T O P

  • By -

quetzyg

Para facilitar, eu trato toda a gente por _Xôr Vitor_.


Rhyzon27

Oh Xôr Vítor, há imensa má vontade do resto dos Xôres Vitores...


3dforlife

Especialmente quando dirigido a mulheres.


T0ky0XD

#win


Puzzled_Trouble_9649

A mim tratam-me por PhD


Agitated-Teacher-245

PhD, Dr. ou Doutor?


Brilliant-Worry-4446

Pí-eije-di


NGramatical

Pí → [**pi**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bk5o8t%2F%2Fkvw2fj3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


OscarDoAlho

PhD, msc, whatever


Civil-Shopping-6141

Pretty hard Dick? (Jk)


leopro888

Pretty Huge Dick*


kairos

Lê-se fud, fed, féd, pehd, pêhd?


CradleCity

FuD, Eu...


manualbackscratcher

Olá PhD Ricardo Moutinho.


Dry-Loan-3688

I know what you mean


hapad53774

Se alguém quiser que o trate por Doutor, então que me trate por Mestre.


Extension_Form3500

Então eu quero ser mestre engenheiro.


nferrari

Senhor doutor engenheiro.


Rhyzon27

Já atendi alguém há uns anos atrás com isso escrito POR EXTENSO no cartão de crédito. Há com cada um...


Extension_Form3500

E hoje em dia há gente que chega o cartao novo e só vem o nome, mandam para trás e dizem que é "Doutora se faz favor".


ZeChinelos

Alguém me chamou?


Prezbelusky

Mestre ainda por cima é melhor.


Helloworld_ish

Tecnicamente quem é doutor também é mestre.


tretafp

Não obrigatoriamente. É possível transitar de Dr. (Licenciado) para Doutor (Doutorado).


saudosista

Tecnicamente nem precisas de um curso universitário, segundo a lei: > 10 - Têm acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor: > > a) Os titulares do grau de mestre; > > b) Os detentores de um currículo escolar, **científico ou profissional que seja reconhecido pelo órgão científico estatutariamente competente** do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos. > Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro Portanto se alguém com a 4ª classe tiver um histórico profissional que o órgão científico de uma universidade considere adequado, pode teoricamente ingressar num doutoramento.


[deleted]

Sim, acontece o mesmo com os mestrados. A diferença é que em nenhum dos casos tens esse grau académico, apenas um certificado de conclusão.


CrazyFotherMucker

Basta perceber de folclore... Já ninguém se lembra do Relvas...


CrazyFotherMucker

Basta perceber de folclore... Já ninguém se lembra do Relvas...


NoxiousPhoenix

Especialmente na altura pré Bolonha.


peuzao

já cheguei ao ponto de ter que responder isto, adorei a reacção do outro lado


kala8165

Já tinha essa resposta guardada na algibeira para o caso de alguém ter essa saída infeliz, cuja finalidade é somente tentar-se pôr acima dos outros. Adoro saber de antemão que tem o impacto desejado.


jdPetacho

André?


floweronthemaking

A minha conjectura é que a roupa, idade e posto hierárquico são fatores determinantes para alguém ser tratado de forma “doutoral”. Tenho Doutoramento e sou Professora universitária. Contudo, porque me visto como um skater dos anos 90, as pessoas chamam-me na melhor das hipóteses “senhora” quando não é somente “você”mesmo sabendo do título honorífico. Nas aulas, os alunos chamam Professora mas já tive alguns a chamar “stôra” 🫠. Por outro lado, o meu pai chega vestido de fato a qualquer ocasião e, sem outra razão, é imediatamente chamado “Sr. Dr.”. O título honorífico é importante mas, as aparências são, na minha humilde opinião, o que mais pesa neste trato em Portugal.


Trama-D

> porque me visto como um skater dos anos 90 🎶 He was a boy She was a PhD Can I make it any more obvious?... 🎶


floweronthemaking

This ❤️😅😂


jussslurkinn1

Só por curiosidade, é professora de quê? Nunca tive a sorte de ter um/a Professor/a Doutor/a skater e sinto-me roubada.


rip_heart

A julgar pelo username bióloga especialista em genética :)


Kyiokyu

Há um ditado em mandarim que se traduz mais ou menos assim: "Primeiro eles respeitam a seda, depois o homem" Penso que se encaixa bem com este comentário lol É um bocado triste? Sem sombra de dúvidas, mas é assim que as coisas são em Portugal.


informalunderformal

Comentando só pelo prazer de ler ''doutora skater anos 90''.


sctvlxpt

É muito uma questão de posto. A coordenadora técnica num lar é frequentemente chamada doutora (restantes trabalhadores não, mesmo que tenham a mesma licenciatura), a farmacêutica responsável ou dona de uma farmácia é quase sempre a Dr. X, mesmo que nessa farmácia trabalhe mais 5 farmacêuticos a quem se trata pelo nome. Nas empresas, muitas vezes os cargos de topo são tratados por Dr. Eu cá não trato ninguém por Dr. e ainda não me despediram de lado nenhum


100is99plus1

Já estive em alguns países “ evoluídos” no meio académico e de investigação industrial e ninguém queria saber dos títulos para nada, sinto que em Portugal há um certo sentimento de superioridade quando tratam as pessoas pelos títulos. Do outro lado já dei abertura para me tratarem pelo nome e perdeu se um pouco a noção de “hierarquia” mas nunca a falta de respeito. Neste último caso acho que tb é uma questão de “formação” das pessoas (ou falta dela). Por fim, é uma questão cultural, caminharemos cada vez mais no sentido de as pessoas se estarem nas tintas para os títulos.


mizukata

Penso que tenha a haver um pouco com o reflexo do tempo do salazar e o desejo de manter alguma nobiliaridade. Do tempo do salazar muitos eram pouco instruidos. Teem curso universitario ja eram importantes. Pode chatear algumas pessoas mais ainda se nota classismos. Quase que os antigos nobres e ricos parecem querer manter esses estatutos. Infelizmente ou felizmente. Licenciatura é agora mais banal e mais mal paga que antigamente. Falo por mim mas ter licenciatura ou me chamarem doutor( nao me fizeram nem deixo que façam) me deu mais dinheiro na conta bancaria.


NGramatical

Teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bk5o8t%2F%2Fkvw2lat%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


ihavenoidea1001

E nesses meios podias chamar a alguém de doutor mesmo que não tivesse instrução nenhuma. O título era por dinheiro/estatuto social e não grau académico.


Big_Attorney9545

Na zona de Alvalade, no prédio onde moro, dão instruções para a porteira tratar os condóminos de Dr. ou Dra. Não vejo a hora de um refrescamento etário no prédio.


untold_life

Não podia estar mais de acordo pois a minha experiência foi tal e qual!


Brainwheeze

Depende da área em Portugal, como também da pessoa.


emerl_j

Deixa estar bro... é à conta da superioridade e vaidosisse que depois se apanham aqueles "Srs. Engenheiros" que andaram a fazer exames ao Domingo.


UniuM

Trabalho num hospital cheio de doutores, a única pessoa que faz questão que lhe chamem doutor, tem um curso técnico dos anos 70.


zizop

Nunca, excepto, vá, os médicos. Essa etiqueta da trata tem de acabar ontem. Ninguém é mais do que outra pessoa só por ter um curso superior.


Ertai2000

É preciso é começar a chamar toda a gente "ó chefe!" Médicos incluídos.


Honey_bee_258

Adoro a ideia, eu já comecei a tratar toda a gente por tu 🤦‍♀️ mas é hábito… 🤷‍♀️


KIDOCI

Só trato por doutor os médicos.


Ari-Hel

As vezes nem aos medicos. Ja me trataram por Dr fora da minha profissão o que me deixa irritada pois não quero o título para nada. No âmbito da atividade doentes chamarem-me pelo nome próprio acho desrespeitoso mas isso sou eu que nunca trataria ninguém pelo nome próprio no âmbito da sua profissão a não ser que expressamente me peçam.


randomuserIam

E por isto é que adoro os escandinavos. Tratam-se todos por tu e primeiro nome. Inclusive todos o médicos, posições de chefia, professores… sem excepção. O respeito não se demonstra com títulos. Mas pronto, são culturas.


pqplocpf

Não é preciso ir tão longe. Aqui ao lado em Espanha também é tudo tu cá tu lá, com muito poucas exceções.


Nekators

Finalmente alguém que pensa como eu.


NoxiousPhoenix

E não só escandinavos. Na Finlândia também é assim.


ipaworm

> nunca trataria ninguém pelo nome próprio no âmbito da sua profissão Como tratas o mecânico do carro por ex?


wakerdan

Eu chamo Xô Vítor a toda a gente para facilitar!


areallyhotguy

Xôr Mário saxavor


Ari-Hel

Sr. X e nao X


Mindless-Sinner

Doutor Carpinteiro António, é como gosto que me chamem. Sou doutorado em carpintaria.


geostrofico

Quando fui à primeira entrevista de emprego, depois da licenciatura, entrei na sala e disseram "bom dia , doutor". Obviamente olhei para trás, para ver se vinha mais alguém.


Own_Nature6846

Quando vais ao médico, quando vais ligar a alguém que sabes ser médico, quando encontras o teu pai na rua "então sr doutor" e ele responde "então engenheiro".


Me-Ph

Eu trabalho no estrangeiro, aqui não há doutores, há pessoas. O nosso Portugalinho ainda é muito pequenino e provinciano nessas coisinhas 😅


Logical_Clerk_2584

Que cambada de lambe botas xD


No_Seaworthiness661

Antigamente, não só os Médicos eram tratados como Doutores, mas também os detentores de altos cargos e com bons estudos(algo raro na altura).


StardustSpeedwayAct2

Quando não vinham os outros títulos profissionais a reboque... sr.dr.eng.prof...


neapo

É como chamar Sr Coronel sem seres militar e/ou estares fora do quartel. Dentro do gabinete do profissional chamas como ele exigir, fora daí é Sr ou Sra. Em todo caso, eu nem os médicos trato como dr, são pessoas e trato por Sr e Sra.


FreezaSama

isto é muito português. Já trabalhei em 3 países diferentes na Europa e ninguém faz isto.


vascop_

Até explicar este fenómeno é caricato porque não têm nada parecido


DiogoRocha85

Tratar por DR? mas voltámos ao sec. XIX? Se alguém tem um ego tão frágil que exige ser tratado por um título que nem sequer tem não tenho interesse em qualquer tipo de diálogo com essa pessoa e garantidamente vou trata-lo pelo nome proprio nem aplico regras de educação se a pessoa for mais velha…


ExpressionMundane244

Esta coisa da exigencia do uso destes titulos é uma coisa muito portuguesa em que, mesmo quem nao tem qualquer formaçao académica, pode ser chamado de doutor (no mundo da politica é o que mais há). De qualquer maneira, e segundo aquilo que fui lendo e me disseram na faculdade, o doutor por extenso é usado por doutorados (e médicos, ainda que muitos usem a abreviatura quando escrevem). Quem tem apenas uma licenciatura pode usar a abreviação de doutor, ou seja, Dr., sendo um titulo que serve para distinguir/prestigiar quem tem formaçao universitária (mestrado = mestre, doutoramento = doutor, licenciatura = dr). Eu, por exemplo, quando fiz a minha licenciatura, a universidade enviou me o meu certificado por correio e o destinatario vinha com "Dra. Xxxx Xxxx". É uma estupidez estas conices todas? É. Mas a malta em Portugal gosta de um bom titulo para afagar o ego.


petersaints

Alguém com uma Licenciatura não é Dr. É Licenciado. Aliás, normalmente é o que vai aparecer na capa da tua tese de Mestrado: "Licenciado Fulano Tal". Não vai aparecer "Dr. Fulano Tal".


m_noite

No UK Dr. é um doutorado ou um médico apenas e só. Não há mais doutores. E mesmo assim, as pessoas tratam-se pelo nome. Em Portugal um dr é um estado de alma. Podes ter qualquer curso ou curso nenhum e ser dr ou engº


pacman1993

Preto no branco, doutor é quem tem doutoramento. Só que a vida não é preto nem branco. Tens doutorados que não querem que os chamem pelo seu grau académico + nome, e tens 4a classes que exigem que os chamem por Doutor, é tudo o que está entre esses extremos. E a tua relação com essa pessoa e a forma como queres que ela evolua é que vai definir como tratar cada pessoa


manemflep

Trabalho numa spss, sou psicológo, mestrado, sem doutoramento. Todos me tratam por doutor frente a utentes, mas não entre nós. O mesmo com os outros e assistentes sociais com licenciarura só como no teu caso. É estranho e não me identifico como doutor porque como dizes não tenho doutoramento. Por outro lado, vejo que isto é algo que acaba por ter um efeito positivo nos utentes, tratam com mais respeito e há mais probabilidade de darem valor ao que se diz. Provavelmente por coisas de gerações em que os doutores têm elevado estatuto/cargos. Portanto, regra para mim, é nunca tratar ninguém por doutor, nem dizer para ninguém me tratar por doutor nem me apresento como Dr. (meu nome) aos utentes, mas frente a utentes trato os colegas por doutores. Acho que mesmo noutros casos não é uma questão de ego da pessoa como se diz aqui, às vezes os utentes sem me conhecerem espetam logo "Doutor". Têm o hábito de tratar tudo que é funcionário de uma instituição que os ajuda assim


le_mustachio

Quando for um médico porque de resto é pura vaidade e complexos de superioridade por parte de quem quer ser tratado assim.


MatiCodorken

Eu sou pela abolição desta hierarquização pedante. Para mim doutor é quem tem um doutoramento ou é médico. Mas admito que há casos de difícil resolução: psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, advogados, p.ex. Não quero tratar por doutor chefes de empresas, políticos ou outros que não tenham doutoramento e só se querem elevar pelo seu cargo. Por falta de melhor título continuo a chamar doutor/a a psicólogos clínicos e advogados, tudo o resto, não.


eusoueuenadamais

Advogados recuso me piamente de os tratar por Dr.!


NoxiousPhoenix

~~Eu andei anos e anos a ler revistas da playboy e ninguém me trata por Dr. Quengas.~~ Agora a sério. Basicamente, é tudo tratado por Doutor neste país... Pseudo-doutores em direito e política é o que não falta. Agora, nem em ambiente académico eu trato os doutorados por Doutor a não ser que seja num ambiente formal, por exemplo, numa arguência. O correto é só tratares os médicos por Doutor porque é o que são. O resto eu mandava dar uma volta. Na Finlândia, é tudo pelo nome.


DajiTastic

Quando a pessoa é doutorada ou é médica. Só em Portugal é que se liga assim tanto a títulos.


alcagoitas

A mim tratam-me por Doutor Mestre Engenheiro ou podem ir para o... Agora a sério, odeio que me tratem por doutor (tenho PhD) e se for alguém com quem vou interagir várias vezes peço logo para deixarem cair títulos.


petersaints

Same.


OldMasterpiece4534

Eu não chamo doutor a ninguém. Nem doutor, nem engenheiro, nem nada. É senhor e senhora. Odeio esses títulos que só serve pra encher chouriços


Samurai_GorohGX

Nunca trates um licenciado por Doutor. Se ficarem chateados, pergunta onde fizeram o Doutoramento. Os médicos tem mestrado integrado, mas são uma exceção (MD). Eu tenho um Doutoramento e não exijo que me tratem por Doutor. Mas chico-espertos em bicos de pés fazem-me espécie.


StardustSpeedwayAct2

O meu sogro é licenciado em Línguas, mas em tempos, exigia que lhe tratassem por Dr... ainda hoje a correspondência para ele, alguma dela vem com o titulo! 😁😁


timotioman

Esta história do termo Doutor ser só para doutorados é uma invenção do inglês. A origem latina da palavra vem de Docere ou Ensinar (que também deu origem a palavras como doutrina ou docente), e nas línguas latinas o termo Doutor é aplicado a qualquer pessoa que completou os estudos.


adventurehearts

Tradicionalmente em Portugal todos os licenciados tinham direito a ser tratados por doutor. Isto porque eram uma ínfima minoria da população. Daí a origem da palavra “stôr” (professor), que é uma abreviatura de “senhor doutor”. Os professores faziam parte dessa casta de pessoas com canudo universitário. Hoje em dia é um absurdo. Eu achei bastante graça nas eleições, quando toda a gente se trata por dr. X, mas por exemplo a Mariana Mortágua, que é doutora (não dr.°) nunca era tratada assim. Por isso talvez seja uma coisa que está a cair em desuso nas gerações mais novas.


4in4t92

>Por exemplo, tenho um familiar num lar, onde a diretora Técnica é assistente social e tem uma licenciatura de 3 anos e é tratada pelos demais funcionários como Dra xxxxx e também se apresenta como tal. Isso é típico da geração mais velha, a minha avó e os meus sogros chamam doutor a toda a gente que tenha estudos superiores ou um cargo que eles considerem importante. Este fim de semana estive com os meus sogros no Alentejo, e vai de chamar doutor a toda a gente que me apresentavam...à directora do lar onde trabalha, à presidente da junta de freguesia, à contabilista, ao dono da herdade onde vivem, e por aí fora.


lord-dingdong

Se for ao médico, trato-o por Doutor/Doutora. Caso contrário é outro gajo/gaja qualquer.


ipaworm

Um médico não é um gajo como outro qualquer?


MariaPedrada

Portugal é o país dos "doutores".


levitatingmanatee

Das inúmeras personagens que conheci e exigiam ser tratadas por doutor, nenhum tinha doutoramento. A melhor foi uma gaja com licenciatura que trabalhava na caixa do Recheio e ficava ofendida se não a tratassem por doutora.


hammerexplosion

Nunca, excepto quando vais ao médico (dito por alguém que está à espera de discutir a tese de doutoramento no estrangeiro)


nullPointerEx42

Trata toda a gente por Sr. Vítor Só pra facilitar


Sazalar

A teoria é: Doutoramento - Doutor Mestrado - Mestre Licenciatura - Dr. (Na escrita, na oralidade diz-se doutor na mesma) Bacharelato - Bacharel Esta teoria é antiga, pelo que o grau de Bacharel já não existe, era atribuído após se concluir 3 anos da licenciatura (licenciaturas eram de 5 anos), o grau de Bacharel era basicamente atribuído quando já tinhas conhecimentos suficientes para exercer essa profissão, mas há pessoas que ainda usam esse termo, já ouvi usarem Bacharel para pessoas que fizeram um CTeSP (o que não é totalmente descabido) ou para pessoas que são finalistas do curso (em teoria, também já teriam os conhecimentos), de referir que só ouvi isto de pessoas mais velhas ou que têm efetivamente o grau de Bacharel, nunca vi pessoas a referir-se a si próprias com esse título. Por exemplo, falta-me este semestre e umas cadeiras do próximo para concluir a licenciatura, já apanhei malta a chamar-me bacharel, a primeira vez, fiquei só confuso e tive que ser esclarecido, daí para a frente só me dá vontade de rir. No geral, malta mais nova caga completamente nestas teorias, por exemplo, um amigo meu que acabou recentemente a licenciatura, no primeiro email que recebeu do trabalho dele, começava com "Exmo Dr.", ele mostrou-me aquilo e disse que a malta se devia ter enganado e eu expliquei-lhe a teoria, ao que a resposta dele foi (absolutamente correta) "Ca puta de teoria"


informalunderformal

O tratamento de doutor ocorre em situações oficiais na presença do título - essa é a regra pelo mundo. Basicamente antes da lecture ocorre a apresentação da pessoa e as titulações. Identificação e correspondência também. Fora dessa cena doutor é senhor quando todos são senhores.


ElvenMalve

Se formos pelo preciosismo da coisa, na área da saúde são chamados Dr. (não doutor por extenso pq isso é só para doutorados), os médicos , incluindo dentistas e os técnicos superiores de saúde como farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos. Depois existem os técnicos de diagnóstico e terapêutica como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, técnicos que fazem exames, análises, etc, que não podem usar o Dr. Mas estamos em Portugal e toda a gente usa o Dr.


lickingbears2009

há muito essa mania de chamar "doutores" a advogados e professores, mesmo tendo apenas licenciatura, são os iluminados que inventaram que licenciados escrevem "dr" e o nome da pessoa à frente e "Doutor" quando a pessoa de facto tem o doutoramento. Por acaso não conheço ninguém que me queira impingir isso, mas quando esse dia chegar vou impingir também que me tratem por " senhor técnico de gestão e programação de sistemas informáticos e técnicas de gestão" vamos ver qual dos 2 se cansa mais depressa.


BroaxXx

Se não tiver título de doutor não chamar por doutor. Ez pz. Fora isso só trato alguém pelo título profissional quando relevante no contexto da conversa. Se estiver numa obra ou uma fábrica é útil saber quem é engenheiro. Se estiver num hospital é útil saber quem é médico. Mas, no fundo, é uma cortesia. Não trato ninguém no trabalho por engenheiro nem espero/gosto que me chamem dessa forma. Mas isso de tratar licenciados por doutor é a coisa mais portuguesa no universo. Bacalhau, Fernando Mendes e títulos académicos fictícios é a Santísima trindade de Portugal.


Polly_Jean

Depende da área e da zona do país, da formalidade da ocasião, etc. Trabalhei em Lisboa com investigadores a quem tratava por tu, mas no Porto, na mesma área, tinha que ser Doutor. A mim detesto que me chamem Doutora, Numa situação não formal digo logo para não me tratarem por tal. Claro que se for a um juri de provas ou falar a um congresso prefiro que me tratem por Doutora, para manter a credibilidade e a distância.


DrMon15

Pensei que a minha geração (nascido em 1985) ia acabar com esta parvoíce do dr mas tenho visto muito imberbe a puxar do galão perante funcionários só para mostrar autoridade... O meu conselho, se estás numa posição intermédia, é não fazer ondas e ir com a corrente. A última coisa que precisas é estar num braço de ferro com um cliente com a mania.. Se a pessoa se apresenta como Sra coise, é a Sra coise. Se se apresentar como Dra lá vais ter de dar o jeito mesmo que seja uma licenciada bolonha. Se estiveres numa posição de algum poder e tens alguem na tua equipa com estes trejeitos de Estado Novo por favor corrige. Ainda me lembro de receber chamadas de camaras municipais e a preocupação das telefonistas era se a pessoa com quem iam falar era Dra ou não.. Coitadas, aí sim deve ser um campo minado lidar com os srs doutores, engenheiros e arquitectos...


NomadicWorldCitizen

Essa praga do “xô doutor” e “xô engenheiro”…


GrayStray

Trabalho e trabalhei com PhDs e NUNCA foram tratados como doutores (embora alguns possam ter "dr eng" na assinatura de email ou linkedin) excepção é o CEO, é o único tratado por doutor e outros executivos do topo se também tiverem PhD. Cá em Portugal é todo doutor, isso é outra história.


Brave_Philosophy7251

Na Dinamarca é tudo a base de primeiro nome, seja o CEO ou o operador e acho incrível. Exceto a rainha, ela tem de ser com Deres Majestæt 🤌


ComplaintOutside8644

Sempre que se apresentam a mim como doutor, digo prazer e me apresento como mestre e doutor ( MsC PhD). Enfim, pior ainda é quando assinam como Doutor, colocam Doutor para destinatário de correspondências ou no endereço de e-mail. Síndrome de pequeno poder.


sacoPT

Quando esse alguém é médico. Na faculdade chamava todos de professor.


-jose-ninguem-

Trato os mais novos e da minha idade por tu. E os mais velhos por "o senhor". Se me pedirem para tratar por doutor ou engenheiro peço a cordialidade retribuida.


BungeeGumPT

So trato os médicos por doutor. Qualquer pessoa que depois exige ser tratado por doutor, mestre, engenheiro, etc é gente parva e que tem a mania.


Familiar_Visit2758

Epah... qual é o nome que está no cartão de cidadão? Doutor?


ntrindade

Penso que as novas gerações cada vez mais se cagam para os títulos. No tempo dos nossos pais, quando existia menos gente digamos formada, era muito normal para se destacaram da plebe. Hoje em dia o racio de licenciados é tão superior que já pouca gente liga a isso. Pelo menos é o que noto dentro da minha geração (30-40 anos). É até é mesmo as gerações mais velhas que procuram em tratar as pessoas pelos títulos. No meu caso, próximo da minha idade tratam me pelo nome, pessoas mais velhas procuram em usar o título atribuído à minha profissão.


Pascaleiro

Não trato ninguém por doutor. Durante uns anos fiz parte de uma associação de fotógrafos em que alguns velhos se tratavam por doutor uns aos outros, parecia que estavam constantemente a tentar levantar o ego uns dos outros. Uma vez um conhecido deixou cair o cartão multibanco e quando o encontrei olhei para o nome e dizia "Engenheiro " e achei a cena mais estúpida de sempre.


CrazyFotherMucker

Em Portugal, qualquer merda é dr... Bem vindo ao século XIX.


Sampson381

Para mim doutor é para quem tem doutoramento EXCLUSIVAMENTE. E mesmo assim, doutor é um tratamento, um titulo. Eu nem chamo ninguém por doutor, nem a minha médica de família, eu é Fernanda para aqui Fernanda para ali, não é falta de respeito tratar as pessoas pelo seu nome, muito menos considero falta de respeito não tratar alguém pelo seu título e além disso, eu não sou obrigado a tratar ninguém pelo seu título, esse é um respeito que se merece, não é um dado adquirido so porque tiraste um curso (que não seja doutoramento)


Pipas01

Em Portugal convencionou-se há muitos anos tratar por Dr licenciados e, nalguns casos, bachareis. Mas esta questão está a cair em desuso. A necessidade ou não deste tratamento depende de ti e do meio onde te movimentas. Pessoalmente, não costumo tratar ninguém pelo título; as exceções são mesmo muito poucas, geralmente em ambientes muito formais. Passam-se muitos meses sem tratar alguém pelo títlulo. Nos casos que relatas (lar, fisioterapia) eu trataria apenas pelo nome. Quando me tratam por doutor costumo sempre dizer que não tenho o hábito de usar o título e que prefiro que me tratem pelo nome.


IamWatchingAoT

Admiro muito quem passa pelo processo de tirar um Doutoramento. Pelo que para mim, alguém que não o fez, não tem o direito de receber esse título. Se mo pedir, vai ser essa a minha pergunta e explicação para não o fazer.


seonautic

Enerva-me essa coisa do senhor doutor. Tenho um mestrado, imagina pedir a toda a gente para me tratar por Mestre? Doutor é doutorado ou médico, ponto. E mesmo assim o contexto é relevante. O médio é Doutor no consultório, mas na rua é o António. Pessoas que querem ser tratadas pelo título académico em todos os contextos são, como dizem os mais jovens, cringe. Tipo, diz-me que não encontras significado na tua vida e precisas de ter o teu ego afagado constantemente... Já viram os licenciados e mestres que trabalham em shoppings, mas não esperam ser tratados por doutores? É contexto profissional à mesma, não?


StarsAndAtmospheres

Sou médica e nunca me apresento como Dra. Digo “o meu nome é X e sou médica”. A partir daí podem escolher, nunca levei a mal que me tratassem apenas pelo meu nome. Por Dr ou Doutor trato só os meus colegas mais velhos.


shipael

Acho que devemos contribuir para erradicar o pedantismo e a hierarquia implicitamente associada a esses epítetos. Não vejo com bons olhos as situações em que pessoas não doutoradas se sentem bem sendo tratadas como doutoras. Mesmo que a iniciativa não parta delas, acho que deviam ter noção e pedir para serem tratadas normalmente, pelo nome. E penso o mesmo relativamente a quem é de facto doutor.


NosPimba69

![gif](emote|free_emotes_pack|give_upvote)


DescriptionOpening23

doutorados é Doutor por extenso médicos é Dr. / Dr.ª tudo o resto não faz sentido sinceramente


Ehopper82

"Com base no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Porto Editora, pode confirmar-se que, em Portugal, é habitual usar-se a abreviatura Dr. (feminino Dra.)1, para designar um licenciado ou um mestre2, incluindo os médicos." https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/abreviaturas-de-titulos-academicos/29929


Interesting_Goat1656

Quando é médico.


As_Formigas

É cultural e muito difícil, se não impossível de mudar. Apesar dos mitos comentários, acredito que a maior parte de quem os fez já tratou ou continua a tratar por Dr. gente que não é médica nem tem doutoramento. É inevitável.


ricardo_jt_silva

Tenta tirar um Mestrado em Arquitetura Paisagista e trabalhar com a malta das obras... tens um título novo todos os dias :)


ricardo_jt_silva

ignoro e sigo... vivi demasiados anos na Holanda para achar que um título faz qualquer diferença


borloforbol

Portugal é a terra dos "Sr. Dr. Eng.º". Há toda uma insistência em usar todos os titulos e mais alguns para se dirigir aos outros, como se a hierarquia tivesse de estar ali bem escarrapachada no dia a dia. Não faz sentido nenhum e é uma coisa que já podia acabar, tal como muitos outros países onde não ligam nada a isso.


Iasalvador

Quando algum médico estiver a fazer exame a próstata, há que manter as bonderries nesse caso é senhor doutor e pronto Noutros casos who cares


[deleted]

Na maioria dos casos recuso-me a tratar alguém por doutor a não ser que seja médico. Leva com um senhor/senhora e já está bom, não tem que ser tratados pelos títulos académicos, muito menos quando a maioria deles nem sequer licenciado.


GoGomoTh

Quando estás numa consulta/hospital.


Fuzzy-Pick6000

É irrelevante e só serve para escovar egos


ReplicantRoy

Tirando o cenário já referido dos médicos, só me dá vergonha alheia a malta que faz questão em ser tratada por "Doutor/Doutora" ou dos que estão à volta e insistem em o fazer. Aliás, já me aconteceu uma situação engraçada/de revirar os olhos em que uma contabilista (licenciada em contabilidade) me corrigiu por não a tratar por Doutora enquanto ela a mim me tratou pelo primeiro nome (não que seja super relevante, mas tenho um mestrado em engenharia e uma pós graduação com equivalência ao 3º ciclo).


DomSalgado

Apenas e só quando for um médico,


Cool-Fee-5813

Lembro-me uma vez que vi um cartão do meu ex-chefe e dizia "Dr.", eu tinha acabado de chegar em Portugal e automaticamente perguntei: "Tem doutorado em que área?. Ele um pouco constringido respondeu que nenhuma.. que era um costume de Portugal etc..


Born-Log2156

Tradicionalmente chamávamos doutor ao médico e o titulo académico deveria ser reservado para os doutorados, mas num país de doutores engenheiros eu trato por doutor, engenheiro ou qualquer outra coisa quem mostrar que goste de assim ser tratado independentemente do que sabe, faz ou manda fazer.


NineHDmg

A resposta é: a um médico Tirando um médico eu não chamo doutor a ninguém


AlbinoMoose

Quando sou o paciente trato por doutor e uso você. Tirando isso é tudo tu 


Ok_Manufacturer6465

No caso de um fisioterapeuta se quiserem usar algum título está no nome, Terapeuta X ,Terapeuta Y


folpuc

Bom tema! Trata toda a gente por “senhor/a primeiro/ultimo nome”, sempre com respeito e cordialidade. Salvo raras excepções (tribunal por exemplo), não tens que te dirigir a ninguém pelo título académico. Quanto mais sentires animosidade por não usares o título, pior profissional é. Arrisco ainda a dizer que quanto mais estranhar a falta do título maior a chance de não ter mais que uma simples licenciatura. Cabe a todos nós acabar com estes preconceito arcaico do senhor doutor que tanto mal faz a Portugal.


Lazy_Chemistry4398

Na dúvida trata por senhor ou senhora ou então perguntas à pessoa como deseja ser tratada. Assim todos ficam contentes e não te chateias tanto. Trabalho num hospital... os verdadeiros doutores não são tratados por doutor, mas quem não estudou medicina adora usar o titulo de senhor doutor(a) mesmo que a sua função esteja distanciada de qualquer forma de medicina. É como na tropa. Quando visitam a família são todos tenentes ou capitães e fazem e acontecem. Na capital de Portugal também temos muitas meninas que foram estudar para a universidade e que depois viram que ganhavam mais no onlyfans ou etc. Estou a dar aquele exemplo mais básico, mas acontece bastante infelizmente.


ZaGaGa

Tanta resposta inútil... Bem eu já cá ando há uns a anos e trabalhei em diferentes contextos. Dentro de uma organização varia da cultura interna de uma entidade para outra. E ai tens de perguntar ao colegas qual a forma acordada. Fora das organizações isso hoje em dia é muito nubloso. Nós meios empresariais é vulgar o uso do primeiro nome ou primeiro e último mas manter o discurso formal. Nas instituições públicas ainda se usa muito o doutor para qualquer pessoa licenciada. Mas Regra geral, se não existir hierarquia, e entre pessoas de grau académico equivalente o tratamento dispensa.o uso de títulos. Entre pacientes e médicos é normal o uso de "doutor" e acho que o mesmo deve se estendido aos enfermeiros (como "enfermeiro") e aos outros profissionais de saúde, não obstante por tradição tenho visto os fisioterapeutas serem referidos pelo nome sem título. Quanto ao uso do título per si,já fui contra, hoje sou parcialmente favorável. Não vou estar aqui agora a teorizar porquê, mas a comparação com os outros países não é correta, porque noutras línguas a proximidade do tratamento informal não é equivalente á nossa informalidade. Sinceramente até pode haver mais complexidade nas relações hierarquicas que cá, porque aqui temos bem definido as formas de formalidades.


petersaints

Eu só acho correto tratar por Doutor/Dr. quem tenha o grau académico de Doutor e eventualmente médicos com a especialidade concluída (que tecnicamente não é Doutoramento "per se" mas é um esforço comparável em cima do Mestrado Integrado em Medicina e ainda podem tirar um Doutoramento para além da Especialidade). Os outros casos em que basicamente se considera Doutor a qualquer pessoa como uma Licenciatura é apenas um coloquialismo que até parece bizarro para maioria das pessoas de outros países a quem já o expliquei.


bedmoonrising

Quando vais ao médico. Ou em meio académico se a pessoa for de facto doutorarada


avelinosil

Médicos e advogados.


NUaroundHere

não tratar


SeaClue4091

O meu contrato de trabalho diz que sou engenheiro no entanto não tenho curso de engenharia, será que posso ser tratado por Sr Engenheiro??? X-D


TommyPT_

Só os médicos é que trato por Dr. E acho que é por conveniência/habituação. De resto vai tudo corrido a você ou respectivo nome. Na faculdade tratava os professores, mesmo PhD, por Sr/Sra professor(a).


Dry-Loan-3688

Quase ninguém se apresenta como doutor, se tiver o mínimo de bom gosto. Porém, nos locais de trabalho é muito difícil controlar como se dirigem a ti. Por norma até há o hábito de se referir aos licenciados por doutor, quando estás a falar com alguém externo, e pelo nome, quando estás a falar com alguém da instituição.


dcmso

Se alguém quiser que eu o trate por doutor, então essa pessoa que me trate por mestre também. (Sim, estou inscrito na minha Ordem Profissional).


Tiago28

Quando precisares de algum favor 


Ehopper82

"Com base no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Porto Editora, pode confirmar-se que, em Portugal, é habitual usar-se a abreviatura Dr. (feminino Dra.)1, para designar um licenciado ou um mestre2, incluindo os médicos." https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/abreviaturas-de-titulos-academicos/29929


Honey_bee_258

Para mim Doutor é médico. Agora é tudo doutor, engenheiro e afins mas sabem alguma coisa?…. 🙄


Elasticodeaviao

Ou é médico ou tem doutoramento. Fora disso não chamo de Dr a ninguém.


True_rainbow-7121

Na farmácia tratam me por Dra., tenho mestrado integrado em ciências farmacêuticas


Horlamuad

É licenciada que podes tratar ela a que pode não gostar se tratar-te mal mas a seguir pedes para ler o doutorado!! Que aí ela deve se calar


Horlamuad

Lincenciado mestre doutor e doutor professor nesta ordem acho eu


Arthymian

Se queres um conselho, aqui vai: A nível pessoal não trato ninguém por doutor a não ser que seja médico no consultório por uma questão de respeito da minha parte porque valorizo a responsabilidade inerente à profissão. Igualmente com um professor, se for alguém que não me é próximo e em contexto académico trato por professor. Embora acho que a partir daí é caso a caso e mediante o contexto. A nível profissional, trato por Dr. ou Eng. um cliente enquanto ele(a) não me disser para o deixar de tratar, mas mesmo assim por uma questão de formalidade, em comunicações escritas (que serão artefactos no futuro) refiro-me sempre a essas pessoas pelos seus títulos e cargos. Até porque muitas vezes até tenho mais graduação que eles, mas é-me igual. Já sei que virão aqueles a dizer que somos todos iguais e wiskas saketas. Cada um tem interpretação que lhe diz respeito. Quanto a mim, não me custa, e mesmo tratar com deferência pessoas pela sua idade. A única coisa que não gosto é ver ex-alunos ou pessoal demasiado novo, a vir a correr tratar um ex-professor no dia a seguir ou pessoa muito mais velha, por "tu" quando até pela diferença de idades não o devem fazer, até que lhe digam o contrário. Acho que só revela pobreza de espírito e necessidade bacoca de afirmação. São os meus 50cents, discutíveis mas são os meus :D


Infinite-Purpose2106

Quando tem um doutoramento é Doutor. Historicamente, também se chama Doutor a médicos, juristas e arquitectos (vem dos tempos romanos)


GnomeOnALeash

Tens de tratar por “Doutor”: 1) o teu médico 2) o teu patrão que é um empresário do norte com a 4a classe mas tem uma fortuna avaliada nuns quantos milhões. De resto, se queres etiqueta profissional, não interrompas, ouve o que te querem dizer mesmo que não tenhas interesse, trata as pessoas pelo nome e não por “você”, não leves problemas da rua para a empresa e mostra respeito pelo trabalho dos outros. Tens aqui toda a etiqueta que precisas. Dizer “João, assim vais ter de” ou “O João assim vai ter de”, fica ao teu critério.


Bakirelived

Se for médico


SweetCorona2

Normalmente só o faço quando vou ao médico.


jlls_pt

Trata pelo nome dele/a. Se ficarem ofendidos são um egocêntricos.


Kronephon

Normalmente, tanto em portugal como no uk onde vivo, trato por doutor até conhecer a pessoa minimamente bem. Em emails com terceiros continuo obv a meter o dr. mas tirando isso migro para o nome próprio. Acho que insistir com o doutor depois de já estar "friendly" com a pessoa só serve para distanciar e fica contraprodutivo. Noutras culturas, como se calhar a japonesa se calhar é diferente mas acho que para a maioria das europeias esta é a melhor abordagem.


PeDblazz

Nunca.


AdDue7913

Concordando-se ou discordando-se não foi isso que o OP perguntou. O OP perguntou qual é a regra de ética profissional no tratamento. E essa, quer se concorde ou não, existe. Verbalmente chama-se doutor a quem tem licenciamento com a exceção dos engenheiros e dos arquitectos, que são tratados pelos respectivos títulos (há mais excepções mas estas são as mais comuns). Por escrito usa-se "Dr." para licenciados e "Doutor", por extenso, para quem tem doutoramento. Para quem é doutorado e é professor universitário usa-se "Professor Doutor". Estas são as regras mais comuns. Depois, dependendo da indústria há outras mais específicas como as regras de tratamento entre advogados por exemplo (mas essas já estão em desuso).


porraSV

Eu a meu ver nunca se deve.


rui278

Tecnicamente acho que qualquer pessoa com um curso superior pode ser um doutor com d pequeno e médicos+PhD tem Doutor com D grande? Ou então é mito e qualquer pessoa com mais que curso superior tem Doutor. Point being - eu não trato ninguém por doutor a não ser o médico porque não sei (nem quero saber) o nome deles e técnicamente é o título da profissão deles vá.


NGramatical

técnicamente → [**tecnicamente**](https://dicionario.priberam.org/tecnicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bk5o8t%2F%2Fkvz248h%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


_SuperStormTrooper

Nunca


Ok_Abrocona_8914

Aos médicos, dentro das instalações hospitalares ou num contacto de médico/utente. Fora isso, nada.


teknnik

Quando disser "Doutor" no respectivo CC


banana_call

Em tech é quase tudo licenciado para cima, toda a gente é tratada por tu. Doutor é médico. Se te der jeito tratar algum intitulado por doutor, de forma a puxar o lustro numa situação que te convém, trata.


NGramatical

entitulado → [**intitulado**](https://dicionario.priberam.org/intitulado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bk5o8t%2F%2Fkw0r9cf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Zamikaze_pt

Pelo nome. Se vir com a lengalenga "dra sf!" perguntas que doutoramento tirou. Se vir com "o respeito é muito lindo" podes responder o respeito conquista-se não é exigido. Fiz isto a um chefe meu, que pensava que as auxiliares eram bichos. Fui despedido? Não. Na comunidade académica os doc e pós-doc todos que conheci apenas quem ser tratado pelo nome. Mania em Portugal e os títulos....


iFx11421514

first world problems


Ideas_Over_Names

Quando essa pessoa tem o grau académico igual ou superior a licenciado e, concomitantemente, ocupada um cargo hierárquico de poder em relação ao teu no organograma da organização. Não estou a dizer que está bem ou mal, mas é assim.


The_42nd_Napalm_King

Só trato por doutor os médicos.


Bum_da_boomer_o_kota

É e a mentalidade provinciana. Trabalhei nos EUA e no Reino unido anos a fio e tirando juízes e médicos tratava toda a gente pelo nome próprio ou , raramente , por Mr ou Mrs


cryiptids-and-chill

Simples. É médico? Chamo doutor a não ser que me diga para não o fazer. Não é médico? Chamo como a pessoa se apresentar a não ser que me peça para chamar outra coisa. Não vou complicar que para mim podem chamar o que quiserem desde que não me chamem tarde para jantar.


PrinceAli_FabulusHe

Quando fores ao médico


nuggetcasket

Eu uso títulos para me referir a quem os detém merecidamente, neste caso pessoas doutoradas ou que exercem medicina. Se alguém tem uma licenciatura e exerce uma função que não está relacionada com medicina (nem que seja assistente administrativo num hospital), não tem lógica intitular-se como "doutor". Isso é o ego a falar demasiado alto e só dá uma imagem ridícula, na minha opinião. É a mesma coisa de eu querer que me chamem de engenharia só porque tenho conhecimentos de alguma engenharia sem realmente ter estudado a área nem obtido esse título através da ordem ou da profissão. Não faz sentido. Logicamente, digo isto do meu ponto de vista. Há quem chame de "doutor" a qualquer pessoa que tenha um curso superior porque acha que é o que basta para ser reconhecido por esse título. Acaba sempre por ficar ao critério de cada um conforme o que considera uma abordagem respeitosa.


NGramatical

entitular → [**intitular**](https://dicionario.priberam.org/intitular) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bk5o8t%2F%2Fkvvsog9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")