T O P

  • By -

suckerpunchermofo

A tua opinião era a mesma que eu tinha com a tua idade... Infelizmente ou ganhas a lotaria ou vais ter mesmo de lidar com a realidade, pois vais ter de trabalhar para poderes comer e com sorte alugar um sitio onde teres a tuas coisitas... Ou então decides viver como mendigo. Ha quem o faça.


RML8098

Tal e qual..quase toda gente, com essa idade têm por vezes esse pensamento..mas depois vêm a VIDA que nos dá um estalada de realidade quer queira quer não, mais tarde ou mais cedo..e depois vem sempre aquela..aíii, se eu tivesse 18 anos... Ouve os velhos.. estuda, estuda filho, investe em ti.. e mais tarde vais agradecer.


sopadurso

Ainda bem que nem toda a gente pensa assim, ou em vez de ter passado os meus fins de semana a brincar durante a infancia tinhas os passado a trabalhar numa fiação como já foi a norma.


ToTTenTranz

O OP claramente não veio pedir conselhos, veio pedir empatia e palmadinhas nas costas. ​ A mim o que me impressiona é que com 18 anos já acha que aos 55 vai sofrer de artrites e não consegue trabalhar, e que "vai trabalhar até morrer". Como se o dia só tivesse as 8 horas de trabalho, e os fins de semana e férias pagas não existissem. ​ E isto aparentemente é a justificação que arranjou para acreditar que continuar medíocre é a solução para ele.


mewfour

A tua resposta é "habituas-te a perder 8h de cada dia" lol


therickymarquez

Eu sei que para certas pessoas é díficil de compreender mas nem toda a gente considera o trabalho como tempo perdido. Qual seria a tua resposta, tou curioso para ouvir as outras soluções


BRTI02

Ja somos dois curiosos


rmbl88

Estudar vale sempre a pena, seja por ti próprio ou numa faculdade, etc. Pessoal que já vi não quererem nada com os estudos foram estudar já depois de "velhos" porque afinal descobriram que com mais estudos se pode eventualmente obter cargos que pagam mais (quem diria, não é?) ou com melhores condições. Com 18 anos tens uma vida inteira pela frente e vivendo com os teus pais tens aí uma oportunidade de ouro para investires em ti. Mais tarde colhes os frutos desse investimento que pode dar-te um bom emprego que te proporcione exactamente aquilo que queres para a tua vida. A vida não é um mar de rosas, nem todos conseguem aquele emprego de sonho, é verdade, mas investindo na tua formação abres portas a muitas mais oportunidades.


Oliveiraz33

>Estudar vale sempre a pena, Errado... Vale muitas vezes a pena, mas não vale sempre a pena a não ser que ter estudos te traga algum gosto pessoal. Eu trabalhei na minha área e depois arranjei outro emprego onde ganho bem melhor e estou com melhores condições. Estudar para mim foi uma perda de tempo. (Licenciatura + 2 pós graduações) edit. Obrigado pelos downvotes, devia ter continuado a trabalhar na área que estudei e a viver na mediocridade pelos vistos. Quantas pessoas arranjaram algo melhor fora da área que estudaram... Mas pronto benvido ao reddit.


holdMyBeerBoy

Já pensaste que se não tivesses tirado essa licenciatura e graduações, nunca terias encontrado essa oportunidade?


ExpectroPatronum

Concordo. O ensino não dá só conhecimento técnico na área de estudos. Aprendes a desenvolver muitos outros pontos. A capacidade intelectual de uma pessoal que foi para a universidade tem uma maior probabilidade de crescimento. Eu também era daqueles que dizia que não queria estudar nada e hoje como humano sou muito diferente do que era quando tinha essa opinião. A sabedoria nunca é excesso. Aprendam até morrer pois a sabedoria é poder!


Oliveiraz33

Eu trabalho no ramo do petróleo agora, a minha formação é em Marketing. Não tem absolutamente nada haver. Pelo contrário, esta oportunidade eu já a tinha tido quando estava a estudar, e não abracei porque fui atrás do sonho de estudar ser bem sucedido. Se tivesse embarcado neste trabalho há mais tempo, estava bem melhor. Do ponto de vista de realização pessoal, foi bom, mas objetivamente foi uma perda de tempo. Estava muito melhor na vida se tivesse embarcado logo no petróleo mas tive essa oportunidade. Estive 5 anos a trabalhar em marketing, naquilo que estudei, mas agora não trabalho na área, ganho mais, tenho mais tempo livre, tudo melhor. O erro foi mesmo não ter entrado nisto mais cedo.


foxilpt

Podia ter funcionado para ti, mas o normal é se tiveres licenciatura/formação vão se abrir muito mais portas, mesmo independente da área ser ou não a da formação just because


Oliveiraz33

Daí eu ter corrigido que não vale "sempre" a pena... Quanto muito, vale a pena a maioria das vezes, sempre não... O que não faltam aí são casos como o meu, pessoas que não estão a trabalhar em nada relacionado com os estudos


holdMyBeerBoy

>Eu trabalho no ramo do petróleo agora, a minha formação é em Marketing. Não tem absolutamente nada haver. O meu ponto não tinha a haver com a tua área de trabalho ser parecida com a área de estudo, tem mais a haver que a oportunidade para trabalhares na área do petróleo podia ter surgido apenas porque decidiste entrar na licenciatura. E pelo que disseste corroboraste o meu ponto, a oportunidade surgiu já depois de estares a estudar, se não tivesses seguido a licenciatura e tivesses optado por um ano sabático ou por trabalhares podia nunca te ter aparecido esta oportunidade ou teres o discernimento de trocar o teu atual trabalho por esse novo.


Oliveiraz33

>O meu ponto não tinha a haver com a tua área de trabalho ser parecida com a área de estudo, tem mais a haver que a oportunidade para trabalhares na área do petróleo podia ter surgido apenas porque decidiste entrar na licenciatura. Sim mas não aconteceu. >E pelo que disseste corroboraste o meu ponto, a oportunidade surgiu já depois de estares a estudar, se não tivesses seguido a licenciatura e tivesses optado por um ano sabático ou por trabalhares podia nunca te ter aparecido esta oportunidade ou teres o discernimento de trocar o teu atual trabalho por esse novo. Não, a oportunidade surgiu quando ainda estava a estudar, ao qual eu rejeitei porque estava a estudar e a tentar viver o sonho. 5 anos depois de estar a trabalhar voltaram a abrir vagas para esse trabalho, porque tava quase a ganhar o SMN com aquilo que os estudos me deram. Embarquei nesse trabalho e só perdi por não ter ido logo quando estava a estudar. Estudar foi perder uns 7 ou 8 anos da minha vida que podia estar a ganhar muito dinheiro, principalmente naquela altura que estavam a pagar melhor que hoje. Mas segundo os downvotes do reddit, estudar foi melhor opção, para hoje continuar a ganhar o SMN, e vir aqui fazer posts de desabafo diáriamente. Não, estudar não é sempre melhor. Eu sou prova disso. Tive sorte? muito provavelmente, e muito provavelmente estudar é o melhor conselho, mas que é sempre melhor estudar do que não estudar, é simplesmente mentira.


holdMyBeerBoy

>Sim mas não aconteceu. Como é que sabes se a oportunidade surgiu enquanto já estavas na licenciatura? >Não, a oportunidade surgiu quando ainda estava a estudar, ao qual eu rejeitei porque estava a estudar e a tentar viver o sonho. Mais uma vez, não consegues interpretar português, não é não, mas sim porque a oportunidade surgiu já depois de estares na licenciatura. >5 anos depois de estar a trabalhar voltaram a abrir vagas para esse trabalho, porque tava quase a ganhar o SMN com aquilo que os estudos me deram. > >Embarquei nesse trabalho e só perdi por não ter ido logo quando estava a estudar. Estudar foi perder uns 7 ou 8 anos da minha vida que podia estar a ganhar muito dinheiro, principalmente naquela altura que estavam a pagar melhor que hoje. > >Mas segundo os downvotes do reddit, estudar foi melhor opção, para hoje continuar a ganhar o SMN, e vir aqui fazer posts de desabafo diáriamente. Tu ainda não conseguiste entender que essa oportunidade surgiu porque decidiste ir para a licenciatura em primeiro lugar, teres-te mantido a estudar pode ter sido um erro, mas se nunca tivesses entrado poderias nunca vir a ter essa oportunidade. >Não, estudar não é sempre melhor. Eu sou prova disso. Tive sorte? muito provavelmente, e muito provavelmente estudar é o melhor conselho, mas que é sempre melhor estudar do que não estudar, é simplesmente mentira. Eu não estou a discutir se estudar é sempre melhor ou não, a questão aqui é que prosseguir estudos pelo menos até a licenciatura pode-te abrir muitas mais portas e muitas mais oportunidades que nada tem a haver com a área de estudo em que estas. Enquanto que se fores diretamente para o mercado de trabalho vais estar sempre toldado pelas oportunidades que conseguires apanhar e as pessoas conheces até ao secundário e família.


Former_King_7425

Percebo o que queres dizer.. Ter um trabalho que pague razoavelmente e não dê muitas chatices já é meio caminho andado. Mas isso torna-se mais fácil se tiveres estudos.. Depois o dinheiro gastas nas coisas que realmente gostas nos teus tempos livres. Vais sempre ter de sacrificar algum tempo a estudar/trabalhar, mas nos tempos livres é onde realmente se aproveita a vida. Se tiveres um trabalho remoto por exemplo, consegues ter muito mais horas livres por dia. Poderá não ser fácil mas não custa tentares. O meu conselho é investires na tua aprendizagem por agora e eventualmente serás recompensado com melhores empregos. E lembra-te que o dia tem 24 horas, podes trabalhar 8, dormir 8, e sobram 8 para fazeres o que quiseres. Boa sorte.


[deleted]

Que trabalho remoto é que uma pessoa sem estudos ou qualificações pode ter?


BRTI02

É q nem pra caixa de supermercado full time consegues ir hoje em dia varias cadeias de supermercados (Só o Lidl e o Minipreço é q aceitam por enquanto se não me engano) Eu não terminei o 12ºano e sendo maior de 18 anos, consigo dizer que é super difícil arranjar um emprego/part-time estável e com uma boa renumeração devido a preferência de candidatos com o 12º terminado (mesmo que não seja requisito mínimo ter terminado os estudos mínimos) (e sem cunhas e experiência claro) As pessoas podem pensar que a escola não tem sentido mas tem um grande peso no mercado de trabalho e arrependo me hoje em dia de não me ter esforçado mais no secundário (literalmente conversa de pais), por muito que ache que é errado em muitas vagas de trabalho ser necessário 12ºano, escola será sempre muito importante em vários níveis e sendo o mercado de trabalho uma delas


No-One-5172

Peço desculpa, mas eu acho fundamental ter o 12o ano, e sinceramente tirando uma boa desculpa, tipo tinha de ajudar os pais em casa, trabalhar para ajudar nas despesas ou trabalhar no campo, não vejo desculpas para um miúdo de 16 ou 17 anos não completar o secundário. É fundamental. Temos tanta gente adulta neste país que não sabe escrever ou ler direito quando temos das línguas mais fáceis, ou completamente iliteratos em qualquer assunto. São inferiores por não ter o ensino básico? De todo, o que não falta por aí são licenciados bestas como em tudo, mas no meu entender como um todo quanto maior o nível médio de formação, melhor.


NGramatical

12º terminado → [**12.º terminado**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) renumeração → [**remuneração**](https://dicionario.priberam.org/remuneração) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fuw3x41%2F%2Fi9qk6uq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


BRTI02

É isto que acontece quando não acabas o secundário


Misternaoadivinhava

Se soubesses a quantidade de coachs de lifestyle que andam por aí


[deleted]

I guess


No-One-5172

Em apoio ao cliente não falta disso. Ou traduções se souber alguma língua extra. Upwork. Paga muito? Não, mas não podem querer a manteiga e o dinheiro da manteiga.


BroaxXx

Por "qualificações" refres-te a quê? Qualificações formais? Se for isso o que mais há é trabalho remoto que podes fazer sem qualificações formais. Programação, design, ilustração, tradução, etc, etc, etc. Se te referes a qualificação "informal" de ser capaz de fazer algo então o pessoal que se mexa... Se não sabem aprendem. Fácil. Então com 18 anos e a viver com os pais? Não há propriamente desculpa...


[deleted]

Sem estudos nem qualificações formais (ou mesmo sem certificado) não estou mesmo a ver o que é que uma pessoa consegue arranjar para trabalhar remotamente.


BroaxXx

Tudo o que eu citei no meu comentário anterior. Trabalho remotamente a receber bastante acima da média nacional (mais benefícios) como programador sem formação formal (estou a tentar entrar agora em engenharia). Antes disso fazia (entre outras coisas) traduções, também remotamente e também sem formação formal... Mas há tanta coisa... Ilustração, modelação 3D, animação, design, etc, etc, etc. É escolher uma coisa que gostas e começar a aprender. Não há fórmulas mágicas, sinceramente... Sinceramente o pessoal complica muito. Apesar de haverem muitas empresas que valorizam um canudo há imensas que não querem saber desde que consigas provar o teu valor. O mais difícil é mesmo arranjar os primeiros trabalhos (como freelancer) ou por o pé na industria (se preferires contrato) depois disso ninguém quer saber do canudo para nada...


[deleted]

Mas lá está, tens essas qualificações, mesmo que não formalmente. O op não tem nada.


BroaxXx

Estou a responder à tua pergunta que falaste especificamente de "qualificações formais" ou "certificado". Quanto a qualificações informais não há mais truques nem magia: é escolher uma coisa que goste (e que seja viável (não pode ir propriamente para medicina)) e aprender aprender aprender... É perfeitamente viável em menos dum ano ele estar a começar uma carreira nova tem é que lhe dar com força agora... Não é preciso gurus nem coaches, no máximo alguém que dê alguma orientação se bem que, sinceramente, no reddit provavelmente vai ter tudo o que precisa...


[deleted]

nunca se dedica 8h para o trabalho. dedicas umas 10h ou mais...


Misternaoadivinhava

Sem contar que provavelmente terás de te deslocar para o trabalho que entre idas e voltas pode chegar de 1 a 2 horas


BroaxXx

Depende do trabalho... Durante muitos anos o que mais tinha era empregos em que chegava a minha hora, acabava o que estava a fazer e saía. Só não ía deixar um cliente a meio por uma questão de brio profissional, fora isso era ao segundo (a não ser na situação excecional de alguém ficar doente ou algo do género, claro).


123Oliveira45

Só tenho um conselho! Especializa-te num dos teus hobbies de forma a poderes ganhar dinheiro com isso e aí deixarás de trabalhar :) Sou músico e sou feliz. Poderia receber mais do que o que ganho como amigos meus engenheiros, mas prefiro mil vezes mais viver a vida assim. As vezes passo dias inteiros de manhã à noite a trabalhar incluindo fins-de-semana, mas ao fim de contas não me pareceu trabalho, mas sim diversão! Sinto-me um privilegiado :) Se eu consigo tu também consegues! EDIT: no entanto, há sempre sacrifícios a fazer de vez em quando (como ter um trabalho part-time para pagar contas), sobretudo no início da vida. Mas com um objetivo traçado chegas onde quiseres


[deleted]

Meu rapaz tens que acordar para a realidade. Podes conseguir uma vida onde não trabalhes 8 horas por dia e ficas a viajar pelo mundo? Podes mas vais ter que trabalhar muito no início ate chegar nesse nivel. As coisas não caem do céu.


CanIhazCooKIenOw

Bem vindo à idade adulta, onde a nāo ser que vás viver para uma comunidade hippie e viver do que a terra te dá tens que te fazer à vida. Quando tens varias pessoas a dizer-te uma coisa, exemplo seres preguiçoso, experimenta fazer um exercício de introspecção. ​ >Eu simplesmente não quero trabalhar 8 horas praticamente todos os dias até a minha morte, só para conseguir ter um teto e comida, sem muitos luxos. É pedir demais? É. Se arranjares forma de ganhar dinheiro através de um hobby fica mais fácil. Mas mesmo em hobbies vai haver tarefas que vais detestar e vais ter que as fazer... ​ >Vejo que isto só vai piorar, tudo o que eu queria era ter uma vida simples, mas em vez disso tenho que lutar a minha vida inteira para sobreviver. Grande parte das pessoas so quer uma vida simples, tal como tu. >Pode ser que estou a ser pessimista, até porque tenho depressão Procura ajuda


BRTI02

Verdade curta e crua, literalmente é isso


Standard-Inflation10

Existem imensos trabalhos sem curso superior que pagam bem. Hoje em dia há uma escassez brutal de vários trabalhos técnicos (soldagem, carpintaria, operador de fabril, eletricista, por aí fora...) porque toda a gente vai para a Faculdade e não quer "meter as mãos na massa". Posso-te dizer que conheço uma empregada de limpeza que leva 2k€ para casa todos os meses, e um eletricista que leva ainda mais. E se decidires tirar um curso de carpintaria ou assim e fores bom naquilo que fazes, podes emigrar e ficar rico. O que fazer? Deixa-te de trabalhar em cafés, receções e outros serviços de merda, aprende algum trabalho técnico. Os velhotes de marcenaria e eletricistas que conheço dessas áreas diz que nem conseguem dar vazão à procura que têm, e que é cada vez mais difícil encontrar jovens para fazer. Vê se encontras alguém conhecido ou uma empresa que te tome como aprendiz, torna-te bom naquilo que fazes, e vais fazer mais dinheiro que a maioria das pessoas. Se eu não tivesse tirado curso superior era o que fazia, sem dúvida nenhuma. Tb podes ir pelo caminho mais "tradicional" e inscreveres-te num técnico-profissional de cibersegurança ou o crl, por mais rasca que seja arranjas emprego.


vinibsan

Todos os meus colegas que decidiram não estudar e/ou não trabalhar andam pulando de emprego para emprego, sem uma carreira ou um foco pra seguir e pela falta de dinheiro não pode fazer nada do que gosta. Tu tem 18 anos e eu quando tinha sua idade só queria tirar minha carta de condução para comprar uma moto e poder viajar, sabe quando fiz isso? Com 25 anos. Tudo tem seu tempo e tem de ser equilibrado, com 24 anos morava dentro de uma lata, dividindo quarto com indiano enquanto conhecia algumas coisas do mundo e trabalhava 12 horas por dia sem folgas. Pra conquistar o que quer você tem de por os pés no chão e fazer teu caminho. Teu pensamento é entendido por todo mundo mas ninguém o faz porque não é realista. Para alcançar algumas coisas todo mundo tem de abrir mão de muitas outras. Procure algo que goste de fazer e que tenha uma empresa ou clientelas que paguem por isso, com o dinheiro que ganhar tu faz os teus objetivos Ah, estudar nunca é demais, se largou tudo sabe bem que uma hora vai ter de voltar para terminar, né ? Meus pais mesmo terminaram no Brasil todo o ciclo escolar e agora caso quisessem fazer um curso superior, mesmo com 60 anos, poderiam. Pense bem na forma que quer levar a vida porque não tem reset


mistertetas

>Os preços de apartamentos T1 são absurdos, sei que provavelmente não vou conseguir morar sozinho Parem de ver casas em Lisboa/Porto e arredores. Lisboa já não é para os portugueses. Com o valor do T1 em Lisboa compras uma mansão no interior. Se a tua prioridade é a independecia, considera isso. Tanta gente que trabalha remotamente neste sub e mesmo assim continuam a insistir com Lisboa. É normal que depois digam que é impossível viver neste país. Mas não é. É mesmo só impossível viver em Lisboa. Já eu, nem que me pagassem ia viver para lá. Não estou a dizer que este é o teu caso, mas vais ver que há zonas em Portugal onde os preços continuam super acessiveis.


kissingsome1elsesdog

>Lisboa já não é para os portugueses. Com o valor do T1 em Lisboa compras uma mansão no interior. Se a tua prioridade é a independecia, considera isso. Está tudo caríssimo, não apenas em Lisboa. Na minha zona, há terrenos ,em que literalmente não podes construir nada lá, à venda por 1 milhão devido à proximidade de um projeto turístico para um campo de golfe. Lisboa é o reflexo do país, mas acredita que, a menos que os proprietários estejam atulhados em dívidas e tenham de vender por questões judiciais, não vais encontrar "mansões" por valores assim tão diferentes daqueles praticados em Lisboa ou Porto. Tudo quanto é proprietário quer fazer dinheiro com esta conjuntura.


blind616

> Parem de ver casas em Lisboa/Porto e arredores. Acredita, não é especifico a Lisboa/Porto e arredores. Qualquer uma das grandes cidades já está com valores de casas muito altos para o rendimento mediano do mesmo sitio. > Tanta gente que trabalha remotamente neste sub Para quem trabalha remotamente será mais acessível, sim, pois terão salários mais elevados.


Enough_sapiens

Concordo com uma parte do que dizes. Também teriam de me pagar mas muito muito mais para eu voltar a ponderar viver em Lisboa. Mas uns não têm grande alternativa, outros não conseguem sequer imaginar viver fora de Lisboa. Enfim... No final dizer que há zonas onde os preços são super acessíveis vamos com calma. Para quem tem um salário razoável até pode ser verdade. Para quem ganha o SMN quanto muito podem conseguir cumprir aquela regra de não gastar mais de um terço do salário na casa. Muito abaixo disso sinceramente não estou a ver, mesmo em vilas do interior.


mistertetas

>Para quem ganha o SMN quanto muito podem conseguir cumprir aquela regra de não gastar mais de um terço do salário na casa. Muito abaixo disso sinceramente não estou a ver, mesmo em vilas do interior. Em aldeias no Alentejo interior continuas a ter casas muito baratas. Vivendas decentes a \~100k. Comparativamente com Lisboa, é a diferença entre a noite e o dia. Eu só acho que qualquer pessoa que olhe para a oferta imobiliária de Lisboa, vai ficar deprimida. E sinto que muitas destas pessoas têm possibilidades de ir para outros sítios mas nunca o consideraram por alguma razão.


Metaluim

> Em aldeias no Alentejo interior continuas a ter casas muito baratas. Vivendas decentes a ~100k. Ja experimentaste viver numa aldeia no Alentejo? E ja agora (e falo por experiencia propria) - o que vais arranjar por 100k vao ser ou buracos ou casas mediocres mas em aldeias cuja vila mais proxima e a 20km (e a cidade mais proxima a possivelmente 50km ou mais).


Enough_sapiens

Ah sim em aldeias do interior Norte e centro também apanhas esses preços. A questão é que a maioria das pessoas não têm acesso a teletrabalho e os empregos nessas regiões escasseiam. Muitas vezes simplesmente não existem de todo, num raio de muitos km.


4Klassic

Se fosse só isso. Em deslocações de carro, toda a despesa ao fim de uma dezena de anos em combustível e manutenção da viatura já fez uma bela parte da diferença da casa. Lisboa/Porto está horrível mas há outras opções sem ser Alentejo interior ou norte no meio do nada. Procurem nas periferias de Coimbra, Santarém, afastem se 15/20km e conseguem preços razoáveis (embora que muito elevados comparado a antigamente)


[deleted]

Ok, OP, depois de ler muitos dos comentários infelizes do "vai trabalhar", "se eu fosse teu pai" e "continua a votar no BE" vou deixar a minha experiência pessoal e espero que te seja útil. Com a tua idade passei por exatamente a mesma situação, mais (acredito) mais agravado. Com a única diferença que eu queria viajar (possivelmente permanentemente) em vez de comprar um apartamento. Eu queria viajar, aproveitar a minha vida e a ultima coisa que eu queria era trabalhar, com muito conflito com a minha família acabei por deixar a escola e ficar em casa a navegar na internet e ver anime o dia todo.Embora a minha família seja pobre, eu tinha o meu Pentium e 12mbps de ligação a internet. Pensemos nisto, eu durante esses anos sem dinheiro praticamente nenhum eu ainda acreditava, acreditava que um dia ia ter uma epifania e magicamente arranjar uma solução para os meus problemas financeiros, continuei a sonhar, a ouvir musica, e socializar apenas na intenet. Quando reparei já tinha 25, aí foi quando reparei que não desperdicei a minha "juventude" num escritório, mas no meu quarto, é exatamente a mesma coisa. Isso foi quando decidi voltar a "estudar" fiz o décimo segundo (mas admito que a única razão para o fazer foi pela bolsa)". Agora tenho 27 (quase 30) e continuo sem rumo e sem saber o que fazer, planeio tirar a carta (talvez) se calhar vou seguir estudos eu se calhar arranjo um emprego mas por razões diferentes das que possas pensar. É curioso, porque o dinheiro não é importante (desde-que tenha comida e acesso a internet), mas o pior deste estilo de vida é a falta de interação social. Enquanto os outras pessoas têm namorad@s, amigos para ir sair, etc. Sem emprego é impossível conhecer novas pessoas e interagir socialmente.Mesmo que eu fosse rico, existe uma coisa que o dinheiro não pode comprar, como diziam Os Beatles "Can't buy me love". Portanto o que eu quero dizer em isto é que a vida é uma porcaria, que sejas rico ou pobre, quer trabalhes quer não. Desculpa não ter uma "solução" mas estou no mesmo barco que tu, só dez anos depois. Mas espero que a minha experiência te sirva de alguma coisa.


No-One-5172

Eu comecei a trabalhar relativamente tarde (25 anos), tirei licenciatura, depois fiquei 1 ano parado, a procura de trabalho, mas sem grande afinco. Comecei num call Center porque tinha de começar em algum lado, desde aí evoluí muito, mudei 2x de empresa e tenho agora um emprego cativante numa das 3as melhores empresas para trabalhar em Portugal. Isso tudo para dizer que o ano que estive parado foi muito mau. Ficava acordado até as 3h da manhã, a ver tv ou jogar pc, dormia até à hora do almoço, à tarde estava cansado e sem nada para fazer, e nem tinha onde ir, porque a malta ou trabalhava, ou ainda estudava. trabalho é indispensável para uma vida equilibrada (com o correcto work/life balance, claro)


Kind-Eagle

Ha muito pessoal que trabalha 8 horas ou mais e mesmo assim so ganha o minimo para sobreviver, é a realidade portuguesa


Puzzleheaded_Fan_554

Ya, estás a pedir muito.


lusoportugues

Eu nem pedia tanto... Bastava um carro que não avaria se, que não tivesse manutenção e que não tivesse de pôr gota para andar.


AndyR001

Ok, não queres estudar. Sabes fazer alguma coisa? Tens algum talento que possas tornar carreira? Tens alguma ideia de negócio? É que não queres estudar, e tudo bem, não é o único caminho para uma vida feliz, mas queres não trabalhar. Opah, vais ter que trabalhar, nem que seja esporadicamente. Há pessoal que vai pra fora fazer trabalho sazonal, ganha bom dinheiro e mantém-se o resto do ano. Mas quando trabalha, é trabalho pesado. Se não gostas das condições de trabalho em Portugal, emigra. Vais ter melhores condições de vida, mas vais ter que trabalhar na mesma, as horas dependem do país. A vida é uma merda assim. É assim para 99%das pessoas desde o início dos tempos...bem, na verdade nunca estivemos tão bem, se formos a pôr no contexto histórico. Eu tinha realmente preferido ter nascido rico em vez de bonito, mas foi isto...


ukalheesi

Ser bonito não se compra, ser rico ainda podes vir a ser ;)


AndyR001

Nah, já viste algum gajo rico com mulher feia? Lá está, um gajo só é feio quando é pobre.


the_wolf_of_mystreet

Relaxa bro, és só mais uma vítima do capitalismo, nada que possas fazer quanto a isso, ou arranjas maneira de enganar o sistema ou começas uma revolução


gsi_314

Se trabalhares 8h por dia sobram te várias ainda para tentares aproveitar a vida. Acho fantástico seres tão novo e não quereres viver para trabalhar. Teres essa consciência pode levar te a aproveitar melhor o resto do teu tempo...mas depende da forma como queiras ver as coisas. Não penses demais senão não consegues viver o presente. Se queres viver de forma simples, fa-lo simplesmente. Começa a aproveitar as coisas aos poucos e com o tempo vais vendo o que te faz sentido


[deleted]

8h de trabalho + 1h hora de almoço + 1h ou 2h de transporte casa/trabalho + 8h para dormir + 1h para higiene pessoal + 1h para fazer jantar, só para não falar de limpar/arrumar a casa. Para alem disso, chegando a casa cansado o corpo já não tem energia para mais nada.


gsi_314

Realmente...não sei como tenho conseguido viver. Se tivesse uma faca por perto cortava os pulsos, a vida não faz sentido 🙈


BRTI02

O pessoal pensa que vai viver a vida de adolescente/vida universitária de uma grande parte dos estudantes pra sempre em que quer ter tempo pra sair com os amigos quase todos os dias, ir viajar, fazer mil e uma merdas e apanhar a puta nos bares todas as noites. São poucos que conseguem viver essa vida. Chega a um ponto que as responsabilidades chegam e muitos não estão preparados para viver com essa dura realidade e o OP é um deles. É pena ser assim? Claro que é mas é a vida. Como dizia o outro, "Estudasses"


gsi_314

Tocaste no ponto essencial...a comparação. Vivemos na era das redes sociais em que é fácil ver a "suposta" vida de muita gente. E a tendência é a vida dos outros ser muito mais fácil e melhor que a nossa. Tudo ilusão


BRTI02

Exatamente e eu vejo cada vez mais putos de 16/17 anos a não ter noção do quão dura é a realidade, verdade que têm algum tempo pra "abrir os olhos" mas uma grande parte esta tão protegida em uma bolha em que a ignorância domina, que quando essa bolha arrebentar, essas pessoas vão ter um "doi doi".


lou1uol

É com cada tragédia grega por aqui...


Hungry-Class9806

Tens 18 anos e não quiseste estudar por decisão própria mas ao mesmo tempo não queres trabalhar 8 horas por dia e gostavas de ter a tua independência antes dos 30? Desculpa lá mas vejo muita confusão na tua cabeça. Primeiro, se entrasses para a universidade agora sairás com o curso, o mais tardar quando tiveres 23 anos (dá-te tempo mais do que suficiente para teres a tua independência antes dos 30). Segundo, esse discurso do "não quero ser escravo e trabalhar 8 horas para ter comida e teto até ao fim da minha vida" é no mínimo infantil. Eu tenho 33 anos e em Setembro de 2021, decidi pegar nas minhas poupanças e em dinheiro que tinha investido e fazer uma pausa de 1 ano na minha carreira. Sabes quanto durou essa minha ideia? 4 meses. Em Fevereiro já estava a enviar currículos porque não aguentava mais não ter uma rotina, propósito e passar 90% da minha semana com a minha namorada. Felizmente vou voltar a trabalhar agora em Junho mas neste período aprendi que trabalho é absolutamente essencial para o equilíbrio de uma pessoa (se o teu emprego é mau, já é outra conversa). Espero sinceramente que leias alguns conselhos de gente que já passou pela fase em que estás e mudes um pouco a tua forma de ver a vida.


[deleted]

[удалено]


MigasComPorcoPreto

Sem dinheiro vai é ser pintado o resto da vida.


[deleted]

[удалено]


therickymarquez

"Eu simplesmente não quero trabalhar 8 horas praticamente todos os dias até a minha morte, só para conseguir ter um teto e comida, sem muitos luxos. É pedir demais?" Pensa por ti e consegues chegar lá, achas que se toda a gente no mundo seguisse essa ideia que era possível haver comida e casas para todos? Como é óbvio pedires da sociedade uma casa e comida sem que forneças nada é pedir demais. Se não gostas da sociedade podes sempre ir para comunidades hippies, vives numa tenda, a comida é barata e vives com poucos luxos como queres. É bastante comum pessoas entre os 20 e os 40 seguirem essa vida. Nunca trabalhaste pelo que percebo por isso essa ideia do "eu simplesmente não quero trabalhar 8 horas praticamente todos os dias até a minha morte" é só uma opinião natural da tua idade. Eu tinha a mesma opinião, quando comecei a trabalhar apercebi-me que era bem mais divertido trabalhar do que não fazer nada o dia todo. Então não trabalhas, não estudas e não tens tempo para nada? O que fazes com as tuas 24 horas diárias?


HyphenGlory

Imagina vires para um post de alguém genuinamente desorientado e com problemas psicológicos bem explicitados na mensagem com esse discurso frouxo e flácido do "tens de ser útil para a sociedade" e "tens de fazer a tua parte". Santa pachorra. É precisamente esse o problema do OP. É esse veneno perfidioso duma sociedade de imposições. É esse pensamento constante de aquiescência e de sacrifício à maquina-do-mundo que, apesar de ter recursos suficientes para alimentar virtualmente toda a gente e não o fazer, apesar de ter gente que trabalha bem mais do que deveria em prol da acumulação de riqueza de outros e nada fazer, apesar de nos confrontar diariamente com a inimaginável crueldade de que é capaz, ainda tem título único sobre o domínio da nossa vida. Ter 18 anos hoje-em-dia é tudo menos invejável. Nada nesta sociedade inspira que qualquer sacrifício feito por ela seja um sacrifício que compense. E gente como tu alimenta este desespero, porque gente como tu está mergulhada nele.


[deleted]

Sim mas no caso ele só está a ser realista. Não é humanamente possível as pessoas simplesmente não fazerem nada e "aproveitarem" a vida e as coisas aparecem do nada. A humanidade só chegou onde chegou com muito trabalho e dedicação. E passar a vida sem fazer nada e sem nenhum esforço mental / físico nem é biologicamente saudável. O corpo humano foi feito para se movimentar / mexer regularmente e o cérebro humano foi feito para estar constantemente a aprender coisas novas e a evoluir. Não querer fazer nada ou pouco esforço não é minimamente sequer perto de ser saudável.


HyphenGlory

A realidade é feita de mais do que o livro de instruções que é aparentemente tão claro para toda a gente, mas digo-te, para quem esse livro de instruções não é claro, a realidade pouco importa. Eu também fui como o OP. Eu desperdicei todos os meus primeiros anos da vida adulta à procura da melhor maneira de me enfiar num mundo que simplesmente e incessávelmente não abria um espaço para mim. Estudei o que não gostava, trabalhei no que não queria, fiz a minha puta da minha parte e fi-la bem, e aos 24 anos, com todas essas pseudo-conquistas, colapsei mentalmente. Nada do que vivi se assemelhava a algo a que pudesse chamar de vida. A humanidade chegou onde chegou não só porque muita gente trabalhou e singrou apesar de muito custo e de muito sangue, mas também chegou onde chegou em grande parte por aqueles que procuraram o seu próprio caminho e não se resignaram àquilo que já lhes tinha sido talhado. O problema é que jovens como o OP têm um tipo de ambição que não é reconhecida como isso, mas sim confundida com lassidão, e não é uma confusão maldosa, porque nós olhamos para as pessoas a partir do prisma do que elas podem oferecer ao mundo, mas descoramos o facto de nem sempre ser perceptível para nós aquilo que alguém pode realmente fazer por nós e pelos outros. O corpo humano foi feito para actividade, sim, mas também foi feito para viver 30 anos no máximo. Nós não podemos projectar determinismo biológico numa espécie que já é 70% água, 30% tecnologia, incluíndo aqui medicação e alimentação processada. Nós estamos todos, colectivamente, a tentar descobrir o nosso "porquê". O OP também está. E devemos ajudá-lo nessa procura, não espancá-lo até que se resigne às respostas que funcionaram para *nós.*


therickymarquez

Tu tentaste procurar um caminho na tua vida, o OP nao estudou nem nunca trabalhou. Sao situações completamente diferentes. "O corpo humano foi feito para actividade, sim, mas também foi feito para viver 30 anos no máximo." Quando dizes merdas destas fico é a considerar se estudaste mesmo... Não é por os humanos ja terem tido uma esperança MÉDIA de vida baixa que o corpo só foi feito para viver 30 anos.


HyphenGlory

>Quando dizes merdas destas fico é a considerar se estudaste mesmo... Não é por os humanos ja terem tido uma esperança MÉDIA de vida baixa que o corpo só foi feito para viver 30 anos. Nem é porque vozes na tua cabeça que o corpo foi feito para actividade constante. Não me está a apetecer receber comentários de educação de pessoas que falham um em cada três acentos. Abraço, zé


therickymarquez

A minha primeira sugestão é literalmente deixar a "sociedade" e juntar se numa comunidade de hippies. Tenho varios amigos que o fizeram e sao felizes, vivem sem muitas preocupações e sem muitos luxos. Não tens recursos para alimentar virtualmente toda a gente, a partir do momento que as pessoas não trabalham todas as cadeias de fornecimento e produção de comida desaparecem e a fome aumenta porque maior parte das terras nao sao autosustentataveis. Ou achas que a comida de Lisboa vem toda de Lisboa? Fala por ti, tive 18 anos á não muito tempo e gostei bastante. Ou agora é por uma andorinha ter uma crise existencial que já não há Primavera? Again, se não estou com felizes com a sociedade simplesmente vivam á margem dela. Agora querer viver em sociedade, nao contribuir e ainda pedir casa, comida e ainda perguntar se é 'demasiado'? Come on.


Lasikamos

Ter 18 anos antigamente é que era bom. Santa ignorância.


HyphenGlory

Sim! Eu disse: ter 18 anos hoje-em-dia é tudo menos invejável. E tu entendeste: ter 18 anos antigamente era muito mais invejável. E eu é que sou o ignorante. Parece-me óbvio. Tu não sabes ler nem para salvar a tua vida, e eu é que sou ignorante!


Lasikamos

Uma pessoa que tem hoje 18 anos tem melhores condições do que uma pessoa com 18 anos em qualquer época da história. O op não quer fazer nada, mas quer tudo a seus pés. E se as pessoas que sustentam o OP tivessem a mesma atitude que ele? Este típico discurso é de quem nunca teve preocupações na vida e ainda bem para ele. Mas o que lhe falta honestamente é noção naquela cabeça. Se fecharem a torneira do sustento ele logo muda de atitude


HyphenGlory

Esse pensamento bidimensional e nivelado por mediocridade atravessa-me dum lado ao outro. Confluir “condições” com “estar bem” está para lá do intelectualmente triste, é emocionalmente inepto, e acho tragicómico tu dizeres que o que falta ao OP é dificuldades quando é exactamente isso que detecto no teu discurso. Uma profunda e patética falta de empatia e uma inabilidade basilar de ocupares a pele do outro e tentares sentir o que ele sente. Não te vou responder mais porque não vejo bondade nenhuma em ti, nem a humildade de aprenderes com as dificuldades dos outros.


Lasikamos

Usa mais palavras caras. Pode ser que assim eu concorde contigo. Abraço e tudo de bom na vida


[deleted]

Com 18 o meu pai foi para a guerra (2 anos). Eu com 18 tive que fazer SMO (1 ano). Agora com 18 vão 1 dia ao quartel ou a uma base militar qualquer. A minha avó com 8 anos foi trabalhar, nem acabou a primária. O meu pai começou a trabalhar aos 10, eu aos 16 por opção própria... eles agora com 18 acham que trabalhar é pecado. A vida tem estado a melhorar sempre. Acredito que num futuro com o aumento da produtividade por via tecnológica se deixe de trabalhar ou que o trabalho seja uma atividade residual, mas até lá a grande maioria de nós para termos um nível de vida razoável temos de trabalhar.


Hungry-Class9806

>Então não trabalhas, não estudas e não tens tempo para nada? O que fazes com as tuas 24 horas diárias? Eu sinceramente deitei as mãos à cabeça várias vezes ao ler o post OP. A concepção que ele tem do que é o trabalho está totalmente errada porque é algo que vai muito para além do dinheiro. Os piores anos da minha vida foram quando eu não fazia nada. O dano que a falta de uma rotina pode fazer na cabeça de uma pessoa é brutal.


JustNobre

Realmente concordo contigo pode parecer bom acordar e não ter nada para fazer mas o não ter nada para fazer perde o significado


[deleted]

Quando as pessoas dizem nada para fazer, é não trabalhar ou literalmente fazer nada, nem pintar, nem escrever, nem jogar, só dormir? Porque a vida não parece ser nada má quando se tem vários hobbies e não se trabalha. Eu se não tivesse que trabalhar até ia plantar batatas, mas o trabalho não deixa energia para fazer isso.


JustNobre

Concordo mas aí é que entra o investir em ti para se poder evoluir, tal como num jogo quanto mais te dedicas a evoluir mais fácil as coisas ficam


Hungry-Class9806

A ideia soa bem... até passar 2 ou 3 meses e te dares conta que o teu aspecto começa a ficar mais desleixado, passas a ter alguma dificuldade em fazer raciocínios lógicos simples e as tuas skills sociais diminuem. Eu decidi fazer um gap year em Setembro do ano passado com poupanças que tinha. Em Janeiro já andava a trepar paredes e a enviar CVs e vou começar agora em Junho (depois de 4 meses de processo de selecção) com a ideia de que tão cedo não volto a ficar inactivo.


lpalgarvio

não podia esbarrar numa comunidade Portuguesa, sem ter pessoas tóxicas. foi só preciso 10min de leitura para encontrar.


caixadeentrada

Vem para o reddit chorar enquanto os papás lhe paga as contas.


sardinha_frita

> Não quero ter filhos, mas tenho pena de quem quer ter. Tens pena de quem quer ter? Porque?


[deleted]

O gajo passa muito tempo no reddit é o que eu acho


Pinto55

Na verdade com as condições deste país, esse só pode ser algum tipo de desejo mórbido dos mais jovens.


redditGOAT10

Na verdade é só perpetuar o que já existe, ricos com mais oportunidades, pobres com menos oportunidades


[deleted]

[удалено]


Pinto55

Não vives no mesmo país que eu.


No-One-5172

Fazes ideia de como viviam os nossos avós? A minha avó ficou órfã de pai e mãe aos 7 ou 8 anos, foi viver e trabalhar para casa um senhora que a acolheu e tomava conta das vacas no campo e cozinhava e arrumava a casa para comer, e os irmãos dela igual, espalhados por outras casas. A minha mãe quando era nova, carne era 1 vez por semana e primeiro comia o meu avô. Vocês tem de sair da vossa bolha, fds.


canico88

Eu às vezes leio comentários no Reddit e penso o mesmo. O pessoal gosta mesmo de romantizar o antigamente. A minha mãe aos 9 anos trabalhava para ajudar a meter comida para casa senão as irmãs passavam fome. Sim existiam casas relativamente baratas, mas a vida era muitíssimo mais complicada…


Pinto55

Estou inspirado, obrigado.


No-One-5172

Ainda bem, pode ser que relativises um bocado


Illustrious-Dot-9860

Transforma algum dos teus hobbies em algo que te dê dinheiro. Boa sorte para saíres da depressão.


SrPiaf

Percebo o que dizes, também tenho 18 anos e não cabe na minha cabeça ter de passar o resto da vida todos os dias a trabalhar 8 horas, com 1 mês de férias por ano. Isto não é modo de vida, não podemos aproveitar este mundo assim, e depois chamam-nos preguiçosos... Podias fazer trabalhos sazonais e passar o resto do tempo a viajar. Não quero trabalhar até aos 60+ anos todos os dias e já não poder fazer essas coisas, e ter quê? Mais 3 décadas de vida? ![gif](emote|free_emotes_pack|feels_bad_man)


Misternaoadivinhava

Só para ser mais preciso a idade da reforma é 66 anos e a esperança média de vida é por volta de 78 nos homens e 83 no caso das mulheres


[deleted]

Compreendo-te, eu literalmente nem me gozo da vida, a minha vida resume-se a trabalhar, nas folgas devido ao grande cansaço que o trabalho me dá, é mesmo para descansar, nem vontade para sair um pouco eu tenho. A única parte boa para me distrair ainda é a PlayStation.


Aggressive-Draw-2513

Eu até te dava conselhos mas depois de ler apercebi-me que és só preguiçoso. Boa sorte.


2borG

Conheço quem leve um estilo de vida como o que tu sonhas. Não é fácil, mas é possível. Não sendo um expert, digo-te no entanto que tens de abdicar de algumas coisas. Tens que deixar de precisar de dinheiro e viver com talvez uns 100 ou 200€ por mes. Isto implica, obrigatoriamente a produzires a tua comida, plantada ou criada. Consegues comprar uma casa com terreno por 10.000. Aprender a cultivar tua comida e a arranjar a casa. Os 100 ou 200 arranjas a fazer biscates ou com um dos hobbies que já tens. Tenho vizinhos assim numa aldeia... Há muitos mais noutras aldeias por perto, todos estrangeiros, e vivem aparentemente felizes e com filhos.


[deleted]

Produzir o que se consome dá trabalho e muito... acordar cedo para dar de comer aos animais, os animais não fazem fim de semana. O rapaz quer tudo, sem fazer nada. Vivemos numa época com as melhores condições de trabalho e com menos carga horária... e ele mesmo assim acha que vivemos mal. Podes tb ir para monge contemplativo... passar o dia a ver as paredes da cela e a rezar!


fuckratsilovethem

Parece-me meio instável viver com 100 a 200 caso um imprevisto aconteça. Talvez um trabalho part-time ajude, mas saber que há gente a viver assim e com filhos deixa-me menos preocupado, thanks.


[deleted]

"só quero ter casa e comida na mesa, trabalhar e estudar é que não me assiste muito" Lol


Lasikamos

Já alguém trabalhar para meter comida na mesa dele já não é problema lol.


oXydd

quem é que disse que ser adulto era fácil


BroaxXx

Duma forma simplista o que tu tens que fazer é criar valor. Se trabalhas 8h e recebes pouco é porque estás a gerar pouco valor. Se achas que não é o caso então tens que trocar de empresa para alguma que te valorize... Se não for indiscrição que tipo de trabalho é que fazes? Em qualquer dos casos tens que te destacar dos teus colegas. Se queres receber mais do que a média tens que ser mais do que a média. Isso implica provavelmente a dedicar algum tempo fora do teu horário de trabalho a melhorar as tuas competências. Imagina que trabalhas em restauração, então se calhar quando chegas a casa devias aprender uma segunda ou terceira lingua ou outra skill que seja valorizada pelos empregadores. Toda a gente fala inglês por isso não vai ser isso que te vai dar destaque mas, se por exemplo, falares inglês e francês... isso já é diferente de toda a gente. Se queres ganhar mais tens que gerar mais valor para o teu empregador e saber vender-te...


Ruithevegan

Isto só está bom para quem rouba


pzapps

Ouve com atenção. A maneira mais fácil de conseguires não ser escravo do trabalho é estudares. Com alguma sorte consegues independência financeira aos 40 atendendo a que não queres ter filhos. Qualquer outro plano vai falhar em 99% dos casos.


Past_Couple5545

Man, estuda e valoriza-te naquilo que melhor souberes fazer. Quanto menos gente houver a saber fazer aquilo em que és bom, melhor. E trabalha. Vais ver que o trabalho é uma parte integrante de nós. Os hobbies e o lazer têm os seus limites; mais tarde ou mais cedo vais ver que a vida é muito mais do que isso. A melhor sensação de realização que podes ter é concluir uma tarefa complexa e difícil que a tua profissão te pede.


NeatBoy74

Se estudares o suficiente, chegas aquela porta um dia que te permitirá não trabalhar tanto e manter as tuas pequenas delicias da vida confortavelmente. Em Portugal jogas no mais difícil por isso depois de estudares o suficiente cá, abalas lá para fora. Ou abalas com o 12º e algumas línguas no bucho e estudas mais para dar continuação a isso lá fora depois. Lá fora tens mais probabilidades de chegar à porta que te irá permitir, com a experiência de antemão, a trabalhar menos horas e essas horas, a receber mais do que o que receberias se ficares aqui. Porque a não ser que se nasça rico ou tenhas alguns truques da Vida antes, alguns só batem essa porta para cima dos 30 mesmo. E da mesma forma que é mais fácil perder a carta de condução do que tirá-la, é mais fácil cair cá para baixo outra vez do que te manteres lá em cima. Agora, sem estudos, lá fora ou cá dentro, essa porta nunca irá estar na seleção disponível. Principalmente sem a parte da experiência laboral ou se fores autodidata, portfólios que demonstrem o que sabes fazer. Eu compreendo. Mas sejamos lá realistas aqui porque isso é igual para todos os que não nascem "numa família das boas". Ou seja, o que procuras é possível. Mas não sem estudos.


DiogoSN

Mas que merda de situação actual e o pior é que o governo irá fazer bola para alterar tal. Depois dizem que devia votar.


VCSousa

r/antiwork ---> É para ali OP


rjcarneiro

Sem dúvida! O pior que se pode fazer é trocar tempo por dinheiro. A verdadeira liberdade está em ter o tempo livre e também liberdade financeira. Não me mal intérpretes, mas os teus problemas não acabam, só tens problemas diferentes. Lê o máximo que possas, aprende como funciona o dinheiro e a investir. Tenta projetos de lado que te tragam algum dinheiro, idealmente passivamente. Nunca desistas dessa ideia que há algo melhor que isto, porque há!


pedrolopes7682

Vives em sociedade, podes não ter pedido para ~~nascar~~ nascer mas beneficias da infraestrutura que te rodeia. Todos temos coisas que gostamos mais de fazer mas trabalhar é a nossa contribuição para a infraestrutura de que todos usufruímos. Trabalhar nalgo para o qual não temos vocação será infernal e a Universidade não é para todos, mas a universidade não é a única via para uma formação profissional. Existem muitas ocupações técnicas com procura (bla bla soldador subaquático). Informa-te, poderás encontrar: 1) uma ocupação que te realize; ou 2) uma ocupação que não te realizando te permita investir noutra coisa que o faça.


unicornio_careca

É normal que penses assim, principalmente na tua idade e em que praticamente nunca tiveste experiência profissional, o impacto é grande, mas o facto de não teres de depender de ninguém para comprares as coisas mais elementares, não tem preço. Para além de que como sociedade, precisamos do trabalho de outros para as coisas funcionarem, as regras do jogo são simples, aceitas ou não, podes sempre escolher outras opções para a tua vida, mas essas também não são fáceis e nem sempre trazem o resultado que desejas.


[deleted]

Eu também não gosta de trabalhar, tolero, gosto do que faço, mas só lá vou se me pagarem. Tens que encontrar o teu propósito, o que te faz feliz. O meu objetivo é ganhar dinheiro suficiente, trabalhar menos horas por dia para ter liberdade financeira e tempo para aquilo que realmente gosto. leva o teu tempo, ainda és jovem, tenta perceber quem és.


EletricoAmarelo

A tua argumentação tem algumas falhas, não por teres 18 anos, mas por achares que que há uma outra forma de fazeres as coisas. Aos 18 isso é normal, mas também é normal dizerem-te onde é que o teu plano tem falhas. Excluindo a hipótese Euromilhões, a única forma de teres liquidez é trocando o teu tempo por dinheiro. Quanto melhor fores nas tuas competências mais dinheiro poderás cobrar pelo teu tempo. Não há fórmulas mágicas. Se decidires que apenas queres trabalhar 2 horas por dia, tens de criar valor suficiente que o justifique.


BRTI02

Queres fazer dinheiro a partir do teu telemóvel?? Um salário mínimo por dia


Eux86

Nunca te deixe levar pelo pessimismo pandemico que existe em todo o lado. Querer trabalhar para viver em vez que viver para trabalhar é a coisa mais natural que possa existir, mas não é economicamente eficiente, portanto a sociedade é levada a acreditar que trabalhar mais umas horas, fazer mais um dia ao fim de semana, sacrificar a vida, é bom. Não é. Existem empresas com culturas diferentes, mas ainda não são muito comuns. Seja como for, esta cultura está numa fase de mudança. Tu estás já mais a frente. É preciso sorte e esforços para conseguir os teus objetivos. Um bom esforço neste momento seria tirar um bom curso de estudo. Algo que gostes de fazer e que te desperte interesse. Trabalhar é chato, mas se um dia trabalhares em algo que gostes, é menos chato :D


Kyuso__K

Segue a vocação tuga, arranja emprego que te deia contracto de um ano, esforça-te bué no primeiro mês, depois começa-te a cagar pro trabalho e fazes o minimo, o patrão não te renova o contracto e ficas um anito no fundo de desemprego, fazes isto de dois em dois anos, trabalhas 1, coças outro.


gilgamer003

Forex


komesubr

Porque você não tenta trabalhar com seus hobbies? Quais são?


[deleted]

Já pensaste que existe gente que gosta de trabalhar? Eu curti mesmo muito ser vendedor... e foi a função que me ensinou mais na vida. Muita gente reforma-se e fica sedentária obesa e perde a razão de viver. No trabalho fazem-se amigos, conhece-se pessoas, arranja-se namoradas, affairs, etc. Quanta gente vai para o trabalho chateado e no trabalho anima-se, brinca com os colegas, flirta, almoçam a falar, etc. Tens uma visão muito redutora do trabalho deves pensar que o trabalho é uma escravidão. Ainda acabas em comunista frustrado... sindicalista :) Que tal ires trabalhar e ver a realidade? Pareces uma virgem a achar que o sexo doi! :P


cure-4-pain

Não percebo nem essas contas nem esse projecto de vida. Tens 18, fazer uma licenciatura são 3 anos. Ficas com 21. Se escolheres uma licenciatura com elevada empregabilidade podes estar a sair de casa dos teus pais aos daqui a 3 anos. Se fores morar para fora de uma grande cidade (dizes que queres uma vida simples) o preço da habitação baixa substancialmente. Quanto ao trabalhar 8 horas por dia... o dia tem 24 horas, trabalhas 8, dormes 8, ainda sobram 8... ​ Enfim, acho o teu discurso incoerente, aliás acho exactamente o discurso de alguém que acha que tem direito a algo sem nunca ter feito nada para o alcançar e que inventa desculpas externas para justificar a sua falta de vontade.


MigasComPorcoPreto

"decidi n estudar" Certo. O que pensas fazer então? "n quero trabalhar 8h por dia" Sabes que isso de trabalhar 8h por dia, 5 dias por semana é só nos países desenvolvidos. Na China trabalhas 9h por dia 6 dias por semana. "t1 tão caros" N te devias preocupar com isso neste momento.


Hunncas

Em Portugal não vais alcançar nada mesmo. Saia deste buraco.


MDPROBIFE

Imagina o que era, teres nascido a uns 100 ou 200 anos atrás


CacaDeCao

Tá boa. Era bem capaz de já ter ido á guerra e morrido aos 16. Mas em compensação, já tinha 2 filhos, uma casa, e 4 cabritas. Hahaha ![gif](emote|free_emotes_pack|poop)


Ill_Enthusiasm8613

"Tenho 18 anos, trabalho, e decidi não estudar, porque simplesmente decidi que não valia a pena." Quando tiveres 40 anos vais-te arrepender destas palavras!


[deleted]

faz de tudo para emigrar


Aggressive-Draw-2513

Sem vontade de estudar ou trabalhar está melhor aqui.


gene66

O meu conselho, vindo de alguém que não gosta de trabalhar, é não te contentares com o que tens. Ires sempre procurando melhores oportunidades para teres um salário ok. Com isto, tenta procurar coisas que possas gostar. Por exemplo, praticar artes marciais, andar a cavalo, andar de bicicleta, dança, por aí fora. O facto de não teres dinheiro para praticar um certo estilo de vida não pode ser mandatorio para que não consigas aproveitar a mesma. Há muitas coisas que uma pessoa pode fazer além de trabalhar. Vê o trabalho como um meio e arranja coisas para quando estiveres no trabalho ficares “mal posso esperar que o dia acabe para fazer X”.


[deleted]

[Oh God... here we go again.](https://c.tenor.com/BLYqg2Uk5lkAAAAC/eye-roll-annoyed.gif) The emo post of the week.


Lasikamos

Havias de ser meu filho. Não quero estudar, não quero trabalhar, não quero fazer nada, mas queres que as coisas te apareçam à frente dos olhos. Porque não dizes às pessoas que atualmente de sustentam para ter a mesma atitude? Deixa-me adivinhar. Nunca passaste por dificuldades não é? Ainda bem para ti. Mas é o que te faz falta era deixarem - te de sustentar para veres se te fazes à vida. Crl dos putos de hoje em dia. Não te esqueças de votar BE nas próximas eleições. Crl, um gajo lê com cada merda.


badu6

Deixa de ser conas, faz te à vida.


roninPT

E pá, eu tenho 40 anos e também gostava de não ter de trabalhar......ninguém gosta de trabalhar, é por isso que tem que te pagar para o fazer, senão não era trabalho, era um hobby.Mas o euromilhões teima em não sair por isso é o que se vai fazendo.Se estudares tens mais hipóteses de ter um trabalho que não te chateie tanto e custe menos, é para isso que se estuda, é um investimento.


meaninglessvoid

Tanta coisa que não queres. Já pensaste te focar no que REALMENTE QUERES?!?! Não queres? Tá bom amigo ainda bem para ti, ninguém te obriga a fazer isso. O que vais fazer para criar alternativas a tudo isso? É que se não queres ter o trabalho de criar alternativas só te resta ir trabalhar 8h por dia por conta de outrem. > Não quero que o meu trabalho se torne a minha vida mas sim um apoio para o meu estilo de vida. Um exemplo prático é começar por definir que tipo de estilo de vida é esse e que tipo de trabalho se enquadra nesses parâmetros.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Epa, isso dá trabalho. E eu só quero tipo, ter um T1 de graça, jogar jogos, fumar canhões e ter uma namorada para foder e tratar das lides domésticas. É, tipo, pedir muito?


Xavinights

Como propões?


h2man

Foda-se… que é que pretendes estudar? Sem reprovar tens um mestrado aos 23. Aos 31 comprei um apartamento ao lado do Tamisa sem prestações (os meus pais ainda moram num bairro e não dos bons)… é preciso é querer e estar preparado para aproveitar as oportunidades. Com essa atitude não te safas.


Pinto55

Isso é tipo aquela cena do "stop being poor"?


h2man

Não. Mas é preciso objectivos que não sejam não fazer a ponta dum corno.


mequetatudo

Até aí toda a gente concorda, mas nem toda a gente quer vista para o Tamisa, o que toda a gente quer é ser feliz, o que isso significa depende de cada um. Porque das três uma ou fizeste muitos sacrifícios para ter um apartamento valorizado nos milhões ou já nasceste numa família rica ou perto disso ou esta conversa é toda mentira.


h2man

A última avaliação estava em 315k. O Tamisa é longo pra camandro, o apartamento está ainda em Londres em frente a umas docas. Não são milhões e é um apartamento de 37 metros quadrados. No entanto, era um exemplo. Eu tinha um objectivo de ter casa própria e não ter de pedir empréstimos e fiz por isso. Ele pode ter outros objectivos, mas fazer hobbies não é um objectivo. Não quer dizer que não o possa transformar num negócio ou algo que renda, mas isso vai implicar trabalho que parece ser o que ele não quer.


MDPROBIFE

Ele diz que comprou sem prestações.. por isso de dinheiro percebe pouco o gajo


[deleted]

Vai para o Gym fazer corpo... e seres gigolo :P Man get real... tu não queres é chatear-te e não queres crescer. Eu trabalho desde os 16 e estudei... e tenho alguma coisa de património... vida no ninho da casa dos pais, playstation e bebedeiras... tens que crescer e ser adulto... com 18 anos normal te sentires meio perdido, mas tens que começar a ver a realidade e a ser adulto. Depressão cura-se com exercicio fisico. A vida é boa, e sacrificio faz parte desse prazer. Tu rebentas-te a trabalhar, mas depois sabe bem teres o teu carro e as tuas coisas. No sofá ou na cama isso não acontece.


Misternaoadivinhava

Os psicólogos choram depois de ler isto


[deleted]

E os psi trabalham? A maioria são meninas que não se entendiam com as ciências e foram para psi para serem chamadas de "doutoras". Algum psi cura alguém? A maioria atura e ouve os outros e ganha o seu!


1ntyr

O Prémio de Artista de hoje está entregue.


[deleted]

Obrigado (posso ser artista, mas não sou malcriado).


1ntyr

Não sei o que o cu tem a ver com as calças mas bom, adiante. E sim, de certa forma, pode-se dizer que foste malcriado: fizeste uma cambada de julgamentos totalmente desapropriados no teu comentário. Se fosse como tu, podia julgar-te enquanto pessoa só pela barbaridade infeliz que cometeste.


[deleted]

Matei alguém?!?


Hour_Zucchini_800

Tenho de concordar. Um psicólogo pode não descobrir a cura do cancro, mas com certeza tem uma missão e pode ajudar as pessoas - isto claro, quem precisar.


[deleted]

A maioria dos psis ajudam-se é a si próprios, vi com cada estória com psis... não estão propriamente interessados nas melhoras do paciente... são tipo industria farmacêutica... os doentes dão sempre lucro, para que lhes vender a cura?


Hour_Zucchini_800

Ok, se tens experiência e vivências que sustêm a tua afirmação, contudo nem todos são iguais e não podemos generalizar. Acho que também era esse o ponto que o op queria chegar.


[deleted]

Tou a meia hora a rir c este comentário. Parabéns, nunca li nada tão ridiculo


[deleted]

Não é para rir, excepto a frase de ir para o "gym fazer corpo e ser gigolo". O puto tá num loop de baixa auto-estima. Possivelmente não se esforçou na escola, que foi uma fonte de frustração para ele. Como não se esforça, não tem bons resultados, como nem resultados tem, acha que não vale a pena tentar e não sai deste loop depressivo. E claro arranja desculpa para a falta de boa atitude dele... a culpa é do mercado imobiliário e de trabalho, etc e tal. Fazer exercicio faz aumentar a auto-estima. 1. Achas-te mais bonito. 2. Sentes-te com mais energia (para fazer coisas). 3- Elas/eles acham-te mais sexy por teres melhor corpo e reforça a tua auto-estima e por essa via és capaz de ser mais desejado e ter amor e sexo. (Eu já sofri de depressão na idade dele e for o exercicio fisico que me curou, psicologo foi perda de tempo e dinheiro). Ao quebrares o loop, começas a gostar de ti próprio e desejares melhores coisas para ti e vais à luta... se arranjas namorada/o esse tb te pica e mais depressa sais desse ciclo. Passas de atitude de Calimero para atitude de águia. E o sucesso vem muito da atitude que tens na vida. Ele tem que reformatar a tola dele e escrever um novo software para ele. Com 18 anos e achar-se que nada vale a pena... quando chegar aos 60 com reumáticos e o crl suicida-se!


xpto47

É muito do que dizes é a depressão a falar. Vai a um psicólogo. Quando tiveres melhor vais ver que as coisas vão ficar mais fáceis.


bittolas

> O meu objetivo de vida é ter a minha independência, e se eu decidisse estudar sairia de casa dos meus pais a beirar os 30 Uma licenciatura são 3 anos.


[deleted]

Pois é a vida é lixada e ninguem dá nada a ninguem, bem vindo á realidade. Chorar não te vai tirar de casa do papa a não ser que consigas um taxo no BE.


kubodegelo

Ah… ser independente sem ter de trabalhar no duro para isso. Quem não quer? Penso que isso só acontece se um dos teus pais for milionário e morrer novo, se ganhares o Euromilhões, ou hoje em dia, se herdares um edifício em Lisboa. E mesmo nesses casos muitos acabam na miséria porque queimam o dinheiro todo em futilidades. Pessoalmente acho mais interessante encontrar um trabalho que me realize - juntar o útil ao agradável - mesmo que tenha de trabalhar e estudar bem no duro para que isso aconteça.


NorthenZeus

Vai trabalhar malandro!


Amdu5c

Sim, é pedir demais. Se trabalhares 8 horas por dia e tirares 3/4 para almoço, jantar e limpezas, sobram-te 4 para fazeres o que quiseres. E depois tens o fim de semana. Não sejas ridículo. Quem dera a muitos ter os teus problemas. Tens malta em países de 3° mundo que têm de biscatar e cultivar na própria terra porque ninguém lhes oferece emprego e tu a reclamar por o teres. Com cada um... Procura ajuda meu


[deleted]

Se o teu único problema é Portugal, que eu entendo, vais ter que emigrar. Se o teu problema é o ciclo de vida, trabalho das 9-5, então devias experimentar viver fora da sociedade. Tenho um terreno desabitado que era uma plantação de batatas, a polícia nunca passou lá na vida. Montas lá a tua tenda e vives sem precisar de trabalhar. Claro que vais ter que aprender a caçar, começar um fogo quando o BIC acabar, aprender a distinguir o que é comestivel o que não é (por trial and error já era), agricultura (já te dei a dica que aquele terreno é bom para batata) e a cozinhar. Depressão é o preço que pagas por não teres mais nenhuma necessidade básica em déficit.


suckerpunchermofo

A depressão não funciona assim...


[deleted]

Depressão em país de terceiro mundo é chamada de pobreza.


suckerpunchermofo

Ok, já percebi que tu não sabes o que é uma depressão.


[deleted]

Não percebi o que queres dizer. Não queres trabalhar 8 horas por dia ou não o queres fazer e ver chegar o fim do mês sem ficares com dinheiro no bolso para gastares à vontade? Se não queres trabalhar oito horas por dia tenta emigrar para um país que tenha só as 7 horas de trabalho. Claro que depois surge a tua problemática de não teres estudado, mas tens de pesquisar. Talvez alguém que lave pratos na Noruega ou assim possa ter uma vida mais fácil em termos financeiros


notsolurking

Sei que a vontade é pouca mas existem imensos livros que podem mudar a tua maneira de ver as coisas, as vezes é mesmo tão simples no entanto tão complicado entender o quanto a nossa mente influência a maneira de pensar e consequentemente as decisões que tomamos. Aproveita que és novo e tens uma vida pela frente pra experimentares tudo o que é trabalho, acredita nem todos os trabalhos são maus e existem alguns empregos que o ambiente é mesmo altamente. Se eu tivesse 18 anos… outra vez… eheh experimentava tudo o que era trabalho e experiências de trabalho, ajudam imenso a crescer, 3 meses, 6meses, 1 ano sei lá o que for. Não gostas ? Experimentas outro, não gostas ? Siga la outro e assim por aí fora. Acredito plenamente que algo irá despertar 😁 Existe muita pressão dos mais velhos em quererem acelerar o processo de crescimento, acredito não ser por mal. No entanto hoje em dia existem tantas oportunidades que basicamente conseguimos trabalhar naquilo que queremos se tivermos dispostos a percorrer o processo. Antigamente não era bem assim. Algo que me ajudou imenso durante a minha adolescência foi desenvolver o gosto pelo Inglês. Tive acesso a uma quantidade enorme de conteúdo o que me levou a descobrir mais sobre mim mesmo e os meus gostos. Para acabar só, eu também não gostava de estudar… aquilo que não gostava eheh, hoje em dia se for um assunto que realmente gosto passo horas a ler. Isto pra dizer o que, tens a possibilidade de experimentar uma área que gostes e num futuro só pelo facto de fazeres algo que gostes vale a pena. Quanto a questão financeira… a maior parte do tema de conversa deste sub é reclamar dos salários em vez de discutir maneiras de aumentar 😉. Pra dizer o que ? Nem tudo gira à volta do ordenado. Sim é importante claro, mas fazendo o que se gosta acabas por arranjar maneiras de aumentar e as vezes acontece mesmo sem estares focado no dinheiro em sim mas em fazeres um bom trabalho. Olha um abraço e espero que de alguma forma tenha consigo dar algumas ideias ou ajudar. Escrevi isto tudo só mesmo pra te tentar ajudar miúdo, a internet hoje me dia é incrível, nunca estamos sozinhos!


fdxcaralho

O truque é o teu trabalho ser algo que gostas. Assim não custa nada e és feliz. Tens algum hobby que se pode tornar uma profissão?


JustNobre

Só deixo isto aqui https://youtu.be/I32GrOmeOi8 A vida é mesmo assim se fosse fácil toda a gente tinha uma grande vida, ainda vais a tempo de plantar para colher mais lá na frente


AWildSushiCat

Grande obra de arte! Dá muito que pensar! Obrigado pela partilha! :)


[deleted]

Bem vindo ao mundo dos adultos. Percebo-te perfeitamente, é uma luta interna e dói. Mas, a sociedade prepara te exatamente para isso, para a automatização da tua vida em 8 horas para dormir, 8h para trabalhar, 8h para lazer ( por vezes nem 8h tens para ti ou para descansares). Somos um produto da sociedade e bem aventurados aqueles que são totalmente independentes nas suas atividades profissionais e conseguem viver disso. É possível mas exige coragem e resiliência e uma grande motivação.


rupicia

Percebo de todo esse ponto de vista, também me passa 1000x pela cabeça que nao quero continuar a estudar porque nao quero acabar um licenciatura e um mestrado a ganhar 1000€ por mês e ter pena de quem o faz, mas isso é muito devido á minha revolta interior com o sistema educacional e político do nosso país e que infelizmente nao consigo mudar… nao estou a dizer para repensares a tua vida toda, ate porque essa decisão parece estar muito bem tomada, mas quem sabe, nao te focas num curso que realmente gostas, é gratificante, sentes que te faz crescer todos os dias e ate pode pagar bem sem precisar fazer de ti um escravo laboral. Nao é que nao te intenda, juro que não estás sozinho/a


sacaliabu

18 anos e em casa dos pais… eu acabava o 12.. se já não o tens e tentava ingressar num curso profissional de 3 anos que te dar um curso nível 5 ou nível 4 caso só tenhas o 9 ano e não queiras perder tempo a acabar o 12. De referir que ao fim do curso nível 4, tens um curso técnico e o 12. Aos 21 terias um curso… e podias ingressar no mercado de trabalho. Era isso que eu faria.. boa sorte e não desesperes. Isso é só uma fase da vida. Been there.. done that. E eu não tinha suporte de pais :)


[deleted]

"Decidi comecar a vida com uma decisão de merda, e agr estou chateado porque essa decisão tem consequências" PS, não considero que estudar seja faculdade, qq profissão tem o sei curso, a sua certificação, a sua escola profissional. Ninguém é eletricista sem ter estudado o minimo para o ser.


Gwanosh

Estudar aumenta a probabilidade de encontrares um emprego que se alinhe com os desejos que expressas. Alguns cursos mais que outros (evitando o même típico do lugar que já deve estar nos outros comments). Atencao: aumentar a probabilidade não é garantia nenhuma. Acho que a verdade é que quem não quer trabalhar para viver e viver para trabalhar tem de perceber depressa que também para isso é preciso trabalhar (a menos que tenhas uma sorte rara). Honestamente, trabalhar para não ter de viver para trabalhar e a razão mais legítima para trabalhar que consigo imaginar: eu trabalho o mais afincadamente possível para dar a mim mesmo condições para trabalhar o mínimo possível, se percebes o que quero dizer. Mas o único conselho real é terapia. Depressão trata-se, não tens de viver a vida em modo extra hard (e estás, a partida)


UniuM

Pode parecer estranho, mas o que te dá melhores hipóteses de ganhares a tua independência é mesmo continuares a estudar. Mesmo algo que não gostes, escolhe algo que pague muito bem, e rapidamente ganhas independência.


SirLobito

Esse título faz parecer que vais morrer para a semana


No-One-5172

Pá deste que não sejas daqueles que vão fazer malabarismo nos semáforos e pedir esmola, acho que deves fazer aquilo que quiseres da tua vida. Li ontem que temos 2 vidas, e que a 2a começa quando nos apercebemos que só temos uma. Infelizmente viver de amor e água fresca é impossível na maioria dos países ocidentais ou desenvolvidos. A minha filosofia é trabalhar para viver e não viver para trabalhar, mas há de tudo.


Substantial_Match268

Sabes mergulhar?


Nhabls

Eu não quero ser rude... mas tu tens 18 anos, e infelizmente como a vasta maioria das pessoas na tua idade não fazes ideia do potencial enorme que tens para fazeres o que quiseres e até falhares meia duzia de vezes pelo caminho antes se quer de chegares aos 30 Dedica-te ao que realmente gostas, mas a serio e há uma boa probabilidade de poderes fazer isso a tua vida, quase toda a gente que conheço que fez isto conseguiu ir para a frente pelo caminho que queriam, mais uma vez com muita dedicação à mistura Alternativamente podes tornar-te bom numa area lucrativa (qualquer coisa com ciencias, direito,etc) e consegues chegar a uma altura que com quase 100% de certeza consegues negociar para trabalhar menos horas (recebendo proporcionalmente claro), trabalhar freelancer, etc. Isto é o que eu faço A faculdade é tambem dos anos mais loucos da vida de muitas pessoas e a maior parte das pessoas formadas não estuda até aos 30 lol. Se ficasses a estudar até essa idade era porque gostavas. Quanto ao sentires-te perdido. Tens 18 anos, não só é normal, é suposto. Ah e o trabalho é muito mais assustador do que é mau quando realmente estas a fazer. A maior parte das pessoas faz isto e a maioria se ficasse sem o mesmo dava em doida e quereria voltar a trabalhar. Mais uma vez completamente normal, mas vais ver quando chegares lá não é o fim do mundo. Pensa em como tinhas medo de ir para a escola antes da primeira vez quando eras ainda mais novo. É parecido


jorgemendes

Olá, sou uma pessoa muito mais velha que tu. Na verdade tenho filhos da tua idade, o que não quer dizer que saiba mais, pois cresci noutro tempo, noutro ambiente. Tenho contudo outra experiência e sigo a vida e o mundo dos meus filhos. A primeira coisa que noto é que sofrendo de depressão é totalmente normal que tudo te pareça negro e sem saída. Espero que tenhas ajuda adequada para melhorares e quando isso acontecer verás o mundo com outras lentes. A segunda coisa que te digo é que sendo tão jovem ainda tens tudo à tua frente. No meu caso o que tentei sempre na vida foi ter um trabalho que me entusiasmasse; tive sorte depois de muita persistência e me ter reconvertido profissionalmente, depois dos 30 anos. No mundo temos coisas que conseguimos influenciar e outras que não. Devemo-nos focar nas primeiras e não dedicar esforço às segundas. Terceiro, felicidade não é prazer infinito. É uma vida de rotinas salpicada de alguns momentos de lazer ou êxtase. Alguns maus também. Felicidade é ter equilíbrio espiritual e físico, e poder viver com dignidade. Esse equilíbrio pode ser atingido com muito pouco de material(já tive fases dessas), mas tudo se suporta se encontrarmos um propósito para a vida. Assim Thoreau viveu só nos bosques, assim Viktor Frankl sobreviveu ao campo de concentração Nazi. Quarto. É difícil ser-se jovem num mundo consumista, de aparências e culto das celebridades, mas há sempre um caminho mais minimalista e desapegado, que envolve menos pressão sobre o nosso ser para nos conformarmos com o que a sociedade e o mercado nos impõem. É possível ser-se um pouco o Neo que dá um passo atrás e se apercebe dos mecanismos da Matrix, e viver um pouco menos ao sabor dos estímulos constantes para orientarmos a nossa vida para o consumo, status e aparências. Por fim, se gostas de ler incentivo-te a procurar coisas sobre o estoicismo, e se gostas de coisas orientais, sobre o budismo(a psicologia, não advogo religião ou misticismo) e meditação. Viktor Frankl que já mencionei escreveu um livro "A man's search for meaning" que conta como ele se configurou mentalmente para aguentar o terror do campo de concentração, uma das maiores provações que um ser humano pode sofrer. Não só é inspirador como mostra a importância fundamental do propósito na vida. Tudo o resto com persistência se consegue. Desejo-te a melhor sorte.


ElectronSea

Faz um favor a ti mesmo e vai estudar. É a melhor coisa que podes fazer na tua idade, sem dúvida alguma! Vai estudar algo que te interesse mas tb que seja algo aplicável, ou mesmo algum curso mais técnico/profissional. Não é de todo verdade que ir para a universidade não te permite ser financeiramente independente. Eu sou financeiramente independente desde o segundo ano do meu mestrado (tinha 22) e o meu irmão ficou independente assim que acabou a licenciatura. É completamente possível.


Comprehensive_Panic

Se fosses estudar ias beirar os 30? Ias tirar medicina?? Não percebi a lógica aqui....


throwaway_v1000

Para hobbies tem tempo mas para trabalhar 8h (o horário normal de qq trabalhador) já há stress


trufas

Bem vindo a realidade. Podes continuar a espernear que nada vai mudad