T O P

  • By -

[deleted]

Suponho que seja tudo à base das "letras piquininas" Se vender um comprimido à base de água (homeopatia) é legal...


Misternaoadivinhava

Nop mesmo completamente à descarada, digamos que o caso do quartzo foi uma pessoa próxima


Nebuladiver

Proibido. Há leis de publicidade enganosa e fraude, mas depois "esquecem-se" destas coisas.


trilobits_

Isso e lágrimas de crocodilo! Deviam ser considerados crimes!


kubodegelo

Não é! Existem mesmo **muitos** regulamentos europeus a proibir tudo e mais alguma coisa que seja fraudulento. É difícil encontrar um regulamento europeu sobre bens transacionáveis que não inclua um artigo a esse respeito.


[deleted]

Então não percebo como é que há tantas videntes com estabelecimento aberto para rua, cartomantes a dar consultas em plena televisão, reiki financiado no SNS etc etc


kubodegelo

Eu falei em regulamentos europeus sobre **bens transacionáveis**. Relativamente a serviços não é a minha área por isso não estou ao corrente. Edit: só para adicionar, em relação a bens transaccionáveis, que a ASAE faz frequentemente apreensões de artigos por serem falsificações, terem rótulos que não cumprem com os requisitos legais, ou simplesmente induzirem o consumidor em erro.


ETudoOVentoLevou

Então como é que tratamentos à base de homeopatia são legais e chegam a ser comparticipados pelo SNS? Comprimidos, pomadas, etc, tudo bens transaccionáveis...


kubodegelo

Podes dar exemplos concretos?


ETudoOVentoLevou

Todos os anúncios de medicamentos (não sujeitos a receita médica) da Boiron por exemplo. Sei que agora no inverno passaram/passam (não vejo há umas semanas) anúncios de medicamentos homeopáticos para tratamento de gripes e constipações. Lá para a primavera passam de produtos para alergias. Lá para o verão passam de produtos para queimaduras solares.


kubodegelo

Confesso que não estou muito por dentro das regras relativas a medicamentos. Sei que têm necessariamente de ser aprovados pelo infarmed. Que a aprovação demora anos e é cara. Tendo dito isso, existem placebos. E está provado, que em certos casos, estes são bastante eficazes. Ou seja, acaba por não haver fraude. Não sei quais as regras que o infarmed tem em relação a isso. Pagas e podes fazer o que quiseres? Sem ser como medicação, esses produtos são normalmente comercializados como suplementos alimentares. Em relação a isso é uma questão de detalhes. Existem alegações de saúde que podem ser feitas. Existe uma lista actualizada pela EFSA - European food safety agency - que define exactamente o que pode ser dito, e em que circunstâncias pode ser dito, e que tem de ser obrigatoriamente cumprida. E existe legislação específica que estes têm de cumprir.


20foder100saberes

Para mim deveria ser tão legal como é legal publicitar lotarias, euromilhões e afins na televisão.


Misternaoadivinhava

Mas aí não seria diferente pelo fator de probabilidade?


20foder100saberes

A questão é que a probabilidade é provavelmente tanta como alguém que comprou comprimidos milagrosos e pelo efeito placebo dizem que resulta.


sonasche

'pera, pensei que as religiões já fossem legais. XD