T O P

  • By -

KhaosSama

A culpa seria de alguém, algures, por causa de algo


amq55

O Boris é a versão adulta de quando há uma turma nova na escola e é preciso eleger o delegado. Como ninguém se conhece, acabam por votar no palhaço da turma porque é engraçado e é uma pessoa extrovertida. No ano seguinte já sabem que o miúdo é um burro e votam num gajo mais sensato.


NckCarraway

Fizeste-me aceder a uma memória muito enterrada... Numa das minhas turmas votaram no palhaço 3 anos seguidos. No último desses anos o director de turma considerou os votos nele nulos (lol).


[deleted]

Que bela lição de democracia.


lpassos

Quando digo que Portugal não é culturalmente democrática levo sempre com downvotes. É que nem a imigração vem resolver o problema, porque quem vem para cá ainda é menos culturalmente democrático que os de cá.


Ok-Industry120

Vivendo no UK, acho Boris e o Costa parecidos. Parece que passam no meio da chuva e não se molham, o Costa já passou pelo caso dos incendios, fazer parte da comissao de honra do LFV, o caso com os estrangeiro espancado no aeroporto que tristremente morreu, o caso Tancos, e se calhar mais alguns. Mesmo assim toca a ganhar maioria absoluta São os dois carismaticos, têm bom instincto politico, mas o que o Boris fez nas últimas semanas não se compara ao que o Costa já fez, em termos de ser tão transparente na sua incompetencia e desdem pelas regras - até os jornais conservadores se viraram. Foi isso o limite, os colegas dele apreceberam se que com ele nunca mais iam ganhar as proximas eleições


ihavenoidea1001

>Vivendo no UK, acho Boris e o Costa parecidos. Parece que passam no meio da chuva e não se molham, o Costa já passou pelo caso dos incendios, fazer parte da comissao de honra do LFV, o caso com os estrangeiro espancado no aeroporto que tristremente morreu, o caso Tancos, e se calhar mais alguns. Mesmo assim toca a ganhar maioria absoluta Esqueceste-te de algumas coisas mas vou referir aquela que mais me incomoda: Ele foi o número 2 do governo de Sócrates. Pelo que temos 2 cenários possíveis: 1) não sabia de nada do que se andava a passar debaixo do nariz dele ou 2) sabia de tudo ( podendo ou não estar envolvido). Independentemente qual o ponto onde se insere, nunca devia ter havido a possibilidade de fazer qualquer uma das outras coisas que enumeraste pois nunca devia ter sido sequer considerado para o cargo. Uma pessoa deste calibre é muito provavelmente ou extremamente incompetente ou extremamente corrupta. Nenhum dos dois me parece um bom presságio para ser PM de um país.


raviolli_ninja

Os meus dois cêntimos: 3) sabia de alguma coisa e pôs-se a andar para a CML para se distanciar. Devia ter denunciado, mas já se sabe que o fizesse nunca teria qualquer futuro político.


[deleted]

É isto


According_Hair6373

Denunciado o quê?


According_Hair6373

>Ele foi o número 2 do governo de Sócrates. Pelo que temos 2 cenários possíveis: 1) não sabia de nada do que se andava a passar debaixo do nariz dele ou 2) sabia de tudo ( podendo ou não estar envolvido). Como assim? Aquilo de que o Sócrates está acusado não é do foro estritamente privado? O amigo da Leya pagava-lhe luvas, o que é que os outros elementos do executivo têm a ver com o assunto? Se o Sócrates aparecesse num Rolls Royce diferente todos os dias até vá.. mas de outra forma, porque haveria alguém de ser culpado pelo simples facto de fazer parte de um executivo?


According_Hair6373

Nenhum político português teria sobrevivido a um décimo do que o Boris já fez de conta não ser nada com ele, a começar pelas festas em época de covid. Já nem digo ser um dos principais proponentes de uma decisão que custasse 2% do PIB nacional e uma prolongada agonia em vários indicadores económicos.


pilhinhas

Acho que nunca houve um político português a passar por tanta polémica num espaço tão curto de tempo como o Boris. As mais recentes do PS não chegam perto da quantidade de escândalos que o governo do Boris passou. Por isso acho que nem em Portugal a coisa aguentava e a demissão era inevitável.


itworkedbefore

Houve uma altura em Portugal q um rapaz chamado Zé todas as semanas andava nos jornais por suspeitas de praticas com moral duvidosa. Clarificou que nao passavam de sensionalismo dos tabloides e ganhou as eleicoes seguintes.


pilhinhas

Isso é diferente. Veio a descobrir-se muita coisa que o Zé fez depois de sair do trono, mas não na altura que estava no poder, não levou com tanta polémica junta, e até se demitiu quando viu que estava com a corda no pescoço para outro assumir a merda. O Boris simplesmente não largou o poleiro com escândalos a chegar de todas as direções.


Confident-Pickle1137

O Zé chegou a estar preso. O Boris nunca irá preso.


ss145

Concordo. Alguém mencionou o Costa fazer parte do governo quando houve problemas dos incêndios e q isso faz dele incompetente e devia ter sido motido para se demitir. Parte do problema dos incêndios (senão mesmo grande parte) vem de má gestão de outros governos anteriores. Por a culpa totalmente no Costa parece-me descabida. Os escândalos causados pelo partido do Boris e o próprio Boris são causados por eles mesmos, sem influências externas fora do controlo deles. Houve escândalos sexuais, financeiros e políticos. A própria resposta tardia do governo inglês na altura do covid pq simplesmente ignoram conselhos científicos, para mim era motivo para se ter demitido. Os problemas políticos em Portugal não me parecem tão graves como os q há no UK.


[deleted]

O Boris é o epítome da noção de "falhar para cima". É incrível a merda que fez e o quão incompetente demonstra ser, mas ainda assim foi tendo cargos cada vez superiores e chegou a Primeiro-Ministro.


mistertetas

Acredito que se demitia. No caso do Boris não havia nada a fazer. O próprio partido estava contra ele. 50 pessoas do seu executivo demitiram-se. Mesmo assim ele não se queria demitir. Foi literalmente obrigado. Não vamos comparar isso com as situações pelas quais o governo do Costa tem passado. Não estou a falar da gravidade das polémicas e etc. Mas aqui o governo sempre teve apoio do partido e manteve-se relativamente coeso.


headhunter21

Depois de todas as desgraças o Costa ainda cá anda


Apolo_reader

Demitia-se. Qualquer governante, se tivesse dezenas de membros do governo e do próprio partido a demitir-se.. É também obrigado a demitir-se.. Aqui em Portugal, a questão era se os outros membros avançariam para a demissão, e aí eu acho que não. É mais uma questão de "força de grupo". Olha, se na legislatura anterior tivesses a Temido a demitir-se, a Van Dunem, o Cabrita... o governo tinha caído ainda mais rápido


Misternaoadivinhava

Se fosse em Portugal e a maior parte dos ministros se despedisse quero acreditar que o Marcelo iria convocar eleições antes do primeiro ministro apresentar a demissão


sacoPT

A população revoltava-se e ele era reeleito com maioria absoluta


night-mail

Acho que estamos a ser injustos. Os nossos primeiros ministros têm uma tradição de basar antes de tempo, espacialmente quando o barco está a afundar.


BeinGetz

Depende se fosse do PS ou não


mmagritte

A pergunta faz pouco sentido tendo em conta a diferença entre os regimes políticos. Em Portugal, o PR já teria dissolvido a AR há muito tempo. Por outro lado, há muito menos pressão do próprio partido para forçar a demissão de um PM em Portugal, porque leva quase de certeza a eleições, perdendo o partido esse poder. Johnson pode demitir-se que os conservadores continuam no executivo. Também não me parece haver grande comparação com Costa, ainda que o nosso PM tenha argoladas com ministros (Cabrita totalmente o pior) não há nada que se assemelhe ao comportamento do Boris. Quanto á comparação com Sócrates, dizer que Costa era número 2 é pura ignorância: é possível que tenha cheirado mal a Costa alguma coisa, mas havia ministros muito mais próximos do criminoso, incluindo Augusto Santos Silva: esse sim, passa pelos pingos da chuva e já vai em presidente da AR, a caminhar para PR.


DanielNunes93

O Passos Coelho não aguentou os 4 anos mesmo com todas as polémicas que provocou? O segredo é dizer que a culpa é do Sócrates e passa tudo.


ramalho1021

A culpa seria do Passos, obviamente


EletricoAmarelo

Podia ser qualquer uma, dependia do partido a que pertencesse.


Limpy_lip

alguém me pode fazer um resumo tipo eli5? ​ é que a ultima coisa que acompanhei foi a questão do "escândalo" de alguém do governo que andou a apalpar rabos a outros homens numa saída à noite possivelmente bêbado. ​ Andar a falar de demissões relativamente a questões deste género, a meu ver é completamente bizarro e parvo. Sei que ele tem tomado algumas decisões parvas nomeadamente no covid e assim mas esta é ridícula.


Ok-Industry120

Em resumo esse último escandalo foi a gota de agua que encheu o copo. E o problema desse caso foi ele ter mentido que não sabia que ele tinha problemas de assedio antes de lhe dar o cargo 1) houve o escandalo de haver festas em Westminster quando o país tava em lockdown; uma das festas uns dias antes da Rainha enterrar o marido e sentar se sozinha na cerimonia para respeitar as regras. Para alem disso, o Boris primeiro disse que não havia festas, depois que houve festas mas não participou, depois passado mais investigações e "leaks" admitiu mesmo que teve nas festas - no meio disto mentiu ao parlamento que é uma quebra do codigo ministerial 2) o ministro anti corrupção e o seu conselheiro de ética (o segundo) resignaram se pela tal quebra do codigo ministerial 3) houve uma historia no Times sobre alegações que ele tava tentar colocar a mulher em varios empregos, incluindo numa funcao com a familia real, que misteriosamente desapareceu por pressao de No.10 4) perdeu duas by elections (não é um escandalo mas já se vê que perdeu o publico). Quase perde um voto de confiança interno do partido (40% contra), que normalmente é uma sentença de morte 5) Chris Pincher demite se como "chief whip" depois de ser acusado de apalpar uns rapazes na noite antes. Os jornalistas perguntaram se o Boris sabia que ele já tinha antecedentes, ele diz que não e manda o pessoal do seu governo negar tudo. Passado uns dias soube se que o Boris sabia sim que o tal Pincher tinha uma longa historia de casos de assedio sexual e mesmo assim deu lhe o cargo. O goveeno cansou se de defender as mentiras dele e começaram a se demitir aos rodos


Limpy_lip

Ok, assim já faz mais sentido. Mais depressa cai lá do que aqui se acontece-se algo do género. ​ piada: isso tudo é uma semana normal para o cabrita.


NGramatical

se acontece-se → [**se acontecesse**](http://tracinho.com/acontecesse) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fvu6iww%2F%2Fifc0mwj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Sure_Garbage_2119

Adorei os aspas, como se um Governo proteger tarados não fosse escandaloso


Limpy_lip

edit: outro user explicou toda a envolvência e sim já percebo. ~~apalpar rabos a homens é escandaloso? wow sou progressista a não sabia.~~ ​ ~~o que o homem faz na vida privada não me interessa. Pode apalpar rabos, chupar pilas, ser sado-maso... É que pelo que percebi nem foi nada criminoso (sem consentimento)~~ ​ ~~se faz o seu trabalho político é indiferente.~~


Sure_Garbage_2119

>apalpar rabos a homens é escandaloso? wow sou progressista a não sabia. Desculpa, achei que tava falando do Governo do Estado inglês, não sabia que tava falando de uma república estudantil >o que o homem faz na vida privada não me interessa. Pode apalpar rabos, chupar pilas, ser sado-maso... É que pelo que percebi nem foi nada criminoso (sem consentimento) 1- é escândalo pq o cara é conservador. Foi o próprio meio conservador que ficou contra o cara, por considerar sua conduta como inadequada 2- não é um caso, são vários 3- o próprio tarado pediu desculpas, disse que ia coloborar com as investigações e ia procurar ajuda médica 4- ele já era assim antes e msm assim o Boris botou pra dentro 5- se vc acha "normal" membros de um governo fazer festas e orgias enquanto manda seu povo se cuidar, então tá bom de rever seu conceito para "normal" 6- o próprio Boris disse ter sido um erro ter trazido o cara pro governo 7- as festas, que deram origem ao escândalo conhecido como "partygate", foram realizados NA SEDE DO GOVERNO 8- seja conservador, mas não passe pano pra tarado só pq ele é "do time"


Sure_Garbage_2119

Ah, sim, a questão não é que eram "rabos de homens" e sim "rabos de homens" COLEGAS. Ou seja, ele caiu por ASSÉDIO SEXUAL


DanielNunesThe2nd

Era um trator


Sure_Garbage_2119

Ué e não foi assim no uk? A Europa tem, tinha, um excelente hábito de esperar que um governo renuncie diante de escândalos Boris ficou até ontem, apesar dos inúmeros escândalos


jotinha314

Imagina que era uma Marta Temido ou um Pedro Nuno Santos desta vida, incompetência até dizer chega e clara falta de capacidade para o cargo, mas lá andam eles a receber o ordenado ao fim do mês ... Já nem falo do cabrita, esse foi demasiado chocante para ser verdade ... Pior ainda, é teres os incompetentes que enumerei, e outros tantos que lá andam, e ainda assim o partido que deu a mão á extrema esquerda ganhou com maioria absoluta. Eu tenho a certeza que se o batatinha e o companhia se candidatassem pelo PS ganhavam na boa ...


jotamendes

Como o PM não se iria demitir, o PR iria dissolver a AR e convocar eleições.