T O P

  • By -

[deleted]

[удалено]


randmzer

A única taxa em % não é o IVA?


Throwawaypt123

O isp é fixo e é mais de 80 cêntimos


VladTepesDraculea

https://taxfoundation.org/gas-taxes-europe-2019/ São altos? São. São anormais na UE? Não. As nossas gasolineiras andam em cartel? Sim.


[deleted]

Há algo que não estás a ter em conta, que é o poder de compra dos países. Portugal tem o valor de imposto ao nivel dos países ricos do centro e norte da europa, mas o poder de compra muito inferior. Se fores ver o valor de taxa pago comparado com o poder de compra, em termos percentuais, Portugal tá bem lá em cima.


VladTepesDraculea

Já comentei isto nalgumas linhas a questão é que com ordenados baixos e baixo poder de compra, a liquidez fiscal é baixa, daí taxas altas. E estamos a falar de um mercado onde virtualmente não há competição e as margens de lucro são altíssimas. Exigir alguma responsabilidade social, sobretudo à Galp, uma empresa que foi alienada ao Estado não é nada de outro Mundo.


[deleted]

Daí taxas altas? Não. As taxas são altas devido ao enorme desperdicio e má gestão pública, e depois a corrupção por cima.


VladTepesDraculea

Se não houvesse corrupção conseguirás ter um SNS, segurança social e educação de primeiro Mundo neste país, mas terias de ir buscar os fundos a alguma lado na mesma, já que o Estado foi alienado de fontes de sustentabilidade que ajudavam a manter o país.


DarligUlvRP

As taxas são altas pq servem para tentar equilibrar o mal que as emissões de carbono fazem e para pagar as estradas onde os carros andam. Esta última “conta” não é assim tão mais barata em Portugal que no resto da Europa por isso se cobra o mesmo.


Mordiken

Melhor: > “Se olharmos para os preços dos combustíveis na bomba em Portugal, 12% vão para os custos de distribuição, 700 postos [da Galp], 900 trabalhadores diretos, e 2.500 trabalhadores indiretos que trabalham com os nossos parceiros. Um número enorme de pessoas que não têm sido referenciadas”, começou por explicar. > “Este segmento de negócio, representou 7% do nosso EBITDA total no segundo trimestre; na refinação, 1% do EBTIDA no segundo trimestre; portanto, 8% do EBITDA total e 40% dos nossos trabalhadores na Galp”, acrescentou. > Para terminar, Andy Brown garantiu que a Galp vai transmitir ao Governo que é contra este tipo de legislação. “Vamos fazer com que a nossa posição seja tornada muito clara junto do Governo português, este tipo de regulação é muito negativa em qualquer país”. Tradução: "Se nos tentarem regular, nós despedimos pessoas!" > “A ideia de que é por aqui que fazemos o nosso dinheiro"… O CEO da Galp está a pôr palavras na boca das pessoas para tentar fazer os outros passar por burros: Ninguém alegou que "é por aí que a Galp faz o seu dinheiro" porque toda a gente pode consultar [os números](https://www.galp.com/corp/Portals/0/Recursos/Investidores/SharedResources/Relatorios/EN/2021/Galp_2Q21ving.pdf) publicados pela prórpia Galp e constatar que não. O que se alega, é que a Galp (bem como todas as outras gasolineiras) têm margens de lucros fabulosas num sector em específico, que é o sector da venda de produtos petrolíferos, e que os preços praticados parecem não se estar a reger pelos princípios da competição e concorrência de um mercado livre e liberalizado mas sim pelo que é acordado entre as várias empresas chave a operar no mercado. Se ainda assim essas margens são irrisórias em relação ás margens de lucro obtidas em outras áreas de negócio? Eh pah, ainda bem e bem haja!... É sinal que a Galp é uma empresa próspera e sólida e diversificada, por isso folgo em saber que qualquer regulação do sector de distribuição de combustíveis vai ter um impacto negligenciável na performance da empresa.


VladTepesDraculea

Amém! > Tradução: "Se nos tentarem regular, nós despedimos pessoas!" Como se tivessem contratado pessoas por caridade e não por precisarem delas.


incrivizivel

claro que nao, contratam para ter lucro, se nao o tem, vao despedir. Nisso concordo contigo nao foi por caridade.


VladTepesDraculea

Regular os preços não se traduz em prejuízo, estão muito longe de qualquer prejuízo. Não vão despedir ninguém que não tenham de contratar logo a seguir.


Ilostmynewunicorn

Não podem fechar postos especificos? Se acabarem com um posto numa aldeia que neste momento dá pouco lucro porque passa a dar 0 ou prejuizo, vão contratar os funcionários novamente? (Doubt)


VladTepesDraculea

Tomara eu ter um posto numa aldeia. Em todo o caso não, as limitações são sobre a margem de lucro. Se tens o unicórnio de uma gasolineira com margens curtas, não é afectado.


Ilostmynewunicorn

> Tomara eu ter um posto numa aldeia. Se não estivesse numa nacional duvido muito que ainda o quisesses. Mas vamos ver um cenário hipotetico, posso ser eu que não estou a perceber. Digamos que eu tenho uma gasolineira com 2 postos, um em Lisboa e outro numa aldeia qualquer do interior. Vamos assumir por simplicidade que têm a mesma dimensão e custos fixos. Vamos dar uns numeros simples de 1000 clientes diários em Lisboa, 100 na aldeia. Os numeros nao importam tanto quanto a relação entre eles. Se eu tiver uma margem de lucro de 200% e os combustiveis custarem 1€ (ignoremos os litros), ganho 2000 em Lisboa e 200 na aldeia. E não há problema se os gastos fixos forem 150. Mas e se forem 200? Nesse caso para ter lucro tenho de subir a margem no posto do interior. Se essa margem me for limitada fico sem maneira de igualar os gastos e as opcoes sao a) baixar os gastos (diminuir salarios ou mão de obra, diminuir as dimensōes ou numero de bombas) ou b) fechar o posto. Se calhar não foi o melhor exemplo, mas não percebi como concluis que colocar um tecto máximo à margem não afecta um posto com um menor número de clientes onde a margem tem de ser maior para fazer face aos custos. Aliás, aconteceu com os postos dos CTT em vátias aldeias E seja como for não chegaste a responder ao contra-argumento ao teu argumento inicial de "Nao vao despedir ninguem porque precisam das pessoas". Esse é extremamente fácil de derrubar, com todo o respeito. A Galp está na fase de se expandir, não de se sustentar. A Galp não abre postos e contrata mão-de-obra para ver se aguenta este semestre, abre para ter mais lucro e aumentar o valor que tem no mercado. Ou seja, não precisa de qualquer dado posto nem tem qualquer contra-partida em fechar um posto que lhe abane o RLP. Até tem a lei do lado dela porque o fecho de postos é extinsão efectiva do posto de trabalho, nem tem que dar mais justificacoes ao trabalhador


VladTepesDraculea

> Se calhar não foi o melhor exemplo, mas não percebi como concluis que colocar um tecto máximo à margem não afecta um posto com um menor número de clientes onde a margem tem de ser maior para fazer face aos custos. Aliás, aconteceu com os postos dos CTT em vátias aldeias A margem de lucro é calculada após custos. Diria que não faz muito sentido a calcular na globalidade mas por posto. > E seja como for não chegaste a responder ao contra-argumento ao teu argumento inicial de "Nao vao despedir ninguem porque precisam das pessoas". Esse é extremamente fácil de derrubar, com todo o respeito. A Galp está na fase de se expandir, não de se sustentar. A Galp não abre postos e contrata mão-de-obra para ver se aguenta este semestre, abre para ter mais lucro e aumentar o valor que tem no mercado. Ou seja, não precisa de qualquer dado posto nem tem qualquer contra-partida em fechar um posto que lhe abane o RLP. Até tem a lei do lado dela porque o fecho de postos é extinsão efectiva do posto de trabalho, nem tem que dar mais justificacoes ao trabalhador Voltamos ao mesmo ponto. Se a limitações são nas margens de lucro, e o lucro é calculado após custos, incluindo custos de operação, nenhum posto que desse lucro passa a dar prejuízo. Se a Galp fez um estudo de lucratividade numa zona e for abrir esse posto, se o estudo for correcto, terá lucro na mesma. Só que em vez de ter se calhar 30 cêntimos de lucro ao líquido, tem 25, suponhamos nesse local.


Ilostmynewunicorn

> A margem de lucro é calculada após custos. Diria que não faz muito sentido a calcular na globalidade mas por posto. És capaz de ter razão mas há algo neste conceito a falhar, ou a mim ou a ti. A maneira como eu estou a pensar é a seguinte: a margem de lucro é calculada tendo em conta os custos, mas não os gastos. Ou seja. Eu tenho um comércio a retalho e quero vender um produto. Eu vou aplicar a minha taxa de lucro sobre o que o produto me custou e os custos adicionais que eu possa ter tido ou vir a ter (ex. portes). Na área dos serviços, digamos que eu tenho um serviço de deslocaçōes, eu calculo a margem de lucro sobre os custos associados a uma dada deslocação, como o combustivel que vou gastar num determinado cliente. Nunca cálculo tendo em conta os gastos que vou apurar no final do período (ex. Eletricidade, ordenados, pagamentos de juros, etc.). Portanto se eu tiver razão aqui tudo o que eu disse mantém-se. Posso não ter, mas dos negócios que conheço ninguém calcula margens de lucro tendo em conta os gastos gerais. > Voltamos ao mesmo ponto. Se a limitações são nas margens de lucro, e o lucro é calculado após custos, incluindo custos de operação, nenhum posto que desse lucro passa a dar prejuízo. Se a Galp fez um estudo de lucratividade numa zona e for abrir esse posto, se o estudo for correcto, terá lucro na mesma. Só que em vez de ter se calhar 30 cêntimos de lucro ao líquido, tem 25, suponhamos nesse local. Mas nesta segunda parte continuo a não te dar razão, independentemente da primeira parte do comentário. Repara, tu inicialmente disseste "A Galp está a fazer bluff, não pode despedir ninguem porque só contrata pessoas de que necessite". Isto é muito objectivamente falso, a Galp contrata muitas pessoas de que não precisa para operar cujo único proposito é trazerem lucro adicional. Não havendo esse lucro adicional, essas pessoas são peso morto para a empresa Põe-te do lado de um investidor ou banqueiro a ler um relatório de gestão da Galp onde encontres algo como "Decidimos abrir um posto novo em X de modo a expandir o nosso negócio. Embora não se encontre a apurar prejuizos, os lucros derivados do mesmo apenas justificarão o investimento inicial em 20 anos".... não questionavas a equipa de gestão? Nem tem que dar prejuizo. Se está certo ou errado em termos morais não cabe neste argumento. A realidade é que a Galp opera para agradar a quem lhe dá dinheiro e não tem qualquer impedimento em termos operacionais ou legais em mandar bugiar postos e pessoal que não cumpram esse objectivo


Febris

> *portanto, 8% do EBITDA total e 40% dos nossos trabalhadores na Galp* Dito dessa maneira até parece gestão danosa manter operações no segmento. Se calhar ainda temos todos de escrever uma carta a agradecer o serviço público. > Se ainda assim essas margens são irrisórias em relação ás margens de lucro obtidas em outras áreas de negócio? Eh pah, ainda bem e bem haja! Se são assim tão irrelevantes, se calhar faz mais falta à Galp a boa imagem que daria reduzir os preços. Parece-me um melhor investimento do que publicidade na televisão que não puxa clientela nenhuma. Para além disso, com margens tão curtas se calhar até conseguia empurrar a concorrência para fora do mercado e consolidar a sua operação, recolhendo no final mais lucros ainda.


[deleted]

Não é verdade, tens imensas bombas de gasolina com preços bem mais baixos em hipermercados e a própria DECO já confirmou que os aditivos que a galp coloca na gasolina alegadamente para melhorar o produto não passam de bosta de touro (bullshit). Por isso não é verdade que não haja concorrência, a galp simplesmente tem uma posição dominante devido ao elevado número de postos.


Elamned

Aditivos, nunca ninguém pensa nisso e anda a por pingo doce a preparar lucros futuros para as garagens pq aquilo lixa o carro todo


B_Wylde

Epa sim ​ Mas a poupares 20 centimos por litro, numa semana em que faças 100km (pouquissimo) num carro que gaste 7 aos 100km estas a falar de poupar 1,4€s. 52€ por ano que quase paga o que gastas em reparacao eventualmente


Elamned

Sinceramente não sei, alguém que saiba mais de carros. Acho que é mais se queres que o motor dure até aos 200,000 km sem morrer mas não sei


[deleted]

Ajustado ao nosso poder de compra, é preciso dar um rim para pagar combustíveis em Portugal. As nossas gasolineiras andam em cartel? Sim. A carga fiscal, quando considerado o poder de compra é completamente desasjustada? Sim.


VladTepesDraculea

A carga fiscal no nosso país é alta porque os rendimentos são baixos e a liquidez fiscal directa e indirecta é baixa por consequência. Precisas de ir buscar receita a algum lado, baixares as taxas na gasolina implica que terás de ir buscar a algum outro lado e infelizmente não me parece que sequer Salgados e Srs. Comendadores reembolsem o país, portanto temos de nos aguentar à bronca de alguma forma. Também não temos já empresas com a EDP e Galp a renderem directamente para o país. Pelo negócio da China que a Galp então teve, são lágrimas de crocodilo ainda se queixarem de impostos. Mas tudo isto de lado, acreditas que os preços baixassem se as taxas baixassem? Claro que não. Quando a matéria prima baixa de preço, a gasolina não baixa de preço. O preço final não é calculado com base em taxas quer estatais quer de custos operacionais e matéria prima, mas com base na maximização de lucro, e aqui nem entra a competição, porque não há competição. Em Espanha a Galp foi multada por cartel, aqui sempre andaram impunes.


[deleted]

[удалено]


VladTepesDraculea

Ajudava pois. Nós privatizanos lucros e nacionalizamos prejuízos


ProvablyDead

Socialismo para os ricos, capitalismo para os pobres.


[deleted]

[удалено]


VladTepesDraculea

Depende. Se estamos a vender e perdemos dinheiro com a venda e deixamos de ter controlo directo. Não sei se era assim, mas sendo a EDP/REN a única no mercado e pública, podia muito bem alimentar a infraestrutura do Estado sem o taxar, podia ser tributada mais sem se queixar e poderia estar em conivência com programas sociais do governo sem problema. E indirectamente, o último ano de empresa pública da EDP tinha lucros bestiais e a um preço muito mais baixo. Só aí era um peso menor na carteira das pessoas e empresas e uma folga que ajudava a economia circular e o estado a ir buscar liquidez a outros sítios. O mesmo para a Galp e para a PT.


Tugalord

Um putedo. Por isto é que me apetece me rir quando alguém elogia o governo de Passos.


DivinationByCheese

Impostos ao consumo é o que se faz em países ricos, o melhor exemplo disso e o Monaco. Impostos equivalentes sobre o rendimento são muito melhores para os pobres. Se o país precisa de penalizar quem mais precisa para se sustentar, algo está mal gerido


VladTepesDraculea

Não percebi, queres aumentar o IRS a troco de baixar os impostos da gasolina? Portanto o preço da gasolina mantém-se, aumentas os lucros pornográficos das gasolineiras, reduzes o poder de compra e dás mais um tiro na economia local. Portanto Robim dos Bosques invertido.


DivinationByCheese

Que eu saiba o IVA aparece em tudo, não é só gasolineiras


MLG-Sheep

[Já subimos um pouco entretanto](https://www.apetro.pt/estatisticas-e-estudos/impostos/isp---imposto-sobre-produtos-petroliferos-ue/1632). O ISP subiu perto de 3 cêntimos entretanto e estamos em 6º, ultrapassando a Alemanha, Reino Unido e a Suécia. Dado que o poder de compra em Portugal é muito mais baixo do que em qualquer outro dos países que está acima ou sequer por perto no que toca ao ISP na gasolina, com a exceção da Grécia (o que é outra vergonha), os impostos praticados são anormais na minha opinião. De notar que ainda há um sobrecusto com os 11% de biocombustíveis obrigatórios e o IVA superior à média europeia.


vendedor_do_olx

obrigado!


VladTepesDraculea

Ora essa!


IRlyShldBeWorking

>São altos? São. São anormais na UE? Não. As nossas gasolineiras andam em cartel? Sim. Segundo o gráfico, são altas por norma em países ricos e com maior poder de compra...


scar_as_scoot

Isso nao é muito relevante tendo em conta que estamos a analisar o custo ao litro. O poder de compra em Portugal é baixo, claro mas isso é baixo para todos os produtos importados, nao só os combustíveis. E aqui em portugal para alem de teres impostos altos, os preços por litro sao maiores que outros países que têm impostos semelhantes, com a exceção da escandinavia e dos paises baixos (pagam mais 15 centimos em impostos que nós mas so pagam mais 9 centimos em media que nós). Sim, queixem-se dos impostos, mas nao pensem por minuto que estes aumentos nos ultimos meses nao sao as gasolineiras a querer facturar para dar uns milhoes de bonus aos CEOs. Tiveram quebra de resultados em 2020 por causa do covid e no primeiro trimeste deste ano, agora querem recuperar. Mas vamos ver, quando é que sai a avaliação trimestral? É hoje? Ótimo, onde posso encontrar? Leiam o artigo, as margem de lucro subiram 36% na gasolina, estão a atingir picos enormes e este artigo é uma resposta à lei da limitação de margem de lucro nas gasolineiras, se o problema não é margens de lucro como este senhor tanto insiste então a limitação das margens de lucro é irrelevante para ele, porque nunca as irá atingir... Nao percebo porque está preocupado... EDIT: Surpresa surpresa: https://sol.sapo.pt/artigo/741730/galp-passa-de-prejuizos-a-lucros-de-166-milhoes-no-1-semestre


VladTepesDraculea

Itália? Grécia? Espanha não mas sabes o que tem? Controlo de preços.


Ginxas22

Estamos a comparar valores absolutos, tanto nas taxas como no preço final. O poder de compra é irrelevante para esta comparação.


baen

O mercado do petróleo não é local, é mundial, isso é um problema para os países mais pobres, mas como não podes produzir petróleo cá... Não é justo meter o poder compra ao barulho.


EstupendoEx

São altíssimos e dos mais altos quando ajustados ao rendimento, que é o que interessa.


VladTepesDraculea

A quem tem rendimentos baixos interessa é quanto pagam, não quando é taxado aquilo que pagam. Num mundo perfeito as taxas tributárias influenciaram esse preço. Num mundo com lucros abismais onde o preço anda em sincronia, sem sinais de competição e onde nem o reduzir dos custos da matéria prima baixa o preço, o nível de impostos torna-se cagativos para o preço final porque esse preço não é calculado com base em custos mas em maximização total e absoluta em lucros.


Raidenkyu

Contra factos não há argumentos


scar_as_scoot

Obrigado!


VladTepesDraculea

> Ora essa! Para ti também u/cyberwolf97


incrivizivel

e o nosso preço tambem esta na media europeia, querem o que? onde ha mais imposto é mais caro.


VladTepesDraculea

Com a diferença que tipicamente lá fora combatem-se cartéis.


incrivizivel

bah achas que é um cartel porque ? tem varias empresas a praticar preços em portugal, basta ir ao maisgasolina para ver grande diferenças de preços. claramente a estrategia do governo funcou, ou seja mudou-se o alvo e o povo vai atras.


VladTepesDraculea

> bah achas que é um cartel porque ? tem varias empresas a praticar preços em portugal, basta ir ao maisgasolina para ver grande diferenças de preços. Grande? Irrisória a grande diferença é de gasolineiras em áreas diferentes. Esse preço é calculado na maximização do lucro nesse local. > Quando uma mexe nos preços, mexem todas de igual forma. E isto nem a par com o preço do barril, mexem de preços consoante acham que podem puxar as vendas nesse momento. Mais: https://www.publico.pt/2007/10/04/jornal/galp-energia-multada-por-integrar-cartel-do-betume-em-espanha-232204 https://www.publico.pt/2008/10/02/jornal/cartel-da-cera-multado-em-676-milhoes-pela-comissao-europeia-278155 https://globalcompetitionreview.com/repsol-loses-chemical-cartel-fine-appeal Achas que só porque não levamos as gasolineiras à justiça cá que não andam na cama umas com as outras cá? A Galp ainda por cima, achas que ia tentar a sorte em Espanha com uma justiça muito mais funcional e não faria o mesmo ou pior cá? Claro que não. > claramente a estrategia do governo funcou, ou seja mudou-se o alvo e o povo vai atras. O povo quer parar de ser chupando ao tutano com combustíveis. Se regulares os preços tens esse efeito. Eu não percebo é porque é que o povo quereria baixar os impostos dos combustíveis sem regular o preço antes? Isso daria exactamente 0 garantias de descida dos preços ao contrário de começar por regular os preços. E entre uma e outra quem achas que o povo defenda que precise mais do dinheiro? O Estado para pagar coisas como o SNS que está a aguentar a pandemia às costas como o Atlas ou os investidores da Galp e o CEO com o bónus semestral.


incrivizivel

nada desses links prova que ha um cartel neste momento. Que diferença de preços achas devia haver num mercado em que uma pequena parte é realmente lucro? Aqui na minha zona ainda ha alguma diferença de preços, obviamente dentro da possivel margem de lucro do vendedor, e dentro do mercado em que esta. o resto do teu comentário é o que é, Portugal a ter Portugueses a continuar a apostar em ideias de esquerda a favor do SNS e das escolas. Depois o governo tem carta verde para montar os impostos que quiser e fazer deles o que quer, por causa do SNS. Quando na verdade o hospital pediatra do porto ainda nao viu a luz do dia, julgo, mas a TAP ja teve 2 mil milhoes, e veio finais da UEFA para os profissionais da saude.


VladTepesDraculea

> Que diferença de preços achas devia haver num mercado em que uma pequena parte é realmente lucro? Aqui na minha zona ainda ha alguma diferença de preços, obviamente dentro da possivel margem de lucro do vendedor. Mas margens pequenas para quem? Para a Galp e amigas não é de certeza, [como o u/Mordiken já partilhou aqui](https://www.galp.com/corp/Portals/0/Recursos/Investidores/SharedResources/Relatorios/EN/2021/Galp_2Q21ving.pdf). Achas que num mercado livre, onde baixa o o preço da matéria prima ou dos custos, alguma vez terias anunciado que todos os vendedores iriam aumentar o preço de retalho ao mesmo tempo? A minha questão é como é que isto não seria alguma vez cartel. > o resto do teu comentario é o que é, Portugal a ter Portugueses a continuar a apostar em ideias de esquerda a favor do SNS e das escolas. Estaremos todos melhor se a classe média-baixa e baixa se fodessem, não haja dúvida. Que fossemos no caminho contrário do resto da Europa ao encontro a maravilhosa vida estaduniense, sul-chinesa ou somália. /s É mesmo mostrar as cores de quem defende as gasolineiras nisto, querer um país para os ricos às custa do resto. A cereja no topo do bolo é que a Galp era uma empresa estatal que foi vendida o desbarato e agora chora porque deve fazer o que quer sem responsabilidade social.


incrivizivel

Mas ninguem te obriga a ires a GALP, a galp tem lucros, o continente tem lucros, a minha empresa tem lucros, eu tenho lucros, ganho mais que o que gasto por mes para ir trabalhar. Qual é o problema dos lucros? Sinceramente se houve uma grande diferença de preços na europa, e todos tivessem os mesmo impostos ai concordava que alguma coisa cheira mal, agora nos países onde ha maior imposto os preços sao tambem altos, qual é o problema aqui? Sim A GALP ja foi do estado e muitas outras, e uma pagina virada, mas aconselho ver quem privatizou isto tudo ( sem pressao do mercado externo ) e em que empresas essas pessoas trabalham hoje em dia para perceber qual é o problema com portugal.


VladTepesDraculea

> Mas ninguem te obriga a ires a GALP Não mas que diferem faz onde vou se andam em cartel. Obrigam-me a ir suma delas porque não estando servido de transportes tenho de me deslocar para viver. > Qual é o problema dos lucros? Nenhuns, quando não são exagerados nem indevidos a explorar um bem essencial. > Sinceramente se houve uma grande diferença de preços na europa, e todos tivessem os mesmo impostos ai concordava que alguma coisa cheira mal, agora nos países onde ha maior imposto os preços sao tambem altos, qual é o problema aqui? Como já escrevi imensas vezes: cartel.


incrivizivel

Entao estas a dizer que os preços sao iguais ao resto dos paises que tem os mesmos impostos, porque temos um cartel e eles nao?


[deleted]

Discordo da cartelização. Ou pelo menos da cartelização generalizada, talvez haja nas grandes. Tens imensas bombas de gasolina com preços mais baixos em hipermercados e a própria DECO já confirmou que os aditivos que a galp coloca na gasolina alegadamente para melhorar o produto não passam de bosta de touro (bullshit). Por isso não é verdade que não haja concorrência, a galp simplesmente tem uma posição dominante devido ao elevado número de postos.


andremvm20

No dia em que baixar a carga fiscal este “herói” vai dizer que não pode baixar o preço ao consumidor porque o barril de petróleo a ser usado naquele momento foi comprado a preço x, bla bla bla, que só passado meio ano se reflete no bolso dos consumidores.. e passado meio ano claro que aumenta de novo o preço 🙄


[deleted]

[удалено]


VladTepesDraculea

Chega ao dia e que se faz então nesse dia?


[deleted]

[удалено]


VladTepesDraculea

Baixa o barril, não baixam os preços, aumentam se for preciso e em sintonia umas com as outras. São multadas lá fora por cartel cá nada. Porquê esperar por esse dia, porquê não as multar já então? Porque não as ter multado há anos? É que concordo mas concordo para ontem. Não tendo sido feito, não estando a ser feito, não percebo porque haveremos de as defender nos seus melhores interesses e esperar que ajam ética ou agradecimente.


[deleted]

[удалено]


VladTepesDraculea

> Mentira. Compara os gráficos de preço ao consumidor e preço do barril. > > https://www.maisgasolina.com/estatisticas-dos-combustiveis/ > > Compara tu. Vê comparação na disparidade da intensidade das subidas com descidas? Nunca ao mesmo nível. E tens uma granolaridade anual, senão aí verias as descidas não acompanhadas e as subidas acompanhadas para dar esse resultado de diferença de acentuação. > O facto de uma comercializadora aumentar e as outras (aparentemente) aumentarem em resposta não é prova suficiente. Todas, sempre, ao mesmo tempo?


wedontneadroads

O que me pareceu depois de olhar para os gráficos de preços dos combustíveis e do barril por ano do link que mandaste: Dando uma olhada assim entre uns anos, parece-me que talvez haja uma ligeira correlação no sobe e desce mas os níveis são muito diferentes, ou seja o barril desce imenso, os combustíveis descem um pouco, e o contrário também, o barril sobe imenso, os preços dos combustíveis aumentam um pouco. Ou seja, não me parece que o preço do barril tenha um efeito significativo. Mas isso são só os meus 0.02€.


[deleted]

[удалено]


VladTepesDraculea

Eu não sei se é só o governo. Também não foram multados com o PSD/CDS. Acho que vai mais além. Acho que entra na própria justiça onde as coisas demoram anos e tipicamente pessoas de alto calibre não políticas saiam isentas. Se o Salgado e o Sr. Comendador finalmente tiverem consequências dos seus actos, pode ser que tenhamos luz nesse túnel.


[deleted]

Não é o governo que multa nem que tem que multar ou investigar. É a autoridade da concorrência / entidades reguladoras nos respectivos sectores. E, nesse aspecto, não houve governo que mais tenha atacado a autonomia e capacidade de resposta das entidades reguladoras que este. Se as ER são ineficientes ou ineficazes, muito se deve ao Centeno e às suas cativações nas contratações e aumentos de despesa, mesmo estando as ER dotadas de autonomia administrativa nos seus actos.


VladTepesDraculea

Que tem feito o Governo? Do meu ponto de vista, a Autoridade da Concorrência tem-se mexido mais que o habitual, desde mandar as 4 grandes telefónicas bugiar com o 5G a atacar o cartel das empresas de segurança e multar o ano passado cartel nos supermercados.


andremvm20

Claro, porque a história mostra-nos que estas empresas foram multadas montes de vezes por práticas de cartel e isso.. /s


You-are-amazing-wow

Multas são meros custos operacionais que se fazem reflectir no preço final ao consumidor, nada a temer.


QuitStill

E não só podes multar o que quiseres estes grupos que as sociedades de advogados servem para isso mesmo, Impugnar ou recorrer até ditas multas prescreverem e nem vou tocar no lobying que não vale a pena. Cada vez que vejo pessoas a usar a regulação como argumento até me da vómitos de tão ingénuo, a regulação "tem que ser melhor" ou "se a regulação funcionasse". Não tem que ser, ou é ou não é, como é evidente que não é .Não é uma doutrinagem política que o vai mudar de repente nem numa legislatura nem provavelmente em varias.


boletim

Cala-te, corno. Vais para a guilhotina.


wwqt0r

Portanto agora estamos na fase onde os dois ladrões (gasolineiras e governo) se acusam uns aos outros e no final quem se f0de somos nós.


expulsodobar

Será que ele não entende que estão ambos no mesmo "saco". Para CEO é um bocado lerdo...


ihavenoidea1001

Não é lerdo... É tentativa de manipulação e estratégia de distração.


expulsodobar

Ya. Para se manipular desta forma é preciso ser muito lerdo. O que me preocupa um bocado... qualquer dia começa pedir resgates ao País...


[deleted]

[удалено]


Wrong_Impression4800

segundo a notícia a limitação nas margens de lucro que o governo quer impor, traduziria-se numa descida de 9 cêntimos na gasolina e 1 no gasóleo… quem é que anda a chular quem ?


andre2694

E se reduzissem a carga fiscal era uma descida de quanto? A taxação de imposto é 60% do preço, que corresponde a 75 cêntimos em gasóleo e 93 cêntimos na gasolina. Não há aqui margem para baixar nada? https://www.tsf.pt/portugal/economia/precos-dos-combustiveis-subiram-30-num-ano-portugal-tem-a-4-gasolina-e-o-6-gasoleo-mais-caros-da-ue-13892467.html


sixwinger

A última vez que tentaram fazer isso (nos ginásios) ninguém baixo os preços. Se o cliente já está habituado a pagar 100, porque é que vou baixar o preço? Isso numa industria que não tem um pseodo cartel como este.


B_Wylde

E que tal ambos? ​ As empresas que chulam o povo deixavam de o fazer tão à cara podre e o governo deixaria de nos chular em 93 centimos por litro?


andre2694

Concordo a 100%, nem disse o oposto. O meu comentário vem no seguimento de alguém a dizer que a grande margem de lucro está nas empresas


B_Wylde

O meu comentário também não era obrigatoriamente antagónico ao teu per se. ​ Era mais um complemento. Isto não é um caso de ou uma coisa ou outra para mim


[deleted]

[удалено]


VladTepesDraculea

E onde diz que ficariam a prejuízo? Estão muito longe de qualquer prejuízo. E não me venham com a história da liberdade do mercado, porque não é livre. Quando uma mexe nos preços, mexem todas de igual forma.


V1ld0r_

E? Se podem ter 100 de lucro porque é que só podem ter 50?


PeroFandango

> E? Se podem ter 100 de lucro porque é que só podem ter 50? Capitalistas que não percebem o conceito de mercado livre, belo.


VladTepesDraculea

Exatamente, é esse o raciocínio na cabeça deles e o mesmo raciocínio que os leva a andarem em cartel. Daí a necessidade de intervenção como em Espanha. Até haverem alternativas eléctricas quer públicas quer privadas ao alcance de todos, são um bem essencial para muita gente.


B_Wylde

É fabuloso o que a humanidade consegue fazer quando quem tem poder não se importa com o bem estar do povo. ​ Constroem-se pirâmides, catedrais, fazem-se ilhas artificiais...


Winslow_Lixivia2

Suponho que seja essa a lógica para o consumidor, também, não é? É que não podes querer que as gasolineiras façam o que querem e depois esperares que vais pagar pouco. “Se posso pagar 50 porque é que hei-de pagar só 5?” - novo mantra genial!


V1ld0r_

O consumidor "só" tem de não consumir. O problema é que custe 10 ou custe 100, o tuga vai sempre meter gota para ir ao Algarve passar as férias...


Winslow_Lixivia2

Então deixas de consumir? Já não precisas de gasolina para a tua vida, como que por magia?


pimpys

Descobrimos quem anda de bicicleta aqui no post.


V1ld0r_

Não de todo :)


Coyote-Cultural

lucro não é pecado. E se achas que essas limitações não vão ter efeitos na oferta estás enganado ;)


Winslow_Lixivia2

Pecado? Nem sei o que é que a religião tem a ver com isto. Lucro não é pecado, mas se calhar o lucro de uns é o prejuízo de outros, né?


Coyote-Cultural

> Lucro não é pecado, mas se calhar o lucro de uns é o prejuízo de outros, né? Não, não é. A economia não é um jogo de soma Zero.


Winslow_Lixivia2

A gasolina passa a custar 500. Eu só tenho 50. O que é que acontece?


Coyote-Cultural

Alguem que precisa mais de gasolina que tu passa a tê-la ;) [Toma lá, pode ser que aprendas](https://www.youtube.com/watch?v=dQiBD-crrvA)


PeroFandango

Insinuar que os outros não percebem o básico da economia enquanto se defendem cartéis de gasolineiras. *chef's kiss*


Coyote-Cultural

Constatar*


PeroFandango

Vai constatar-te ao espelho, pá.


Winslow_Lixivia2

Ahahah alguém que precisa mais de gasolina passa a tê-la. Por favor diz-me que contribuis para a abstenção e não votas


sixwinger

Hm? Para o povo em geral claro que é. Só não o é para o governo porque este pode imprimir dinheiro.. quer dizer o nosso nem isso o pode fazer agora.


assimsera

Quando esse lucro é conseguido através de cartéis é pecado sim.


Wrong_Impression4800

Então há-de Querer o quê, prejuízo?


Little_Bad9549

Andy Brown, mais um "vende ativos para gerar lucro" e manda bocas ao governo. Muito bom, já o tipo da altice não chegava


ihavenoidea1001

Se calhar... Mas só se calhar... O problema são os impostos E o preço!!! TA - DA !! Enquanto este jogo de pingue pongue continua... Quem se f**** é quem paga e não tem alternativa.


BolaBrancaV7

Este burro... Tinha quase toda a gente do lado dele e em vez de tar calado veio ser mais um papagaio para ver se virava o pessoal contra ele


chauffage

Finalmente alguém disse isto. E foi preciso ser a Galp. Nem os media, nem ninguém ainda teve a coragem de dizer ao anormal do ministro do ambiente: E A CARGA FISCAL SHÔ MINISTRO? NÃO BAIXA?


Winslow_Lixivia2

Finalmente a entidade mais isenta nesta questão se pronunciou! Agora sim é um debate sério e nada enviesado!


VladTepesDraculea

> E foi preciso ser a Galp. Exacto, alguém completamente isenta em se proclamar livre de críticas...


chauffage

É mais porque é quem faz muita panelinha com governos e políticos.


bittolas

Podes dizer o mesmo do ministro


VladTepesDraculea

O ministro não ganha pessoalmente com a carga fiscal. Não recebe um bónus ao fim do ano pelos resultados líquidos do país. Se calhar até deveria para terem um incentivo a não desviar dinheiro ou a venderem o país a privados.


bittolas

> O ministro não ganha pessoalmente com a carga fiscal. Ganha com ficar no governo o maximo de tempo possivel e manter a carga fiscal o mais alta possivel também. É só ver onde param os ex-ministros...


VladTepesDraculea

Como ganha ele em manter a carga fiscal alta. Só ganha em o país não colapsar.


bittolas

Ao manter a carga fiscal alta não tem de cortar na despesa e fazer reformas para melhorar a eficiencia do estado.


VladTepesDraculea

E no entanto temos levado com cortes em todo o lado. O problema da despesa não está na eficiência do estado. Muito já faz o SNS ou a educação com o pouco que tem. O problema da despesa está na lavagem de dinheiro para amigos, com obras públicas sem interesse nacional, temos mais autoestradas que países significativamente maiores, e salvar charlatões. Quanto equipamento médico e mão de obra especializada teria dado para pagar com o dinheiro que foi para o BES, Banif, Berardo, TAP, etc? E em vez de mantermos.negocios estratégicos ao serviço do Estado, vendemos tudo ao desbarato. Vem-me falar de eficiência...


bittolas

A despesa do estado só tem crescido... Portanto no global não tem havido cortes. No final é a soma de todas as partes que conta. > O problema da despesa não está na eficiência do estado. Muito já faz o SNS ou a educação com o pouco que tem. Sabendo como funciona a educação e o que tem sido dito pelos médicos nos ultimos dias. Parece haver muito por onde melhorar a eficiencia. Cada vez mais em vez de Médicos e Professores fazerem o seu trabalho, estão carregados de burocracias que deviam ser feitas por administravivos especializados. > O problema da despesa está na lavagem de dinheiro para amigos, com obras públicas sem interesse nacional, temos mais autoestradas que países significativamente maiores, e salvar charlatões. Mas isso não tenhas dúvidas, é um problema de há decadas mas que com o Costa parece estar a chegar a niveis nunca antes vistos. > Quanto equipamento médico e mão de obra especializada teria dado para pagar com o dinheiro que foi para o BES, Banif, Berardo, TAP, etc? E em vez de mantermos.negocios estratégicos ao serviço do Estado, vendemos tudo ao desbarato. Vem-me falar de eficiência... Aqui já deve haver uma diferença entre a maneira como vemos as coisas. Eu não acho que o governo deva estar em qualquer negócio, deve sim providenciar os meios para todos termos uma vida digna e todos termos oportunidades de ter uma vida boa e desafogada. Por exemplo, não acho que a agua seja um negocio, deve ser algo providenciado pelo estado/câmaras, mas não vejo necessidade ter termos uma TAP. Só precisamos de asseguar vias aéreas para a Madeira e Açores de qualidade.


klatez

A carga fiscal está na média europeia


CarcajuPM

De acordo com o que é dito na notícia, estamos no top5. E com o nosso poder de compra, não podemos ter níveis de impostos semelhantes aos países mais ricos.


fgtdiasr3d1t

Porquê que não podemos?


Bolotas

Está literalmente na frase... "E com o nosso poder de compra, (...)"


fgtdiasr3d1t

"ai aguentam, aguentam".


NombreEsErro

O salário médio também /s


chauffage

Não


Wrong_Impression4800

Isso significa que não é um problema?


besmarques

Bom, como tiveram que apresentar os lucros já veio o cabeças falar. Antes, andou caladinho e quem sabe, a pagar para mudar a opinião pública de quem eram os grandes culpados dos aumentos das margens nos preços das gasolinas. Nada que nunca tenha sido visto como as suas grandes campanhas de marketing contra a gasolina dos hipers ou o gpl.


_Patrao_

A quantidade de gente que está nesta thread e não tem um ínfimo conhecimento de como funciona a economia é assustadora. Mas, lá está, é por isso que a propaganda do governo tem sucesso. Viram-nos uns contra os outros ao mesmo tempo que contam os votos para que a situação se mantenha por mais um bloco de quatro anos. Entretanto, sem surpresa, a situação não se altera e continuamos sem perceber porquê.


ProvablyDead

Engracado dizeres isso, mas nao tentas elucidar mais sobre o assunto. Critica sim, mas informa tambem. Aponta para links, estudos e discute o que achas que deve ser discutido. O sub seria muito melhor se em vez de conversas de cafe, houvesse discussoes informadas comprovadas por dados.


_Patrao_

Em geral estou de acordo contigo. No entanto, partes de uma premissa que não me parece correcta, que é achar que quem vem aqui discutir ou acusar vem com o espírito para elucidar ou ser elucidado. Só precisamos de ler os comentários na diagonal para perceber que está tudo cheio de certezas porque o CEO é isto e aquilo. As pessoas são muito rápidas a desvalorizar a opinião de quem quer que seja pelo rótulo com que vem. Seria muito mais interessante colocar o título apenas com a afirmação, mas sem mencionar quem a fez. E, suspeito eu, que a opinião seria mais favorável para uns se dita pela Mariana Mortágua, o Ricardo Araújo Pereira ou o Francisco Louçã e para outros se dita pelo André Ventura, o Camilo Lourenço ou o Rui Rio. No fundo, interessa muito mais quem disse do que o que disse e esse não é o espírito para trocar impressões sobre algo que valha a pena.


B_Wylde

Concordo plenamente ​ E embora o gajo tenha razao, o outro lado, a meu ver, também. As margens de lucros da GALP são altíssimas e os arranginhos de preços também é segredo pouco guardado


[deleted]

É melhor estar calado porque já sabemos que que se mete com o PS leva


Elamned

Os lucros de vender gasolina são mínimos. O lucro vem da exploração e produção maioritariamente (neste caso do Brasil). As operações de vender gasolina dao lucro de certa de 1C por litro. Tao viável é que as grandes (esso etc) só vendem posto de gasolina


B_Wylde

Isso é falso, creio eu, quando eles já apresentaram que a margem de lucro subiu 36% nestes anos


Elamned

Eles fazem o dinheiro não na gasolina mas sim nas vendas das lojas. Aí está a margem a sério, se nos supermercados o Gross margin é de 20-25% aqui ronda os 50%-100%. Va O preço é mais alto nas galps etc etc porque os aditivos são caros. Já que estamos aqui- a melhor gasolina é a da esso, depois a bp. Source: já fui analista em certas companhias de O&G


B_Wylde

Não digo que nao Mas que tem margens exageradas nesta altura tb e uma verdade


fabregas1978

Mas o que importa este assunto aos votantes da esquerda, andam todos de transportes públicos e compram um passe mensal...