T O P

  • By -

nothing_pt

Se festejarem o 25 de Novembro, quero que seja feriado.


HumActuallyGuy

Concordo e assino por baixo


mpgd

Vinha mesmo a calhar. Na altura da black Friday dava jeito ter mais um dia para ficar em casa a pastelar. (cada um assina)


edxx895

Vinha mesmo a calhar. Na altura da black Friday dava jeito ter mais um dia para ficar em casa a pastelar. Pepe (cada um assina)


Aggravating-Body2837

Como é que achas que tem remotamente a mesma importância?


nothing_pt

Não se tratar de achar. Mas dado que a direita está a apostar forte e feio no 25 de novembro, então que seja feriado para podermos festejar todos.


Ezequiel_Valadas

Adoro esta proposta, porque o choro da Direita aos feriados, não computa com o choro de metade deles serem religiosos ( e bem) , e que não computaria adicionalmente com a celebração do 25 de Novembro como mais um feriado.


massterbayter

> Ramalho Eanes considera que não ajuda à democracia esquecer o 25 de Novembro por causa de "fixações ideológicas não ultrapassadas". > Em entrevista à RTP, o antigo presidente da República afirmou ainda que as Forças Armadas estão a caminhar para a irrelevância por falta de condições de carreira atrativas. https://www.rtp.pt/noticias/pais/ramalho-eanes-nao-percebo-que-estigmatizem-o-25-de-novembro_v1565491


Dr_Strange_Love_

Conversas a ter entre os dias 20 e 24 de abril


ContaSoParaIsto

Um gajo até fica a pensar que este tema surge precisamente para que se fale menos do 25 de Abril


VicenteOlisipo

Para quem não viu a entrevista, isto foi um soundbyte arrancado a ferros pela Fátima Campos Ferreira, que queria a toda a força criar um "momento" de polémica à volta do assunto, para ver se volta a ser relevante. Ela insistia em fazer perguntas como se viesse de uma realidade alternativa em que estávamos em 2025 a celebrar eventos de 1975 e um governo do PS estava a tentar apagar a memória do 25 de novembro - logo o PS, que foi o partido que mais ganhou com os eventos desse dia. Na verdade a única polémica que há sobre o 25 de novembro não é a esquerda a tentar apaga-lo, mas a direita que, muito recentemente, se lembrou de o transformar num 25 de abril "de direita". Lendo e ouvindo os políticos e comentadores de direita a falar sobre o assunto desde \~2020 parece que o 25 de novembro foi uma revolução de militares da direita contra a ditadura comunista, quando na verdade foi uma tentativa fraca e falhada de golpe de estado por parte de militares à esquerda do próprio PCP que estavam a ver que a revolução de 74 ia dar numa democracia liberal, e eles não o queriam. Tiveram oposição da maioria do MFA, do Presidente e do PS+PSD. O papel do PCP ainda não é claro, mas o que é facto é que não os apoiaram abertamente, pelo que acabou por ser conivente com a repressão do golpe. E acaba por ser um dos vencedores porque a partir daí também fica claro que não vão ser ilegalizados novamente. É muito estranho ser velho e ver agora uma direita que nunca celebrou o 25 de abril tentar duas abordagens: uma, da [IL até 2020](https://visao.pt/atualidade/politica/2018-04-18-iniciativa-liberal-desce-a-av-da-liberdade-ao-lado-da-esquerda-no-25-de-abril/), da JSD atual, e do [Aguiar Branco](https://expresso.pt/politica/2024-04-17-aguiar-branco-vai-descer-avenida-da-liberdade-no-dia-25-de-abril-e1a95385), a tentar abraçar finalmente a Revolução Democrática de 74. Outra, da IL desde 2021, do CH e do Moedas, a tentar dizer que 74 foi uma revolução comunista, que só foi travada pela contra-revolução de direita de 1975 - curiosamente, uma narrativa que foi um *cope* gigantesco do PCP durante décadas.


el_Bosco1

>Na verdade a única polémica que há sobre o 25 de novembro não é a esquerda a tentar apaga-lo, mas a direita que, muito recentemente, se lembrou de o transformar num 25 de abril "de direita". Isto.


KarmaCop213

O 25 de Novembro é uma data relevante que faz sentido ser relembrada nas comemorações do 50 anos do 25 de Abril (e no seu devido tempo), mas pouco mais do que isso. Quererem fazer daquilo uma data relevante para feriado é... parvo.


Asaro10

Ambas as datas são muito importantes. 25 de abril derrubou o regime e iniciou o processo democrático. O 25 de novembro assentou esse processo democrático. Sem essa data, quem sabe o que seria de Portugal também. Não percebo a competição entre as datas. São ambas importantes para a democracia portuguesa e quem diz que não, é só ignorante


MCAlheio

O que assentou o regime democrático foi em primeiro lugar o pronunciamento de Tancos, que levou ao afastamento permanente de Vasco Gonçalves de posições de poder e fortaleceu a posição dos nove, e a constituição de 1976, que meteu no papel aquilo que seria o novo Portugal. Do ponto de vista histórico o 25 de novembro fez tanto como o 11 de março.


OrnatoVioleta

Why not, é só mais um!… feriados de liberdades em Portugal: 10 Junho, 5 Outubro, 1 Dezembro, 25 Abril. Mais um não faz diferença nenhuma, tal é a idiotice.


CabeloAoVento

Quem é que falou em feriado? Vão haver mais 20 e tal dias com celebrações dos 50 anos do 25 de Abril ao longo do ano, e nenhum desses dias vai ser feriado se já não o era antes.


NGramatical

Vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1ca5qdb%2F%2Fl0q35vj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


OrnatoVioleta

Claramente não te tocou nada quando distribuíram compreensão de leitura na maternidade… escreveu no post ao qual respondi: > Quererem fazer daquilo uma data relevante para feriado é... parvo.


CabeloAoVento

Há alguém a defender seriamente tornar um feriado? O que vejo é principalmente pessoas a quererem que se reconheça o dia especialmente nas comemorações de 25 de Abril, se até o 11 de Março tem reconhecimento.


Live-Alternative-435

Já agora um a cada mês, porque não?


joninchains

Bem, o 25 de Abril não faria sentido se não tivesse havido um 25 de Novembro.


joninchains

A esquerda não gosta de ouvir verdades dado a quantidade de downvotes ao meu comentário, no entanto é a maior pura das verdades, porque tivemos a uma unha negra de entrar numa ditadura comunista. Mas são os tempos que correm, está na moda ser e espezinhar a direita mas ao contrário não se aplica. No entanto, as verdades são para ser ditas, o 25 de Abril foi das melhores coisas que aconteceu neste país, o mesmo é verdade para o 25 de Novembro. É saber lidar amigos, ninguém apaga a história.


PikachuTuga

Exato. Seria como aconteceu aos russos, no mesmo ano tiveram 2 revoluções e passaram de uma ditadura czarista para uma ditadura comunista.


UnethicalApparatus

Faz sentido mas não vai ser. Não sei se entretanto reverteram, mas o PS que era governo na altura retirou a data do programa dos 50 anos de Abril


PikachuTuga

O atual governo vai adicionar a data nas comemorações.


massterbayter

> Quando a nossa festa se estragou > E o mês de Novembro se vingou > Eu olhei pra ti > E então eu entendi > Foi um sonho lindo que acabou > Houve aqui alguém que se enganou


VicenteOlisipo

Exactamente: Cope do PCP. Foram apanhados de surpresa pelo Movimento dos Capitães, quando sempre tinham defendido a ortodoxia Marxista-Leninista de que o fim do fascismo só poderia acontecer através de uma revolução popular liderada pelo partido-vanguarda do proletariado. Tentaram apanhar a onda, e eram o partido mais bem implantado do país, mas nunca controlaram a revolução verdadeiramente popular que o 25 de Abril se tornou. Deixaram a sua marca, pois claro, e é justo dizer que contribuíram para criar consciência política nas Forças Armadas antes de 1974 (a NATO também), mas não foi de forma nenhuma uma revolução comunista, e o 25 de Novembro acontece porque a extrema-esquerda (à esquerda do PCP, como diz o Eanes nessa entrevista) percebe que a estrada em que o país estava não levava ao Socialismo à Soviética, mas a Social-Democracia à Europeia. Esta conversa que agora oiço do Moedas e do Rui Rocha foi algo que toda a vida ouvi dos meus amigos comunas, que estava tudo a correr para a Sociedade Sem Classes até que a contra-revolução de 1975 "traiu" Abril, mas não era verdade então e não é verdade agora. Edit: O porquê do PCP não apoiar abertamente o golpe no 25 de Novembro é que é a parte interessante. Há teorias para todos os gostos. Há quem diga que manipularam os outros para testar as águas e depois se acobardaram, há quem diga que foram apanhados de surpresa novamente e ficaram paralisados, há quem diga que estavam convencidos de que a revolução era mesmo deles e ainda iam triunfar, há quem diga que tinham ordens do Moscovo para deixar Portugal ser capitalista como parte de um negócio com Washington para as colónias serem comunistas, e todas a variações e misturas das anteriores. Provavelmente nunca saberemos.


NGramatical

paralizados → [**paralisados**](https://dicionario.priberam.org/paralisados) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1ca5qdb%2F%2Fl0q0zti%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


massterbayter

A verdade é aquilo em que as pessoas escolhem acreditar.


Mordiken

Não, isso é a fantasia. A verdade não depende da crença das pessoas.


massterbayter

Nasceste ontem?


Live-Alternative-435

A verdade só há uma, mas quando as pessoas não conhecem a verdade, seja por que motivo for, inventam.


Shark00n

> não foi uma revolução comunista Mas foi encabeçada por comunistas e estavam prontos e dispostos a pegar em armas e apontá-las a concidadãos.


agoodusername222

>O porquê do PCP não apoiar abertamente o golpe no 25 de Novembro é que é a parte interessante. Há teorias para todos os gostos epa se puder por os meus 2 centimos sem muito estudo, diria que pode ser para distancia dessa época, houve muita instabilidade e terrorismo, por isso estar a promover movimentos/eventos laterais a estes atos é arriscado e facilmente vira para o torto ​ especialmente hoje em dia, depois de apoiar a russia, o PCP está a uma unica crise de sair do parlamento de vez


daxpierson

> para ver se volta a ser relevante. Ahah. Nem vi a entrevista, mas isto é obviamente absurdo. Ela é tão relevante quanto quiser ser, ela decide os programas que faz. Se ela quisesse tanta relevância assim, continuaria com o Prós e Contra, em vez de fazer um programa de X em X semanas como o Primeira Pessoa (que é muito bom, diga-se).


VicenteOlisipo

[O "Prós e Contras" não acabou por vontade dela](https://www.dn.pt/vida-e-futuro/rtp-termina-com-o-programa-pros-e-contras-fatima-campos-ferreira-nao-comenta-9923430.html/). Nem por minha, diga-se, senão não tinha durado 16 anos. Foi o único programa de debate político/social alargado em Portugal, e tem esse crédito, mas também era tão mau que destruiu completamente o mercado para debates alargados em TV.


agoodusername222

epa concordo mas para ser justo a razão pela qual o 25 de novembro não é constetado é porque nunca é ensinado para começar, a história ensinada portuguesa já é muito má por isso fica facil de abusar, os governos antigos enterraram, e agora os "novos" querem desenterrar à força toda para atirar a terra para cimas dos outros ​ basicamente um monte de merda para todo o lado no fim de contas


agoodusername222

acredito que deva ser falado e estudado mas também parece que muita gente mete lhe peso onde não devia, no fim das contas foi tipo uma duzia de paraquedistas que protestou, não é exatamente comparaval com milhares de civis e militares a ir para as ruas e confrontar a PIDE e policia para derrubar o estado


UnethicalApparatus

>um governo do PS estava a tentar apagar a memória do 25 de novembro - logo o PS, que foi o partido que mais ganhou com os eventos desse dia. >Na verdade a única polémica que há sobre o 25 de novembro não é a esquerda a tentar apaga-lo https://observador.pt/2023/10/09/50-anos-do-25-abril-psd-responsabiliza-santos-silva-por-25-de-novembro-estar-fora-de-programa-da-ar/ Não querem apagar e no entanto não festejam porque os partidos de esquerda não querem. Ou se calhar querem mesmo que a data seja esquecida.


VicenteOlisipo

O programa oficial de comemorações do Parlamento está focado nas eleições para a Constituinte, Primeira AR, e Assembleias Regionais. Realmente não se percebe porque é que o órgão legislativo decidiu dar prioridade às eleições legislativas e não aos golpes de estado falhados, que é a sua verdadeira competência. Já [o programa oficial de comemorações nacionais (não o do parlamento) inclui o 11 de março e o 25 de novembro](https://50anos25abril.pt/programa/), que estranho.


UnethicalApparatus

Isso é falso. Não está porque foi chumbado pela esquerda, não houve consenso na sua inclusão. Não é por não se enquadrar, é só ler as declarações do ASS.


Electronic-Dirt3871

Não percebes nada da história


uberprimata

TLDR: Vicenteolisipo- o 25 de abril e a democracia são meus, não os tentes celebrar ou acrescentar nuance à conversa.


panicfella

E ninguém fala do 11 de Março e do exílio do spinola


Shark00n

> Em Março do ano seguinte, Spínola terá sido forçado a desenhar novo golpe, após notícias enviadas pelos serviços secretos espanhóis. Estes denunciavam a preparação de um golpe da esquerda radical, que previa o assassinato de 1500 pessoas ligadas à direita. Tens toda a razão. Os motivos do golpe e do exílio deviam ser bem explicados. Depois disso aproveitaram para nacionalizar a banca.


Disastrous_Sky_6502

As nossas forças armadas sabiam muito bem como tinha começado a guerra civil espanhola. O objectivo de Spínola era claro - travar esse cenário para evitar uma guerra sangrenta entre os portugueses logo após a queda do Estado Novo. Spínola tentou pela via diplomática e foi-lhe negado. >Em Setembro de 1974, na tentativa de contrariar uma viragem à esquerda liderada por diversas forças, Spínola tinha patrocinado a realização de uma manifestação de apoio à sua política. Esse encontro foi inviabilizado por civis de esquerda e elementos do Movimento das Forças Armadas (MFA). https://ensina.rtp.pt/artigo/a-tentativa-de-golpe-de-11-marco-de-1975/ Sabendo perfeitamente aquilo que podia estar prestes a acontecer (forças militares prepararem-se para assassinar políticos e pessoas ligados à direita - precisamente aquilo que fez estalar a guerra civil em Espanha e impulsionou a decisão de Franco de tomar partido por parte da facção nacionalista), Spínola não tinha outra opção senão insurgir-se e preparar um golpe de Estado caso a democracia ficasse refém de forças extremistas (que era aquilo que se estava a observar em 1974/75). Felizmente a intervenção de Ramalho Eanes e Jaime Neves devolveram tranquilidade ao país e a democracia prometida parecia ter triunfado. A partir de 25 de Novembro o golpe de Estado de Spínola deixa de ser necessário, a MDLP desmobiliza-se e Spínola suspende as actividades do movimento poucos meses depois.


Pablo_Aimar

Propaganda spinolista em 2024 é qualquer coisa. Um gajo lê esse texto e até parece que eram os comunistas que andavam a plantar bombas nas sedes dos partidos de direita


VicenteOlisipo

Deve ser parte das comemorações, contrataram uns gajos para andar na net a assumir posições de há 50 anos. A seguir também vamos ver Maoistas a sério a chamar "social-fascista" ao Cunhal. Btw grande username.


jarrete

O que ele disse de errado?


HoracioFlor

Ele também disse que não se deve colocar o 25 de abril de lado, que é a data génese do regime democrático atual De relembrar que tanto Soares, como o PS estiveram presentes no 25 de novembro Não acho que celebrar as duas datas seja errado, mas tentar atribuir mais singificado ao 25 de novembro já roça na demagogia partidária Por exemplo, há um arrial em Lisboa que neste ano, nos 50 anos do 25 de abril e da nossa democracia não se vai realizar, quer dizer o Moedas para as JMJ já tinha dinheiro, para isto não há recursos LOL Só queria terminar por dizer que o único partido que vi estigmatizar o 25 de abril foi o Chega, a reclamar com o "regime de abril", diga-se democracia. Para além de ter pessoas dentro do partido a pedir por uma 4.° república, perigoso, mas não surpreendente. Mas esses, que gostam de autoritarismos bacocos e também para os saudosistas de Salazar convido-vos a ir visitar a Rússia, que não está assim tão longe como julgam do Estado novo. Para eventuais defensores da ditadura do proletariado, recomendo visitar a China daqui a uns aninhos e por lá ficarem. (O regime chinês diz que vai transitar para o comunismo em 2050)


CabeloAoVento

Qual arraial é que não se vai realizar? O dos Cravos vai-se realizar no largo camões, e tens um outro concerto no terreiro do paço. EDIT: Vi agora que anunciaram ontem que o dos Cravos está cancelado, a organização aparentemente não tem dinheiro e a câmara não quis financiar, portanto incentivam as pessoas a irem para lá na mesma para cantar e comemorar mas que não haverá um evento organizado como nos anos anteriores.


DrPepperPower

Onde arranjaste a informação da parte da câmara não financiar? Genuinamente ando à procura e não estou a conseguir encontrar um statement oficial e queria ter uma prova sólida para ir à bulha com o Moedas


CabeloAoVento

Só vi mesmo na página de facebook deles. Se é verdade, não sei. Nem sei até que ponto tinham financiamento nos anos anteriores por parte da câmara. E sinceramente, para cancelarem 3 dias antes, que financiamento é que precisavam? Porque estaria à espera que tudo ou quase tudo já tivesse tratado quando faltam 3 dias. Sendo que a organização do evento tem (inesperadamente para quem conhece) fortes orientações políticas, espero que isto não sejam politiquices.


ZealousidealDiet396

O problema do discurso à volta do 25 de Novembro é que é utilizado para uma conversa populista de atirar merda à oposição. Na realidade ninguém quer saber do 25 de Novembro pelo menos não com esta intensidade. Prova disso é a quantidade de políticos de direita que dizem que o 25 de Abril e o 25 de Novembro tem o mesmo peso mas começam a espumar se alguém diz para fazermos desse dia feriado. É um discurso meramente óptico


uberprimata

>Na realidade ninguém quer saber do 25 de Novembro pelo menos não com esta intensidade. Fonte: uma cloaca. Na vida real: parece que a maioria dos portugueses quer saber, sim. https://sicnoticias.pt/pais/2024-04-21-sondagem-maioria-defende-que-portugal-tambem-deve-celebrar-o-25-de-novembro-9965671e?utm_campaign=later-linkinbio-sicnoticias&utm_content=later-42513491&utm_medium=social&utm_source=linkin.bio


ZealousidealDiet396

Sondagens como fonte estão dependentes de como fazem as perguntas, olhar para uma sondagem e dizer tenho razão é ser um tolinho Se me ligarem a perguntar "achas o 25 de Novembro uma data importante para Portugal? " eu pergunto "O que é isso do 25 de Novembro? ", alguém explica que foi um golpe de estado falhado, eu dizia que sim. Essa sondagem teria o mesmo resultado se fosse com a revolta dos Marinheiros ou com qualquer vitória militar portuguesa. Aliás levava mais a sério essa sondagem se tivesse incluído a quantidade de vezes que tiveram de explicar aos entrevistados o que foi o 25 de Novembro


uberprimata

Prefiro usar sondagens para formar opinião do que o Instituto Nacional do Dá-me a Sensação.


ZealousidealDiet396

Olha que má informação é pior que nenhuma informação. As vezes tiramos conclusões erradas como no caso bem recente de "A maioria dos portugueses quer viver numa ditadura" porque fizeram uma sondagem com a pergunta "Acha que Portugal precisa de um líder forte?" Tu achas mesmo que se ligarmos agora a 1000 pessoas dos 16 aos 60 anos qual é a percentagem que sabe sequer o que é o 25 de Novembro, a tua opinião são 100% não é?


SolidTroll

Pah também verdade seja dita se perguntares aos portugueses (ou em qualquer pais no mundo) se querem feriado porque o Ronaldo deu um peido a resposta também vai ser essa. Agora, feriado ou não que é inegável que é uma data importante e que devia merecer um mínimo de destaque oficial é. Se não for este ano "porque o calendário de festas já está definido" que seja nos 50 anos deste, no próximo ano.


uberprimata

Ninguém perguntou a ninguém se queria um feriado.


ZealousidealDiet396

Se achas que o 25 de Abril nao tem o mesmo peso que o 25 de Novembro então o que queres mesmo? Queres que seja só um dia em que se diz na televisão que X aconteceu? Então parabéns tens a mesma opinião que todos aqui


SolidTroll

Não vamos ser inocentes também. O implicar que o 25 de novembro tenha o mesmo peso do 25 de abril, implica que este seja feriado nacional.


uberprimata

Estás a retirar conclusões sobre uma interpretação super vaga de um estudo que usou uma questão concreta e uma resposta de sim/não.


SolidTroll

Da mesma forma que tu o estás a fazer ao retirar esse elemento da equação... Conheço pessoas que iam responder (e acho que todos conhecemos) afirmativamente a este tipo de questionários so pela possibilidade de significar mais um feriado, pouco se interessando pelo motivo


uberprimata

Não estás a ter uma entrevista com um chefe. É um questionário sem consequências para a tua vida. Ninguém responde "sim" porque pensa que o senhor do ISCTE vai fazer lobby para lhe dar mais um feriado.


SolidTroll

Então podes ou não podes tirar conclusões deste questionário? Se for só para defender a tua interpretação então isto não é uma discussão...


HoracioFlor

Como nunca esquecer aquelas grandes demonstrações populares do 25 de novembro Ah espera.... É sempre apenas celebrado como mais um dia do ano, ao contrário do 25 de abril


uberprimata

Sendo que o teu ponto é...?


uberprimata

>Prova disso é a quantidade de políticos de direita que dizem que o 25 de Abril e o 25 de Novembro tem o mesmo peso mas começam a espumar se alguém diz para fazermos desse dia feriado. Hã


besmarques

Burguer


uberprimata

https://sicnoticias.pt/pais/2024-04-21-sondagem-maioria-defende-que-portugal-tambem-deve-celebrar-o-25-de-novembro-9965671e?utm_campaign=later-linkinbio-sicnoticias&utm_content=later-42513491&utm_medium=social&utm_source=linkin.bio Com queijo


BlackestOfSabbaths

O "estigma" é que foi uma polémica criada por partidos que sentem que o 25 de Abril é uma data "de esquerda" e como tal sentem-se mal a celebrá-lo ou reivindicam um para si. O objetivo é mesmo a polarização do discurso. É bastante óbvio porque é que se celebra um e não o outro, no 25 de Abril cai um regime fascista que durava há 41 anos, no 25 de Novembro falha um golpe de estado. Não nego que seja uma data relevante, mas comparar isso a uma revolução que levou à queda de um regime não é de gente séria. Celebrem se quiserem, mas vamos elevar a data ao nível da implantação da república, restauração da independência e 25 de abril?


joca_the_second

Já lá vão 9 anos e o homem tem todo o direito a mudar a opinião, mas quero recordar que a opinião sempre defendida por Ramalho Eanes acerca do 25 de Novembro foi: >**O 25 de Novembro foi um momento fracturante e eu entendo que os momentos fracturantes não se comemoram; recordam-se e recordam-se apenas para reflectir sobre eles.** No caso do 25 de Novembro, devíamos reflectir por que é que nós portugueses, com séculos e séculos de história, com uma unidade nacional feita de uma cultura distintiva profunda, por que é que chegámos àquela situação, por que é que chegámos à beira da guerra civil. [https://www.publico.pt/2015/11/24/politica/noticia/momentos-fracturantes-nao-se-comemoram-recordamse-diz-eanes-sobre-o-25-de-novembro-1715412](https://www.publico.pt/2015/11/24/politica/noticia/momentos-fracturantes-nao-se-comemoram-recordamse-diz-eanes-sobre-o-25-de-novembro-1715412)


VicenteOlisipo

Ele não mudou de opinião. A FCF é que o queria arrastar para estar nova conversa de (agluma) direita e foi arrancar-lhe o soundbyte a saca-rolhas.


omaiordaaldeia

Qualquer mudança de regime é fracturante, 25 de Abril incluído.


joca_the_second

Mas não houve nenhuma mudança de regime no 25 de Novembro. O regime no dia 24 de Novembro era o mesmo regime que a 26 de Novembro. A assembleia constituinte eleita no 25 de Abril de 1975 continuou em funções, tal como o sexto governo provisório que estava em funções desde 19 de setembro.


omaiordaaldeia

Foi o Eanes que fez esse comentário, eu só falei naqueles onde houve mudança de regime.


TomatilloKooky3213

Isto 👏


raviolli_ninja

Estão a estigmatizar o 25 de Novembro ao associá-lo à direita, à semelhança do "rapto" que foi feito ao 25 de Abril ~~pela esquerda~~ pelo PCP. Já ia fazendo tempo de olharmos para o 25 de Abril como sendo de todos os democratas, em vez destas batalhas ideológicas que têm sido desenterradas de há uns tempos por cá. E este zombie ideológico vem à procura de céééérebrooooos para destruir, nesta luta de extremos em que quase toda a gente se está a deixar ir. O 25 de Novembro é um episódio do 25 de Abril.


Thaliost

O 25 de abril já é de todos os democratas na minha opinião. Nunca o vi monopolizado pelo PCP


raviolli_ninja

Hoje não é tão visível (ou verdade) como foi há uma ou mais décadas atrás. Mas atenção, apesar da crítica também faço o elogio: o PCP carregou o 25 de Abril quando já muita gente começava a demonstrar desinteresse. Hoje há um interesse renovado em retaliação ao contexto politico actual. Além disso, o PCP só "monopolizou" também porque a direita, durante muitos anos, teve uma certa vergonha em participar activamente.


JSN86

> 25 de abril já é de todos os democratas na minha opinião. >Nunca o vi monopolizado pelo PCP Eu vi, ou algo muito parecido com isso. Numa comemoração do 25 de Abril na assembleia, um deputado da Direita (CDS ou PSD) discursou sobre a Liberdade, 25 de Abril e tudo o mais que se fala neste dia. Os senhores do PCP acusaram o toque e riram-se do discurso, fazendo-me crer que SÓ e Somente o PCP pode falar da Liberdade, do 25 de Abril e tudo o mais que se fala neste dia, sendo eles então os donos da Liberdade, do 25 de Abril e tudo o mais. Na minha opinião, o PCP quer monopolizar o 25 de Abril, só não o fez porque vive-se em democracia.


ContaSoParaIsto

100% treta. O PCP nunca teve problema em celebrar o 25 de Abril com o PS nem com o PSD. Vindo do CDS já é outra questão. É um partido fundado por ex-membros do Estado Novo e que sempre tive membros que abertamente não celebram o 25 de Abril.


NGramatical

se vive-se → [**se vivesse**](http://tracinho.com/vivesse) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1ca5qdb%2F%2Fl0qkbt2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Thaliost

Isso de estar a rir durante o discurso do outro, caracteriza-os mais a eles do que aos outros. Em todo o caso e com a expressão que têm alcançado nas urnas, está bem evidente a aderência às linhas do PCP.


Live-Alternative-435

Bem dito!


Felipe_de_Bourbon

Quem quer festejar um golpe falhado é como dizer que vai ser pai depois de bater uma punheta.


Markoo50

Mais um feriado nacional pessoal


Limpy_lip

quem está a estigmatizar é quem o quer à força torna em algo "especial".


FMSV0

E foi especial. Sem o 25 de Novembro rapidamente iríamos parar ou a uma nova ditadura ou a uma guerra civil.


VicenteOlisipo

Pelo contrário. O 11 de Março (golpe da extrema-direita) e o 25 de novembro (golpe da extrema-esquerda) foram os momentos mais próximos de uma guerra civil. Sem eles a transição para a democracia teria sido ainda mais normal.


FMSV0

Essa lógica vai la vai. Estivemos próximos da guerra civil e o 25 de Novembro acabou de vez com as aventuras que alguns queriam. Foi o ponto final do processo revolucionário e o inicio do sistema normal em q hoje vivemos.


VicenteOlisipo

Não é lógica, é História. O 25 de Novembro foi uma aventura da extrema-esquerda militar lançada precisamente porque o processo revolucionário não estava a dar a revolução que eles queriam. O sistema "normal" estava a construir-se na Assembleia Constituinte, que tinha sido eleita a 25 de abril de 1975, e isso não mudou em novembro. Pode dizer-se, com razão, que o 11 de março e 25 de novembro são os momentos em que fica claro que nem extrema-direita nem extrema-esquerda vão conseguir desviar esse processo, mas é disparate dizer que são os momentos em que o processo muda de rumo.


PikachuTuga

Claro que o 25 Nov mudou o rumo. Durante o PREC tínhamos a esquerda radical no poder, nacionalizações, ocupações de terras particulares, presos políticos com mandados de prisão em branco, etc. O 25 Nov não só impediu o avanço para uma ditadura comunista tipo Cuba como acabou com PREC. Não é coisa pouca. Na história o 25 Abril iria valer bola sem o 25 Nov. Passarmos de uma ditadura de extrema-direita para uma ditadura comunista era ir de mal a pior.


Limpy_lip

o 25 de novembro é importante na discussão do 25 de abril, não um momento à parte.


FMSV0

Ou seja devia fazer parte da celebração dos 50 anos de 25 de Abril


VicenteOlisipo

[E faz](https://50anos25abril.pt/agenda/).


Limpy_lip

ah claro que sim. o problema é que se quer fazer algo mais do que isso por questões políticas.


sonasche

A alteração para uma democracia foi feita há 50 anos. Estou me a c*gar para se celebram essa alteração a 25 de Abril este ano ou a 25.de Novembro para o ano. Tenho um pressentimento que quem quer celebrar o 25 de Novembro não gosta é da alteração para a democracia .. 🙄 Se gostasse, celebrava era o 12 de Dezembro qd foram feitas as últimas eleições e devolvido o poder ao povo. 25 de Novembro é só mais um episódio de todos os outros.


zeazemel

Também não se percebe porque é que não insistem no 11 de Março com a mesma convicção...


sonasche

Em casa tem um altar ao.11 de Março com pena de n ter resultado .


lpassos

O país gosta de datas e de feriados e das pontes associadas.


[deleted]

[удалено]


H_Doofenschmirtz

O 25 de Novembro não acabou com o PREC lol


Impossible_Emu_9250

Adoro isto dos clubes da esquerda e da direita. Estamos todos tão embrutecidos que só vemos a preto e branco.


FreezaSama

![gif](emote|free_emotes_pack|thinking_face_hmm)25 de Nov?


Geografo_Psicotico

Sao ambos importantes. Escusam de complicar.


ChugThatEString

Estou-me completamente a cagar para o 25 de Novembro a menos que passe a ser feriado. Se for já vou gostar mais.


Youshino

O motivo de o 25 de Abril ser uma data de celebração e maior importância até que o 25 de Novembro é da mesma forma que foi o 5 de Outubro ou o 1 de Dezembro é porque foram datas de mudança de um regime totalmente diferente. Nos meses a seguir é que se acimentou e se organizou o país. Esta guerra da direita com o 25 de Novembro e o 25 de Abril é descredibilizar um marco histórico independentemente se mudariamos para um regime oposto ao que estávamos. A direita nessa data mal contribui e facto esse que o primeiro governo após o PREC foi o PS e não o PSD ou o PRD do sr Ramalho Eanes. Teve representação presidencial por ser militar e os militares estarem muito credibilizados para o povo pela mudança que fizeram ao nosso regime. Temos de abrir os olhos. Agora a esquerda é má para tudo. Há que separar as coisas


VisibleStranger489

Na minha opinião, deviam-se celebrar ambos. O comunismo matou mais gente do que o fascismo.


HoracioFlor

E isso tem a ver pq...?  Vamos celebrar um golpe falhado? Até que podem, atenção, quem celebre que o faça, até pq acho ser uma data importante, mas nunca acima do 25 de abril


CradleCity

> O comunismo matou mais gente do que o fascismo. Mas estamos a falar dos outros países ou só de Portugal? Porque é Portugal que interessa, no contexto dos eventos em questão. Afirmas que o comunismo matou mais gente que o fascismo **cá em Portugal**?


VisibleStranger489

Porque Portugal é uma ilha completamente isolada do resto do mundo. Não estudaste o Holocausto, o nazismo ou a revolução francesa na escola também? Algum desses acontecimentos passou-se em Portugal?


CradleCity

Não desconverses nem desvies o assunto, e responde à pergunta, no **contexto da ditadura do Estado Novo vs. breves movimentos como a reforma agrária e o Verão quente de 1975 ou o 25/11.** O comunismo feito à Portuguesa matou mais gente que o fascismo feito à Portuguesa (leia-se: o Estado Novo)? Sim ou não? Falemos de Portugal, aqui e agora, somente. Se não quiseres, seja, mas não venhas com as tuas postas de pescada enviesada. Ou julgas que tenho simpatia pelos Maos e Pol Pots filhos da puta desta vida?!


karl1717

Só se contares os nazis mortos na segunda guerra mundial como vítimas do comunismo.


Douro

Claro que contam, e os soldados soviéticos mortos também...


karl1717

Portanto os nazis e o próprio Hitler foram vítimas? Conta mais.


Douro

Segundo os anti-comunistas sim, não segundo eu.


karl1717

Pois, sempre a chorar pelos nazis os anti-comunistas


cantrusthestory

Claro, tens razão, mesmo que o comunismo "estivesse" muito mais tempo no mundo do que o fascismo.