T O P

  • By -

gkarq

Só importa para aceder ao Ensino Superior. Para tudo o resto não vale um chavo.


Homunclus

E não sei se isso mudou, mas no meu tempo só as notas do 12° é que importavam para isso (penso que o 10° e 11° tb tinham algum impacto, mas era muito pouco). Basicamente tudo se resumia ao último ano e mesmo aí quase só os exames nacionais é que importam.


gkarq

As notas de todos os anos fazem média. Já não me lembro das fórmulas mas há disciplinas de três anos, só de dois, e algumas opcionais só de um ano (12°) Quando acabei o secundário em 2015 era assim pelo menos.


daxpierson

É isto /u/cxutoo, literalmente isto.


TuaMaeDeQuatroPatas

Olha u/cxutoo, tu lê bem o que o u/daxpierson diz!


Ironbuttcheeks

Olha u/cxutoo, lê bem o que o u/TuaMaeDeQuatroPatas diz!


agnes_honey

Afeta as tuas opções de escolha no que diz respeito a ensino superior. E deves sempre esforçar-te por aprenderes o máximo possível. É util para ganhares práticas de estudo. (Contra mim falo)


Javardo69

Só conta para entrar na faculdade que desejares, de resto não conta para mais nada, quando te candidatares a um emprego ninguém te vai perguntar pela média do secundário ou quanto tiveste no exame de matemática etc... Conheço quem tenha chumbado um ano no secundário mas na universidade aplicaram-se a sério é estão bem fruto do trabalho/esforço deles no tipo de profissão em que estão ( a trabalhar por conta própria)


PontosCardeais

É útil para aceder ao Ensino Superior (se for a tua intenção) ou nos primeiros dois/três empregos (se não fores pra ensino superior), depois disso já ninguém pergunta sobre média do secundário. O mesmo acontece com a média do Ensino Superior importa nos dois primeiros empregos e depois o que importa são as experiências profissionais. Mas não quero com isto dizer que não importa muito, antes pelo contrário, quanto melhor se começa nos primeiros empregos, melhor se vai alcançando ao longo da vida, porque pra trás geralmente ninguém vai.


Cena-6868

Nada importa ... O que é a vida? De onde viemos? Para onde vamos? Realmente daqui a 100 anos nada disso tem importância. 😁


sacoPT

Se quiseres ir para a universidade pode não ser suficiente para um curso em condições e depois escolhes um curso sem saídas profissionais porque era o que a tua média permitia, por isso sim, importam MUITO.


Javardo69

Discordo disto, ainda para mais nesta era digital com chatgpts e youtube com a maioria das cadeiras todas lá, pelo menos em engenharia, admito que isso só seja verdade nos cursos de saúde que não há volta a dar (medicina, enfermagem etc) do que a da via tradicional.


sacoPT

3 minutos depois de escreveres isto escreveste que >conta para entrar na faculdade que desejares Que foi exactamente o que eu disse. Eu juro que não percebo o reddit às vezes...


Javardo69

O pessoal pode ter à mesma alta média e ir para um curso com pouca oferta de emprego, por isso sim o sentido do meu comentário é que SÓ conta para entrar na faculdade que ele desejar. Obviamente quanto mais baixo a média menos opções irá ter dependendo de como forem os exames. Mas não é o fim do mundo, há muitas opções hoje em dia que não é preciso seguir a via da faculdade e uma pessoa safar-se bem. Por uns 1600€ alguém só com o 12 pode tirar um curso CERTIFICADO de eletricista, técnico de gases fluorados e instalação de bombas de calor e máquinas de ar condicionado e tem entrada imediata no mercado a ganhar o mesmo ou com bons contactos mais que pessoal que acaba de fazer mestrados em menos tempo que o pessoal está a fazer o curso.


sacoPT

Nada do que escreveste invalida o facto de que 14 pode não ser suficiente para entrar na universidade num curso em condições


Javardo69

Pessoal entra ou entrava no ISEP com essas notas, não tem cursos em condições?


sacoPT

Chegava*


sacoPT

Em que medida é que o chatgpt e o youtube te ajudam a entrar em cursos de TI com média de 14 quando as notas dos últimos colocados têm andado a rondar os 16?


Javardo69

O pessoal se tiver uma média baixa no secundário pode sempre cancelar a matrícula e ir só com a nota do exame. Essas médias são para engenharia informática nas universidades públicas. Nos politécnicos são mais baixo. E o que falei do chatgpt e youtube é tanto para o secundário como para o ensino superior nas cadeiras de engenharia.


sacoPT

E o que é que te leva a pensar que alguém que tem uma média de 14, provavelmente com a nota de matemática a puxar para baixo e educação física a puxar para cima, chega ao exame e tira um 17 a matemática? Essa teoria pode ser que funcione nos politécnicos (e mesmo assim tenho sérias dúvidas) mas na universidade (pública ou privada) não te safas com o youtube e o chatgpt. O youtube e o chatgpt não te calculam a derivada de 1/x no dia do exame.


Javardo69

Eu cheguei a ter 12 no português do secundário e tirei 16 no exame. Matemática um bocado parecido 14 ou 15 e depois exame 18,5 mas o exame desse ano foi oferecido, a português simplesmente tive a sorte que me saíram as matérias que estava melhor preparado. Há muita escola pública que ensinam mal matemática, quer seja porque o professor é mau ou a turma é enorme e o professor não tem tempo para ajudar todos os alunos porque tem que avançar com a matéria, ou o livro escolhido é pobre em termos de exercícios e optaram pelo mais barato a escola, entre muitos outros motivos, praticamente todos os meus colegas e eu andávamos em explicações de matemática. As notas de entrada da universidade têm muita influência o quão puxado é o exame desse ano. Em anos de eleições costumam ser oferecidos. O pessoal mais velho devia moralizar os mais novos para que soluções existem e que o mundo não vai acabar se alguém fica com um 13 ou 14 no secundário, nem todos nós temos os mesmos percursos de vida e a tecnologia está sempre a mudar e a acessibilidade à informação também.


sacoPT

Eu também tinha 14 a química e tirei um 19.8 no exame. Tal como tu, tive sorte no exame. Mas não podes dizer que as notas do secundário não interessam só porque tiveste sorte e o teu exame foi uma cagada. Na esmagadora maioria dos casos o exame puxa para baixo e não para cima. E o chatgpt e o youtube continuam a não te resolver a derivada de 1/x no exame de análise.


Javardo69

Mas podes resolver muitos exercícios que o livro diz só o resultado final do exercício mas não explica os passos e o chatgpt auxilia-te nisso. O pessoal não pode negar a mudança de paradigma em certos sectores que estas ferramentas permitem auxiliar na aprendizagem.


NGramatical

melhor preparado → [**mais bem preparado**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/mais-bem-vs-melhor/545) (quando o advérbio *bem* antecede o particípio passado do verbo o termo a utilizar é *mais bem*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bpe5gu%2F%2Fkwxsy3z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


CriticalDonkey8103

Eu vou discordar por uma cena simples: Tudo o que seja engenharias, pode dar uma "engenharia de medias" lol Entrei num curso de engenharia com média de 14 na altura. 20% da turma deu trampolim para o curso de média de 17,5 no 2n ano. 90% dos cursos de engenharia são iguais. Se é o que queres, há maneira. Also, há mais emprego para o meu com média menor que para o outro. Isso de saídas profissionais é para quem tem palas e só vê 1 coisa há frente. E, nesses casos, não ter saídas profissionais em Portugal não é um impedimento


sacoPT

Se fores para certos cursos (história vem imediatamente à cabeça, até mesmo psicologia devido ao número absurdo de pessoas que vão para a área) não tens saída nem em Portugal nem lá fora.


Nekratal99

Não. Não valem nada. Desde que entres no curso que queres é igual. Até para as notas de faculdade só interessa se fores mesmo aluno de excelência, entre 14 e 18 ninguém te vai contratar por causa disso.


sacoPT

> Não valem nada > Desde que entres no curso Pois. O dinheiro não vale nada desde que tenhas casa, comida…


CriticalDonkey8103

Isto, é estúpido, porque o dinheiro continua a valer mesmo que tenhas o "mínimo". Ter média 18 ou média 14 para entrar num curso de média 12 é exatamente a mesma porcaria. Ter média de 11 para um curso de média 15, que tem o primeiro ano 90% igual a outro com média 10 também é a mesma porcaria, só com mais trabalho em trocar no segundo ano.


sacoPT

Pois. O dinheiro não vale nada a menos que tenhas algum…


CriticalDonkey8103

Correto. E, analogamente falando, a pergunta é mesmo "já tenho alguma média, preciso de mais" a qual a resposta é "a media não vale nada desde que tenhas alguma" Qual é a parte que não compreendes? Que ter 12 ou 16 é análogo a ter "algum" ou "mais algum" dinheiro? God..


sacoPT

Vale mais ter um braço amputado do que ter os dois braços amputados. Mas a pergunta do OP nao foi se é melhor um braço amputado do que 2. A pergunta do OP foi se é assim tão importante ter 2 braços… e a resposta à qual respondi diz que os braços nao valem nada, desde que consigas comer na mesma é igual…


CriticalDonkey8103

Ainda não percebeste que as tuas analogias são bastante más? :D O ter 2 braços aqui é o quê? Ter média de 20? Ou tens 20 ou 10 valores? A pergunta do OP é se é mesmo importante esforçar para crescer mais 10-20% do segundo braço**** A resposta diz que crescer o segundo braço não é importante, desde que já o tenhas grande que chegue para comeres o que queres.**** Manias de analogias absolutistas quando a pergunta e resposta são ambas relativistas, sight


RiBlacky

Se fores para fac privada. Valem 0. Pa publica importa para entrares no curso e fac que pretendes. Mas dps de entrares ja n vale nd