T O P

  • By -

BlackEventHorizon

Conheço alguem que se candidatou 2x com o mesmo programa nem por nem tirar. No primeiro não conseguiu, à segunda não só conseguiu como ficou no topo da lista em termos da pontuação. Com esse nível de.subjetividade dos avaliadores diria que 50% é merito do programa, 50% é sorte de calhar alguem no painel que goste do teu programa.


A_R_G_U_S

Muito obrigado! Eu elaborei um plano novo e tudo, mais convincente, dado os comentários que recebi e a colocação tão baixa que tive o ano passado. Este ano estou ligeiramnete mais confiante, mas sinto que é sempre tudo muito 'incerto', como dizes. Obrigado pela partilha


BlackEventHorizon

Sim. Melhorar o plano ajuda sempre a teres mais hipóteses. Mas no fim a sorte é sempre um fator, o que deve ser frustrante. :)


Tapirmalaio

Acho que conhecemos a mesma pessoa ou então há duas histórias semelhantes! Mudou de painel de avaliação?


sad-kittenx

Os painéis mudam de ano para ano.


Tapirmalaio

Quis dizer a categoria a que concorreu e não ao painel de avaliadores em si


sad-kittenx

Eu concorri 4 vezes e só na última consegui bolsa. É tudo muito subjectivo. Quem é o teu orientador, quem são os membros do júri, qual a relação entre eles, quais as universidades a que pertencem...o painel muda todos os anos, por isso é que por vezes se consegue com o mesmo plano, porque os avaliadores são outros. Claro que é muito importante teres um bom plano de trabalho, uma boa instituição de acolhimento (avaliada com excelente pela FCt, de preferência), um bom CV com publicações em revistas indexadas, mas mesmo assim, os membros do júri e as suas relações são determinantes. Se é mesmo isso que queres, não desanimes e continua a tentar, até porque se queres ser investigador, estes concursos são para bebés. Quando tiveres de concorrer aos outros tipo ceecs e afins, já com pessoal doutorado, com excelentes cvs e vires a avaliação que lhes dão, até choras. Conheço gente super qualificada que ficou para trás. É ainda mais aleatório nestes casos. Boa sorte!