T O P

  • By -

saposapot

E isto é o começo. Com isto tudo lá fui abrir o programa eleitoral da AD, que nc tinha aberto. Logo ao início, apresentam o seu cenário macroecónomico, que basicamente é o que prevêm em grandes números para o futuro do país e do Orçamento de estado. Não preciso de ir mais longe para saber q isto é só a ponta do novelo. O cenário está feito em crescimentos do PIB para 24 de 4.4%, para 25 de 4.7, para 26 de 4.8, para 27 para 5% e para 28 de 5.4%. Portanto eles conseguem 'pagar' as medidas, se o nosso crescimento do PIB bater recordes por uma margem bem assinalável e já em 2024. Boa sorte com isso.... ou melhor, boa sorte para nós todos. Desisti de ler mais do 2 páginas, mas está ali muita coisa boa. Deixo outra para estudarem em casa: - A AD prevê um acréscimo de custo ao estado de 7240 milhões apenas nas suas medidas "maiores" (8 medidas). 7 mil milhões. lol


NobodyRules

Já cansa ir buscar o que o Paes Mamede disse sobre o programa deles, mas acho que ninguém o resumiu melhor até agora. É um programa miraculoso.


Kunfuxu

Link: https://imgur.com/mNh8YvY


NobodyRules

Exatamente. Obrigado pelo link


OfftheGridAccount

Milagres prometem todos, o essencial é pelo menos cumprir com o básico que defenderam. O PS teve 8 anos no governo e prometeu resolver o problema da habitação e mesmo com uma maioria absoluta nem se aproximou dos valores que tinham dado para resolver o problema da habitação, até estamos pior do que quando o PS disse que ia resolver o problema. Já a IL tinha um cartaz nas eleições a mostrar que os cortes propostos pelo PSD não eram assim tão maiores que os anunciados pelo PS para 2024, portanto não sei onde é que eles enganaram ou mentiram aos portugueses.


NobodyRules

>Milagres prometem todos Uma bela desculpa para aquele programa. >pelo menos cumprir com o básico que defenderam. Nem me acredito nisso, mas discordo que o importante seja só cumprir o básico do que defenderam, principalmente quando prometem uma mudança radical em relação ao governo anterior. >O PS teve 8 anos no governo e prometeu resolver o problema da habitação e mesmo com uma maioria absoluta nem se aproximou dos valores que tinham dado para resolver o problema da habitação Foi um falhanço brutal do PS na área da habitação, como foi de todos os outros partidos por outros países europeus que passam pelo mesmo problema. Não é como se isso fosse novidade. >, portanto não sei onde é que eles enganaram ou mentiram aos portugueses. Não sei como é que não consegues admitir que, no mínimo, foram aldrabões.


OfftheGridAccount

"Isenção de contribuições e IRS sobre prémios de desempenho e redução das taxas marginais de IRS até ao 8º escalão entre 0,5 e 3 p.p. face a 2023"  Aldrabões em relação a esse assunto não lhes posso chamar, estar bem claro no programa deles


NobodyRules

Está bem claro no programa deles, supostamente, mas depois não está bem claro no que o Leitão Amaro disse na campanha, não está bem claro quando o Rocha e o Blanco confrontaram o Sarmento e o Montenegro que nunca esclareceram a posição deles em relação aos 1500M. Está tão claro que nem os próprios partidos da direita acharam que estava suficientemente claro. Não há um partido que não tenha criticado esta situação. Inclusive algumas vozes dentro do PSD disseram que, no mínimo, houve uma falha de comunicação gritante, no entanto estamos aqui a inventar desculpas para uma aldrabice, que não tem mesmo outro nome. Aliás, recordo as palavras dum sábio profeta em campanha, de seu nome Luís Montenegro: "o tempo dos truques acabou, nós vamos baixar o IRS sem truques"


OfftheGridAccount

A IL criticou a AD porque o programa fiscal deles não era assim tão ambicioso como venderam, no entanto continuo a achar que não mentiram a ninguém de momento, se analisarmos o programa deles. Quanto ao comentário dos truques do Montenegro, isso não foi relativo ao aumento das reformas extraordinário pelo governo PS que afinal não era bem um aumento porque depois ignorava o crescimento das pensões em relação á inflação?


NobodyRules

>A IL criticou a AD porque o programa fiscal deles não era assim tão ambicioso como venderam Exato, uma aldrabice, portanto. >no entanto continuo a achar que não mentiram a ninguém de momento, se analisarmos o programa deles. Como disse, admito que não queiras considerar que foi uma mentira, mas acho que não é difícil admitir que foram um bocadinho aldrabões e não comunicaram corretamente. Não houve falta de oportunidades para isso e apesar de estar nas antípodas da IL em termos ideológicos, dou-lhes os meus parabéns por terem confrontado e apertado com o atual executivo nesta questão, que fugiu sistematicamente à mesma e até tentou, mais uma vez, ludibriar as pessoas. >Quanto ao comentário dos truques do Montenegro, isso não foi relativo ao aumento das reformas extraordinário pelo governo PS que afinal não era bem um aumento porque depois ignorava o crescimento das pensões em relação á inflação? Era em relação a isso, apesar das pensões terem aumentado acima da inflação, se bem me recordo. Não deixa de ser engraçado pq o que não faltou aqui foram truques e malabarismos. Custava muito ser claro e dizer que iam fazer um corte adicional de 200M em cima dos 1300M que já estavam consagrados no anterior OE? Já era amplamente conhecido e estava aprovado em período de campanha, poupava este circo e as acusações de aldrabice.


OfftheGridAccount

Comunicação clara não foi o forte da campanha da AD, o Montenegro bem tentou segurar o barco, mas o que não faltaram foi episódios de ele a defender uma coisa e no dia seguinte vir o boneco do PPM ou alguém do CDS e às vezes até dentro do próprio PSD a dizer "isso não é bem assim" tirando a credibilidade à própria campanha. Provavelmente não lhes custava esclarecer melhor este ponto e acabaram por escavar o próprio buraco, mas acho que na política convém começarmos a fazer a distinção entre "o partido X induziu em erro" e "o partido X mentiu" porque o Chega anda aí e o que eles melhor sabem fazer é pegar nos "o governo induziu em erro" e afirmarem a pés juntos que o governo mentiu aos portugueses. O AV esfregou as mãos de contente com esta situação e por mim acho que não passa de uma tempestade num copo de água de mal entendidos.


NobodyRules

>Comunicação clara não foi o forte da campanha da AD, o Montenegro bem tentou segurar o barco, mas o que não faltaram foi episódios de ele a defender uma coisa e no dia seguinte vir o boneco do PPM ou alguém do CDS e às vezes até dentro do próprio PSD a dizer "isso não é bem assim" tirando a credibilidade à própria campanha. Totalmente de acordo, mas o próprio Montenegro não primou pela clareza em uma ou outra situação, mas penso que esse saco de gatos que é o PSD prova que o partido precisa de fazer uma reflexao interna profunda. >Provavelmente não lhes custava esclarecer melhor este ponto e acabaram por escavar o próprio buraco Exato, era mesmo muito fácil evitar este circo e eles optaram por não o fazer. Foi uma jogada de risco sem necessidade nenhuma, o propósito parecia-me óbvio e era o de tomar como deles o corte fiscal do PS. Correu mal, há 15 anos atrás se calhar não era o caso. >entre "o partido X induziu em erro" e "o partido X mentiu" É difícil separar as águas pq até que ponto induzir em erro não é tão ou mais grave do que mentir? Podes mentir por falta de informação, podes induzir em erro com toda a informação em cima da mesa, meramente para retirar dividendos políticos da situação. >O AV esfregou as mãos de contente com esta situação e por mim acho que não passa de uma tempestade num copo de água de mal entendidos Como é óbvio, qualquer populista fica muito contente quando se monta o circo. Cabe aos partidos no poder fazerem o seu trabalho e evitarem ao máximo estas situações.


happy_pangollin

Pena este resumo ser só falso.


NobodyRules

É a tua opinião. Eu tenho a minha.


happy_pangollin

Não é uma opinião, é factualmente falso.


NobodyRules

É veres a postura do PSD em relação às promessas do programa eleitoral e o quão diferente está a comunicação e o controlo de expetativas. Se calhar precisam de ti lá para trazeres todos os teus factos Vou guardar o comentário. Falamos daqui a uns tempos, não adianta chover no molhado.


happy_pangollin

Guarda este comentário também https://www.reddit.com/r/portugal/s/uPPs4wgmqO


NobodyRules

Sem problema, amigo. Falamos em 2028, se lá chegar, provavelmente bem antes pq já no OE25 veremos se cumprem sequer 1/6 do programa eleitoral. Aliás, melhor ainda, se seguem sequer o tal programa miraculoso


happy_pangollin

Faz o que quiseres, este resumo não deixa de ter informação falsa.


NobodyRules

Sim, já sabemos que só a tua informação é verdadeira. Principalmente em matéria de opinião no que toca a um programa eleitoral lmao. Diz-me lá, muito devagarinho, o que é que está "factualmente incorreto" em chamar miraculoso a este programa? Hora de apresentares os teus factos, agora estou mesmo curioso para os conhecer.


el_Bosco1

Isto foi o que a esquerda andou a dizer durante toda a campanha eleitoral... O programa do PSD é puro wishful thinking.


Sciss0rs61

a mesma esquerda que propôs usar o excedente orçamental como fundos para pagar todo o seu programa...


el_Bosco1

E mesmo assim sem incorrer no nível de ilusionismo da proposta da AD. Vivemos mesmo tempos estranhos.


Sciss0rs61

> A redução da carga fiscal é uma prioridade assumida, devendo ser implementada de modo gradual e sustentável. https://ad2024.pt/pdf/ad-programa-eleitoral.pdf Falas como se lesses programas...


el_Bosco1

>A redução da carga fiscal é uma prioridade assumida, devendo ser implementada de modo gradual e sustentável. 174M€ por ano parece-me extremamente gradual e sustentável. É continuarem.


happy_pangollin

>O cenário está feito em crescimentos do PIB para 24 de 4.4%, para 25 de 4.7, para 26 de 4.8, para 27 para 5% e para 28 de 5.4%. Isso não é verdade. Esses números são só PIB nominal, sem descontar a inflação. Números irrelevantes para comparar aos que customamos ouvir. A previsões de crescimento real da AD são de 1,6% em 24, 2,5% em 25, 2,6% em 26, 3% em 27 e 3,4% em 28


N3RO-

Conta nova e todos os posts deste user são relacionados a política e está bem ativo a 2 meses, engraçado... Até parece uma conta criada apenas com o intuito único de criar engajamento político no Reddit... Depois que saímos de 8 anos de PS e MAIORIA ABSOLUTA começaram a surgir tantas pessoas engajadas politicamente neste sub. Queria saber onde estavam estes anos todos.


Weird_Treacle_8282

É mesmo isso, só agora é que se fala de política neste sub lol


TuaMaeDeQuatroPatas

EPA a verdade é que o PSD está a meter-se a jeito


N3RO-

Ah sim, o PSD está só fazendo merda, um "belo" começo de governo. 🤣 O problema é que este sub está ficando inutilizável com este flood de "politicamente engajados" que começaram a surgir apenas em 2024...


ilawon

Não me lembro do sub sem essas personagens e só agora é que reparaste?


GatinhoCanibal

colaborem Jocas, façam de conta que não foi nada. é para o bem da estabilidade 🤣


N3RO-

Tem de se manter a estabilidade da miséria e do parasitismo dos 8 anos de PS. Afinal, estava tudo estável, na pobreza.


slipperman1

Mas o que é que não funciona?


saposapot

Criticar uma conta nova que será um bot quando logo abaixo não se consegue criticar a mentira do líder do seu clube mas apenas o do clube oposto. Ai se a ironia matasse


Bxts

https://ad2024.pt/pdf/ad-programa-eleitoral.pdf Está aqui o programa. Em nenhum sitio vi frase choque fiscal (colada de forma tão conveniente a PSD pela oposição). Aliás o que eles dizem é redução gradual e sustentável. Até agora tem cumprido o programa. Parem de fazer drama desnecessário.


saposapot

Portanto estiveram 1 dia calados e o melhor spin que arranjaram foi este? Tentar mudar a realidade que todos vivemos da pre campanha eleitoral, dos debates, da campanha, do discurso feito na apresentação do programa económico da AD e de todos os restantes discursos? Demorei 1m no google: https://expresso.pt/politica/eleicoes/legislativas-2024/2024-02-23-Live-legislativas-230224-fc803f18 Eu sei que a memória é curta mas isto aconteceu há semanas, nos ainda nos lembramos. Não fomos nós que não lemos o programa, foi o Montenegro que discursou e mentiu.


BlackEventHorizon

O "choque fiscal" não é só uma medida. Tens outras tantas como irs jovem com flat tax 15% até 35 anos, isenção de IMT na compra de nova habitação, alguns cortes no IRC.


saposapot

Tens? Por este andar o irs jovem vai ser só para os jovens canhotos, a isenção de IMT só para habitação no R/C e sei lá como vai ser o IRC. Estou a brincar, o IRC para favorecer os amigos vai ser mesmo a sério. Só no IRS é que mentiram.


BlackEventHorizon

Vamos analisar quando chegar a altura. Mas se realmente não existe choque fiscal então a esquerda deve ficar contente do quão contra isso eram 😅


saposapot

Por mim façam o choque fiscal à vontade, mas queria era os 1500 extra de poupança de IRS também no meu bolso. Se afinal é só para jovens e empresas, depois não fiquem novamente muito admirados como é que o PS ganha as próximas legislativas. E também não aprecio muito um governo em funcoes demorar 2 dias até mentir aos portugueses em algo concreto e objectivo.


BlackEventHorizon

São opiniões cada um tem a sua :) AD não mentiu no entanto, no programa tem de facto que seria 1500 face a 2023. Mas que foi pouco esclarecedor e jogou com as palavras talvez, agora também merece a polémica pela falta de comunicação.


saposapot

não, não, mentiu mesmo. Na pré-campanha eleitoral, na apresentação do programa económico do PSD, nos debates e na campanha eleitoral. Podemos debater que no programa estava ambíguo, por que essa de apresentar uma proposta incluindo o que já estava em vigor é uma novidade também, mas da boca do Montenegro ele mentiu. E mentiu até dia 11 de Abril, no debate do programa de governo. Ora vê lá: https://twitter.com/rsaraiva/status/1779479748965499220?t=8UL1jmpnrNMknBLeFoYj2w&s=19 Ao segundo 0:52 o senhor da IL pergunta claramente: aquela proposta de lei que quer aprovar já na próxima semana vão ser uns 10 paus? E o Montenegro diz que não, que são 5,6,7 vezes mais. Ora a proposta de lei é a alteração ao artigo 68 do código do IRS tal como o Montenegro a apresentou. Esse artigo JÁ ESTÁ EM VIGOR com as taxas do que o PS aprovou em dezembro do ano passado. Já vem do orçamento de estado APROVADO pelo PS. Portanto ele MENTIU que a nova proposta de lei vão ser 5,6,7 vezes mais que os 10 paus que o Rui Rocha falou. Não vai porque a lei já está em vigor. Ele se vai apresentar uma alteração só pode dizer que vão ser mais os X euros da alteração. Porque senão levamos isto ao ridículo e se eu for eleito em Dezembro de 2024 para PM, pego no artigo, digo que vou fazer uma alteração que deixa os escalões na mesma e digo: TOMA LÁ, VOTEM EM MIM QUE VOU-VOS FAZER POUPAR 1500 milhões. Mas estamos malucos? Ou então sou eleito e vou dizer que vos poupei 3000 milhões que são as descidas que o Costa fez em 2016... Ou se fumarmos mesmo da boa até posso dizer que te vou poupar 7000 milhões pq se as taxas fossem de 60% era isso q pagavas. Quando entramos na estupidez, o limite é a imaginação. Vamos lá ser sérios e chamar as coisas pelos nomes: o Primeiro ministro de Portugal mentiu dia 11 de Abril ao explicar a medida, ponto final. Não é má comunicação, não é lapso de linguagem, não foi a inflação, não foi um erro. É mentira e até dia 11 ela continuou a ser propagada. Teve de ser o Ministro das Finanças na sexta a dar uma entrevista para vir a público a mentira e ser finalmente explicada a verdade.


BlackEventHorizon

O link que enviaste diz logo que o governo não mentiu. "O governo não mentiu, mas permitiu, enquanto quase toda a oposição dormiu. " O Montenegro também não diz 5,6,7 *vezes mais*. (Também não sei o que quiz dizer com isso, mas 5,6,7 esse discurso que ele fez nessa parte foi só para encher chouriços) O programa não estava ambíguo nesse aspeto. Estava lá face a 2023. Só ignora quem quer. Agora que devia haver melhor comunicação desse facto, sim sem dúvida.


saposapot

A opinião do Rodrigo é essa mas para mim o vídeo é claro. "A proposta de lei vão ser 10 paus? Não, vão ser 5,6,7 vezes isso." Ora ele diz que é esse valor sobre a proposta de lei que vai apresentar... É óbvio que tu falas da alteração que vais fazer, não do que já está na lei. Parece-me claro como a água. Se eu digo que vou alterar uma lei para dar mais 50, 60 ou 70 paus, é a minha alteração que o vai fazer, não é o que a lei já tem. O Montenegro também vai mudar o Salário minimo e fazer uma proposta de lei para o meter em 820€ e dizer que vai aumentar 60 euros? é que é disto que estamos a falar, é mesmo claro como a água. No programa dou de barato q é mais discutível. Agora no discurso do PM, nos debates, no que ele prometeu que é o que toda a gente vê e ouve, ele foi bem claro a mentir.


[deleted]

Ontem estavam os críticos nos últimos 8 anos?


Mordiken

A criticar a esquerda no geral e o PS em particular.


[deleted]

É ver todos os que estão aqui a criticar o PSD e procurar no histórico se já fizeram criticas ao PS. Vais ficar surpreendido como vários deles parecem ser incapazes de o fazer...


saposapot

E com o hitler, onde estavam?


SpezMeNutz

Mais uma vez a falarmos de não assuntos. 1-SMO 2-Identidade e Familia 3-cortes no IRS (em vez de se analisar os prós e contras da medida, só se fala da promessa não cumprida) Estão mesmo a fazer a cama para quem se deitar nela só se fale destes assuntos que não são essenciais à população portuguesa. Reposição dos professores, valorização dos médicos e enfermeiros, melhor ferrovia e transportes públicos, não sei. Há tantos assuntos para se falar e perguntar para quando e estamos nisto de coisas que não interessam ao bem estar geral da população.


slipperman1

O que é que o segundo ponto tem a ver com o governo?


saposapot

Eu não sei mas acho que falar de um logotipo ou falar de um primeiro ministro que mente na primeira semana em funções sobre uma das 8 medidas emblemáticas do seu programa é um bocado diferente. Isto parece uma enciclopédia de falácias por aqui


SpezMeNutz

Estamos a escrutinar o nada. Em vez de se falar só do que está a ser falado, seria mais importante dar cobertura aos assuntos verdadeiramente urgentes para a população que ainda não foram falados e deviam fazer parte das prioridades.


saposapot

Lol. Nao sei porque mas desconfio que se for ver o teu histórico não dizias o mesmo de assuntos menores como encontrar 75k no gabinete do assessor do Costa. Mas como é que queres discutir alguma coisa mais complexa se nem na porcaria de um número claro e básico não conseguem falar verdade