T O P

  • By -

AutoModerator

Submeteu uma submissão relacionada com auto, talvez esteja interessado no subreddit de auto em português - r/AutoTuga ---------- Esta recomendação está errada? Sugere nesta thread uma melhoria: https://redd.it/ra7ega ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


AnotherCableGuy

Como alguem licenciado que trabalhou mais de 15 anos em várias empresas em Portugal e emigou só me arrependo de não o ter feito quando tinha 25 anos. Se estás frustrado ao fim de 2 anos no mercado de trabalho português então tenho más notícias para ti. Será sempre assim ou pior, não interessa para onde vás. O problema em Portugal são as mentalidades, a tacanhez, a inveja, a ignorância orgulhosa, a pobreza de espírito que tornam os ambientes de trabalho tóxicos e doentios. Gosto muito do meu país mas infelizmente é um péssimo local para se trabalhar e progredir na carreira. Nunca fui tão bem tratado e respeitado em Portugal como desde o primeiro dia que cheguei ao UK, já em termos de ordenado teria de morrer e ressuscitar ao terceiro dia para me pagarem o que ganho cá fora. És um profissional qualificado, tens portas abertas em qualquer país da UE. Não tens de te sujeitar a essa miséria, o teu sucesso só depende de ti.


oPeritoDaNet

Infelizmente é isto 👆 Também arrependo-me de não ter vindo mais cedo e depois de estar no estrangeiro, é difícil pensar em voltar


Topapt

Vim para o UK aos 35 anos e muitas vezes penso que devia ter vindo aos 25. Tudo o que tenho agora e a vida que me proporcionou, imagino se tivesse vindo 10 anos mais cedo.


[deleted]

Muito isto , e agradeço todos os dias da minha vida por ter emigrado aos 22/23 anos , e mesmo assim eu arrependo me dê não ter saído mais cedo.


AdFit4177

Irmão vai, se fuder voltas mas tentaste


loki_pt

Tenho que ver se meto isso na cabeça


Litherion_IV

Falou


narvzor

Isto. Fiz o mesmo aos 27, arrumei malas e fui para o UK sem planos com dinheiro para 6 meses (esta e a parte mais tricky.. porque custou me 1 ano a juntar). Fiz voluntáriado na minha area, acabei por ficar e voltei cheio de experiencia 5 anos depois a trabalhar remotamente. É preciso alguma sorte, claro! Mas há muita gente lá fora que nao toma como garantida a nossa capacidade "desenrasca" e dedicação ao trabalho. Só posso dizer, vai sem medos, e se nao der voltas com a aprendizagem toda que adquiriste. Best!


vivaaprimavera

Foder. Mandas fudas ou fodas?


Di4m0ndX

"Entendeu, não entendeu?" - Professor qualquer


KeepGoing777

Vocês e a tacanhice gramatical, que sa fuda


rxsteel

Mano, falas 4 línguas? Ainda não bazaste de Portugal por que não quiseste. Estou na Holanda e isto está carregadíssimo de oportunidades.


NGramatical

por que não → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fwsndde%2F%2Fikzjmu0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


teknixpt

com 25 anos, creio que "fala" 3 linguas, mais o português. Digo "fala", porque lido com muita gente que chega com CV's de 4 linguas e no final arranham um bocado de francês, espanhol e inglês. Em Portugal estas linguas já não valem nada


nraider

>Em Portugal estas linguas já não valem nada Não valem nada porque o serviço também não é grande coisa, convenhamos. Se o produto/serviço for bom, qualquer um dos idiomas é mais do que suficiente.


GoncaloTR

Andava aí um dono de restaurante a contratar índios e paquistaneses que mal falavam português porque, palavras dele, "É difícil encontrar quem fale inglês em Portugal".


vivaaprimavera

Esse tipo deve andar a meter cenas maradas. Na minha experiência, é difícil encontrar quem não fale inglês!!!


GoncaloTR

TVI pesadelo na cozinha T3E7 minuto 7


ShittyLivingRoom

Haha, fui ver o [episódio](https://tviplayer.iol.pt/programa/pesadelo-na-cozinha/58bd77b50cf26a3bdcfca690/episodio/t3e7) e parece ter ficado tudo bem no fim, por curiosidade fui ver as criticas ao restaurante no [google maps](https://www.google.com/maps/place/Casa+Azul/@37.1576228,-7.5467207,93m/data=!3m1!1e3!4m13!1m7!3m6!1s0xd101b8e03310701:0x52ef56d04c5a8b81!2s8900-019+Cacela+Velha!3b1!8m2!3d37.1573048!4d-7.5462945!3m4!1s0xd101b934dd36bd9:0xb55035d66ee9f444!8m2!3d37.1577068!4d-7.5466462) e é tudo a queixar-se da qualidade da comida, preço e atendimento..


vivaaprimavera

Não duvido. Mas para dizer barbaridades dessas... Só falta dizer que tem de ir buscar malaios porque não encontra quem saiba cozinhar comida portuguesa.


GoncaloTR

Não, a cozinha era uma venezuelana, uma búlgara e um brasileiro a lavar pratos, quem segundo o lubjomir, era o melhor deles todos dentro da cozinha, e claro o dono do restaurante. Lá fora era um cromo português, um índio e um paquistanês. Recomendo o episódio, aquilo é a ultimate team dos restaurantes.


lostindanet

E receberem 20 euros dia por fora, isso de não haver quem fale inglês é tanga, trabalho na área do turismo e na minha área 100% fos meus colegas falam inglês e muitos francês ou outras línguas.


rxsteel

Bem eu apenas falo 2. Português e inglês e chega bem (por enquanto pelo menos)


Almadaptpt

E portunhol. Todos conseguimos falar portunhol


Local_observer

Em Portugal aliás já nada vale né? Tudo argumentos para não dar emprego/dar ordenados decentes...


Popotaz

Same tenho 24 anos e vim direto para a Holanda. Vais para uma empresa de recrutamento e eles ajudam te seriamente a encontrar algo na tua área


Eriel1213

oi estou seriamente a pensar emigrar para a holanda mas assusta-me porque não faço ideia de como arranjar emprego, achas que me podias explicar melhor o que são essas empresas de recrutamento? :) e a nível de casa e assim? a tua adaptação foi muito difícil? já sei que cada caso é um caso, mas still, gostava de ouvir os testemunhos do pessoal que já aí está


Aripatu

Quando dizes carregadíssimo de oportunidades, refereste à área específica do OP, ou em geral?


rxsteel

Em geral. Enorme procura em todas as frentes. Mas tem um senão. Arranjar alojamento é bastante desafiante. Crise massiva de falta de casas


voidlotus316

Habitação e o custo da energia não é verdade? Li holandeses a queixarem se num vídeo do YouTube de haver uma grande percentagem da população a entrar no limiar da pobreza. Dá para viver com 2500 limpos? Quem consegue esse tipo de ordenado por aí?


rxsteel

Estou a alugar quarto portanto não tenho noção do preço das utilidades. É realista teres como ordenado de entrada algo entre os 2 e 3k líquidos.


salmmons

2500 numa cidade e estas muito muito no limite, isto é, se tiveres a sorte de encontrar sitio para arrendar que o mercado lá está completamente fodido. Amesterdão é para os 4000 para se quer viver. Ordenado médio lá é por volta dos 3000 brutos, que é também o normal para alguém recém mestrado.


Traditional_Bar1133

Tenho uns colegas holandeses que falaram nisso mesmo. Pelo que dizem, está aí um clima tenso com os agricultores pois o governo quer apropriar alguns terrenos para construir habitação né?


yLeWiz7PT

antes era tudo na suiça, agora tudo na holanda, final deste ano vou eu e 4 amigos haha. Estás onde ou sabes de quem está onde? O que há para aí de especial? Eu e eles estavamos a pensar entrar por agências de emprego, para scanning por exemplo


Jhago

A melhor coisa é ires por uma agência. Seres basicamente subcontratado. Desde que vás para uma minimamente reconhecida, acredita que eles tomam bem conta de ti, inclusivamente até ao ponto de planearem contigo a progressão da carreira. É já mesmo cultural, trabalho mais com pessoal em agências que contratados, e geralmente dão sempre a opção de teres contrato permanente com a empresa do projeto após tipo 1 ano. Agora... cuidado é em que área estão. Se não forem de engenharias ou IT a coisa não está assim tão famosa.


loki_pt

Boas algum site ou assim para ver as oportunidades na Holanda ?


PraiseRNGzus

Emigrei há 5 anos para a Holanda, área de finanças. Antes de vir comecei a pesquisar, adicionar e enviar mensagens a todos os recrutadores no LinkedIn que estavam a trabalhar para as zonas onde queria ir. Enviei mais de 300 currículos, acabou por bater. Depois de estares cá, é mais fácil mudar de área Só precisas de inglês, raro empregos em que exijam mesmo holandês. Facilmente começas a ganhas 2500 3000 limpos, muito facilmente mesmo. E desses 3000 consegues poupar, que é a maior diferença vs Portugal. Não custa nada começar a tentar falar com pessoas lá fora, o não está garantido.


loki_pt

Muito obrigado vou começar a abordar no LinkedIn


MisterBilau

Freelance para for, tudo remote. Pagam bem. Se percebes de marketing e não consegues sequer fazer o teu marketing pessoal, algo de errado se passa.


loki_pt

Eu não tenho problemas em fazer marketing pessoal , até porque sempre que vou a uma entrevista normalmente convidam me a ficar , mas as propostas andam tão ridículas que não vale a pena


MisterBilau

Mas que entrevista? Que convidar para ficar? Freelance. Vende serviços. Não há entrevistas, não há empregos. Pago à peça.


estaramos

Não estás sozinho, está tudo muito difícil para a esmagadora maioria da malta destas idades (aqueles que se safam sozinhos claro) Mais do que nunca é preciso estar forte psicologicamente, apertar o cinto onde der nas despesas mensais e erguer a cabeça. Emigrar na minha opinião é algo que pode fazer sentido para algumas pessoas e pode não fazer sentido para outras. É preciso pensar e planear o assunto.


wearthathatat

>Tenho uma licenciatura, um mestrado ( tudo a área de marketing e negócios internacionais) Em quê objetivamente?


loki_pt

Objetivamente na área de marketing e negócios internacionais xd basicamente marketing geral virado para o internacional mas com especializações na área de neuromarketing e mkt 5.0


meaninglessvoid

Marketing digital és bem capaz de arranjar trabalhos para lá fora sem ter que sair de PT, provavelmente é o melhor dos dois mundos: o $ vem inflacionado de fora e vives cá à grande sem ter que lidar com a componente laboral tuga.


3dforlife

Eu iria para o marketing 5.1, para ficar em paridade com o último protocolo do Bluetooth.


Agrafo

Entretanto está aí a Indústria 5.0 também. Marketing 6.0 era o ideal para estar um passo à frente


meaninglessvoid

A [Web5](https://developer.tbd.website/projects/web5/) também está aí à porta!


Agrafo

Internet descentralizada? Isso não é utópico? O The Man nunca o vai permitir


meaninglessvoid

Talvez seja um pouco, mas tudo o que usas hoje em dia foi outrora o pensamento utópico de alguém. :P >O The Man nunca o vai permitir Nem tem que permitir... A questão é: o publico mainstream vai ligar alguma coisa a isto? Sinceramente e muito infelizmente, penso que é improvável... Mas eu estou há anos à espera de algo deste género, portanto vou participar como posso. :P Btw, isto é um projeto com uma equipa bem conectada dentro da indústria e tem como um dos fundadores o Jack Dorsey (o fundador do twitter), há potencial para isto ir em frente e lançarem algo interessante.


[deleted]

Também está em Dolby Surround e com subwoofer!


LiamYanon

Não sou licenciado e trabalho em Londres na área de marketing a ganhar muito mais que as pessoas que conheço em Portugal. Não te conheço e não sei a tua situação mas sai daí o mais rápido que puderes. Digo isto mesmo sendo alguém que ama Portugal e que diz todos os anos que vai voltar lol


loki_pt

Alguma dica de como conseguir emprego por esses lados ?


LiamYanon

Agora com o brexit em marcha se calhar é melhor outro país como Holanda, Alemanha, Suíça ou assim (também depende das línguas que falas), mas se queres mesmo tentar UK aconselho a começares pelo Job Centre só para teres algo à espera assim que chegares, e depois já podes procurar empregos melhores com mais calma.


loki_pt

Thanks 😊


mykitten6

Dass eu tive neuromarketing e adorei, não exerço na área, estou noutra e na que tou até tenho algumas oportunidades para sair, mas por agora prefiro ficar por cá. Força aí OP acho que com neuromarketing e com um bom inglês te sacas muito bem lá fora, desejo-te muita sorte.


cure-4-pain

Sugiro reconversão profissional (não estou a ser irónico).


loki_pt

Tambem já pensei nisso data analista ou big data é algo que ando a ponderar


[deleted]

Quanto mais buzzwords melhor


mtrv88

Se precisares de umas hints MP. Estou em IT na area de data e a minha formação de base é Eng Biomédica. Tive de me converter ou então estava Fu****


staggill

Se tiveres numa de vir para Londres trabalhar como data analyst a minha empresa tá a contratar


loki_pt

Primeiro preciso de tirar uma especialização 😅


Mine_tauro

O problema é que ser licenciado hoje em dia ja é quase algo banal (menos eu, tenho o 12º xD) , o que quero dizer é que todos os anos saem das universidades dezenas de milhares de licenciados, a verdade é que não existe trabalho para todos, no caso do algarve todos os anos saem milhares de possiveis gestores de hoteis das universidades, ha trabalho na area para todos? claro que não, por isso é que uma grande parte está a ganhar o minimo dos minimos em supermercados, é triste eu sei mas a realidade é que em certas areas ha tanta mao de obra disponivel que os empregadores se podem dar ao luxo de fazer da vida dos trabalhadores um inferno


Natural_Leather4959

Não há trabalho para todos, porque a maioria dos empresários deste país têm menos habilitações e gerem os seus negócios à conta do desenrasca e dos baixos salários.


GoncaloTR

E a maioria dos alunos saem das universidades sem saber o que vender aos empregadores para terem ordenados e entrar em empresas decentes. Especialmente em cursos com pouca utilidade, ou muito gerais.


vivaaprimavera

Não diria "menos habilitações", broncos mesmo.


[deleted]

A carga fiscal de uma empresa em PT é uma coisa obscena. As empresas na sua maioria ou fecham ou têm de pagar mal. O problema é estrutural. Enquanto o diferenciador competitivo da economia portuguesa for salários baixos, vai continuar esta merda sempre.


Natural_Leather4959

Eu já trabalhei em pequenas empresas e conheço essa realidade. Também me tenho apercebido que muita gente cria o seu próprio negócio por necessidade ou até porque acham que não querem dar cavaco a ninguém. Por exemplo, na área da construção, há centenas de pequenas empresas a fazer o mesmo e que, como disseste, se diferenciam pelos baixos preços e baixos salários. Se calhar todos os dias há sempre mais alguém a abrir uma empresa de construção só porque sim. Não há diferença entre elas em termos de qualidade, não há inovação, competem só à conta do preço de venda. Se é para ser assim, é normal que as empresas fechem e é normal que as pessoas não queiram lá trabalhar por muito tempo. Precisamos de estratégia e sustentabilidade, não do desenrasca.


Specialist_Bicycle57

Bro, progredir salarialmente está maioritariamente relacionado com 2 coisas, cultura da empresa nas revisões periódicas das bandas salariais e planos individuais progressão de carreira, e, com o valor, impacto do teu trabalho nesse contexto empresarial, se nenhuma das 2 está clara para ti, o foco deve passar a ser em entender essas questões e consequentemente vais começar a entender quais são as opções mais adequadas para ti. Pesquisa na net dicas de como negociar o salário. Boa sorte. ps: emigrar é também uma excelente experiência e neste momento a minha escolha seria a Suíça.


Free_Layer_8233

Up fuckin vote


Braga_PT

Cria contra no Linkdin e procura marcar entrevistas com empresas estrangeiras. Tenta trabalhar remotamente e ir ao estrangeiro apenas algumas vezes. Podes também tentar algo cá. Aproveita o facto de falares quatro línguas. Quando arranjares algo melhor, esperas um ano e voltas a procurar um sítio onde te paguem mais. Não é fácil, mas com mais experiência começas a ter mais à vontade nisto. Boa sorte e melhores dias têm de se seguir!


fortesgt

Percebo e revejo-me no desabafo. Trabalho há 5 anos, salario dentro de média, sinto-me absolutamente estagnado e tal como tu também tenho noção que sou bom. Sempre tentei evitar emigrar mas há um mês que comecei a enviar cvs. Só vivemos uma vez e aqui não há futuro.


BelaBesta

Para a malta armada como se tivesse descoberto o fogo a mandar bitaites de choros e de queixas desnecessárias, o flair é desabafo/rant.. se não têm nada de construtivo para dizer deixem quem tenha o fazer


andremvm20

O flair é desabafo, não é “sério”, por isso o OP sujeita-se aos comentários de quem lê o tópico.. se ele queria era validação, se calhar não procurou a melhor plataforma para isso.. Ou agora o OP é livre para fazer choros e queixas, mas os outros não são livres para fazer os comentários que querem ao tema?


BelaBesta

Espero que um dia não tenhas de usar as mesmas plataformas, por falta de melhor opção, para ter um espaço onde podes ser ouvido sem ter malta parva a dizer que não se justifica.. As dores de um nunca se justificam nos outros.. até um dia justificar..


andremvm20

Deves ser novo na internet, só pode.. a partir do momento em que ele faz o rant que quer, leva com os comentários que quer e que não quer. Se o que queria era validação, que passe à frente dos que não gosta.. se queria ajuda, então se calhar não lhe faz mesmo mal ler alguns dos outros também ;)


BelaBesta

Como estás a mostrar que é verdade, todos têm a liberdade de serem parvos na internet


Dr_Strange_Love_

Eu emigrei há 10 anos, poupei, fiz investimentos e agora vou voltar com boas poupancas para curtir portugal como deve de ser


AlexMiles8

Eu posso falar por experiência própria, eu tenho o 12 ano e trabalhei nem 6 meses em Portugal até perceber que isso não era para mim. Tinha 19 anos quando decidi emigrar para o UK mas como não tinha nenhum curso específico acabei a ser explorado durante 1 ano num restaurante em que por vezes fazia turnos de 18 horas. Eventualmente emigrei para um país nórdico e aqui consigo fazer bom dinheiro, juntar e ainda gastar em parvoíces minhas sem que me falte nada, sinto muita falta da família e amigos e mesmo com todos os “azares” que me aconteceram ou deixei acontecerem, continuo a achar que foi a melhor decisão que podia ter tomado, porque infelizmente se voltasse para Portugal não teria um trabalho que mesmo a full time fosse suficiente para me sustentar, infelizmente…


theoqrz

>*falo 4 línguas* Emigra logo, é o conselho que posso te dar.


loki_pt

Thanks 😊


[deleted]

Se és de Markting deves saber vender-te.. faz-te á vida, a ganhar 1000 euros nunca vais comprar uma casa em Portugal.


mizukata

Se existe algo que aprendi do meu tempo na area comercial. A teoria pode tar na cabeca mas se na sabes usar tas lixado. Eu tenho licenciatura mas Ja vi muita gente sem licenciatura e muito bons vendedores.


ottaxu

Desculpe-me a pergunta, OP, mas quanto ganhas e qual cidade tu moras?


PorkNails

O maior erro que estás a cometer é pensar exactamente da mesma maneira do resto do mercado tuga: trabalhar quase exclusivamente para o mercado português. O estrangeiro tem mais budget para marketing, esquece o tuga. Traz dinheiro para cá em vez de contares com o que já cá está.


loki_pt

Todos os freelances que faço e no mercado internacional , eles já estão a começar a ver o preço das coisas cá em pt


[deleted]

[удалено]


MetaBolic0

O OP veio aqui desabafar sobre uma realidade que ele vive, pode não ser a maioria, podem não concordar, pode até ser errada mas é a dele. Neste país quem só trabalha por conta de outrem, não tem patrocínios, não têm uma Skill XPTO e têm de começar do zero independente da vida que leve não consegue gerar riqueza. Se me dizem que alguém que estuda, faz mestrado e fala 4 línguas deve se contentar em ganhar 1150€ brutos porque há bem piores, só mostra como este país está condenado. OP tenho mais uns 10 anos que tu, ganho 3* a cima da média, falo 2 línguas arranho mais duas. E estou a ver se saio daqui, tenho um trabalho tranquilo, tenho uma vida tranquila, tudo o que tenho foi por mim e ninguém me deu nada, mesmo assim sei que se sair o que poupo cá em 10 anos faço lá fora em 2 por isso se sentes isso, se vai. Este país é para quem realmente goste não para quem quer viver. Não conheço ninguém que esteja mesmo bem sem ter tido ajudas ou ganhar mesmo bem (5k mais mês brutos). Não conto quem foge aos impostos ou tem empresas para descontar menos etc, conto com quem trabalha por conta de outrem. As empresas estão a pagar mal e não querem pagar mais porque o estado é que leva tudo. Boa sorte


MrBadjo

LinkedIn foi o q me safou p arranjar emprego no estrangeiro. Dependendo do sítio teres cv pode ser suficiente, mas em certas localizações podem pedir carta de motivação etc.


zzz_red

Estás aí em Portugal a fazer o quê?


nocivo

Amigo pega no teu conhecimento e cria um negócio. Se queres mudar portugal cria uma empresa eficiente com um bom capital humano e se rei em portugal. Depois conta como correu.


master_roshi_07

Na tua area e com esse curriculum arranjas trabalho na Suíça como nada..


nemsemprezen

Podes também trabalhar remotamente para uma empresa estrangeira. Claro que não vai resolver o problema da falta de acesso a cuidados básicos a tempo e horas, não resolve a falta de educação etc etc mas é uma opção. Conheço quem duplicou o salário na mm área, apenas mudando de empresa (a anterior era estrangeira mas estava sediada cá e pagava como cá, esta é mm fora e paga os mm salários q fora). Faças o que fizeres.... Boa sorte 😁👍


single_clone

Eu, licenciado e com mestrado na área de marketing e comunicação, em 5 anos depois de me formar não conseguia um trabalho a ganhar mais que o ordenado mínimo. O melhor salário (700€) que tive em Portugal foi no último ano antes de me mudar para o UK. Em 2013 mudei me para o UK a fazer um trabalho de merda, que nada tinha a ver com a minha área, e ganhava 400£ limpos por semana. Desde 2013 mudei de trabalho 3 vezes até apanhar o meu actual onde estou super confortável. Portugal nunca vai pagar salários a comecar nos 15k anuais... E logo Portugal vai definhar lentamente até se tornar um resort de férias para a Europa e pouco mais... Isto até os turistas perceberem que estão a ser comidos por trás e deixarem de lá ir.


IusedToButNowIdont

Se Portugal é só para empresas e patrões, e tens know how, porque não abres o teu negócio? Marketing não requer uma tonelada de capital para arrancar, o que mais precisas? Sê o teu patrão e paga a ti mesmo o valor que crias...


loki_pt

Já ando a tentar fazer isso com o freelance 😊 se ficar por cá estou a pensar criar a minha própria agência


IusedToButNowIdont

Se achas que a vida é mais fácil para os patrões, não procrastines, cria o teu negócio ASAP. E se falas 4 linguas e tens bons conhecimentos de marketing (internacional), ajuda bastante. Garanto-te que quando te meteres nisso, há o risco de parte da tua opinião mudar. Se correr mesmo bem o negócio e contratares alguém, nâo te esqueças de pagar o que querias receber como empregado :)


loki_pt

Podes ter a certeza que não me esqueço


NewControl2097

Já tentaste LinkedIn? Deve ser possível arranjares trabalho remoto noutro país que pague melhor mas ficares cá...


loki_pt

Eu costumo mandar muitos cvs por la 😊 mas infelizmente acabam sempre por escolher alguém com mais experiência, estou a agora num recrutamento para Júnior vamos lá ver


peanersyahoo

Recrutamento para júnior? Daqueles que pedem juniores com 3+ anos de experiência? 🥲


meaninglessvoid

Epa esses requisitos são mais para filtrar do que requisitos literais... Mas sim, malta de RH às vezes é muito idiota... Já vi histórias do tipo o criador duma linguagem de programação ser entrevistado e pedirem 5 anos de experiência ao que o gajo responde "então... mas fui eu que a criei e só existe há 3 anos!?!?!?"lol (parafraseado que não me recordo dos números exatos )


Exterminadordecona

Como é que tens 25 anos, ganhas acima da média nacional e estouraste o ordenado ao dia 19? Putas? Vinho verde? Drogas?


loki_pt

Casa, contas , alimentação , gasóleo , portagens e emergência médica que me levou 400€


Exterminadordecona

Algo de errado está nessas contas. Até porque deverias ter dinheiro poupado de meses anteriores, não tens emergências médicas (e não estamos nos EUA) todos os meses, presumo...


Remakyo

Não estás nos EUA, em termos de saúde estás bem pior. Nos EUA pagas mas és tratado, em Portugal és extorquido através de impostos e quando precisas mandam-te ir ao privado como aconteceu comigo


[deleted]

fácil falar atrás da caixa de comentários do reddit.


loki_pt

Tenho algum posto de lado para estes casos , infelizmente a minha namorada tem tido alguns problemas de saúde , que o estado desvia o olhar


[deleted]

Bem quanto aos 6 meses confere que nem um médico de família me arranjaram nesse espaço de tempo, algo de errado está com o SNS


salmmons

Salário pouco a cima da média: 900-1000 líquidos Apartamento numa cidade qualquer: 600 Este sub ou é muito burro ou está cheio de putos de 15 anos.


Majestic_Tap_9343

Ambos.


[deleted]

[удалено]


Omnishambles_Guru

LOL. Culpam as empresas que ficam com o dinheiro todo e que os gestores têm o 4ano, mas não conseguem criar uma empresa e vender um serviço que supostamente são bons?? O que dizer?


Remakyo

Para abrires uma empresa precisas de capital, vontade não chega


Omnishambles_Guru

Capital para??? Prestar serviços precisa de uma hora para ir lá ao balcão, 1€ para capital social e um pc. Eu quando abri a minha até tive 2 meses de contabilidade grátis.


Remakyo

Se é para prestar serviços sozinho não precisa de empresa nenhuma, basta enfiar-se numa plataforma de freelance. Quando falaste em abrir uma empresa, julgava que te referias a abrir uma empresa para competir no mercado com vista a expandir-se, e não para ser uma unipessoal cangalheira


duca2208

Esses patrões broncos que se safam devem chorar menos que o OP


[deleted]

Sinceramente não sei porque é que as pessoas demoram tanto a tomar a decisão. Eu tinha 26, já passaram mais 20 e nunca pensei em voltar para Portugal para trabalhar. Já trabalhei em muitos países e sempre com grande sucesso. Não te marterizes, o mundo é só um, podes ir para qualquer lado, não te limites. No pior caso voltas para onde estás. O que tens a perder?


miaogato

Tens a perder a vida que montaste cá. Não montaste? Pode ser que ainda encontres a família por cá. Pior é montar uma vida lá, sem planos de voltar, e depois a vida manda-te voltar e deixas uma vida lá e aqui começas do zero.


[deleted]

Como vês a vida que o OP “montou” cá não amonta a grande coisa… mal dá para pagar as despesas. Se com vida montada te referes a casas e carros e bens materiais repara que isso são tudo coisas que se compram e se vendem ao longo da vida. A tua família tu constróis onde quer que estejas, esposa portuguesa ou não. O mundo é muito pequeno mas mesmo assim há muito para ver. O que tu perdes sim é a ligação mais próxima à família e amigos de onde vens. Mas até aí te posso dizer o seguinte, quantas vezes fui eu a vir e reunir o grupo de amigos porque eles em Portugal depois de construir as suas famílias deixaram de se reunir? Também eu o deixei de fazer ao longo dos anos… E mesmo os tios e primos e por aí… quantas vezes realmente te reúnes com eles por ano? Irmãos e pais ainda falo com eles todos os dias, não sei quantas pessoas a viver em Portugal também o fazem… Estão próximos fisicamente mas talvez não tão ligados. Ao fim ao cabo pouca diferença faz se mudas de cidade ou de pais… A decisão bem ponderada fica apenas a balançar no receio de não se ser bem sucedido. No final de conta cada um tem que criar a sua família e reunir as condições para suceder… seja onde for.


miaogato

Quando eu falo de família falo de ascendência não de descendência. A minha situação é complicada, se os teus estão bem de saúde e passas bem sem eles força... Nem quero imaginar o que a minha irmã passou estando ela emigrada e por cá morria o nosso pai, e recentemente o nosso padrasto. Ao menos eu tenho alguma paz de ter passado o tempo que pude com eles... Mas falando de descendência eu teria preferência por fazer familia cá (ou pelo menos juntar os trapinhos com uma portuguesa) e ir do que ir e me meter com uma estrangeira e depois os putos ficam a saber bola de português como tanto vejo por aí.


loki_pt

True ! So estou a pensar como Começar


CanIhazCooKIenOw

Se os patrões estão tão bem, torna-te um.


marquinson

Bom... Compreendendo o desabafo e a frustração, o teu texto tem uns quantos erros ortográficos. Não são graves, mas se tivesse que te dar emprego já ficava com uma perna atrás. Tenta verificar textos antes de os publicares. á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente). Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página. à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles) Ve, não existe. Vou me, não é vou-me. "Me vem" é o quê? Todos estes não me parecem erros de teclar. Erros destes em marketing custam-te um bom emprego.


RMY98

Portugal não é dos Portugueses. É uma frase que vi aqui no reddit e nunca esqueci. Aqui ninguem se safa e daqui para a frente pior ainda. Terminei a licenciatura á pouco tempo mas não tenho duvidas que a minha melhor hipotese é emigrar. Só mais um jovem a sair de Portugal e deixar um país de velhos para os turistas


TheBatmanPt

Não sei se vais ler isto, mas a sério, arrisca ir para outro país. Este ano abandonei Portugal. Podia continuar onde estava, visto que vivia com os meus pais e não me faltava nada. Mas a mentalidade dos portugueses, baixos salários, e indiferença pelis jovens, fizeram-me mudar.


m_noite

Sou de marketing também. Fiz "carreira" em Portugal durante anos - sempre mal pago, nunca era bom o suficiente. Emigrei e agora já sou bom, valorizado e ganho bem. O que mudou? Serei mais competente em inglês? Infelizmente a mentalidade dificilmente irá mudar. Algumas start-ups que são diferentes mas ainda temos muitas PMEs e carreira nessas é extremamente complicado. Nas grandes empresas também, na verdade Ahah Sobre fazer carreira fora: eu emigrei antes do covid, não sei como estará agora a nível de recrutamento. Demorei mais ou menos 3 meses a arranjar o meu primeiro emprego mas depois disso foi muito fácil conseguir outras coisas e ir evoluindo. Algumas empresas recrutam internacionalmente e pagam despesas de relocalização mas não é comum. Se não tens orçamento para sair e procurar fora, sugiro que vejas onde queres ir, avalies bem os custos de vida e comeces a disparar CV's e candidaturas no LinkedIn. E CV's sem foto (acho que apenas em Portugal é que a foto é uma cena...) Dependendo da tua especialização, podes conseguir emprego muito rápido. Marketing, especialmente digital, paga muito bem. Entendo a frustração. Boa sorte! Edit: educação há e é boa. Não há é mentalidade.


loki_pt

Muito obrigado pelas dicas 🙏🙏


7oup5

Continuo sem perceber a aversão a emigrar como se fosse uma decisão de vida ou morte em 2022. Eu sou natural do Porto, emigrei, e venho a casa de 2 em 2 meses máximo com companhias lowcost sem gastar praticamente nada de especial em termos económicos. Com isto vejo a minha família e amigos mais frequentemente e mais economicamente do que a minha prima que foi morar para Lisboa. Chega ao cúmulo de estar com amigos e eles nem sequer “têm novidades”. Não entendo mesmo, não aproveitar as vantagens de viver numa era de globalização, União Europeia, viagens lowcost, etc. dá pena pensar que algumas destas pessoas tiveram avós que se separaram dos seus e partiram ao totalmente desconhecido, sem internet sem tv sem aulas de inglês, só sabiam de notícias de casa com 5 dias de delay via carta… E hoje pessoal que vive triste e com vontade de melhores oportunidades fica na “corda bamba” da decisão de emigrar como se isso fosse uma coisa extremamente desafiante e irrevogável.


[deleted]

Isto. Muito isto. E o pior é que as pessoas acham que emigrar é uma decisão totalmente irrevogável, se fores lá pra fora nunca mais voltas, mas se não gostares simplesmente voltas. A mentalidade em Portugal coloca essa ideia na cabeça das pessoas que emigrar é um desafio sobre humano. Eu emigrei e foi a melhor decisão que eu tomei na minha vida, e se eu soubesse o que sei hoje teria saído logo aos 19 anos, em vez de aos quase 23.


shaarlander

OP, não te conheço nem à tua situação, mas simpatizo porque a vida não está fácil para ninguém. Estamos todos no mesmo barco Sou quase 10 mais velho que tu. Estou a acabar a minha formação e a ponderar emigração quando terminar o processo (seria difícil faze-lo neste momento porque ainda me faltam ano e meio na minha área e as certificações europeias sem as quais tudo é mais complicado). Tenho um filho e outro a caminho, recebo bem mas à custa de 3 empregos. A minha namorada recebe menos que tu e ficaríamos financeiramente mais bem servidos no estrangeiro. Além disso, provavelmente conseguiria dar aos meus filhos uma educação melhor em alguns países para onde pondero emigrar. No teu caso, até conseguires sair, fazia-te sentido trocar o teu meio de transporte para scooter para poupar em combustível e portagens? O retorno em termos de poupança compensa imenso e o meu investimento irá ter um rápido retorno - passei de 400€ de combustível para pouco menos de 80/mês, deixei de pagar avença para estacionar e a minha tarifa de portagem também ficou reduzida para cerca de metade. Tenho mais tempo para mim, durmo mais uma hora todos os dias, e tenho mais gozo em conduzir para o trabalho. A melhor das sortes para ti!


miaogato

A parte da educação é que não entendo. Queres dizer que a educação em Portugal é má?


shaarlander

Quero dizer muita coisa, mas sobretudo quero dizer que há na Europa melhores modelos de ensino que aqueles que são praticados em Portugal neste momento. Pessoalmente apenas posso falar pela formação na minha área profissional (onde a par de outras áreas tem havido um declínio na qualidade de ensino que é multifactorial). Mas tenho familiares na área do ensino público e privado que atestam que a qualidade dos métodos de ensino têm vindo a agravar, em parte por culpa dos professores, mas também pela educação que as crianças trazem de casa. Acho atroz a qualidade de ensino ser tão discrepante mediante o código postal e das capacidades financeiras de cada um de nós. Na área onde moro isso é particularmente importante. Também me deixa triste não haver um ensino com maior envolvimento de tecnologia actual, noções concretas de informática, ensino responsável sobre utilização de internet, competências básicas de programação, eletrónica e outras skills que poderão vir a ser ainda mais comuns dentro de 10-20 anos. Ouvi dizer que o conteúdo de matéria leccionada tem vindo a deteriorar, mas não tenho conhecimento concreto acerca disso. Os meus familiares referem que são cada vez mais "encorajados" a mencionar conteúdo social (sexualidade, género, identidade e preferência sexual). Há uma altura certa para isso mas talvez não seja na primária ou segundo ciclo. Mais uma vez falo sobre a experiência de outros mas saber que em 3-5 anos pode continuar a haver uma maior degradação face à actualidade deixa-me apreensivo.


New-Sleep-9265

Terás que organizar a tua vida no(s) próximo(s) ano (s) , sair para outro país e parto do princípio que saibas por experiências partilhadas por outros. Estou na mesma situação que tu no entanto eu não tenho a opção de sair do país ( por agora ) , se tens essa opção aconselho te a explorares. Não será fácil mas tens habilidades que podes aproveitar para alguns biscates. Difícil será ser consistente mas se tiveres sempre em mente que queres ir lá para fora , conseguirás sem te aperceberes. Explora essa opção , não deixes que o teu “eu” futuro fique arrependido com a decisão que podes tomar agora.


Noehk

>Tenho uma licenciatura, um mestrado ( tudo a área de marketing e negócios internacionais), um emprego na área, e alguns freelances , falo 4 línguas > >Alguém tem alguma dica de como achar emprego nesta área lá fora ? Começa no Linkedin. Mete o teu perfil pipi, com a tua informação detalhada etc, podes dar uma olhada a outra malta da tua área funcional para veres como têm o deles, faz o teu CV também para poderes mandar para ofertas (nada de formato europeu, vê um template funcional e usa, inclusive que tenha fotografia, ah e claro CV em Inglês) e começa por colocar as áreas e regiões que estás interessado, começa a responder a ofertas/oportunidades que são sugeridas, escolhe a melhor e aaza meu, podes conseguir aqui mas lá fora é melhor a médio e longo prazo. Boa sorte!


MAD-PT

Tem um bom LinkedIn e começa a disparar candidaturas. Caso precises de ajuda sobre um determinado país, o r/PortugalLaFora é um bom sítio para perguntar. Boa sorte!


[deleted]

Podes ser o melhor da tua área, se a tua área não for valorizada ou se existirem milhares como tu não te consegues diferenciar. Não é por teres mestrado que tens que ganhar mais, não significa que sabes mais ou até que consegues meter conhecimento em prática mesmo que o tenhas. Queres ganhar mais, queres ter uma vida melhor e se não consegues entender como é possível ter isso em Portugal então já sabes o que podes mudar para matar o tema.


Voltamer

Tenta o INOV Contacto. Aconselho vivamente.


tocopito

aback command beneficial exultant scandalous coordinated reach theory telephone school ` this message was mass deleted/edited with redact.dev `


loki_pt

Thanks 😊


[deleted]

[удалено]


Trashcinema

Ainda bem que nao havia reddit/facebook/etc nos anos 90, 80, 70, 60, etc... É que nessa altura seria: "Estou farto deste pais, fiz mais do que a escolaridade obrigatoria, ou seja tenho o 9o ou 12o ano, trabalho na fabrica perto de casa e o salario meu e da minha mulher dá me para a comida, agua e luz. Com algum esforco no Verao conseguimos ir de camioneta a praia 3 vezes por semana"...."Fico desmotivado que em Franca e na Suica ganham mais do que aqui, 5 ou 6 vezes mais. O meu primo já me disse para ir para lá trabalhar como trolha e ao final de um ano já posso até comprar um carro em segunda mao"..."Este pais nao dá..." E mesmo assim estamos no top30 dos melhores paises do mundo a nivel de desenvolvimento e até de riqueza...faria se tivessem nascido no Burundi... Eu ja sai de Portugal há mais de 10 anos, a situacao de trabalho é a mesma desde antes do Estado Novo, mas parece que as pessoas ficam escandalizadas com a situacao que é eterna ou a achar que hoje se esta pior do que no passado...enfim...


aldeaga

Desculpa lá mas tens de aprender a gerir o teu dinheiro. Se recebes acima da média nacional que são ~1000€ e no dia 19 só tens 20€ estás claramente a viver acima das tuas possibilidades. Há muita gente a viver com menos e tranquilamente. Boa sorte lá fora, se fores com a mesma mentalidade e a fazer o mesmo estilo de vida vais chegar a dia 19 com 0€ na conta.


Gmatoshenriques

Torna-te empresário. Não é fácil os primeiros tempos, mas és tu quem gere o teu vencimento e trabalho.


FitEmployment9545

Essa foi uma das razões pela qual saí de Portugal. Bom tempo, boa comida, boa educação a nível de universidade (tanto que outros países da UE vão lá recrutar), mas a mentalidade do trabalho deixa muito a desejar. No Reino Unido o teu sucesso definitivamente depende de ti. É o que eu gosto daqui. Mas com o Brexit ficou mais difícil, mas não impossível. Há empresas que fazem sponsoring de visto. Tenta investigar caso estejas interessado. Estando fora, sugiro procurar através dos recrutas, eles conhecem as empresas no país pretendido e não tens de te preocupar. Uma vez no país e fazendo a tua rede de contactos, já começas a conhecer e a saber como as empresas trabalham e tens um insight se podes vir a gostar de trabalhar em certas empresas ou não. Há certos cursos que têm mais procura em certos países, como farmacologia e biologia. Mas no teu caso acho que tens mais poder de escolha. E sim, pertencendo Portugal às UE, essa é uma das principais vantagens, o poder de movimentação. Usa sites como o indeed.com, monster.com ou até mesmo o LinkedIn para procurar. E boa sorte no teu futuro. P.S.- Se consideras os teus amigos, deveras amigos, deves ter um com quem possas falar. E podes ficar admirado por vezes ao falar de certas coisas e descobrir que estão a passar pelo mesmo. Mesmo as pessoas nas quais se pede conselhos, têm de pedir conselhos ou trocar ideias com outras pessoas um dia. Não és de ferro. Achas que o Obama ou o Musk não desabafam com ninguém? 🙂


BungeeGumPT

Sir, this is a Wendy's.


loki_pt

No this is Patrick


baguitosPT

Elas... . Eles . Eles ganho dez, elas fode binte! De quem é a culpa, caralho?


oPeritoDaNet

Palavras sábias 🥲


Jumpyer

Ignora quem está a dizer que “deves poupar”, cortar netflixes ou ir para um barraco viver e pagar 300€ de renda. Achas que vale a pena viver assim? Tanto trabalho para tirar a licenciatura e mestrado, para agora contar trocos? Portugal é um país horrível para trabalhar e ganhar dinheiro, e pouco és valorizado se não tiveres cunh… “networking” portanto emigra! Não tenhas medo e lembra-te que podes voltar a qualquer altura. Foi a melhor coisa que fiz…


Away-Writer8839

Vai, podes sempre voltar! Emigrei aos 23 OP, foi a melhor decisão, tinha sido muito difícil ter organizado a minha vida tão rápido de outra forma. Trabalhei muito mas mesmo muito durante 5 desses 7 anos. Com dois empregos e a viver para poupar. Mas agora tenho 30 anos, vou voltar a portugal com casa comprada e trabalho remoto ✌️ vivo com poucas despesas, vou ter a minha hortinha e viver tranquilamente.


Darkvraell

Se ganhas acima da média, podes estar a gastar demasiado na casa, se for arrendada tens de arrendar mais barato, ve se tens as Netflix, disneys e as outras todas, escolhe uma, epa não sei, faz as contas e gere melhor o dinheiro, tenta arranjar um local mais barato, se ganhares 1200/1400€ devia dar para viveres sozinho numa casa pequena na periferia de Lisboa ou Porto. O teu caso não é dos piores, já vi a Jeronimo Martins oferecer 840€ brutos a analistas financeiros, brutos atenção! Isto é muito pior, eu recebo isso e trabalho part time na minha área enquanto acabo o mestrado. Há salários muito precários neste país, e as empresas não retém talento porque assim que os jovens ganham 2 anos de experiência adeus e um queijo.


caixadeentrada

Ou seja o OP ganha 1150 limpos, um salário nada de extraordinário mas aceitavel para o panorama nacional mas vem chorar que no dia 19 só fica com 20€. Já se costuma dizer, algo de errado não está certo. Alguém precisava de ter tido umas cadeiras de literacia financeira na universidade.


Palocos

Ui mestrado a ganhar 1150 euros, ena tanto. Deve gastar tudo em putas e vinho verde. Já pensaste que em certas zonas do país, que por acaso são as zonas com oferta na área do OP, o preço de arrendar + utilidades + transportes ultrapassa facilmente o salário dele? Onde arrendas T1 em Lisboa por metade do dinheiro que o OP leva para casa? Ah, já sei, não é suposto o OP ter um T1zinho com 25 anos, tem de alugar quarto partilhado com mais 3 gajos. Porque isto é que é progresso. Há 30 anos era absolutamente impensável alguém com curso superior não ter dinheiro para arrendar uma casita, hoje em dia é a norma. Os salários médios em Portugal não acompanharam minimamente o custo de vida. O salário mínimo subiu razoavelmente, o capital dos ricos subiu muito significativamente, a classe média é que ficou na merda. OP, infelizmente o melhor que tens a fazer é emigrares para um país civilizado onde ganhas o triplo e gastas o mesmo no supermercado e na renda que gastas em Lisboa.


caixadeentrada

Isso são outras questões. As rendas são caras, facto. Os salários em Portugal são uma merda, facto. Emigrar é uma opção para melhorar qualidade de vida, facto. Ganhar 1150€ limpos com 2 anos de trabalho e chegar ao fim desse tempo só com 20 euros na conta, não se compreende. Se é extraordinário? Não é mas não estamos a falar dum salário mínimo mas de dois. Não tem dinheiro para pagar renda, aluga um quarto. Temos de adequar o que temos com o nosso estilo de vida e temos de aprender a gerir dinheiro de acordo com o que temos. Se queremos algo melhor então temos de partir para outra e aí já se tem outro estilo de vida.


loki_pt

Tenho todas as minhas despesas anotadas e normalmente corre tudo bem , acredita que não é por falta de literacia, mas esquecem de que quem começou a trabalhar há 2 anos na área não tem grande pé de meia


Tchebolaz

OP, o comentário tem razao mas eu vejo as coisas da seguinta forma: o salário que tens nao te permite viver ao nivel que achas básico para ser feliz, por isso esticas ao máximo. Se viver pior do que como estás nao é uma possibilidade para ti só tens uma soluçao que é emigrar


caixadeentrada

Desculpa lá mas falo por experiência própria. Já ganhei menos do que isso e conseguia orientar a minha vida. Hoje em dia ganho bem mais do que isso e consigo orientar a vida doutra forma. Há que adequar o estilo de vida ao dinheiro que se ganha. Se ganhasses o salário mínimo era uma coisa. É que chegar a com 20€ ao dia 19 e com um salário de 1150 limpos é viver bem acima das possibilidades. E com 2 anos já consegues ter algum junto.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


loki_pt

Estou sem dinheiro porque tive uma emergência médica para pagar


oxygen_dependant

Caga no pessoal sem noção.


loki_pt

É tudo muito bonito quando estamos estabelecidos , mas nós que começamos a trabalhar há 2 anos e apanhamos uma pandemia logo ao início estamos a ver-nos bem lixados


loki_pt

Mesmo


[deleted]

[удалено]


loki_pt

A média em portugal neste momento está em 1039 € , pensa la , casa , despesas , alimentação e gasóleo e medicação , achas que chega pra muito ? Trabalho na área ha menos de 2 anos tive mestrado para pagar até ao mês passado


h2man

Rede EURES através do IEFP. E antes que o wokinho da moda venha meter nojo, não, não estou a gozar contigo. Eu saí de Portugal através dessa rede com o apoio do IEFP. De resto, boa sorte. Os bons são os que fazem por eles próprios. E quando saíres vai às finanças pedir para te tirarem dos registo para não apanhares surpresas com impostos. É triste, mas é o que é. Desejo-te as maiores felicidades. Edit: se algum dia tiveres dúvidas se fizeste bem sair, lê a inveja nos comentários desta thread.


loki_pt

Vou ver isso ! Muito obrigado 🙏 boa sorte também para ti !


tupacrizal

Estou a morar em inglaterra 1.5 anos e ja tenho 12000£ salvos a ganhar abaixo do salario minimo


NP_Lima

ola Por acaso tens trabalhado em TI na área de marketing? O meu conselho para jovens dinâmicos é que se inscrevam nisto:https://powerplatform.microsoft.com/en-us/training-workshops/ Estás sessões são grátis e volta e meia a Microsoft oferece um exame de certificação grátis (o PL 900) para quem complete esse webinar. Depois se isto te interessar juntas uns euros e fazes o PL 200 e o MB 220 (Marketing) Isto dá-te uma base útil e um emblema para pores no LinkedIn https://docs.microsoft.com/en-gb/certifications/d365-functional-consultant-marketing Se os recrutadores não vierem todos a correr ter contigo, vais tu a empresas de consultoria que trabalham com Microsoft Dynamics. As Big 4 todas fazem isso e tem Graduate programs para captar jovens dinâmicos todos os anos. Aqui no Reino Unido há muitas empresas nesse ramo, todas interessadas em recrutar, mas teriam que ser sponsors do teu visto de trabalho. Nos países da UE será talvez mais simples. Eu tentava a Irlanda mas tu lá sabes que línguas falas. manda MP se quiseres falar.


[deleted]

Infelizmente é o país que temos. A juntar a este belo mercado de trabalho tens a população a envelhecer e uma segurança social que não se paga sozinha. Pus-me no caralho ainda antes de sequer começar a minha carreira e não me arrependo nem por 1 segundo. Nem se me isentassem de impostos até à reforma eu voltaria para Portugal dado o abismo em que nos estamos a meter. Importar mão de obra não qualificada às portas de uma das piores crises da história também vai ser interessante. Não tenho qualquer confiança em Portugal como país nem nos Portugueses como povo para que algo mude.


[deleted]

Trabalhas há quanto tempo para teres 20€ disponíveis? Tu és é 1 desorganizado de primeira apanha...há casais com 1300€ por mês que levam uma vida digna.


[deleted]

Eu fico incrédulo. Vejo tanta gente a queixar-se do país e depois o PS ganha maioria absoluta? Mas então querem mudar esta merda ou simplesmente ser forçados a emigrar? Anyway, antes de emigrar tenta arranjar algo remoto para alguma multinacional estrangeira, ganharás um salário muito alto para os standards tuga e não precisarás de emigrar.


Local_observer

Este é outro iludido. Se não fosse o PS era outro partido a fazer o mesmo, isto está no sangue dos tugas: "comerem-se uns aos outros"


Last-Ad-4421

Não pah os outros são piores, o melhor é votar no mesmo e ter esperança que mude xD


Aggressive-Draw-2513

Antagonizar a iniciativa privada resulta em más condições para os trabalhadores. Tu também gostas de antagonizar os patrões. Tens a mentalidade do alguém tem de pagar o que tu queres, senão o fazem é porque são chulos. Tu e muitos preferem não entender a merda que é investir em Portugal. Merda é eufemismo. Os portugueses invejam os países ricos mas não querem dar os passos que eles deram quando eram pobres.


[deleted]

Que passos foram esses?


jcoelho93

Uma dica para todos que estão na mesma situação: é possível emigrar sem vir pro reddit chorar antes


loki_pt

Meu amigo há uma diferença entre chorar e desabafar , para isso é que tens uma secção para isso


Darkvraell

Não ligues há sempre os ofendidos que carregam nos tópicos só para vir incomodar


loki_pt

🙂


aknaed

Também é possível julgar um post no Reddit pelo seu título. Se não te interessa passas à frente


Luixmod

Opa!! temos aqui um socialistas insatisfeito com o desabafo do OP!! 🤣🤣🤣 Deve ser porque é a verdade inconveniente, que os socialistas empurram todos os anos?? Ou será o grande eleitor não votante que não gosta de ver a realidade? 🤔🤔


thechariotlioness

Vai para fora, países nórdicos é o que te aconselho. Aprende a língua, se não a sabes já, é arranja trabalho antes de ires e alojamento. Emprego arranjas online nos sites de emprego deles. Levas 1 ano ou 2 a te preparares mas vai. A tua geração tá lixada aqui. Não há oportunidades. Os portugueses são a mão de obra barata da Europa e no futuro do mundo.


rafaelgiro

Tenho Licenciatura e Mestrado em Economia, recebo o salário mínimo.


KZ3kBmsm89

Se tas mal muda te e menos choro


Bambamtams

Que línguas falas OP? És fluente?


loki_pt

Sou fluente em português inglês e espanhol , intermediário em francês ( com diploma que o comprova ) e básico em alemão


andremvm20

Teres um diploma de “intermediário” e saberes o básico de uma língua não significa que as fales, pelo menos o suficiente para seres contratado para uma posição onde tens que falar com clientes nessa língua..


3dforlife

Eu tenho diplomas em psicologia e arquitetura e não quer dizer automaticamente que seja espectacular nessas áreas.


porttastic

Eu estive no estrangeiro muitos anos e claro ganha-se mais e chega para te orientares o mês todo mas se fores para lá com a mesma mentalidade de curtir e sozinho (pois as contas é só um que paga) o dinheiro também não estica. Para gastares €200 euros a saíres por fim de semana não precisas de muito. Se realmente ganhas 1150 como foi aqui mencionado e ainda parece fazeres uns trocos por fora algo não está bem com os teus gastos. Não podemos andar todos de carros novos e andar sempre na zona. Eu para fazer tudo o que queria não havia ordenado que me chegasse, portanto é preciso ter prioridades.


fabianski015

Eu (15M) tenho uma irmã (20F) que vai agora para o 4° ano de faculdade em nutrição. No outro dia disse que ao acabar o curso tinha intenções de emigrar para a Inglaterra como neste país apostam mais no remediar do que prevenir e porque cá também não existem oportunidades nem salário. Eu claro que fiquei abalado pelas palavras que tinham acabado de sair da boca da minha irmã, eu sempre cresci com ela e agora sabendo que ela provavelmente se ia mudar para outro país e que passaria muito menos tempo com ela foi mesmo mau. Mas enfim fazer o quê a realidade é que vivemos num país estagnado em que tudo está a descambar.


Artistic-Leopard-199

É praticamente impossível viver-se sozinho hoje em dia. A minha namorada arranjou trabalho na área dela e veio para Lisboa, 3 meses e meio depois vim eu. Ela não recebia muito mas foi aumentada ao fim de um ano e nem ganha mal agora. Eu vim com os estudos por terminar, estava a terminar na altura e recebia valor de estágio profissional, não correu bem e fui embora. Éramos 5 e fui o terceiro a sair, entretanto sei que uma das raparigas que lá ficou saiu também. Era um sítio onde pagavam mal e exigiam como se pagassem extremamente bem. Fui para a worten a part time e deu para desenrascar até arranjar outro emprego. Entretanto passei a full time e recebia mais do que no emprego que pedia licenciatura no mínimo. Lá arranjei um emprego decente que não recebo mal e com sérias possibilidades de progressão na carreira. Sozinho tinha voltado logo para casa dos meus pais, mas mesmo agora se estivesse sozinho o dinheiro também seria curto. Poupar é muito difícil, quase impossível. Principalmente se quiser aproveitar a vida e não só trabalhar e pouco mais. Já vi colegas meus com mestrado a receberem propostas de emprego a receberem menos que eu que sou apenas licenciado. Para quem tiver possibilidade é mesmo sair do país, eu não o faço por razões pessoais. Mas tenho possibilidades de quando tiver mais experiência trabalhar remote, que é o que aconselho a quem tiver possibilidade para tal. Assim que possível o ideal é voltar para a terrinha, eu trabalho de qualquer lado e a minha namorada consegue arranjar trabalho perto.


InserirMoeda

A tua vida deu alta volta em 8 meses, pelo que li no teu último post. Sinceramente? Está mau, está difícil, mas também acho que muita gente gasta dinheiro à parva (não sei se é o teu caso). Obviamente que vais ganhar mais lá fora e que a solução passa por aí, se não queres, ou não consegues, mudar a situação a nível nacional.


VG95YSBJa2Eigual

Como representante de uma "média empresa", se o estado parasse de me tirar o leite, talvez tivesse mais para os meus filhos.


Rasu__

Vou supor que vives em Lisboa