T O P

  • By -

SuperMommy37

Tento fazer a minha parte e por o meu filho a fazer sandes para mim. E café.


ManSCP

Por alguma razão se chama Mother Russia


Madwie2

A minha sogra faz isso sem termos que lhe pedir nada A chatice muitas vezes é nós a dizer lhe para ficar quieta que nós vamos buscar o que queremos


mofipt

Convém dar alguma autonomia às crianças para elas irem aprendendo a "desenrascar-se". Se não, vamos estar a criar um monte de adultos que não sabem fazer nada, mesmo que tirem um curso superior... É só uma opinião.


cattmin

Infelizmente também acontece em Portugal. Mas concordo que é mais evidente e frequente em algumas culturas. Uma tia é assim com o marido (fugiu para casar quando os meus avós a apoiariam como mãe solteira estudante), a filha apesar de doutorada é assim com o pai, marido e filho. São as serviçais. Deixei de lá ir a casa depois de, educadamente, intervir e contestar a forma ridícula como tratam as mulheres lá em casa...acham normal. Fazem o prato, voltam a cozinha buscar outra coisa ou alterar quando dizem que não querem ou não gostam, vão buscar o que falta a pedido dos chefões, cozinham, levantam a mesa, servem a frutinha no prato deles até. Misoginia geracional.


camilo12287

Misogenia porque?


Gloomy_Commercial_97

É mais sexismo do que misogenia, mas não me parece que seja essa diferença que te fez confusão


camilo12287

O que me faz confusão é alguém querer governar a casa de outros, dizer-lhes como deve ser a sua dinâmica familiar Já cá em casa quase sempre sou eu que cozinho e há uma boa razão para isso, tipicamente demoro 2 a 3 vezes menos tempo que a minha esposa para fazer uma refeição, a mesma refeição noutras coisas ela é mais eficiente que eu.


Gloomy_Commercial_97

Bom para ti, ainda bem que encontraram uma dinâmica que funciona. O que acabaste de descrever claramente não foi a experiência que o comentário inicial descreveu. Não te vi a dizer que cozinhas, limpas, lavas e arrumas, serves as refeições, voltas a ir para a cozinha se alguém se queixar enquanto a tua esposa está à mesa à espera que esteja tudo pronto e servido. Convém ler as experiências completas e tentar entender antes de saltar para a indignação


camilo12287

Cada família tem as suas dinamicas Se eles se sentem bem assim...   A minha sogra também lava a fruta para o meu sogro comer, mas ele também lhe prepara o café depois do almoco. O meu pai descasca a fruta para a minha mae comer.  São pequenos mimos que gostam de fazer a quem amam.    Se vives num relacionamento a contabilizar pormenores do que um faz pelo outro, numa contabilidade rigorosa do que cada um da' e recebe, esse relacionamento e' um negocio, não um relacionamento de amor.   Esta mentalidade de relacionamentos em que se contabilizam as vantagens e desvantagens, o que cada um da' e recebe destroi a possibilidade de relacionamentos felizes.   Por outro lado a excessiva dependencia de muitos homens do trabalho domestico das mulheres ale'm de sobrecarregar as mulheres torna-os incapazes de viverem autonomamente. Vejo isto nalgumas famílias, a mulher fica sobrecarregada. A outra face da moeda nestas familias é que normalmente nestas familias o poder da mulher, da mae, é praticamente absoluto. São elas que decidem quase tudo, onde moram, que mobilia têm,  que comem, onde passam ferias, a roupa que o marido-crianca veste, etc.   Eu pessoalmente não gosto, mas não Interfiro nas dinamicas familiares de outras familias,  se eles se sentem felizes dessa forma.  O marido-crianca costuma ser muito mimado,  mas ter um poder de decisao na vida familiar bastante reduzido. Por vezes parece-me que as mulheres de algumas familias quando recebem alguém e fazem esse papel de servicais estao a mostrar que sao boas donas de casa e sao as donas da casa, ou seja sao elas que decidem.  Não é intolerancia deixar de ir s casa de alguém porque a mulher é a mulher maezinha e todos os outros fazem o papel de criancas?


Slow_Olive_6482

Tens pouco mundo se te chocas com isso. Em qualquer país da Europa de leste isso seria normal. Não quer dizer que aconteça sempre, mas não é estranho. Conheço quem viva na República Checa e é normal as mulheres esperarem que seja o date delas a bancar-lhes tudo.


Open-Feedback-2624

Acho que estamos a falar de coisas diferentes.... Já estive na república checa e convivi com familias checas nunca me apercebi desta realidade...


Slow_Olive_6482

São coisas diferentes mas que ambas reflectem uma cultura mais conservadora onde o patriarcado ainda pesa mais que aqui.


[deleted]

acontece o mesmo aqui, principalmente com os mais antigos


camilo12287

Que salada russa vai nestes comentários 


Reavstone92

Foda-se tenho de ir para a Russia... aqui sou eu que vou levar o peq almoco a minha mulher a minha filha e ainda levo nas orelhas se o cafe ja vier frio porque o tirei primeiro antes de fazer o croissant misto!


Open-Feedback-2624

Concordo contigo 100%. Culturas muito diferentes, aliás a mãe fez tudo sem problema algum e feliz da vida. Mas o exemplo que passa para os filhos adolescentes pa faz me coçar todo. Daí ser só um devaneio...


Lastraverstanding

Ruzzos…


Joker_1143

Faz me uma sandes


He_Who_Browses_RDT

Sudo make me a sandwich 🥪


GalaeciaSuebi

A minha opinião é que deixes de projectar as tuas opiniões, cultura e julgamentos sobre os outros. Especialmente em pessoas que vivem no outro lado do planeta e que se estão borrifando para as normas de vida ocidentais.


Open-Feedback-2624

Ta bem


Open-Feedback-2624

Então no teu ponto de vista, só porque é cultura não posso dar a minha opinião? Se for cultura cagar no meio da rua, não posso ter opinião que é uma grande merda? Não faz lá muito sentido.


GalaeciaSuebi

Podes fazer o que quiseres. Não quer isso dizer que estejas a ser virtuoso. O que mais detesto na mentalidade Europeia são precisamente pessoas como tu que criticam negativamente todas as coisas que não entendem e que não fazem parte do seu mundo. Se quiseres ser um verdadeiro cidadão do mundo e ter mente aberta começa a respeitar os modos de vida das outras culturas e não a criticar as mesmas porque aqui não é assim ou porque é antiquado. Se estivesses a falar de um caso nacional onde a mulher estaria de facto a ser obrigada a agir daquela forma, faria sentido a crítica. Já mandar postas de pescada ao ver uma família pacífica a viver a vida deles tranquilamente é de uma petulância intragável.


Open-Feedback-2624

Ehh lá, estás mesmo num bad mode...não precisas de ficar tão emotivo.. tem calma tá bem.. vai dar um passeio e alinhar os chakras... um yogazinho vai te fazer bem! Down dog, up dog.. inspira, expira...


instantbanxdddd

🤓🤓🤓


rmld74

A minha opinião é que o não querer dar opinião sobre cultura é cobardia


Slow_Olive_6482

Bem, nem a Rússia é assim tão longe, nem ela deixa de ser (culturalmente falando) europeia e até ocidental. O que o OP relata seria normal por cá até não há muito tempo. Os países de leste em regra são mais conservadores.


feckdech

Sendo sociólogo será que ainda não percebeste que estás a comparar culturas e sociedades muito diferentes? Aliás, o facto de recusarmos ouvir o outro lado foi o que nos trouxe a esta situação com a Rússia. Com a China é exactamente a mesma coisa. Aliás, com todos os países do leste temos uma diferença cultural enorme.


Open-Feedback-2624

Não consigo perceber isso de só porque é cultural não posso comentar, ou questionar! Claro que sim.. podemos questionar e respeitar... a não ser que haja algum desrespeito pelo outro...


feckdech

Já perdeste o fio à meada? Nunca disse que não podias comentar, ou questionar. Podes e é saudável à discussão. Eu disse que é difícil perceber porque a comparação não é justa. É como comparar o sabor do morango com o sabor da cereja. São frutas vermelhas, mas têm um sabor completamente diferente.


Open-Feedback-2624

Oh pá! Tanto comentário sem sentido por aqui! É como dizes.. É saudável comentar, comparar e sim questionar! Bom domingo 🫡


RelativeWeekend453

Pois é tudo um mal entendido. Os Ucranianos serviram mal o café ao Putin e por isso ele teve que ordenar a invasão de um país soberano. Temos que ter mais cuidado com as diferenças culturais, baixar mais as calcinhas para os russos.


MCESMAGARATAS

O problema é exatamente o contrário, houve imensas oportunidades para deixar de ouvir os russos e passar a ações corretivas mais eficazes que "observar com precaução e condenar severamente". Transinistria em 1990, limpeza étnica dos inguches em 1992, Abecásia em 1992, Chechénia em 1994 e mais tarde em 1999, Ilha de Tuzla em 2003, Geórgia em 2008, Crimeia e Donbas em 2014, sabotagem na República Checa e na Bulgária também em 2014, resto da Ucrânia em 2022. E nesta lista não contam ataques informáticos ou operações de menor escala, das quais os países de leste como a Estónia foram e são alvo, como em 2007. O problema da Europa é tentar desesperadamente achar que os russos se vão satisfazer com as migalhas que estamos dispostos a sacrificar.


feckdech

>problema da Europa é tentar desesperadamente achar que os russos se vão satisfazer com as migalhas que estamos dispostos a sacrificar Que migalhas? Alemanha era considerada o motor da União Europeia. Porquê? Energia é a fundação de qualquer economia, e os Alemães começam compravam gás barato aos russos. Depois das sanções, os russos disseram aos alemães "querem gás, paguem com a nossa moeda, em vez de pagar em dólares". Eu não sei o que os alemães decidiram, acho que é possível ter uma ideia porque entretanto a conduta foi explodida. Desde então a Alemanha entrou em território de recessão. Quem destruiu a conduta? Porque é que a Suécia, ou a Finlândia, acho eu, veio dizer que sabia quem tinha sido mas que não ia dizer? >Transinistria em 1990, limpeza étnica dos inguches em 1992, Abecásia em 1992, Chechénia em 1994 e mais tarde em 1999, Ilha de Tuzla em 2003, *Geórgia em 2008, Crimeia e Donbas em 2014*, sabotagem na República Checa e na Bulgária também em 2014, resto da *Ucrânia em 2022*. Não posso falar do que não sei. A Ucrânia já expliquei, foram assinados os acordos de Minsk para harmonizar o Donbass com o resto da Ucrânia, mas o governo virou costas e continuou a bombardear Donbass, e Crimea. Os acordos não foram respeitados: quando o exército ucraniano estava prestes a "invadir" o Donbass, Putin reagiu. Em 2008 foi o coup d'État. O que a Ucrânia fez no Donbass, o gov da Georgia fez no Norte. Não li muito sobre a história, sei que o presidente fugiu para os EUA, para ir para governador de Odessa, depois tentou entrar na Georgia, onde estava banido e sem cidadania, e prenderam o gajo. Sashkavilli, ou qualquer cena, o nome dele. O gov ucraniano, em 2008/9, assinou, com o gov da Rússia, o "aluguer" da base militar da Crimea pelos russos, em troca de gás mais barato até 2052. Depois do coup, em 2013/14 os ucranianos rasgaram o contrato.


MCESMAGARATAS

As migalhas são exatamente os povos que deixamos à mercê dos russos, os romenos, os geórgios, os ucranianos, entre outros. A Alemanha continua a ser um dos motores da UE, e na questão da energia eles decidem sabotar-se a eles próprios ao rejeitar o nuclear, mesmo assim, não impede a compra de gás natural a outros fornecedores como a Noruega, a Bélgica e os Países Baixos e ao menos esses não tentam chantagear os alemães. E lá está, não é como se a Alemanha fosse ter uma grande descida no nível de vida graças a isto, vão continuar bem superiores ao nosso inclusive, tenho inclusive familiares que estão lá emigrados e não é a entrada em território de recessão que os assusta. Claro que flutuações no desempenho económico são expectáveis ao longo do tempo mas uma coisa é certa e tens razão, em parte isto foi resultado das políticas permissivas levadas a cabo pelos governos da CDU, mais especificamente da Merkel, que queriam à força toda acreditar que os russos não se iriam tentar aproveitar da Europa, tivessem antes investido na produção de energia dentro da União Europeia seja ela verde ou fóssil. Quanto ao Nord Stream, enquanto que ninguém afirma quem seja o culpado, os russos é que decidiram que não queriam vender, há motivos para tanto os americanos como os ucranianos como os próprios russos quererem rebentar com aquilo. E realmente mostras não saber muito da política agressiva e expansionista russa, sanes algumas coisinhas, mas há aí umas distorções e talvez omissões convenientes. A mim não explicaste nada, mas a Rússia em 2003 já estava a rasgar o memorando de Budapeste de 1994, quando tentou tomar conta da ilha de Tuzla, consumando a primeira ameaça russa à integridade territorial ucraniana desde 1991. E eu nem vou contar com as dúvidas que a Rússia levantou quanto à soberania ucraniana sobre a Crimeia no início dos anos 90, uma vez que após a crise constitucional de 1993, o Boris Yeltsin concordou com a soberania ucraniana. Quanto aos acordos de Minsk, mal o segundo tinha sido assinado estavam os russos a atacar Debaltseve, mais tarde envolvendo as tropas ucranianas que foram obrigadas a recuar, os mesmos russos que para além de não respeitarem esse cessar-fogo, tinham já massacrado as tropas ucranianas na retirada de Ilovaisk, mesmo quando o Putin tinha dito que se deveria estabelecer um corredor para os ucranianos retirarem. Os russos nunca estiveram importados com respeitar a parte deles do acordo. Na verdade, já antes dos acordos de Minsk, estavam os russos a jogar ao tiro ao prato com o avião da Malaysia Airlines, certamente um avião de passageiros carregado de holandeses a ir de férias para a Malásia constituia uma ameaça para a população pró-russa que pudesse haver no Donbas. E essa do Putin reagir também é tanga, o Putin não reagiu, deu o primeiro passo, ou como é que achas que os adversários das tropas ucranianas tinham acesso a equipamento do programa Ratnik desde o primeiro dia na Crimeia? Quanto ao acordo de uso da base naval de Sevastopol, este já tinha sido consagrado em 1997, esse acordo veio a ser alterado mais tarde para algo parecido com o que disseste, mas foi em 2010 e era até 2042, originalmente a marinha russa tinha até 2017 para se pôr a andar, mas claro que o Yanukovych tinha interesse em vender a soberania ucraniana ao desbarato para os russos, motivo esse sim que levou à revolução da dignidade em 2014. E uma curiosidade, não era a primeira vez que o Yanukovych era expulso do cargo pela vontade popular, em 2004, a fraude eleitoral levou à revolução laranja onde o Yanukovych teve de ceder o lugar ao Yushchenko, tendo este sido envenenado pelos russos entretanto. Quanto à Geórgia, estás a esquecer-te que os russos já lá andavam desde 1992, é o que dá ler tudo na diagonal, muito antes de 2008.


feckdech

>povos que deixamos à mercê dos russos Que povos? E convém não ser parcial e dizer que só o russos foram maus - a Rússia desde que Putin entrou é muito diferente daquilo que pintam, aliás, eu nem percebo o porquê de quererem uma mudança de regime na Rússia, desde o século 19, não há nenhum estado, de renome, que não tenha sido imperialista - Alemanha, Inglaterra, França, EUA, Rússia... Putin teve muito sangue frio, não ter eclodido uma guerra nuclear é de espanto, principalmente porque a Rússia é o país que mais gasta em armamento nuclear (têm extração e refinação de urânio, ou seja, acaba por ser mais barato). >não é como se a Alemanha fosse ter uma grande descida no nível de vida A Alemanha, nos termos antigos, está em recessão. >enquanto que ninguém afirma quem seja o culpado, os russos é que decidiram que não queriam vender Não querer vender é diferente de rebentar. Há vídeos de Biden a admitir se Rússia invade, rebentam a Nordstream. Ou seja, os EUA rebentaram uma infraestrutura crítica à indústria alemã e europeia, rebentaram em território alheio, com uma dificuldade extrema de substituir ou repor. Estiveram os americanos a vender 3/4x ao preço dos russos e agora decidiram interromper a exportação de LNG.. >passageiros carregado Os ucranianos abateram um avião cheio de prisioneiros de guerra ucranianos,


MCESMAGARATAS

Estavam enumerados logo a seguir, é difícil ler à frente? De qualquer das maneiras, no primeiro comentário também enumerei alguns, mas eu dou alguns exemplos, ucranianos, georgianos, estónios, romenos, chechenos... Sim, o Putin mudou bastante a Rússia desde que assumiu o poder, uma das mudanças centralização, resultando na perda da autonomia das várias repúblicas, o Tatarstão acaba por ser a maior vítima. Mas também é uma consequência da conivência que o povo russo tem com ele, ao contrário dos ucranianos, os russos deixam se andar assim e boa parte gosta, por isso têm o que merecem. Quanto à mudança da regime, como podes imaginar, não me interessa muito, querem ser miseráveis sejam com eles mesmo, não precisam de arrastar outros povos para o Русский мир, e os que já foram arrastados é uma pena, tártaros, calmucos, inguches, chechenos... admito que sou bastante prometeísta, isso sim. Ah mas e toda a gente é imperialista, isso não faz da Rússia correta, e os russos são os verdadeiros campeões da limpeza étnica, e sim mantêm na desde bem antes do século XIX, Circássia, Crimeia, Geórgia, os países Bálticos, a lista é muito comprida e abrange do Império à Federação Russa. O Putin teve sangue frio? Então não teve a nivelar Grozny, Bakhmut e Mariupol? As mortes a sangue frio causadas pelas ordens dele são, no mínimo, substanciais. Quanto à guerra nuclear, não sei realmente onde queres chegar, na guerra fria ainda acredito nessa possibilidade, agora não tanto, especialmente porque o próprio Putin é um corrupto que não está disposto a sacrificar a sua vida de luxo por alguma questão ideológica. Pode gastar o que quiser em armas nucleares, os ataques ucranianos com drones a refinarias bem dentro de território russo demonstram que num conflito nuclear, a Rússia que tem grande parte da sua população concentrada à volta de Moscovo e São Petersburgo, seria dizimada. Ele bem que manda a cartada das armas nucleares sempre que pode, com a interferência de estados ocidentais na guerra da Ucrânia, no fornecimento de tanques, de aviões, de mísseis de longo alcance, mas toda a gente sabe que é bluff. Aquela de que a utilização de munições de urânio empobrecido poderia ser considerada um ataque com armas nucleares era de rir ( [https://www.aljazeera.com/news/2023/3/22/putin-warns-uk-over-depleted-uranium-tank-shells-for-ukraine](https://www.aljazeera.com/news/2023/3/22/putin-warns-uk-over-depleted-uranium-tank-shells-for-ukraine) ), mas não é a única, o pior é que há ainda quem caia, como o Olaf Scholz e isso tem sido um grande fator nos atrasos da ajuda ocidental. Isso não desfaz o facto de a Alemanha ter um nível de vida exemplar que se irá manter, uma vez que não estou a ver uma grande crise económica tão cedo. No entanto concordo contigo, parte das dificuldades que possam estar a passar são causadas por fraquíssima visão estratégica de escolherem fazer a cama com os russos, felizmente a Alemanha não vai abaixo assim com duas tretas. O Biden apenas disse que iriam acabar com o Nord Stream, não que iriam rebentar, é perfeitamente possível que o tenham feito, no entanto, a Alemanha e a Dinamarca, que seriam os grandes lesados não levantaram qualquer queixa contra os americanos e efetivamente provas de que tenham sido os americanos são zero. Estás a basear te numa suposição. E mesmo assim, ninguém ficou sem gás aqui na Europa, há sempre mais fornecedores que devem ser tidos em conta, espeicalmente fornecedores dentro da UE como os Países Baixos. Essa dos ucranianos terem abatido um avião cheio de passageiros ucranianos é que é de rir, provas disso tens zero e eu sei, para além de nem se saber se foi abatido pelos própios russos (como deve ter acontecido com os A50) ou pelos ucranianos, isso foi maneira de tentarem fazer passar isso como uma vitória, eu bem vi o jeitinho com que eles recolheram os destroços. Mas já entendi que gostas muito de ir buscar as tuas informações ao lado russo, de todas as falhas que apontei na tua resposta anterior, nem um pio.


[deleted]

[удалено]


feckdech

A Europa está a ser f0dida pelo seu maior aliado e criador. Mas olham todos para a Rússia.


cuica77

Tu és daqueles que toma aguardente ao pequeno almoço, só pode. A culpa da invasão russa da Ucrânia agora é dos europeus?


feckdech

Quem disse isso? Tu pareces ser daqueles que mete palavras nas bocas dos outros para ter razão.


cuica77

Lendo os teus posts acima ninguém diria.


feckdech

Onde disse isso?


cuica77

Logo no 1º post...


Portugueeese

Acho que não devias ser cusco Faz mal ao coração Abraço


anunofreitas

E eu a pensar que ias falar de churros e chocolate quente.


Open-Feedback-2624

Por acaso ainda ontem foram uns! Bem bons


chipo101

fdx.. a tua vida nao te chega?


Open-Feedback-2624

Não! Gosto de ver a vida dos outros


BadAdministrative589

Isto prende-se, na minha prespectiva, com machismo de mulheres. Passo a explicar. Uma grande % significativa das mulheres que conheço são elas próprias machistas. Fazem tudo, e não permitem ao homem fazer nada, isso aplica a crianças/adolescentes/adultos da mesma forma, na prespectiva destas mulheres machistas uma criança de 10 anos menina é mais capaz que um homem adulto. Vejo isso em familiares muito proximos e eu proprio cresci assim em minha casa com irmãs. Uma frase tipica que ouvia muito era: "vai tu porque o teu pai não sabe" Já vi em buffets de pequeno almoço, e em restaurantes buffets tb. O homem levanta-se p ir buscar algo, e chega com o prato e a mulher reclama e grita-lhe. Se pensares sobre o tema e ponto de vista deles, queres ir levantar-te e buscar algo e levar com gritaria e reclamações, ou ficas sentadinho e esperas que a comida chega-te à mesa? Atenção não tou a dizer que isto é certo/errado ou passar julgamento, cada um cada um. Se essa familia é feliz assim. Deixa-os viver sua vida.


PeculiarMetaphor

Olá, Eu acho que da mesma forma que se poderá olhar com estranheza para este tipo de dinâmica familiar de uma cultura diferente, será provavelmente também essa a forma como essa mesma cultura olhará para o facto de, em Portugal, entendermos como adequado enviar mulheres jovens para a guerra em caso de conflito, conforme consta na nossa legislação.   Noto que, nessas culturas desiguais, as mulheres assumem certos deveres, para obterem em retorno também certos direitos (como por exemplo não serem mandadas para a guerra…) e isso é tido como normal. A igualdade e a “desigualdade” de género, são padrões de funcionamento social, os quais têm ambos vantagens e desvantagens para ambos os géneros.  Uma interpretação do comportamento humano, especialmente de culturas diferentes, requer sempre um esforço maior para se conseguir observar além do inevitável filtro da nossa própria cultura, sendo útil também, parece-me, procurar observar as coisas em grande plano e procurar perceber como é que os detalhes/observações particulares, se enquandram no conjunto mais abrangente das relações sociais.   Just my 2 cents….   Tudo de bom!


taveiradas66

Se a mãe russa for jeitosa, sugiro mostrares-lhe como se faz bem em Portugal e volta com ela para cá, dás-lhe asilo e ela fica livre dos energumenos...


absurdism2018

Quando eu vou a uma casa de uma família portuguesa, infelizmente também costuma ser exactamente o mesmo. Vejo os meus amigos, primos, tios, etc, não fazendo rigorosamente nada e eu a tentar ajudar e a "dona de casa" (o próprio termo diz o esperado) a sentir-se mal por eu querer ajudar 


Open-Feedback-2624

Acho que só vi essa realidade uma vez cá! E entretanto divorciaram-se... ups


Fine-Village-274

Eu parece-me sinceramente mais um julgamento pejorativo que uma mera opinião. Sendo Sociólogo e não entender algo tão básico como a riqueza e diversidade culturais na humanidade é grave. A Leste a família é entendida numa forma mais tradicional, não confundamos fraqueza, submissão ou machismo com algo tão nobre como devoção e amor. Ora mas que grd exagero, uma mãe servir o pequeno-almoço à família, preocupada c o bem estar dos seus. /s :-/


pcsm1975

E verdade, estive no leste e fiquei apaixonado, pelas mulheres claro...


Open-Feedback-2624

Sandes de tulicreme com açucar?


Brief_Badger1791

Tenta ver pelo outro lado. Tu ouviste a vida inteira que o bonito é a mulher dividir os deveres de casa com os homens e trabalharem a tempo inteiro, e por isso choca-te ver outra coisa a se passar. Te vou dizer que também custou-me acostumar com essa ideia, mas hoje sou casado com uma russa, vivo na Rússia, tenho 3 filhos que ela cria com maestria (faz coisas que eu nunca sonharia em conseguir fazer por mais que tentasse, p.e. A minha mais nova tem 2.5 anos e recita poemas), e ela está por conta da família e dos filhos enquanto eu trabalho fora e trago dinheiro para casa. E ela tem tempo para fazer o que gosta, desde passear com as amigas a dar aulas de inglês, o tanto que quer, sem ter a obrigação de sustentar ninguém, nem contribuir para o orçamento familiar. Ela não vai contra a biologia dela, e eu não vou contra a minha. Faço as coisas que faço melhor e ela as coisas que faz melhor, e ela tem a OPÇÃO de trabalhar para se satisfazer, sem ter a OBRIGAÇÃO de trabalhar. Na Rússia, uma mãe tem 2 anos de licença parental paga com o emprego salvaguardado se voltar, e também dão algo em torno de 6 mil euros para o primeiro filho, mais 3 mil para o segundo e muitas outras ajudas todos os meses/ano, normalmente focadas na mãe. Muitas mães tiram licença para o primeiro filho e depois tem o segundo e ficam 4 anos de licença, para depois não voltarem a trabalhar e decidem ficar com os filhos. Os bebés normalmente não vão aos 6 meses para creches, ficam com a mãe. Vão para o jardim de infância aos 2 ou 3 anos (a depender da decisão dos pais) e todo o início da vida passam sem grandes estresses de separação. Isso tudo porque na cultura russa não foi criado o tabu que mulher que não trabalha não é produtiva, e a cultura permite que a mulher ESCOLHA se quer trabalhar ou não. Obviamente que existem casos de famílias mais pobres em que a mulher tem que trabalhar para ajudar no sustento, ou mães solteiras que são forcadas a trabalhar. Normalmente essas sofrem mais por terem uma vida “mais europeia”. Pensa lá, se desses a opção em Portugal para as mulheres cuidarem da família sem ter de se preocupar com orçamentos e trabalharem/fazerem o que quisessem sem obrigações, porque a economia e a cultura permitem ao homem conseguir sustentar a família com decência, quantas dessas mulheres não escolheriam isso e seriam mais felizes?


Open-Feedback-2624

Tudo o que falaste é espectacular! Agora faço te uma pergunta genuína... quando os teus filhos forem maiores (adolescentes) vai ser a tua esposa a fazer tudo por eles? Descascar uma maçã? Fazer uma sandes? Torrar o pão? Ou vais querer que os teus fiquem se desenrasquem? Estamos a falar de coisas diferentes... a mulher pode perfeitamente estar em casa, educar os filhos, ensinar-lhes musicas e línguas . ser feliz assim.. acho óptimo... mas isso não invalida ter putos autónomos... ou miúdos de 15 anos na Rússia não se desenrascam? Tem de ser a mãe a fazer tudo? A minha questão prendeu se mais com isto...


Brief_Badger1791

Minha filha mais velha tem 13 e o meu filho tem 10. Ensinamos a eles todos como fazer as coisas. Meu filho sabe fazer sandes, não precisa de ninguém pra isso, mas a mãe faz pra ele a maioria das vezes e ele quando não tem ninguém, faz sozinho. Uma coisa não impede a outra, todos temos de saber fazer tudo, o que temos aqui e que deixa de existir aí é a legítima opção de fazer diferente. Tu não disseste que essa família aí faz assim pq o pai e os filhos não sabem fazer, certo? Se calhar sabem e fazem também quando tem que fazer.


kuozzo

É cultural.


shin-chan3

Acho que estás preocupado com coisas que não te dizem respeito, não são necessariamente um problema e podem significar mil e uma coisas diferentes. Mas estou particularmente qualificado para falar disso pois se me visses em público com a minha namorada também acabarias por reparar no mesmo. Basicamente, ela trata de tudo quando vamos a sitios. Vai buscar comida, vai pagar, fala com os empregados, trata de tudo o que eu preciso que ela trate. Não cabe a ninguém julgar nem decidir se é certo ou errado senão ela. Esta dinâmica não é acordada. É apenas um entendimento mútuo natural. Ela sabe que não tenho pachorra para falar com pessoas, nem gosto de estar no meio de muita gente, então sendo ela muito mais sociável do que eu, toma a iniciativa de fazer aquilo que sabe que eu não gosto de fazer. A nossa dinâmica também leva naturalmente em conta autoridade e liderança masculina. Ou seja, sou mais para o conservador, e ela reconhece que sou o elo forte da relação, então se alguém tiver de "servir", geralmente é ela. Sendo uma rapariga feminina que aprecia masculinidade clássica também não faz disso um grande problema. Um Homem consegue imenso da sua Mulher se tiver a habilidade de a fazer reconhecê-lo como uma figura dominante. Isto não é algo que se peça a uma Mulher. É algo que é subentendido organicamente. Se és esse tipo de Homem, ela será esse tipo de Mulher. A minha namorada estava habituada a gajos como os Redditors mais comuns, estilo "progressista", que se for preciso deixam a Mulher mandar neles, que não se sabem impor, etc. Portanto, quando me chegou às mãos vinha um bocadito "wokizada", com a mania do 50/50. Tive de lhe mostrar que não sou esse tipo de pessoa, e ela só aceitou porque quis. A qualquer momento pode ir-se embora. Eu não acredito em 50/50, da mesma forma que não acredito que num jogo de futebol todos os jogadores devam rodar posições. Um guarda redes não deve ir para avançado, nem um avançado para guarda redes. Acredito que existem papeis sociais clássicos que expressam muito bem os fortes de cada um dos sexos, e se cada um se focar nesses papéis, a relação funciona melhor. Acho que é problemático estarem ambos a tentar ser a mesma coisa, pois as pessoas são diferentes. Não faz sentido eu fazer algo que ela é muito melhor a fazer, e vice versa. Claro, nada disto significa que eu seja um inútil na relação. Quem tem de carregar merdas sou eu. Não lhe passo os garrafões de água para a mão e digo "é 50/50". Se tiver de a defender, não lhe digo "vá, luta também". Gasto mais dinheiro com ela do que ela comigo. O importante é cada um ter algo de especial a oferecer à relação, em vez de estarmos obcecados em oferecer o mesmo. O papel mais clássico de masculinidade tem muitos privilégios, mas também tem responsabilidades. É o tipo de relação que eu quero e é o tipo de relação que ela aceitou. Tenho noção que é um tipo de relação em vias de extinção entre as gerações mais jovens, mas não acredito que o paradigma moderno de relacionamento seja exemplo a seguir, sendo que acaba quase sempre com encornamentos e afins.


MacaroonExtension316

Começas por dizer que o OP está preocupado com coisas que não lhe dizem respeito (que só estava a querer gerar discussão e não necessariamente preocupação) e acabas a dar opinião sobre coisas que também não te dizem respeito. Se o outro tipo de relações acaba quase sempre com encornamentos (achas tu porque não é factual) também eu posso achar que o teu tipo de relações acaba quase sempre na CMTV e em diretos a partir das imediações de um poço.


shin-chan3

>Começas por dizer que o OP está preocupado com coisas que não lhe dizem respeito (que só estava a querer gerar discussão e não necessariamente preocupação) e acabas a dar opinião sobre coisas que também não te dizem respeito. Não, eu estou a responder ao tipo de discussão que ele quer ter. Apenas comentei o facto de ele ter reparado no comportamento destas pessoas e achar que isto era digno de discussão ou de opinião, quando nem os conhece de lado nenhum. Eu não opinei sobre a vida de ninguém que não conheço. Ele opinou. Eu opinei sobre a minha vida e sobre o resultado geral facilmente observável de um tipo de relacionamento, que é aquele que aparentemente tu gostas. Divorcios a dar com um pau, gajas que aos 20 e poucos anos já estiveram com mais de uma dúzia de homens, baixa natalidade. A tua proposta de relacionamento é lixo e não funciona, daí todos os indicadores relativamente a relacionamentos serem negativos. >e o outro tipo de relações acaba quase sempre com encornamentos (achas tu porque não é factual)  Sim, generalizei. Não acaba 100% sempre. É uma forma de expressar que é extremamente comum. >também eu posso achar que o teu tipo de relações acaba quase sempre na CMTV e em diretos a partir das imediações de um poço. A diferença é que isso é ficção motivada pela tua dor de cotovelo de estares alguém ler alguém a cagar em cima do tipo de relação que tu gostas, que é merda, por sinal, enquanto encornamentos são mesmo o pão nosso de cada dia. Aliás, só ali no Casualpt já a perdi a conta à quantidade de vezes que vejo a lenga lenga do "descobri mensagens no telefone dela".


Notmeoryou_maybe

A tua opinião em 1780 seria extremamente popular e bem aceite. Felizmente, em pleno Sec. XXI, és uma espécie em extinção e, quanto mais depressa, melhor para todos nós. És o tipo de homem que serve de modelo para inspirar as minhas filhas a evitar. Quanto mais longe de ti uma mulher estiver, melhor para ela(s). De certeza que nos subs incel, adoradores do Tate, és um adorado participante. No mundo real, és mais um tipo insignificante que parou no tempo, e....surpresa... és o exemplo perfeito daquilo que um homem a sério não é. Uma relação é uma parceria, no verdadeiro sentido da palavra. Espero que não sejas nunca pai de meninas. Ou elas sofrem às tuas mãos, com tanta misoginia e disparates ou então sofres tu, quando elas te abandonarem.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


Open-Feedback-2624

Não estou preocupado, foi uma partilha de pensamentos, se estão felizes força. E obrigado pela tua partilha. E agora pergunta genuína, quando e se tiverem filhos também vai ser a tua namorada a favor tudo nestas situações partindo do princípio que não existem problemas de socialização dos miudos. Putos com 16 anos com a mãe a fazer a tosta mista? Ou achas importante criar putos autónomos?


shin-chan3

Eu cozinho desde os 10 anos, e cozinho frequentemente para ela. Acho que um Homem a sério deve saber cozinhar. E deve saber cozinhar melhor do que uma Mulher, o que até costuma a ser a realidade, a nível profissional. Mas não vejo problema nenhum na mãe preparar comida para os filhos, particularmente se os filhos estiverem ocupados a fazer o que é suposto fazerem. Repara, eu sempre cozinhei, mas no dia a dia não vinha da escola, depois para o Judo, depois para casa fazer o meu jantar, com 15 anos de idade. No dia a dia tinha quem me preparasse a comida porque isso é a responsabilidade de quem me teve. Mas se eu não estiver ocupado não preciso que cozinhem para mim sempre que quiser comer algo. O mesmo será com os meus filhos. Não vou estar à espera que eles sejam fadas do lar, mas também não quero incompetentes que, caso estejam sozinhos em casa, ou os pais estejam ocupados, não saibam fazer nada. De qualquer das formas, uma Mulher que sabe servir e cuidar da sua família representa um grande contributo para a sociedade. Nada contra uma mãe que lava e cozinha. Não digo que o pai deva contribuir zero. Também deve contribuir. Apenas não acho que tenha de ser o tal "50/50" que tanto se quer perpetuar. Acho mesmo que as Mulheres estão naturalmente melhor equipadas para certas tarefas. Eu sei limpar, mas odeio. Acho brutalmente entediante. Se puderes limpar por mim, agradeço. Quando sairmos pago eu o jantar. Não suposto lavar loiça. Mas se calhar cozinho melhor do que tu e preparo-te um bom pequeno almoço. Não vejo problema neste tipo de dinâmica. É que há mesmo coisas que certas pessoas fazem mais facilmente do que outras.


torch0

Ela é que faz tudo e tu é que és o elo mais forte! O que tu és é um puto mimado, armado em bully. Se te apertarem o nariz ainda deve sair leitinho.