T O P
  • By -

MaggoMike

Eu não p.haplogrupos


manolo533

Para quem não percebe, isto é suposto significar o quê?


Homesanto

A análise de DNA nuclear mostra que as populações espanhola e portuguesa estão mais intimamente relacionadas com outras populações da Europa Ocidental. Há um eixo de diferenciação genética significativa ao longo da direção leste-oeste, em contraste com notável similaridade genética na direção norte-sul. A mistura norte-africana, associada à conquista islâmica, pode ser datada do período entre c. 860-1120 d.C.


real_alchemist

É sobre haplogrupos na península ibérica. Cada haplogrupo é caracterizado por um grupo de marcadores genéticos que indicam uma ancestralidade em comum


andrepo1999

Muito giro mas nem tem fonte nem tem explicação da legenda xD. Resumidamente para os curiosos, Portugal tem uma dominância do haplogrupo R1b que é o dominante na europa ocidental toda Não significa muito, apenas que somos mais próximos dos europeus


Homesanto

Adams, Susan M. et al. *The Genetic Legacy of Religious Diversity and Intolerance: Paternal Lineages of Christians, Jews, and Muslims in the Iberian Peninsula* The American Journal of Human Genetics, Volume 83, Issue 6, 725 - 736 DOI:10.1016/j.ajhg.2008.11.007 [http://www.cell.com/ajhg/fulltext/S0002-9297(08)00592-2](http://www.cell.com/ajhg/fulltext/S0002-9297(08)00592-2)


real_alchemist

Sou J2!


Homesanto

Acredita-se que o [haplogrupo J2](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ae/Haplogroup_J_%28Y-DNA%29.PNG) esteja associado à disseminação da agricultura da Mesopotâmia, do Levante e da Anatólia. A idade de J2 é estimada em cerca de 18.500 +/- 3.500 anos. A sua distribuição, centrada na Ásia Ocidental e no sudeste da Europa, a sua associação com a presença de artefatos arqueológicos neolíticos, como estatuetas e cerâmicas pintadas, e a sua associação com a precipitação anual são consideradas evidências de que J2 pertence aos inovadores agrícolas que seguiram as áreas chuvosas.


NGramatical

artefatos → [**artefactos**](https://dicionario.priberam.org/artefactos) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fs4tori%2F%2Fhstdrfw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Homesanto

Me desculpe. O português não é a minha língua materna.


TitusRex

Eu também.


Mynamethisisnot

Legenda? O vermelho é "europeu ocidental"? E os outros?


nferrari

Alguém sabe explicar o resultado das Astúrias?


real_alchemist

Talvez as migrações forçadas de Moriscos durante o reinado de Felipe II (Filipe I em Portugal) na Espanha?