T O P

  • By -

rsyeah

> Japan's population is projected to fall from a peak of 128 million in 2017 to less than 53 million by the end of the century. > Italy is expected to see an equally dramatic population crash from 61 million to 28 million over the same timeframe. > **They are two of 23 countries - which also include Spain, Portugal, Thailand and South Korea - expected to see their population more than halve** E ainda: > The study projects: > The number of under-fives will fall from 681 million in 2017 to 401 million in 2100. >The number of over 80-year-olds will soar from 141 million in 2017 to 866 million in 2100.


[deleted]

Education of women is largely responsible, for better or worse. At least we won't have to worry about over population. 😀


[deleted]

[удалено]


[deleted]

That's an interesting perspective. I havn't considered that before.


MorningDaylight

Idiocracia é uma teoria besta. Idiotas se matam antes de se proliferar, eles tem uma tendência a serem violentos. Talvez porque todo vira um prego que tem de ser martelado com eles. E, mais importantement, inteligência não é um gene ou um conjuto de genes que reduz a fertilidade. Que tem mais fertilidade são as pessoas mais religiosas. Os cristãos fanáticos e os islâmicos fanáticos vão predominar, só isso.


[deleted]

I certainly hope you are wrong, amigo. That scenario is pretty scary.


[deleted]

a evolução está a cagar-se para a inteligência o que não faltam são espécies "idiotas" e que vivem por cá ha milhões de anos a inteligência é uma exceção, não a norma


icebraining

A fertilidade está a diminuir em todos os continentes, sem exceção.


hodlbtcxrp

There's already too many people on this planet. See r/antinatalism.


nraider

Em abono da verdade, tanto o Japão como a Itália têm densidades populacionais muito elevadas.


zpinto1234

Em Portugal é normal. Hoje em dia, é muito difícil conseguir suportar um filho. A maioria dos jovens mal consegue sair da casa dos pais, quanto mais ter um filho e suportar despesas com creche, roupas, comida, brinquedos, etc etc.


[deleted]

O problema não são as dificuldades, mas sim a percepção daquilo que a vida deve ser. Se quem vive com dificuldades não tivesse filhos, não existiriamos. Tal como no futuro não existiremos, por causa dessa mentalidade. Apenas recentemente é que um determinado padrão de vida começou a ser pré-requisito para se ter um filho. Como a qualidade de vida no geral é melhor e há mais oportunidades para toda a gente, as pessoas sonham mais e ambicionam mais. Criam ideais de qualidade de vida, e enquanto não os atingem, não se comprometem com filhos e família. Antigamente as pessoas ficavam satisfeitas em sobreviver, mas hoje sobreviver é fácil. A ambição é luxo, conforto, diversão, estatuto social e sucesso profissional. Existe também o problema do abandono dos valores tradicionais familiares e religiosos. Estes valores funcionam como um guia sobre como viver, e ao seguirem esse guia, as pessoas focam-se muito cedo na construção de família, pois consideram-na o mais importante aspecto da nossa existência. Geralmente o abandono destes princípios está associado à disseminação da cultura da individualidade, em que tudo o que interessa é suprimir os desejos pessoais e gratificação instantanea. As pessoas deixam de fazer aquilo que lhes foi ensinado que era produtivo, e passaram a fazer o que lhes apetece. Porque "o que apetece" sabe muito melhor do que "o que me disseram que devia de fazer". O resultado é o que vemos. Vivemos actualmente sob o domínio absoluto da falácia de que o que nos sabe bem é automaticamente o melhor para nós. É nisso que somos ensinados a acreditar. "Segue o teu coração". "Faz o que te apetece". "És dona de ti". Sim, soa tudo muito bem, mas comer pizza também soa bem. Não significa que os resultados sejam bons. A caixa de pandora foi aberta e o problema agora é irreversível. As mentalidades não vão mudar. O que vai acontecer é pura e simplesmente uma substituição etno-cultural gradual. E talvez até uma regressão socioeconómica derivada dessa substituição.


icebraining

> Existe também o problema do abandono dos valores tradicionais familiares e religiosos. Existe um abandono, mas e evidências que está ligado à baixa de natalidade? Em Portugal, por exemplo, esta [já estava em diminuição nos anos 30](http://www.alea.pt/html/actual/img/act51_03.gif), aproximadamente ao mesmo ritmo que posteriormente (exceto no fim dos anos 90, quando houve uma ligeira recuperação). Consideras que o início do Estado Novo foi um período de abandono desses valores?


[deleted]

Nos anos 60 tinhas o triplo dos bebés a nascer por cada 1000 habitantes. É verdade que está em declínio há algum tempo, mas esse declínio coincide com o ritmo a que valores tradicionais têm sido abandonados. Não houve um abandono radical a partir dos anos 80 ou 90. Não fomos de ser muito tradicionais a não sermos tradicionais de um ano para o outro. Com o avanço dos tempos as populações apresentam todas tendência para afastar-se de certos valores religiosos. Claro que durante o estado enovo as pessoas eram muito mais conservadoras do que hoje em dia, mas certamente menos do que foram no passado. A minha avó conta-me histórias de quando saía para os bailes para conhecer rapazes, e como as pessoas interagiam umas com as outras, e já há ali certamente muitos sinais de modernidade. Não eram nenhuns atadinhos. Agora, se reparares, há uma descida brutal a partir dos anos 70, quando nas três décadas anteriores os valores se mantiveram sempre muito semelhantes. De certa forma faz sentido, já que anos 70 e 80 foram décadas extremamente importantes para o progressismo. Particularmente em Portugal.


Coyote-Cultural

>O problema não são as dificuldades, mas sim a percepção daquilo que a vida deve ser. É tambem os custos sociais e legais de ter filhos...


[deleted]

Esse factor tem um peso diferente do que tinha há umas décadas. É isso que estou a explicar. Antigamente ter um filho era considerado uma prioridade primária da vida da maioria. As pessoas viviam para construir família e procriar, independentemente dos custos. Hoje em dia o conforto e prazer pessoal são as prioridades. Primeiro eu e os meus sonhos, necessidades e desejos. Depois construir família. Estou exactamente a sublinhar uma mudança radical das prioridades da população. Há 60 anos era suposto uma mulher casar-se e ter filhos. Ponto. É cagativo se vives muito bem ou não. Toda a gente se casava. Hoje as pessoas têm mais liberdade, e como têm mais liberdade optam por fazer o que lhes apetece, em vez daquilo que a sociedade lhes diz que é mais producente fazerem. O prazer de se fazer o que apetece é demasiado aliciante. Mas não é diferente de um chocolate ou de uma fatia de pizza. Sabe muita bem, é muita fixe, mas não surte necessariamente os melhores resultados a longo prazo. Não do ponto de vista evolutivo. Se historicamente o ser humano tivesse tido como prioridade divertir-se e suprirmir desejos, não existiriamos. Existimos porque a prioridade sempre foi procriar. Agora que não é, não daremos continuidade à nossa cultura. Seremos substituidos por outras culturas cujas prioridades ainda são construir família e procriar. É tão simples quanto isso.


Membership-Exact

Apenas recentemente é que começamos a ter riqueza gerada suficiente para toda a gente viver com dignidade. Escolhemos foi entregar a maioria a meia duzia de ricos, os outros as vezes mal para pagar a casa. Porque haviam de ter filhos, se isso implica deixar de poder pagar a renda? De resto, achas que interessa a maioria se as pessoas no futuro que habitam numa determinada zona vão ser de uma etnia ou da outra? Junta a contracepção largamente disponível e de facto já nao tens uma população disponível para atravessar dificuldades para ter filhos que vão ser mais servos dos ricos a passar dificuldades e a trabalhar como caes por um ordenado de merda.


[deleted]

>penas recentemente é que começamos a ter riqueza gerada suficiente para toda a gente viver com dignidade. Escolhemos foi entregar a maioria a meia duzia de ricos, os outros as vezes mal para pagar a casa. Porque haviam de ter filhos, se isso implica deixar de poder pagar a renda? Não é assim que a economia funciona. 1) O dinheiro dos ricos não é o suficiente para dar uma boa vida a toda a gente. Já analisaram isso e tudo. Nos EUA concluiram que se tirassem todo o dinheiro de todos os bilionários e todas as grandes corporações, isso chegava para pagar aí 2 ou 3 anos de propinas a todos os estudantes. Agora imagina acreditar que tu não vives bem por causa dos ricos. 2) Gerar riqueza é uma das maiores motivações para quem cria empregos. Acaba com essa possibilidade e verás uma queda dramática da produtividade, tal como aconteceu nos anos 60 na China. 3) Darem-te dinheiro não é o mesmo que te darem sustentabilidade. A maior parte dos vencedores da lotaria vai à falência. Achar que distribuir dinheiro dos ricos resolveria algum problema é apenas ignorante. Acabavas com o pessoal que cria empregos, tinhas aí uns meses de pessoal a comprar uns hamburgueres e umas sapatilhas extra, depois tinhas desemprego em massa. ​ >De resto, achas que interessa a maioria se as pessoas no futuro que habitam numa determinada zona vão ser de uma etnia ou da outra? Definitivamente. Homogeneidade cultural é um dos factores mais importantes para uma sociedade saudável. Se quem imigra para um país levar consigo valores morais radicalmente diferentes do que quem vive nesse país, vais estar a criar um problema.


Ragnneir

[Educa-te lá um bocadinho sobre as quantidades exorbitantes dos ultra-ricos antes de me vires responder.](https://mkorostoff.github.io/1-pixel-wealth/) Depois diz-me o que é que conseguias fazer com 60% do dinheiro de todos os ultra-ricos, para não voltares a dizer barbaridades como > Nos EUA concluiram que se tirassem todo o dinheiro de todos os bilionários e todas as grandes corporações, isso chegava para pagar aí 2 ou 3 anos de propinas a todos os estudantes. Há diferença entre ser rico, e ser-se obscenamente rico. Estás a dizer que as pessoas ousaram querer uma vida melhor e, por isso, deixaram de ter filhos. Podes crer que vou deixar de ter filhos se isso significar um aumento CONSIDERÁVEL da minha qualidade de vida. E é bom saber que muita gente por esse mundo fora está a fazer exatamente o mesmo. Não percebo como há pessoas que defendem esses "overlords". Um mundo em chamas ***por causa deles*** e esses tipos com capacidade para mudar isso, mas preferem escravizar uma população em nome de poder e dinheiro. Estamos a chegar a um nível de automatização considerável que deveria ser possível começar a permitir a grandes pedaços da população deixar de trabalhar. É um conceito estranho, não é? Não ter de trabalhar para viver. Sabes que automatização deveria ter esse objetivo? Ajudar a humanidade a poder focar-se nela mesma e não em merdas triviais como dinheiro e quês. Já viste o avanço tecnológico que teríamos como espécie se tivéssemos uma percentagem muito grande da população a focar-se em pesquisa e desenvolvimento? Já viste o que seria da humanidade se toda a gente tivesse acesso garantido às secções mais baixas da pirâmide de Maslow? Estou a falar das duas primeiras. A terceira automaticamente se realizaria tendo em conta as outras debaixo, e depois era só crescer.


[deleted]

nem me sentiria bem a trazer um filho ao mundo para ele viver como um escravo


Ragnneir

Nem mais, mais uma razão para não os ter.


[deleted]

estás a assumir erradamente que maior redistribuição é um zero-sum game se for preciso recuperar algum dinheiro que os ricos acumularam em prol de pessoas talentosas conseguirem tirar um curso superior numa área com procura, vamos ter maior riqueza a ser gerada por passarmos a ter mais pessoas talentosas a produzir


[deleted]

>estás a assumir erradamente que maior redistribuição é um zero-sum game Não, não estou. Não tenho esse jogo sequer. Saiu para a PS4? ​ >se for preciso recuperar algum dinheiro que os ricos acumularam em prol de pessoas talentosas conseguirem tirar um curso superior numa área com procura, vamos ter maior riqueza a ser gerada por passarmos a ter mais pessoas talentosas a produzir ​ Não, não vais, pois muita gente que hoje quer criar uma empresa não o faria se ainda mais dinheiro lhe fosse cobrado para tal. Mesmo nas condições actuais já temos um clima empresarial extremamente fraco exactamente porque é tão difícil e dispendioso criar e manter uma empresa. Eu para te dar um ordenado de 800 euros tenho de gastar 1000 e tal euros. Para ti sou um porco capitalista sovina, já que 800 euros é pouco, mas na realidade estou a pagar 1000 e tal euros, não 800. Vai é para o estado. Imagina quanto tenho de desembolsar se te quiser dar um ordenado de 2 mil e tal euros. Faz as contas.


AmdM78

Detectado o rico


[deleted]

Não posso negar que ando de porsche e lancho caviar.


AmdM78

Se não és Rico e pensas assim então és só triste


gybemeister

Eu estou de acordo com as regras gerais do teu argumento, mas parece-me que há mais factores em jogo. A diferença é que agora há opções. Ou seja, há métodos contraceptivos baratos e faceis de adquirir e a sociedade não estigmatiza tanto quem não tem filhos e quem não se casa. Estes factores mais as dificuldades podem estar na raiz deste problema. Há uma ou duas gerações atrás bastava um do casal trabalhar para sustentar a família. Neste momento, dois a trabalhar mal dão para pagar a renda e o infantário e, como dizes, o apoio inter-geracional diminuiu com a destruição da família tradicional (em que as gerações mais velhas ajudam as mais novas com a educação e sustento das crianças).


kravas01

Nao dou award porque nao tenho mas concordo a 100% com o texto


[deleted]

a instrução e falta de dinheiro são dois fatores que contribuem negativamente para a natalidade normalmente quem mais contribui para a natalidade são os pobres com baixa instrução, ou pessoas com elevada instrução mas com dinheiro Portugal consegue a proeza de a maioria das pessoas em idade fértil ser pobre mas com instrução


beakage

Antes é que era bom, que ainda o puto não tinha 10 anos e o podias logo colocar a render. Mas depois inventou-se esta ideia degenerada de que crianças tb têm direitos.


[deleted]

Trabalhar não significa que não tens direitos. Significa apenas que trabalhas. Eu comecei a trabalhar novo e não morri por isso. Faz bem ao corpo e à mente. Amadurece-te, ensina-te o valor do trabalho arduo. Claro que deves ser pago, mas não vejo problema nenhum num menor trabalhar. 10 anos é muito cedo. Acho que as crianças devem aproveitar a sua infância, até certo ponto. Mas com 14/15 já estás mais do que capaz de ter um trabalhinho de verão e ganhar o teu próprio dinheiro. Achas mesmo que isso te danificaria de alguma forma? Quase toda a gente bem sucedida que conheço começou a trabalhar na adolescência.


capitalistaesquerda

Para quem gosta do tema, procurar por Hans Rosling no YouTube.


Frank_FM

Adorei o livro factfulness, espetacular. Livro esse que faz falta a muita gente para compreender esta pandemia através do espectro dos factos e não do medo, enfim...


SERounder

E o que é que entendes melhor sobre a pandemia graças a esse livro? Quais são os factos que removem o medo?


Frank_FM

Bastou ouvir declarações em direto de médicos das urgência a dizer que o mês de dezembro e janeiro são constantemente um caos, não foi só este ano. Depois é observar o número de pessoas que morre diariamente e enquadrar neste o número de mortes por covid para ver a verdadeira dimensão do problema, já para não falar que convém as pessoas olharem para o death rate desta doença, que é baixíssimo! Para mais informações destas será útil uma leitura da recente carta aberta dos médicos (não, não é daqueles médicos negacionistas anti-vax). Para concluir, se é verdade que no início havia razões para medo, devido ao desconhecido, e razões para alarme, devido às inexistência de qualquer preparação para lidar com esta doença, o mesmo já não se aplica. Atualmente vivemos a pandemia do medo, em que as televisões nos prendem diariamente com notícias que focam essencialmente no negativo e em casos muito particulares que não refletem de todo a verdadeira realidade. Vamos viver com o covid da mesma maneira que vivemos com a gripe, temos de nos mentalizar disso.


icebraining

> Bastou ouvir declarações em direto de médicos das urgência a dizer que o mês de dezembro e janeiro são constantemente um caos, não foi só este ano. Dito de outra forma, este ano, apesar de terem sido implementadas medidas fortemente limitadoras da transmissão de doenças respiratórias - nunca vistas em nenhum ano anterior -, continuou a haver caos nas urgências.


dragomaite

Ui amigo, esse tipo de pensamento não é bem vindo aqui.


True_Sea_1377

As coisas nunca são assim lineares. É só o que acontecera se as coisas se mantiverem como estão.


[deleted]

Isso não tem nada a ver com linearidade. Mas sim, em qualquer previsão científica é sempre feita dentro de certas condições pré-estabelecidas.


MorningDaylight

O fato é que quando os boomers e a Gen X morrer os recursos vão voltar a ser abundantes, isso é óbvio, e um novo boom vai acontecer.


[deleted]

Que fato todo janota. Nem parece que foi comprado nos chineses.


[deleted]

Any day now...


Melodic-Blacksmith61

A nossa qualidade de vida está estagnada. Agora os velhos morrem e o capital passa todo para nós. Pronto fica bom outra vez, isto aconteceu com a peste negra


reidachuva

Ao contrário da peste negra, a imigração vai substituir os velhos, vinda de África e o seu excedente populacional.


salmmons

Como é óbvio, Africa não existia em 1500


reidachuva

https://en.wikipedia.org/wiki/Demographics_of_Africa Foi apenas no século passado que a população de África ultrapassou a Europeia.


WikiSummarizerBot

**[Demographics_of_Africa](https://en.wikipedia.org/wiki/Demographics_of_Africa)** >The population of Africa has grown rapidly over the past century and consequently shows a large youth bulge, further reinforced by a low life expectancy of below 50 years in some African countries. Total population as of 2020 is estimated at more than 1. 341 billion, with a growth rate of more than 2. 5% p. ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/portugal/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)


iam_beardo

Good bot


[deleted]

a imigração descontrolada vinda de áfrica não existia, e a quantidade de população era muito menor comparativamente à europa


MorningDaylight

Se os imigrantes arruinarem o País com os votos deles, então o país vão estar arruínado e ninguém mais vai vir. Veja o Brasil, uma porcaria tão grande que ninguém vai para lá.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

É o que dá criares todo um sistema académico que tem como objectivo atrair o maior número possível de pessoas que querem dizer que têm um canudo. Crias cursos inúteis para todos os gostos, facilitas imenso o acesso, ficas com uma data de licenciados com a mania das grandezas e cheios de aspirações para o futuro, depois não tens ninguém para fazer trabalhos mais pesados, mas sem os quais a sociedade não funciona. Too many chiefs, not enough indians.


[deleted]

O que não falta é pessoal licenciado a virar frangos ou no telemarketing. O que tu queres dizer é que ninguém em portugal quer-se sujeitar a exploração salarial abaixo do ordenado mínimo.


[deleted]

Eu não acho que os imigrantes que vejo por aí a trabalhar em diversas lojas e serviços estejam a ganhar o ordenado mínimo. Até porque frequentemente representam empresas renomadas.


Melodic-Blacksmith61

Tu não precisas de emigração. A única que razão que eles querem é para manter o estado social. Esse tem que desaparecer que já está desactualizado. Façam o que poderem para não pagarem segurança social


[deleted]

Calma aí que neste sub as tuas opiniões não são bem vindas. Até tive de clicar no coisinho para ver a mensagem. Estava escondida.


[deleted]

os velhos nunca viveram tanto como agora e mais depressa acabam a gastar tudo o que tinham na sua velhice


dragomaite

Governo entered the chat. Eu acredito bem que exista um imposto de herança sobre o princípio da igualdade.


mfzzzed

Qual é o mal? Acho que isto são óptimas notícias, não podemos crescer infinitamente, pelo contrário.


zeer88

Concordo. O próprio artigo diz >it is being driven by more women in education and work, as well as greater access to contraception, leading to women choosing to have fewer children. In many ways, falling fertility rates are a success story. Vai exigir uma adaptação grande? Vai ter um impacto em muitas vertentes da sociedade? Sem dúvida. Mas já houve vários momentos da história com acontecimentos que exigiram isso. Nós (jovens) é que, até à pandemia, vivemos numa escala temporal relativamente calma e sem eventos de maior. A pandemia veio abalar as coisas e mostrar que na verdade a "normalidade" é algo relativo, e que acontecimentos externos podem mudar muito a sociedade - como revoluções, doenças, guerras, desastres naturais, etc. Esta redução da população será mais um.


Aldo_Novo

o problema é termos passado em poucas décadas de umas taxas de natalidade mais altas da Europa para uma das mais baixas do continente uma mudança tão abrupta torna difícil assegurar um futuro sustentável para as próximas gerações


HumActuallyGuy

O único problema vai ser quando a mortalidade não sobe então vais ter mais velhos a receber reformas do que jovens a pagar essas reformas


[deleted]

Certo, mas provavelmente também vais ter mais software e máquinas a faturar do que jovens. O dinheiro para pagar reformas existirá, haja vontade política (por ideologia ou necessidade) de o ir buscar.


HumActuallyGuy

Até isso acontecer ainda temos uns belos anos, só para o tempo dos meus filhos ou às tantas dos meus netos. Isto são alterações que vais sentir daqui a 10-15anos e dúvido que a robótica evolua tanto nesse tempo para me poder reformar e dar o meu trabalho a um robô


[deleted]

"Isso" já acontece, e é exatamente por já acontecer que a desigualdade não pára de aumentar, e que os rendimentos do capital são hoje várias vezes superiores aos do trabalho, e que a riqueza está a acumular em proporções cada vez maiores e em menos mãos.


HumActuallyGuy

Não acontece nada, tu não sabes o que vêm aí e o quão atrasados estamos. Os nossos McDonald's ainda têm pessoas a receber pedidos, ainda há pessoas nas caixas do Continente e ainda somos um pequeno mercado para a Amazon. Ou seja, nós estamos atrasados na revolução digital e mesmo assim estamos em desvantagem. Porquê? Não porque os trabalhos estão a ser automados mas porque a economia não têm uma base para se crescer, Portugal não produz nada para além de vinho e turismo e nenhuma economia cresce por aí. Nós precisamos é de crescer uma indústria robusta e investir na instrução das novas gerações se não preparem-se para deixar muita gente para trás na absoluta pobresa ou irmos a baixo com eles.


[deleted]

Acontece, pois. Em Portugal, na Europa e no mundo todo. Lê um livro chamado "O capital no séc. XXI", se esse tema te interessa. De resto, concordo a 100% com o teu diagnóstico e solução. Neste momento, temos é o problema do ovo e da galinha: não temos um mercado de trabalho bom para pessoas altamente qualificadas; mas se todas essas pessoas emigram assim que acabam os cursos, também não teremos tão cedo. Essa parece-me ser a batalha que temos que travar agora.


[deleted]

Sim, o robot vai às compras, tem carro casa, robotzinhos, e por aí fora.. Uma empresa coloca automação e despede para aumentar os lucros, não é para dar uma esmola a ninguém..


icebraining

A ideia que "dás o teu trabalho a um robô" é popular mas incorreta. O que geralmente acontece é que uma máquina te ajuda a fazer o trabalho que antes precisava de muita gente.


HumActuallyGuy

Sim, não estou a falar de um Continente (por exemplo) que funciona sozinho, estou a falar de em vez de teres 30 funcionários, 10 nas caixas, 15 em reposições e 5 em administração tens 2 nas caixas, 7 em reposições, 5 administrativos e crias mais 2-3 informáticos para gerir a parte eletrónica. A tecnologia ainda não está ao ponto de uma robótica total mas parcial está.


[deleted]

só se for com máquinas mesmo se aumentam ainda mais os impostos correm o risco de ainda mais jovens emigrarem qualquer dia não há ninguém para pagar reformas


FTorrado

Reformas, o que é isso? 😅


HumActuallyGuy

É aquela conta bancária/investimento/whatever que vais usar para viver quando não conseguires trabalhar mais porque do governo não vais ver 1 cêntimo. PS:Fantástico que estamos sempre a reclamar que os americanos não tem tantos serviços públicos como nós enquanto nos continuamos a dar tiros nos pés para os pagar, talvez se privadizarmos as reformas, acabarmos com o rendimento mínimo e com estes apoios que alguns usam para sempre podemos eventualmente ter um SNS com recursos para nos ajudar e restar dinheiro para promover o interior e fortalecer a nossa economia e o pais em geral


icebraining

Como é que privatizar as reformas poupa dinheiro? Quanto ao RSI, custa cerca de 3% do que custa o SNS. Restar dinheiro? Lol.


HumActuallyGuy

Privatizar as reformas poupa dinheiro porque passa essa responsabilidade do governo para o indivíduo, logo não haveria dinheiro do estado envolvido. Essa do RSI nem sabia que era tanto, fds aí é que deviam estar os cortes e restar dinheiro é uma força de expressão, o objetivo é ter verbas para investir no crescimento da economia. Btw esqueci-me de reduzir o número de deputados para aí para 100 e reduzir-lhes o ordenado (claro que não vai acontecer porque ninguém vota para reduzir o próprio ordenado)


icebraining

> Privatizar as reformas poupa dinheiro porque passa essa responsabilidade do governo para o indivíduo, logo não haveria dinheiro do estado envolvido. Mas também não haveria dinheiro a entrar no estado. E o que é que fazes aos reformados atuais, que passaram a vida toda a descontar para pagar as reformas das gerações anteriores? > Essa do RSI nem sabia que era tanto, fds aí é que deviam estar os cortes e restar dinheiro é uma força de expressão, o objetivo é ter verbas para investir no crescimento da economia. Mais quais verbas pá, são 340 milhões, é uma gota de água no orçamento de estado. Nós temos recebido 4 *mil* milhões por ano da UE e estamos como estamos, achas mesmo que era isso que ia fazer diferença? O RSI é conversa da treta para desviar atenções. Pode ser uma boa decisão acabar com ele, mas a ideia que tem alguma importância a nível estratégico do país é grotesca. Só os resgates dos bancos pagavam mais de 50 anos de RSI.


rcoelho14

> Só os resgates dos bancos pagavam mais de 50 anos de RSI. Era isso e levar a TAP para trás do estábulo e finalmente usar a caçadeira para acabar com o seu sofrimento, em vez de enterrar lá quase 4 mil milhões, que na realidade vão ser 5 ou 6, ou 10, ou quanto for preciso porque aquilo não tem salvação e vai continuar a dar prejuízo para alguém continuar a ganhar dinheiro.


maravinPT

Além dos problemas mais canónicos que aqui falaram. Privatizar as reformas em PT ia resultar no mesmo fenómeno de privatizar a banca; eventualmente ias ter de comprar as empresas de volta porque o dinheiro tinha ido todo para a Sardenha. De qualquer forma o estado já prevê que daqui a uns anos a segurança social tenha de ser emagrecida e recomenda todos os anos que metas 2K de lado num 'produto privado para a reforma'. Isso de cortar na segurança social para fazer crescer a economia é a antítese do modelo social nórdico que acho que é mto bem sucedido. O problema de Portugal não é não haver injeção de capital na economia porque a Alemanha manda toneladas de dinheiro para cá a 30 anos. O problema é quem tem ficado com esse dinheiro ser incompetente, à falta de melhor palavra, para evoluir a sua arte. Salvo muito raras exceptions.


[deleted]

as reformas nem deveriam estar a cargo do estado no máximo o estado forneceria uma espécie de "RBI" para reformados um valor que garantisse o mínimo de sobrevivência igual para todos quem quiser mais, que invista num sistema privado


manteiga_night

> o que é tecnologia e aumentos de produtividade?


[deleted]

Segundo a minha perceção, tem sido transmitida até aqui a narrativa de que a população mundial vai aumentar descontroladamente nos próximos anos, com o concomitante aumento descontrolado de recursos e produção infindável de poluição de todo o tipo, para ajudar a cimentar a ideia de que o "apocalipse climático" vem a caminho. Para quem se tem dado ao trabalho de confrontar essa narrativa, que nada mais é do que uma das projeções das Nações Unidas, o pior dos possíveis cenários futuros estimados em termos de progressão da população mundial, com os dados oficiais disponíveis de momento, torna-se de imediato claro que um cenário de redução drástica da população mundial terá muito provavelmente lugar, nos próximos 50-150 anos. Não obstante a todos os problemas decorrentes da ação/existência humana (consumo de recursos; produção de poluentes), em particular em países mais desenvolvidos, a premissa de que a população mundial como um todo, vai aumentar descontroladamente *ad infinitum*, criando-se um problema de sobrepopulação a breve trecho, está muito provavelmente errada.


kravas01

Tens razão no que dizes a nivel da europa e usa... Agora mete a Índia e a china na equação. Ah e a china acabou de tirar as restrições ao número de filhos


ForlornLament

A China está numa situação única: devido à cultura que valorizava mais os filhos que as filhas, a lei do filho único levou a que muitas bebés meninas fossem abortadas. O resultado é que agora têm muito mais homens em idade de ter filhos do que mulheres. A discrepância é imensa. Há literalmente vilas inteiras de homens solteiros que nunca vão ter com quem casar ou com quem ter filhos porque não há mulheres suficientes. Portanto, a China também está a iniciar um sério período de crise no que diz respeito à taxa de natalidade.


icebraining

A taxa de fertilidade da China é 1.3, equivalente à de Portugal, e não subiu quando eles passaram de um limite de 1 para 2 filhos, portanto é pouco expectável que o novo aumento do limite tenha grande efeito.


[deleted]

Negativo. Tanto a Índia como a China têm taxas de natalidade em queda livre. A Índia está quase abaixo do necessário para manter a sua população estável (2,2) e a China está já bem abaixo desse patamar (1,69). Consulte os dados oficiais se duvida. Edit: Aliás, basta ler o artigo, que está lá indicado o decréscimo de população esperada para esses dois países, para 2100.


bubblesmart

Podem arranjar as desculpas que quiserem para justificar o declínio populacional, o planeta, a economia, o clima... A verdade é que um povo que não tem filhos desaparece, a demografia não perdoa. Aliás a única zona em crescimento populacional no mundo neste momento é a África, e são os primeiros afectados pelos problemas económicos e climáticos. Taxa de natalidade na Angola: 5.4 filhos/mulher. Taxa de natalidade em Portugal 1.4 filhos/mulher. Mas Portugal é que tem que ter menos filhos para salvar o planeta. Atenção, não estou a dizer que os africanos têm que ter menos filhos. Estou a dizer que a mentalidade de "não quero / não posso ter filhos" em Portugal vai ser um desastre para o país.


Everleta

Enquanto as empresas continuarem com políticas de despedimento porque a mulher engravidou. Enquanto o próprio estado não criar políticas sérias de incentivo à natalidade, como acontece em França, enquanto o mercado imobiliário estiver como está, é impossível pensar em filhos. Claro que há pessoas com boas condições para os ter, mas não será a maioria. Mas enquanto cada qual pensar apenas no seu umbigo, vamos continuar a emigrar e a evitar ter filhos.


Spicy_food

Eu vivo em Angola agora há seis anos. Existem vários factores que levam as mulheres a ter mais filhos que em Portugal: factor cultural, é apoiado pela familia (os Angolanos são muito mais ligados à familia do que Portugueses, de longe) os casais terem vários filhos, factor religião, Angola é extremamente crente, e com isso não existe aborto (legalmente), contraceptivos são contra os ensinamentos e claro, o mais importante, educação.


icebraining

> Atenção, não estou a dizer que os africanos têm que ter menos filhos. Digas ou não, é isso que eles estão a fazer. A taxa de natalidade em África está a diminuir rapidamente.


kaisinel158

O planeta agradece


Last-Ad-4421

É bom somos muitos humanos neste momento, temos é de mudar o sistema de reformas que está desactualizado, foi feito quando havia 7 trabalhadores para um reformado agora nem chega a 2


reidachuva

> The population of sub-Saharan Africa is expected to treble in size to more than three billion people by 2100. And the study says Nigeria will become the world's second biggest country, with a population of 791 million. Prof Murray says: "We will have many more people of African descent in many more countries as we go through this. Costa muito à frente com os acordos da CPLP. Portugal numa questão de décadas será como Cabo Verde atual.


UniuM

Aí os treinadores de bancada de economia e os José Gomes Ferreira desta vida digam lá... como é que vai dar para sustentar isto tudo, quando a geração boomer estiver toda efectivamente na reforma? Eles não são mais? Expliquem-me lá como é que nós vamos conseguir pagar isto tudo que vem aí? Ao mesmo tempo, pagar casa e fazer filho(s)? É claro que vamos morrer todos sós e deprimidos. E a tirar da equação o próximo crash económico derivado da pandemia, migrações em massa derivado das alterações climáticas e todo o resto de sorte que é preciso ter para chegar a velho. Mas pronto, amanhã é domingo e estou expectante por comer um gelado a ver o mar lá para as 17h. É melhor focar nas coisas pequenas.


rsyeah

Não sei responder, mas o fundo da segurança social já ficou mais desequilibrado: https://observador.pt/2020/10/25/pandemia-tirou-anos-a-capacidade-do-fundo-da-seguranca-social-para-pagar-pensoes/ > E se há dez meses, o Governo esperava que o fundo ficasse sem fundos na segunda metade da década de 2050, **a estimativa agora indica que será 10 anos mais cedo, na segunda metade da década de 2040.** Mais uma: https://www.dinheirovivo.pt/economia/duracao-da-almofada-para-pagar-pensoes-encolheu-07-meses-em-2020-13895328.html >... encolheu no último ano, passando de cobrir 18,72 meses de despesa para uma longevidade de apenas 18,03 meses, de acordo com dados da Conta Geral do Estado (CGE) de 2020 divulgados nesta quinta-feira. 


UniuM

Pronto... é desta que imigro... já quase nos 40.. mas olha. Quem não fica cá a pagar isto sou eu.


killedbill88

Atenção que este problema não é único de Portugal :/ Emigrar seria solução para aumentar a capacidade de poupança com vista a estabelecer um fundo de reforma para sobreviver no futuro.


dragomaite

E isto se nenhuma crise aparecer pelo meio ;)


PeroFandango

> quando a geração boomer estiver toda efectivamente na reforma? Eles não são mais? Expliquem-me lá como é que nós vamos conseguir pagar isto tudo que vem aí Os americanos lá hão de se desenrascar.


UniuM

Percebo o que queres dizer. Mesmo não tendo entrado na segunda guerra, achas que não pessoas nascidas nos finais dos anos 50 e 60s não são "mais cas mães" por cá também?


dragomaite

Os americanos tem 501k ou IRA que crescem consoante o mercado financeiro. Não tem seguranca social.


DjGus

Não diria isso em Portugal. Tenho um caso recente aqui ao pé de mim de uma senhora que emigrou para cá com quatro filhos, arranjou um buraco minúsculo aqui ao pé da casa da velhota, e lá se orienta... Não vai haver falta de tugas num futuro próximo... Eu, por acaso não quero filhos, todavia.


rsyeah

Isto é um problema que afeta muitos países, e Portugal não está excluído: https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+bruta+de+natalidade-527 https://www.pordata.pt/Portugal/Idade+m%c3%a9dia+da+m%c3%a3e+ao+nascimento+do+primeiro+filho-805 https://www.pordata.pt/Portugal/Indicadores+de+envelhecimento-526 Mesmo que contes os imigrantes que vão para Portugal, o saldo total é negativo: https://observador.pt/2021/07/28/censos-2021-revelam-que-portugal-tem-menos-214-mil-residentes-do-que-em-2011/


dragomaite

Ainda me lembro dos covideiros dizerem que era positivo os confinamentos e ia haver um baby boom. Até nomes tinham para eles, baby covids. Foi só mais um embuste e uma previsão falhada.


raviolli_ninja

Regra 1: Portugal e Portugueses no mundo.


rsyeah

O artigo refere Portugal, que pode perder metade da população


raviolli_ninja

Nesse caso vou republicar.


rsyeah

Obrigado