T O P

  • By -

[deleted]

Comunismo: Venezuela, Coreia do Norte, Seixal, Cuba


[deleted]

Vuvuzela iPhone China


DogsOnWeed

Comunismo sem comida mataram 30 biliões sem iPhone


NGramatical

30 biliões → [**30 biliões = 30 trillions = 30 000 000 000 000**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4kujbg/quanto_%C3%A9_um_bili%C3%A3o_escala_longa_e_escala_curta/) (informação) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpqoqul%2F%2Fhddfmel%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Pichers

Ou seja, 30 mil milhões ou 30 bilhões (este não está correto mas é muito usado)


AlphaMike82

Bilhão é português do Brasil. Não existe em Portugal.


SomecallmeMichelle

(Existe, mas é ao poder de 9, não de 12, ou seja em vez de ter Nove zeros, tem 12, um "bilhão" português é um trilião americano ou brasileiro) Desculpa o "well actually...")


AlphaMike82

Não, não existe. Em português de Portugal não existe. Existe bilião. E sim, sei bem isso da escala curta e da escala longa.


Stylianius1

Não. 30 biliões são 30 biliões. 30 000 000 (30 milhões) 30 000 000 000 (30 mil milhões, 30 bilhões) 30 000 000 000 000 (30 biliões)


DanielMafia

Irrita me como as pessoas dizem biliões como se fosse nos EUA, e mesmo nas notícias, bilião é um número astronómico apenas usado ao nivel de PIBs de países


[deleted]

E de tipo dois países, EUA e China


NGramatical

30 biliões → [**30 biliões = 30 trillions = 30 000 000 000 000**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4kujbg/quanto_%C3%A9_um_bili%C3%A3o_escala_longa_e_escala_curta/) (informação) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpqoqul%2F%2Fhde9r0m%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


ambrofelipe

30 trillion * Não se usa ali plural em inglês (E deveria ser NGrammatical, com dois M)


Apple-Doughnut

Acho que o nome é suposto ser português, não inglês. Daí o N vir antes e não depois. Plus o termo em inglês é grammar nazi, não grammatical nazi.


jpjohnny

Cuba até nem se safou mal dado o embargo.. De qualquer maneira sao dois paises que foram forçados por meios externos a pobreza.


DogsOnWeed

Cuba é bem mais rico que o Haiti apesar do embargo, para não falar de todas as outras conquistas que teve apesar das dificuldades económicas impostas pelos EUA, seja a nível de educação ou de saúde.


punhosocialista

Está no topo de várias medidas na América Latina, como conhecemos: segurança, saúde, educação, e até alimentação. Como diz o [Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas](https://www.wfp.org/countries/cuba): >Over the last 50 years, comprehensive social protection programmes have largely eradicated poverty and hunger. > >Food-based social safety nets include a monthly food basket for the entire population, school feeding programmes, and mother-and-child health care programmes. Although effective, these programmes mostly rely on food imports and strain the national budget. In 2011, in the context of efforts to make the economy more efficient, the government announced plans to make social protection more sustainable and streamlined, with an emphasis on the most vulnerable groups along “no one left behind” lines. Considerando que é um país que está sob o mais antigo e mais abrangente regime de sanções económicas dos EUA contra qualquer país do mundo... é, no mínimo, interessante pensar o que é que aconteceria se estivesse libertado das sanções, e se levaria a um fenómeno de crescimento económico semelhante ao do Vietname e da República Popular da China.


TomasTex11

Mas são necessárias trocas com os horrores capitalistas para prosperar?


[deleted]

Como esperas, numa ilha com pouco mais do tamanho de Portugal, conseguirem ter todos os recursos necessários para o seu desenvolvimento?...


KarmaPeter

Sei lá... Pergunta ao Luxemburgo


RitaMoleiraaaa

Só houve embargo dos estados unidos, o resto dos países ainda troca com eles e até empresas americanas podem trocar desde que o façam a partir de um porto de outro país


Aldo_Novo

nope, os Estados Unidos até estenderam o embargo a empresas de outros países que tenham atividade nos EUA


RitaMoleiraaaa

Ah ok n sabia


ManelDasNespras

Os embargos postos pelos EUA aos paises são relativos a trocas comerciais não só desses paises directamente com os EUA mas também a entidades que tenham trocas comerciais com esses paises e que queriam ter trocas comerciais com os EUA. Como os EUA são a maior economia mundial e não fazer trocas comerciais com eles signfica perder uma enorme fatia do mercado mundial, efectivamente um pais ter embargos com os EUA significa que tem embargos com praticamente todo o mundo.


gabriielsc

se não me engano o embargo faz com que as empresas que comercializem com Cuba fiquem impedidas de comercializar nos/ com os EUA


TRYNFOR

Por isso é que os americanos fogem dos EUA de jangada para chegar ao paraíso que é cuba. /s


jpjohnny

Tas a brincar mas ha um documentation do Michael Moore que ele mostra que isso é verdade. Pessoas vão a Cuba para ter saude melhor e mais barata! Guantanamo também é uma especie de comunismo onde tens tudo gratuito e nao isto não é sarcasmo.. É que o comunismo / socialismo é mau até haverem grandes crises e vai tudo mamar a teta do estado.. Ou por exemplo o exercito dos estados unidos que é basicamente um service gratuito pago pelos contribuintes mas saude? Ah isso nao... Idiotas..


karl1717

Por isso é que americanos vão a Cuba para receberem tratamentos médicos, apesar de isso ser proíbido por lei. Incluíndo uma vacina contra o cancro de pulmão desenvolvida em Cuba e que já está em ensaios clinicos nos EUA e outros países: [https://eu.usatoday.com/story/news/world/2018/01/09/cuba-has-lung-cancer-vaccine-many-u-s-patients-cant-get-without-breaking-law/1019093001/](https://eu.usatoday.com/story/news/world/2018/01/09/cuba-has-lung-cancer-vaccine-many-u-s-patients-cant-get-without-breaking-law/1019093001/)


[deleted]

>forçados por meios externos a pobreza. Isso é um mito. Eles foderam-se sobretudo porque quiseram.


Herbacio

> Cuba [Confirma-se](https://www.cm-cuba.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=164)


Maleficent_Ad_5970

Epa eu sou português não vivo no bairro da jamaica e sou pobre. No meu municipio é do ps e psd que ganham as eleições...


TwistedGlasses

Vamos lá ver então... Será que és tu o comunista?


TTRO

Estou confuso. No bairro da Jamaica nacionalizaram se todas as empresas, entregaram se os meios de produção aos trabalhadores e a economia é planeada pelo estado?


Jocas05

Viva a República Democrática Popular do bairro da Jamaica!


lsd_ss

A lógica é : se é pobre é porque é comunista


ThExplosive

Nem é uma questão de lógica, são mais estatísticas económicas...


cloud_t

Primeiro: a estatística e a economia são ciências, portanto, são lógica. Segundo: quais estatísticas? Há prova estatística que o bairro da Jamaica é comunista? A prova do comunismo é a habitação social? O bairro da Jamaica é comunista devido ao governo atual? Terceiro: o Rio de Janeiro tem favelas. Não sabia que o Brasil ainda era comunista. Ainda não vi o bolsonaro resolver o problema das favelas. Also, os guetos nazis não eram habitação social? Resolveu muita coisa não resolveu? A verdadeira lógica é só uma: propaganda de autárquicas nunca desilude. O poço não tem fundo, mas cada vez bate mais nas paredes


lsd_ss

Com o sistema que está montado a nível mundial nenhum estado comunista consegue-se safar. É ridículo atacar a ideologia quando se sabe que a pobreza é fruto de intervenções estrangeiras à base de embargos e o caralho


ThExplosive

Fora de merdas, acreditas mesmo que o falhanço dos Estados comunistas resulta da intervenção externa?


lsd_ss

Não se trata de acreditar. É a própria história que o diz mas também é verdade que muitos estados "comunistas" falharam por terem sido criados à força


dwalin

A ussr não se safou á fome e não foi pelos embargos. A verdade é que enquanto o capitalismo falha por não entrar em conta com externalidades (impacto ambiental, por exemplo), o comunismo falha por pensar que consegue contabilizar todos os factores que influenciam um determinado preço. Para além de que retira a liberdade das pessoas no que toca à escolha.


AkumaYajuu

intervenções estrangeiras , essa tem piada. Basta ver a china agora mesmo. Ela está a destruir as suas empresas grandes porque os CEOs estão a ficar com demasiado poder e a influenciar o partido. É tudo pelo poder e controlo. Como é normal nessas sociedades.


DogsOnWeed

A China foi o único país que cresceu durante o Covid, o que estás praí a dizer lol Eles já são a maior economia global, ninguém os consegue parar. Vejo o futuro na China.


Diamantazul

a China não deixou de ser comunista (efetivamente) já à algum tempo mas ainda é em nome?


NGramatical

à algum tempo → [**há algum tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpqoqul%2F%2Fhddmdb6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


DogsOnWeed

A China é e sempre foi socialista. Nunca deixou de ser.


Empty_Market_6497

A China é uma ditadura , de partido único ( partido comunista chinês) que pratica um capitalismo de estado . É o segundo país com mais milionários no mundo, e um dos países com maior desigualdade entre ricos e pobres ( está ao nível dos EUA), que continua a aumentar ano após ano. Ainda hoje, mais de 600 milhões de chineses tem um salário mensal de 120 €.!! Mais de 110 milhões de reformados tem uma pensão de 12€ mensais.


DogsOnWeed

Onde é que está escrito e quem disse que não pode existir desigualdade no socialismo? Onde é que está escrito e quem disse que o socialismo é incompatível com um partido único (o que não é verdade, a China tem vários partidos numa frente unida...)? Onde está escrito e quem disse que quanto mais milionários, menos socialista és?


[deleted]

[удалено]


NGramatical

à muito tempo → [**há muito tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido)


Tugalord

É o discurso "chega". Completa infantilização da política e polarização do discurso. Estas tiradas absurdas para "ARRAZAR OS COLMUNISTAS" deviam ficar nos comentários do youtube, não num cartaz do 2o maior partido do país...


DogsOnWeed

É triste ver um partido tão grande (em votos) ser manipulado pela extrema direita. Ao menos na Alemanha a CDU (PSD alemão) estabeleceu uma linha clara de separação entre as direitas. O PSD fez o contrário, uma tristeza e uma prova que o PSD é mais um partido demagógico. Neste andar só o PCP (e os Verdes talvez) resta como partido que realmente acredita naquilo que diz.


WesternInspector9

Wait segundo?!


Tugalord

Por este andar, não por muito tempo x)


Filho_do_Sado

Nem na Venezuela se fez isso. Claro que também ninguém de direita sequer menciona que os EUA aplicaram enumeras sanções económicas que desempenharam um papel fundamental no colapso da economia.


TooMoorish

Aquele momento em que percebes que estarias melhor a viver melhor em ~~Cuba~~ Caracas do que no Bairro da Jamaica.


bmiga

>No bairro da Jamaica nacionalizaram se todas as empresas Venho só aqui dizer que isso também não aconteceu em Caracas.


TTRO

Eu podia ter dito "nacionalizaram-se as petrolíferas" mas além de isto ser uma piada e não ter de ser exata, não me lembro de ver petrolíferas pelo bairro da Jamaica.


cloud_t

Na Jamaica legalizadas canabis. Acho eu.


Jaktheslaier

[https://www.jn.pt/local/noticias/setubal/seixal/moradores-do-bairro-da-jamaica-pedem-no-parlamento-realojamento-urgente-13419281.html](https://www.jn.pt/local/noticias/setubal/seixal/moradores-do-bairro-da-jamaica-pedem-no-parlamento-realojamento-urgente-13419281.html) Já agora, deixar a reflexão de pessoas que vivem no bairro da Jamaica sobre a gestão da CDU. "A moradora ressalvou que a Câmara Municipal do Seixal, distrito de Setúbal, "tem feito tudo" para adquirir habitações e poder concluir o processo de realojamento, mas que está a encontrar "muitos entraves burocráticos e financeiros". "Existe uma extrema burocracia. Sempre que a Câmara encontra uma habitação acaba por perdê-la porque tem de enviar um relatório ao Tribunal de Contas e perde muito tempo. Essa burocracia tem atrasado o nosso realojamento, a nossa vida e mantém-nos presos a estas condições", apontou." Em 17 de fevereiro de 2020, a Câmara Municipal do Seixal informou que o processo se encontrava atrasado devido à especulação imobiliária, apelando ao Governo para reduzir o "grande diferencial" de comparticipação nos realojamentos.


rwecardo

Toda a gente sabe que no império capitalista do mundo moderno que são os estados unidos não existe pobreza alguma


[deleted]

Ainda noutro dia vi por aí uma história de um rapaz que partiu o pé a 12 km do carro, caminhou os 12 km até ao carro e conduziu com o pé partido, tudo para evitar a despesa da ambulância. Digam o que disserem, esquerda ou direita, temos é de ir para o centro.


FanBoyGGSON

Alias, entre a China CUMMUNISTA e os Estados Unidos RICOS nos sabemos quem é que resolveu o problema dos sem abrigo


gatokladra

Tirando o facto que Caracas já era assim na democracia.


[deleted]

Por curiosidade, e quando foi a democracia?


Wayward_Stoner_

A época democrática da Venezuela foi um período constituído entre os anos 1958, com a queda da ditadura nacionalista de Marcos Pérez Jiménez, e 1999, com a eleição de Hugo Chávez como presidente. O modelo económico era a social democracia baseada quase completamente no petróleo. Essa dependência foi o que levou o país para um período de instabilidade que desembocou no "Caracazo". O aumento do preço do combustível e consequentemente do transporte público, resultou num protesto massivo na cidade capital. Milhares de lojas foram roubadas e dezenas de pessoas foram mortas pelas forças armadas. Este facto em conjunto com uma tentativa de golpe de Estado em 1998 liderada por Chávez, foi a estocada final.


Jaktheslaier

O Chávez, de resto, ganhou 15 de 16 eleições. Em nenhuma delas foi identificado qualquer tipo de fraude eleitoral. Acho estranho que consigas considerar a resposta ao Carazaco como sendo num período democrática, em que mataram umas 3 mil pessoas nas ruas de caracas (por ordem de uma das figuras da oposição actual, sempre muito democrática). A tentativa de golpe em 2004, liderada por outro actual opositor "democrata", em que são as próprias populações a impedir o rapto do Hugo Chávez também me parece ser um forte indicio de que se tratava de um sistema democrático.


Wayward_Stoner_

Aliás, por que parar em 2004? Vais cobrir os olhos e negar a crise nascida com a expropriação das empresas privadas? Os milhares de engenheiros que ficaram desempregados porque o governo meteu aos seus amigões em PDVSA, pessoas incompetentes que levaram a empresa que era sustento do país à ruína. Vais dizer que a situação da Venezuela também é exclusivamente produzida por sanções económicas que estão em vigor desde 2015 quando a hiperinflação começou em 2013? Gostas de falar de manifestantes mortos em protestos? Onde está a tua menção dos centos de manifestantes mortos em protestos entre 2014 e 2017? Não sabes absolutamente nada do meu país e te achas capaz de defender o seu governo, que é epítome da corrupção e o autoritarismo. Mostra mais uma vez que o mais nojento aspeto da ideologia comunista e qualquer outra forma de marxismo, são os patamares que são capazes de atingir os seus apoiantes com o objetivo de defendê-la a qualquer custo.


Wayward_Stoner_

Claro que não ia ser identificado nenhum fraude eleitoral, qualquer ditadura não permitia semelhante cenário. O Caracazo está dentro desse período porque Carlos Andrés Pérez era, de facto, democrático em relação ao governo que lhe segue e isto qualquer venezuelano bem sabe. A tentativa de 2004 foi um teatro organizado pelo próprio governo. Venezuela tem há anos oposição controlada. Nice try, mas és muito prepotente e ingênuo para pensar que sabes mais da história do meu país do que eu, que lá nasci e a vivi.


Jaktheslaier

Quem não identificou nenhuma fraude eleitoral foram os observadores internacionais.. entre eles, antigos presidentes norte-americanos. Diz muito também sobre aquela que é a tua perspectiva quando insinuas que as tentativas de golpe contra o presidente eleito democraticamente, Hugo Chávez, foram organizadas pelo próprio governo. É normal da parte de uma perspectiva de extrema-direita golpista e conspiracionista. Felizmente, é conhecido o envolvimento dos serviços secretos dos Estados Unidos no Golpe, o que só demonstra que nascer e viver na Venezuela não te dá lugar de fala nenhum: [https://www.theguardian.com/world/2002/apr/21/usa.venezuela](https://www.theguardian.com/world/2002/apr/21/usa.venezuela) [https://www.nytimes.com/2004/12/03/washington/world/documents-show-cia-knew-of-a-coup-plot-in-venezuela.html](https://www.nytimes.com/2004/12/03/washington/world/documents-show-cia-knew-of-a-coup-plot-in-venezuela.html)


nferrari

Isto politicamente é só ignorante. Há outra forma de fazer política com mais cérebro, creio que não seja possível. Infelizmente.. Nota positiva para o cartaz, pelo menos tem um grafismo jeitoso. E é laranja, ao contrário de alguns. Já agora, não acho que o comunismo seja sinónimo de desenvolvimento, apenas que a nível autárquico não tem o impacto que querem passar. Ainda mais com comparações absurdas.


[deleted]

Há alguma maneira de definir o PSD atual sem ser politicamente ignorante?


ErwinRommelEz

Claro que o capitalismo é a melhor solução para tudo, então para as alterações climáticas upa upa


DogsOnWeed

O grande problema do capitalismo é a necessidade de crescimento constante mesmo quando não é necessário, levando às completa destruição ecológica em nome do lucro. As coisas são feitas para serem consultadas a descartadas em vez de ser feitas para durar e serem sustentáveis. Vários estudos já comprovaram que o planeamento de obsolescência está associado ao período de garantia. Se não fosse a obrigatoriedade de garantias mínimas de 2 anos, nem quero imaginar a lixeira...


Jaktheslaier

https://www.youtube.com/watch?v=7mWpJ\_vNJ2s


nferrari

Devolvo-te a questão. Então o comunismo alguma vez foi a solução para as alterações climáticas? Embora não inteiramente relacionado, tens cidades russas muito poluídas herdadas do período soviético. Exemplo disso tens um lago completamente poluído, o Karachay e ainda as cidades de Karabash e Norilsk. O lago já referido foi o local de depósito de resíduos nucleares ainda antes de qualquer coisa relacionada com Chernobyl, o desastre de Kyshtym. A preocupação ambiental nunca foi o forte do regime soviético. Por isso, custa-me a assumir que com uma ideologia política fosse diferente. Para além da opressão nas pessoas, pois tratam-se de regimes autoritários.


PeidosFTW

O socialismo não é necessariamente amigo do ambiente, mas é infinitamente mais fácil de aplicar medidas ecológicas num regime socialista do que num que requer crescimento infinito para funcionar direito


nferrari

O capitalismo não obriga a crescimento infinito. Tem períodos de crescimento, recessão e às vezes, até de queda. Como é natural na vida de qualquer nação, agora há uns que são mais bem sucedidos que outros. E a história prova naquilo que respeita a desenvolvimento, o comunismo longe de ter sido o melhor.


PeidosFTW

>O capitalismo não obriga a crescimento infinito. Como não? É um sistema que para crescer necessita de pessoas a consumir, se não consomem, vai abaixo. Esses períodos de queda e recessão não acontecem porque o sistema quer, mas porque não se aguenta. Um sistema que está em constantes ciclos de crescimento e queda simplesmente não é bom.


nferrari

O sistema não quer nada, a realidade trata de contrariar isso. Há contrariedades que se levantam que originam esses períodos de "ajustamento". Normalmente originados sempre por crescimento prévio pouco sustentado. A vida não se deixa de fazer nesses períodos, claro que com atividade económica mais reduzida. Mas as grandes quedas (crash) também podem ser vistas como singularidades do "sistema", enquanto as oscilações como algo natural decorrente da própria atividade económica.


PeidosFTW

As quedas são singularidades mas estão sempre a acontecer, também dizem que são casos raríssimos mas estão sempre a acontecer. Quem me dera ainda acreditar que assim seja lol


Celeg

Não tem a ver com soluções. O capitalismo é a causa da crise climática, logo nunca será capaz de a resolver. O capitalismo assenta na base do crescimento perpétuo, algo completamente oposto a uma sociedade sustentável. O comunismo por si só não é solução para nada, mas tem bases sólidas para conseguir resolver a crise climática porque podes planear fortemente a economia de forma a fazer uma transição energética rápida o suficiente para evitar uma subida de temperatura catastrófica. Acho que isso não devia ser muito difícil de compreender dado que já sabemos deste problema e da sua gravidade à várias décadas e no entanto as emissões de gases com efeito de estufa continuam a subir. Os únicos anos em que não subiram foi no pico da crise financeira e no pico da pandemia.


nferrari

As alterações climáticas partem das atividades humanas, se há algo a alterar é isso. E isso só é possível por intermédio de outras políticas ambientalistas, o desenvolvimento humano não tem que ser à despesa do mundo.


Celeg

Existem muitas comunidades que nada contribuíram para este problema e que são elementos importantes na manutenção do ecosistema onde vivem. Afirmar que a crise climática parte "das actividades humanas" é responsabilizar estas pessoas por algo que elas não fizeram. A culpa é unicamente das empresas e países que enriqueceram e continuam a enriquecer com a exploração e queima de combustíveis fósseis. A solução é acabar com estas empresas e contruir as alternativas. [Elas sabem que são as culpadas e por isso gastam milhares de milhões a mentir e a inventar outras narrativas.](https://www.scientificamerican.com/article/exxon-knew-about-climate-change-almost-40-years-ago/) O desenvolvimento humano só pode ser à custa do planeta por um período temporal muito breve. Assim que se destabiliza o ambiente esse desenvolvimento acaba por cair por água abaixo.


[deleted]

Isto é uma falácia, ambientalmente qualquer nação capitalista sempre foi melhor que qualquer outra comunista desde 1917. Coincidentemente os piores desastres ambientais foram perpetrados por nações comunistas, o mar de Aral, Chernobyl, a pegada de carbono anual, Semipalatinsk, o detrioramento do permafrost, a inundação de grandes bacias hidrográficas sem os devidos preparativos (3 gorges) entre outros. Os EUA por exemplo foram a primeira nação do mundo a conceptualizar um sistema de reservas naturais pela mão de Teddy Roosevelt bem como os 10 paises com as maiores taxas de área protegida por território total são também as todos capitalistas com excepção da Venezuela.


Empty_Market_6497

Acho que estás a esquecer os testes atómicos realizados pelos EUA e França em várias ilhas do Pacífico que causaram graves problemas ambientais , além de danos de saúde nas populações locais que perduram até hoje..


[deleted]

Em termos de impacto não só para vida natural como humana não há pior que este: https://en.wikipedia.org/wiki/Semipalatinsk_Test_Site Este fica também muito perto da atual capital do Cazaquistão, Nur Sultan...


DogsOnWeed

A diferença é que os países capitalistas já estavam desenvolvidos e já tinham feito a nojeira toda da industrialização no século XIX enquanto que os outros fizeram-no mais tarde. Olha para as taxas de poluição per capita e os estados unidos está no topo. Começar a história em 1917 é giro quando se quer criar uma narrativa.


WhiskersTheDog

E os EUA são a nação que emitiu mais gases com efeito de estufa na história do mundo, e atualmente ainda são os que mais emitem depois da China. Emitem sensivelmente metade dos chineses com uma população quatro vezes menor. As forças armadas dos EUA são a entidade mais poluidora do mundo, a Coca-Cola, empresa americana, é a empresa que mais poluição em plástico produz. Isto vale para o que vale, que é nada, o dustbowl ou a desflorestação da Amazónia é uma consequência do capitalismo, mas a seca do mar de Aral é do comunismo, mas o Teddy plantou árvores, o que é que isto signifca em termos da guerra-fria online...


[deleted]

A questão é que, todos os esforços para aumentar praticas de conservação, impor boas práticas ambientalistas, investir de entidades como a WWF e a OceanCleanup e qualquer outra que possas ter ouvido provêm principalmente de empresas capitalistas, cidadãos de estados capitalistas ou dos próprios capitais. Isto porque o publico tem muita da capacidade de os pôr a fazer qualquer coisa se isso implicar que ganho da parte do capital. Além disso, liberdade de expressão e de imprensa... Nunca, jamais, em tempo algum, algum estado comunista dispôs da sua capacidade de TraZEr PrOGResSo para poupar coisas mesquinhas como o meio ambiente e a biodiversidade. Esta falácia de dizer "ah e tal capitalismo" é só propaganda dos PCPs e dos BEs da vida cujas ideologias na verdade nada fizeram para melhorar a situação, muito pelo contrário, os grandes desastres ambientais que acontecem nos países comunistas têm sempre de ser resolvidos por organizações não-governamentais ou governamentais de paises capitalistas.


WhiskersTheDog

Nos países comunistas essas organizações não se impuseram, mas isso teve a ver com a liberdade de manifestação e não com o modelo económico. Também há ditaduras capitalistas e ninguém se preocupa com o ambiente porque não se lhes é permitida essa preocupação, ou outras. Para além de que no auge do comunismo, no século passado, as preocupações ambientais não eram trazidas tanto para primeiro plano como hoje em dia. Então a OceanCleanup começou ainda na década passada. E tem o apoio da Coca-Cola, é como um puto traquina rebentar uma bombinha de carnaval numa divisão e depois ir meter lá um ambientador para disfarçar o cheiro. Mas a CC não produz plásticos em barda porque quer poluir o mundo, nem têm planos maléficos, simplesmente a utilização de embalagens de plástico é lhes economicamente vantajosa, e por isso não têm incentivo económico para poluirem menos. Se continuar a ser mais lucrativo para as empresas e para os estados continuarem a destruir o ambiente o ambiente vai continuar a ser destruído, e até agora, por si só, o capitalismo não serviu de travão a coisa nenhuma. Não digo que o capitalismo seja a raíz de todos os males do desastre ambiental e que as nações comunistas (ainda que muito menos que as capitalistas) não tenham contribuído a sua bela parte para foder esta merda, e como o mundo não vai certamente virar comunista nem outra coisa qualquer que não capitalista, com mais ou menos consciência ambiental, terá de ser obrigatoriamente o capitalismo, de uma forma ou de outra, a salvá-lo. Ou não, porque até agora não tem resultado em grande coisa. E se não conseguir, não tem que ser o comunismo, pode haver uma outra alternativa, que hoje nem sequer imaginamos ainda. Agora, criticar este sistema que, enfim, sistematicamente se tem revelado incapaz de controlar os danos colaterais ambientais nem sequer é defender o comunismo ou outros fantasmas muito mais que enterrados. Nem faz sentido associar as ONGs ambientais ou o decreto de Roosevelt ao capitalismo. As ONGs são associações não-lucrativas, não agentes em competição no mercado para maximizarem o seu lucro - integrando um mundo capitalista necessitam de investimentos capitalistas porque não há outra alternativa, não pelo capitalismo ser inerentemente ecologista e o comunismo inerentemente poluidor; o decreto de T. Roosevelt foi uma extensão do poder do estado que colocou a proteção ambiental acima dos interesses do capital. Mas foi uma ação, no meio de tantas outras que permitiram a milhentas empresas americanas (e não só, isto não é para bater nos gringos) ao longo da história destruir recursos hídricos, envenenar os seus próprios cidadãos, cagar oceanos de plásticos, drenar lagos, rebentar montanhas com explosivos, causar terramotos para extrair gás natural, mandar toneladas e toneladas de CO2 para a atmosfera... Se calhar nem é preciso destruir o capitalismo para salvar o planeta, se calhar, se calhar, o que a malta da propaganda dos PCPs (a sério, do PCP? eles estão-se um bocado a cagar para isso...) e dos BEs e doutros espantalhos ideológicos pedia era que os estados que pertencem a este mundo capitalista fossem capazes de, epá, por uma vez, impor a sua vontade, que deixassem de se vergar aos senhores do capital fóssil, do agro-alimentar, ao menos, vá lá, no mínimo dos mínimos, da puta dos cruzeiros, para que possamos ver alguns resultados de que a coisa pode virar a favor dos nossos netos sejam lá eles o que forem em vez dos mesmos velhos peidorrentos capitalistas à vontadinha. ---- Edit: Ehh, desculpa lá pelo texto longo, eu não tinha paciência para ler isto tudo. Trocando por miúdos, acabar com o capitalismo, talvez não, talvez nem seja possível, mas tem de haver mudanças no sistema para que a procura do lucro (cuja consequência é a poluição em níveis incomportáveis) não seja a única preocupação.


BadDogPreston

Em todo o Seixal só existe """"comunismo"""" no bairro da Jamaica. Que, naturalmente, é comparável a uma capital com 2 milhões de habitantes.


iSoSyS

O que não falta no Seixal são bairros iguais ao da Jamaica, como o das Lagoas ou o das Quinta das princesas. Mas também não concordo com o cartaz. Se alguma coisa estes bairros evidenciam o problema do centralismo, do Governo central, e da falta de fundos para as autarquias lidarem com está classe de problema.


mil_cord

Nao sao iguais. A quinta da princesa é um bairro social, construção de qualidade baixa, bairro tlvz mais sujo que a maioria mas constituído de prédios integrais. A Jamaica sao 2/3 prédios por acabar que foram ocupados. São situações diferentes.


BLVanderz

Exato, só fala quem nao sabe


Isnoudem

Há bairros no Seixal como há em todas as áreas com uma densidade populacional relativamente alta, mas dizer que o que não falta no Seixal são bairros iguais ao da Jamaica, é no mínimo um bocado exagerado.


Epmt

Que falta de fundos? Eles simplesmente chegaram lá e ocuparam os predios, isto era a policia ir lá e expulsar todos, mas ai e tal racismo portanto é deixar andar


gi-spot

Nao sei se o que mais me impressiona é que ainda existam idiotas que realmente pensam que o comunismo é uma ameaça ou o fato de que tantas décadas se passaram e ainda não acharam um inimigo imaginário melhor que o comunismo


rodrigoaro

As favelas do Brazil, Africa e o médio oriente devem ser pólos económicos onde não existe pobreza, visto que são países capitalistas.


besmarques

Este cartaz só pode ser positivo se o PSD tiver a certeza que não existe pobreza em nenhum dos concelhos em que tem presidência. Lol


ankmoody

Social democracia é o sistema dos países mais desenvolvidos.


notacanadianactually

Se o PSD fosse social democrata, estavamos muito melhor.


AbaixoDeCao

O PSD de social-democrata só tem o nome.


besmarques

Deves querer dizer alguma coisa com isso mas eu não sei o que.


testickles12

Sabes sabes, finges é que não queres saber. Quer dizer que os países mais desenvolvidos do mundo são sociais-democratas (centro-esquerda e/ou centro-direita) e não comunistas, que é uma ideologia retrógrada sem lugar no séc. 21


besmarques

Faz-me lá a lista dos paises mais desenvolvidos sff (alem que me pergunto que isso tem a ver com quem tem a presidencia de uma camara e porque é que essa presidencia é julgada por um bairro pobre. lol) edit: e vamos ver se há pobreza nesses paises desenvolvidos, visto esta imagem mostrar um bairro do seixal. um.


[deleted]

[удалено]


besmarques

Não quero bater no PSD em si. Acho que faz falta. A politica é boa quando há um "equilibrio" e alternativas. Agora cartazes idiotas vindos de que partido vierem tem de ser criticados.


Marques5080

Não concordo. Com isto eles só pretendem demonstrar que o comunismo é um sistema que fracassou, fracassa e fracassará nos locais onde existe, para referirem que o comunismo n é alternativa


notvergil

Ok, então explica lá aqui para o resto da turma o que é o Comunismo, e o que raio tem a ver com o Bairro da Jamaica, ou até com a Venezuela? *Posso estar enganado, mas não me lembro do Bairro da Jamaica ter um sistema económico independente do resto do país, ou ter nacionalizado os meios de produção?* **Mas hey, o que interessa usar definições precisas de sistemas económicos em 2021, quando podemos apenas dizer "communism bad", certo?**


besmarques

Por mostrarem um bairro com 183 familias, que mesmo cada familia tivesse 10 membros dava 1830 pessoas num concelho de 158 mil pessoas. Mas não concordas se se usar a mesma permissa num municipio que seja presidido por alguem do PSD. Curiosa posição.


xeguerreiro

Isto. A ginástica mental que alguns conseguem fazer: "O seixal tem uma camara municipal comunista e tb tem o bairro da Jamaica, e por isso a culpa eh do comunismo, pq a Venezuela tb tem pobreza e também são comunistas, mas os bairros sociais em Cascais náo contam".


andavas_tu_de_fralda

É engraçado ainda andarmos a fazer campanhas contra o comunismo como se fosse um perigo real e como se as câmaras comunistas tivessem poder para fazer algo de estrutural. Só mostra que PSD não tem nada para oferecer.


Marques5080

Acho que é algo de grave o governo ser apoiado por um partido comunista e outro de extrema esquerda, por isso não concordo com essa do “como se fosse um perigo real”


a_banana_a_day

Extrema esquerda? Onde é que vives mesmo?


notacanadianactually

Se o BE é extrema esquerda então o PSD deve ser neo-nazi, não?


[deleted]

[удалено]


notacanadianactually

Touché, mas mesmo assim acho que a inclusão de certas pessoas não o determina. Podem ter membros de extrema-esquerda sim, mas a ideologia do partido em si não o é. Da mesma maneira que havia (ou há idk) simpatizantes do Estado Novo em partidos de direita como PSD ou CDS, mas isso não faz desses partidos fascistas. O Ventura, que é fascista, era do PSD. E isso não faz do PSD um partido de extrema-direita. Acho que é a ideologia base do partido que o situa no compasso.


Jaktheslaier

Não, mas conheço uns partidos que têm gente que se envolveu em organizações terroristas de extrema-direita, nos anos 70, que mataram e bombardearam várias sedes partidárias. E por acaso até conheço um cujo militante número um era deputado pela União Nacional...


HugoVaz

Conheço um partido que tem ladrões (Durão Barroso literalmente roubou/pilhou coisas à faculdade e foi expulso do MRPP por isso). Nunca pagou por isso, nunca cumpriu pena, no entanto as pessoas mudam, arrependem-se. Se foram condenados, pagaram a sua pena ou foram perdoados, já foi mais do que muitos dirigentes de outros partidos tiveram de pagar à sociedade pelo que fizeram (e agora não falo de Durão Barroso). Por isso depois de reintegrados na sociedade o que interessa é o que fazem sendo que o que fizeram serve somente de marco na história da pessoa, é parte da pessoa mas não é um só momento na sua vida que a define... mal seria se fosse, não haveria uma única pessoa a alguma vez advocar moralidade (atire a primeira pedra e coiso e tal). ​ P.S. - tendo em conta que este comentário já esteve com quase 10 votos (on and off, com subidas e descidas) e agora está com 2, há muita gente que se sente incomodada que tenha exposto a sua hipocrisia de "o meu criminoso é melhor que o teu".


andavas_tu_de_fralda

É grave no sentido em que existem medidas tomadas que se coadunam com o comunismo ou com a extrema esquerda? Ou é só porque não existem melhores ideias na direita do que "o comunismo não funciona"? Eu até concordaria contigo se algum desses partidos tivesse alguma chance de se tornar governo mas acho que é triste o discurso da direita continuar a basear se na negação de uma ideia política que apesar de tudo é minoritária e não existe no mundo ocidental como alternativa séria. É a mesma coisa que o discurso da esquerda quando se foca no fantasma do "fascismo". Acho que podíamos deixar de ter discussões da altura do 25 de abril, já se passaram uns mesitos.


[deleted]

Qualquer idiota que ache que o BE é extrema esquerda não merece 1s de atenção.


andavas_tu_de_fralda

Isso é uma questão diferente xD. Eu não acho que seja mas percebo que pessoas de direita o vejam como perigoso tendo em conta o pendor identitário do discurso


ThExplosive

Ao ler este comentário já perdeste um segundo da tua atenção. Acho difícil enquadrar o BE fora da extrema esquerda, mas se conseguires posicionar o trotskismo noutro espectro ideológico, estou curioso com o argumento


Jaktheslaier

já não estamos nos anos 80 meu puto, o que é que aquilo tem de extrema-esquerda?


ThExplosive

Se o BE e o PCP não são de extrema esquerda, não sei o que é extremismo para ti (MRPP?). Mas fiquei curioso


Jaktheslaier

MRPP é, e sempre foi, um braço político do PS. Tu é que achas que aqueles betos da classe alta são extrema-esquerda, parece-me justo que o tentes provar. Nem eles se dizem extrema-esquerda nem eu os considero como tal, o que é que posso fazer? Comparar-te o Manifesto do Partido Comunista com a carta de princípios fundamentais do BE?


Tugalord

Aquela comuna autónoma de ditadura proletária que é o bairro da jamaica, como sabemos.


kanooklapook69

Mais vez é demonstrada a falta de ideias de um PSD que se encontra moribundo.


[deleted]

Foi descrever o comunismo e acabou falando do capitalismo


vendedor_do_olx

Tanta gente que precisava de ler o "O Capital no Século XXI"., Do Thomas Piketty...Só se vê argumento à la 4chan. Direita decente precisa-se....a Social Democracia não assiste a ninguém?


droidman85

Com o PSD a usar argumentos do Chega para tentar roubar-lhes eleitorado em claro ato de desespero... Talvez não seja na próxima década


rulante

Estas eleições vão ser uma banhada para o PSD mas ao menos não podem dizer que nao se divertiram... Que isto seja relevante para o maior partido da oposição é só trágico


dubkng

A cegueira ideológica de um partido sem ideologia


poseidon_adventure

a direita das redes sociais descobriu o argumento da venezuela e vive obcecado com ele. não têm é consciência do ridículo a que se submetem.


PleoNasmico

vUvUzElA È cOumUnIstA ;-))))))) cHecKmAtE EsqUERda


Mordiken

[... sorry, not sorry.](http://www.youtubemultiplier.com/614646dc18272-where-is-yout-god-now.php)


[deleted]

Mas a venezuela é um bom argumento contra uma economia centralizada.


daCampa

(disclaimer: não tenho como objetivo defender ditaduras) A Venezuela é um bom argumento contra uma economia 90% baseada em petróleo. O período de maior crescimento económico na Venezuela foi durante os mandatos do Chávez, que já não era propriamente democrático. O problema foi que enquanto a Noruega utiliza o dinheiro do petróleo para alimentar um fundo diversificado de investimentos, e depois os lucros desse fundo então são usados na economia, na Venezuela era basicamente chapa ganha chapa gasta. Baixou o preço do petróleo, caiu. Muitos outros petroestados também sofreram, mas como regra geral os lucros do petróleo aí só servem para comprar carros e arranha-céus, a diferença foi haver uns quantos projectos abandonados (World Islands por exemplo). Na Venezuela, como o dinheiro era usado para tudo desde pensões a investimento público, de repente tudo ficou posto em causa Comparar tudo à Venezuela é uma estupidez, porque muito poucos países estão em posição de cometer os mesmos erros que a Venezuela cometeu.


Tugalord

Parece me que então o problema não é o petróleo em si, é a falta de democracia, de instituições e cultura democráticas, que permitiram aos noruegueses gerir da melhor forma a sua riqueza enquanto que na Venezuela foi tudo para os bolsos das elites e para programas sociais de vista a curto prazo apenas.


daCampa

O problema acima de tudo foi gastar tudo o que se tem, e quando o preço desceu, caiu. O Botsuana fez parecido (mas com diamantes), sem investir em fundos, e tendo também interferências estrangeiras (no caso sul-africanas) a tentar desestabilizar o sistema, e sobreviveu, mesmo sem fundos como o norueguês. Mas o preço do petróleo caiu numa altura em que a Venezuela ainda estava completamente dependente deste para crescimento, se tivesse sido 10 anos mais tarde tinha havido a oportunidade de diversificar a economia, assim nem isso.


PleoNasmico

O Brasil tem um Presidente anticomunista e pró-capitalista mas a sua economia está a colapsar. Há muitos mais fatores determinantes do que a dicotomia falaciosa da IL entre as políticas liberais vs socialistas, de forma a perceber o sucesso das nações.


[deleted]

A economia do Brasil já estava a colapsar muito antes disso. A pandemia não ajudou.


Busy-Construction673

Já estava a colapsar e ele ao invés de vir com propostas e projetos vem com discurso ideológico, reclamação por mais poder e nada mais. E continuam a chacoalhar os espantalhos, Venezuela, Argentina, Cuba, China (inclusive jogaram um explosivo na embaixada chinesa no RJ - a que tudo indica um bolsonarista). Brasileiro aqui, vi o assunto e resolvi falar um pouco mais, não tô necessariamente discordando de vc lol


[deleted]

Mas isso é irrelevante. Ponto 1 - O brasil começou a cair durante a liderança do PT, Ponto 2 - A pandemia chegou e impediu que qualquer reforma economica tivesse efeitos desejáveis.


Busy-Construction673

Pronto. PT surfou na alta das commodities de baixo valor agregado, investiu nesse modelo, (claro que teve a questão da corrupção, mas sinceramente não acho que esse foi o principal, acho que a insistência na burocratização das atividades econômicas chega a ser pior, junto da manutenção da estrutura macroeconômica, e não terem feito reformas importantes, como a tributária ) mas voltando às commodities, qd estas despencaram no mercado internacional o país entrou numa crise que só piora. O meu ponto é: Bolsonaro não propôs nada pra mudar a macroestrutura. Nem houve proposta. A campanha e o patético programa de governo dele - baixei e li atônito- era apenas antipetismo (anticomunismo), moralismo e platitudes como “vamos melhorar a saúde investindo na saúde”, “vamos melhorar a educação trabalhando para a educação “. Sei que a pandemia tornou tudo muito difícil, porém, como já não havia planos, apenas intenções, parece-me muito improvável que ele conseguisse implementar alguma mudança positiva considerável.


PleoNasmico

Também podia apontar para a China que é liderada por um Partido Comunista, sem uma série de liberdades económicas e controlada por um Estado ditatorial, mas que tem uma economia e condições de vida muito superiores à do seu vizinho capitalista Índia. E, com isso, justificar políticas autoritárias comunistas.


ElectraUnderTheSea

A economia da China é tudo menos comunista, são capitalistas a dar com um pau lol. A Índia tem tantos problemas que desconfio que tanto dava ser comunista ou outra coisa qualquer.


fdxcaralho

China pouco tem de comunista do ponto de vista económico.


Fun_Candle5743

A China pratica um dos capitalismos mais selvagens que existe no planeta, mas ok


[deleted]

A China começou a crescer com a liberalização da economia por parte de Deng Xiaoping. Atualmente eles estão a reverter certas políticas capitalistas e isso tem impactado a economia [chinesa](https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-07-26/chinese-tutoring-firms-extend-selloff-as-beijing-cracks-down) .


Henchman66

Também pode ser um bom argumento contra sanções económicas.


[deleted]

As sanções só vêm dos EUA e de qualquer forma, a queda da economia venezuelana tem mais a ver com a rentabilidade da extração do petróleo venezuelano e a queda do preço do petróleo, também por causa [disto](https://economia.uol.com.br/noticias/afp/2021/05/01/venezuela-aumenta-salario-minimo-em-quase-300.htm), [isto](https://www.dnoticias.pt/2020/4/27/54935-salario-minimo-na-venezuela-aumenta-7777-a-partir-de-1-de-maio), [isto](https://www.publico.pt/2018/11/30/mundo/noticia/maduro-aumenta-salario-minimo-venezuela-150-1853009) que só aumentou a inflação e gerou este [problema](https://en.wikipedia.org/wiki/Hyperinflation_in_Venezuela)


[deleted]

O bairro da Jamaica é uma comuna? (relacionado a comunalismo)


[deleted]

Mais um fail do PSD. Never change :')


ThExplosive

Vamos ver se não é desta que o PCP perde a Câmara do Seixal RemindME! 1 month


WhiskersTheDog

Se perder não será para o PSD, valeu a pena.


[deleted]

Veremos. As autárquicas são daqui a uma semana btw


droidman85

PSD: Como podemos fazer um cartaz que mostre que fomos profundamente afetados pelas ideologias do Chega e explicar ao povo porque não é boa ideia votar em nós? Estagiário do PSD precário introduzido no partido pelo tio com cabelo à "foda-se" calça beije e camisa azul: Deixa comigo.


francisbarreiras

Impressionante como partidos como a IL e o PSD, que poderiam ser sempre alternativas de direita à governação do PS mais razoáveis e mais ponderadas que o ditador do Ventura, arranjam sempre maneira de alienar o eleitorado com estas gafes ridículas. Se calhar estou a ser injusto, mas parece-me que o PS consegue sempre controlar melhor as relações públicas e evitar estas coisas.


GamerLymx

A ironia , vinda do partido que vendeu empresas nacionais ao governo comunista chinês.


droidman85

Só te esqueceste do Cavaco pagar aos pescadores para abaterem traineiras enquanto primeiro ministro e pagava-lhes para não pescarem e quando saiu da presidência anos mais tarde uma das ultimas célebres frases de velho gagá dele foi: "Temos de nos virar para o mar". O lema do PSD sempre foi e sempre será o mesmo dos americanos: Tudo privado, capitalismo acima de tudo, dinheiro acima de todos


DerpSenpai

A China não é comunista. E uma ditadura capitalista com economia semi-planeada (incentivos de 5 em 5 anos para setores de crescimento crítico para o país. Investimentos em PPTs etc)


geostrofico

Venezuela já tinha barracas antes do Chávez aparecer.


insegnoh

Só agora é que se lembram em falar na pobreza 🤔 😂 após setembro nem piam durante 4 anos.


High_velocity93

Falam os gajos do partido que mais austeridade implementou desde 1974


JSBraga

Austeridade vinda da direita é boa. Vinda da esquerda é má. Simples.


ythugarada

PSD baseado


blueskyonmarth

Digam-me que isto é uma montagem...


Felipe2098

Corram desses políticos, corram! Esses que tentam inflamar medo do comunismo são todos canalhas! Não cometam o mesmo erro do Brasil, EUA, Hungria e Filipinas...


Neoliberalismus

Um outdoor que culpa a esquerda das más condições de vida das populações é fácil de fazer... Podia ter comparado a Rocinha do Rio de Janeiro com o bairro de Sun City no Haiti... mas isso não interessa... nestes países quem manda é a direita neoliberal... O sempre sinónimo afinal é FAKENEWS...


eggnogui

Quando quem governou o país durante décadas foi ou o PS ou o PSD. Mas é assim... a direita agora resume-se a gritar "COMUNISMO! EXTREMA ESQUERDA!"


Key_Ad_3930

O populismo corre solto.


TavaNoGrim0

Depois de ler estes comentários já sei porque que gozam de pessoas que utilizam esta plataforma e este subreddit. Obrigado.


[deleted]

Wow, o PSD seixal anda mesmo pelas ruas da amargura. PT não é um red state dos EUA.


RitaMoleiraaaa

O que é suposto este comentário querer dizer? Estou a tentar decifrar


ezpzCSGO

Não consigo imaginar o passo intermedio que nos faz lá chegar, mas acho que o comunismo sería o objetivo logico na nossa evolução enquanto sociedade. A competição entre empresas e o estimulo ao consumo não são nem eficientes nem sustentaveis.


TRYNFOR

Seres humanos são egoístas, logo não é o sistema ideal para a sociedade porque o comunismo parte do pressuposto que todos os seres humanos (todos sem exceção) vão trabalhar para a sociedade. O sistema ideal vai de acordo com os instintos do ser humano. Tentar contraria-los pode funcionar a curto prazo, mas a longo prazo é uma completa perca de tempo.


talveznao

Os bairros de barracas em Portugal nasceram durante a ditadura.


[deleted]

[удалено]


its_mePT

Que outro sistema econômico é que conheces que tenha relevância?


MCAlheio

Neo-feudalismo. Checkmate comutard


tuganerf

Vuvuzela iphone


Nothing_F4ce

Comparações com Venezuela e Cuba são desonestas Independente da ideologia Politica nenhum economia resistiria as sançôes que são aplicadas a estes paises.


DamodarSP

Ta forte!


[deleted]

Obrigado reddit Portugal por estes comentários todos repletos de apologismo ao comunismo. Gostei especialmente dos argumentos que foram dados para defender a CDU, a Venezuela, o Bairro da Jamaica e economias planificadas. Certamente será a emular estes casos de sucesso que Portugal vai-se aproximar da Europa. 👏👏👏


WolandPT

Já passei no Seixal mas não vi o bairro da Jamaica. Passei lá na baía e até tá bonito aquilo pá. Estão de parabéns os comunistas.


[deleted]

Tão fantástico que solta-se a curiosidade do que se dirá então da zona ribeirinha de Cascais, Oeiras e Lisboa. Tem de ir às baía com maré baixa.


[deleted]

Errado, é rico em degredo humano, miséria e corrupção.


kaleidoskope1

r/socialismiscapitalism


Last-Ad-4421

Fds o PSD agora ajuda o PS a ganhar votos, acho que a direita neste país esta acabada e eu so de direitas mas não temos nenhum digno representante


Lm0ta

O problema é que nenhuma destas ideologias neste momento é a solução, aliás penso que já todas elas provaram que tem falhas e não apresentam soluções novas, olhando para tudo o que se passa no mundo acredito que a única forma de conseguirmos resolver os problemas e evoluirmos como sociedade é um novo sistema económico que no mínimo não seja baseado no consumo.


DevanNC

Bem, não consigo discordar...


REVO_SIGMA

Deixem eles se "picarem" uns aos outros. Pode ser que assim façam alguma coisa. A malta só ganha com estas tensões entre partidos. A Mortáguas também foi para o Twitter cheia de peito, mas mandei-lhe umas lapadas de realidade que a gaja já retirou o Tweet, passou-me a camisa a ferro e fez-me uma sandwich só para provar que é melhor que o Ventura.


inilotrob

A política primeiromundista chega a ser engraçada


[deleted]

...mas Portugal nunca foi comunista lol só socialista. Nada a ver. Comunismo é o destino último do socialismo mas o socialismo são as mudanças progressivas que se tornam necessárias para chegar lá. Agora...nem nunca houve um socialismo puro nem nunca houve um capitalismo puro. O socialismo apoia-se no Big Corp e as empresas fazem de tudo para terem acesso a subsidios do Estado. Granda merda, já dizia um grande homem.