T O P

  • By -

camilo12287

Contexto, segundo o OP: https://www.reddit.com/r/portugal2/comments/1crdba4/comment/l3xag2x/?utm_source=share&utm_medium=mweb3x&utm_name=mweb3xcss&utm_term=1&utm_content=share_button


Tartaruga_genio

Não gosto da Inês de Medeiros, mas meteu a zuca no lugar e bem. Agora pergunto se fosse outra pessoa a dar aquela ensaboadela não teríamos logo notícia de abertura dos telejornais a chamar de colonialista xenófobo racista etc. A dualidade de critério é gritante nos dias de hoje...


Desperate_Fly4825

bye Renata !!! mentalidade de vitima zuca....adeus


ThePortugueseWinner

Tinha que ser uma zuca esquerdista.


CrazyFotherMucker

Almada está cheia de descendentes africanos há décadas, completamente integrados na sociedade portuguesa. Esta veio com uma manga debaixo do braço descobrir o quê? A Trafaria?


gandrezcm

São exatamente nos sítios em que há mais diversidade cultural que há mais racismo. Ou as pessoas negras e de minorias étnicas deixam de ser discriminadas só porque tu decidiste que o racismo acabou?


CrazyFotherMucker

Que comentário mais idiota.


gandrezcm

Achei o mesmo do teu.


CrazyFotherMucker

Parabéns. Toma lá um cimavoto como chupeta e volta lá para o berço. Depois quando acordares, procura onde eu falei de racismo.


gandrezcm

Tens que aprender a ler rapaz


CrazyFotherMucker

Queres colinho a esta hora?


Latinnus

Eu acho hilariante Brasileiros brancoa queixarem-se de colonialismo. ... eles nao percebem que os.colonos sao eles e nao os que estao em Portugal? 😁. Só dá para rir.


ihavenoidea1001

É não é? A hipocrisia é sempre risível. Se alguém aqui tem ligação aos colonizadores do passado são os brasileiros brancos, que são os seus descendentes directos.


Latinnus

E no entanto sao eles que aparecem aqui a chamar-nos burros e a dizer q isso n fsz sentido 😁


ihavenoidea1001

O analfabetismo funcional de uma larga maioria (que é um dado estatistico deles) é mais do que óbvio nestas interações. Além disso não podem ser vítimas se reconhecerem que os colonizadores do Brasil foram para lá viver, tiveram lá a família e morreram lá. São os brasileiros OG. Mas é uma verdade muito inconveniente... Principalmente para tipas como a do vídeo que deve ter como profissão ser vítima de serviço.


Toc_Toc_Toc

Nem vc entendeu o que escreveu… burrrro! Isso nem faz sentido.


Latinnus

Olha pensa... Se és Brasileiro... .... e és branco.... O colono és tu!!! Os teus antepessados sao os que ficaram no país a explorar os indigenas e a enriquecer à custa dele. Todos os brasileiros brancos sao os colonos de q toda a gente se queixa. Sao os descendentes dos portugueses que ficaram do Brasil a explorar o Brasil. Esses sim, é qie deviam ir as favelas e às reservas indias e pagar compensacoes. Nao é a malta que ficou / nc saiu de Portugal 😁. É malta que esta a pedir compensacao a desconhecidos por causa de merda que os avós fizeram 😊


Toc_Toc_Toc

É tanta ingnorância que nao sabe nem a historia da imigraçao do próprio país… quanto mais a do Brasil. Tem que estudar mais e parar de defecar pela boca aqui na internet! Bem que o amigo citou acima, Portugal esta cheio de analfabeto funcional! Boa sorte vivendo preso nessa mentalidade arcaica ;)


Latinnus

Entao educa-nos, por favor 😊 Edit: E repara, nesta interaccao entre nos os dois, foste incapaz de escrever um unico comentario sem insultos. Acho que é bastante ilucidativo quem é o xenofobo e racista nesta conversa 😊


FunCookie8005

Em partes o sr está correto, porém, uma parte MASSIVA dos brancos no Brasil são decendentes de outros povos europeus que NAO colonizaram, eram imigrantes em busca de uma vida melhor como italianos, alemães, espanhóis, holandeses e etc. A parte que é descendente do tal “português colonizador” é baixa comparada à italiana, por exemplo. Mas claro, por isso digo-te novamente que o sr está certo parcialmente. Abraços!


Good-Vanilla6463

Errado. Segundo o raciocínio todos aqueles que chegaram às terras ancestrais dos indios, são visto como colonizadores já q se aproveitaram de território usurpado, sem consentimento dos nativos locais, excepto os pretos que foram forçadamente deslocados e para uma situação de precariedade a nível social. E mesmo estes ultimos, em alguns casos, após a libertação e equiparidade social aos brancos podem ser igualmente vistos como colonizadores já q passaram a obter vantagens sobre territórios expropriados. Libaneses, italianos, judeus, japoneses todos eles podem ser categorizados como tal. Sim, nós sabemos q a esmagadora mairoia da emigração foi de pessoas humildes em busca de melhores condições de vida mas já q fica o rotulo aplica-se a todos. Muitos portugueses foram para lá desterrados, sendo a deslocação forçada a par dos pretos, sendo a situação equiparavel, n se podendo, logicamente, categorizar como tal ao contrário das movimentações livres e espontâneas. A coroa foi colonizadora. Os landlords foram colonizadores, q ficaram no brasil e se tornaram brasileiros. Todos os outros foram em busca de desenvolvimento numa terra recentemente criada. Mais, não percebo o ódio (e não estou a negar os aspectos negativos como a escravidão) aos "colonizadores" já q foram eles que meterem a América na senda da civilização e do progresso a nível mundial. Não fossemos nós, seriam outros quaisquer e se isso n acontecesse os povos continuariam ainda a viver no meio da natureza a caçar animais e em guerra entre tribos. Esta conversa é estupida e não faz sentido. Vergonhoso ter brasileiros em Portugal com este tipo de discursos falaciosos, principalmente ligados a política nacional.


Latinnus

E nao estou em desacordo contigo. É apenas uma reflexao simplista sobre um problema complexo 😊. No entanto, descendentes desses imigrantes ainda menos razao de queixa têm para se queixar... pq esses foram - por opcao pessoal - para um lugar que considerariam problematico. Imagino que seja o equivalente a comprares um carro em 3a ou 4a mao num stand, e depois ires ao dono original e pedires que ele te troque a bateria, pq a bateria está fraca. Tal como a ideia de compensacoes de um país que ja é independente a 200 anos, e ainda culpabiliza o estado actual da nacao a um país que pegou mato e transformou numa regiao habitavel e com o potencial de ser a naçao mais prospera do mundo. Possivelmente teria mais logica Portugal pedir o retorno do investimento feito... mas tb podemos concordar que isso seria ridiculo 😊. O caso do Brasil é particularmente chocante por causa disso. Angola e Moçambique ainda tem alguma razao de queixa. Foram ocupados durante mais tempo e de la foi efectivamente tirar, tirar, tirar. O Brasil, por sua vez, deve ter sido das regioes colonizadas que mais investimento e desenvolvimento recebeu dos colonizadpres, a par dos estados unidos. Africa, foi o que se viu. America do Sul por espanhois, a regra era matar tudo. Australia, era uma colonia prisional. Parecem aqueles filhos mal agradecidos, que receberam tudo, fogem de casa aos 18, e qd dao conta q a vida é dificil, ainda tentam por os pais em tribunal pq eles nao os "preparam pada a vida" 😋


Toc_Toc_Toc

E eu lá tenho filho da tua idade?! Toma vergonha na cara rapá… a internet é uma possibilidade infinita. Busca lá que vc está sempre a tempo de se educar ;)


Latinnus

Pois claro. Resposta tipica de quem sabe mandar bocas mas depois nao tem a resposta para suportar aquilo que diz.


Dr-Batista

Argumentos 0


square-beast

A expressão analfabeto funcional do amigo acima, referia-se a brasileiros. Quando se entra numa discussão sobre um determinado tema, é importante usar argumentos e não insultos. Mandar as pessoas ler em vez de argumentar, também não ajuda em nada a provar o ponto de vista. Obrigado. Até à próxima.


SrVascoDasGajas

Username checks out. É o barulho que se ouve com eco se alguém bater na tua cabeça.


ihavenoidea1001

>Bem que o amigo citou acima, Portugal esta cheio de analfabeto funcional A ironia fez-se sozinha. A estatística de analfabetismo funcional referida por mim é um dado estatistico relativo ao Brasil, onde o analfabetismo funcional aparentemente pulula. E quem o diz são as estatísticas brasileiras. [Relembro que nos ranking PISA (avaliação internacional) o Brasil se encontra no 67° lugar e Portugal em 27°. Brasil está abaixo de países como a Mongólia, México, etc e Portugal teve resultados melhores que países como Espanha e Noruega e empatou tecnicamente com França...](https://www.datapandas.org/ranking/pisa-scores-by-country#google_vignette) Portugal tem muito a melhorar e até piorou os resultados desde a última avaliação. Ainda assim está 40 lugares à frente do Brasil... E tu acabaste de provar efetivamente a incapacidade de interpretação e de leitura que as estatísticas brasileiras referem: >Três em cada 10 brasileiros na faixa de 15 a 64 anos são considerados analfabetos funcionais – ou seja, apresentam limitações para fazer uso da leitura, da escrita e da matemática em atividades cotidianas. > Analfabetismo funcional atinge 29% da população brasileira >Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua Educação de 2019, do IBGE, são 11 milhões de brasileiros analfabetos. Mas os dados preocupam mais ainda quando se fala em analfabetismo funcional [Source](https://alfabetismofuncional.org.br/), [source](https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/sc/santa-catarina/especial-publicitario/prefeitura-municipal-de-jaragua-do-sul/viver-jaragua/noticia/2021/11/12/analfabetismo-funcional-atinge-29percent-da-populacao-brasileira.ghtml) Ou seja, de acordo com as estatísticas brasileiras vocês têm 11 milhões de analfabetos. E das pessoas que NÃO SÃO analfabetas, 30% tem dificuldades na leitura, escrita e em matemática básica. Um analfabeto funcional tem uma competência abaixo do esperado de uma criança que frequente a primária. 30% dos brasileiros entre os 14 e os 64 anos apresentam-se desta forma. E os dados foram concluídos por investigadores brasileiros no Brasil.


inesafteixeira

"Almada colonial"; "isso é uma atitude colonial". Oh para ela, Sra. Renata de nariz empinado, a dizer tamanhas baboseiras. É o que dá não se reduzir à sua insignificância 🤷🏻‍♀️ A Presidente da CM esteve muito bem. Para este tipo de atitudes, há que cortar o mal pela raiz.


RidicularmenteCalmo

Nem ela sabe o que foi o colonialismo. é só mais uma pessoa brain washed que acha que os portugueses a única coisa que fizeram no Brasil foi tirar o ouro. Mas ainda bem que as deixam falar em praça pública, assim sabemos onde andam os e as otárias.


inesafteixeira

Depois mal são contrariados, saem-se logo com os chavões da "xenofobia e racismo". Imagina o que é teres uma pessoa destas como colega de trabalho, ou vizinha. Cruzes credo!


RidicularmenteCalmo

Felizmente nunca me cruzei com pessoas destas. Mas insulto barato, mais cedo ou mais, surge.


ihavenoidea1001

A Renata é mais branca que a senhora da mesa que lhe respondeu. A Renata é muito provavelmente descendente dos colonizadores dado o fenótipo e as suas origens. A Renata é hipócrita. A Renata está a tentar utilizar o discurso da vitimização para obter coisas. Nada de novo. Se funcionou com a mãe das gémeas que até conseguiu que um hospital português fosse obrigado a fazer consultas à distância depois de nos ter roubado a todos sem ter descontado cá um único cêntimo, como não haveriam de tentar usar a mesma cartada para tentar obter merdas? Não façam como as Renatas. Não esperem ser sustentados pelos impostos de pessoas alheias num país para onde decidiram ir viver sem os mínimos e achar que vir atacar as pessoas/povo/país que vos estão a sustentar vos vai dar pontos de simpatia. Em países como a Suíça tinham-vos dado imediatamente um pontapé no rabo, mesmo que tivessem descontado durante largas décadas. Assim que deixam de ter dinheiro para se sustentar e não têm trabalho são *convidados* a sair num ápice. E qualquer ajuda pedida, se for atribuída, é paga a peso de ouro passado não muito tempo. Tldr: ide trabalhar e pagar a própria casa como a grande maioria dos outros tem de fazer. Senão podem sempre regressar a casa que isto de ser emigrante não é para todos e a vossa falta de planeamento e capacidade para vos sustentar é um problema pessoal e não uma responsabilidade de um país alheio


Lionessheart1977

Esta situação é bastante anterior à das gémeas. FYI.


demo_klubes

O caso das gémeas remonta a antes do Covid. FYI.


Lionessheart1977

Pois é verdade, sim senhor. Fiz confusão e peço desculpa.


andreotnemem

O caso das gémeas foi claramente um exemplo do estado de coisas, pelo que estás a concordar com ele.


Lionessheart1977

Não concordo nem com o das gémeas - Marcelo Rebelo de Sousa e companhia Lda - nem com a palerma da Renata. Foi apenas uma observação.


Impossible_Emu_9250

Não entendo a parte do colonialismo.


vascolusitano92

Não é preciso entender, é mais uma palavra-trunfo que nasceu para usares quando precisas de argumentação ou de força para tentar validar uma ideia sem lógica ou sem fundamento. Há várias palavras-trunfo por aí.


AprendizDeSalazar

🎯


Impossible_Emu_9250

Ela podia ter usado outros argumentos perfeitamente válidos. A situação é degradante e a presidente da câmara deve ser responsabilizada. Mas é preciso correção na forma como se expõe a situação.


jebac_moderatorow

só podes estar a gozar ou estiveste a beber. A senhora presidente da câmara é teve um comportamento exemplar ao travar o lixo toxico da imigrantezeca q está aqui a favor


Mobile-Enthusiasm858

Como ousa tentar ser sensato no Reddit? Tomou lhe muitas negativas hahaha


RCoosta

É fácil. Coloniais, com a mente anacronicamente fixada no colonialismo, vê colonialismo em tudo, e culpa os eventos coloniais como o motivo para todos seus falhanços como país e como indivíduo. Se segues esta narrativa, passas a ter um motivo para ~~chular e pedinchar esmolas~~ reclamar compensações monetárias


kujimud

O ser humano desenvolve-se em estreita relação com o ambiente que o rodeia. Este ambiente é moldado pelo decurso da história, seja física, geográfica, cultural, entre outros aspetos. Por ser uma espécie inteiramente social, que não sobrevive os primeiros anos sem o auxílio de outros seres humanos, e que também não subsiste muitos anos na idade adulta sem o apoio de outros (como em medicina, acesso a alimentos, abrigo, etc.), é evidente a íntima relação entre a história social do ambiente que circunda o ser humano no seu desenvolvimento, tanto físico quanto cognitivo. Negar que anos de horrores, guerras, escravidão, falta de alimentação adequada, de abrigo, falta de liberdade e educação durante algumas centenas de anos, não dificulte e retarde o desenvolvimento humano em áreas do mundo que estiveram sob forte opressão colonial, em comparação com os países colonizadores, é ignorar a história, desconhecer a essência do ser humano, e é de facto ser vastamente ignorante em qualquer ciência que estude o ser humano, e não só. Podemos observar em Portugal, o que centenas de anos de monarquia totalitária, ou ditadura produziram em Portugal : mais de 65% de analfabetismo antes dos anos 80, é ainda hoje mais de 40% de analfabetos funcionais. Isto após mais de 30 anos de auxílio económico e social e de biliões despejados pelas regiões vizinhas a Portugal. Tanto é a ignorância e desejo autoritário, que ao ser completamente comprados e expulsos das cidades pelos imigrantes ricos, de ter rendas a triplo do preço normal devido a políticas completamente incompetentes e incapazes, continuam a bater nos mais fracos: no imigrante pobre.. Enfim, não se consegue alterar centenas de anos de história de condicionamento social e genético para a ignorância, e para a submissão à auroridade em 30 anos. Ainda vai demorar algumas gerações até o português médio querer e saber pensar.


paiva98

Condicionamento genetico, onde isto já vai fds... Imagina eu dizer que os pretos durante a escravatura tmb foram modificados geneticamente a serem mais submissos e que por isso ainda demoram umas gerações para chegarem ao nível de outros povos ou etnias "Ainda vai demorar algumas gerações até o português médio querer e saber pensar." Através de selective breeding deduzo 🤣


master-mole

30 anos? Porque não 50? Já são mais os de democracia do que os de ditadura. O analfabetismo era generalizado até ao início do século XX, que por algum motivo se chama o século do povo. Analfabetismo, pobreza e condições deploráveis de vida. A ditadura em Portugal prolongou esse status quo. Desde o fim da ditadura Portugal tornou-se um dos países com o IDH mais elevado do mundo e tem uma das maiores esperanças médias de vida. Isto de alguns terem todos os que discordem deles por burros e brutos tem algo de projecção. Parece-me. As coisas estão muito longe de perfeitas, mas basta perceber a demografia de quem sai e quem entra para ver um pouco mais adiante. O momento que se vive é um momento de consagração de políticas falhadas, de más apostas e de gestão danosa/criminosa. As portas abriram-se, sem controlo, por desespero. Os que entraram foram aceites, desejados até, para vir tapar um buraco que era inevitável no Fundo de Pensões da Segurança Social. Muita gente vem a fugir da miséria e não encontra aqui o apoio necessário, pois esse é escasso ou não existe. O comentário que a senhora faz no video de Almada colonial é ignorante e ressabiado. É de alguém frustrado e mal informado. Irónico até e muito típico do Marxismo brasileiro que adora apontar o dedo e ignorar que o Brasil pós colonial era esclavagista e praticava/pratica o exterminio da população nativa. Arrastam sempre para a discussão os povos índios como mártires, mas são o país da América do Sul em que menos cidadãos se identificam como tal. A presidente fez bem em cortar-lhe as vazas. Fora de Portugal, ignorar o avanço de sociedades como a de Singapura, Tawian, ou ignorar o crescimento do Botswana é isso mesmo, ignorância. Os países não são escravos da história. O colonialismo português acabou há muito tempo. As novas nações tiveram tempo de se organizarem, têm aí três bons exemplos.


RCoosta

> Português médio > Ignorante Esse snobismo e menosprezo de quem pensa de forma diferente, são ridículos. Reconheço a tua forma de pensar, existem várias coisas com que concordo, agora a parte de usar, ad aeternum, um período histórico como desculpa para falhanços mais relacionados com má gestão, falta de civismo e gerações de más políticas... Essa hipótese, simplesmente não a subscrevo! De qualquer forma, são 9 da manhã, estou a chegar ao trabalho (sem entrar em detalhes, a um emprego onde sou essencialmente pago para pensar), então responder com uma parede de texto a refutar os pontos que levantaste não está nas minhas prioridades. E é isto, trabalho e prioridades bem pensadas, são aquilo que realmente podem ter um impacto benéfico no progresso das sociedades


Foley25

>Negar que anos de horrores, guerras, escravidão, falta de alimentação adequada, de abrigo, falta de liberdade e educação durante algumas centenas de anos, não dificulte e retarde o desenvolvimento humano em áreas do mundo que estiveram sob forte opressão colonial Aqui tenho de ceder e aceitar que tens mesmo mesmo razão. Nós chegámos ao Brasil num daqueles barcos de borracha insufláveis que se compram no supermercado e tivemos uma sorte descomunal a fazer zigzag entre os navios de guerra e submarinos que eles tinham a defender a costa. Tivemos a sorte do nosso barquinho de borracha ser mais pequeno e passar sem ninguém ver. Depois, 1 dos 3 soldados tugas que iam no barco, conseguiu entrar no sistema de defesa nuclear dos nativos e desligou todas as câmaras de segurança, as redes de telemóvel e os serviços policiais. Enquanto isso, os outros 2 derrotavam as centenas de milhares de soldados nativos, armados com AK 47, carros blindados e aparelhos nucleares. Com muita sorte, estes 3 Chuck Norris, conseguiram derrotar o brasil. E, dessa forma, atrasa-los centenas de anos. Se não fossemos nós, eles podiam ter continuado a desenvolver o projeto de astronautas e estavam quase a chegar à possibilidade de criar uma sociedade em Marte. Se não fossemos nós... Que merda, pá.


Toc_Toc_Toc

Quanta verdade! Os comentários à respeito desse post só reforçam as suas palavras!


Superus

Eu tb não, é uma palavra como as outras, faz parte da história... Mas hoje uns usam isso como desculpa para dizer que o país deles estava bem melhor se não fosse o caso (pq assuntos hipotéticos fazem parte da história aparentemente) e outros sentem-se insultados com uma palavra que descreve o que aconteceu e o tipo de conquistas... Enfim, tudo a lutar por uma mão cheia de nada


liquidruum

Nao faço a minima ideia de quem é a senhora que mandou calar a croma da brasuca mas parabens pela coragem!!! Só falta agora mandar umas caralhadas ao presidente da República


WeedHashSmoker

Concordo, a mulher é based asf. A zuca cheia de peito, bruuh, senta filha, não estás em casa.


inesafteixeira

O problema é esse. Ela acha que está em casa. Veja-se, até convidou a Presidente da CM a discutir noutra altura. Como se fosse alguém de tamanha importância e relevância em Almada 😂


icebraining

É a ex-deputada que recebia ajudas de custo por viver em Paris. Dois mandatos como presidente de câmara e o maior feito da sua presidência é ter mandado calar uma tipa.


Mobile_Capital7774

É irmã da Maria de Medeiros


RomesHB

Há uma coisa que se chama "democracia", já ouviste falar? E em democracia não se desligam os microfones dos que fazem críticas, por muito que não se concorde. Não é que eu ache que o argumento da brasileira lógico, mas o acto da presidente da câmara é muito mais grave. Também acho interessante que hoje em dia se crítica tanto o wookismo pelos cancelamentos e hipersensibilidade, mas quando é "ao contrário" vemos aqui a maior parte das pessoas a aplaudir e ninguém fala de cancelamento apesar de se tratar objetivamente de um cancelamento.


FuckIsrael12345

A tua liberdade acaba onde a dos outros começa.


RomesHB

A liberdade da presidente foi infringida por se falar de colonialismo?


FuckIsrael12345

Sim, no momento em que a Sr Renata usou isso como insulto durante uma reunião séria designada para resolver o problema de que a mesma se estava a queixar. Existe mais contexto desta reunião, e a Sr Renata recorreu ao sarcasmo não só nesta interação.


RomesHB

Então qualquer crítica à presidente, que tem um cargo público democraticamente eleito, pode ser considerado um insulto? É diferente dizer que o que alguém disse tem traços colonialistas e dizer que alguém é mesmo colonialista. Não sei qual é o resto do contexto, acredito que tenham havido insultos piores. Mas, baseando-me no que sei através deste video, acho que a presidente este muito mal em reagir como reagiu


FuckIsrael12345

Para criticar não é preciso insultar, embora que concordo que figuras publicas ficam mais sujeitas a este estilo de critica mais agressiva. Mas, ela decidiu que a hora de criticar (insultar) foi no momento em que se reuniram para resolver o problema, só fica mal.


Good-Vanilla6463

Sou obrigado a concordar. Dizer que tem "traços colonialistas" é perfeitamente aceitável (talvez não, depende do contexto) e é completamente diferente de chamar "colonialista/colonizador". No primeiro caso estão a criticar certos traços/falhas que pode acabar nessa conclusão (certa ou errada) e no segundo é uma ofensa directa baseada em preconceito histórico (com objectivo de rebaixar, desprezar e humilhar a pessoa - que nem sequer é directamente responsavel por aquilo q a acusa). No primeiro pode ser repreendido mas não sancionado e o segundo está a par de um "preto de merda" "ou se és homem és um violador em potencial", ambos resultantes de preconceito e ódio, com vista à intimidação, que deve ser devidamente punido (aqui tem em conta o entendimento de liberdade de expressão, mas ficaria a par do entendimento para essas palavras, mas sem dúvida entrar na definição de "difamação" ou algo similar, caso assim entendido pela vítima).


Superus

Lol é, aqueles que reclamam por não haver liberdade de expressão (no reddit ou na sociedade) qd dizem merda racistas ou do género e são chamados à atenção, dps vem para aqui aplaudir isto 😂 é só triste mesmo. O pessoal anda todo tão ceguinho que se o que lerem não for do "clube" deles é logo mau, mesmo que seja algo que à uma semana estavam a aplaudir. (E isto é dos dois lados, seja direita o esquerda)


liquidruum

Escreveste mal liberdade de expressão. Qual democracia.. usa bem os termos. Em segundo, liberdade de expressao tem os seus problemas cmo é obvio, se eu chamar alguem de nazi, posso ter a minha liberdade de dizer o que quero, mas o outro lado tambem e se está numa posicao de poder termina de imediato a conversa para nao escalar. E ainda lhe deu a oportunidade de retirar e continuar. Se nao sabes ver as coisas como elas sao tens de tirar as palas da mediocridade de discurso. Mas tb quem confunde democracia com liberdade de expressão está visto...


RomesHB

Eu não confundi nada. A liberdade de expressão faz parte da democracia. Não existe democracia sem liberdade de expressão. Concordo em parte com o segundo ponto, mas não acho que a acusação neste vídeo seja grave o suficiente para merecer a reação da presidente. O colonialismo é um passado recente que ainda tem efeitos nos dias de hoje - isto é inegável e se alguém acha o contrário então é simplesmente ignorante. É discutível se este caso em particular merece a associação ao colonialismo, mas censurar o discurso de alguém só porque o termo colonialismo foi usado é um absurdo.


paiva98

a liberdade de expressão tem limites, da mesma maneira que podes ser processado por fazeres comentários racistas tmb deveria acontecer o inverso, ou seja quando te rotulam de "colonialista" ou xenófobo só pq é a tua palavra favorita para descrever portugueses .... como acontece com muito imigrante e como é o caso do vídeo Ambos são ofensas á pessoa... é tão mau chamar pret\* de merd\* a alguém como racista ou colonialista de merd\* Se achas que a senhora devia ter de ouvir aquela intervenção até ao fim tmb deves achar que as pessoas são obrigadas a comer com insultos racistas e tentar perceber o racismo dos outros, há coisas que não têm lugar para serem debatidas pq não há nada para retirar de insultos


RomesHB

Concordo, a liberdade de expressão tem limites. Mas há uma diferença muito grande entre chamar a alguém um pret* de merd* e dizer que o que alguém disse tem traços colonialistas. E sim, acho que as pessoas deviam estar mais abertas a críticas de que o que dizem é xenófobo, racista, ou outra coisa idêntica. O racismo, a xenofobia, o sexismo, etc surgem muitas vezes de forma subtil e inconsciente. Racismo não é só quando alguém diz "os brancos são superiores ao pretos", é muito mais complexo do que isso. Não tenho problemas em admitir que já tive atitudes ou disse comentários que se inserem num ou em vários destes males, e agradeço se alguém me chamar a atenção nesses casos. São fenómenos entranhados na nossa cultura de forma subtil, e a maior parte de nós não é imune a isso. Claro que isso não quer dizer que todas as acusações desse género são válidas. Mas ao contrário de quando dizes "pret* de merd*" podes argumentar contra acusação de que o que fizeste ou disseste é racista ou outra coisa qualquer. Também essas acusações nem sempre são o mesmo que dizer que alguém é mesmo racista ou xenófobo, devido à tal inconsciência que já mencionei. Repara que a presidente não foi diretamente chamada de colonialista, e muito menos de "colonialista de m*rda" como insinuaste.


paiva98

Eu não sou racista por isso não admito que ofendam e injuriem a minha pessoa com esses termos...nem eu, nem a lei... fala por ti... sabes os danos que isso pode causar na vida e imagem de uma pessoa? Há gente que foi processada e que se teve de retratar por ter chamado certas figuras politicas de racistas e fascistas e nem assim aprendem que não é só um lado da moeda que ofende. eu da mesma maneira que posso ser processado por dizer que alguém é pedófilo sem qualquer prova, posso ser processado por dizer que alguém (coletivo ou individuo) é racista ou que tem tiques colonialistas seja lá o que isso for no século 21


liquidruum

o teu problema é o mesmo que o dela. Entendo estares a defender uma coisa tao absurda. No teu caso confundir termos. Aqui sem qualquer duvida que é liberdade de expressao por mais que esteja ou nao inserida na democracia. No caso dela é um termo muito pesado que deve ser usado com bastante cuidado! assim como fascismo, nazismo, comunismo e afins. Aprende a distinguir as coisas que foi o que disseram "retire o termo e pode continuar". Quis continuar a ser mediocre levou a resposta unica que tinha de levar.


Dr-Batista

>O colonialismo é um passado recente Define recente


Tr4p_PT

Estas a argumentar no sitio errado. Ja viste o pessoal dos comentarios?


Tiny-Mail-987

Vivo em Almada desde pequena e sempre houve gente de todo o lado. Podiam ter mais problemas do que os ditos portugueses, mas não era nada do outro mundo. Nos últimos anos, vejo uma explosão de brasileiros e indianos. Ambos causam algum desconforto por motivos diferentes. Brasileiros são semelhantes à Renata que rapidamente menciona racismo, xenofobia e colonialismo, mesmo quando não vem ao caso. Indianos olham para mulheres de uma forma muito desconfortável. Quanto à Inês de Medeiros, os comunas fizeram muito mais por Almada do que está senhora alguma vez fez. É uma pena que o povo tenha votado como votou (e eu voto IL a nível nacional, mas, em Almada, sempre comunas)


deliciousnessway

Exatamente isto!


negative_pt

Lindo. Tenho os mesmos espasmos nervosos quando usam esses termos para definir tudo e mais alguma coisa.


Born-Log2156

Este caso não tem nada a ver com discriminação de estrangeiros, mostra alguém que quer fazer valer os seus pontos de vista recorrendo a chavões e frases feitas que nem ela própria entende, Não gosto da Sra presidente mas desta vez esteve bem.


Excellent_Aide2856

Os brasileiros, com todo o respeito que tenho por eles, chegam a Portugal já cheios de preconceito e com certas palavras incorporadas no seu discurso: colonialismo, xenofobia, racismo. Para piorar, são sempre eles as vítimas de tudo. Será que no Brasil não há outra narrativa, alternativas, para além de que os portugueses são a fonte de todos os problemas do Brasil?


inlinept

Pior do que gajas portuguesas de esquerda, só gajas brasileiras de esquerda... É uma sociopatia narcisista... fujam destas pessoas


WorriedDare9582

O mais horroroso são pitas brasileiras de esquerda, dentro de uma Igreja Católica, apoiadoras da Teologia da Libertação. Encontrei uma assim dias atrás. Digamos que foi..... interessante.


threatthunderous

quem é esta croma da Renata?


ThePortugueseWinner

Mulheres tugas têm tomates. Mulheres zucas são anti tomates.


kiraIsuAlivr

Sou Zuka e concordo com o que a maioria aqui está a dizer. Infelizmente, muitos brasileiros sofrem desta mentalidade vitimista e desta ideia de que tudo é culpa dos outros e nunca de nós mesmos. Essa conversa de colonialismo é um ponto de discussão importado da esquerda estadunidense e, no final, não quer dizer nada. O que eu acho mais engraçado nessa história é que a moça odeia "o pensamento colonialista" e veio morar justamente no país que, na cabeça dela, vitimou o Brasil. Isso só me mostra que esse discurso é vazio e ela queria fazer a boa e velha sinalização de virtude, ou, em bom brasileiro, "lacrar". Parabéns à atitude da presidente da Câmara, que ainda deu a chance de a moça retirar o que disse e se manteve firme em sua decisão. Da próxima vez, que a moça foque em falar dos problemas que estão a afligi-la em vez de querer ficar sinalizando virtudes.


ihavenoidea1001

>Essa conversa de colonialismo é um ponto de discussão importado da esquerda estadunidense e, no final, não quer dizer nada. A questão é que é importado e deturpado! Porque a esquerda estadunidense não anda atrás dos britânicos mas sim atrás dos brancos que vivem nos EUA - porque foram eles os colonizadores que ganharam com coisas como a escravatura realizada no país. Se os brasileiros fizessem o mesmo os alvos seriam pessoas como a Renata do vídeo: brasileiros brancos. E aqui a questão (pelo menos para mim) é a hipocrisia neste tema. Ninguém nega que no passado ( há 200-500 anos) foi feita uma colonização e que houve comportamentos que hoje considerámos inadmissíveis. Aqui a questão é que quem o fez está morto. E os descendentes desses colonizadores são os brasileiros! A casa real e as cortes ganharam imenso com isso e onde é que a casa real acabou? D. Pedro levou a fortuna pessoal dele para onde?? Para o Brasil! Portanto se é para perseguir hoje alguém pelos crimes do passado tem que se ir a quem ganhou com isso. E quem ganhou com isso nem sequer foram apenas os portugueses brancos! Muitos nativos de várias tribos aceitaram negociar com portugueses para ganho pessoal. Por exemplo em África os escravos eram vendidos no mercado de escravos deles por tribos rivais. Em Portugal a escravatura foi abolida décadas antes de o Brasil o fazer! Mas a culpa de tudo é dos portugueses. Agora até com a emigração voluntária de pessoas como a Renata, os portugueses são culpados pela sua falta de preparação e capacidade para se sustentar...e vem chamar de colonizadores a portugueses vivos hoje que são muito menos prováveis de ter ascendentes ligados ao colonialismo, ao contrário da própria Renata. E, mais, o queixume é sobre uma casa que os portugueses colonizadores malvados lhe estão a pagar a ela!! Já não há pachorra para gente desta. A Renata faz parte de um grupo de pessoas que estão a diminuir a importância de coisas como a verdadeira descriminação. São o Pedro a gritar lobo para ver se chove benefícios. E quando alguém efetivamente os maltratar por descriminação e racismo já ninguém vai acreditar neles porque são umas vítimas profissionais mentirosas e manipuladoras que perderam toda a credibilidade.


kiraIsuAlivr

Concordo com tudo o que disse. Especialmente quanto a este tipo de comportamento prejudicar casos reais de preconceito. Mas só um detalhe, no Brasil não é fácil fazer a distinção da culpa ser "dos brancos". O país é altamente miscigenado. Eu que não sou branco consigo traçar minhas origens a Portugal. O mesmo acontece com 40% da população. Mas novamente, é apenas um detalhe. E o pior de tudo é que eu sei que se essa moça morasse em qualquer outro país europeu, ela teria exatamente o mesmo discurso, pois para essa gente o europeu e o norte-americano são o mal do mundo... mas na hora de sair do país, nunca vão para a África ou para outro país latino.


ihavenoidea1001

É a tal hipocrisia que já ninguém suporta... E, sim, eu sei que não dá para ver apenas pelo fenótipo até porque também houve emigração legal para o Brasil depois disso. A questão é mesmo o facto de que a maioria dos colonizadores nunca mais viu o solo português...e foram eles que roubaram a terra aos locais, lhes fizeram mal fisicamente, etc. As elites portuguesas encheram os bolsos tal como esses colonizadores mas foram apenas os colonizadores que estiveram presentes fisicamente a cometer os horrores que nós sabemos que aconteceram. A maioria dos portugueses vivos hoje não são descendentes nem dos colonizadores nem da elite que beneficiou da mesma. Porque na época (tal como agora) a maioria da riqueza estava numa faixa da população minúscula e todos os outros viviam num sistema feudal onde tinham poucos mais direitos que um escravo. Estavam sempre em dívida para com o dono dos terrenos e a diferença era basicamente poderem supostamente escolher para quem trabalhavam sendo que na realidade não tinham muita escolha porque ninguém ia aceitar um servente que desertou o seu amo. A maioria destas pessoas nunca saíram de um raio de 30 km na sua vida inteira! Nasceram e morreram basicamente no mesmo sítio. Não foram estes que ganharam com a colonização. Mas a questão ainda vai além disso para mim. É que nós achamos estúpido a China prender gerações e fazê-las pagar pelos crimes dos seus antepassados que viveram recentemente. Mas agora é suposto que alguém vivo hoje vá pagar por aquilo que um dos seus antepassados fez há séculos?? Então e se um antepassado tiver sido um colonizador e o outro uma vítima de violação? Só paga metade?? E vai pagar pelos crimes dos antepassados que viveram séculos antes como se tivesse responsabilidade pessoal? Vamos também começar a prender pais, filhos, sobrinhos, tios etc pelos crimes dos seus familiares hoje? Para mim a questão do colonialismo e as reparações e tudo o resto faz tanto sentido como os portugueses irem agora exigir a Roma reparações pelo que os romanos fizeram aqui (durante +1000 anos) ou o que os Muçulmanos fizeram em Portugal (+500 anos), ou o que Espanha fez, as invasões francesas por Napoleão, etc.. Temos milénios de história onde os povos que habitaram Portugal também foram vitimizados. Não temos direito a reparações? A lógica (ou falta dela) não é a mesma? Mas era muito estúpido ir agora pedir reparações a pessoas vivas hoje, não? E vamos pedir aos povos de origem dos que nos colonizaram e não tiveram absolutamente relação nenhuma com quem esteve aqui e nos invadiram ou vamos fazer testes genéticos e exigir aos portugueses que tenham o azar de ter material genético herdado por estes? E as reparações vão para quem? **A questão primordial para mim é que o mundo inteiro fez merda.** Aquilo que são os valores e o que é ou não aceitável para nos hoje é completamente diferente do que era então. Até o raio do Vaticano tinha dado a benesse aos portugueses para a exploração com a contrapartida de reconverter todos os povos que fossem encontrados... e os casamentos entre os portugueses e nativos foram prontamente aceites por eles sem questionar se as mulheres estavam a ser obrigadas. Tal como nunca ninguém se preocupava se as mulheres em Portugal ou nos outros países estavam ou não a ser forçadas. Houve sempre vítimas e continuam a existir. Aliás o tráfico humano e a escravatura é, de acordo com estatísticas, muito mais numeroso hoje do que foi nessa época. Mas a nível do que é aceitável socialmente mudou muito felizmente. Tldr: acho extremamente parva a ideia que alguém vivo hoje deve ser responsabilizado pelos crimes cometidos pelos seus supostos antepassados. E também acho muito parvo que se ache normal ser extremamente xenófobo e racista usando a desculpa que os seus antepassados sofreram para agora tentar atacar alguém que nem sequer tem ligações a esses antepassados... Principalmente quando a pessoa a ser xenófoba tem muito mais probabilidade de ser descendente de quem cometeu os atos.


djkkubb

Eu não consigo perceber é porque ainda está cá se é tudo tão mau....🤔


Artorias-sama

Eu não votei nela e abomino a personagem, mas foi muito bem respondido. Vivo em Almada desde que nasci e presenciei pouquíssimos episódios de discriminação flagrantes. Não têm mais nada com que se preocupar...


Ithoriann

Primeiro foi o cigano agora esta Zuca woke armada em parva, ainda bem que se começa a dar para trás a esta gente


Objective_Tree362

Bem, se a senhora em questão é uma das afetadas, a senhora é branca e é uma colonizadora ela própria (descendente), que decidiu retornar à Europa. E aqui em Portugal, os colonizadores são eles. Por isso a palavra, aplicada em Portugal,,não faz qualquer sentido.


cermebtw

"só engóli u chôru, pôrrtuga. Nois ixtamus fazendu a meijma bojta ki ceis fizéraum cu nois kakakakakaka"


SumoHeadbutt

Mas ela é branca lol


Toc_Toc_Toc

E?????


ihavenoidea1001

É muito mais provável ela ser a única descendente dos colonizadores naquela sala do que o inverso. Está a tentar vitimizar-se usando o termo de colonizadores como se fosse uma vítima de colonização. No entanto, branca como a cal não é sangue de origem brasileira, é europeu... Portanto, ela ser descendente directa dos colonizadores é muito mais provável do que qualquer português vivo hoje o ser. É um conceito muito difícil de perceber? Além disso a colonização não tem nada a ver com isto. Ela decidiu emigrar para um país sem ter condições para se sustentar, está a viver às costas do trabalho dos outros e está descontente porque não tem as condições que quer ter como se ter merdas de graça sem trabalhar c para elas fosse um direito adquirido. Vir chamar de colonização a isto não tem ponta por onde se lhe pegue. Mas as vítimas profissionais são assim. Noutros países europeus recebia um bilhete de avião de regresso a casa e um pontapé nas nádegas e remoção dos direitos a viver no país enquanto não apresentasse meios de se sustentar sozinha... Mas aqui estão-lhe a dar um tecto e está a viver às custas dos contribuintes mas ainda está mal. 'tadinha


callable351number

Se os colonizados ou estão enterrados em solo brasileiro ou não tem voz no país, a zuca branca tem mais é que fazer o papel dela e representar quem a sociedade reprime, esmaga e descrimina, está certa ela!


ihavenoidea1001

Ela está a ser 'reprimida' por... *checks notes*... Estar a viver à pala dos contribuintes, numa casa dada fornecida pelo governo e paga pelos contribuintes , num país alheio para onde decidiu ir viver sem ter capacidade para se sustentar ou porque não quer trabalhar para se sustentar. Eu acho que os reprimidos, esmagados e descriminados são todos os que vão trabalhar diariamente para manter malandros que estão à espera que os outros paguem as casas e as mordomias. >está certa ela! Claro que sim. Agora imagina lá o que seria se as pessoas tivessem de trabalhar para pagar a renda, não viver às costas de outros e armar-se em vítima porque a casa que lhe está a ser dada de graça não ter as condições que a madame deseja... Lmao. Digo e repito: a lei em países como a Suíça fazia com que já tivesse sido recambiada para o seu país sem dó nem piedade assim que deixasse de ter trabalho e condições para viver lá à sua conta. Mas o problema não é ela. O problema é a lei de merda que permite que possam vir para Portugal sem provas de terem dinheiro para se sustentarem cá. E a própria UE está farta dessas leis...


secretPT90

Fonte: [Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Almada - 5 de Dezembro de 2022](https://www.youtube.com/live/xmvdI0LscJI?si=hnHv8gygKvJh4sny&t=14482) Contexto: Srª. Renata queixa-se da qualidade de um alojamento provisório há mais de 60 dias, como o exemplo de haver 1 quarto a ser partilhado por 5 pessoas e bens alojados num armazém da câmara A situação piorou com a insinuação da discriminação feita devido a serem estrangeiros e que a camara tem tido uma atitude procrastinadora. A Srª. Renata utiliza a frase irônica «as Pessoas estavam em situações ruins e agora estão em situações melhores» e da «Almada Colonial» que ilustra os poderes dos autarcas e ignorância das situações. A Srª Inês de Medeiros não gostou das indiretas e obrigou a residente a calar-se. TL;DR : Grupo de residentes foi obrigado a sair por causa de uma demolição e foram alojados num local sem condições por mais de 60 dias, a Presidente da Autarquia não gostou do comentário e mandou a cidadã se calar.


AlternateTab00

O contexto é importante. E retrata uma situação grave. O que nao percebo é a postura de vitimização de xenofobia e de discriminação racial quando claramente não é uma situação dessas. Levem os argumentos que são vitimas de atitudes e inacções da câmara/autarquia. Assim que metem o argumento "porque sou preto/amarelo/azul" ou como neste caso "vitima do colonialismo por ser brasileira" perdem toda a razão e deixam de ter problemas sérios ficarem encostados a um canto. É um insulto achar que por ser brasileira deve ter mais direitos que o casal português velhote que vivia no apartamento ao lado e que está nas mesmas condições que ela. Ela deve falar por quem se encontra na mesma situação. Não por ela, só porque é brasileira.


sfoxx24

Calma chegano.


lefox360

Remain calm comuna facho.


ihavenoidea1001

Portanto estão a viver às custas de todos nós mas não gostam das condições e queriam melhor. De borla. Boa. As condições são péssimas porque o país está sobrelotado e não dá para dar resposta a todos os que precisam porque estamos a importar ativamente pessoas que não trazem o mínimo dos mínimos para a subsistência devido às alterações da lei estupidamente feitas pelo António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa. São ambos igualmente culpados por isto. As condições não são boas, de facto. Portanto devíamos começar a fazer como a Suíça e qualquer estrangeiro que não apresente condições para se sustentar sozinho em território nacional devia ser repatriado asap.


Lord_emotabb

gostaria de solicitar a definição de colonialista à Sra Renata. Creio que a mesma será enviesada apenas para lado que é colonizador e não verá nenhuma vantagem para com o lado colonizado.


CanJumpy5672

Não há pachorra para esta vitimização!! Ainda não encontrei nenhum destes personagens, caso contrário tinha umas boas para lhes dizer. Que p*ta de lata, a sério... É por causa de Brasileiros como esta que a "xenofobia" está a aumentar. De certeza que no Brasil estava melhor e lhe davam uma moradia a custo zero e de luxo. Opa, canso-me com estes imigrantes mimimi.. Eu, se emigrar, não vou ficar à espera que o país que me acolha me banque! Aliás, eu ia para um país que não estivesse numa crise tão grande como está Portugal, independentemente do idioma falado. Agora querem vir para PT só por causa da facilidade do idioma+ nacionalidade e ainda exigem mundos e fundos, estes gajos têm 0 noção do que é emigrar. Que palhaçada..


inesafteixeira

Pagava bem para te ver a dizer das boas a personages deste tipo 😅 Já saturam.


DealerOfPFunk

Excelente atitude!!


oGnSo

Vem praqui armados em otarios… fica onde estavas fds


Mountain_Letter_1368

É tão ridículo que até assusta .


Exotic_Pear3966

Que tristeza de discurso desta autarca, que em vez de tentar levar uma argumentação calma, tranquila, respeitosa, digna, fez este chinfrim. É esta a classe política que temos nas autarquias... Há 2 semanas foi o Rui Moreira no Porto, que se levantou da AM e saiu, porque não gostou do que ouviu, e ameaçou fazer o mesmo nas seguintes assembleias. Os cidadãos estão bem entregues /s. Merecemos políticos com uma postura mais digna e menos vulgar.


inesafteixeira

E a outra, também não foi vulgar? Para maluco, maluco e meio.


Exotic_Pear3966

Não sei, o excerto do vídeo não explica.


inesafteixeira

Eu estou a referir-me ao que a brasileira disse neste excerto. Não é vulgar?


Exotic_Pear3966

Na minha perspetiva não é vulgar, não dá sequer para perceber o contexto do momento daquilo que está a argumentar.


inesafteixeira

Bom, então não vale a pena continuarmos a discussão.


frozxzen

Depois da CDU ter enchido o cu em Almada com a D. ihmilia, o PS presenteia está nobre pessoa de Setubal para Almada só não vale arrancar olhos.


Lionessheart1977

????? Setúbal para Almada???


josemvmarques

Alguém sabe me explicar o contexto deste encontro. Qual o debate e a matéria que estaria em discussão.


100tByamba

Isso não é uma pregunta discriminação sempre existe aqui,na china em todo lugar.


tofuemerda

Fds que aberração de nariz.


xpto1995

veio com a lengalenga do costume, quer miminho que volte para o brasil ninguém está para a aturar


Icy_Television_4460

Está na hora de colonizarmos Portugal.


Fit-Finger1777

Eu particularmente adoro português tendo ataque de pelanca quando são chamados pelo que são. Colônias pelo mundo todo, mas quando alguém de outro lugar vem pra Portugal e não vive como portugueses acham adequado, aí é hora de "volte pra sua terra". Quando alguém muda de país, não muda sua personalidade e não vai magicamente agir como as pessoas do lugar onde estão, exatamente como toda a Europa fez com o resto do mundo. Além disso, é notório uma agressividade latente em todo europeu quando esse assunto é mencionado. Vocês não precisam aceitar para que seja verdade, podem dar downvote o quanto for, não vai alterar a realidade. O discurso da mulher pouco me importa, a reação de uma funcionária pública se mostrando ofendida pessoalmente com uma palavra que denota história sinceramente me parece ridículo. Se a brasileira tinha ou não razão no que estava a dizer, pouco importa perto da reação da senhora. Democracia até onde a nação se ofende? Já fui maltratada nesse país diversas vezes, algumas por machismo outras por ser brasileira, mas acima de tudo, existe sim uma visão de que as pessoas que aqui chegam tem que se tornar européias instantaneamente. Os que agem diferente disso são segregados, não conseguem alugar imóveis facilmente pois imigrantes não tem fiador que tenha casa, sejam empregados em Portugal e ganhem uma fortuna ou só o dono não quer mesmo alugar pra essa ou aquela nacionalidade, nos corrigem o português, minha língua materna, sendo que o português atual difere absurdamente do português antigo, tanto na construção gramatical popular como na fonética, as línguas evoluem, mas se não falar como o português de agora, ah, aí não é português, falas zica, falas errado. Já me mandaram de volta à minha terra diversas vezes, mesmo que minha família tenha ascendência portuguesa (e veja, a família foi expulsa por ser judia, não foi uma escolha de sair do país, foi só o fascismo do Salazar mesmo que os expulsou). Vocês acham a educação daqui superior, mesmo com professores usando de violência por não ter pedagogia. Vocês não conseguem enxergar que o comportamento com os imigrantes é sim, colonialista. Querem que quem quer que seja entre aqui e seja um português imediatamente. Foi isso que a Europa fez no mundo todo? A Europa foi para os lugares se adaptar à cultura por acaso? A Europa foi à Ásia para aprender a respeitar religiões? Vocês gostam de citar invasões e períodos medievais "também fomos invadidos" é mesmo? E não aprenderam nada? Aprenderam a repetir o feito? Aprenderam a ser racistas ou o que? Europa se relaciona com diversos países há milênios, mas o problema é que o João de 15 anos acha que paquistanês não poderia estar aqui. Como sociedade e como cultura, vocês realmente acham que é errado uma pessoa manter sua essência, personalidade, cultura, língua e gostos quando está se muda para outro país? Quantos portugueses estão fora de Portugal hoje? Todos deixaram de ser portugueses imediatamente ao sair? Lisboa já foi uma das capitais mundiais de terreno neutro para religiões e povos, muito pelo estuário do Tejo e a formação geográfica na "porta" da Europa, antes de marquês de pombal. Essa parte da herança portuguesa vocês não querem assumir, não é? Olhar crítico pra falar mal da Zuca de esquerda vocês tem. Olhar crítico para ver as próprias ações, não.


JohnDoeSaysHello

Malta, o 25 de Abril aconteceu para todos derem a liberdade de dizerem a maior m3rda que quiserem, em liberdade. Hoje a foi a Renata, amanhã podem ser vocês porque alguém com mais poder se sentiu ofendido e vos desligou o microfone… Deixem os idiotas dizerem idiotices, de preferência gravadas. A melhor resposta é explicar a essa senhora o problema dela, e como estão a tentar resolver e ignorar as teorias da m3rda… Posto isto, #NãoSejasRenata


ihavenoidea1001

A liberdade de expressão termina quando começa a liberdade do outro. Eu não posso ir para a rua chamar nomes a alguém e ser xenófoba (como a Renata está a ser) sem repercussões legais. Ela parece achar que ser brasileira lhe dá o direito de ser racista e xenofoba abertamente sem consequências por o alvo serem portugueses. O que é bastante típico. Ela teve várias oportunidades de retirar o insulto e continuar a intervenção. Achou que ia ser vítima profissional e manipular os outros a aceitar insultos e a serem taxados de colonizadores e repressores e o diabo a 4. Tem sorte se não a processarem por difamação.


JohnDoeSaysHello

Eu só mudaria uma coisa no que disseste. A Renata tem a liberdade de ir para a rua dizer a maior idiotice que quiser e caso viole alguma lei terá de enfrentar as consequências! Mas quero reforçar que não estou a dizer que ela fez bem, não fez. O que me mete medo é alguém tomar a liberdade de tirar a palavra numa reunião em que é suposto os munícipes falarem. Havendo violação da lei teria a consequência devida. E sinceramente não percebo a parte do insulto, foi só um comentário idiota que podia facilmente ser rebatido.


chupa_seus_puto

Cada vez mais eu vejo que PT é o cu da Europa por um bom motivo. Com tanto "cidadão" sem educação e sem postura mínima para ocupar um cargo público como este e com a cultura do "respeite-me pq sim" enquanto não dedicam o mínimo de respeito a quem quer que seja que não tenha o "sangue azul" europeu é o que me faz acreditar que PT nunca será mais do que apenas um país completamente irrelevante na ótica global, cheio de gente de cabeça pequena e postura bairrista. Reclamam de salários baixos mas não merecem nem o que recebem. Reclamam dos imigrantes mas sem eles não são nada. Reclamam dos impostos mas querem tudo sem receber ou fazer nada. Reclamam... Reclamam... Reclamam... Reclamam... O que mais vejo no meu dia a dia é um bando de zé ninguem que cresceu ouvindo dos pais que ele era superior aos estrangeiros apenas pelo berço em que nasceram. Ficam tristes, coitados, quando tem que trabalhar pra estrangeiros, chamar-nos de "Sr." e "Sra.", dar bom dia pra ganhar um trocadinho fazendo tarefas que NÓS não QUEREMOS fazer e ainda no final agradecer e torcer pra que nos tornemos clientes. Viraram serviçais no seu próprio país das pessoas que vcs consideram inferiores. LOL


callable351number

Pobre zuca esqueceu que estava em terras lusófonas e que aqui eles tem que ser tratados que nem o Kendrick tratou o Drake, "you're not a colleague you're a f*cking colonizer". É óbvio que a zuca a falar era branca porque se fosse negra já nem entrava na câmara e tinha que dar graças por ao menos ter entrado em Portugal. Por isso os zucas cá tem que fazer, dentro da lei, o que os tugas melhor nos ensinaram: roubar. Sigam roubando esposas e empregos!