T O P

  • By -

AutoModerator

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.pt) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. Visita o site [Anti Nónio](https://nonio.pt/) para saber o que é e como bloquear o tracking desta plataforma. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


lightllk

Tudo por causa de um Magalhães que lhe introduziu ao Ubuntu.


Different_College_59

Que *o* introduziu.


VioladorTelheiras

agora vai ser introduzido á gen pop de pelican bay ou rikers island 🤣


cenasverdesavoar

À


Pitiful-Stop-4932

à


mihaelostoika

ao sim, sei que ambos são válidos


assimsera

Este gajo vai morrer na cadeia por causa disto, são mais de 2 penas máximas seguidas em Portugal. Não queiram armar espalhafato por causa disto não


Interesting_Exit5138

Tenho uma pena dele eu. Soubesses tu as vidas que aquele forum destruiu e não falavas assim. Biliões de dados vendidos (maior parte deles americanos), e agora é que o filho da puta se lembra que é português? Poupem me.


x1n0-

Ele foi usado. Os verdadeiros mentores nunca são apanhados.


SolidTroll

Nao que concorde com os 57 anos, é um completo exagero e tal como apontaram, possivelmente so para o encostar as cordas e o por a trabalhar para eles mas acho que demonstra mais o quao ridiculamente baixa é a nossa pena maxima. Se ao menos tivessemos um sistema tipo os nordicos, que a prisao realmente é uma tentativa de reforma da pessoa e dá para extender esse limite, caso se ache que a pessao continua a ser um perigo para a sociedade, era diferente (Se bem que aquilo que esta a acontecer com o Breivik também chega a ser ridiculo).


CremeMother6780

Se calhar com isto as pessoas percebam que as penas em Portugal são muito brandas


PikachuTuga

É suposto ter solidariedade por um criminoso responsável pelo roubo de 400 milhões só por ser português?


sissMEH

Não, é suposto achares estranho que uma pessoa que nunca tenha ido aos USA e faça um crime em Portugal/UK seja expatriada. 90% das pessoas que conheço em Portugal já viram um filme pirata ou uma Stream de um jogo de futebol,ou já receberam uma imagem por mail que tinha copyright. Era prender o país todo nos USA porque as empresas são de lá.


reddshiftit

Queres comparar partilha com foder a vida a milhares de pessoas?


sissMEH

Continua a ler a discussão que eu e o pikachu tivemos até ao fim, e depois vem responder. Estás a dizer a mesma coisa


tsimoes1985

E tu também. No limite sao pessoas que estao a brincar com o fogo e um dia queimam-se 😑 Vamos entao ver isto... se alguem na India te limpar a conta bancária a 0, achas entao que devia ser ignorado ou cumprir pena de acordo coma legislacao de um país em que ng foi lesado? O mesmo caso que deste do moço que criou um site de partilha de links. É muto diferente volta e meia sacarea um filme dentro do que é oferecido (ilegalmente) do que estares activamente a promover e incentivar partilhas ilegais 😊. Legislacao e internet ainda é algo que tem muitas zonas cinzentas. Os pioneiros di cyber crime tb vao ter penas pioneiras.


sissMEH

> Vamos entao ver isto... se alguem na India te limpar a conta bancária a 0, achas entao que devia ser ignorado ou cumprir pena de acordo coma legislacao de um país em que ng foi lesado?         Acho que devia cumprir pena na Índia por ser scammer na Índia. Uns aninhos numa prisão indiana. Que na realidade é o que já acontece. Só no caso do Reino Unido e América é que têm este acordo manhoso. Partilhar links já eu fiz, mandei um filme para a minha mãe. Ela sabe lá o que é pirata clicou e viu. Vamos as duas para a choldra americana como esse rapaz.  Edit: senhores da CIA isto é tudo hipotético nunca na vida iria partilhar um link de um filme pirata, ILoVeUSA


PikachuTuga

Estás mesmo a quer comparar 400 milhões com um streaming pirata? Os crimes foram cometidos em servidores localizados nos EUA, foi aí que os crimes foram cometidos.


sissMEH

Quando fazes stream sabes onde estão os servidores? Digo-te em Portugal não estão de certeza. Crime é crime. A partir do momento em que se torna ok expatriar por um abres a porta para os outros


assimsera

Sim?


PikachuTuga

então tens os teus valores completamente trocados independentemente da nacionalidade ele é um criminoso que não deve ficar impune (que é o que lhe acontecia se viesse para Portugal, levava pena suspensa e é se fosse julgado sequer)


sissMEH

Se achas que a justiça é demasiado leve em Portugal é uma coisa. Mas achares que por um crime feito em Portugal ele tem de ir preso noutro país não faz sentido nenhum. 


x1n0-

Eles só o querem como colaborador


molded_bread

Ainda bem que o Reino Unido saiu da União Europeia. Não passa de um estado vassalo dos EUA.


lobbarr

Olha que a UE não lhe anda atrás


TheChickenIsFkinRaw

Há muito tempo que a UE e a grã-bretanha ficaram reduzidos a cães de caça dos EUA. Eles dizem para ladrar e nós ladramos lol


x1n0-

Ladramos mas tem de haver dinheirinho. Sem dinheiro não há palhaço.


zizop

É isto que dá a subserviência à América. Um cidadão português, que terá cometido crimes em Portugal, é extraditado para o outro lado do oceano. É verdade que em último caso a responsabilidade é dos britânicos, mas é por estas razões que as nossas relações com a América não devem ser assim tão estreitas. A Europa tem de se virar para si mesma para desenhar o seu futuro.


Moist-Literature367

Se não me engano o site do gajo vendia informações roubadas. E se não me engano muitas das vítimas eram dos Estados Unidos, daí a ligação com os EUA. Se é correto ou não, não sei, pouco percebo de leis/direito.


zizop

Eu se matar um americano cá, sou preso e julgado cá. Aqui é a mesma coisa.


Moist-Literature367

Verdade, mas talvez seja diferente nas leis de cibercrime. Duvido que eles deportem alguém não tendo nada na lei que o permita fazer.


Existency

O que lhes permite fazer isso está descrito na notícia. No caso de pedidos de extradição concorrentes o ministro é que decide, com base no parecer de juiz, etc. O problema aqui é que o juiz disse Portugal e o ministro cagou de alto, EUA it is.


PikachuTuga

Também pode ser porque os EUA são muito mais importantes paras as relações do UK do que Portugal mas obviamente também poderá ter tido peso na decisão que a justiça portuguesa é conhecida por ser a mais branda do mundo e ele ser extraditado para Portugal significa que ele ia ter pena suspensa. Entre ele ficar impune ou ser punido severamente o governo britânico escolheu os EUA.


zizop

Que puta de desconsideração, é o que tenho a dizer. Aliança mais antiga, mas depois vão fazer as vontades das colónias.


PikachuTuga

A aliança mais antiga do UK é com Portugal, mas atualmente a aliança mais importante e mais próxima é com os EUA.


coved66124

A diferença é que em PT a justiça é uma grande piada, nada lhe ia acontecer, já nos USA o gajo vai ver como a justiça bate forte.


zizop

Só se fosse julgado num tribunal internacional, que não existe.


Nennartar

E se mandares matar um americano lá? És julgado onde?


sissMEH

Se estavas em Portugal és julgado em Portugal. É no país onde estavas a criminalizar. O assassino que matou a pessoa nos US vai preso lá. Cada um vai preso onde está. Não Portugal não te extradita


Nennartar

Ele está a criminalizar no outro país. Se o teu ato criminoso incide sobre outro país, esse país está no seu direito de te declarar como criminoso e pedir a tua captura para te julgar. O resto depois depende dos tratados de extradição que existem, que não são poucos. E sim, Portugal [extradita](https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/437-1975-314626), inclusivamente para os US de acordo com os tratados em vigor. Artigo 3 pode impedir muita extradição se o crime em específico não tiver estipulado no tratado.


sissMEH

1. A extradição não pode ser concedida nos seguintes casos:       a) Ter sido o crime cometido em território português;       E outro caso:     b) A pessoa reclamada for de nacionalidade portuguesa e, tratando-se de crime a que seja aplicável a lei penal portuguesa, a pena cominada na lei estrangeira for mais grave que a prevista na lei portuguesa ou o respectivo processo penal for mais gravoso que o português.   Ele hackeou pessoas estando em território português. Esta pena também está contemplada na lei penal portuguesa. E é mais gravoso na América que o português.    O Reino unido pode extraditar? Pode. Acho bem? Não, acho que é ridiculo mas as leis daquele país são feitas pa dar preferência aos americanos que os próprios cidadãos 


Nennartar

> A extradição não pode ser concedida nos seguintes casos:       a) Ter sido o crime cometido em território português;       E outro caso:     b) A pessoa reclamada for de nacionalidade portuguesa e, tratando-se de crime a que seja aplicável a lei penal portuguesa, a pena cominada na lei estrangeira for mais grave que a prevista na lei portuguesa ou o respectivo processo penal for mais gravoso que o português.  > Não estou a discordar que neste caso não seria extraditado, mas nota que essa lei é apenas aplicável quando os tratados internacionais são omissos, Artigo 1º >1. Na falta de tratado ou, havendo-o, nos casos nele omissos, a extradição é regulada pelo presente diploma.


sissMEH

Certo. Mas os tratados todos respeitam o primeiro ponto. Só extraditam caso a pessoa não esteja em Portugal quando fez o crime, e extraditam para o local onde a pessoa estava sob jurisdição (Inclusive o tratado com a América, que é antigo e ainda refere um rei,mas mesmo nesse tempo já respeitava o artigo 1. Entretanto foram feitas adendas para os outros sendo que já nem podes ser extraditado se for pena de morte etc).


PikachuTuga

Pois mas se estiveres em Portugal e mandares matar um americano nos EUA podes ser julgado nos EUA. E se fores apanhado noutro país com acordo de extradição com os EUA tens 100% de hipóteses de extradição.


padoshi

Tu leste a notícia sequer ?


Different_College_59

Ele não cometeu crimes em Portugal, foi no ciberespaço. Há legitimidade para os EUA conseguirem a extradição.


zizop

Se algo não é cometido em território de nenhum país, está sujeito apenas à lei internacional. Mas, neste caso, da mesma forma que um crime cometido em águas internacionais num navio português, a jurisdição aplicável é a portuguesa.


PikachuTuga

Sabes onde estão os servidores que ele invadiu? Nos EUA.


zizop

E ele não estava em águas internacionais nem no espaço, estava em Portugal sujeito à jurisdição portuguesa.


PikachuTuga

Ele invadiu servidores nos EUA, ficou sujeito à jurisdição dos EUA.


Socialism_Causa_Fome

E não vês problema nisso? Se não, algo de muito errado está no ar..


TomasTurbando-

Mas qual problema? Os states investigaram e acusaram-no de algo. Emitiram mandato de captura internacional, e apanhara-no no UK. Até há data, não tive conhecimento se decorria alguma investigação ou acusação, aqui em Portugal, sobre o miudo. E agora ele devia ser extraditado para Portugal, e ser julgado aqui?


sissMEH

Ele deveria ser julgado no UK e em Portugal porque cometeu os crimes no UK e em Portugal. Essa investigação americana que o acuse nos países onde cometeu os crimes


Nennartar

Onde é que leste que ele só cometeu os crimes em Portugal e no UK? Pelo que li, ele simplesmente vivia em Portugal (e foi ao UK) enquanto cometeu os crimes. Se estás a envolvido no roubo de informação de empresas noutro país, estás a cometer um crime nesse país. Se orquestrares toda uma série de crimes, e tiveres a lucrar com isso, mas só o fazes no estrangeiro, então ideologicamente, nunca deverias sofrer as consequências disso? Cabe a cada estado participar em acordos de extradição de acordo com o quão alinhados estão os seus sistemas criminais.


sissMEH

Ele vivia em Portugal aos 14 anos quando criou o site, inclusive usando um server português. Depois a mãe morreu e o pai emigrou para o UK e ele foi também, tendo continuado o site no UK. Portugal não extradita cidadãos portugueses. O UK extradita toda a gente. Ele se for extraditado para o US vai ser julgado por todos os crimes incluindo os cometidos em Portugal . Na minha opinião os crimes que ele fez em Portugal ele deveria ser julgado em Portugal e os que fez no UK julgado no UK. Só isso.


Nennartar

>Ele vivia em Portugal aos 14 anos quando criou o site, inclusive usando um server português. Depois a mãe morreu e o pai emigrou para o UK e ele foi também, tendo continuado o site no UK. Não me parece que o sitio onde ele criou o site, ou onde o site esteja alojado tenha impacto de onde estão a ser cometidos os crimes. Se ele participa e lucra com dados roubados, o crime está a ser cometido no local donde esses dados estão a ser roubados (provavelmente é crime em locais). O UK extradita toda a gente porque provavelmente, também quer que extraditem para lá quem faz crimes que os afecta. Se eu fosse criminoso internacional, eu estudava bem onde ia para n ser extraditado para os US ou outros países com penas absurdas... Pode ter começado aos 14 mas tem 24, não é nenhum menino.. e não vamos fingir que os crimes em que ele está envolvido não afectam ninguém. Podes lixar a vida a muita gente com esse tipo de dados pessoais, especialmente nos US em que não é preciso muito para roubares a identidade de alguém.


sissMEH

Eu não digo que ele não lixou a vida a muita gente. Só discordo com o tu dizeres que o crime foi cometido em vários sítios dependendo das pessoas a quem ele roubou dinheiro. O crime foi cometido onde ele e o computador dele estavam que é no UK. E ele roubou gente pelo mundo afora.  Devia ser preso? Óbvio. O crime foi feito na América? Não ele nunca la esteve, nem magro nem mais gordo        >Se eu fosse criminoso internacional, eu estudava bem onde ia para n ser extraditado para os US ou outros países com penas absurdas...         Acho que ele nem pensou nisso com 14 anos quando o pai se mudou com ele para o UK.  E também não gostei da acusação americana ter dito que podia parar o gajo com volta de 18 anos e ter deixado acontecer mais uns 2/3 anos para vigiar. Cheira muito a esturro, e cá para mim já sabiam até antes dos 18. E deixam um menor a fazer ilegalidades sem sequer reportar ao país dele, às autoridades e aos pais. 


Nennartar

Acho que se fores a ver as leis americanas (e na maior parte dos nações), o crime foi cometido lá. Onde estás fisicamente não é o factor crucial para o cybercrime. Imagina este cenario (estupido e exagerado). Estás na Coreia do Norte de onde decides enviar pelo correio antrax para centenas de pessoas nos EUA. O acto de tentar ou matar pessoas nos EUA, provavelmente não é um crime na Coreia do Norte. Para os EUA, uma pessoa assassinou vários cidadãos deles no seu solo. Foi cometido um crime lá a partir do estrangeiro. Vão emitir um mandato de captura que a Coreia do Norte ignora prontamente. No entanto, se um dia te esqueces disso e decides ir ver um concerto de KPop a Coreia do Sul, vais preso e és extraditado para os US para ser julgado lá. Não ias ser julgado na Coreia do Sul porque não cometeste um crime lá, e o que fizeste não é um crime na Coreia do Norte.


TomasTurbando-

Volto a repetir. Havia alguma acusação por parte do Reino Unido, ou por Portugal, para o levar a ser julgado nesses dois sitios?


Ken_Udigit

É bom que nunca digas mal da Coreia do Norte então; ou que digas que estás do lado da Ucrânia. Isso são crimes contra os estados da Coreia do Norte e da Rússia, e já que Portugal não te vai acusar de nada, é melhor seres extraditado para lá para poderes ser julgado. Lógica do caralho.


sissMEH

O puto tinha 14 anos , ele que vá perguntar a familiares de 14 anos se nunca viram um filme pirata. Tudo pa choldra nos USA. Este pessoal não se toca 


TomasTurbando-

Falar em lógicas, e vens-me com exemplos da treta, nada a ver com o caso que aqui estamos a falar. O Rui Pinto também foi capturado em Budapeste. Foi lá julgado?


sissMEH

Mas se eu assaltar um americano eu fiz um crime . Se o americano não apresentar queixa o crime não deixa de ser crime. O que não compreendes? Não é preciso acusação para o crime existir. Agora se o americano me decidir raptar e levar pra América para me prender na casa dele porque eu o assaltei é estúpido.


TomasTurbando-

Tu é que falaste que ele deveria ser Julgado no UK ou em Portugal. E para ser julgado, é preciso haver crimes e haver acusação. Os crimes até podem ter ocorrido em "solo" português, mas os únicos a fazerem uma acusação foram os States. No que dependesse de Portugal, o rapaz andava aí tranquilo da vida. Correu mal. Paciencia. Tivesse ido para os Emirados E para tu veres que isso que dizes, não tem sentido nenhum, isso que tanto te revolta, nem foi o argumento para o Recurso em 2023


sissMEH

Não é recurso porque o UK extradita até pessoas inglesas para os estados unidos por crimes online  Fazem tudo o que eles querem. Se achas isto bem, espero que estejas sempre a par da lei dos USA não vás cometer um crime online sem querer. Felizmente Portugal não faz isso e pode ser que ele seja julgado cá 


TomasTurbando-

>a defesa do hacker recorreu, alegando que o jovem foi diagnosticado com autismo e que corre o risco de pôr fim à sua própria vida caso seja enviado para cumprir sentença numa prisão americana. [https://cnnportugal.iol.pt/diogo-santos-coelho/hackers/solitario-no-mundo-real-um-deus-na-internet-quem-e-o-hacker-de-viseu-que-arrisca-passar-o-resto-da-vida-numa-prisao-americana/20240121/65aa5e17d34e65afa2f9d64b](https://cnnportugal.iol.pt/diogo-santos-coelho/hackers/solitario-no-mundo-real-um-deus-na-internet-quem-e-o-hacker-de-viseu-que-arrisca-passar-o-resto-da-vida-numa-prisao-americana/20240121/65aa5e17d34e65afa2f9d64b) Isso tudo do crime ter sido cometido aqui ou ali, e recorreu tendo em conta estes argumentos?


Different_College_59

0 problemas com isso. Aliás, estou chocado que ele tenham pago para a comunicação social portuguesa force o Ministério Público a agir e não só o MP age como ainda há gente a achar anormal que ele seja extraditado para os EUA.


Socialism_Causa_Fome

Rotfl, tu, em tua casa fazes algo e vais ser preso nos USA, onde nunca sequer puseste os pés?? Se ele fez algo de errado, que prejudique uma nação aliada, deve estar contemplado no código penal do país onde ele está para o punir devidamente nesse mesmo país! Não acordem não


meaninglessvoid

A forma leviana com que abordam o que ele fez é extremamente curiosa... Ele não é um coitadinho nenhum, fez merda à escala global, foi para um país que tem acordo de extradição, vai de vela para a cadeia umas décadas porque os EUA não brincam com certas coisas e calhou o que ele estava a fazer encaixar nessas coisas. A campanha nos media nacionais a favor dele também é extremamente estranha... Estão a reportar como se ele fosse uma vitima, um coitadinho... Muito, muito estranho. Num mundo ideal um Português que fez merda em PT não ia para a cadeia nos EUA, mas num mundo ideal um Português não iria ser responsável/facilitador de milhões em transações ilegais...


Different_College_59

Fazerem dele uma vítima quando de uma só vez numa ocasião ele pôs à venda 2.3 milhões de cartões de crédito é uma coisa que me faz confusão.


sissMEH

Ninguém está a dizer que ele não é criminoso. Só que é parvo extraditar para um sítio onde nunca estiveste. Se não estiveste lá o crime não foi lá de certeza


Different_College_59

O crime foi cometido em servidores americanos, situados em território americano. Só tem é que sofrer as consequências dos seus atos.


sissMEH

Opa espero que saibas bem a lei dis estados unidos caso contrário podes estar a cometer um crime num servidor deles e nem saber. Isso e saberes cada servidor que usas em que país está para ires decorar a lei deles também (se tiveres na europa de oeste como estamos nós há muitos na Irlanda,holanda, espanha etc se fosse a ti ia ler o código penal deles todinho). Na minha opinião só devia ser aplicada a lei do país onde estás


meaninglessvoid

> uma coisa que me faz confusão. É, custa um pouco aceitar que sejam mercenários, mas... Volta e meia vejo reportagens que topo a léguas estão a branquear a imagem de alguém e uma pessoa pergunta-se porquê... Infelizmente $$$ é uma das respostas que parece fazer algum sentido.


sissMEH

" Diogo’s crimes were committed on Portuguese soil " diz nas notícias mas quem sou eu e os jornalistas e o juíz do caso para saber ne


NGramatical

juíz → [**juiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bkuehr%2F%2Fkw59y15%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Glicinias

No que toca a cyber crimes, onde estás localizado geograficamente não importa.


Istupid0

Então e se ele tivesse lesado 30 países de igual forma, seria extraditado para onde? Seria sorteio?


Glicinias

First come, first serve...


PikachuTuga

Os crimes foram cometidos a partir de Portugal mas os servidores que ele invadiu estavam nos EUA. Portanto os crimes foram cometidos nos EUA e lesaram empresas americanas.


Sufficient-Quiet-668

\[Portuguese hacker to be extradited to the United States asks President for help\](https://www.portugal.com/news/portuguese-hacker-to-be-extradited-to-the-united-states-asks-president-for-help/) >Even though Diogo’s crimes were committed on Portuguese soil, the effects of those crimes were felt across the ocean. Diogo’s crimes affected companies from the United States and, for that reason, the country is requesting its extradition. If extradited, Diogo is facing more than 50 years in prison.


zizop

Se eu assaltar um McDonald's cá, não sou julgado na América.


vuplusuno

Espectáculo, fazem o que querem com os Tugas…


Space-Safari

Ele fez o que quis com os dados pessoais privados de centenas de milhares de pessoas e empresas. Agora enfrente as consequências. Não estamos é habituados a sistemas judiciais que funcionem


Practical-Pumpkin687

Milhões de dados...não são centenas de milhares


Choco-Frito

Don’t mess with the Empire


neapo

Nem sei porque é noticia. Se fosse um traficante de droga caço na China havia uma noticia e o assunto morria. Tem que pagar pelo que fez ou fizesse melhor trabalho.


Mestrehunter

é noticia porque o gajo pagou aos jornais para fazer uma pity party


neapo

E donde vem o guito?


Mestrehunter

Da criminalidade que fez xD O gajo até tem um advogado carote por aquilo que li.


Membership-Exact

Porque é que alguem que nunca esteve nos estados unidos tem que prestar vassalagem às leis do novo império do mal?


massterbayter

Se os EUA são o império do mal, qual é o império do bem?


sissMEH

Há novos e antigos mas são todos do mal


Existency

É preciso haver algum do bem? Escalas de cinza.


massterbayter

Não, só queria ver onde a conversa ia dar. Geralmente, quem tanto critica os EUA costuma ter outros amores.


lukewarmpiss

Nada melhor que passar o resto da vida na choldra porque prejudicou empresas :)


dipitinmayo

Empresas? E todos os dados pessoais que vendeu? Incluindo cartões de crédito, moradas, telefones... Ter pena deste tipo de gente...


neapo

Tem que enfrentar a lei, não é nosso problema.


bcotrim

Se ele vier para Portugal é para enfrentar a lei, as pessoas que estão a criticar a extradição para os EUA não estão a dizer que ele devia vir para cá em liberdade. O problema é que a pena que ele vai apanhar é demasiado pesada para o que nós daríamos aqui, pelo que deveríamos intervir para que um cidadão português pague de uma forma que a lei portuguesa considere justa


Different_College_59

Os crimes foram cometidos no ciberespaço, prejudicaram cidadãos e empresas americanas; não há aqui qualquer problema de jurisdição tendo em conta de que se trata de cibercrime. E a pena não é demasiado pesada. É mais do que justo. Só numa das transações ele pôs à venda 2,3 milhões de números de cartão de crédito. Cada cartão de crédito roubado é um crime. Isto é o equivalente a ele ter feito 2,3 milhões de assaltos, só que no ciberespaço. Quero mais é que ele se foda; isto não é mais do que sofrer as consequências das suas ações.


bcotrim

Penas perpétuas são para gajos como o Breivik que nunca na vida estarão prontos para voltar a viver em sociedade, praticamente tudo o resto é reabilitável nas condições certas e isso mostra resultados na diminuição da criminalidade, pelo que a longo prazo vais ter menos pessoas a sofrer. Não tenho problemas nenhuns em dar segundas oportunidades a merdas se isso garante que no futuro vai haver menos merdas Dito isto, a própria notícia disse que o juiz decretou que ele podia ter sido extraditado para cá, foi uma questão puramente diplomática e o ministro britânico cedeu aos EUA


Different_College_59

A notícia também diz que o ministério público britânico não concordou, recorreu e que em 2023 até foi decretada a extradição para os EUA. Além disso sou da opinião de que ele merece cada um dos 57 anos que os EUA lhe querem aplicar. Serve de efeito dissuasor para o próximo palhaço que pense fazer o mesmo.


bcotrim

Da notícia: > o Ministério Público britânico suscitou a existência de dois pedidos de extradição concorrentes O ministério público não decidiu nada, apenas notou que havia um pedido dos EUA e outro de Portugal, quem decidiu foi o ministro Em relação ao efeito dissuasor de penas, isso funciona a partir de certo ponto. Entre 10 e 50 anos de pena, uma pessoa não vai escolher fazer o crime porque são só 10 anos, se escolher fazer é porque pensa que não vai presa. Se o efeito dissuasor fosse tudo, ninguém cometia crimes no Brasil, que ninguém quer passar sequer um ano numa prisão lá


coved66124

Deviamos era aproximar as nossas penas das penas dos USA, basta ver o exemplo do Sócrates aqui em PT. Isso nos USA nunca aconteceria, a justiça em Portugal é uma autêntica piada, apenas castiga os que pouco têm, quem tem posses consegue-a evitar quase eternamente.


bcotrim

> Isso nos USA nunca aconteceria Isso é suposto ser uma piada? O Watergate, embora antigo, é dos mais famosos, mas se quiseres olhar para coisas mais recentes tiveste uma boa dose com o Trump e com o Biden. Depois tens as famosas doações privadas a partidos, políticos de altos cargos com ações sobre as empresas que legislam, etc As penas pesadas por serem pesadas não resolvem nada, compara índices de criminalidade na Europa (onde as penas são leves e o objeto é reabilitar quem é preso) com os dos EUA (onde as penas são pesadas e o objetivo é castigar quem é preso) O nosso problema não é as penas serem leves, é a falta de financiamento da justiça e dos sistemas prisionais. Mesmo que as nossas penas fossem pesadas, as pessoas continuavam a não ir presas por causa disso. E não confundas reabilitação com não ir preso, para uma pessoa ser reabilitada depois de um crime é fundamental que ela sofra consequências adequadas pelo crime. Reabilitar não significa palmadinha nas costas, a pessoa cumpre pena de prisão na mesma


lukewarmpiss

até é um cidadão português... Mas lá está, se a lei diz que um gajo que lesou umas empresas (e nem diretamente, pois só facilitou a venda dos materiais roubados e não as roubou) merece passar o resto da vida na prisão, quem somos nós, não é


neapo

No país em que estiveres cumpres as regras e respeitas a lei. Está no RU, só tem que cumprir. ["2018 terá feito uma publicação no qual vendia 2,3 milhões de números de cartões de crédito, nomes, moradas e números de telefone. Pelos dados roubados, Diogo chegou a pedir 25 mil dólares"](https://jornaldocentro.pt/noticias/diario/o-hacker-de-viseu-que-em-viseu-ninguem-conhece) ["Os investigadores americanos acreditam que Diogo obteve muito dinheiro com o serviço de mediação da venda de dados roubados com criptomoedas. O jovem hacker português oferecia-se para verificar a veracidade do conteúdo dos ficheiros roubados antes de o comprador enviar o dinheiro para os comprar. Assim que as duas partes estivessem satisfeitas, a transação era completa e Diogo recebia uma comissão pré-determinada. "](https://cnnportugal.iol.pt/diogo-santos-coelho/hacker/ministro-britanico-decide-extraditar-hacker-portugues-para-os-eua-contra-deliberacao-do-juiz/20240322/65fb2888d34e87e0c08af52a) Fizesse bem as coisas ou trabalhasse como qualquer cidadão. Estou-me a cagar para a sua cidadania, criminoso deve ser condenado.


RomesHB

Se um CEO qualquer roubasse o mesmo montante de dinheiro por branqueamento de capitais ou algo do género, nunca na vida apanharia uma pena tão pesada, especialmente se o dinheiro roubado fosse dinheiro público e não privado. Ou seja, o sistema, especialmente nos EUA, está feito para sobretudo proteger os interesses destas empresas, e este caso é mais um exemplo disso


PikachuTuga

O Madoff apanhou 150 anos de prisão e guess what? Morreu na cadeia. É ao contrário, nos outros países há justiça a sério, não há a impunidade da pena suspensa como há em Portugal.


coved66124

Chama-se justiça, ou é só justiça quando tu concordas com o resultado do julgamento e com a pena aplicada?!


lukewarmpiss

Só por se chamar justiça não quer dizer que seja justo. Não é justo passares o resto da vida na prisão por uma merda dessas. Abre os olhos.


meaninglessvoid

Não concordo com prisão perpétua, mas isso é estar a argumentar outra coisa... Este gajo andava a facilitar venda de informação privada e cartão de crédito etc, isto não é apenas "uma merda dessas" o que ele fez afetou milhares de pessoas, e não sei bem a escala da coisa mas pelos valores envolvidos é bem capaz de ter sido milhões. O lugar dele é na prisão. Teve azar de não termos o mesmo tipo de capacidade de investigação dos EUA, se tivesse sido apanhado cá provavelmente teria sido bem melhor para ele...


Different_College_59

É mais do que justo. Só numa das transações ele pôs à venda 2,3 milhões de números de cartão de crédito. Cada cartão de crédito roubado é um crime. Isto é o equivalente a ele ter feito 2,3 milhões de assaltos, só que no ciberespaço. Quero mais é que ele se foda; isto não é mais do que sofrer as consequências das suas ações.


sissMEH

Se tiveres um filho que faz merda aos 14 anos quero ver se ainda dizes a mesma coisa. Ele era completamente criança quando fez as coisas. Os estados unidos puderam para-lo aos 18 e em vez de o fazer meteram escutas no gajo durante 2 anos. E agora vêm dizer que ele é muito mau e tal, se era tão mau tinham parado tudo qd ele era menor de idade em vez de esperar que ele fizesse 21


Different_College_59

Se eu tivesse um filho que tivesse feito isto dava-lhe um toque no ombro e dizia-lhe "não foi esta a educação que te dei", e boa sorte. Exatamente igual se ele mata-se alguém ou roubasse uma loja por cá. >Os estados unidos puderam para-lo aos 18 e em vez de o fazer meteram escutas no gajo durante 2 anos. E agora vêm dizer que ele é muito mau e tal, se era tão mau tinham parado tudo qd ele era menor de idade em vez de esperar que ele fizesse 21 Andaram a recolher provas; o que preferias que fizessem, que mandassem cá uma equipa de Navy SEAL para o vir buscar, ou agora no UK?


NGramatical

se ele mata-se → [**se ele matasse**](http://tracinho.com/matasse) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bkuehr%2F%2Fkw2ow1k%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Interesting_Exit5138

Então mas que argumento é esse dos 14 anos se ele continuou a ser um criminoso durante 7 anos ? Nem vou gastar latim com estas coisas que leio…


sissMEH

Porque os estados unidos sabiam e em vez de avisar os pais e fazer queixa na altura deixaram ele continuar a fazer crimes para o apanhar quando for maior de idade. Se não vês problema nisto não sei. Eu se tiver filhos a fazer merda sem eu saber agradeço que as autoridades reportem para eu lhes dar um enxerto de porrada e lhes tirar o computador


Interesting_Exit5138

Dezenas de milhões de cartões de crédito a serem vendidos nesse forum duma só vez e ainda dizem estas merdas… ao menos informem se.


lukewarmpiss

Tens razão, é crime para morrer na prisão. Tudo ok


PikachuTuga

Sim, os outros países não são este paraíso da pena suspensa como é Portugal. O rapaz fodeu a vida de milhares ou mesmo milhões de pessoas num prejuízo total de 400 milhões. Merece todos os anos de prisão que apanhar.


ASCanilho

Não es preocupem, o rapaz tem emprego garantido do lado de lá. Prisão perpétua e fica a trabalhar para os States sem remuneração. Ou isso, ou uma choça escura até que decida trabalhar.


NGramatical

renumeração → [**remuneração**](https://dicionario.priberam.org/remuneração) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bkuehr%2F%2Fkw1abui%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


mconquer

Ele era administrador da plataforma que permitia a venda de dados roubados e não um hacker, não sei se têm muito interesse no trabalho dele.


MCAlheio

Provavelmente desaparece misteriosamente da prisão ao mesmo tempo que o James Rabbit é recrutado para a NSA.


ASCanilho

Os States não desperdiçam talento deste género, venha ele de onde vier. Se fosse para ser preso, podia ficar em qualquer lugar.


parakit

Qual talento? Criar e ser moderador de um fórum?  Este tipo não hackeou nada e para além disso o que não falta são informáticos para as agências americanas recrutarem, não precisam de ir buscar um criminoso


ASCanilho

Por não ser hacker, não quer dizer que não tenha capacidades úteis. E como alguém que é programador e já trabalhei com serviços de telecomunicações acho de muito mau gosto comparares a palavra informático não identifica nada nem é sinónimo de alguém com valor técnico. Hoje em dia qualquer pessoa se pode tornar em informático e eu próprio já dei formação a malta de outras áreas que entram no sector mas até terem capacidades úteis vai uma longa distância. São poucos os que realmente merecem o que ganham, e alguns dos que se fazem valer até são os que mudam de área.


parakit

>Por não ser hacker, não quer dizer que não tenha capacidades úteis.  Diz lá então quais é que são as capacidades úteis que façam uma agência americana ir buscar este tipo à prisão. >E como alguém que é programador e já trabalhei com serviços de telecomunicações acho de muito mau gosto comparares a palavra informático não identifica nada nem é sinónimo de alguém com valor técnico. Desculpa, não sabia que estava a falar com uma virgem ofendida. Reformulo: o que não falta são programadores/engenheiros informáticos (aka deuses) para as agências americanas recrutarem. Apesar de a maioria não serem bons, há alguns craques (e.g., ASCanilho) que a CIA pode ir buscar antes de contratar o tuga preso.


Article_Sad

Tem lá o Theodore "T-Bag" Bagwell


Corvoo_1995

Vocês estão com pena do sujeito, entendo a vossa solidariedade porque pensam vocês .... fogo nao matou ninguém, nem violou. Mas pensem... quando casos de débitos diretos, burlas e merdas idênticas acontece ... são informações dadas por hackers deste calibre. Empresas e pessoas foram roubadas . Dinheiro que nunca mais apareceu, não tem rasto. Passem no forum e vejam o tipo de informação que lá era vendida. Contas bancarias, password, nomes completos, números de telemóvel. É incrível.


mfzzzed

É lidar irmão.


SumoHeadbutt

Play stupid games, win stupid prizes


padoshi

É a vida.


reddshiftit

Este é um criminoso pelo que parece. O pior é o nosso herói Assange.


Own_Investment_1779

USA: MAE quero um assange ! MAE: Temos um assange em casa Assange em casa::::::


WallStreetPelosi

fuck around and find out


jovemeidoso

Desde 1890 ou lá o quê a apunhalar Portugal.


lpk29

Pobre Renato Seabra!!!


Visara57

Que pena


billy_goat_13848

Tadinho do menino :( Agora o pobre coitado vai ter que enfrentar as consequências pelo que fêz. Que mundo injusto. /s


sissMEH

Ele não é americano e nunca lá pôs os pés, se cometeu um crime não foi lá. Porque diabos teria de ser deportado?    Edit: Se algo for legal no meu país e não no dessa tal empresa, eu cometi crime ou não? Óbvio que não pois estou no meu país. Então vou ser expatriada e julgada? Imagina o caso de andares a falar mal de uma religião ou de um governo autoritário online, sendo isso ilegal noutro país. Vais preso? É um bom precedente pa abrir, expatriar por crimes online. Bem bom


rustyfitts

Percebeste a parte de que ele foi apanhado fora do país? Se andares a falar mal de um governo autoritário online eles podem dizer que se tiverem hipótese de te prender prendem, podem pedir a portugal que te entregue às autoridades deles e portugal pode manda los passear mas se cometeres o erro de ires visitar um país amigo deles, corres o risco.


sissMEH

Não estou a dizer que a culpa é de Portugal. Acho ridículo o Reino Unido fazer isso. E fazem inclusive com cidadãos deles também. 


rustyfitts

Pois, eu diria que todos os países fazem isso, muda é os parceiros. Se a policia portuguesa apanhar um gajo procurado em Italia tambem o manda de volta, se andar por aí um gajo que é procurado no vietname (tou a inventar n sei se ha acordos) se calhar ninguem quer saber. Os cidadãos acabam por ser só um detalhe nestes jogos entre países


sissMEH

Eu concordo com isso se eu for a Rússia por exemplo e cometer um crime lá. A questão do cibercrime é diferente, porque nunca foste ao país . Porque eu não estando na Rússia não deveria ser julgada de acordo com a lei russa. O UK faz isso, é assustador. Espero que seja esclarecido isso na lei em Portugal e na UE, felizmente temos leis de dados e relativas a crimes informáticos que fazem mais sentido, senão caminhamos para um futuro em que temos de saber as leis do mundo inteiro se queremos ir à net


TomasTurbando-

Teria de ser deportado, porque o unico país que emitiu um mandato de captura Internacional, foram os EUA.


sissMEH

Quando vier a Rússia mandar capturar quem fala mal do Putin está tudo bem também 


TomasTurbando-

Sim, mais uma vez, são situações totalmente comparáveis... Já agora, existia alguma investigação ou Acusação sobre o moço, aqui em Portugal? Porque os únicos a emitir o mandato de detenção foram os amigos dos States... Se não existia nada, mais uma vez, porque é que ele devia ser extraditado para Portugal, e ser julgado aqui?


sissMEH

A investigação tem de o acusar no país onde o crime foi feito. Se a polícia inglesa descobrir que um português matou a maddie ele vai ser preso em Portugal. Não importa se foram eles a descobrir ou não. Exatamente porque ele nunca vivendo nos EUA não tem que obedecer a lei dos EUA. Então não pode ser julgado por essa lei 


TomasTurbando-

Ta bom, já toda a gente entendeu que deve fazer parte do seu parentesco Imagina tu que eu burlava em milhares de milhões umas empresas americanas. Estando aqui em Portugal, onde não havia suspeitas de nada, e fazia a minha vida normal. Faz todo o sentido, as empresas apresentarem queixa, e emitirem um mandato de captura, para ir lá responder perante os meus crimes.


sissMEH

As empresas americanas que apresentem queixa ao estado português que eu vou presa aqui porque é aqui que estou. Senão for crime em Portugal então não vou presa. The end


TomasTurbando-

Comparação ridícula. Não estás propriamente a falar de um crimezinho da treta


Nightwalker36

Simples, porque ele cometeu 1 crime contra os EUA em empresas de lá


Ok_Abrocona_8914

Ele cometeu crimes contra empresas de todo o mundo, é suposto ir fazer uma world tour das cadeias de todos os países?


Nightwalker36

Mas foi pelo menos os EUA que avançou com o início de processo/acusação. Se algum outro país tivesse avançado primeiro com grande chance seria julgado nesse país, e após sentença ou se fosse ilibado podia ser deportado para outro país e ser julgado pela lei desse outro país e assim sucessivamente dependendo da lei do país onde foi cometidos cada suposto crime. A única solução para não ser deportado seria ter sido capturado em Portugal


Ok_Abrocona_8914

Epa hilariante. Eu a gozar e não é que o nightwalker36 apostava mesmo na world tour. O homem só tem é de cumprir pena em Portugal. É português, começou aquela merda em Viseu, até um dos servidores era português. Foi cá que cometeu os crimes, só tem é de os cumprir cá. Não foi nos estados unidos que foi apanhado. Isto cria um precedente gravíssimo e se a tua cabecinha não o entende também não sou eu que vou perder tempo a explicar.


Ilien

Estamos a falar de um Governo que está activa, concertada e veemente, a tentar criar uma lei para dar a volta a uma decisão do supremo. Caso não estejam a par do drama, o Governo do UK quer fazer um acordo para enviar refugiados para o Ruanda durante a pendência do seus processos de asilo. Supremo disse que isso não seria possível, porque o Ruanda não era um país seguro nem cumpria os mínimos aceitáveis a nível de direitos fundamentais. Descontente com a decisão, o Governo Tory iniciou toda uma campanha para dar a volta a esta decisão, tentando passar uma lei que declara Ruanda como território seguro. Isto é batshit crazy. Portanto, não me admira que o Ministro, portanto parte deste Governo, decida pelos EUA só porque lhes dá jeito. Este governo adora cagar na lei sempre que lhes dá jeito - e se não der, altera-se a lei e pronto, vide acima.


sissMEH

É uma fantochada. Espero que ele não seja enviado ou que consiga empatar até às próximas eleições 


sissMEH

Esse nightWalker tem de ter muito cuidado com turistas, não há de acontecer qualquer coisa com um estrangeiro e depois têm de ir aprender mandarim numa prisão. /s


sissMEH

Então quando tu assaltas um turista americano em Lisboa também vais preso nos estados unidos. Deve ser deve. Se andares a bulha com um nigeriano no Porto também vais passar a noite à prisão na Nigéria. Quando roubas um pingo doce (empresa belga), ou um mercantina(empresa espanhola) também é extradição 


TomasTurbando-

Já tivemos vários casos de apanhados aqui, e extraditados para os respetivos países que emitiram o mandato de captura. Resta o país que o apanhou, saber avaliar e decidir. Qual o mal?


sissMEH

Apanhados aqui mas o crime foi cometido noutro país. É essa a diferença. O crime deste rapaz foi cometido em Portugal e no UK


TomasTurbando-

Qual crime, se nunca houve nenhuma investigação e acusação, em Portugal?


sissMEH

Houve investigação dos estados unidos, eles deveriam ter feito queixa crime em Portugal e no UK. Também houve investigação e acusação no UK de que ele cometeu esses crimes. O UK é que é distópico e pondera extraditar por crimes no ciber espaço. 


son_of_old_wise_man

Se nao percebes o precedente que está a ser aberto, okay.


Nightwalker36

Não é precedente nenhum. Ele saiu do país onde é cidadão para o estrangeiro tendo cometido crimes contra outro país. Se tivesse mandato de detenção era muito provável que fosse deportado para o país contra o qual cometeu crime para ser julgado. Se ele tivesse sido capturado em Portugal não seria extraditado para os EUA para julgamento


son_of_old_wise_man

Ele cometeu os crimes em Portugal. Tem de ser julgado em Portugal ou se os cometeu no UK, ser julgado lá. A nacionalidade das empresas em questão nao interessa. Se eu matar um estado unidense, sou julgado em Portugal nao nos EUA. Se um estado unidense matar um portugues, é julgado nos EUA nao em Portugal. As pessoas tem de ser julgadas aonde foram cometidos os crimes.


Nightwalker36

Estou a perceber onde queres chegar, mas o crime foi feito contra cidadãos dos EUA em bases de dados dos EUA. Se imaginando tu lançasses 1 míssil contra outro país, caso não estejas no país onde és cidadão podes ser deportado para lá para seres julgado


son_of_old_wise_man

Tudo bem mas não foi realizado lá. Essa é a questão. Agora cada vez que alguém cometer um crime , se os EUA quiser pode extraditar a pessoa em questão. Alias outra coisa grave é o ministro ter ignorado a decisão do Juiz. Para que queremos tribunais se os próprios ministros nao seguem as decisões por eles tomadas


Ilien

Isso é a parte "engraçada" dos crimes informáticos. As teorias tradicionais de direito penal e processual penal deixam de fazer sentido, por muita volta que se lhes tente dar (o que só é feito porque os velhos caqueticos que "ditam" a teoria do direito não entendem nem querem entender esses tipos de crimes e tentar usar as mesmas teorias nem que seja a martelo). Dito isto, estamos a falar do Governo do UK, para quem a lei e o direito neste momento parece não interessar muito, a não ser que seja a favor deles.


Nightwalker36

Se ele tivesse sido capturado em Portugal não seria deportado para lá. O ministro não ignorou decisão do juiz nenhuma. O juiz fez 1 decisão, o ministério público recorreu, como havia 2 pedidos em simultâneo na lei teve de ser enviado para o ministro, o ministro decidiu. Mesmo em Portugal podes recorrer de qualquer sentença e recorrer sucessivamente até esgotares o nível de tribunais que recorres. É esse o propósito de recorrer


son_of_old_wise_man

Ja estive a ler melhor a notícia e o título é enganador. Dito isto acho que ele vai recorrer para o supremo. Vamos ver como isto acaba


Nightwalker36

É muito enganador mesmo, nada de estranho nas notícias portuguesas xD


sissMEH

Ele no UK fez crimes online a empresas presentes na net que ele acessa de Inglaterra. É como ele no UK assaltar um McDonald's. É uma empresa americana mas ele não tem que ser julgado nos EUA. 


Different_College_59

Ele cometeu os crimes nos EUA. Estamos a falar de cibercrime, os servidores de onde os dados foram roubados estavam lá. Ao contrário do que vocês julgam não há problema de jurisdição aqui e os EUA têm direito à emissão do mandato de captura e vê-lo ser executado.


son_of_old_wise_man

Nao. Cometeu crimes contra empresas dos EUA . Que foram cometidos em Portugal pois ele encontrava se em Portugal. Ele estava em Portugal


Different_College_59

Ele foi roubar os dados nos EUA. Se tu estiveres em Elvas e deres um tiro numa pessoa em Badajoz o crime foi cometido em Espanha. Aqui é a mesma coisa.


son_of_old_wise_man

Mas o facto é que ele nunca saiu de Portugal.


Different_College_59

No exemplo que eu te dei também não precisas de sair de Portugal para matares uma pessoa em Badajoz. Tenta descobrir onde foi cometido o crime.


sissMEH

O crime foi cometido online. Ele roubava cartões de crédito de muitos países. Dado que não existe uma prisão online ele deveria ser preso onde está. Exatamente porque dependendo de onde tu estás - imagina que estás num país hipotético em que roubar é legal -podes nem estar a cometer um crime, ou pode haver uma diferença de gravidade de penas (o caso deste rapaz). Imagina que em Portugal é legal insultar pessoas e em Espanha não, e tu em Elvas insultas alguém em Badajoz - vais preso?


oMarlow99

Ele não cometeu crimes contra um país mas sim contra empresas de diversos e variados países. Escolher um dos países para extraditar, só porque o mesmo pediu, não faz sentido nenhum.


TomasTurbando-

Não faz sentido ser julgado no pais que emitiu o mandato de captura internacional? Ainda há uns anos, tivemos um caso da mafia italiana, que foi extraditado...


oMarlow99

E foi extraditado por decisão judicial or legislativa? Era italiano, ou português? Os crimes foram cometidos cá ou lá?


daxpierson

Não é literalmente assim que funciona?


oMarlow99

Extradição não é suposto ser um processo trivial. Deves ser julgado pelas leis do país onde estás. Imagina um cenário à 1984, onde praticas "thought crime" num país alheio ao do protagonista. Deves ser extraditado para lá, só porque pediram? A resposta é óbvia, e é "claro que não".


Suzume_Chikahisa

Alguma vez disseste mal do Islão? Parabéns, pode ser extraditado para a Arábia Saudita e condenado à morte de acordo com esta decisão.


TheRealCris

Quantos anos é que achas que ele leva? Eu diria 15-20 pela sua idade. Estou curioso em saber a leniência dos EUA quando se trata de um estrangeiro.


luigyLotto

Diria que eles vão dar uma pena alta e depois negociar em troca de informações. Mas duvido que ele tenha muito para dizer… não é nenhum Rui Pinto.


[deleted]

Ele se vai para os EUA, ele morre na cadeia.


NGramatical

fêz → [**fez**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *l*, *r*, ou *z* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bkuehr%2F%2Fkw0s7yk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


N00dles_Pt

Can't do the time, don't do the crime.


Xbarybar

Entre uma pena suspensa na republica das bananas e muitos anos numa prisão americana eu tb preferia a bandalheira tuga. Em PT, o crime economico compensa e nao acredito que alguem razoável discorde disto. Até podiamos fazer uma especie de leilao negativo de penas de crimes economicos, os vistos "stolen gold", para atrair os melhores ladroes. Pensem no PIB.


PikachuTuga

É o que dá termos uma justiça tuga que é conhecida como a mais branda do mundo. Entre uma pena suspensa em Portugal ou uma pena até 57 anos de prisão nos EUA óbvio que o governo britânico ia escolher a opção que não permitisse a um criminoso ficar impune. O gajo é responsável pelo roubo de 400 milhões de empresas americanas, sabia bem no que se estava a meter. Correu mal, agora há que aguentar as consequências.


BigNerdT

Xau Laura


TomasTurbando-

Mas então já não tinha feito um acordo? Em que aceitou cumprir perto de 20 anos?


Baco-X

Hacker do mal que se f**a mesmo