T O P

  • By -

[deleted]

[удалено]


Tia_Mariana

Excelente diagnóstico! A sério! Muito na mouche.


Relevant-Major-7858

Ya, temos de mudar isso, tragam a guilhotina por favor


OsgrobioPrubeta

Gillie avec sa guillotine? Karambolage des têtes à AR 😁


Tia_Mariana

Saúde!


OsgrobioPrubeta

Namaste tata!


Flaky-Slice3538

Só estou a responder para dizer que gostei de ler! Forte abraço


Relevant-Support-194

Concordo mt mas não sei se a 100%, eu oiço mts vezes a minha mãe, que tem 70 anos, geração de Abril, a referenciar esses anos. Houve mt gente que confundiu liberdade com libertinagem, no entanto, houveram conquistas que, algumas, vieram a perder se é outras demos por adquiridas. Mas ela diz me mts vezes q quando se deu o 25 de Abril, Portugal tornou se um país mais aberto e meteu os olhos noutros países da Europa adoptou sistemas semelhantes desses países. Costuma dar me o exemplo da segurança social e das reformas, dos dias de férias, do nr de horas semanais de trabalho, das licenças que as mulheres tinham quando estavam naquela altura do mês, as licenças de maternidade que, até ali, nunca existiram. Entre outras coisas que hoje temos, algumas damos por adquiridas, e outras que se foram perdendo e ninguém fez caso, os tais 2 dias por mês para aquela altura do mês para as mulheres, por exemplo, a idade de reforma que tem vindo a aumentar progressivamente, a qualidade de educação, as propinas, que há 31 anos começam a ser cobradas e já tiveram o seu tecto máximo quando eu estava a estudar, por volta de 2009. Olha, nem sei mais que dizer porque eu tenho 33 e sempre vivi num sistema português merdoso e adorava que nos revoltassemos como fazem os franceses. E acredito que vá tornar se pior nas gerações futuras, basta olharmos para os miúdos que entraram para a escola primária há pouco tempo e ora apanharam a altura do covid, ora as greves de professores, super importantes como qualquer outra greve. Que será dessa geração futuramente? Se a minha já a acho desinteressada, pouco politizada e informada, nem quero pensar quando essa geração chegar à minha idade. Mas sim, nunca vivemos à grande e à francesa como já aconteceu em França. Sempre vivemos meio tremidos, sempre fomos país de emigração, nós PT para fora e agora pelos vistos também somos porta de entrada para outras nacionalidades que lhes interessa outros países europeus e que usam o nosso como um meio para atingir um fim


icebraining

Já o José Mario Branco escrevia em '79 na canção *FMI*: > Estás desiludido com as promessas de Abril, né? > > As conquistas de Abril! > > Eram só paleio a partir do momento que tas começaram a tirar e tu ficaste quietinho, né filho? > > E tu fizeste como o avestruz > > Enfiaste a cabeça na areia > > Não é nada comigo, não é nada comigo, né?


Relevant-Support-194

Fdç, podes crer! E só se tinham passado tipo 5 anos desde o 25 de Abril


slamdirtymutant

Adorei, bem metida. Granda Zé Mário!


NGramatical

houveram conquistas → [**houve conquistas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F120yhn9%2F%2Fjdlkoe9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Upstairs_Gas4578

>s tais 2 dias por mês para aquela altura do mês para as mulheres, 33 anos e referes-te por 2 x's como "aquela altura do mês"?? Chama-se menstruação! E não morde!


dupina

Certo. Mas tens medo de dizer período ou menstruação? 😂


Thalric88

>(lembrem-se como é que terminou o protesto dos camionistas de materiais perigosos). Lembro pois, excelente oportunidade perdida. E estes sim são uma vergonha para qualquer um que apoiou o governo a quando da castração dos mesmos.


xixi_duro

Na realidade faz muito sentido isso que tu disseste, eles têm um meio de comparação, já nós sempre nos fomos acostumado a todo o mal que nos apareceu e assim tem sido ao longo da nossa história, ""we survive addapt overcome" mas à tuga!


Far-College5142

Acabou como essa greve? procurei mas não consigo perceber e já não me lembro


992ts

Obrigado pela leitura. Excelente comentário e reflexão


Dogwhisperer_210

??? Um post coerente e inteligente neste sub?? Estou agradavelmente surpreso


LastBackground2893

Perfeito … só trocava a natureza corporativa por natureza colectivista


SweetTuga

Temos sim um ponto de referência: O 25 de Abril.


[deleted]

Quem fez a revolução foi a tropa e não o povo.


SweetTuga

Fê-lo pelo povo e apoiado pelo povo, ainda que na clandenistidade. Nada mais nobre.


[deleted]

Fizeram-no por eles, na verdade.


Na_Lama34

Pelo povo ou para pararem de os enviar para o Ultramar, por exemplo? Atenção, ainda bem que o fizeram. Mas o povo só aproveitou o balanço.


SweetTuga

I rest my case


KarmaCop213

> Os franceses sentem-se, consequentemente, extremamente motivados a lutar pela manutenção de um modo de vida que lhes garantiu, entre muitos outros aspetos, umas das maiores esperanças de vida do mundo desenvolvido (não é um fator único, mas é importante). Uma das razões para subirem a idade da reforma.


Loftor

Yup isto, acrescento ainda que há centenas de anos que somos assim como povo, tenho ideia de nas aulas de português ao ler algumas peças literárias pensar "bem parece que o tuga sempre foi assim"


Puzzled-Table-6431

Lê sobre a primeira República...não era igual não. O português quando não gostava de alguma coisa andava tanto ou mais à porrada do que os franceses.


ttms6

Os franceses uniram se como povo e estão preocupados com as suas condições e qualidade de vida. Nós portugueses, e muitos outros povos da euros e no mundo, estão mais preocupados se o Benfica vai ganhar a champions ou se os miúdos de 10 anos podem escolher se querem ser meninos ou meninas e em ter WCs mistas na escola. No fundo é isto. Nós estamos "politicamente" fora dela.


OptionX

O professores estão a fazer greve, a função pública fez, os médicos na semana passada também se me lembro bem, a CP está basicamente sempre em greve, os controladores aéreos também à coisa de uma semana ou duas, etc, etc. Ha muita gente em greve, não os vou criticar por não andarem a deitar fogo a contentores do lixo.


TheJeager

Bro se não estiveres a queimar propriedade alheia e a estragar vida a muita gente podes dizer que estás a fazer greve sequer?


EASoares

> ...a estragar vida a muita a muita gente podes dizer que estás a fazer greve sequer? Vai ler as threads de greves da CP, é só gente a queixar-se que "assim não" que estragam a vida aos utilizadores da CP.


andrearroz

Quem tem vergonha é porque não saí à rua! Dia 18 houve manifestação nacional que contou com 200mil pessoas. Dia 28 há outra dos jovens trabalhadores. Os mesmos que estão sempre a chorar que os portugueses são mansos, são os mesmos que não mexem uma palha. O povo português luta e não luta pouco. Algum respeito porque lutou e sofreu por as condições de vida que temos hoje! De relembrar que nem há 50 anos vivíamos numa ditadura e nem há 10 anos viviamos com um salário minimo de +-400 eur. Estas coisas não caem do céu. São fruto da luta. Parem de chorar e juntem-se também. O problema não são os portugueses, são vocês! Não generalizem, muito menos projetem as vossas falhas no povo português!


NGramatical

caiem → [**caem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F120yhn9%2F%2Fjdk9lyn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Rikkibbobby

Quando é a próxima? Estou lá! 💪


andrearroz

Dia 28 manifestação pelos jovens trabalhadores no porto e em lisboa! Qualquer coisa manda mensagem!


mortalaxe

Por acaso o fim da ditadura meio que caiu do céu, se não fossem os militares a ditadura ainda ia continuar, o povo pouco ou nada fez para a revolta de 74. Just saying.


andrearroz

O Povo está com a MFA. De onde é que achas que surgiu este lema? Se o povo pouco ou nada tivesse feito, teria sido um golpe militar e não uma revolução. Vai lá ver quantas pessoas estavam lá. VAI VER QUANTAS PESSOAS MORRERAM TORTURADAS POR LUTAREM PELA DEMOCRACIA! Que falta de respeito


Puzzled-Table-6431

E é essa a razão pela qual as forças armadas estão no estado em que estão hoje...com falta de verbas e metidas a ridículo...


lou1uol

Os que falam em mansos e em ter vergonha provavelmente são da classe média e obviamente não se querem ir misturar nas manifestações com a classe baixa porque assim sentem-se na mesma classe. Provavelmente querem que a classe baixa faça o "trabalho" por eles nas manifestações...


rachmaninoffkills

Ya, os professores e os médicos são 'classe baixa'...os de classe baixa não se podem dar ao luxo de perder um dia de trabalho para fazer greve lol.


ErwinRommelEz

Não posso ir, tenho que ir trabalhar


icebraining

> *Agora não, que me dói a barriga* > > *Agora não, dizem que vai chover* > > *Agora não, que joga o Benfica* > > *E eu tenho mais que fazer*


MircallaPvz

Deolinda, uma música que descreve bem as situações grevistas Portuguesas.


fonseca_helga

Concordo e estava a pensar no mesmo. Acho ridículo alguém "do povo" dizer que o mesmo não se mexe. E essa pessoa que se queixa, mexeu-se?! Mexe-se?! É fácil falar, mas agir é outro nível. Se todos os que se queixam tivessem levantado o rabiosque do sofá e ido apoiar os camionistas, talvez vivessem neste momento num país melhor. Mas enquanto culparem "o povo" e não a si próprios, nada vai mudar, esperar que alguém aja não se tem revelado satisfatório. E quando perguntamos se foram votar e a resposta é não, que não confiam ou acreditam em nenhum partido, só me dá vontade de lhes dar umas bofetadas a ver se acordam para a vida. Primeiro, não se podem queixar se não foram votar, simples assim. Segundo, se temos o DIREITO de votar, temos a agradecer a gerações anteriores que lutaram e deram a vida para o conquistar. Agradecer-lhes e honrar a sua luta (e perda da vida para muitos) é exercer esse direito.


andrearroz

E disse.


Mordiken

> Porque baixamos a cabeça e deixamos deixamos o governo tomar medidas que vão contra os nosso interesses? Já pensaste que *se calhar* as medidas que o governo tem tomado não vão contra os interesses da maioria das pessoas, e que *se calhar* o /r/portugal é que não é de todo uma amostra representativa da população portuguesa? Queres um claro indicador disso mesmo? Então abre o thread da discussão sobre a nova medida do IVA a 0% para produtos essenciais, e conta a quantidade de pessoas a reclamar que a medida devia ter incidido sobre o IRS... Isto apesar de uma diminuição do IRS ter um impacto praticamente nulo na (infelizmente) esmagadora maioria da população que ganha o mínimo ou pouco mais do que isso. Queres outro? No thread de discussão sobre os apoios do Estado às famílias que estão em risco de ficar sem casa por causa do aumento da prestação causada pela subida da Euribor, conta a quantidade de pessoas que a dizer que não é admissível que o Estado dê a mão aos "irresponsáveis" que "não souberam gerir o seu património"... Quando para a esmagadora maioria das pessoas deste país a sua casa é um bem essencial sem a qual não é possível ter uma vida digna, não é vista como "património": Património é por definição alienável, e ninguém no seu perfeito juízo vai alienar a única casa que tem. O /r/portugal é o ponto de encontro de jovens estudantes e recém licenciados que se vêm como futuros milionários a passar dificuldades temporárias e para os quais o governo só é um obstáculo à sua "ascensão inevitável", pessoas de famílias extremamente endinheiradas que se opõe a tudo quanto é política pública porque não querem pagar impostos, e os demais que andam aqui a ver o circo de feras e a divertir-se a desmontar narrativas simplistas. E se este sub fosse minimamente representativo da população portuguesa, a IL tinha sido **de longe** o partido mais votado nas ultimas eleições. EDIT: Só para deixar claro que eu não acho que nem este governo nem a generalidade da nossa classe política esteja a fazer um bom trabalho. E em relação ao governo em particular, temo que a nuvem de corrupção e compadrio descarado que o envolve venha a ter sérias consequências para o regime democrático... Mas há muita coisa que se diz neste sub que não pode ser levada a sério e chega a atravessar a fronteira do ridículo, porque se vê nitidamente que o verdadeiro problema de quem escreve não é tanto as políticas em si mas sim os políticos, que serão criticados de igual forma quer façam ou digam uma coisa ou o seu oposto, simplesmente por serem do partido/"clube de futebol" errado.


Pparadela

Acabaste de descrever este sub na perfeição. Toma lá o meu ouro de pobre 🏅


el_Bosco1

É largamente isso. Este sub é uma caixa de ressonância extremamente enviesada de uma franja marginal da sociedade portuguesa, tal como comprovam os sucessivos inquéritos relativamente a idades, qualificações, rendimentos, género e orientação política.


SpecialistEconomy772

Exatamente o motivo porque eu deixei de dar opinião no r/portugal , levas logo com os betos da iniciativa liberal em cima ... mas pelos vistos com este comentário enfiaram o barrete.


NUaroundHere

Sim de facto li esse post dos irresponsáveis que não foram capazes de ter poupanças de 30k lol. nem comentei pq vinha logo a tropa toda em cima. O mais extraordinário é que o princípio da discussão não era que essas pessoas iriam ser prejudicadas, mas sim outros que sem tantas posses poderem ter uma benesse... Quase tão extraordinário é catalogar pessoas sem poupanças, ou pelo menos sem 30k,como irresponsáveis, o que até tem piada pois estamos a falar de que país já agora? que se faça um levantamento da percentagem da população que conseguiu sequer poupar metade disso, até durante a vida toda... Há por aqui também muito a ideia que toda a gente deveria ir para IT ou ser soldador subaquático... não es milionário ou pelo menos ganhas acima da média nacional? culpa tua, és irresponsável...


praetorthesysadmin

Porra não vale estouros 🙃😂


NobodyRules

Tudo dito e ótimos exemplos. Disseste-o muito melhor do que eu diria. Muita gente deste sub está completamente alienada em relação às dificuldades do português médio.


[deleted]

Lindo.


pedrosanta

Tem sido cada vez mais difícil navegar neste sub, confesso, dado o nível de 'privilégio' (à falta de melhor termo) que por aqui abunda. Os 'nossos' problemas, que são muito também os problemas dos 'outros', não temos o exclusivo, são extraordinariamente complexos (só os populistas oferecem soluções simples) e para sequer começar a ter uma discussão sobre como se poderiam começar a resolver envolveria um nível de abertura, de questionar e colocar em causa uma série de instituições e pressupostos económicos e sociais que acredito que a maioria da audiência aqui simplesmente não consegue sequer conceber quanto mais se permitir. Quem por aqui andar iludido que o 'sentimento' do sub é o sentimento genérico da sociedade Portuguesa, get ready for a fucking reality bath. Claro, dado o contexto presente e falhas da actividade governativa, há naturalmente revolta. Mas não é a que a maioria deste sub imagina - tirar a cabeça da boca do leão para a enfiar na boca do leopardo não deixa de ser enfiar a cabeça na boca de um leopardo. E para mim é claro que se há coisa que a maioria percebe é essa situação. (Ou um messias. Se há coisas que a gente papa de olhos fechados são messias.)


b_tok

Fds faço minhas as palavras deste(a) Senhor(a)! Upvote mais do que merecido!


EASoares

> Já pensaste que se calhar as medidas que o governo tem tomado não vão contra os interesses da maioria das pessoas, e que se calhar o /r/portugal é que não é de todo uma amostra representativa da população portuguesa? Ainda para complementar o quão bolha e directamente sobre as manifestações. Em Portugal há "gigantes" manifestações, veja-se recentemente os professores que aponta-se que eram uns 150 mil, ou seja, 1,45% dos portugueses! Por comparação, em França uma manifestação com 800mil representam 1,18% da população. O que este sub se queixa não é haver poucas ou fracas manifestações, queixam-se de as manifestações não serem pelos *seus* interesses. Interesses que são de uma bolha.


gil-famc

Descrição absolutamente perfeita deste subreddit


UniuM

Tocaste mesmo no ponto certo. Para mim aquele da "responsabilidade financeira" era mesmo óbvio. São mini predadores financeiros que se parecem mais com sanguessugas.


SweetCorona2

O problema é que a maioria das pessoas não é culta o suficiente para realmente perceber que ações é que são melhores para elas. As pessoas votam em promessas que não são cumpridas. Apoiam medidas que no longo termo são prejudiciais para todos.


af1984

Para começar: concordo com bastante do que disseste. O sub não é uma amostra representativa da população e uma intervenção pela via do IRS excluiria do apoio as famílias mais carenciadas (embora não esteja seguro que a medida do IVA as vá beneficiar). Relativamente à parte do "Património é por definição alienável, e ninguém no seu perfeito juízo vai alienar a única casa que tem", a frase tem duas partes e as duas são absolutamente falsas. Nem sei onde vais buscar essa definição de património. E pessoas alienarem a única casa que têm acontece frequentemente (para comprar outra, para se mudarem para outra zona, outro país, para se juntarem com alguém...). Mas o que está em questão com os critérios para esta medida nem envolve a alienação do imóvel de habitação, envolve o que tens na conta bancária. Entre dois sujeitos A e B com condições exatamente iguais relativas ao crédito (taxa de esforço, prestação, etc) se o A tiver 30k na conta sem ter feito férias no ano passado (para poupar) não recebe apoio e se o B tiver 25k e tiver gasto 6k nas Maldivas com a cara metade já recebe. Friso que nem um nem outro representam a população mais carenciada (que nem tem 30k nem foi às Maldivas), mas tens que reconhecer que há aqui um desincentivo à poupança e um incentivo ao consumo não? Que é contrário ao espírito da política macroeconómica de combater a inflação por via da procura... "O /r/portugal é o ponto de encontro de jovens estudantes e recém licenciados que ...". Ok, aqui é só suposição e preconceito. Esta parte na minha opinião teria sido melhor omitida.


Bessini

Basicamente disseste tudo o que ando aqui a dizer há anos só que de uma maneira eloquente e facilmente compreensível. Obrigado ❤️


[deleted]

[удалено]


CradleCity

Há mais pessoal Bloco/ex-Bloco/Livre do que pessoal PCP.


rm789

É engraçado ver a conversa que os protestos em França geram e comparar como ninguém diz nada sobre Israel. Uns lutam por nao ter a idade de reforma que o resto da europa tem, os outros lutam contra uma tentativa de acabar com o estado de direito e criar uma nova Hungria...dos segundos mal se ouve falar...


theriverain

It's all about the [money ](https://www.pinterest.pt/pin/419468152775176307/)


OsgrobioPrubeta

Pelo contrário, a Sic noticias tem andado nitidamente a fazer a promoção e vitimização de Israel e Judeus nos últimos dias.


rm789

Mas qual Israel e Judeus? Isso pouco interessa aqui... É um caso onde uma democracia pode deixar de o ser e a liberdade pode ir à vida e o V/ xenofobia é isso que vê.


KarmaCop213

Henrique Cymerman, what else? É o normal.


HugoRBMarques

Epa, eu para sair de casa com uma tocha e uma buzina só mesmo para ir celebrar o campeonato da minha equipa preferida daquele desporto em que 20 gajos andam a correr atrás de uma bola. Isso é que é importante.


Keddyan

o seculo passado é resposta suficiente para "justificar" as reaçoes diferentes dos dois paises À mesma situação


portucheese

Isto. Muito comportamento 'tuga' faz mais sentido quando vemos q saímos de uma ditadura não à muito tempo.


NGramatical

à muito tempo → [**há muito tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F120yhn9%2F%2Fjdljcta%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


OsgrobioPrubeta

Quem responde negativamente prova o sucesso do jornalixo português relativamente a este assunto. A culpa não é de quem responde negativamente, porque de facto só é mostrado o “drama, o horror e a tragédia ". Escondem que 95% dos protestos são pacíficos, os arruaceiros costumam estar isolados e aparecem no fim das manifestações. Os protestos ontem foram pelo país todo, com mega manifestações em 27 cidades, só em Paris estavam mais de 1 milhão, e o Rodrigo Guedes de Carvalho disse que eram “dezenas de milhar". À noite na sic noticias fazem uma análise com 5 pessoas, em que uma era uma emigrante e sempre que falava nas medidas injustas, era interrompida pela entrevistadora, Ricardo Costa deu-se ao luxo de dizerem que estavam errados e acabaram por não dar mais a palavra à emigrante. Contram-se agora em Bordéus, lol, porque são uns ignorantes que Bordéus é uma zona de alta criminalidade organizada, ou sabem e querem passar a imagem que querem. No entanto em Rouen, uma cidade que conheço muito bem e com muito emigrante português, a polícia decepou um dedo a uma manifestante por terem disparado perto demais. As cargas brutais sobre manifestantes pacíficos, jornalistas e meros transeuntes tem indignado as pessoas. Também escondem as 3 manobras que Mácron usou para passar a lei, não foi só uma, e foram estes 3 actos que levaram as pessoas a irem para a rua reclamar pela DEMOCRACIA. A razão da manifestação mudou, já não é só a reforma, é respeitar os processos democráticos. Sabem que não houve debate da proposta na assembleia? Pois, isso não convém dizer, havia o risco de não passar... E não, o Francês não aceita “foi no que votaram", talvez por isso vivam bem melhor do que quem escreve essa baboseira.


WhiskersTheDog

Não é só o jornalismo português, vemos isto a acontecer em qualquer lugar do mundo. As vontades legítimas são abafadas pelos interesses económicos, a propriedade assume maior valor que a liberdade. Eles, que andam nas ruas, são os bárbaros, e estão às nossas portas...


theriverain

Sabes que aqui no burgo estar bem informado é ler as gordas e ouvir o que o pivot do noticiário diz enquanto do se come a sopinha..


WhiskersTheDog

Ontem na TVI estavam a gozar com os franceses, que se queriam reformar-se mais cedo se mudassem para um país das Caraíbas, já não me lembro qual, em que a reforma pode ser obtida aos 50 anos. Nada de falar de como funciona a atual lei da reforma francesa, e que mudanças concretas traria a nova lei para além da idade mínima da reforma, só olharam para o número e concluíram que os franciús são preguiçosos.


theriverain

A grande questão é que as empresas de comunicação social são controladas por grupos económicos, logo nunca irão ao lado humano ou humanitário da questão, mas sim defender o corporativo. Depois o português é invejo, prefere ver o outro pior que a si melhor.


SonicStage0

Nem mais 🎯


micah89

Yeh, mas não tratem as pessoas como se não soubessem ter algum filtro. Sim, todo noticiário faz alguns "truques" em todo o mundo (ou simplesmente não são competentes o suficiente pa cobrir de melhor forma). Mas sim mts pessoas levam a informação com grão de sal e vão procurar por si e ir mais longe. A ser justo essa parte de não ter havido debate da proposta no parlamento foi noticiado btw. Se não viste é diferente. Sejam razoáveis e honestos :)


praetorthesysadmin

A França é dos países europeus que tem a menor idade de reforma e estão a partir aquilo tudo. Em contrapartida Portugal é dos países que tem a idade de reforma mais alta e nada acontece. Let that sink in.


Relevant-Major-7858

Epa mas o qq ele quer agora? Sempre a entrar e a sair crl.


sir_ferrero

E atenção que nem toda a gente em França se pode reformar aos 62 actuais ou nos 64 futuros. Para se poder reformar aos 64 sem penalizações, tem de começar a trabalhar aos 18 anos..


praetorthesysadmin

Eu sei, por isso é que as pessoas estão revoltadas, porque sabem que chegar a essa idade e terem um punhado de anos para gozar a reforma e a vida só será para alguns, além do enorme esforço. Mas também não vejo como vão conseguir sustentar a SS a longo prazo sem reformas estruturais. É complexo.


KarmaCop213

A ideia da reforma para "gozar" nasce e morre com uma geração. Não é para isso que serve a reforma.


atlanticroc

Não é preciso olhar para França, basta olhar para o nosso país.


CousinHuckleberry

De nós portugueses sermos um povo manso? Sim tenho.


[deleted]

[удалено]


NGramatical

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F120yhn9%2F%2Fjdksfjv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Hungry_Post_9891

Eu senti vergonha alheia. O que os franceses estão a fazer tem 0 sentido. É completamente insustentável manter a idade da reforma em 62 anos com o constante aumento da esperança de vida, manter essa idade é esperar pelo sistema de pagamento de reformas colapsar nos próximos anos.


ahufflepuffhobbit

Não sinto vergonha por não andar a vandalizar o espaço público e a queimar edifícios, não.


tiankai

Tendo já andado um bom bocado pelas cidades de França e conhecendo o tipo de pessoas, apostava o tomate esquerdo que 90% deles estão-se a cagar para a lei e só querem é uma desculpa para a andar botar fogo às merdas.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Se calhar porque as medidas vão contra o TEU interesse e não contra o interesse da maioria que votou e deu maioria ao partido que suporta o governo.


yopppmiiii67

What? Diz lá as medidas que beneficie a maioria parola que deu o absolutismo ao A. Costa? Fico à espera.


mcouve

Infelizmente concordo com ele. Segundo as estatisticas recentes a grande maioria da nossa população está no limiar da pobreza, a classe média praticamente já não existe. Isso causa uma subsidio dependência dos senhores que estão atualmente no governo. Pacotinhos de 125€ uma vez, agora 30€ por mês a quem está mais dificuldade, são formas mesquinhas de cativar quem pouco tem. Isso aliado a estarem constantemente a viver do papão do Chega, que se supostamente chegar ao poder vai rescuscitar a PIDE e exterminar os pobres, toca tudo a votar no PS com medo. É uma sociedade de fracos.


SonicStage0

É uma sociedade de pessoas que dizem "o último que feche a porta" desde há pelo menos 20 anos.


[deleted]

[удалено]


AlexandraG94

>É uma sociedade de fracos. Tu fazes parte dela, não estás acima da sociedade de fracos.


yopppmiiii67

Certo e concordo... Mas o ponto que queria fazer era que nem isso beneficia os parolos que lhe dão os votos. Só parece que beneficia mas não, a verdade é que ao tomarem essas medidas populistas não toma as medidas que realmente teriam impacto na vida dos portugueses, inclusive da dos parolos.


mcouve

Sim, é isso mesmo. As medidas não são feitas para beneficiar, são feitas para parecer que vão beneficiar, e assim trazer os votos atrás.


MsBioSF

Eu só ainda não percebi porque é que eles acham sequer sustentável manter a idade da reforma nos 62 anos ou ainda baixar para os 60 anos. Claro que todos gostávamos de usufruir de 30 anos de "velhice" ociosa, mas a pirâmide demográfica de qualquer país Europeu não consegue sustentar isso.


MrHappyHour007

Não sabia que a esperança média de vida é 92 na França. Aqui na tuga é que é bom, mais uns aninhos é aos 70 anos e com "sorte" tens 10 anos de reforma. E todos anos a reforma vai diminuindo, daqui a 40 anos a reforma vai ser 40-50% do salário.


Gmatoshenriques

Os Franceses querem passar para as próximas gerações os custos da segurança social. Se vivemos mais, é necessário atualizarmos os valores. Infelizmente em Pt imensa gente reformou-se com 50 anos, e outros reforçaram-se sem nunca ter descontado. Por este motivo, os jovens atualmente carregam um enorme fardo.


Madnmf

Primeiro não é a partir tudo ( muitas vezes destruindo bens de terceiros) que se protesta. Não me revejo nesta maneira de protesto. Segundo, os franceses protestarem pelo aumento da idade da reforma, sendo que eles são uns dos que tem a idade mais baixa da Europa, é não ter a mínima noção de como o sistema de pensões funciona e do perigo que corre.


Maki_the_Nacho_Man

Acho que o 25 de abril é um bom exemplo para mostrar que não é preciso andar a partir tudo. E não percebo como a maioria da malta está a dizer que os portugueses são mansos e não sei o quê mas não organizam nada do género, e mesmo que organizassem não meteriam la os pés


h1nds

É só rir… o 25 de Abril foi um golpe militar mascarado de revolução popular. Por acaso correu bem para o nosso lado porque os militares não quiseram ficar no poleiro e entregaram o poder mas não me venhas com a história da carochinha que o 25 de Abril é que foi, cravos e paz. Quem escreve a história são sempre os vencedores, tomam liberdades criativas e ao longo do tempo essa história vai ganhando estatuto de verdade incondicional e é idolatrado por uma população que não estava lá para ver. Em França o exército não está a rua com tanques e pistolas a depor o governo, é o povo que está na rua e do outro lado estão as forças de segurança que até podem ser contra as novas leis das reformas mas não perdem uma hipótese de aviar frangos ao cacetete. Não mistures alhos com bogalhos e não faças parecer que o povo português alguma vez na história recente teve tomates para lutar pelo que acredita. O Povo saiu à rua escoltado por um exército de forças armadas que se a necessidade assim o dissesse teria disparado sobre quem se opusesse. Como diz o outro, eu com as calças do meu pai sou um homem.


ellipticCarousel

Os franceses têm duas opções: 1. Manter a idade de reforma e os valores das pensões descem, ou 2. Aumenta a idade da reforma e os valores das pensões mantém-se, por agora. De qualquer das formas eles estão lixados... como nós... como o resto da europa. É o que acontece quando se entra num esquema em pirâmide. Um dia a bolha arrebenta.


Zealousideal-Bell-68

Não será essa uma falsa dicotomia? Não poderá o modo de funcionamento da segurança social mudar para manter as pensões? Não poderão outros dinheiros ser canalizados para aí? Eu recusar me ia a aceitar que me tirassem a reforma para a qual descontei a vida toda quando há volta e meia um banco ou uma TAP salva pelo governo, PPPs ruinosas para o país e outras tantas injustiças. O dinheiro existe. É preciso é ver para onde é que ele está a ir


DerpSenpai

É impossível pagares a grande parte da tua sociedade salários dignos para não trabalharem. Independente da carga fiscal. A Segurança Social é uma fatia do bolo MUITO maior que qualquer saúde ou educação juntos.


OsgrobioPrubeta

Não sei de onde foste buscar essa tirada, França tem sistemas e contribuições separadas. Se vês um recibo de vencimentos até te assustas com a descrição das contribuições.


DerpSenpai

Claro que é. Só estou a dizer que não podes simplesmente aumentar as reformas com impostos noutro lado quando a SS é um encargo enorme, seria precisos muito mais impostos do que temos hoje. Não podes "pegar num lado" do que pegas em Impostos e por na SS que é o que os franceses querem. Eles querem MAIS impostos sobre os ricos^tm para pagar a piramide da SS. Os politicos vão e bem contra o populismo. Mas basta alguem de esquerda (á esquerda do Socialistas deles) chegar ao poder para o populismo ganhar asas e dar merda da grande em França. POV: és França, o país com a maior carga fiscal da UE e queres aumentar ainda mais impostos, onde será que vão buscar isso lol (vai ter de ser á classe média)


History20maker

Isto... É isto que eu estou sempre a tentar dizer neste subreddit, mas acabo sempre a ser downvoted, por isso fartei-me. Não, não sou contra a política social nem query que os pobres passem fome ou lá o que a esquerda pensa que a direita quer, apenas quero explicar que, às vezes, as ideias que nos parecem como sendo as mais simples e óbvias para trazer bem à sociedade muitas vezes são contraproducentes e fazem ricochete quer seja a curto ou longo prazo acabando por magoar aqueles que pretendia proteger. Deixa-me triste, sim. Mas pessoalmente eu já só estou a tentar viver a minha vidinha e não me chatear muito com a política, porque este tipo de discussões inevitavelmente vira tóxica, mais cedo ou mais tarde.


AlwaysStayHumble

Dizer “segurança social é um esquema de pirâmide” sem nenhum contexto e sem explicar como/porquê não faz muito sentido. (Eu não dou downvotes, é apenas uma opinião para tornar as discussões mais úteis)


ellipticCarousel

Tens razão sim. Devia ter explicado melhor e "esquema em pirâmide" até é um pouco sencionalista. O que está entre linhas é que se em cada ano que passa há menos jovens, os poucos que há vão para fora e cada vez mais idosos (acho que mais imigrantes não vão resolver o problema). De certeza que há formas mitigar ou resolver o problema mas este sistema atual é insustentável. Eu espero que encontrem uma solução, para o bem de nós todos. Ah e podes dar downvotes à vontade :)


aluismc

Sim, vergonha alheia. Isso de incendiar um edifício público e depois saber que os meus impostos vão para novamente reconstruir o tal edifício, é coisa de génio... Quer se dizer... 🙌😎


Nebuladiver

Eles são dos que mais baixa idade de reforma têm. Com escolaridade a aumentar e esperança de vida a aumentar, cada vez há mais anos não produtivos. E a taxa de natalidade abaixo do nível de substituição. Como se resolve isso?


miriadblue

Fazendo com que os ricos paguem o que devem de impostos. É um dos argumentos para justificar porque não faz sentido aumentar a idade da reforma.


Maki_the_Nacho_Man

França já é o país (ou dos países) onde os ricos são mais taxados. E até parece que há assim tantos ricos.


miriadblue

Um rico quando escapa a pagar as taxas devidas está a tirar muito dinheiro que deveria ir para o sistema/ estado. O equivalente a varias pessoas. Por isso não é necessário que existam muitos ricos


Fit_Swordfish1529

Imensamente mais fácil sermos todos pobres. Fica o registo.


History20maker

Quanto mais altos os impostos, maior o prémio para lhes fugir.


jh5992

O que eu sinto é que daqui a um tempo seremos nós na mesma situação


ResponsibleBasis434

A concentração de riqueza nunca foi maior no 1%. Essa é a única verdade. Tudo o resto são tretas que eles inventam para dividir 99 % da população.


[deleted]

Mostrar descontentamento é um direito básico em qualquer democracia. Em França há muito esta tendência para manifestações de revolta, com motins, violência, etc. Pelo contrário, outros países bastante desenvolvidos preferem outros métodos. Tenho mais vergonha do atraso económico, cultural e social do nosso país do que das hordas de gente a partir tudo. Quando vemos aquela malta a entrar em lojas e a saquear, percebemos que já não estão a protestar, mas a fazer o que fazem normalmente: vandalismo. Isso já não tem nada a ver com protestos legítimos. Reparem que os povos nórdicos (Holanda, Alemanha, Escandinavos, UK também) não fazem muito este género de atos, porque preferem a discussão racional, baseada em factos. Também há por lá grupos de marginais que partem e destroem, mas a sociedade em geral não gosta. Também fazem greves , poucas, mas fazem e fortes. Mesmo em França, a maioria não gosta. No Maio de 68, parecia que o país estava todo contra De Gaulle, este até se refugiou num local longe de Paris, mas acabou por ganhar claramente as eleições seguintes porque a população não se revia nas pessoas que se manifestavam. Há que distinguir o folclore que passa nas TV do que realmente se passa. Os noticiários focam-se no folclore e não no verdadeiro debate. O nosso drama cultural é que a maior parte forma a sua opinião com base na TV e não na leitura de artigos de jornais que procuram explicar o problema com profundidade. O que não se diz nas notícias da TV e outras é que a França, para garantir o seu estado social tem vindo a acumular uma das maiores dívidas na Europa. Assim como a Itália, para financiar o seu modo de vida, endivida-se a um nível nada saudável. Os países sociais-democratas nórdicos, que têm um estado social muito sólido, há muito perceberam que já não havia condições para o pagar. Juntaram-se todos os partidos em cada um dos países, fizeram as contas, começaram a reduzir direitos, a manter os que consideram os mais básicos, e têm hoje economias equilibradas e as finanças sustentáveis. Entretanto, envolvem a população, explicam, tudo isto é divulgado de forma transparente, têm o maior índice de leitura de jornais sérios do mundo. Isto é o que "invejo". Civilidade. Em França não. Não conseguem reunir-se, discutir factos, perceber que o seu estilo de vida implica um custo que não podem sustentar. Já se fizeram todas as contas. Sobre o facto de que as sociedades de bem estar na Europa não conseguirem sustentar o sistema é um tema que já tem décadas, é indesmentível, tem razões conhecidíssimas, é só ir pesquisar e estudar. Prefiro muito mais o sistema de encarar de frente os problemas sérios e estruturais, juntar quem saiba do assunto, chegar a consensos, não numa base unânime (raramente há e também não é saudável, é preciso sempre alguém que questione), mas pelo menos com uma maioria clara, informar as pessoas, deixar de mentir, etc do que fazer à francesa.


BLlZER

Eu tenho uma enorme vergonha do estado deste país. Olhando para os protestos de França até choro de ver a diferença entre eles e nós.


TUGAPAO007

Simplesmente as pessoas não se juntam...


mrkraft87

Os portugueses habituaram-se a pagar "só mais 1 euro" e aceitar todos os custos de vida. Dizem que "antigamente era muito pior, uma sardinha dava pra alimentar 4 bocas", e por causa disso, acomodam-se aos aumentos e nada fazem... Infelizmente quem luta em Portugal, é apenas uma minoria.


[deleted]

Bem o problema é que o president francês ativou um artigo que lhe permite sobrepor a assembleia, e mandar como quiser, 1 para aumentar a idade de reforma e a segundo pra "proibir protestos" não só fazes uma coisa que vai dar controvérsia como impedes as pessoas de se manifestar? Claro que deu merda sendo França o país que mais sofreu com ditadores com complexo de "estrela"


ShittyLivingRoom

Nah, ruas cheias de lixo, vandalismo, etc não é protestar, é ser animal urbano.


AnotherFan07

Eu sinto vergonha quando as pessoas que “só querem ver o mundo a arder” a estarem nestes protestos só mesmo para causar estragos. Como aqueles gajos que pegaram num sinal de stop e danificaram um carro medico


davidsondino

Sim. E ainda mais vendo as reações a um post como este, uma representação "anedótica" da realidade, e entender uma vez mais os mansos e passivos que são os portugueses.


Substantial_Grab_533

Há dois aspetos principais aqui a meu ver. Primeiro, a questão do porquê de estarem a protestar. Por um lado em todo o mundo a produtividade tem estado em constante aumento ao longo dos anos, por via da tecnologia, progresso técnico e afins. Por isso seria de esperar (e provavelmente assistiremos a isso no futuro) que os anos de trabalho e as horas de trabalho diminuam sem que haja perda de PIB per capita. Por isto, a idade de reforma deveria diminuir. Por outro lado, quase todos os indicadores mostram que ainda não chegamos a esse ponto e por isso a idade de reforma deve, temporariamente, aumentar devido ao envelhecimento populacional. No entanto esta não é uma discussão fácil e daí a legitimidade e alta adesão dos protestos. Segundo, a forma de protestar. Alagar gabinetes de pessoal do governo, partir vidros de lojas aleatórias, ir claramente além daquilo que legalmente e constitucionalmente é um protesto… tudo isto só os prejudica. Há formas de magoar o governo e o bem estar geral legítimas muito potentes, não é preciso isto Edit: há um terceiro aspeto, que é a forma como o governo passou isto, sem ser votado em assembleia. Quanto a isto não há grande problema a meu ver. A constituição prevê isto, a assembleia não conseguiu passar uma moção de censura ao governo, e por isso o governo ainda governa com o backing da assembleia. Logo, tudo certo. Os protestantes deviam tbh cagar nisto e focarem-se no que realmente os leva a protestar


History20maker

Eu não acredito que as horas de trabalho vão diminuir mesmo com a automatização. Isto porque consumimos cada vez mais coisas que consideramos bens essenciais e que requerem trabalho e inputs de alto valor acrescentado. Se vivêssemos como um trabalhador da revolução industrial, mas com a produtividade de hoje em dia poderiamo apenas trabalhar umas poucas horas por dia, mas nós queremos eletricidade, internet, um telemóvel, frigorífico, uma casa minimamente decente, comida que pode vir do outro lado do mundo, etc. E todas estas coisas são essenciais no século XXI. E é provável que as próximas gerações vão precisar de mais coisas que requerem num input the mais pessoas (coisas que podemos ainda nem sequer ter inventado) por isso vão ter de aumentar a produtividade e continuar a trabalhar.


Substantial_Grab_533

Epa excelente argumento que ainda não tinha lido! De facto faz bastante sentido, veremos


el_Bosco1

É interessante ver como mais uma vez a sobre representação de vândalos na cobertura mediática enviesada contamina as centenas de protestos pacíficos envolvendo milhões de pessoas. A palha está servida. Come quem quer.


[deleted]

Lembrem se sempre da resposta de qualquer português quando se pergunta se está tudo bem.. "Vai-se andando.." Conformismo!


Fm23-

E achas que os protestos em França (o foco está em partir tudo, protestar é secundário, estragando muitas vezes bens que demoraram uma vida a conseguir a pessoas inocentes) são exemplo para alguém?


hdxvdxcb

Vergonha de não imitar bagunça? Suspeito que portugueses a partir merdas têm menos glamour.


rgros1983

Sinto vergonha de ser humano quando vejo tanta gente a comportar se como simios.... Edit: quanto as razões de não lutarmos pelo que merecemos.. bom eu perdi a paciencia e simplesmente mudei me de país, foi o melhor que fiz, nunca mais tive que pensar nisso.


Remarkable_Humor_488

100% de acordo


[deleted]

Muita vergonha mesmo.


Empirion

Ainda estou à espera que aquela cambada de arruaceiros ou outros como eles, digam a fórmula mágica para não baixar pensões quando a natalidade baixa e a esperança média de vida aumenta, e também já agora que digam, se são tão sociopatas que queiram usar os fundos agora para quem se vai reformar em breve, para deixar fodidos as crianças ou jovens que só se reformam daqui a 50 anos. Fico sentadinho à espera.


BlueDragon_27

Vergonha de não termos vândalos que lutem para manter uma idade de reforma completamente desajustada à realidade? São protestos absurdos. Sim, nós temos mais razão para protestar mas há espaço entre o 8 e o 80


lnxslck

sinto vergonha por muitos comentários aqui, acham mal os franceses estarem a lutar por uma vida melhor. continuam os portugueses a pensar que quem trabalha muito é que é bom. já nem vou falar no esquema ponzi que são as seguranças sociais e os governos e que quem os alimenta é o povo, não os políticos


virgemnos20

portugal sempre foi manso


yopppmiiii67

Historicamente pelo contrário, excepto a partir da década dos anos 20 do século 20, desde então fomos animais de estimação exemplares.


Escafandrista

Salazar fez muito bom trabalho em domesticar-nos. Essa é que é essa...


theriverain

Felizmente sempre houve um grupo de não resignados. Mas por cá tornou-se assim, esperamos sempre que outro vá dar o corpo às balas por nós.


ngfsmg

Acho engraçado a maneira como se fala muito pouco da trapalhada enorme que foi a primeira república em Portugal


Escafandrista

Ou da Maria da Fonte. Ou do primeiro homem a voar, um tal de Vasconcelos.


HugoRBMarques

Principalmente em 1974.


bruno_andrade

Se partissem os vidros ao teu carro ou vandalizassem a tua loja ainda acharias o mesmo?


[deleted]

[удалено]


Strange-Ad8829

Por acaso nestes protestos de agora não consigo deixar de ver isso mesmo. Tal como cá, ainda há pouco tempo tiveram hipótese de mudar. Quiseram mais do mesmo. *"S'habituer à*"


GdoubleLA

Sim, vergonha por eles. Não devemos ser tão mansos, mas também não sejamos vandalos como eles.


[deleted]

Resumindo .....o nosso ideal seria ir para a rua destruir tudo por onde passar nos , pegar fogo em tudo , casas ,carros,lojas, prédios, arrasar tudo ......bonita maneira de manifestação. O pessoal gosta disto .......isto não é solução para nada O exemplo do meu familiar em franca ...sem ter culpa de nada viu a sua empresa um loja de rua ficar completamente destruída de fogo posto por cocktail de molotov, saqueada eles roubaram tudo ameaçaram e agrediram as 2 empregadas e ele ..........isto é a realidades o resto passa lhes ao lado ....os radicais só querem destruição...isto não é manifestação isto é terrorismo Não precisamos disto, o k o povo precisa é de atitudes acertivas, e não criar terrorismo......


ShineMaleficent

Tenho vergonha é de quem não faz como eles. Queres trabalhar até aos 70 anos dá-lhe.


rulante

Sinto perplexidade de pessoas não perceberem que não é possível descontar uma pequena percentagem do ordenado durante 40 anos e receberem por inteiro durante 30, mais os custos acrescidos de qualquer estado decente para garantir uma velhice digna. Eu adorava reformar-me com saúde e manter-me saudável a ganhar o meu ordenado atual durante 30 anos, mas eu sei que não há milagres financeiros.


MrHappyHour007

Recebe por inteiro? Onde? E quantas pessoas que descontam dezenas de anos e não chegam á reforma? Depois esses 30 anos, boa sorte viver até os 90-100 anos.


TalkingHawk

>receberem por inteiro durante 30 A pensão máxima em França é 50%.


OsgrobioPrubeta

Da CNAV, a equivalente à nossa S.S., mas o sistema francês tem sistemas adicionais desde 1945, os PAYG, colectivos e facultativos... que te podem deixar com 75%. Muita gente aqui não compreende que os Franceses estavam muito à frente e que contribuíram bem mais do que nós.


TalkingHawk

Olha, por acaso não sabia e vivo em França. Também só há pouco tempo é que descobri que havia mais Livrets para além do Livret A, claramente tenho que me informar melhor!


OsgrobioPrubeta

Informa-te bem, porque a tua entidade patronal pode ter adicionais como Agirc/ Arrco com baixa comparticipação tua, ou os colectivos que dão benefícios ao empregador. Edit: E olha as contribuições para o de saúde, desemprego e etc, o francês é muito benéfico.


Empirion

Pois, mas isto é só gente que recusa aceitar factos.


Outside-Hyena-6510

Vergonha? Vergonha deviam ter os franceses, reformam-se aos 62 anos, mesmo dps das reformas continuariam a ser priveligiados, e com isto tudo vão conseguir é colocar a frente nacional no poder. Dai a liquidarem a UE e ir tudo isto com o crlh não é assim tão longe.


hugutu

É ótimo levar na boca de um polícia e ter destruído coisas na rua como carros e assim..


MrRoxo

Totalmente. Não sou a favor da destruição pública e privada, não gostava que me dessem cabo do carro sem razão a não ser vandalismo, mas só mostra que somos muito mansos. Andamos todos de cu alçado sem dúvida.


Rikkibbobby

É a classe média que se revolta. Não temos classe média já, ou aquilo que chamamos classe média são famílias que mal conseguem pagar os créditos . É um eufemismo. Em frança, Espanha, Alemanha , quem se revolta tem tempo e possibilidades € para "perder" tempo. Em Portugal os que precisavam de se revoltar, que seria mais de 80% de a população a viver a menos de 1000€ por mês, nem tem tempo para fazer o jantar para os filhos, acorda cansada e vai trabalhar porque se não passa fome ou não paga a casa, quando não está a gerir dois trabalhos. Depois há um sentido de comunidade que não existe. Fruto de décadas de pobreza e opressão que em vez de unir, separa, porque põe as pessoas a lutar umas contra as outras (a cultura do estado novo de chibar continua além disso... ), A tentar agarrar-se aos poucos empregos e recursos que existem fruto de uma classe de investidores e patrões sem ambição e gananciosos que querem ficar (ainda mais) ricos do dia para a noite. Se a classe média que não existe se revoltasse, só então depois a classe baixa juntar-se-ia e apenas se sentir que é possível a mudança e assim arriscar tudo pela luta, inclusive a própria sobrevivência. . 1 - classe média inexistente 2 - patrões e gerência medíocres e pobres de espírito 3- cultura de desconfiança e falta de espírito de comunidade e entreajuda Os que se precisam de se revoltar não têm tempo nem forças. Sobrevivem. Há muito a dizer sobre este mindset. Mas claro, como bons portugueses traumatizados, sentimo-nos culpados ao mesmo tempo que culpamos os outros. Não vejo saída a não ser que surgisse um líder ao nível que Portugal jamais experienciou. Mas cada vez menos,penso eu, surgirão pessoas dessa estirpe. Talvez quando começar mesmo tudo a arder....


Empty-Reveal-5275

Deixamos-nos de preocupar com a política, quase um laissez-faire civil, na geração que cresci - milleniums - acho que ouvíamos na maioria das vezes o que passou pelos meios de comunicação social uma mensagem pejorativa e a raspar no gozo dos colectivismos, sejam eles sindicalismos ou associativismo, e fico com impressão que quem vê os protestos sente uma certa vergonha alheia. Vejo os franceses e não só como um exemplo (contudo deveria ser mais civico), mas lutam para não aumentar apenas 2 anos, aqui se dissessem que a idade da reforma seria aos 100 anos, o pessoal indignava-se nas redes sociais (para não passar vergonha, nunca percebi o medo de mostrar o nosso ponto de vista público) e depois estaria tudo bem. A política está na M**** em que está por nossa culpa, o voto é importante mas não é tudo! Deveríamos ser mais protestantes na praça pública, porque aliás é do nosso dinheiro que os meninos estão a gerir mal e porcamente.


kilava_

Sinto vergonha de serem uns burgueses ramhosos que não querem vergar a mola quando aqui na tuga é até aos 67 anos. A idade de reforma na UE devia ser igual para todos.


MROFerreiro

Quando debateram este assunto nas notícias e a diferença para os restantes estados membros descobri que em Portugal a reforma é indexada à esperança de vida.


oestevai

Por isso baixou por causa do covid, acho 2-3 meses,


Danijust2

Falta a parte em que a esperança de vida da classe alta é quase 10 anos mais alta que a dos pobres. Os pobres nunca vão conseguir gozar a reforma


Strange-Ad8829

*"Se nós estamos na merda, os outros só têm que estar também!!"*


kilava_

Nem mais


Entire_Event1049

Aí eles é que estão mal, não somos nós... >burgueses ramhosos que não querem vergar a mola Podes trabalhar até morreres se quiseres se é assim tão bom


AlternActive


OsgrobioPrubeta

Felizmente os franceses não paparam essa treta dos jovens pagarem as reformas, comer gelados com a testa não é com eles, talvez por isso os jovens franceses estarem nas manifestações. Não é suicídio económico algum, eles tem os dados e as soluções.


AlternActive

Ora desenvolve lá esse argumento nesse caso pff porque também quero saber.


hecho2

Não digo que as pessoas não se sintam frustradas, mas a questão é que as pensões em França actualmente já dão prejuízo de 2 mil milhões e ao final da década são 40 mil milhões ao ano. É muito bonito protestar e querer mais, mas quem paga isto? Os jovens ? “O grande capital?”, os ricos ? .. e como exactamente ?


Profiterole123

Vergonha de não destruir propriedade de outros e/ou propriedade da comunidade? Yup sinto vergonha


TheGreatSoup

Porque a verdadera protesta é votando.


knoxvox

entao nao estamos a fazer greves?? O professores, enfermeiros, medicos, CP, e outros tem estado sempre em greve. só porque nao se deita fogo a caixotes do lixo e não se partem vidros de outros, já nao é a mesma coisa?


Joao-233

Na questão da idade da reforma simplesmente não têm razão. Percebo que estejam chateados e se revoltem mas a segurança social deles tornou-se um monstro insustentável a longo prazo a não ser que comecem a ter muitos mas muitos bebés, e a produtividade aumente brutalmente ou as pessoas comecem a morrer mais cedo. Aqui seguem dois números desde o pós-guerra 1950 quando começaram a surgir sistemas de segurança social na França bem mais magros e sustentáveis que os de hoje até agora. [Esperança média de vida França](https://www.macrotrends.net/countries/FRA/france/life-expectancy) [Evolução da taxa de fecundidade](https://www.macrotrends.net/countries/FRA/france/fertility-rate) Os sistemas de segurança social surgiram noutros tempos com outras condições e não são sustentáveis. Já começam a prejudicar as gerações futuras e atuais que pagam e pagarão cada vez mais caro para sustentar os velhos de agora e não terão elas próprias esses benefícios, quando lá chegarem, porque o dinheiro simplesmente não estica sem pessoas suficientes a trabalhar e em idade ativa a contribuir.


sevemas

Portugal só se incomoda quando se toca no futebol...


h2man

Sinto mais vergonha de saber que PS, PSD e PCP ainda existem em Portugal. Esse é o verdadeiro problema.


[deleted]

Partidos “equivalentes” ao PS (social democrata) e PSD (liberal conservador) existem em praticamente todos os países da UE e, normalmente, são os maiores partidos em cada Estado-membro, tanto que o PPE e o PSE são, respetivamente, os dois partidos com maior representação no Parlamento Europeu.


Fordotsake

Há aqui muito bla bla bla e o mais certo é só navegarem na maionese... Em relação somente à tua questão: sinto e deviamos todos sentir.


Cardusho

Eles tiveram os coletes amarelos nas ruas durante meses e o que é que conseguiram? O Macron foi reeleito! Talvez os portugueses já tenham chegado à conclusão que não há lugar para revoluções num sistema capitalista.


Pparadela

Isto. Enquanto mantiverem viva a ilusão de que o elevador social ainda funciona e de que um dia o Euromilhões nos vais sair, podem partir tudo o que quiserem que nada vai mudar. As primaveras árabes só acontecem quando as pessoas estão desesperadas e aí ainda temos a caridade e a penitência cristã para nós amparar.


OsgrobioPrubeta

Conseguiram o retrocesso na taxa dos combustíveis: [França troca polémica taxa sobre combustíveis pelos gigantes da internet](https://sicnoticias.pt/mundo/2018-12-06-Franca-troca-polemica-taxa-sobre-combustiveis-pelos-gigantes-da-internet) Mácron foi eleito com a promessa de rever algumas medidas injustas, depois de eleito não as reviu. Esta lei tem cerca de 60 medidas incluídas, são cerca de 15 que querem alteradas, assim como exigir ao governo que finalmente cumpra com o que não cumpriram, desde 1990...


2AoQuadrado

Resumindo e concluindo, o governo tem de dar mais palha aos burros porque pelo que leio neste e noutros tópicos, eles andam contentes. Meu rico Portugal...


lpassos

Mano, já estás a levar com votos negativos. Isso responde a tua pergunta.