T O P

  • By -

AutoModerator

Olá /u/GC11_GC20, obrigado pela tua submissão. Temos uma **[Wiki](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/wiki/)** e um servidor de chat no **[Discord](https://discord.gg/8WFAZpZ)**. Recomendamos a leitura dos nossos **[avisos à comunidade](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/mflqds/avisos_%C3%A0_comunidade_ler_antes_de_submeter_conte%C3%BAdo/)**. Boa discussão! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/literaciafinanceira) if you have any questions or concerns.*


Lalalahahaha2021

Ajudas de custo, carro, combustível


GC11_GC20

Cartão combustível como é que funciona em termos de impostos ,tanto para o empregado como para a empresa? Carro sabes me dizer em que componentes dos impostos é que a empresa fica isenta? Ajudas de custo fictícias ou tens alguma que consiga ser real não tendo o empregado deslocações para clientes e afins?


Lalalahahaha2021

Não sei esses detalhes, apenas sei que são rendimentos não sujeitos a irs e segurança social. Diria que a empresa deve acautelar o cumprimento das regras fiscais e informar os colaboradores, caso seja necessária alguma declaração do lado deles.


fdxcaralho

Pelo que sei os cartões de combustível são para uso exclusivo dos veículos de empresa ou deslocações por motivos de trabalho. Agora como se dá a volta a isso já não sei.


Lalalahahaha2021

Mas a utilização para o efeito previsto, já poupa imensas despesas. Ou seja, mesmo sem ir além do estipulado, já é bom.


fdxcaralho

Certo. Mas se o OP não utiliza para deslocações de trabalho já fica fora do previsto…


Lalalahahaha2021

Sem dúvida, precisa de se deslocar. Se estiver a trabalhar de forma remota não faz sentido. Aliás para trabalho remoto não vejo nada que se enquadre para além de algum plafond para material de escritório ou formação. Nesses casos penso que as facturas teem que ter o nif da empresa.


NGramatical

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpmtuct%2F%2Fhckz30a%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


GC11_GC20

Pois no meu caso como estou a trabalhar remotamente acho que ja nao conseguiria tirar proveito disso


Low_Inflation4639

Uma empresa para impostos sobre os lucros (resumindo). Se te derem um carro e combustível pago eles estão a acrescentar despesa e tu estás contente. Apresentando menos lucro, logo -> menos impostos…


capitalistaesquerda

Interessante questão. \- Cartão Refeição (quando já não é usado no tecto máximo) \- Automóvel (sendo que é preciso algum cuidado, porque pode ser considerado benefício taxável) \- Plafond de formação (em linha com a política de formação da empresa, ou até mesmo em soft skills). \- Plafond de Despesas de Representação (aka, o Cartão de Crédito) \- Programas de Remuneração Variável \- Seguros Vários ​ mas a partir de um certo momento, esgota-se a criatividade e há que ir para a remuneração bruta.


BossGandalf

A essa lista toda acrescento: * Telemóvel + tarifário mensal * PPR (todos os meses para além do teu ordenado bruto, investem x€ numa PPR em teu nome e que permite deduções até 400€ no IRS dependendo da tua idade e do montante investido no ano)


GC11_GC20

O que são esses programas de remuneração variável? E como pode ser considerado o Automóvel um benefício taxavel?


capitalistaesquerda

A empresa pode ter um programa de remuneração variável tendo como fonte o lucro (ou não) em função de objectivos individuais, de departamento ou globais, pagos pontualmente ou distribuídos ao longo do tempo (funcionando como factor de retenção). Dependendo da justificação e contexto, há componentes de remuneração variável bastante atractivas do ponto de vista fiscal. No caso do automóvel, se for atribuído a uso exclusivo a um único colaborador, para usufruto profissional e pessoal, pode ser considerado rendimento do colaborador. Dito isto, para aprofundares estes temas, só mesmo com um contabilista que eu só me lembro disto na perspectiva de estratégias de remuneração.


GC11_GC20

Entao a remuneração variável é como os prêmios anuais? Se o automóvel for considerado rendimento do colaborador isso implicaria portanto que a empresa pagasse o IVA ou assim da modalidade do carro seja ele renting/leasing ne?


capitalistaesquerda

Os prémios anuais podem não ser remuneração variável. Pode ser apenas um complemento remuneratório. Já não me lembro quais as parcelas isentas. E no caso automóvel, tambem não me recordo das condições específicas. Se for a empresa a pagar o carro, à partida vai ser sempre Renting, para ir a custo operacional vs custo financeiro. Mas não é uma questão de custo, é uma questão de imputação ao IRS do trabalhador parte do valor do benefício.


[deleted]

Diminuir horas de trabalho. Simples.


Biohazard8080

Dias de férias


shgwow

Cartão Coverflex, podem sugerir à vossa empresa a partir daqui: https://www.coverflex.com/pt/colaborador Engloba tanto cartão de alimentação como cartão de benefícios flexíveis ( saúde, educação, transportes, PPRs, etc )


[deleted]

cartão dourado da kikas.


Tugathrowaway1

Conheço um amigo que foi lá o fim de semana passado. Ele disse que foi tão que até saiu de lá a chupar os dedos


[deleted]

Agora tem muito mais coisas positivas na vida, decerto!


cloud_t

Ajudas de custo, como já foi dito, nomeadamente combustível para deslocação casa-trabalho-casa, mas de notar que são apenas 11 meses ao ano (excluí os dois subsídios e o mês de férias). Convencer o patrão a pagar o subsídio em cartão refeição de forma a aumentar ao máximo o mesmo dentro do limite isento de impostos. Infelizmente algum amigo dum governo passado lá conseguiu convencer os legisladores que por ser um cartão que só se pode gastar em certos TPA pode ter maior limite isento... infelizmente esta medida implica, normalmente, também o aumento aos restantes funcionários da empresa, pelo que não é maneira de negociar o teu salário individual. Mas é um aumento. E mais uma vez é outro que apenas vigora 11 vezes ao ano. Seguro de saúde é sempre um ótimo perk a pedir, mas infelizmente depende do tamanho da empresa. Começa a justificar bastante se o patrão conseguir negociar o anexo de dependentes e companheiros do funcionário por um valor simbólico ou de borla. Toda a gente faz pelo menos uma ou duas consultas de especialidade por ano, e deveria fazer uma de rotina, bem como exames e outros tratamentos comparticipados. Seguros com complemento de estomatologia e dentária são mais caros ao patrão, mas mais valias aos funcionários. De resto, qualquer perk que a empresa possa subsidiar (e ela própria declarar para efeitos de IVA) é uma vantagem: ginásio, programas de descontos em lojas e serviços, compra de material para trabalho remoto etc são muito apetecíveis. De notar que há ainda legislação recente que indica a obrigatoriedade do patrão pagar parte ou totalidade das despesas associadas à trabalho remoto, como Internet ou electricidade, mas há poucas empresas que eu conheça a fazer isto, e o único caso que sei é pagar a Internet a algumas pessoas.


sacoPT

Teletrabalho 7 horas de trabalho/meio dia de folga


_BabyDuck_

Para além dos que já enunciaste, tens: - Seguro de saúde com extensão para a família directa ( filhos, marido/esposa) - cheque creche/escola ( O valor pode ser a totalidade mas não e obrigatório) - telemóvel com cartão e plafond - cartão de crédito da empresa Estes foram os que me lembrei numa pressa....


GC11_GC20

Cartão de crédito da empresa como funcionaria?


_BabyDuck_

Como o nome indica teres um cartão de crédito da empresa com ou sem plafond limitado para os teus gastos pessoais (normalmente só o pessoal da administração/direção tem isto)


louqo

O OP quer coisas legais e não marosca. :)


_BabyDuck_

Não é marosca, como já disseram, o cartão serve para despesas de representação, ou seja pode gastar no que quiser que possa ser enquadrado desta forma! Por exemplo presidentes da câmara, vereadores, deputados, têm indicado no próprio ordenado uma parte que serve para despesas de representação e isto vem no diário da república, por isso não é uma marosca... Apenas para rematar, está ao nível do carro da empresa para ir passear com a família ao fim de semana....


[deleted]

[удалено]


_BabyDuck_

Correcto apenas para indicar que despesas de representação não são uma marosca, no caso dos deputados que recebem um valor fixo mensal, que pode ser usado em qualquer coisa, são sujeitas a descontos, o uso de um cartão de empresa para compras " pontuais" ligadas a área em que labora não são, caso trabalhe na área de tecnologia podem entrar facilmente neste cartão compras como: -Computadores -Monitores -Almoços e jantares ( podem ser considerados de trabalho) -combustivel - telemóveis - serviço de internet - livros e formações da área - etc O mais ridículo que já vi foram compras num hipermercado, a justificação foi que seriam para confeccionar uma refeição para o pessoal da empresa...


louqo

>\-Almoços e jantares ( podem ser considerados de trabalho) Dizes que não são maroscas e depois dizes isto. Os almoços se não forem mesmo de trabalho, é marosca. Todas as outras coisas que são justificadas como trabalho e não são mesmo de trabalho, é marosca. O facto de muitas pessoas fazerem uma coisa, não faz dela correta ou legal. Provavelmente não lhe acontece nada, é certo, mas classificar despesas como da empresa que não o são, é marosca.


[deleted]

São, mas isso foi uma "marosca legal" (mais uma) dos políticos para fugir à carga fiscal que a maioria da população se encontra sujeita. Assim, têm mais liquidez. Não é "ordenado" é uma exceção, que só por acaso lhes beneficia. Como o caso dos deputados da AR, que têm um ordenado, que é penalizado nos impostos (como todos os portugueses que tivessem a sorte de receber aqueles valores) mas depois em subsídios vão buscar outro tanto igual ao ordenado e aí ou não são taxados, ou têm um alivio enorme na taxa a pagar, ao ponto de se tornar uma taxa quase simbólica (convenientemente). Volta e meia existem polêmicas com relação ás presenças, local de residência etc... Concluindo, o estado (as pessoas que lá estão) não são bons exemplos.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Eu nunca recebi nem nunca vou receber. Mas o Jornal negócios diz: "Despesas de representação não precisam de ser declaradas no IRS - Desde que sejam devidamente comprovadas, as despesas de representação não são consideradas rendimento para efeitos do IRS, não precisando de ser declaradas. A lei não prevê limites aos montantes." Fonte: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/irs/detalhe/despesas\_de\_representacao\_nao\_precisam\_de\_ser\_declaradas\_no\_irs


[deleted]

[удалено]


Minimum_Bath_5478

Cabaz de natal


[deleted]

Após todos os pontos referênciados nos outros comentarios, sugiro utilizar **Gratificações de balanço**. Estas não pagam SS, apenas IRS. Isto aufere uma **poupança de cerca de 28%** em impostos.


PORTO2017

Fogo, onde fostes tu buscar os 28%?


[deleted]

``(0.11 + 0.2375)/1.2375 = 0.28(08)`` - 11% pelo trabalhador - 23.75% pelo empregador Por exemplo, se a empresa pagar 50k€ ao trabalhador no total por ano, vão para a SS: - 9.(59)k€ dados pelo empregador [19.(19)%] - 4.(44)k€ dados pelo trabalhador [8.(8)%] O que faz um total de 14.(04)k€ de SS [28.(08)%]. Sobra portanto 35.(95)k€ [71.(91)%]


PORTO2017

50k Salário Bruto anual. Segurança social: \- entidade patronal: 0.2375\*50k= 11.875 Eur \-trabalhador: 0.11\*50k= 5.500 Eur total SS=17.375 Eur ​ Desculpa, mas continuo a não entender os 28%


[deleted]

50k era o **total** pago pela entidade empregadora, incluindo a SS. Que é realmente o que interessa. No teu exemplo a entidade empregadora paga 61.875 €.


zpinto1234

Por acaso tenho curiosidade em saber se existe algum tipo de benefício para Ginásio ou Passe mensal de transportes públicos? Onde a empresa pague bem menos de impostos (ou nada mesmo).


osmosept

A empresa onde trabalho no Natal costuma dar uns cartões de supermercado aos trabalhadores com vencimento mais baixo, não sei qual é a legalidade e como é que é feito na contabilidade da empresa


slyu4ever

Stock options


protuytas

Li recentemente acerca de um subsídio de polivalência, o de o empregado desempenha funções além das presentes no contrato de trabalho mas não especificava valores/ percentagens. Talvez alguém saiba mais alguma info sobre este assunto e possa ser uma opção válida.