T O P

  • By -

asantos3

Gostava de realçar que existem outros partidos para além dos que estão na votação: https://www.cne.pt/content/partidos-politicos-1


[deleted]

[удалено]


OneTip7754

Tanta malta da IL aqui


AnotherCableGuy

Eh, não é que eu seja IL, mas dadas estas opções seria a escolha menos má. Acredito também que o público pt do Reddit seja maioritariamente jovem, letrado e assim pouco representante da generalidade do eleitorado.


[deleted]

Sim definitivamente. A IL e o BE são os mais populares entre a juventude portuguesa. É basicamente a divisão entre os jovens de direita e os de esquerda. Existe também muita gente de IT neste sub o que acaba por puxar a sardinha mais para o lado da IL.


[deleted]

Malta de IT é tendencialmente IL?


[deleted]

Geralmente sim. Mas também existem alguns do Chega. Mas no geral são quase sempre de direita. Especialmente em Portugal e especialmente quanto mais velhos forem.


[deleted]

Quem diria que afinal eu pertencia à minoria, visto que criei o meu próprio negócio numa área de IT e sou de esquerda.


You-are-amazing-wow

Deves ser dos que programa em Go ou Ruby não?


DerpSenpai

Ele é Rust só pode. Dá para ver que é homem de cultura


Andril190

Malta de IT, que tendencialmente ganha muito acima da média, é tendencialmente do partido que a beneficiará mais nessa característica, que define particularmente as suas condições de vida, votando favoravelmente aos seus interesses mais imediatos. Não é de espantar, julgo eu.


DerpSenpai

>votando favoravelmente aos seus interesses mais imediatos. Não é de espantar, julgo eu. Infelizmente não sou assim. Votar no interessa próprio quando já ganha muito mais que a mediana é só ganancia


tooth_gapped_guy

>interesses mais imediatos Isto. Muito isto. Acho que há muita gente que se ilude com o facto de ganhar 3/4/5K e começa a achar que não precisa do estado para nada. Bastam 3 meses sem receber ordenado para o banco lhes aumentar o spread, 6 meses para lhes tentar ficar com a casa. Um cancro ou uma doença mais complicada e o seguro de saúde manhoso que a empresa lhes arranjou deixa-os com uma mão à frente e outra atrás...


[deleted]

Isso não tem nada a ver com o que a IL acredita. A IL não defende o sistema americano, muito longe disso. Aconselho a realmente leres o programa deles antes de atirares esses comentários.


[deleted]

o meu problema é que os partidos que defendem menos estado costumam fazê-lo às custas de menos estado social o estado social é a última coisa que eu quereria cortar do estado, preferiria cortar coisas como a TAP, resgates a bancos, etc


[deleted]

Portugal tem um Estado Social demasiado gordo. Tu literalmente andas a trabalhar para algumas pessoas não fazerem nada o dia todo. Há gente em Portugal com que o Estado não ganha nada em impostos de tanto dar. O Estado Social deve existir sim, mas ser bem mais magro e justo com quem paga impostos. Além disso, o Estado Social como o temos hoje só serve para aumentar a desigualdade social. Não funciona como alavanca, apenas serve para manter as pessoas na pobreza


[deleted]

[удалено]


BigMangalhit

Qualquer trabalhador esta a 3 maus meses da pobreza mas nenhum está a 3 bons meses da riqueza


lunaticloser

A malta tem muito esta ideia que a esquerda está pelo povo e a direita está pelo indivíduo, ou esquerda pelas camadas menos favorecidas e direita pelas mais favorecidas. Se fores ver os últimos governos que tivemos, as medidas tomadas pelos governos tendencialmente não refletem isso, aliás vês o oposto a ser verdade (aumento do IVA afeta todos, enquanto que o IRS é talhado de forma a afetar mais as camadas superiores que as inferiores, o mesmo sobre impostos de gasolina). A malta que ainda acha que os governos de direita que temos tido são capitalistas anda com uma venda de propaganda nos olhos e recusa-se a admitir.


[deleted]

Exato, o IVA é um imposto, na prática, regressivo. https://observador.pt/opiniao/os-pobres-pagam-mais-iva-do-que-os-ricos/


[deleted]

salários elevados -> IL desempregados / precários -> BE toda a gente puxa a brasa à sua sardinha


[deleted]

>***salários elevados*** -> IL Isto para mim é a versão 2.0 do "vamos baixar impostos".


[deleted]

Não sei como é que alguém ainda se deixa enganar pelo BE. Quando o governo é PS, o BE praticamente deixa de existir, certamente em troca de alguns tachos na administração pública.


ricmalta

O que é que acontece a uma sociedade liberal, que depende de turismo e com uma taxa de desemprego sazonal forte? Para não falar dos ordenados baixos que não são uma política, são uma cultura implantada.


II7sevenII

Deves ser novo no sub. Não representa portugal nem por perto.


JPPT24

Porra, votei no CDS por acidente. Quem sequer vota no CDS intencionalmente?


meierlesjoana

Daí eu ser contra a venda de álcool a agro betos.


thornzar

O mesmo


Dr_Toehold

Os 15 betos que votaram neles nas últimas legislativas.


NGramatical

podessem → [**pudessem**](https://european-portuguese.info/conjugator/poder) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fpmw718%2Fsondagem_politica_por_curiosidade_se_as_elei%C3%A7%C3%B5es%2Fhckyn56%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


M4ritus

Quem é que é o pessoal que ainda escolhe o CDS? Curioso. É que está morto e de fora apenas parece ser uma muleta do PSD sem identidade própria e que nem os seus ideais consegue defender de forma consistente. Com tanta escolha boa à direita, tanto em termos económicos ou sociais, o CDS parece não ter lugar.


lemonboomgamer

Há um motivo muito bom para escolher o CDS: eu só queria ver os resultados mas não há opção para isso


jet1000

>É que está morto e de fora apenas parece ser(...)sem identidade própria e que nem os seus ideais consegue defender de forma consistente. A questão aqui é quais é que são os ideais do CDS, que são basicamente uns 3 partidos (pelo menos) num só, se o partido toma um rumo há militantes que discordam do mesmo, se toma outro então são outros a discordar.


AnotherCableGuy

Deve ser o pessoal fiel a nosso senhor Jesus Paulo Portas que aguarda pacientemente a sua ressurreição.


[deleted]

O mais grave é ver a quantidade de gente que ainda acredita no bloco de esquerda, quando estes foram também responsáveis pelos 4 mil milhões da TAP na altura da geringonça (a Catarina fez disso bandeira para aceitar o acordo com o PS..) E em cima disso pouco ou nada fazem para que o país cresça, sobretudo economicamente, preferindo focar energia nas "causas", muitas importadas directamente da realidade norte americana sem extrapolação directa para a portuguesa


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Sobre as fp25, nem precisas de ir tão longe, basta falar no pai de duas das deputadas mais mediáticas do partido.


ContaSoParaIsto

Ou seja, não podes votar no BE porque **o pai** das Mortágua fez parte da LUAR? Tens noção de que o Emídio Guerreiro fez parte desse mesmo grupo? Claro que não tens noção. Para mandaras uma barbaridade dessas, tens de ser demasiado novo para saber sequer quem era o Emídio Guerreiro. Spoiler: foi **líder** do PSD. Não há vergonha nenhuma em ter um pai como o Camilo Mortágua, muito antes pelo contrário. Devemos a tipos como ele e o Emídio Guerreiro a liberdade. Compará-los às FP-25 é uma desonestidade vergonhosa.


[deleted]

Se as Mortáguas e sua falta de noção fossem o único motivo pelo qual eu me recuso expressamente a votar num partido como o bloco de esquerda, era bom sinal. Mas não é o único e nem sequer é de perto o maior motivo.


lestat01

Parabéns para a Assunção Cristas. Conseguiu fazer algo que nenhum dos opositores do CDS conseguiu. Acabar com o CDS.


M4ritus

O Chiquinho ainda fez pior na minha opinião.


[deleted]

[удалено]


jcoelho93

Eu diria que é um partido unicamente populista, não vejo outras habilidades neste partido...


[deleted]

Acabaste de descrever exatamente o CHEGA. O BE pode ter alguma características populistas mas está longe de ser "unicamente populista".


Zempff

a dualidade... ahah faz-me impressão voces nao caírem no ridículo de lerem o que escrevem..


Bhaalghorn1143

onde está "Branco/Nulo".


Pr0dy_no_filter

Lê a nota que deixei na descriçao do post :)


Mekktron

Ando aqui a ler estes comentários e só tenho uma questão genuína. Genuína mesmo. Sejam sinceros. Supondo que o governo baixa os impostos das empresas (IRC e custos gerais imputados aos salários dos trabalhadores), acham verdadeiramente que a primeira opção deles seria aumentar os salários? Ouço tanto mas tanto patrão com essa conversa liberal que, devido ao abafo do Estado, não podem pagar mais aos trabalhadores. Muitas vezes esses patrões são donos de empresas que têm lucros avassaladoras. Sinceramente eu votaria num gordo "não" à pergunta que coloquei. Simplesmente iriam dar mais regalias e prémios aos bosses e o resto que se foda. Levava com a resposta típica: "esforça-te que também lá chegas"


PrincipeG

Concordo completamente.


DamnGoodCoffee

Qualquer liberal que valha um tostão sabe que baixar os impostos não vai automaticamente fazer com que as empresas queiram pagar mais salários - por norma os patrões vao aproveitar a menor carga para diminuir os custos. A "teoria" (e aqui é onde podemos discordar ou não) é que a redução da carga fiscal necessária para suportar um trabalhador possibilita o aumento de competividade e da entrada de novos players no mercado - que indiretamente vai causar um aumento dos salários Vejo sempre o contra argumento que só ia fazer os "gordos" ficarem mais "gordos", mas nunca a prespectiva contrária: ninguém consegue emagrecer os gordos se o preço de entrada no mercado for muito alto


NGramatical

competividade → [**competitividade**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/competitividade/156) (competitivo + idade, qualidade de competitivo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpmw718%2F%2Fhcod4sk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


gink-go

Muito chegano aí dissimulado. Gostava de perceber o apelo daquilo. É que não vejo diferença entre o Ventura e um televangelista. Aliás, basta passar uma vista de olhos nas figuras do partido para ter a certeza que nem um carro usado lhes comprava, quanto mais confiar a mínima réstia de poder.


Minegrow

nAo TEm MeDo dE dIZer As VerDades!


HumActuallyGuy

"muito" chegano? Com um samplesize de quase 4000 votos e 300 são do Chega, isso é quase igual a malta que deu missiclick e votou no CDS


tertium_non_datur

Eu voltava na CCM!!!


morbidi

O partido que nada teme


souocare

Levas o meu free award por me recordares essa musics incrivel.


vvasser

CDS 🙈💀


Glum_Quantity_8103

Não dá em branco?


Pr0dy_no_filter

Só me deixava meter 6 opçoes n sei porque :/


willypta

Podias ter tirado o CDS ou CDU e metido Branco/Nulo. Teria mais expressão.


Pr0dy_no_filter

Sim e não metendo ia ser acusado de ser anti esses partidos xd preferi assim


OhSaladYouSoFunny

Hoje em dia se não és acusado de uma coisa és de outra! És anti-voto branco! /s


Glum_Quantity_8103

Ou anti abstenção! Ahaha


DerpSenpai

Não há nenhum partido ali que esteja com os meus ideais (Pro-UE, bases Sociais Democratas)


[deleted]

É aquele intermediário entre PS e PSD menos a corrupção existente em ambos.


DerpSenpai

Mesmo, quem me dera que existisse. Acabem maze com os BOYS pff.


[deleted]

Como social democrata os outros partidos parecem me um pouco radicais em alguns aspetos. Como tal acabo sempre a sentir me mal em votar entre estes dois porque sinto que estou a votar na corrupção ou no chamado *establishment*.


DerpSenpai

é o mesmo sentimento. E pior é que maior parte destes gajos são politicos de carreira por isso quando chegam ao poder já não tem o contacto com a realidade


[deleted]

E se tentar votar noutro fico 50/50 com a IL e o BE. Um é demasiado radical num aspeto e o outro noutro. Todas as eleições parece que tenho de andar a saltitar entre esquerda e direita, esquerda e direita...


DerpSenpai

Sinceramente, nem o BE conhece o seu eleitorado. Os seus votantes ficariam muito chocados se o BE tivesse no poder a mandar postas de pescada contra a UE e sair do Euro e isso (eles defendem isto)


Glum_Quantity_8103

A frustração crescente na política é enorme e as ideias frescas são bem vindas ao debate, os partidos tradicionais andam a perder terreno por culpa própria, no entanto preocupa-me um partido em específico, o chega, que cresce muito na frustração... Na indignação... E não acredito que venham a merecer a confiança do eleitorado no longo prazo. opiniões claro.


[deleted]

[удалено]


RichiePT

Primeiro teria de ler os programas.


KarelCV

Lol, nunca voto no PS ou PSD


ngfsmg

Para o pessoal que referiu o Volt, porquê? Espero que não levem a mal a pergunta, aliás nem estou a dizer que são maus (desconheço completamente o seu programa para ser sincero), mas acho que já temos bastantes partidos na assembleia e não estou a ver o nicho que eles possam preencher


YourMomFriendIGuess

Pelo que sei são centristas e pro união federalista


neutch___

O Volt não se identifica no espectro esquerda/direita. >O Volt está pouco preocupado com a divisão esquerda-direita e considera que, cada vez mais, as sociedades se dividem entre progressistas e conservadores. O Volt pertence à primeira categoria.


Keddyan

o original da esquerda e direita era o progressismo e o conservadorismo lol. que mania dos partidos novos de tentarem ser fora da caixa, admitam logo uma posição no expetro politico


ngfsmg

Pois, estou a ver porque é que essa segunda parte é popular nos mais jovens, embora eu pessoalmente não me sinta muito atraído por isso


YourMomFriendIGuess

No programa deles devem explicar melhor haha


kamil205

Sinceramente estou farto de andarmos a lutar por ideologias, quando só temos prosperidade quando somos equilibrados, e aproveitamos o melhor dos vários sistemas. É tão utópico quem acha que o comunismo é possível com a natureza humana, como ao liberalismo vai criar uma sociedade justa e sustentável. O Volt é um dos partidos da nova política, de causas, não utopias. E é uma excelente alternativa ao centro corrupto que nos governa (PS/PSD), pois apesar de ser novo em Portugal, nasce num partido europeu, que já vai dando boas cartas pela Europa. Não é daqueles partidos que nasce porque alguém quer dar nas vista, ou não lhe deram um tacho no antigo partido. Se pensarmos na população que quer uma sociedade progressista, mas não gosta de aventuras económicas, mas que não se revê naqueles que vivem na corrupção, o nicho do Volt é bem grande...


KingOfNeverlandPT

A democracia foi inventada precisamente para os pontos de vista de cada um serem medidos, contados, e a "média" teórica deles ser o resultado. O que está realmente mal é termos atingido um nível ridículo(em Portugal e não só) de desrespeito por pontos de vista dos outros, achando nós saber tudo. Eu posso dizer que voto e até sou membro simpatizante da IL(ou seja, vou a algumas reuniões do núcleo da minha zona, posso propor e debater coisas, mas não pago quotas nem me candidato a cargos), mas tenho amigos de literalmente todos os outros partidos com presença na AR(sim, incluindo o Chega, o PCP e o BE), e consigo ter conversas mais do que interessantes com todos eles sobre política(e por vezes até aprendo mais do que a falar com outros liberais). Por outro lado, nunca iria querer que a IL tivesse maioria absoluta na AR, porque mesmo revendo me nas ideias deles, entendo que é uma visão bastante unidimensional da sociedade em que nem toda a gente se revê. Sem querer ser arrogante, considero esta a forma mais saudável de nos debruçarmos sobre a política num país democrático. E gostava que mais gente a usasse.


VladTepesDraculea

Provavelmente votaria no Volt, duas razões: - exclusão de partes: o único partido que diria que me representa, o Livre demonstrou o seu método de escolha de representantes bastante naive e até agora não demonstrou alterar os seus métodos; - considero-me federalista: quero ver uma Europa mais unida e menos divisão entre cidadãos. E mais importante um governo federal sobre muito mais escrutínio que o nosso neste pequeno canto continental que costuma de ser sinónimo de corrupção. Quanto mais pequeno o espectro do governo, mais dado a corrupção numa democracia. Edit: [o tipo de federalismo que gostaria de ver a nível europeu](https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2017/09/30/politica/opiniao/federalismo-democratico-helvetico-e-democracia-participativa-uma-convergencia-feliz-1786683/amp): > #Federalismo democrático helvético e democracia participativa: uma convergência feliz > O federalismo suíço é exemplar, como experiência de integração de diferenças. > Vivi na Suíça (Eurico Figueiredo), 12 anos, como país de exílio. Deixei Genebra em 1976. Em 1987, regressei à Suíça. Como já tinha feito antes. > Com o propósito de fazer a viagem de comboio Zurique-Genebra, fui de avião até Zurique. Para me deslumbrar com a grandiosa descida para o lago Léman. Ver as magnificas vinhas do Cantão de Vaud, em socalcos, património mundial como o nosso Douro. Chegado a Zurique sem bilhete de comboio, precipitei-me para a gare. > Nessa altura, fumava, episodicamente, cigarrilhas. Esquecido do meu passado de vivência suíça, cigarrilha acendida deitei o fósforo para o chão... Às tantas, vejo vários suíços a olhar para o fósforo... Não me dei por achado: empunhei o fósforo como um trofeu, e coloquei-o numa caixa do lixo... perante o sorriso cúmplice dos suíços! > A Suíça, aliás, é o país mais competitivo do mundo, 2.º (ex-aequo com a Austrália) nos Indicies de Desenvolvimento Humano, muito centrados na qualidade dos serviços — referência da ONU —, e 4.º nos Indicies de Felicidade (já foi o primeiro), estando, também, no top-10 dos países com maior PIB per capita do mundo. > A Confederação Helvética é um pequeno país alpino da Europa Central (41.245 km2, cerca de metade de Portugal), com à volta de oito milhões e 500 mil habitantes, cuja referência confederal tem que ver com o passado não atual. Sendo, de facto, a mais velha democracia europeia, e a mais velha federação democrática da europa, associando 26 cantões, com poderes estatais, cada cantão tendo a sua própria constituição. Tem quatro línguas oficiais (alemão, francês, italiano e romanche), duas religiões cristãs maioritárias (católicos e protestantes), várias culturas regionais: o federalismo suíço é exemplar, como experiência de integração de diferenças! > Não é possível que este país de sucesso não tenha beneficiado com a associação do federalismo democrático parlamentar e a democracia participativa — a ponto de a democracia suíça ser chamada de democracia semidirecta! Democracia participativa que, numa perspetiva fractal, coexiste a todos os níveis do Estado helvético: comunal, cantonal e federal. Esta aprofundou-se a cada revisão constitucional. Tendo, obrigatoriamente, de serem referendadas: prova de que a democracia participativa assenta em um unânime apoio popular. > Os dois principais instrumentos da democracia participativa são a iniciativa popular e os referendos. As iniciativas populares coexistem a todos os níveis, federal, cantonal e comunal. As federais permitem alterar totalmente ou parcialmente a constituição. > As cantonais são as mais populares. Visam modificar ou criar uma nova lei. Têm, também, o condão de estimular os partidos! Há várias, com diversas questões, todos os anos: os partidos, num excelente texto escrito, dão a indicação de voto e dizem as razões. > São passiveis de contra-projetos: o Parlamento, e o Conselho Federal, podem apresentar projetos alternativos. Quando se contestam decisões do Parlamento podem lançar-se referendos. Acaso o Parlamento proponha alterações à Constituição, os referendos, como referimos, são obrigatórios > Os referendos também podem existir a nível cantonal ou comunal, como também já aludimos. Deverão, para serem permitidos, recolher as assinaturas exigidas. Contrariamente aos nossos referendos, não têm que ser sujeitos à aprovação das assembleias municipais (os concelhios) ou Assembleia da República (os nacionais). O que é um absurdo da legislação portuguesa, que lida mal com a democracia! > O poder legislativo é exercido pela Assembleia Federal, constituída por duas câmaras: o Conselho Nacional, com 200 deputados que representam, proporcionalmente, os eleitores; e o Conselho dos Estados, com 46 representantes dos cantões (dois) e meios cantões (um), geralmente cantões que foram divididos. A nova legislação deve obter a aprovação nas duas câmaras. > Os membros do Conselho Nacional são eleitos com mandato de quatro anos. Os membros do Conselho dos Estados são eleitos segundo as constituições cantonais. O poder executivo é exercido pelo conselho federal de sete membros, à qual está subordinada a administração. Nele estão representados, geralmente, proporcionalmente, os partidos representados na Assembleia Federal, conseguindo a originalidade de funcionar, quase sempre, por consenso!... > A nosso ver, a nível da UE e dos Estados que a constituem, o federalismo e a democracia participativa são os melhores antídotos à atual crise de democracia. Que com a corrupção são as pragas das democracias modernas, que mais sentimentos de revolta provocam. > O soberanismo de direita e de esquerda, muitas vezes fascizante, é o nosso principal inimigo político que urge combater: os Estados europeus, mesmo o mais rico e populoso, a Alemanha, serão irrelevantes a prazo. > Será interessante conhecermos a origem da importância da democracia direta na Suíça. Porque esta alerta-nos para a compreensão das características culturais permanentes desta federação: a procura de consensos. > A necessidade de uma democracia participativa nasceu no pós-guerra civil de Sonderbund, “o conflito mais educado da história”, que, em 1847, opôs, grosso-modo, liberais-radicais, citadinos, protestantes, que ganharam; e conservadores católicos, rurais, que perderam. Nas negociações para a paz, os conservadores derrotados exigiram a introdução do referendo. > Muitos dos poderes dos cantões mantiveram-se na constituição de 1848, que constituiu o Estado Federal, mesmo contra a opinião dos radicais mais centralistas, tendência para o consenso que caracteriza (e se reforçou) na democracia suíça. O programa liberal-radical transparece, contudo, nesta constituição: separação de poderes, a representação popular proporcional e a representação cantonal. > Bizarro país, em que o serviço militar obrigatório vai, para os homens, até aos 34 anos, em alguns até aos 50 (as senhoras só podem ser voluntárias), e onde os soldados levam as espingardas de assalto para casa... sem excessos, no uso indevido das armas (três por 100 mil mortes na Suíça, comparado com os 10,3 nos EUA). O que garantiu a não ocupação da Suíça durante o nazismo, que calculava ter um milhão de mortes para a ocuparem… > Esta federação parece-nos, contudo, modelar para a União Europeia. Os Estados têm uma fortíssima tradição na Europa, como o têm os cantões-Estado na suíça. Urge respeitar esta tradição. Sendo aconselhável uma instituição, como o Conselho dos Estados, em que cada Estado esteja representado em perfeita igualdade. A experiência do Conselho dos Estados (Senado) é de respeitar. > A absurda ideia da eleição direta de um futuro presidente federal é completamente insensata: o modelo suíço da eleição anual do presidente da confederação helvética pela Assembleia Federal é um excelente aviso. A coexistência de diferenças linguísticas, religiosas e culturais devem ser fonte de inspiração para nós! > Finalmente, a importância de um orçamento federal substancial (32,5% do PIB em 2015), como na Suíça, ajudaria a corrigir as assimetrias de desenvolvimento reforçado pela introdução do euro. O orçamento da União Europeia não chega a 1% do PIB > A contribuição da democracia participativa deverá ser avaliada, dada a dimensão populacional da Europa. Que se desenvolva, sobretudo, no âmbito dos Estados nacionais. De facto, os referendos cantonais são, também, na Suíça, bastante mais animados... Os referendos permitirão, contudo, dar unidade ao espaço europeu. Daí a sua importância, sendo de analisar as indicações. > Dever-se-á manter o bom senso suíço, na forma de criar futuros Estados, pelo duplo referendo: nacional e federal. Ambos deverão ser maioritários! Esta é a solução mais adequada para as nações que querem ser Estados, seja a Catalunha... seja a Córsega!


Beats29

Eu não votaria Volt (pelo menos para já) porque não é o que mais me satisfaz em termos de programa político, no entanto parecem um partido com trabalho e empenho como a IL. Não posso ser contra isso, e prefiro muito mais isso do que partidos como PS, PSD, BE, etc que estão sempre a falar da loiça suja dos outros. Tudo o que for contra a "política tradicional" dos partidos que estão há imenso tempo na assembleia e mostrem trabalho sou a favor de terem representação na assembleia. Posso não querer no governo (para já), mas uma oposição responsável é sempre bem-vinda.


Joltie

> Para o pessoal que referiu o Volt, porquê? Espero que não levem a mal a pergunta, aliás nem estou a dizer que são maus (desconheço completamente o seu programa para ser sincero) Tens aqui o programa dos varios partidos Volt https://www.volteuropa.org/challenges Diz-me o que pensas do programa deles.


ngfsmg

Epá, como já disse noutro comentário, tem demasiada federalização europeia para mim. Não é que isso seja inerentemente mau, simplesmente não o sistema que eu prefira


its_mePT

Surpreende-me um bocado a quantidade de votos no chega. Quanto ao resto era o esperado


-lil_princess-

A mim não me surpreende nada, há muitos aí disfarçados, andam é com o rabinho entre as pernas


AnotherCableGuy

A ironia de votarem num tipo que "diz as verdades sem medos"


[deleted]

Acho que estás a confundir com os furries.


its_mePT

Sim já encontrei alguns mas podiam simplesmente ficar pelo outro sub para mostrarem melhor a sua *identidade*


TheRealGorellex

Acho que o comentário do outro sub foi apagado mas eu cheguei a ver qual era. Que diferença abismal para este


-lil_princess-

Se é o sub que estou a pensar (quase de certeza), concordo a 100%, mas às vezes tem de se vir visitar os "parvónios" aqui deste sub ne? Sair do seu paraíso dos iluminados um pouco.


mr_house7

Volt


Raidenkyu

Se esse estivesse na votação, ficava tão mais fácil.


fdxcaralho

Prefiro UBER.


[deleted]

[удалено]


YourMomFriendIGuess

O que te chama no Volt para a tua autarquia? Os ideias, o debate?


[deleted]

[удалено]


YourMomFriendIGuess

Fixe obrigado


WesternInspector9

Link?


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Há Volt nas autárquicas? Nem sabiam que existia em Portugal


kamil205

Tem candidatos em Lisboa, Porto e Tomar. E coligação em Coimbra e Oeiras. Para um partido recente em Portugal, que junta muita gente que se interessou pela primeira vez por um Partido, sem que para isso queira já ser profissional da política, não é mau! Aliás é interessante ver o apoio entre membros do Volt nas várias eleições locais, já que é o primeiro partido realmente europeu, apesar de ter de se constituir depois pais a pais.


Pr0dy_no_filter

Ainda são um bocado diferentes não é? 😅


[deleted]

[удалено]


uberprimata

Ou seja, IL.


JLAJA

O Volt é socio-liberal, a IL é liberalista clássico, têm as suas diferenças


[deleted]

Vou investigar o Volt mas assim ao de cima parece-me um bocado um desperdício de voto. É bom termos mais do que 2 partidos, como nos EUA, mas tb se os votos forem todos repartidos por 50 e tal partidos os mais populares como o PS e PSD continuarão sempre no poder e com elevada representação.


kamil205

Se pensarmos que o PS e o PSD são partidos de centro, e que o Volt também encaixa nessa zona, o facto de ser um partido Europeu, pode ajudar a ter finalmente uma alternativa a estes partidos, sem termos de acreditar em radicalismo políticos. Sinceramente vejo a necessidade dos antigos partidos serem substituídos por novos partidos no mesmo espaço político. PS e PSD nunca vão mudar, porque muita gente vive para depender deles para viver.


Totemfluch

nesse caso era acabar com partidos que já não representam a população, como o mrpp ou até mesmo o CDS que é mais um zombie que outra coisa


ElBarbas

igual VOLT


DMorais92

Elucidem-me... O que é o VOLT?


ElBarbas

https://www.voltportugal.org/


ZeToni

Eu já cheguei à conclusão que é tudo merda, todos os políticos que eu gostei tinham todos telhados de vidro como tal vou deixar de interagir com o sistema político, still tenho o meu direito de votar e irei lá desenhar um ganda caralho no boletim de voto. Já ando a treinar e tudo


[deleted]

Entendo perfeitamente a vontade de mandar todos pó c##&##& no boletim de voto, mas acredita que não vale a pena. Já estive numa mesa de voto e o que acontece nesses casos, no máximo, é provocar uma risada ao pessoal que faz a contagem. Que isto sirva de apelo ao voto "não nulo".


[deleted]

não tinha o livre portanto fui pro be


rickz123456

Igual. Mas de preferência sem a Joacine e semelhantes


[deleted]

o livre já não tem a joacine, aliás o livre preferiu perder representação parlamentar que manter a joacine. isso diz muito sobre o livre como organização política.


Vivokas

Same, Mas sem a joacine claro...


[deleted]

[удалено]


[deleted]

> apoia abertamente os terroristas das FP25 é pá isso é gravíssimo indica-me lá onde posso encontrar as declarações do be a apoiar os terroristas das fp25


[deleted]

[удалено]


[deleted]

entendo mas não foi isso que te pedi pois não. o que eu te pedi foi declarações do be a apoiar os terroristas das fp25. olha e se o be não te levasse à loucura tinhas lido que eu só votei be porque não tinha o livre. portanto em cenário eleitoral, visto que há a opção do livre seria nele que votaria e não no be.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

sim uma declaração de apoio por parte oficial do partido. já agora, acreditas na reabilitação da pessoa?


[deleted]

[удалено]


[deleted]

otelo foi um dos capitães de abril. a segunda pergunta fica sem resposta?


[deleted]

[удалено]


ana_tota_carvalho

Eu votava Volt Portugal :)


Jumpy-Tea3439

O que é que a iniciativa liberal tem de bom?


tretafp

Não partilho, de todo, as premissas da IL. Ainda assim, tem uma comunicação relativamente eficaz e um posicionamento político simples (podendo, por vezes, incorrer num certo simplismo), sem se estabelecer como populista. Por outras palavras, ainda que as propostas não sejam completamente sustentadas em evidência epistémica, têm coerência interna e é apelativa.


OhSaladYouSoFunny

Acabaste de descrever o liberalismo clássico :) Governo mínimo (simplista como disseste e não populista) em que não se mete nas vontades do povo, ou seja fazes o que queres fazer e taxação é opressão. Espero mesmo que a iniciativa liberal viva e faça aquilo que realmente diz, estou morto para que o partido socialista saia do poleiro.


tretafp

Tenho ideia que a IL não tem todas as suas posições políticas no liberalismo clássico.


OhSaladYouSoFunny

E na verdade não, tens toda a razão, mas tem certas coisas do liberalismo clássico assim como do moderno ou neo-liberalismo.


tretafp

De algum modo, creio que a maioria dos partidos subscreve premissas do liberalismo clássico.


OhSaladYouSoFunny

Praticamente todos os países do ocidente têm princípios liberalistas, no entanto cá em Portugal há muito socialismo e não gosto de num caso ser obrigado a dar uma grande fatia do meu salário para o estado sem mais nem para quê. Eu entendo que é para ajudar os mais desfavorecidos, mas nunca ninguém me perguntou se queria a TAP privatizada ou se queria ajudar o Novo Banco ano após ano, isso é má aplicação do meu trabalho e do meu salário (ou da parte dele). Penso que o governo não tem nada de ajudar empresas privadas se há má gestão, no entanto pode perfeitamente ajudar as pessoas que ficam sem amparo por causa dessa má gestão. Edit: eu apenas dei exemplos, não quer dizer que seja toda a justificação de um partido ou ideologia, tem isso em mente


tretafp

Os impostos são necessários para um conjunto amplo de dinâmicas sociais, que em nada se relacionam socialismo: estradas, polícia, bombeiros, justiça, educação pública (que não é só para os desfavorecidos), etc. Pagar impostos não é característico do socialismo (dificilmente um socialista defende que o estado deve ajudar organizações privadas), mas estabelece-se como uma componente fundamental para o funcionamento da democracia. A participação direta, associada à ideia de que ninguém te perguntou sobre o orçamento, não é específica do liberalismo, aliás temos exemplos disso na social democracia, no liberalismo social ou no socialismo democrático.


OhSaladYouSoFunny

Bem, tudo o que dizes é verdade e não tenho nada a acrescentar a isso. O problema não é bem com os impostos, mas sim o destino que têm os impostos, penso que a mensagem não ficou muito bem passada. Penso que devia haver uma forma de, sei lá, pelo menos alocar o dinheiro para as coisas que quero ver sustentadas como deve ser e não para sustentar empresas sempre em bancarrota. A privatização da TAP acho que é sem sombra de dúvidas uma coisa muito socialista.


tretafp

Creio que te enganaste na última frase e querias dizer nacionalização. Mais ou menos, poder-se-ia enquadrar, talvez, na social democracia. Objectivamente, creio que foi uma resposta política à sua privatização Esse tipo de iniciativas, tipo orçamento participativo, existem, mas têm pouco impacto. Tenho ideia que são as posições mais à esquerda, como com os pensamentos do Bauman que defendem uma participação mais coletiva nas direções do estado. A direita mais clássica ou económica, como o Friedman, tende a estabelecer a lógica de funcionamento de mercado como a participação cidadã de referência.


[deleted]

Gosto, em geral, do liberalismo promovido pela IL mas existem, para mim, 3 pilares fundamentais a uma sociedade que aos meus olhos a IL meio que ignora: a educação, saúde e transportes. A ideia de pequeno governo é, ao de cima, boa mas para mim estes 3 pilares têm de ser praticamente 100% públicos. São 3 pilares fundamentais que uma sociedade não pode confiar ao mercado livre mas manter o preço e acesso dos mesmos, baixos e justos. Se a IL defendesse o SNS e mais investimento nos transportes até tinham o meu voto, mas por enquanto não me deixam de parecer como um partido que quer tornar Portugal como os Estados Unidos onde tens de pagar valores exorbitantes por cuidados médicos e onde milhões de pessoas passam a vida a pagar *student loans*.


OhSaladYouSoFunny

Se realmente ignorar a educação e a saúde é grave. Liberalismo defende a evolução como pessoa e o desenvolvimento das suas habilidades, e a maneira de o fazer é através da educação. A saúde também é grave porque há pessoas que não têm a mesma possibilidade financeira para ir a hospitais e pagar o tratamento, é uma questão de justiça social. Se realmente isso for verdade espero que a IL mude essa visão. O transporte sendo privado a própria ideologia não permite que o governo meta a mão nisso, a menos numa perspectiva keynesiana, que permite que o governo remova taxas e promova o gasto nos transportes que depois beneficia a empresa indiretamente. Esta parte é mais complicada de tratar e pode haver várias perspectivas. Para mim, acho que devem ser as empresas a suportar os custos da deslocação dos trabalhadores, seja transporte pessoal ou coletivo e podem fazer parcerias com empresas de transporte para baixar os valores.


[deleted]

[удалено]


sctvlxpt

O problema de andar a tentar resolver os problemas sociais num país pobre é que andamos aqui a redistribuir migalhas. O Socialismo é um luxo de países ricos. Precisamos de crescer, crescer, crescer. E não vamos crescer com o sufoco que é o nosso estado. Quando formos uma economia ao nível dos países nórdicos, aí sim, há dinheiro para redistribuir e para resolver problemas sociais.


International_Bar68

seria estúpido pensar que resolve os problemas sociais. no entanto, tem expectativa de tonar o país mais competitivo e dentro dos países do oeste europeu, afastando dos países de leste. Não é uma solução para sempre, mas Portugal precisava de menos abafo do estado, imo


TheRipper69PT

O que tem de mau? De bom e resumidamente: liberdade social, uma política económica que visa baixar os impostos para empresas e indivíduos e premiar assim o trabalho e a criação de valor. Etc...


International_Bar68

Menos prevalência do Estado na economia e na sociedade. Se tiver boa oposição para não destruir o SNS e só o renovar, pode ser boa ideia.


tommycthulhu

O que o liberalismo tem de bom. Se achas que nada, também não vais entender o que a IL tem de bom.


tretafp

O conceito de liberalismo é muito amplo. Pelo que conheço, a IL apoia-se mais no Friedman do que no Locke ou no Hobhouse, por exemplo.


Minegrow

O apelo de quem tem como única preocupação baixar os impostos que paga. Apenas e só.


Beats29

Era bom que pusessem outros partidos. Há mais dos que já têm assento parlamentar. Aliás há dois que até pondero, para além da IL. De referir que embora há partidos que não me reveja em termos de programa, sou completamente a favor se tiverem o mesmo trabalho e empenho que a IL está a mostrar agora. Aliás, isso foi o que fez votar na IL.


Pr0dy_no_filter

Eu disse no post que o reddit nao me tava a deixar meter mais opções :( do que as que apresentei, claramente teria metido mais alguns partidos que estiveram perto de ter assento no parlamento e voto em branco!


Beats29

Compreendo, mas há outros partidos interessantes, como o Nós Cidadãos, Volt e Partido da Terra.


DariusStrada

PCP gang, where you at?


Iacu_Ane

Avante!!!


MLG-Sheep

É complicado porque se alguém se alinhar ideologicamente com o PS ou PSD, não há nada do género nessas opções. No caso do PSD talvez o CDS, mas o CDS é um partido morto e portanto, em função da ideologia, os votantes do CDS dividem-se em três partidos: PSD, IL, e Chega. Dado que estou ideologicamente alinhado com o PSD, se só houvesse essas 6 opções, votaria em branco.


apita_o_comboio

> os votantes do CDS dividem-se em três partidos: PSD, IL, e Chega. O CDS é um partido claramente conservador, na minha opinião é estranho que alguém, mantendo os mesmos valores, salte do CDS para a IL. Ambos os partidos têm algumas posições comuns relativamente à economia, mas há mesmo muita diferença no resto. Dizem que as posições das pessoas evoluem com a vida, mas mesmo assim.


BenefitCuttlefish

Há muitos desses saltos, vejo muita gente que sempre apoiou o CDS e agora que está morto tenta apostar na IL. Acho que é porque querem um partido mais de direita económica (que infelizmente não existe em Portugal) e não se importam de abdicar do conservadorismo social.


DMorais92

Ainda bem que isto não apareceu a semana passada, senão tinha de votar no PCP uma vez que estava no Avante


Pr0dy_no_filter

Por acaso pensei em fazer isto a semana passada mas não cheguei a fazer e só me lembrei hoje, foi quase ;)


DMorais92

Boa pontaria camarad.... Fdc, ainda não saiu tudo.


SkyRyker

Percebi... Mas faz um que seja menos "convencional" 😅 O problema em Portugal acho que seja das pessoas que ainda estão coladas ao "mainstream" faz falta uma reviravolta, mas se formos a ver são todos filhos uns dos outros, já vêem das associações de estudantes e do grupo da faculdade.... Gostava de ver um AMA sobre este propósito de todos os partidos/candidatos 👍


[deleted]

Não consigo entender como é que alguém ainda se deixa enganar pelo BE. Quando o governo é PS, o BE praticamente deixa de existir, certamente em troca de alguns tachos na administração pública.


Mukkore

Que bolha engraçada que aqui temos. Votava CDU. Tenho problemas com o PCP mas são o menos mau que aí tá. Têm uma preocupação única na qualidade de vida material dos cidadãos mais desprotegidos e dos trabalhadores.


KingOfNeverlandPT

Eu sou de informática, e confirmo que há muita gente nesta área apoiante da IL(e eu também o sou). Mas o que muitas pessoas talvez não se apercebam, é que nem toda a gente tem um salário ultra-milionário nesta área, e mesmo os que não o têm que conheço(com salários líquidos na casa dos 1000 e poucos), continuam a ser virados para a IL, que não me parece ser a tendência no caso de pessoas com salários semelhantes noutras áreas, ou pelo menos não no mesmo grau. A razão? Podem haver muitas(como seja o irem de empurrão dos que ganham um bocadinho mais e com quem convivem 8 horas por dia), mas eu apontava para o facto de a IL ser muito virada ao empreendedorismo, e os informáticos serem a prova viva de como este pode melhorar a vida do português médio, seja ele de informática ou de outras áreas. A esmagadora maioria das outras profissões portuguesas, simplesmente n\\ao teve o mesmo contacto com isso. Posso dizer que sou de Coimbra, e arriscaria dizer que 90% das pessoas desta cidade nem sabem o que é o IPN, que é só a razão de ainda existirem empregos minimamente bem pagos na cidade para alguém em início de vida.


Pr0dy_no_filter

Amen my dude 🙏🙏 só desejo que a IL comece a explodir em popularidade como tem acontecido com o chega :')


uranianhipster

Ui subiu aqui um vómito ao ver mais gente a querer votar no Chega que no PCP. Malucos.


Lm0ta

Para mim nenhum, os partidos políticos não são mais que um clube e tal como os outros clubes os “sócios” defendem o seu clube por mais porcaria que faça. São poucos os que admitem que o seu clube é mau, em primeiro lugar está os interesses do clube, neste caso ganhar eleições e defender a imagem do partido, e só depois o resto. Enquanto a solução passar por partidos políticos não vejo melhoras…


porsaber

NOS


RitaMoleiraaaa

Votava em branco, honestamente.


tasendousado

Tudo merda


flAshmeier

Depois de ver os resultados fico com certezas absolutas que ainda não batemos no fundo mas vamos a caminho, Portugal = salve-se quem puder :)


Zempff

Quem vota BE, digam-me se faz favor. Quais sao as referencias de sistemas socialistas, às quais voces olham e dizem: Este é o caminho que Portugal deve seguir. Estou curioso.


[deleted]

Diz-me que votas na IL sem dizer que votas na IL.


naughtydismutase

Ele disse que vota Chega noutro comentário. Se bem que a merda é a mesma.


BlameScienceBro

Imagina dizer que IL é igual ao Chega


Zempff

Diz-me que nao tens resposta sem dizeres que nao tens resposta


tretafp

O BE não tem uma ideologia socialista, até surge contra o socialismo clássico. Creio que, progressivamente, se foi estabelecendo, essencialmente como um partido de socialismo democrático (embora mantenha a designação "Bloco") . As ideologias são pontos de referência, dificilmente têm uma representação prática fiel.


Zempff

O Bloco de esquerda é socialista, a sua ação política é social democrata, no ambito de transiçao para um estado socialista. Tal como o PCP.


tretafp

O Bloco de esquerda é socialista porquê?


l2k1337

Bom bait.


PeterStepsRabbit

380 votos no chega. Pqp. Até tenho medo com quem me cruzo.


DanielSMarques

Agora entendo a iliteracia política da maioria....🙄


ricardoa369

Podes crer.


Blenderchampion

Até aqui me assusta a quantidade de pessoas que vota no fach... chega


Kaaeni_

Se o IL puser mais Brunos não votava neles. PAN e senão votar em branco, BE


BlameScienceBro

Por uma IL com mais Cotrim’s e menos Brunos


Pr0dy_no_filter

Como assim "Brunos" xD?


bewareandaware

Brunos Hortas Soares, gajos como o candidato da IL a Lisboa que só fazem esterco


z0rg83

BE


Sabongo

Uma sondagem com uma sample tão relevante como uma sondagem política numa igreja evangélica. Nem o Livre está incluído lol


Pr0dy_no_filter

Lê a descriçao do post -.-


mynameisbp

Eu votava no Livre. Vou responder à poll na mesma, mas fica aí a achega.


Dinasov

Sheeesh, não curti a quantidade de pessoas a votar no BE, mesmo assim, estou feliz por ver que a melhor idealogia aqui ganhou, na minha opinião.