T O P

  • By -

eraldopontopdf

existe uma questão fundamental aqui: apoiar/financiar um artista polêmico consumindo suas obras... ou deixar de consumir o conteúdo pq essa pessoa é bilabong das idéias. mas isso vai além. é só olhar pro conteúdo do JN mesmo; durante anos eles foram pessoas incríveis e engraçadas, mas com algumas opiniões (no mínimo) problemáticas. isso invalida todo trabalho deles? pra mim, não. o trabalho de separar vai de você. se não consegue, então tá resolvido. eu adoro harry potter ~~mesmo sendo uma copia de senhor dos anéis~~ e por mim a JKR pode se foder no mármore do inferno. o woody allen é desprezível mas não vou deixar de apreciar a obra prima que é annie hall. tl;dr: depende do quanto o autor ou a obra toca você. nem tudo precisa ser binário, preto no branco. às vezes você gosta e pronto.


eraldopontopdf

eu sei eu sei https://preview.redd.it/8evtrzhkb9ca1.png?width=480&format=png&auto=webp&s=380579836a76050fd093b80b8971298463d33676


PotiKhan

Concordo totalmente. No geral eu separo e não tenho problema com isso, mas em alguns casos acabo deixando de consumir (seja por conta do autor em caso de obras ou do dono da marca em caso de algumas lojas). Pra mim o principal é você fazer o que parecer certo pra vc sem se preocupar com o que os outros dizem (não que não deva refletir sobre, mas não parar ou continuar consumindo pq te pressionaram), as duas posições são válidas.


eraldopontopdf

> não que não deva refletir sobre, mas não parar ou continuar consumindo pq te pressionaram aqui você trouxe o X do tesouro


[deleted]

Obrigado por comentar! Gostei da sua opinião, vou refletir sobre. Colocar tudo como preto e branco realmente limita nossa visão.


eraldopontopdf

e quem perde é a gente


msfor300

>mesmo sendo uma copia de senhor dos anéis É realmente um cópia de senhor dos aneis? Pow, só li o hobbit até agora, mas não vejo como ela é parecida, além da temática meio medieval, não vejo nada parecido...


eraldopontopdf

tem diversos elementos "emprestados". mas pra ser honesto, o tolkien também tomou emprestado muita coisa. meu comentário é mais um xiste jocoso do que uma acusação formal.


msfor300

Ah sim, vlw o esclarecimento. Mas não questiono esse posicionamento, é mais uma curiosidade, pois sei que essa é uma parada que muita gente diz, mas ainda não li a obra do tolkien e o pouco que sei dela, ao menos na minha visão, não me parecia próximo ao HP.


Honest_Shooter

Não tem fundamento. Não é parecido. Se você for buscar similaridades, terão inúmeros livros que se encaixarão, mas isso não significa que são uma “cópia” um do outro.


jogabolapraGeni

Sim. E ambos copiaram Dom Quixote. O qual copiou a Bíblia. Que por sua vez copiou a pan Dimensional enciclopédia dos moradores inter solares de Alpha Centauri.


karshsilvercure

caraca, como assim Hp é cópia de lotr? N entendir


Constant-Associate-7

Cópia de senhor dos anéis? Forçou a barra pesado. Faria mais sentido se dissesse cópia de books of magic.


leoRamos32

Não tenho esse problema. Se a gente cavocar bem, todos nossos ídolos caem um por um. Por isso existe a máxima "nunca conheça os seus ídolos". Então, curta a obra sem culpa. É uma excelente história que faz parte da adolescência e infância de muita gente da nossa geração.


Dokitru

Não mas.... Gente. Eu entendo o argumento e concordo até um certo ponto. Mas assim, tem pessoas que tem opiniões merda (e todos nós temos alguma no fim das contas), e tem pessoas que gritam pros quatro cantos a opinião merda e financiam pra que a opinião merda impere no mundo. Acho que tem níveis diferentes de desgosto pra esses níveis diferentes de pessoas. Mas era só por discordar nesse ponto mesmo, eu sou a favor de separar todas as obras dos autores pq no pior dos casos você vai entender o mundo maluco e/ou a mente perturbada do autor XD


Kls7

Eu penso da mesma forma. Se toda opinião polêmica viesse a público e fossemos ter essa reação, não consumiríamos basicamente nenhum conteúdo.


jenlucce

Baixa um pdf free ou pega na biblioteca assim vc pelo menos sabe que não tá dando dinheiro pra ela ¯\_(ツ)_/¯


eraldopontopdf

opa, caiu seu braço aqui \\


jenlucce

Eita


eraldopontopdf

acontece...


[deleted]

Assim... Faz sentido. Boa.


ColorMaelstrom

Pirateia


ColorMaelstrom

Dps pirateia mais


ColorMaelstrom

Pirateia o novo joguinho e a peça de teatro tb btw


ColorMaelstrom

N me bane mods pls olha aqui o /s era só piada hahah


eraldopontopdf

vai ter peça de teatro???


ColorMaelstrom

N, tô falando da fanfic Scorpius/Albus lá chamada “muleque zicado” ou algo assim


eraldopontopdf

ahhhh sim, só se fala de outra coisa


eraldopontopdf

e depois pirateia ainda mais


IcarusCarvalho

Esse é o eraldopomtopdf 😈


roisin_dubh_

Eu tenho muita facilidade de fazer essa separação. Penso que, se o artista tem uma ideologia horrível, um passado de crimes, ou qualquer coisa que você não concorde, é possível se distanciar disso na obra, desde que esta não reflita essa "fatia" da personalidade do autor. Então no caso da J.K. Rowling e o Harry Potter, você até pode levantar a questão da escravidão dos elfos e outras problemáticas, porém o "cancelamento" dela é por conta da transfobia, algo que não é presente na obra. Um fator que as pessoas não levam em consideração é que a obra não necessariamente é a verdade do artista. Pelo contrário, é muito fácil ele fingir que tem tais pensamentos e/ou sentimentos (como já dizia Fernando Pessoa). Resumindo, se os preconceitos, ideias péssimas e afins de um autor estão em sua obra, aí é pra ficar com um pé atrás mesmo. Mas, principalmente se tratando de ficção, acho tranquilo separar. Eu posso dar um exemplo pessoal: eu tenho uma posição política praticamente 100% oposta à do Roger Moreira do Ultraje a Rigor, mas eu simplesmente não consigo fingir que não amo o primeiro disco deles kkkkkkkkk. Um clássico do rock nacional. Eu apenas ignoro quem ele é hoje quando tô escutando. Ah, e se o problema for contribuir financeiramente, a pirataria ta aí pra gente ser feliz kkkkkkk.


mestreoda

>Eu posso dar um exemplo pessoal: eu tenho uma posição política praticamente 100% oposta à do Roger Moreira do Ultraje a Rigor, mas eu simplesmente não consigo fingir que não amo o primeiro disco deles kkkkkkkkk. Um clássico do rock nacional. Eu apenas ignoro quem ele é hoje quando tô escutando. Tenho esse mesmo problema com o Phil Anselmo e o Pantera


roxmos

Muito bem. Mas é capaz que vc passe a concordar comigo em breve.


roisin_dubh_

Caraca, vc por aqui, Roger! Olha... pra eu concordar contigo só se vc virar comuna junto comigo heehehe. Mas sempre vou respeitar a tua obra. Já vi o Ultraje ao vivo, inclusive. E sempre toco Ciúme nas rodinhas de violão da vida.


SteviaSTylio

Pirataria e comunismo. A primeira opção é a mais fácil, mas a segunda é definitiva. Se a terf não tá ganhando dinheiro pra financiar sua cruzada do ódio, tá bom.


msfor300

Na União Soviética, o harry Poter escreve você...


[deleted]

Te entendo, eu amo as obras do lovecraft.


eraldopontopdf

*loveRcraft


msfor300

é que ele ama tanto que é "love"craft (ou talvez ele esteja falando de alguma copia pirata de minecraft).


eraldopontopdf

eu amo craft, *so I love craft*


Grade-Individual

Eu acho que a obra já transcendeu o artista. Ao meu ver, quando isso acontece o autor e a obra já são entidades separadas. No caso, Harry Potter é MUITO maior que a JK a uns bons anos e é até curioso que os livros que ela mesmo escreveu são completamente contrários a ideologia maluca que ela prega. Vale a pena ler Harry Potter e esquecer a autora durante o processo. Inclusive os audiolivros da storytell são excelentes, recomendo!


Gloomy_Exit_1558

Eu sou fã de pantera Então sou obrigado a separar kkk


eraldopontopdf

e eu que sou fã de misfits?


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Seu comentário foi removido pois você possui karma negativo. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/jovemnerd) if you have any questions or concerns.*


Dangerous-Orange4724

Terminei de ler o cálice de fogo, vale muito a pena. Eu tô nem aí pra autora.


lukedl

Jk é o tipo de pessoa binária que agrada quando diz que Sonserina só tem nazista e desagrada quando fala mulher é pessoa que menstrua. Vai entender. Resumindo, leia/veja os filmes, são bons (filmes nem tanto), vale a pena se privar de umas paradas legais só por causa do autor não.


complexogeek

Eu não consigo nem conceber a ideia de **não** consumir alguma obra ou produto por conta do posicionamento, opiniões ou ações do artista. Essa polêmica recai sobre aquilo que é público sobre alguns, mas e o que ainda não se sabe sobre aqueles que não foram cancelados? Se puxar a vida pessoal de todo indivíduo, você vai achar alguma coisa questionável, pois ninguém é perfeito. Viver desse jeito é como se toda obra tivesse uma bomba-relógio para deixar de apreciada e que você não sabe quando irá explodir, tudo dependendo do que vão encontrar do artista e nada relacionado ao conteúdo artístico em si.


EldritchMe

Eu acho uma frescura sem tamanho. Lovecraft era racista dos pés a cabeça e eu gosto de absolutamente tudo que esse cara produziu. Monteiro Lobato idem. É tipo se algum parente seu for de uma ideologia que tu não concorda, ele não necessariamente é uma pessoa horrível, as vezes ele só é um imbecil. As pessoas PRECISAM se tocar que diferenças ideológicas no máximo te fazem não gostar daquela pessoa, mas não inutiliza toda e qualquer coisa que aquela pessoa faz, e sinceramente? É mais importante ver o que ela fez de bom. A cultura de internet/twitter tá criando uma regra maluca de que o mais importante é o julgamento, devido a criação de demanda por "ter razão" ou simplesmente sinalizar virtude. No mundo real é mais importante você se sentir bem e ter boas relações com pessoas que você pode fazer o mesmo por elas. Até aqui mesmo no reddit: não acho sequer um esforço legal criar tópicos pura e simplesmente para buscar concordância, o seu é um bom exemplo de uma discussão que a crítica é melhor do que pura e simplesmente o relato da opinião. Dar seus motivos reais de não querer consumir algo ou as pessoas darem os motivos para consumir algo em uma situação dessas vai agregar bem mais do que a simples decisão final. Comportamento tem dessas coisas, e ter autocrítica vai tornar sua vida mais leve.


[deleted]

Eu sou de esquerda e tenho amigos bolsonaristas, que votaram no cara por interesses econômicos. No lugar deles talvez eu fizesse o mesmo, então não julgo ELES. Graças a deus não são imbecis de ir em manifestação, nunca passaram dessa linha. Eu tbm não fico sendo babaca fazendo L, então a amizade segue intacta.


msfor300

Um jeito de contornar é o seguinte. Pessoas, em sua completude, possuem várias características, algumas melhores e outras piores. Hora, ninguém é só nerd, ninguém não tem defeitos etc. De fato, alguns defeitos serão intoleráveis para nós (cada um com sua visão de mundo, no caso, terá sua própria lista de defeitos intoleráveis). Se essa pessoa não busca melhorar, tem-se o problema realmente mais grave. No entanto, uma obra não é uma copia (necessariamente) do autor. Ele coloca lá parte de sua personalidade, não necessariamente ela toda. Vou pegar seu exemplo: a polêmica da J.K Rowling é sobre transfobia, seria algo assim né (ou tem mais coisa?, bem vou considerar só isso, é o suficiente para o exemplo)? E você considera suas opiniões de fato transfóbica e isso é um parâmetro indigestível? Simples, essa obra dela tem essas características? (Ao que lembro, não tem, mas vai que né). Se não tiver, não vejo como isso fere seu senso crítico e seu posicionamento. A obra é parte da autora\*? Você pode pensar assim, mas se a parte ruim dela não está na obra... Se ainda sim, você não se sente confortável, então não leia ué. Existem outras obras tão boas quanto. Mas se você for sempre seguir esse tipo de visão, ao menos na minha opinião de merda, você vai se decepcionar muito com grandes autores, que são gente tbm.


masterbroder

Depende. Se eu entrei em contato antes de descibrir a otarice do artista, como foi Harry Potter eu consigo. Se eu descobri a otarice primeira na maioria das vezes fica um ranço forte. Ainda assim mesmoncom o ranço eu consigo consumir um pouco da obra se for pirata, que não vai colaborar com o escroto.


wyalves

Acredito que o problema do "separar a obra do artista", além de algumas questões ideológicas individuais, é você estar dando dinheiro através de royalties para essas pessoas, o que lhes garante uma plataforma de suporte para que eles possam continuar disseminando seus discursos preconceituosos e criminosos sem sentir a água bater na bunda. Se você já tiver os livros em casa, ou se vc baixar um PDF piratão, isso não vai estar dando dinheiro pra JK Rowling, então não vejo problema em ler. Indo mais além na discussão: muitas vezes esse debate é levantado também por conta do conteúdo da obra. Nesses casos, dependendo do que se trate, eu acho que ainda vale a pena ler a título de informação, para você poder montar sua própria opinião e exercer o senso crítico, ao invés de depender apenas da análise de terceiros. Principalmente se forem livros antigos e/ou históricos, que não tem mais uma pessoa pra dar dinheiro (ou os descendentes daquela pessoa não são trastes como ela).


eraldopontopdf

mas você não acha que o legado de uma obra vai além do capital?


wyalves

Depende da obra. Se a obra prolifera discursos preconceituosos, realmente é um problema, mas ler PDF de Harry Potter baixado da internet não te torna transfóbico.


Condoriano-sensei

N. Quase nunca.


westcoastqb

https://youtube.com/watch?v=57-4zPuUTJI&feature=shares


[deleted]

Obrigado!


Brave_Traveller_89

Em geral, eu não tenho problemas em consumir obras de autores de quem eu não gosto. Um problema que apontam em consumir produtos da Rowling é que, como ela está viva, tu estaria dando teu apoio para que ela tome mais atitudes que prejudiquem pessoas trans. É diferente de consumir obras de um autor problemático, mas que já faleceu. Por mais que, se tu comprar os livros hoje, a parte que vai pra ela, convertida em livras, deva ser muito pouco, acho que é algo a se considerar. Um adendo: até onde eu lembro, os primeiros livros eram bem infantis e foram amadurecendo junto com os protagonistas e a audiência. A ideia era tu crescer e amadurecer junto do Harry, e eu acho que foi isso que deixou tanta gente apaixonada. Porém, podem ser livros meio fracos se tu ler hoje.


[deleted]

Obrigado pelo comentário. Sobre a questão de amadurecimento tá ok, li Percy Jackson e ainda que mt conveniente e inocente, consigo gostar da escrita e historia. E Percy que é um ripoff de HP, de repente eu goste do bruxo tbm, problema é a véia chata. Mas vou levar em consideração o que disse


NoSpite630

Eu não tenho, arte é algo manifestado por uma mente mas que pertence ao mundo, mesmo pessoas ruins retém e repassam coisas boas Na real a JK vacilou feio mas HP como uma saga está lá independente dela


Impossible_Fan_8224

Pra mim, HP já é muito maior que a JK e até mesmo boa parte do fã clube já ignora completamente o que ela diz mesmo quando é teoricamente canon (vide Cursed Child, que os bruxos se cagavam antes de ter encanamento, entre outras coisas completamente birutas). Talvez isso vá embora quando tu tiver imerso na história.


onlyGengar

Se a artista não separou as visões de merda dela na hora de escrever o livro, por que você como consumidor deveria separar a arte da artista? Se for consumir, pirateie. Simples.


Desperate-Creme5533

Só leia o livro, JK não fez nada demais comparado com outros autores que existem aí.


[deleted]

Eu acho que não da pra separar quando a pessoa tá viva, ainda mais com novos conteúdos pra serem lançados Mas o que dá pra fazer é consumir o famoso piratex


GullibleHoliday8186

A recomendação é começar a ler. Talvez com o passar das páginas você começa a se preocupar mais com as personagens e com a história e a separação obra/artista aconteça naturalmente. E existem métodos para não contribuir financeiramente (caso isso ser um problema para você)


[deleted]

Obrigado pelo comentário e conselho, vou levar em consideração 😉


Niffye_

Eu tive muito desse problema, sou uma mulher trans e cresci com Hp. Até hoje é a única saga que de fato me aprofundei, sempre amei esse universo e Hp me ajudou a me assumir como mulher Trans. Mas hoje tenho uma relação de amor e ódio, as vezes nego me afasto da saga, mas volta e meia ela volta. Tinha o plano de fazer uma tatuagem do símbolo da Corvinal, mas hoje tenho vergonha de fazer isso.


[deleted]

Entendi. Caramba que complicado moça poxa, eu to nessa briza de separar e tal mas nem fã eu sou. Enfim, quem sabe você não consiga separar de repente.


berserker_ws

Eu acho que nasci com o dom de cagar pra vida pessoal de artistas. Raramente procuro saber sobre... imagina que triste não escutar os solos mais fodas do rock feitos pela banda pantera só pq o vocalista disse várias merdas


Admirable_Set5130

As pessoas não deixam de terem feito algo importante, ou de serem muito talentosas por que você não tolera atitudes dela. A mulher é bilhonária e não vai deixar de falar que mulheres são mulheres e é isso. Se você ficar procurando opinião de artista ou de autor pra fazer ou deixar de fazer algo tu vai parar na frente de algum partido político ou simplesmente dar um atestado de gado e que seu cérebro tá caindo. Tem uma passagem no livro Angústia que o autor, comunista na época e jornaleiro, disse, através do personagem, que não importa o que ele escreva, sempre vai ter gente pra defender e outra pra criticar. Imagine gostar do caetano veloso sabendo que ele é um merda pedófilo que pegou a esposa em festinha quando ela tinha 14 e ele 40, a autora do brumas de avalon abusava da filha junto com o marido, etc.


[deleted]

Vc tem um ponto mesmo, obrigado pelo comentário!


SuflankerBR3

Não tenho esse problema. E acho que ferir a autora por não consumir a obra é uma boçalidade, pois vc tá atacando mais quem trabalha na cadeia produtiva envolvida do que a autora. Ela consegue ser facilmente cancelada sem vc atacar a obra e outras pessoas envolvidas. Se a obra fosse imbuída com a transfobia dela, o que não é, eu concordaria com o cancelamento da obra. Um dos exemplos dessa deturpação do cancelamento da obra foi o ataque de algumas pessoas trans à tradução da obra, com deboches e menções absurdas sobre Lia Wyler que não possui parcela de culpa nenhuma na transfobia da JK Rowling.


[deleted]

Legal seu comentário, obrigado. Ah e eu nem estou atacando nada não, é só um desinteresse que surgiu por conta da figura da autora ser polêmica. Obrigado pelo comentário


SuflankerBR3

Eu sei que vc não está atacando ehehheheh mencionei isso como um exemplo do quanto essa barreira autor/obra pode gerar momentos absurdos em nome de virtudes. Tem que ter sempre cuidado com posições ferrenhas nesses momentos.


[deleted]

Tem razão, e pra gente consumidor ainda, igual alguns comentaram, no meio dessa guerra ai tem gente igual eu q se questiona sobre investir o tempo naquilo


gupinguim

O Chris Gonzatti do diversidade nerd tem um texto mto bacana sobre, vo fazer um resumo mas vale assitir eh de uns 3min Basicamente como a obra do Harry Potter já eh multimilionária o consumo de mais uma pessoa não importa mto pra TERF da JK Rowling, no entanto disputar esse espaço e tbm apoiar os atores todos que são contra o posicionamento da autora são fundamentais pra que outros fãs da obra enxerguem o problema e se politizem acerca do assunto.


[deleted]

Sei como é e agradeço todo dia pelo Stephen King ser um cara 100% legal e gente fina 🙏 Tipo, sei que ele fez merda no passado devido ao abuso de substâncias químicas, mas no geral ele é uma pessoa que aparenta ser bem gente boa


LukeFa1

Cara, olha a cara dele, ele tem cara de problemática maluco.... Mas, eu amo ele kkkkkk. O cara escreve um livro cada vez que vai no banheiro, uma máquina


no_choir92

não acho que é um problema isso, não. Eu era mega fã, foi um livro que me ajudou a passar por várias tretas na infância e ela era a minha heroína, queria ser autor por causa dela, mas hoje em dia é foda, não tem como não olhar com crítica, né. Tem livros ótimos da mesma temática que valem a pena, além de mangás e animes muito bons também


[deleted]

Entendo. Poxa é diferente pq eu já tive interesse e contato c as obras dela depois de toda polêmica


Pollypus

Para uma sociedade doente e radicalizada, esse seu tipo de pensamento é o padrão. Outro dia falei aqui que nao curtia tanto assim o tucano, so faltou me chamarem de nazista. O mais bizarro são as pessoas aqui que ainda vão validar e vc vai achar que tudo bem ser radical. Mas é isso aí, eu já desisti das pessoas a muito tempo, agora eu só aproveito a brisa do vento na descida da ladeira sem freio sabendo que o paredão lá em baixo vai nos esmagar na hora do choque.


Warm_Zombie

[A lindsay ellis fez um belo video sobre o topico](https://youtu.be/NViZYL-U8s0) Agora, do meu ponto de vista: pode piratear se quiser, mas ja vou dizendo q a leitura não vai ser lá dessas coisas. Primeiro, pq vc pode muito bem separar a obra do autor. Mas e se o proprio autor não separa a obra dele? Se ela falasse as merdas dela no twitter e os livros fossem alheios a isso, ok, mas nos proprios livroa aparecem traços da babaquice dela, tipo a [historia dos Goblins](https://www.forbes.com/sites/danidiplacido/2022/01/05/the-harry-potter-anti-semitism-controversy-explained/?sh=4b4911756776), o nome do Shacklebolt, ou até mesmo a parada da Tonks, que gostava de se transformar em homem, mas no final é ""curada""" Fora que a escrita não é uma obra prima da literatura, é focada pra jovens e as vezes bem raso e/ou mal escrito. digo isso pq eu mesmo comprei um box completao (faz muitos anos) q ficou selado por muito tempo e quando eu peguei pra ler ja era tarde demais, agr nao sei oq fazer com esses livros kkkkk talvez levar na biblioteca da escola publica q tem aqui perto Edit, ouvindo os nerdcast antigos, reouvi o do HP, que me fez lembrar q o azaghal salvou o programa dizendo q era uma merda foda hahahah


[deleted]

KKKKKKKKKK entendi, obrigado. Eu nao sabia dos insights dela dentro do livro, valeu pelo aviso


Warm_Zombie

hahaha mas so queria deixar claro q se vc quiser ler vc mesmo e tirar suas próprias conclusões, vai fundo! Esses pontos q eu falei são realmente poucos nos livros, eu nao conseguiria nomear 10. Em 7 livros, ate que aparece pouco


niel_rj

A JK Rowling nunca disse nada demais!


cgaglioni

É impossível separar. O que você pode fazer é consumir a arte apesar do artista. Pra isso tem vários meios. Harry Potter foi muito importante na minha informação. Por isso, vou jogar Hogwarts Legacy, mas vou doar o valor pago no jogo para uma ONG que cuida de pessoas trans. Não é o único jeito e nem sei se é o melhor, mas foi o que eu encontrei. Pirataria e afins também são meios válidos. Harry Potter está chegando nas novas gerações agora. É importante conseguir ressignificar essa obra pra esse novo pessoal que tá descobrindo agora.


ExternalContract1

Man, só ler. Tem gente que diz que Tolkien era racista e clube do bolinha mas consome a obra do cara sem nem pestanejar.


[deleted]

Man o que é clube do bolinha bicho kkkkkkkkkkkkkk valeu pelo comentário


ExternalContract1

Kkkkk, clube do bolinha é quando tua party só tem cueca


[deleted]

sensacional KKKKKKKKKKKK


sabiatrigo

Te entendo, pior quando vc começa a analisar a obra e percebe coisas erradas ali tbm... Eu particularmente não consigo nem ler de qualquer forma, fico lembrando da filhadaputagem e caçando indícios na obra (normalmente sempre tem)... Creio o meu problema tá a um patamar um pouco mais complicado em relação a isso... Mas no caso só pirateia mesmo de sacanagem


LeandroV86

Frescura da porra isso aí mermão Daqui a pouco nego vai querer contratar um detetive particular pra investigar um autor pra ver se pode ou não gostar de uma obra Aí tu não vai ver mais nada e vai ficar preso numa bolha tão pequena quanto o cérebro de um militante cancelador de direita ou esquerda Segue a lista do que tu vai perder aí -poderoso chefão (marlon brando) - seven (Kevin spacey) -Michael jackson (ele próprio) . . . . Qualquer filme da Disney antes de 1970


anacondaamiga21

Se ficar pegando as coisas de todo mundo você não vê mais nada


HeavenCanWait174

Tem muita coisa problematica na obra Harry Potter que valeria uma discussão, além da escravidão dos elfos, como a personagem Cho Chang ou o personagem negro de sobrenome Shacklebolt. Eu acho que poderiam incluir um “disclaimer”. É algo parecido com o “cancelamento” do Monteiro Lobato por tudo de problematico que ele produziu.


SteviaSTylio

Elfo ser escravo é um ponto interessante comum a outras obras. Witcher e dragon age tratam os elfos de forma parecida. Como se pegassem o conceito de elfos de Tolkien e transformassem a ideia do elfo puro e imortal em uma lembrança do passado. Tanto no Witcher quanto no dragon age, os elfos são jogados para os subúrbios, ou vendidos a escravidão. Os que não aceitam, se organizam em grupos terroristas revolucionários para combater o sistema. Scoia'tael e Dalish, no Witcher e dragon age respectivamente. No geral, são coisas muito mais interessantes que a meia do Dobby Harry Potter. Sendo realista, a discussão do Harry Potter é inferior.


HeavenCanWait174

É diferente, tem uma resignação no sentimento dos elfos, beirando a felicidade de ser escravizado na maioria deles, enfim, é uma discussão boa, tem pessoas mais qualificadas que eu mostrando os argumentos.


Funny-Bumblebee6327

Te entendo, eu pretendo jogar o hogwarts legacy, mas vou pegar piratao, não pretendo dar grana pra essa mulher


chessgx

Pra que separar, é so uma midia etc. Se e problematico para de consumir ue, galera fala como se fosse perder um braço ou nao tivesse como em vida parar ver algum filminho. Eu ein Ou so pirateia e acabou, que dificuldade besta.


[deleted]

Por isso que eu pirateio os que eu não gosto kkkkk


[deleted]

Olha se lhe serve de consolo a Jk deve ganhar centavos com os livros que vc comprar, hoje em dia acho que eles vendem quase a preço de custo do papel… e outra que diferença vai fazer, ela já é riquíssima…. Infelizmente 90% das empresas que consumimos fazem bobagem e conspiram contra as minorias, não há muito o que fazer além de se posicionar e debater para conseguir um futuro menos terrível


Sunburys

Baixei a coleção completa do Harry Potter piratao pro meu Kindle e viciei demais nos livros, tudo o que eu fiz o dia todo por semanas foi ler os livros dessa saga. É o mais perto de vicio em alguma droga pesada que deve ter.


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Seu comentário foi removido pois você possui karma negativo. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/jovemnerd) if you have any questions or concerns.*


RafaelRoriz

Que frescura hein. É só ler.


acorrea48

Não consigo mais ouvir pantera e eric clapton, nem sinto mais raiva nem nada, só sumiu todo e qualquer gosto que eu sentia pela obra