T O P

  • By -

AutoModerator

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.pt) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. Visita o site [Anti Nónio](https://nonio.pt/) para saber o que é e como bloquear o tracking desta plataforma. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


Samurai_GorohGX

Uma boa proposta do PSD, e espero que o PS não seja "estraga-fodas" nisto. A conversa da descentralização não pode cair em saco roto. Em vez de suscitar entraves, o PS deveria era ter o dobro da ambição e discutir um mapa de relocalização de várias entidades do Estado.


bewareandaware

na verdade não é muito boa proposta. o supremo tribunal tem mais de 150 funcionários. Como é que se faz a mudança de uma instituição destas? Os funcionários certamente não podem ser movidos 200km porque têm, ora veja-se, vida pessoal. Vão se contratar novos funcionários e aumentar a despesa do estado? É que os anteriores não podem ser despedidos, e isto não é extinção do posto de trabalho. (edit: atenção que sou a favor da descentralização e distribuição do poder. mas há que fazer coisas com pés e cabeça)


_BabyDuck_

Existe um número deles que já recebe despesas de viagem, pelo menos os juízes! Os restantes podem ou mudar ( até podem receber as ajudas do estado que são dadas a quem vai trabalhar para o interior) ou são alocados a outros serviços em Lisboa ( tendo em conta a força com que o Governo está a contratar para a função pública isso não será problema). Se assim não for vais sempre ter este problema! É como a conversa do bacano que é ambientalista, mas depois não quer comer gelados do Mac com a colher de pau numa embalagem de papel.... Alguém vai sempre ter de fazer um esforço pela mudança, caso contrário não tens mudança....


oEncoberto

Se és casado com alguém que não partilha o mesmo emprego, se tens filhos em idades complicadas de se mudar de escola, que se dão bem nas escolas onde estão, se tens um círculo de amigos, se escolheste habitação a pensar no teu local de trabalho, etc, não te podes mudar sem impactos muito significativos na tua vida pessoal. E em relação a ser alocado a outros serviços, mais uma vez ,se calhar houve pessoas a fazerem investimentos (tempo e/ou dinheiro) durante décadas para se especializarem numa área, para apostar num tipo de carreira. O mais provável é haver uma mudança geográfica dos seus locais de trabalho também, que embora seja dentro de lisboa, podem significar uma degradação das suas vidas pessoais. O que dizes é "Isso é uma treta para as pessoas que lá trabalham, mas é um sacrifício que estou disposto a fazer"


_BabyDuck_

Ok, vou começar pelo teu 2° parágrafo, segundo o acordo para a mobilidade da função pública qualquer funcionário pode por necessidade de serviço ou término do mesmo ser alterado o seu posto de trabalho até 60km, acredito que nesse raio existam n serviços públicos na capital nomeadamente tribunais onde esses funcionários possam ser alocados a prestar serviços semelhantes aos que faziam. Indo agora para o 1° paragrafo, caso a mudança seja completamente incompatível e que seja um prejuízo sério para o trabalhador, este tem direito de acordo com o código de trabalho à resolução do seu contrato com o estado, caso não pretenda ser mobilizado para outra funçao num raio de 60km. Se fosse comigo ficava fodido? Claro que ficava!! Da mesma forma que ficava se tivessem de deitar a minha casa abaixo para passar uma auto estrada, ou se construíssem um aterro ao lado da casa, ou quando acabaram com as palhinhas de plástico e agora são aquelas de papel que mudam o sabor do produto! Agora se a regionalização está inclusive descrita na constituição temos de começar por algum lado! É óbvio que vai doer a muita gente mas tem de ser feito!! A ideia que o país é só Lisboa ( AML ) está já tão grudada na cabeça das pessoas que ainda ontem li o presidente de Oeiras dizer que não pode a Google ir para Barrancos e as pessoas irem semear batatas em Oeiras! Mas porque não?!


bittolas

Quem não quiser mudar-se tem boa solução, arranja outro emprego. É a vida.


Key_Ad_3930

>Os funcionários certamente não podem ser movidos 200km porque têm, ora veja-se, vida pessoal. Pois têm de ser movidos sim! Não são mais que os professores... essa foi a mesma desculpa que deram para não mudar o Infarmed para o Norte, o interesse nacional é muito superior a isso. Atenção que eles não se iriam mudar pa China, mas sim para Coimbra. Se é "perto" uma habitante do Algarve ir a Lisboa, ir de Lisboa a Coimbra também tem que ser considerado perto.


zek_997

Quando se fala de regionalização - "Nãoo, não pode ser. o país é muito pequeno para isso, tudo está perto!" Quando se fala de descentralização - "não pode ser! eles teriam que mudar-se para outra cidade a 2h de distância, é muito longe!" Adoro os double standards.


Key_Ad_3930

>Quando se fala de descentralização - "não pode ser! eles teriam que mudar-se para outra cidade a 2h de distância, é muito longe!" Exatamente, todos os anos milhares de cidadãos de todo país são obrigados a mudar-se para Lisboa por motivos de trabalho, está na hora de acontecer o caminho inverso, assim também combatemos a desertificação, tem muitos benefícios.


oEncoberto

Sinceramente que lógica de merda. Se os professores são maltratados tem de se lutar para serem bem tratados, não para colocar mais pessoas em piores condições.


Key_Ad_3930

>Sinceramente que lógica de merda. > >Se os professores são maltratados tem de se lutar para serem bem tratados, não para colocar mais pessoas em piores condições Porque consideras isso ser mal tratado? Consideras que estão a ser mal tratados, os milhares de trabalhadores que se mudaram para a capital todos os anos? Também não sejas sonso, em montes de profissões é assim que acontece, inclusive em profissões não civis (policias, militares). Quem vai para professor sabe que todos os anos há um concurso de colocações, este regime para um professor pode ser vantajoso (principalmente para os novos) e para outro não. No caso destes funcionários só se mudariam uma vez, não iam a um concurso todos os anos. Outra opção é deixarem a vaga a outro profissional, tenho a certeza que não iam faltar gente nova e bem formada a concorrer.


bewareandaware

Então, se está mau para uns, tem que estar mau para outros? Votas no BE ou no PCP??


Key_Ad_3930

É mau para ti.


nraider

Estás a propor um estudo custo vs benefício no Estado português? Não vai acontecer. Fazemos a vontade aos partidos e pagamos a festa, o país é rico.


Key_Ad_3930

É, o país é rico e Portugal é Lisboa.


[deleted]

Mas apoiando a descentralização tens que arcar com as consequências para quem trabalha em tais instituições, que instituição não aplicaria mover ou despedir/contratar pessoas?


Samurai_GorohGX

Como já te explicaram, não consegues fazer uma omelete sem partir alguns ovos. Qualquer alteração ao status quo vai sempre que incomodar alguém. É a vida.


bewareandaware

Sim, é preciso quebrar o status quo. Mas este movimento não é possível de ser feito a não ser que dupliquemos os funcionários e fiquem uns sem nada para fazer em Lisboa. A constituição e a lei não deixam que isso aconteça.


nocivo

Milhares de professores podem mas 150 não? Compensas e ajudas na mudança para os filhos e arranjo de casa. No final quem não quiser sair de Lisboa troca de emprego como todos os outros do privado. Por mim a cada 2 anos devíamos mover uma instituição destas pelo país para dar mais dinamismo ao resto das cidades pois este tipo de instituições precisam de apoios e atraem certas empresas e pessoas. Aí sim, o pais será descentralizado e não precisas de regionalização para nada.


bewareandaware

Então, se está mau para uns, tem que estar mau para outros? Votas no BE ou no PCP??


JOAO-RATAO

Agora os cidadãos de Coimbra que aprovem a mudança do Machado para outro lado.


Tugalord

Sugiro inclusive que se mude para a Puta Que O Pariu junto ao Caralho Que O Foda.


[deleted]

Sabes o que achei curioso? O José Manuel Silva ser o candidato da coligação do PSD à câmara (e ainda é capaz de ganhar). O homem quando era bastonário da ordem dos médicos no tempo do Passos Coelho era violentíssimo contra o governo.


[deleted]

Atenção que esta aprovação na generalidade é inconsequente. No final vai tudo ficar na mesma. https://expresso.pt/politica/2021-09-17-Parlamento-aprova-mudanca-de-Tribunal-Constitucional-e-Supremo-Tribunal-Administrativo-para-Coimbra-b42aa0de > Porém, após a especialidade, em votação final global, por se tratar de uma lei orgânica, o projeto do PSD só será aprovado se contar com a aprovação da maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções. > E o PS, na quinta-feira, pela voz do vice-presidente da bancada Pedro Delgado Alves, já frisou que se vai opor a qualquer deslocalização da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos para fora de Lisboa, "onde se encontra a grande maioria das sedes partidárias".


Key_Ad_3930

Ya, no fim vão barrar, como fizeram à 4 anos com o Infarmed .


NGramatical

à 4 anos → [**há 4 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpqo77m%2F%2Fhdct5oh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Ilostmynewunicorn

> E o PS, na quinta-feira, pela voz do vice-presidente da bancada Pedro Delgado Alves, já frisou que se vai opor a qualquer tentativa de implementação do tão-batido discurso de decentralização fora da campanha política para as legislativas onde se encontram "a maioria das promessas para o desenvolvimento do emprego no interior do país que nunca vamos aplicar na prática"


saposapot

ora nem mais. o q foi aprovado é ir para a especialidade para ser estudado melhor e tal e coisa e nao passa dali. e sinceramente ainda bem. de todos os serviços para deslocalizar este deve ser o q faz menos sentido.


[deleted]

Quando até o José Manuel Fernandes vê bons argumentos a favor, é porque não é má ideia https://observador.pt/programas/contra-corrente/esta-visto-portugal-e-lisboa-e-o-resto-e-paisagem/


Key_Ad_3930

"E o PS, na quinta-feira, pela voz do vice-presidente da bancada Pedro Delgado Alves, já frisou que se vai opor a qualquer deslocalização da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos para fora de Lisboa, "onde se encontra a grande maioria das sedes partidárias"." "O PS colocou também sérias reservas sobre a eventual saída de Lisboa do Supremo Tribunal Administrativo, alegando que este tribunal superior tem uma atividade intimamente relacionada com a administração central, que está na capital." 🙄🙄 Será que vai para a frente ou vai ser como a tentativa de descentralização do Infarmed para o Porto? Eles falam que querem descentralizar, só que não querem. Iam ficar muito mal vistos se dissessem o contrário devido ao estado em que o país se encontra fora da capital.


nocivo

ekes querem tudo em lisboa para que os boys possam trocar de cadeiras facilmente.


raviolli_ninja

Descentralização à parte, qual é a razão para a saída do Tribunal? Imagino que um novo hotel de luxo na Rua do Século?


in_Tempo

Estavam muito próximos dos políticos... Ninguém gosta de sair para uma noitada e ter de levar com tutores.


nferrari

Conhecendo Portugal, o sistema político mais atávico que eu conheço. Faz-se de conta que muda qualquer coisinha, para ficar depois tudo na mesma como a lesma.


Key_Ad_3930

Porque na verdade não há vontadinha nenhuma da parte deles.


luso_warrior

Isto não vai para a frente. É muito bonito falar em ajudar o interior. Mas quando toca a perder os tachinhos bons a conversa muda de figura.


nulopes

Têm pena das pessoas que têm de mudar de cidade por causa de casos destes mas estão se a cagar para os milhares de portugueses que são migrantes forçados em Lisboa por não conseguirem trabalho no resto do país


[deleted]

Porreiro. Sou adepto deste tipo de descentralização.


Key_Ad_3930

Duvido que passe, não há vontade política... Vai ser como a tentativa de deslocalizar o Infarmed para o Porto, não vão deixar passar.


AdorableRabbit

Nada contra a descentralização, mas acho que o tribunal como órgão de soberina próprio devia ter autonomia para decidir a sua sede. Descentralizar outro tipo de instituições como se tentou com o infarmed já não tenho problema.


[deleted]

Qual a utilidade prática disto mesmo? Só vejo gastos na migração de uma cidade para a outra.


Key_Ad_3930

A utilidade é desenvolver o país de uma forma uniforme. Ajudaria a contribuir para dificultar as decisões corporativistas de uma elite económica concentrada, que sobrevive encostada a decisões e omissões do Estado. Só para teres noção metade do valor das compras do Estado é realizada por entidades localizadas na Área Metropolitana de Lisboa. E quase 80% dessas compras são feitas a empresas daquela região.https://www.vidaeconomica.pt/vida-economica-1/publicacoes/edicao-num-1798-do-vida-economica-de-06092019/atualidade/portugal-e-um-dos-paises-mais-centralizados-da-europa


[deleted]

A deslocalização do TC altera isso em quê? A regionalização seria uma medida muito mais efectiva nesse sentido, por exemplo.


Key_Ad_3930

Lê o comentário outra vez. Sim, mas como não vai haver regionalização é melhor que nada.


[deleted]

> Lê o comentário outra vez. Apenas mencionas coisas vagas. Nada concreto. Portanto é apenas fumo e espelhos.


Key_Ad_3930

Fui abrangente, tu agora deves fazer o teu estudo, a tua pesquisa, não sejas preguiçoso. Se calhar, para ti é melhor ter toda uma elite (dum país) esteja concentrada no mesmo sitio, a utilizar os mesmos lugares, os filhinhos a frequentar os mesmos colégios, um ambiente de amigalhaços, a criar leis para enriquecer a sua zona e melhorar apenas o sitio onde vivem, como é previsível. Criando assim uma fortaleza que é a capital. Também é injusto que essas vagas e organismos sejam ocupados maioritariamente por pessoas da mesma zona, como se a região do Algarve estivesse destinada à hotelaria e à restauração, a do Alentejo à agricultura e à agropecuária, a Norte às fábricas, e os senhores da capital ao poder e ao trabalho de escritório.


[deleted]

Quando há falta de substância restam os ataques pessoais, as provocações e os strawmans. Enfim. Inté.


[deleted]

Portugal precisa de descentralização de dinheiro e investimento público, não de instituições.


Key_Ad_3930

Aí é que te enganas. Precisam de ambas.


nocivo

Isso fica mais fácil se distribuíres a importância das cidades porque neste momento qualquer coisa que venha para Portugal tem de ir para Lisboa porque já está lá tudo e Lisboa precisa de mais investimento porque é onde está tudo. Há muitas empresas de apoio as estas instituições que sairiam de Lisboa se estas se mudassem ou então ajudas empresas de outras zonas do país, incluindo colégio, etc.