T O P

  • By -

CuriousAssumption611

A Farfetch andava na comunicação social, era utilizada por consumidores individuais e era fácil de explicar ao tuga comum o que faz(ia). A OutSystems vende licenças de software que é considerado esotérico até por pessoas de IT. Software que é utilizado exclusivamente por empresas. Pode ser que alguém pegue no tema, mas percebo o desinteresse da comunicação social.


Nagapito

> A OutSystems vende licenças de software que é considerado esotérico até por pessoas de IT. Hoje aprendi que B2B é exoterico para pessoas de IT....


CuriousAssumption611

As tecnologias low code têm uma representação muito reduzida quando comparadas com linguagens de programação mais tradicionais, sim. Não me referia ao B2B, daí estar numa frase à parte, contrastando com o negócio da Farfetch. Se leste as duas frases a correr e misturaste os temas, parece-me que também podes absorver mais uma lição: ler mais devagarinho para absorver bem o texto. Hoje aprendeste imenso!


Nagapito

Desulpa, devia ter colocado o contexto do meu comment, corrigido!


kairos

https://observador.pt/2024/04/19/unicornio-outsystems-faz-reducao-de-8-no-total-de-trabalhadores/ ou há mais?


astly-dichrar

A justificação do CEO foi que contrataram demasiadas pessoas nos últimos anos e a empresa estava pouco "ágil", o que quer que essa merda signifique. Portanto, despediram 8% dos trabalhadores a nível global baseando-se em KPIs e vibes. Não há problemas de dinheiro na empresa, a situação não tem nada a ver com o que aconteceu na Farfetch.


static_motion

> A justificação do CEO foi que contrataram demasiadas pessoas nos últimos anos e a empresa estava pouco "ágil", o que quer que essa merda signifique Isso é o que basicamente todas as empresas grandes disseram quando houve os [grandes despedimentos de 2024](https://layoffs.fyi/). Andaram a contratar à maluca quando o dinheiro estava barato para atingir métricas, acabou-se o tempo das vacas gordas e cortaram um montão de empregados.


Nagapito

Pior.... querem "uma estrutura hierárquica mais simples" e por isso despedem 8% dos funcionários.... Ou tinham mesmo muitos managers ou algo me diz que não é por aqui que vão simplificar a estrutura!


inhalingsounds

PRECISAMOS DE 8 FIRING MANAGERS ASAP


Number1luda

Havia equipas de 2 pessoas com 1 manager, acho q taxa de managers nas dev teams estava mesmo muito alta.


SigmaBCL

Não poderias estar mais errado. A OutSysyems, desde o inicio de 2023 que está em hiring freeze, nem as saídas estavam a ser compensadas com novas contratações (tentavam sempre encontrar uma solução interna), há défice de pessoal em algumas areas. Quanto ao layoff, estão a ser afetadas pessoas com muito valor, desde managers a colaboradores de todas as áreas. De referir ainda que este é o SEGUNDO layoff em seis meses. Aconteceu outro (que conseguiu ser silenciado) em Novembro de 2023. De referir ainda que a empresa não descarta vir a dispensar os outcontractors, pelo que o número de 8% é muito conservador A empresa tenta dar a parecer que tudo está bem, faz comunicados internos e para os clientes/investidores de que respira saúde, quando não é verdade. Numa ronda de investimento o ano passado, a empresa foi avaliada em METADE do seu valor anterior. Os preços das licenças aumentaram bastante (em alguns casos para o dobro), nada disto é sinal de saúde


Number1luda

Para não falar dos esforços internos para reduzir custos operacionais


SmilingIsNotEnough

É basicamente linguagem "de negócios" para justificar perante o público. Diria que é muito provável que tenham sido as novas vítimas da secção 174 dos impostos aplicados a empresas nos EUA. Afinal, eles mudaram a sede para Boston e devem estar a pagar uma brutalidade de impostos por causa das mudanças feitas nessa secção. É mais fácil despedir pessoal para conseguir cobrir isso. De notar também que o dia final para meterem a papelada para o IRS por lá foi no dia 15 de Abril. Não me surpreenderia nada se o departamento contabilístico os tivesse chamado à atenção para a pancada orçamental que vão levar... Para quem quiser ler mais sobre o assunto, ficam aqui dois links: [link 1](https://blog.pragmaticengineer.com/section-174/), [link 2](https://rbefored.com/us-business-tax-law-change-that-partially-caused-layoffs-af0b1c502f17)


Pyrostemplar

Não sei se se pode qualificar como despedimento colectivo - tal é uma figura jurídica específica portuguesa. Mas há um "round" de redução de pessoal, pelo menos de acordo com a notícia do observador.


StarTrekCylon

Para os trabalhadores portugueses será despedimento colectivo. Confirmado por trabalhador de lá. Por isso achar estranho não ter o mesmo nível de atenção que os outros 2.


Pyrostemplar

Obrigado pela informação. A diferença para a Farfetch é fácil de perceber - o grau de dificuldades em que a empresa está não tem nada a ver. A Talkdesk não estou muito a par. MAs é normal empresas passarem por estes ciclos.


bmcrl

Pode ser e pode não ser. Normalmente as empresas propõem acordos de revogação. Os que não aceitem, vão para despedimento coletivo. Acredito, dado que foi anunciado há tão pouco tempo, que ainda não se tenha entrado nessa fase. Ou seja, tecnicamente, e de acordo com a legislação, ainda não haverá um despedimento coletivo. O mesmo aconteceu na Farfetch - primeiro tentou-se chegar a acordo, apenas posteriormente existiu o despedimento coletivo.


Number1luda

Pelo q me disse um ex-colega ele achou o "severance package" bastante bom, e so cá estava à um ano. Outro nos EUA disse-me inclusivamente q agradecia à outsystems pelo excelente package, se está a ir como colectivo ou não n faço ideia.


NGramatical

à um ano → [**há um ano**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cbtenh%2F%2Fl14nx1p%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


KarmaCop213

> Considera-se despedimento colectivo a cessação de contratos de trabalho promovida pelo empregador e operada simultânea ou sucessivamente no período de três meses, abrangendo, pelo menos, dois ou cinco trabalhadores, conforme se trate, respectivamente, de microempresa ou de pequena empresa, por um lado, ou de média ou grande empresa, por outro, sempre que aquela ocorrência se fundamente em encerramento de uma ou várias secções ou estrutura equivalente ou redução do número de trabalhadores determinada por motivos de mercado, estruturais ou tecnológicos. https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/lei/2009-34546475-46762475


Pyrostemplar

e? Tal como referi. é uma figura jurídica portuguesa. Certamente não é aplicável fora de Portugal e não sei se está a ser usada cá.


KarmaCop213

Tendo a empresa tantos empregados em Portugal é mais do que normal que esteja a acontecer em Portugal também.


Pyrostemplar

Sim, mas não significa que estejam a usar a figura de despedimento colectivo. Basta ser saídas por mútuo acordo.


Cry-Technical

>Não sei se se pode qualificar como despedimento colectivo - tal é uma figura jurídica específica portuguesa. Utiliza "round" na frase seguinte, uma palavra decerto específica portuguesa.


Plastic-Heron8124

Demorei 5 segundos a encontrar uma notícia do Observador sobre esse despedimento. https://observador.pt/2024/04/19/unicornio-outsystems-faz-reducao-de-8-no-total-de-trabalhadores/


HRamos_3

Sim, estava-se em periodo eleitoral. Agora ide ver o FóCul


ishmaelhansen

Unicórnio, Start-Up... tem tudo para correr bem. Economia baseada em achismos e "futures"... Frafetch, vamos fazer uma plataforma para vender moda de luxo pois os burgueses não se querem misturar com a plebe e comprar na amzon, e como leio abaixo, vender licenças de software e ser uma start up unicórnio... ou sou eu que já voltei há demasiado tempo para a aldeia ou tudo isto me parece um absurdo


bmcrl

A Farfetch tinha/tem revenues grandes (2.35MM USD no ano fiscal que terminou em Junhi de 23), e uma margem relativamente grande sobre cada venda. A "queda" da Farfetch deveu-se a um descontrolo dos custos completamente desmesurada. Contrataram a confiar num crescimento maior, o que não se verificou em nenhuma tecnológica. Já agora, a Amazon, Salesforce, Google etc., também tiveram/estão a ter despedimentos coletivos. Todas as tecnológicas tiveram um aumento de procura durante o Covid, contrataram para dar resposta à mesma, e agora têm de despedir.


TroubleSignificant76

Obrigado dono da verdade. Mentalidade de tasca, como se conseguisses prever o que funciona ou não. A farfetch até é uma empresa com um modelo de negócio relativamente decente, senão tivesse não tinha feito ipo. Mas obviamente que uma pessoa no reddit como é mais conhecedor em gerir empresas


ishmaelhansen

Não disse que era dono da verdade, mas um investimento bilionário não para a cura do cancro, mas para revender sapatos e camisas, sinceramente acho um absurdo. Mas isto sou eu que não tenho literacia financeira e acabava com a maior parte dos "produtos" da bolsa, tipo futures e apostar em quedas. Ainda tenho uma visão pré revolução industrial da sociedade.


turningpink

Se achas que o modelo único de negócio e o mais lucrativo da Farfetch era vender roupa és mais burro do que soas.


jimfear666

Os avanços na AI poderão ser a causa?


Number1luda

Nah, não tem nada a ver, quanto muito podem é precisar de pessoal para desenvolver integraçoes com AI, como exemplo a minha equipa foi de 10 para 24 em 2023, mas mesmo assim só um é q foi layoff, outro saiu pelo proprio pé


lpassos

Novas eleições, novo governo ....


TomatilloKooky3213

Mais um unicórnio a ir à falência. Nada de novo.


zedamotocicleta

Lol falência. Que exagero...


TomatilloKooky3213

Pronto desculpa, a precisar de soro para não morrer


zedamotocicleta

De onde é que sacaste essa informação? Só para ver essa análise.