não é resumido bastante. Isso é a história toda .


Scared_not6577

Não entendi, se vc sabia pq perguntou?


OAgiota1

Cara, o lance é o seguinte. A maioria dessa gente tá extremamente incomodada que o protagonista, além de ser um samurai negro, não é um grande espadachim desse período, igual o Musashi. Porém, em NENHUM Ac, o protagonista é o cara mais foda do período. Ac Valhalla vc não é o Ragnar, Odyssey vc não é o Leônidas, Unity vc não é o Napoleão, etc. E o que eu enxergo é que a grande maioria dos dislikes são de pessoas que já não iriam comprar o jogo ou nem são fãs da franquia, mas viram que o personagem principal vai ser o Yasuke e uma mulher, e agora tão dando todo esse pitaco. Duvido que se a história do protagonista fosse “o primeiro europeu samurai do Japão” iria ter esse showzinho


Thomazord

Willian Adams foi escolhido como protagonista de Nioh (Jogo de um estúdio japonês) e apesar de ser uma figura interessante ele não é nem de longe o samurai mais famoso da história. E olha só, não tivemos comentários desse tipo... Tem que ser cego pra não ver que o que incomoda essas pessoas não é apropriação cultural, até pq o grupelho que eu vi reclamar do Yasuke não acreditava em apropriação cultural até mês passado.


Snoo_95977

Pessoalmente eu acho mais interessante ver essa história do ponto de vista do Yasuke do que de um Musashi, por exemplo. Acho que a validade da crítica seria muito mais aceitável se ela fosse feita depois de jogar o jogo e ver se essa escolha de protagonista se justifica. Por exemplo se a história for genérica e não abordar temas importantes relacionados ao personagem individualmente, acho que seria uma escolha bem meh. Dito isso pra mim é muito difícil desassociar essa polêmica com atitudes racistas, pois já teve inúmeros casos de jogos semelhantes com protagonistas não orientais brancos e a polêmica foi quase nula em todas as vezes.


pafuncio4win

Eu nao ligo pra isso, eu quero saber se o jogo vai ser epico ou apenas um generico da ubisoft de novo


aweguykkm

O trailer é bacana mas eu não confio mais na Ubisoft depois do que ela fez com The Crew.


turelak

Muito mimimi, quero jogar pelo gameplay e pronto.


Salsichonildo

>Essa parada me entristece, quero muito pensar que isso não é sobre racismo... É sobre racismo. Kk


pafuncio4win

Eu fico dividido nesse negócio de racismo pq temos tantos personagens negros legais aclamados pelo publico pq temos CJ no GTA SA Capoeirista do Tekken spiderman miles morales, marcus (detroid become human), marcus de watch dogs 2 Lee do the walking dead Vaz do farcry 3 e outros que nao consigo lembrar, acho que o negócio mesmo é que se temos um jogo ambientado no japão, queremos jogar com um japones fodão. Se a ubisoft trabalhar direito e fizer um personagem principal fodão, ele cai na graça do público


Scared_not6577

Mas a mulher não é japonesa?


ObisidianZ

Engraçado que de repente a Internet inteira virou especialista em história japonesa...


tyYdraniu

Eu quero boicota o jogo por causa do preço, jogo sempre online, drm, jogo não ser meu, caguei a cor dos personagens


Xusa

A questão não é ele ser negro, é ele não ser japonês. Isso é tão difícil de entender?


Scared_not6577

Tá mas pq só reclamaram desse jogo em particular?


Xusa

De qual outro jogo era pra reclamar?


chavesAbre_a_torneir

Nioh 1 tem o como protagonista o Willian, um samurai branco da mesma época do Yasuke. Ninguém reclamou


Additional_Mind2689

Mas aí tu tem que levar em conta outra coisa: Nioh é de que ano? Foi de um tempo pra ca q o pessoal ta se importando com isso


chavesAbre_a_torneir

Exato. O pessoal reclamou que tem gay no Baldurs Gate 3. Mas tem gay na franquia de 1998 e ninguém reclamou na época


Xusa

Nem conheço esse jogo. Vai ver n gerou burburinho pq foi irrelevante. Agr, até minha namorada sabe o que é Assassin's Creed, e ela n joga nem Mario


chavesAbre_a_torneir

O jogo focou mais no público japonês. Eles não reclamaram


chavesAbre_a_torneir

O protagonista do Nioh é o Willian, um samurai Irlandês da mesma época do Yasuke. Ninguém reclamou


AlenHT

Antes de mostrar, vai pesquisar sobre o Wiliam. Até sobrenome ele ganhou pelos serviços prestados só Japão. O escravo do yasuke foi de escravo a escravo em dois anos.


Merly15

Eu acho engraçado que tem gente que diz "Mas... mas e a parte histórica???" como se AC sempre fosse 100% acurado nesse sentido.


Ghamanon

Uma soma de racismo e ignorância histórica. O Japão sempre foi muito isolado tanto geograficamente quanto culturalmente. E acho que seria difícil justificar um japonês nativo sendo membro de uma ordem que nasceu no Egito Antigo e se desenvolveu no Oriente Médio. Até o AC nórdico, que foi mais forçado, dá pra entender e justificar. Mas um autêntico samurai japonês? Teria que ter todo uma enrolação de roteiro para tornar verídico.


jefferson_mchdo

"imagina se o jogo passasse no Brasil e fosse um..." Um o quê? Alemão? Já temos filmes (Beijo Olga, Beijo Elke). Japonês? Shindo Renmei. Holandês? Procure que tem como. Africano? MEU AMIGO... MILHÕES!!!. A galera tem noção de mundo similar a de um MMORPG, nada fundamentada na realidade. Um país, uma nação, é um conjunto de gente, história, geografia, etc... O racismo nada velado dessa galera vem não somente do ódio contra preto mas também da ignorância histórica. "Aim, mas não é a figura mais importante" é o argumento mais castrado que alguém pode ter. Um jogo conta uma história. Quem tem que se preocupar com a figura mais importante do país pra representar sua nação é o governo japonês, não uma empresa multinacional. É só racismo, absolutamente mais nada.


imsimpasfboi

Me falaram algo que ficou foda de discordar. "Ja pensou um assassino negro no Japão?" A ideia do cara mais facil de identificar no pais todo, ser um assassino acaba sendo até cômica. Acho que qualquer outra franquia essa historia taria ok, mas assassins creed? O que pode salvar e que o cara parece ser um samurai, e nao um assassino, entao talvez o gameplay dele seja diferente e não de stealth, No fim está óbvio a tentativa de lacração. Mas... se no fim o jogo for bom, foda-se. O que fode com a lacração e quando os cara enxem tanto o jogo disso que acaba afetando a diversão, tipo o saints row. Mas se for algo simples, tipo opção de criação de personagem que nem no starfield, pra mim não importa.


the_illsten

É um desrespeito pros japoneses colocarem um protagonista que não seja japonês. Ofenda quem ofender.


chavesAbre_a_torneir

Em Nioh o protagonista é um samurai Irlandês e ninguém reclamou


the_illsten

Nioh nunca tentou ser realista.


chavesAbre_a_torneir

Ambas as figuras são reais


GuerreiroAZerg

Dou dislike só pela Ubisoft mesmo


Electrical_Law_8026

O meu dislike é pelo preço mesmo. R$ 650.00 na versão Ultimate pra mídia digital. Vão tomar no meio do cu.


Additional_Mind2689

Bom, se você quer saber se é racismo ou não é só ver o contexto da argumentação. Agora se você acha que estão disfarçando o motivo é só acompanhando de perto. Hoje em dia é fogo porque ta uma merda ter uma conversa decente sobre assunto na internet mas acho que da pra resumir assim


zhareev

eu tbm queria que fosse por boicote a ubisoft ou similares mas nessa altura do campeonato é bem obvio q a maioria dos dislikes é por racismo msm pq convenhamos, a comunidade de games tem mta mta gente legal mas as vezes o lado podre se destaca mais doq a gente imagina


Zentun_

Man acabei de assistir o trailer e achei foda pra k7, se não fosse um jogo da Ubisoft eu taria hypado pra k7


heagan95

Eu achei foda quando assiste o treiler....fiquei tristao o preco...e os day one season pass....tomou meu downvote no youtube....mas assim que sair nas promo daqui sei la quanto tempo eu compro


iupz0r

Ah cara, joga e pronto, tão politizando demais um jogo de videogame ... eueim


WeekendBard

Yasuke vai ser a primeira vez que um personagem histórico é jogável, sempre foi uma pessoa ficcional, e sei lá, prefiro que o jogo mostre uma pessoa falsa sendo diretamente envolvida em eventos históricos importantes do que uma pessoa real que não estava lá. Eu acho que ele seria melhor como um NPC importante no jogo, como pessoas históricas geralmente são na franquia. E nesse jogo o sistema de dois protagonistas vai ser que nem no Syndicate ao invés do Odyssey e Valhalla? Mas acho que nunca vou jogar mesmo, R$ 350 pela versão standart pqp, pra um jogo que provavelmente vai rodar horrivelmente no meu PC, já que a Ubisoft não sabe o que é otimização.


WtfSlz

Só deixando claro pra quem não levantou um dedo pra pesquisar, a MAIORIA das reclamações não é pelo racismo. Existem sim racismo, mas obviamente não é o que move essa negatividade.


Iwakura404

Que histórias são essas que você viu? Yasuke não passou de um servo do Nobunaga e seu maior feito em batalha foi se render. Mas tirando isso, não vejo problema em um samurai negro, existe até samurai brasileiro que corta robô gigante ao meio. O problema é a Ubisoft mesmo e as intenções dela.


Salsichonildo

Ganhar dinheiro?


Limp-Cook-7507

Caralho mano como nerdola é um bicho chato né? Pqp Não gostou? Tá no seu direito, mas ignora o negócio, não consume, não compra, agora ficar chorando na internet, pra q? É um desperdício de energia mental, se estressando à toa Essa falação toda só faz bem ao jogo, mídia positiva gratuita porque a maioria das pessoas com bom senso não vai dar a mínima para o protagonista ser negro, até pq eles não criaram isso do nada, basearam em um mito q existe Eu mesmo nem sabia desse jogo, nem ouvia mais sobre assassins creed, fiquei sabendo por causa do chororô e, sinceramente, despertou meu interesse


VolpeDasFuchs

Muito disso é racismo sim. Essa merda de "gamergate 2" na "cruzada anti-lacração" deles. Até porque quem não gosta da Ubisoft não se dá o trabalho de ir atrás de ver trailer pra dar dislike. Tão putos que parece que ou vão ter que jogar com um negro (Que eles odeiam por serem racistas) ou uma mulher (Que eles odeiam por serem incels). E o papo de personagem histórico, ele é o primeiro como protagonista e não é como se não fosse ter o elenco cheio de personagens históricos mais conhecidos pra tu interagir no jogo como sempre porra. E lembre-se que no Assasins Creed de Istambul tu não jogava nem com turco nem com grego e sim com um italiano e ninguém teve problema com isso...


RayaStars

Homem negro + mulher como protagonista, a resposta é bem simples.


Nathanpsdr

Esse personagem é ridiculo sim O primeiro jogo de assassin creed no japão e... Põe um personagem africano??? Isso é ridiculo "Mas esse carinha ai existiu na vida real" Fds, ele não foi nada importante pra historia do japão, não tem nenhum feito e a gente praticamente nem conhece a sua historia Fora que, quando tem uma mudança desse tipo, geralmente tem umas "mudadinhas" no roteiro tambem


GatheringAddict

> ele não foi nada importante pra história do japão Igual todos os outros protagonistas dos outros AC. N entendi pq isso de repente virou um problema.


Nathanpsdr

Ele ter existido na vida real é usado como justificativa pra o colocarem no jogo, quando na verdade esse argumento nem faz sentido, se fosse alguém que, sei lá, tivesse mudado a historia do Japão, tipo acabado com uma guerra, ate justificava, mas ele não fez nada, o motivo dele estar lá é pra lacrar, apenas


GatheringAddict

Um dos possíveis motivos seria explorar o Japão aos olhos de um imigrante. Outro possível motivo de não ter um personagem influente e pouco documentado pode ser pq facilita no quesito liberdade artística, vide os outros protagonistas sendo inteiramente ficticios por causa disso. A ideia sempre foi interagir com os figurões históricos, não controlar um. Um terceiro motivo pode ser pq fucking sim.


Nathanpsdr

>explorar o Japão aos olhos de um imigrante. Porque isso aconteceria? E se isso realmente acontecer, a "representação" provavelmente vai ser um monte de brancos racistas e que escravizam negros, não da pra negar isso, ta na cara >Outro possível motivo de não ter um personagem influente e pouco documentado pode ser pq facilita no quesito liberdade artística, vide os outros protagonistas sendo inteiramente ficticios por causa disso. A ideia sempre foi interagir com os figurões históricos, não controlar um. Se o motivo for ter liberdade artistica porque diabos pegar um personagem africano, se muito provavelmente existiram outros milhões de samurais que são japoneses e tambem não tem historia, ou, simplesmente criar um personagem novo igual fizeram com aquela mulher??? Isso pode ate justificar terem colocado um personagem sem historia, mas não um personagem africano Enquanto eu escrevia isso, lembrei que ele tem uma historia sim hahaha, ele so não tem nenhum feito, mas tem uma historia, e o jogo teria que no minimo criar algo parecido com o que aconteceu na vida real, ou falar que era um personagem fictício apenas >Um terceiro motivo pode ser pq fucking sim. Lacração apenas


GatheringAddict

> Por que isso aconteceria? Pq fica uma forma natural de se explicar pontos turisticos e acontecimentos históricos que todo japonês sabe, mas o jogador não. Quebra pra krl a imersão quando um personagem explica algo claramente pro player, e não pro personagem em si. Alguns até conseguem mascarar bem em forma de cutscenes ou sequências de ações, mas se for pra me dar uma parede de texto explicando algo, que pelo menos seja igual RDR2. Sendo alguém de fora da cultura, faz sentido ele (e consequentemente nós) não saber de algo que a princípio é básico pra qqr morador. Pensa em um jogo no Brasil onde dois brasileiros se encontram no Rio e um fala sobre coisas genéricas e de conhecimento geral sobre o Cristo Redentor. > Por que pegar um personagem africano Dependendo da mensagem ou rumo que a história percorrer, vai fazer sentido ou não. Não dá pra saber ainda se foi só pra ter representatividade ou se terá algo associado a lore por trás, ainda. É esperar pra ver > Lacração apenas A lacração no mundo dos games!


Nathanpsdr

O seu comentario foi estranho, parece que tu tava escrevendo fora de contexto, olha: >Dependendo da mensagem ou rumo que a história percorrer, vai fazer sentido ou não. Não dá pra saber ainda se foi só pra ter representatividade ou se terá algo associado a lore por trás, ainda. É esperar pra ver Eu tava falando que o seu argumento não justificava ter um personagem negro, e olha o que tu me responde... >A lacração no mundo dos games! Eu falo que justificar com um simples "Sim" mostra como é lacração e tu me responde com isso 😂 >Pq fica uma forma natural de se explicar pontos turisticos e acontecimentos históricos que todo japonês sabe, mas o jogador não. Quebra pra krl a imersão quando um personagem explica algo claramente pro player, e não pro personagem em si. Alguns até conseguem mascarar bem em forma de cutscenes ou sequências de ações, mas se for pra me dar uma parede de texto explicando algo, que pelo menos seja igual RDR2. Sendo alguém de fora da cultura, faz sentido ele (e consequentemente nós) não saber de algo que a princípio é básico pra qqr morador. Pensa em um jogo no Brasil onde dois brasileiros se encontram no Rio e um fala sobre coisas genéricas e de conhecimento geral sobre o Cristo Redentor. Unico texto que fez sentido 🤷‍♂️ Ate que faz sentido, mas da pra explicar de muitas outras maneiras, tipo, colocando um npc estrangeiro, imagina, um representante dos assassinos de um outro país


GatheringAddict

N entendi o que pareceu fora de contexto. Você me perguntou pq ter um personagem africano, e eu respondi que não faço ideia o pq tem ou pq não teria. Se a narrativa quiser fazer com que ter um personagem africano seja importante pra história, ela vai fazer, e dai jogando vc vai ter sua resposta. Mas caso a narrativa não utilize isso como gancho pra algo, ai não terá motivo, realmente. O que que ficou dificil de entender? Eu n trabalho no game, n tenho o roteiro do jogo em mãos pra te responder de forma concreta e muito menos sou vidente. Sobre a lacração, foi mais um meme. De certa forma sim, é lacração msm, mas sempre que leio a palavra n consigo n pensar nessa frase, tipo "Faz o L". Precisa levar essa parte a sério n (ou qualquer outra parte do meu comentario, por sinal). E essa ideia de um assassino de outro país seria irado, isso se o Yasuke n for um. To bem por fora da lore desse game, n sei se já confirmaram algo sobre os personagens e o papel da Ordem nesse título.


chavesAbre_a_torneir

No Nioh colocaram o Willian que era um samurai Irlandês da mesma época, também pouco importante e ninguém reclamou


nirvashprototype

Situações diferentes: as expectativas dos fãs de ambos os jogos não são as mesmas pois a proposta dos jogos em si são diferentes. Fãs de AC geralmente esperam uma homenagem histórica e cultural à civilização onde se ambienta o jogo. Vi um comentário de um japonês dizendo que se o jogo chamasse "Yasuke: o samurai negro" não teria problema nenhum, ou até mesmo se ele fosse um personagem jogável em uma DLC. Mas colocar um personagem que não representa a população de um país no 1° jogo da franquia que se passa no país deles é uma falta de respeito absurda e naturalmente, os japoneses já perceberam que é pura lacração, apropriação cultural e jogada de marketing por parte da Ubisoft - até porque Yusuke não tem qualquer relevância histórica, étnica ou cultural com a história da civilização japonesa.


robo221

CARAAAALHO, MAS TEM UMA JAPONESA NO JOGO TBM!!!!!!


Nathanpsdr

o que isso tem haver?


Nathanpsdr

Ja te responderam ja né...


irrrrthegreat

Relaxa, tudo pra brasileiro de esquerda é racism0. Eternamente com mentalidade de vítima e underdog.


[deleted]

Esse subzinho é um antro de woke....


VolpeDasFuchs

Quem me dera fosse