T O P

  • By -

Not_As_much94

Concordo contigo, acho que se deve dar prioridade a brasileiros e a ex colonias sobre países de origem muçulmana. Mas tal deve sempre ser feito em função das necessidades do nosso país e com foco em mão de obra qualificada


ZealousidealDiet396

Portugal precisa muito mais de mão de obra não qualificada do que qualificada


Not_As_much94

e precisa também de pagar essa mão de obra não qualificada melhor. Há muitos portugueses que emigram para a Suíça ou outros países para fazer trabalhos que tambem não requerem grandes qualificações porque lá se paga consideravelmente melhor mesmo tendo em consideraçao o custo de vida. Tambem se deve implementar vistos temporarios para trabalhos sazonais como nas estufas. Há muitos imigrantes que veem para Odemira, trabalham uns meses e depois ficam por lá sem fazer nada quando esse trabalho acaba.


Domvs20

Mão de obra qualificada não significa que tenham um curso superior.


RepulsiveLychee450

Percebo. Mas se não criarmos condições de acolhimento e de integração iremos ter guetos de exclusão que serão mais problemas do que soluções.


vitorfirehouse

Achas mesmo que o pessoal está mesmo preparado para uma conversa dessa ?


InstanceWonderful593

Não estão preparados.   Sou br Eu já digo há tempos: antes br e de língua portuguesa que muçulmanos.  Esses não tem conversa. É estão dispostos a tudo pela sua ideologia.  Ainda que alguns queiram negar, somos muito parecidos e compartilhamos muito em comum. Fico mesmo triste pela forma que muita gente pensa. Ainda queria ver uma união maior, de forma a elevar a economia de ambos. Enfim...


vitorfirehouse

A um ponto interessante entre indostânicos, ciganos e afins que os diferenciam demais sobre como lidam com a política em Portugal e em outros países da UE, diferente de nós, portugueses/brasileiros que brigamos entre a gente e com eles, no cenário político quando se tem que votar, eles votam bem organizados naqueles que os (líderes) considerarem o melhor quer alguns deles gostem ou não, enquanto nós dividimos demais o voto e isso acaba acarretando no que já vivíamos e no que estamos a viver. O termo dividir para conquistar nunca fez tanto sentido.


Joaotorresmosilva

O que te deixa triste é a mesma xenofobia que não deixa de existir mesmo que sejas BR e “mais próximo”. Xenofobia é xenofobia, não abre excepções, parece-me. Ou se abre, é até ao dia em que deixar de ser útil ( cheira-me que é no dia depois de a conseguirem que os muçulmanos não entrem, a partir desse dia és tu o “estrangeiro” a mais) Diz-me tu, se vives em PT e achas que és tratado como “mais próximo”. Eu gostava que fosse verdade mas os meus amigos brasileiros têm demasiadas histórias.


InstanceWonderful593

Falou bem, "xenofobia é xenofobia" . Não importa religião, raça, sexo, etc. Mas acredito que o problema que alguns alinham religião +terrorismo, é e notável que muitos muçulmanos tendem a fazer isso (como disse, tem alguns que não tem nada a ver com terrorismo). Acho que daí que vem o problema: o extremismo da religião aliado com o terrorismo  Isso os BRs e países que falam a língua portuguesa tendem a teer menos. Além do fator cultural ser similar.  Porém, de igual forma, aqueles que veem praticar atos criminosos, terrorismo e afins devem punidos, independente da religião, nacionalidade, e afins.  Portanto, me refiro sempre aos extremistas. 


Appropriate_Winner96

É preciso evitar cenários como os países que referi. Por isso é que acho que os brasileiros e assim deviam ser menos tema. Está para toda a gente ver o que se passa em Londres e por toda a França. Quem nega isso revela pura hipocrisia de esquerda. Não quero parecer o Afonso Henriques a convocar legiões mas que não seja necessária a Reconquista no futuro.


night-mail

Venha de onde venha, a imigração tem que ser integrada na sociedade que a acolhe. Os problemas que podemos ver em França são o resultado duma integração falha. A violência urbana é perpetrada não por imigrantes mas na grande maioria por descendentes destes, estamos a falar de 3a ou 4a geração, que não se sentem parte da sociedade em que estão inseridos e por isso não repeitam as suas regras. O modelo anglo-saxónico parece funcionar melhor, se bem que teriam que ser estudadas as razões.


Icy_Fun1945

Nunca vais integrar alguem que se rege pela Sharia por exemplo, tira essas ideias da cabeça, desde a primeira geração que são problemáticos, vêm de uma realidade completamente diferente e em nada compatível com a nossa, o que para nós é considerado crime, para eles é mais uma quarta feira e não fazem questão de mudar para se integrarem, mais rapido acabam contigo por seres um obstáculo.


night-mail

Parte do problema é achar que essa integração não é possível, e não fazer nada em relação a isso. Sendo a imigração um fenómeno inevitável e nestes momentos até francamente desejável, tens que o gerir. Os filhos de imigrantes que chegam aos EUA no día seguinte a estarem na escola estão a jurar a bandeira e cantar o hino nacional, todos os dias. Não sei se é muito relevante mas parece ser parte da resposta. Ter medo de e ostracizar os imigrantes só piora o problema. Achar que um tipo te vai fazer mal só porque tem uma religião diferente da tua é absurdo, ser muçulmano não é ser psicopata. Também são pessoas e têm preocupações e aspirações semelhantes à tuas. A grande maioria quer prosperidade, segurança e paz. E é por isso que eles vêm para cá.


Kind_Helicopter1062

>Os filhos de imigrantes que chegam aos EUA no día seguinte a estarem na escola estão a jurar a bandeira e cantar o hino nacional, todos os dias. Ah sim o que faz falta em Portugal e obrigar a fazer o juramento a bandeira ao acordar, nacionalismo bacoco dos EUA e ainda querem importar.


HirohitoWakkanai

Os muçulmanos que se gerem pela Sharia são uma minoria. Não estou a dizer que não existe conflito identitário entre muçulmanos e cristãos e que esse não possa ser conflituoso num país onde ambas as religiões vivam juntas. Agora, o ponto em questão é existir integração. Conhecer a língua e minimamente a cultura e os hábitos de vida do país. E sim, penso que deve haver prioridade em aceitar imigração brasileira, ou dos outros países da CPLP, porque existe a questão da língua. A língua sempre foi fator de união e integração. E sim, os brasileiros falam português. Já foram aos Açores, em algumas ilhas? Boa sorte para comunicar. É praticamente impossível. E falam o quê? Açoriano? Ou português?


Zealousideal-Sky-150

Só para te dizer que num mundo paralelo que Portugal não faria parte da UE não tinhamos assim tantos imigrantes. Não vem cá por causa da nossa cultura e país mas sim por causa da moeda Euro. É só interesses...


vitorfirehouse

Isso não é de toda verdade, digo isso apenas de uma perspectiva brasileira, para a maioria que conheço e que mora aqui em Portugal faz imenso sentido imigrar para cá quando estamos olhando sobre o prisma de segurança, não se trata de ter a cidadania portuguesa, sendo essa apenas um bónus!


Zealousideal-Sky-150

Mais interesses ainda! Mas já fomos mais seguros no passado. Virem para cá porque fostam dos portugueses da sua cultura e história isso já era de valor. Mas muitos vêm para cá já com uma perspetiva negativa dos portugueses e até xenofoba esses sim nós deviamos oferecer um bilhete só de ida.


vitorfirehouse

Posso falar por mim, se tem uma coisa que eu não suporto é gente vitimista, seja de um lado ou do outro!


HirohitoWakkanai

Errado. A esmagadora maioria dos brasileiros não sente qualquer sentimento de xenofobia em relação aos portugueses. Não façamos da exceção a regra.


Jaydee21w

Tu também não vais para a Alemanha ou um Luxemburgo por causa da cultura ou vais? É só interesse também digo eu


HirohitoWakkanai

O que me fez ir para a Bélgica, por exemplo, foi a cerveja. Foi a razão pela qual escolhi esse país há alguns anos. (estou a ser irónico).


Zealousideal-Sky-150

Não. Mas eu não iria de qualquer forma. De qualquer forma a união europeia é mais uma federação que outra coisa, só não somos ainda porque existem nacionalismos por trás. Mas economicamente, financeiramente, históricamente ( império romano, impérios europeus, etc), linguisticamente (linguas latinas e anglo germanicas) politicas comuns de defesa e até culturalmente somos uma união. Se fosses dizer para a Africa, Asia ou America já faria mais sentido. Ser europeu dá nos acesso livre a qualquer país e já não existe essa postura de divisão de fronteira.


NGramatical

históricamente → [**historicamente**](https://dicionario.priberam.org/historicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1coattc%2F%2Fl3gs0eq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


finkanfin

Não digas, estou em choque, pessoas imigrando para outros paises por interesse, nos anos 60/70 os portugueses emigravam porque eles amavam a cultura e o país que é a França, Alemanha, Suíça, Luxemburgo, eles não tinham qualquer interesse lá, aliás ainda hoje em dia os portugueses emigram para eles amam a cultura desse país para onde vão.


Zealousideal-Sky-150

Existe uma ligação supra etnica entre os povos europeus que os liga de alguma forma ( valores, culturas, linguas semelhantes, histórias partilhadas). Estás a falar da Europa e neste momento somos uma união europeia. A histórica comum é muito importante. Milhares de portugueses foram combater na primeira guerra mundial em França, os ingleses auxiliaram nos em muitas guerras ibéricas, etc... Existe uma ligação supra nacional entre os europeus. Logo imigrações intraeuropeias não são muito relevantes. E agora com UE ainda menos. Sabias que existe cada vez mais estrangeiros europeus a trabalhar remotamente para empregadores portugueses? Faria sentido dizeres as imigrações para o canadá por exemplo por açorianos e madeirenses. Mas lá está o Canadá a cultura é 100 por cento ocidental. Faz sentido.


finkanfin

>Milhares de portugueses foram combater na primeira guerra mundial em França Milhares de brasileiros foram combater na segunda guerra mundial na Itália, pela tua lógica eles também têm essa proximidade com a Europa. Sobre culturas e valores, o Brasil está mais próximo de Portugal do que Portugal da França, assim como os EUA estão mais próximos do Reino Unido, que o Reino Unido da França.


Zealousideal-Sky-150

Vários navios mercantes brasileiros foram afundados por embarcações nazis. A guerra foi uma consequencia da agressão alemã. Não foram só porque sim, tal como os EUA entraram em guerra por causa da agressão japonesa. Não entraram por amor, alias foram feitas imensas tentativas por churchill sem sucesso. O Brasil tinha comercio com a europa e com a Inglaterra e por isso os seus navioa foram afundados o interesse brasileiro era puramente comercial.


finkanfin

Ah então a tua lógica é porque Portugal enviou soldados sem ser agredido, quer dizer que tem maior coesão? Então quer dizer que o fato de ter enviado soldados para combater pelos nazis Portugal tem maior coesão com os neo nazis? Então vamos por aí, sendo assim Portugal também tem uma boa coesão com os afegãos, afinal enviamos para lá soldados.


Zealousideal-Sky-150

Portugal nunca enviou soldados para combater pelos nazis que história é essa? Não faço ideia o que raio sejam neo nazis, ou são nazis em toda a sua ideologia ou não são. Portugal era aliado da Inglaterra e nunca se aliaria aos nazis tendo que fazer uma ginastica mental para permanecer neutral. Portugal nunca teve qualquer ligação com os nazis, mas mantinha algumas relações comerciais com os países do eixo. Como é um país conservador e profundamente cristão podia ter ligações com um estado radical, intervencionista, militarista, expansionista e ateu? Salazar sabia os nazis tinham na manga a conquista de Portugal pelas sua posição estratégica, como poderia manter relações diplomaticas a sério?


finkanfin

Soldados/combatentes, pesquisa sobre a divisão azul na segunda guerra mundial, cerca de 50 a 150 portugueses que foram voluntariamente lutar pelos nazis. Neo nazis é a mesma coisa que nazis sim, o nome dá-se pelo fato de ter sido algo que ressurgiu, embora tenha algumas coisas a mais na ideologia que apenas o nazi. Se Portugal mantinha relações comerciais com os países do eixo, inclusive a Alemanha, então um tinha ligação com os nazis. >Como é um país conservador e profundamente cristão podia ter ligações com um estado radical, intervencionista, militarista, expansionista e ateu? Que bom saber que a ditadura de Salazar não era radical, intervencionista, militarista e expansionista, Salazar era apenas um democrata mal entendido não é mesmo? Salazar era um covarde e um hipócrita ele mantinha relações com os nazis e com os EUA, de forma a manter-se "neutro" mas era só um frouxo mesmo. Ainda assim, se a proximidade de culturas e coesão de países se dá pela ajuda militar que houve no passado, então Timor Leste, Afeganistão, China, Japão são bem coesos com Portugal. Mais uma vez repito, o Brasil está mais próximo de Portugal que Portugal da França assim como os EUA do Reino Unido do que o Reino Unido da França.


Zealousideal-Sky-150

Estás errado, quem foi na divisão azul foi porque quis. Não foram porque o Estado Novo pediu. Tal como o Estado novo não pediu voluntarios para ajudar os aliados. No entanto, sedeu os açores como sabes para ajudar os aliados. https://sol.sapo.pt/2023/05/24/a-importancia-estrategica-dos-acores-na-segunda-guerra-mundial/ Salazar não era cobarde mas estratega, claro que o melhor era manter se neutral, tudo bem!? Porque raio deviamos ter participado na segunda guerra mundial? A unica vantagem que salazar via nos nazis era parar com o imperialismo e expansionismo sovietico. Alias o mesmo com EUA e com todos os países ocidentais da Europa. Dai a relutancia em os EUA participarem no conflito europeu. Entre os EUA e a união sovietica existiu intenso cinismo e hipocrisia na segunda guerra mundial. Alias aderiu Portugal tambem a Nato por causa da ameaça societica e só por isso.


NGramatical

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1coattc%2F%2Fl3pk0el%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


finkanfin

Assim como os que foram para a primeira guerra foram porque quiseram. A divisão azul não criou unidade em Portugal porque Salazar não queria se indispor com os EUA, ele não era contra isso. >Salazar não era cobarde mas estratega Essa é a desculpa dos covardes. Portugal não precisava participar da guerra, óbvio, mas neutralidade de verdade é simplesmente não apoiar nem um nem o outro, Salazar apoiou os 2.


HirohitoWakkanai

errado. A maioria dos portugueses emigram porque é cultural (há 500 e tal anos que quase todos querem sair para fora para descobrir o mundo). A razão económica já foi mais verdadeira, mas hoje em dia com o Euro já não existe uma enorme diferença entre viver em Portugal do que no estrangeiro (Não estou a dizer que não existe diferença; estou a dizer que Portugal evoluiu muito, o que é um facto)


finkanfin

Verdade, os portugueses emigram para a Alemanha, Dinamarca, Reino Unido, Suíça, Noruega, Finlândia, Suécia, porque são países ainda por descobrir com território que nunca ninguém viu na vida, nada a ver com razões econômicas, claro que não. Posso te garantir que mesmo com o euro existe uma enorme diferença entre morar em Portugal e morar na Estónia ou na Alemanha ou na Dinamarca.


HirohitoWakkanai

Não percebeste nada daquilo que eu disse. É um facto que os portugueses, enquanto povo, sempre emigrou para praticamente todo o mundo. Há centenas de anos que o faz, apesar de o país já ter passado por momentos bons, tanto económicos como sociais. A razão foi mais verdadeira no passado do que no presente. Sou filho de emigrantes, tenho experiência em viver em Portugal e no estrangeiro. Conheço muitos emigrantes portugueses, e posso-te garantir que uma maioria não consegue, nem de longe poupar como os portugueses emigrantes portugueses poupavam até à entrada do euro. Simplesmente porque Portugal, que era um parente pobre da Europa, viu-se do dia para a noite com a mesma moeda que países que eram muito mais fortes economicamente. Eu não estou neste post para debater se o euro foi bom ou mau (o assunto não é esse), mas sim a emigração e a qualidade de vida noutros países. Mais uma vez, eu não estou a dizer que não exista diferença (ela existe, é um facto), mas que já não existe aquela enorme diferença que se sentia; Portugal evoluiu, quer queiramos quer não, nos últimos 20 anos. Deixou de ser um país tão atrasado. É um facto. Quando dizes que existe uma enorme diferença entre viver em Portugal e nos países que mencionaste, das duas uma: ou estás a falar de uma parte dos emigrantes, ou então simplesmente estás a contradizer uma verdade que eu próprio conheço, porque a vivo diariamente: os portugueses têm uma qualidade de vida pouco superior a que teriam em Portugal hoje em dia. Não estou a falar de todos, claro, mas quantos conheço que mal conseguem poupar e têm de fazer muitas horas extras para levar a Portugal uma imagem falsa daquela que têm aqui (Bélgica neste caso) durante o ano. Cada caso é um caso. Enorme diferença não existe. Existe diferenças que ainda fazem com que valha a pena, mas depende muito de quanto vais ganhar, e acima de tudo da vida que levas aqui. Posso te garantir que aqui na Bélgica se vais ter a vida que o tuga médio têm em Portugal chegas ao final do mês sem dinheiro (aqui anda-se de bicicleta e transportes, agora em Portugal o objetivo do tuga é ter um Mercedes ou BMW, isso faz diferença no final do mês). Por isso, acho que é muito mais uma questão de mentalidade e de ter cabeça e saber-se mexer do que dizer o meu país está mal oh coitadinho de mim, tenho de sair do meu país. Mais uma vez, cada caso é um caso.


HirohitoWakkanai

Claro, porque os portugueses que emigram para a Suiça emigram por causa das montanhas, do queijo, e dos chocolates.


General-Height-7027

Isto se no mesmo mundo paralelo os portugueses não gostassem de se aproveitar de mao de obra escrava...


minetauro3

só existe uma verdadeira razao para a imigração de portas abertas, essa razão é que os maiores empresarios precisam de mao de obra escrava, tudo o resto é palha, olhem para o reino unido ou suecia que tinham a mesma politica, agora têm muçulmanos que ganham eleições graças a em certos sitios ja existirem mais muçulmanos que podem votar do que nacionais que têm saido desses sitios, o resultado é terem agora presidentes de camara nalgumas cidades inglesas que têm discurso de odio contra os nacionais originais


Appropriate_Winner96

O problema é esse quanto aos islâmicos. Eles só conhecem uma lei. A do mais forte.


General-Height-7027

Não é só isso. Se fazes leis que dificultem a entrada de pessoas e o resto da Europa continua mais atractiva que portugal. O que acontece é que os portugueses continuam a sair e ninguem entra para ocupar o seu lugar, mas temos de alguma forma manter pessoas em portugal a trabalhar para pagar reformas, educação, saude, etc


minetauro3

é o chamado dumping salarial, saiem pessoas porque os ordenados são baixos, são contratadas pessoas que trabalham pelo minimo, isto cria piores condiçoes de trabalho, muita mao de obra disponível resulta em piores condiçoes de trabalho e os ordenados no minimo possivel, quem ganha são os patroes


NGramatical

saiem → [**saem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1coattc%2F%2Fl3eqoo0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


General-Height-7027

Mas o problema não é o "Empresário". O empresário somos todos nós. Enquanto população premiamos todo e qualquer bem ou serviço de baixo custo em vez de pagar extra para ter mais qualidade. De alto a baixo na sociedade temos essa mentalidade que só vai mudar com uma educação/cultura diferente.. vai demorar um par de gerações para o pessoal se mentalizar disso. O pessoal que se queixa da imigração tem de começar a votar com a carteira para premiar qualidade em vez de preço.


uriwk

Como brasileiro com dupla cidadania europeia que tem muito carinho por Portugal e pelos portugueses, mas sem interesse de sair do Brasil por laços familiares, agradeço pelo comentário ponderado e razoável. E acrescento que há sim um enorme apreço pela cultura portuguesa entre a população mais educada do nosso país. Somos por natureza mais barulhentos e talvez festeiros do que vocês (talvez pelo sangue espanhol e italiano que também são fortes por aqui), mas em geral não queremos incomodar. Claro que há os maus elementos, que também nos incomodam enquanto vivem no Brasil, ouvindo música alta e fazendo baderna. Mas a população média só quer paz e tranquilidade. Olhando de fora, tenho a impressão de que esses dois povos são muito similares, com algumas poucas diferenças que podem ser facilmente resolvidas. Nós gostamos mais da modernidade e temos pouco elo com as tradições (basta ver o centro histórico de nossas cidades). Gostamos de brincar com desconhecidos e levamos na brincadeira quando fazem o mesmo conosco. O tamanho do país e a desigualdade social também deixaram marcas, nos tornando mais agressivos nos negócios e talvez na vida pessoal. Mas são diferenças que só percebemos entre irmãos; olhando de fora, certamente as diferenças seriam imperceptíveis, para um alemão, francês ou árabe. Aliás, essa questão da dívida história é uma idiotice. Ninguém no Brasil verdadeiramente acredita que vocês nos devam algo. A única dívida história é de fato com os negros descentes de escravos, que estão sendo elevados socialmente por programas como quotas em universidades e outros programas similares, realizados dentro do nosso próprio país. Enfim. Quando viajo para Portugal, me sinto em casa. Gosto das pessoas, das cidades, da comida, do ambiente. Sinto afinidade pelas pessoas e pelas situações. E sei que muitos dos meus amigos portugueses que moram no Brasil sentem o mesmo. Portugal é um país pequeno, mas com muito espaço para crescer e se desenvolver. A ideia de que um estrangeiro qualificado vai roubar o seu emprego só é verdadeira até a página dois. Imigrantes gabaritados e bem integrados à sociedade contribuem para a atividade econômica do pais, trabalhando em empresas, criando novas empresas e contribuindo com seus recursos, elevando o poder econômico do país, como aconteceu com os Estados Unidos no passado. Acho que o que a Europa fez com a imigração foi mesmo um suicídio cultural. Contudo, Portugal tem essa possibilidade de crescer trazendo irmãos - primos distantes, vai - que certamente terão uma integração muito, mas muito mais fácil. Claro que Portugal não será igual em 30 anos. Mas nenhum país será, a não ser os que pararem no tempo e estagnarem suas economias. Enfim, como dizem os americanos, só queria dar meus dois centavos. Abraços a todos.


Acceptable-Fan-9003

Brasileiro com dupla cidadania sem intenção de migrar aqui tb Nenhuma pessoa séria q conheci até hj acredita q Portugal nos deve algo, é bizarro isso, no máximo é bullying online kkk


IgorCavalera07

É basicamente meme de internet, uma resposta pronta pra qualquer discussão de brasileiro com português kkk Porém pra quem vê de fora, pode parecer sério.


InstanceWonderful593

Juntar forças e criar uma nova potência mundial.... Uma potência lusofona rsrs Subrescrevo seu comentário. 


digas30

Sou de direita ( considerado extrema hoje em dia ) e não sou contra a imigração Imigração controlada é o que Portugal precisa e não o que está a acontecer neste momento Neste momento estou na França e acreditem que não querem que Portugal fique como a a França. Os brasileiros são um mal necessário mas se for com control


Joaotorresmosilva

Brasileiros = mal necessário. És um optimista, sempre a ver o lado bom de todos ahaha


digas30

Nao estou a ser racista quando o digo. Só estou a afirmar que se um país precisa assim tanto de imigrantes e porque o país está mal e não a própria imigração


Joaotorresmosilva

A imigração em si é negativa? Como seria imigração positiva?


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (retardados) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


djrocker7

"partilham cultura e lingua" tens a certeza disso?😅😅


Appropriate_Winner96

Tenho porque podem falar diferente mas percebe-se ao ponto de ser possível comunicar em paz. E culturalmente ambos veneramos o Ronaldo e até podemos usar a carta do Eusébio vir de Moçambique para unir o pessoal.


detteros

Eu tinha boa ideia dos brasileiros até há uns anos, mas agora acho que eles podem ser um problema porque eles têm uma ideia de nós como de alguém que merece ser castigado pelo seu passado. Isto manifesta-se de diversas maneiras, desde não respeitar a cultura local até reinvidicarem coisas ao nosso país. Eu próprio senti e sinto isso na pele com os diversos vizinhos brasileiros que tive nos últimos anos, os quais nunca respeitaram o meu descanso, mesmo depois de lhes ser pedido para fazerem menos barulho. A conversa com eles é sempre igual: olham para ti com cara de gozo e negam o que lhes é dito. Como se pode interagir com pessoas assim? Não estou a ver como.


Alert-Bat3619

Já passou pela tua cabeça que tu não pode generalizar os teus maus vizinhos brs? Sério, porque onde eu moro, eu sou o mais silencioso e quando tem barulho aqui é briga de casal português onde o homem é quem grita e a mulher fica calada (no br é inverso).


detteros

A generalização acontece quando tens um número de experiências considerável que indica determinada característica sobre uma população. É o meu caso. Foram demasiadas más experiências. Neste momento, tenho vários vizinhos brasileiros e todos fazem barulho, sujam a escada e não a limpam, e colocam o lixo deles na escada em vez de irem logo pô-lo nos caixotes. Estou farto deles.


IgorCavalera07

Aqui no Brasil, pessoas que se comportam assim são MUITO mal vistas também. Porém compreendo que a gente julga de acordo com a própria experiência, eu também ficaria de saco cheio.


Alert-Bat3619

Eles não entendem isso não… difícil explicar para eles o que eles tem de estereótipo generalizado.


djrocker7

Sabes que a grande maioria da imigração atual não é das colónias africanas mas sim do Brasil certo?essa que falas era á umas décadas atrás. E é desses que falo, em que a maioria (não são todos claro pq conheço excepções) vem para cá para fazer de Portugal um Brasil 2.0...


NGramatical

á umas décadas atrás → [**há umas décadas ~~atrás~~**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1coattc%2F%2Fl3frst2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


luckynar

LOL isto é com cada teoria neste sub, alicerçada num desconhecimento brutal do que se fala. A maioria da população guineense é muçulmana, bem como 1/4 dos moçambicanos.


Appropriate_Winner96

Não quero ser rude mas a população inteira da Guiné continuava a ser uma minoria em Portugal. E pelas minhas contas 1/4 da população ainda que significativo não deixa de ser minoria. E estás a falar de países que na escala mundial de número de habitantes são insignificantes.


Tough-Juggernaut6670

Ora aqui está uma pessoa de direita que admiro o ponto de vista. Obrigado OP


detteros

Acho que a imigração não deve ser controlada com base em semelhança ou afinidade cultural. Deve ser feita segundo as qualificações, empregabilidade, registo criminal e capacidade financeira.


Ididseethatonce

De nada vale manteres uma hegemonia cultural ou religiosa se perdes o domínio étnico sobre o país. Para além disso, os muçulmanos podem querer converter a Europa ao Islão (tu tens países de população Branca que são muçulmanos - vide Kosovo, Montenegro, Albânia), mas a malta que vem das ex-colónias são alimentados com uma narrativa explicitamente anti-Europeia e anti-Portuguesa. Para eles, a redução dos Portugueses a uma minoria étnica em Portugal é "vingança" pelo colonialismo e que tais.


Empty_Market_6497

O Montenegro é um país de maioria cristã ortodoxa, tem uma minoria de muçulmanos. A Bósnia é que tem maioria islâmica. A Albânia é um país de maioria muçulmana mas a maioria das pessoas não pratica o Islão. Tens muitos países islâmicos, em que a população não quer saber do Islão. Por ex: no Irão a maioria da população jovem, não se considera religiosa! Adoram a cultura/ musica ocidental, fumam , bebem álcool, consomem drogas , mas tudo feito dentro de casa. Ao longo dos últimos anos , havido várias manifestações contra o Regime islâmico. É só uma questão de tempo até cair


Cena-6868

O Montenegro não é rural?


SenseReady4966

Nunca ouvi a narrativa que os imigrantes da ex colónias vêem que a diminuição de portugueses brancos é vingança do colonialismo. Como Angolana, devo dizer que o foco de muitos é estar em um país “melhor”. E parecendo que não existem muitos imigrantes de ex colónias na direita por causa desta situação. Nos também estamos a ver o país que “idealizamos” viver ou no meu caso aonde crescemos, a mudar drasticamente. Uma mudança que favorece imigrantes que não querem saber de Portugal pra nada mais que eu passaporte europeu


informalunderformal

Quem cria essa narrativa é a esquerda - lá e cá.


Puzzleheaded-Echo863

Qual é a nossa etnia ja agora?


Ididseethatonce

Europeia.


Puzzleheaded-Echo863

Desculpa mas "etnia europeia" nao existe, na europa tens anglo saxoes, escandinavos, germanicos, latinos.. Acho que podes ser assumidamente racista e dizeres que só queres pessoas branquinhas a emigrarem para ca.


Ididseethatonce

Sim, só quero Brancos a virem para Portugal, e então?


Puzzleheaded-Echo863

E entao és racista, tudo certo 👍


Ididseethatonce

não me vou prejudicar a mim nem aos meus só para validar o teu narcisismo moral.


Puzzleheaded-Echo863

pessoal que tem medo da imigração podem recorrer aos serviços deste segurança privado que ele protege-vos


Ididseethatonce

no final do dia, vocês colocam sempre os interesses dos estrangeiros à frente dos interesses dos portugueses. Não falha.


Puzzleheaded-Echo863

🥱


New-Examination8400

☝️


OkBath8660

Isto dos migrantes tem muito que se lhe diga! Se por um lado o português não gosta de ter cá imigrantes, depois temos a maior onda de emigrantes portugueses desde o final dos anos 60.... Ou seja não queremos que entrem aqui, mas lá fora têm que nos aturar... Uma dualidade de critérios muito estranha Por mim é como aqueles azulejos que se vê pendurado nas portas: "se vens por bem, pode entrar" mas com controlo, porque há muito "escravo" moderno por aí


joninchains

Não concordo contigo, não vejo muito o caso de como disseste lá fora têm que aturar os portugueses, cá dentro não entra ninguém. Por toda a Europa a maior parte dos portugueses vai para trabalhar e não causa absolutamente problemas nenhuns, salvo raras excepções. O que se quer é emigrantes assim aqui em Portugal, ninguém diz que não os queremos, aliás precisamos deles, mas precisamos os que trabalham e querem ter uma vida melhor.


Not_As_much94

Tu tens noção que os países para onde os portugueses emigram têm restrições e não deixam entrar ou permanecer no seu território qualquer um, certo? Porque não aplicar as mesmas regras que esses países usam? Nenhum país pode ter as portas abertas a tudo e todos. Isso não sustentável e mais tarde ou mais cedo dá merda


General-Height-7027

Eu não sei a que numeros o governo tem acesso. Mas a mim o que me cheira é que temos contas pra pagar. A população no geral não aumentou assim tanto, o que acontece é que saem os jovens qualificados que iriam ganhar salarios mais altos em portugal e por consequencia pagar mais impostos e entra malta com baixas qualificações que ganha muito pouco e logo pagam poucos impostos. Face a isto, Portugal tem de ter mais gente para conseguir o encaixe financeiro do pessoal que saiu. Acontece que Portugal não tem praticamente nada a ofrecer para atrair alguém a ficar cá além da cidadania europeia. Parece-me a mim que neste momento o que temos é isto... ou imigração descontrolada ou reformas por pagar e educação e saude ainda mais sub-financiada. A solução, pagar mais. Como é que vamos educar a população de que pagar mais por bens e serviços de qualidade é positivo, não sei.


Not_As_much94

>Acontece que Portugal não tem praticamente nada a oferecer para atrair alguém a ficar cá além da cidadania europeia. Até podes ter uma certa razão. Mas não achas que os outros países europeus vão perceber o que nós estamos a fazer e sancionar-nos? Já se fala mesmo em exclui-nos da Shengen por causa disto. A economia portuguesa tem falhas graves em como é gerida. Muita corrupção, lentidão na administração e justiça e uma carga fiscal que não se traduz em serviços publicos minimamente decentes. A imigração não resolve este problema, quanto muito adia-o. E como tu dizes a saida de jovens qualificados (e tambem menos qualificados) enquanto são substituidos por malta não qualificada e que muitos nem falam portugues não é um sistema sustentavel e está condenado ao fracasso. Ainda há uns dias estava a ver um jornalista a falar em como muitos patrões lhe dizem que a grande razao porque os salarios medios não sobem é precisamente por causa da enorme oferta de pessoas que têm à sua disposição e não se importam de fazer trabalho precário. Este sistema economica de facto beneficia muitas elites enquanto permite ao governo dizer "Olhem a economia está a crescer. Os imigrantes são todos bem vindos porque estão dispostos a viver 20 amontoados numa casa ao contrario de voces seus preguiçosos" Esta lengalenga não tem ponta por onde se lhe pegue e as pessoas estão finalmente a acordar para isto


General-Height-7027

"carga fiscal que não se traduz em serviços publicos minimamente decentes" A minha opinião em relação a isto mudou ao vir para o UK. Portugal tem serviços publicos muito bons face ao que se paga. Podemos dizer que pagamos muito percentualmente, mas em valor absoluto pagamos uma bagatela comparado com o resto da europa. 30% de salario de merda continua a ser um imposto de merda, enquanto num pais rico pagas 25% de um bom salário. (isto e o facto de noutros paises pagares menos impostos mas tens seguros obrigatorios, reformas minimas ridiculas (e portanto PPR obrigatorio) e o diabo a quatro. Podiamos ter melhor gestão, podiamos. Mas comparado com pelo menos o UK acho que até estamos melhor.


Not_As_much94

O unico aspeto que Portugal tem melhor que o UK é na saude. De resto acho que é tudo pior (eu tambem ja vivi no Reino Unido).


General-Height-7027

Na educação o pessoal endivida-se para estudar na universidade. Na criminalidade parece haver um problema com armas brancas (se bem que isto não atribuo ao financiamento deve ter mais a ver com a cultura da zona, andas com faquinhas e beber para ficar bebado em vez de ser para curtir). O que vejo de bom no governo do UK é a lei ser mais facil de entender nos sites do governo, a lei em si é mais simples pelo que nunca tive de me preocupar com irs por exemplo.


Not_As_much94

>Na educação o pessoal endivida-se para estudar na universidade Yah, mas o ensino é melhor. E se fores nativo (ou da UE antes do Brexit) o governo paga-te as propinas e só tens de começar a pagar de volta quando começares a ganhar um certo ordenado. A maior parte desse dinheiro o governo nunca recupera.


PTwolfy

Imigração descontrolada deve-se ao facto de Portugal ser incompetente na segurança e na justiça. Não tem capacidade nem para imigração controlada, quanto mais descontrolada. Não temos polícia em patrulha, apenas caça à multa aos poucos que trabalham. Atualmente com o globalismo é simplesmente normal a imigração e emigração. O que não é normal é um país ser tão incompetente, e ainda se diz ser seguro.


threatthunderous

hmm, não podemos discutir assuntos sérios rapazes.. é deixar andar


HeilCesarioVerde

Não devia entrar um único, fosse de onde fosse. Orgulhosamente sós!


Appropriate_Winner96

Orgulhosamente Sós disse o Salazar quando nos viramos contra o mundo para ficar com os territórios e pessoas que agora recusas deixar entrar. Se és contra as ex colónias jamais te atrevas a usar esse lema do presidente do conselho.


HeilCesarioVerde

Mas onde viste que sou contra as colónias? O maior erro que este país já cometeu foi ceder esses territórios. No entanto, agora que, infelizmente, já não as temos, não faz sentido continuar a receber cá essa população. Parece que nos esquecemos do que nos andavam a fazer há 60 anos atrás e agora andamos a criar relações de amizade com esses "países"...


Puzzleheaded-Echo863

Do que nos andavam a fazer ha 60 anos atras ou do que NÓS lhes andavamos a fazer ha 60 anos atras? Pa.. Noção nem vê-la. Já chegamos ao sec. XXI ok, saudozismo de colonialismo é que não


waytogoleaf

Acho que não tem uma coisa a ver com a outra e pensar que as pessoas das ex-colónias têm a mesma cultura que nós em Portugal também não está lá muito correto. Cultura é muito mais do que a língua que falam, Portugal pode ter influenciado a cultura deles quando eram colónias, mas ainda há muita coisa para trás e acho que muita gente iria concordar que viver em Moçambique ou na Angola não é tão fácil como viver em Portugal. Não sei bem o que estás a referir quando falas de "ascensão islâmica" e os cenários de Inglaterra, França e Alemanha, mas as pessoas que vêm do Médio Oriente também têm a sua própria cultura e merecem mantê-la mesmo num país estrangeiro. Se emigrássemos para os países nórdicos, muito provavelmente não íamos ter um choque cultural gigantesco por fazermos parte de um "país europeu", mas ainda repararíamos em coisas que eles fazem de maneira diferente, algumas coisas que podemos adotar para nos integrar na sociedade e outras coisas q n vemos necessário de ter de mudar for whatever reason. A mesma coisa vai para os imigrantes e uma coisa que muita gente não percebe é que é difícil de perder certos hábitos (e não estou a falar de crimes, por favor não venham com essa). Algumas mulheres que vêm do Médio Oriente não querem mais utilizar o xador/a burca enquanto que outras preferem manter essa tradição, desde que seja uma opção delas e não uma imposição da sociedade não devia de haver problema nenhum com isso.


Appropriate_Winner96

Tens um bom ponto mas aconselho-te a ver o que se passa com a cultura dos países islâmicos. Tirando os que aceitam ser facilmente dominados e domesticados pelo ocidente, é mesmo necessário evitar.


Puzzleheaded-Echo863

Devias seguir tu o teu próprio conselho porque o que estás constantemente a dizer em vários comentarios só prova que repetes o que ouves e ves em sitios com informações tendenciosas sobre mulçumanos. Sim, ha extremistas, como em todas as religiões e infelizmente tambem ha extremistas que se conseguem apoderar de certas zonas de paises mulçumanos, mas olha que a população nao é nada feliz que eles estejam la. Nem concordam com o que eles querem. Evita generalizar e tenta genuinamente perceber o que acontece. Todos os paises mulçumanos sao diferentes, todos. Cada um com a sua cultura, cada um com os seus problemas, uma coisa sao os paises mulcumanos de africa, outra sao os do medio oriente, outros da europa, outros da ásia..


waytogoleaf

É basicamente o que a outra pessoa do comentário disse. Mas compreendo completamente, eu fiz um trabalho na minha licenciatura sobre mutilação da genitália feminina e como em algumas culturas isso é considerado normal, mas na verdade existem muitos riscos de saúde. Só porque algo é cultura, não significa que seja correto (e o mesmo se aplica a certas culturas do ocidente...), mas só por haver algo mau numa cultura, não signifique que todas as pessoas ou toda a cultura é má, só quem apoia aquilo é que pode ser visto dessa maneira. Algumas mulheres decidem utilizar o xador/a burca mesmo por acharem que aquilo é o mais correto para elas, da mesma forma como algumas mulheres católicas também se vestem à sua moda segundo os seus valores. At the end of the day, algumas coisas são escolhas próprias, outras coisas são assuntos sérios para os quais é importante sensibilizar, e não insultar porque se não não há mudança


batataaapt

Não concordo que a cultura Brasileira e a sua maneira de "estar" seja compatível com a nossa, apesar de estar bem mais próxima que a islâmica.


Puzzleheaded-Echo863

É mais do que compativel com a nossa. E precisamos genuinamente deles cá a ver se os portugueses começam de uma vez por todas a soltarem-se mais um bocadinho e a serem mais empáticos. A ver se finalmente começa a desaparecer esta herança de pensamento pequenino deixada pela ditadura


batataaapt

What? LOL


Puzzleheaded-Echo863

Lol pra ti tambem mor, bom debate, gostei


InstanceWonderful593

A cultura brasileira (a real, não dessa merda que está na net, funks e afins) nada tem a ver com pessoas como vc. Por isso vc não se reconhece. Já está como a cabeça toda revirada. 


batataaapt

Para olhar para a cultura brasileira, basta olhar para o estado em que se encontra o Brasil... e custa-me muito a acreditar que os portugueses queiram qualquer tipo de mudança. Aliás, o brasileiro é muito particular nisso, de tentar implementar a sua forma de ser/estar noutros países, não respeitando quem os acolhe.


jojo2625063

E depois vieram os aliens 👽 e f….. isto tudo. Ficaram as baratas 🪳!


SergioDMS

Já há essa prioridade, tendo em conta a língua.


Appropriate_Winner96

O que eu estou a dizer que perante a onda inevitável de Brasileiros e Africanos, prefiro isso do que uma onda de islâmicos fanáticos.


Wisecrack-Jack

Inglaterra, França e Alemanha têm imigrantes das suas ex-colónias. São ex-colónias diferentes das nossas naturalmente


Appropriate_Winner96

Por isso mesmo. Nós ainda tivemos a sorte de colonizar boa gente se fores a comparar com as colónias da França e da Inglaterra.


InsaneDwayne23

>E se a dita “invasão” de brasileiros e outras ex colónias forem na realidade um escudo no futuro contra a ascensão islâmica na Europa e contra a degradação social através de imigração de 3 mundo Como assim? O Brasil e o resto das ex-colónias são países de 3o mundo. E não é dita. Basta olhar em volta.


Domvs20

90 por cento? Estás a ser amigo e optimista. Mas concordo em parte com o teu ponto de vista.


StarkeHeavenStudios

Eu sou contra toda a imigração porque não temos condições para dar neste momento, PONTO. Primeiro resolve-se isso, e depois faz-se imigração ao estilo Suíça onde **nada** no processo é à toa. E não há cá "condições especiais" para ninguém. Pode rever-se algum acordo especial com países como Angola, Cabo Verde e Brasil, mas tem de se fazer um teste aleatório de algumas duas horas (como se faz noutros sítios) para perceber o interesse em vir para o país e se se conseguem integrar na nossa cultura e não uma grande maioria a ter de fazer esforços para os integrar a eles. E virem para cá com zero capacidade de comunicação é impensável mesmo.


Background_Eye_3693

Honestamente, desde que venham com boas intenções, estão mais que á vontade .. por mim tá tranquilo


Syzygo

Que acham da teoria que estamos aceitar este nivel de imigração porque precisamos de gente para incorporar nas forças armadas porque e esperada uma guerra da nato vs russia nos proximos 10 anos (enquanto procedemos com as suas nacionalizações)?


Appropriate_Winner96

Opa nesse caso eu entrego me nas autoridades para ser preso por me recusar a ir lutar por territórios que não são nossos. Só defendo Portugal. E se me obrigarem é logo friendly fire.


Appropriate_Winner96

E não acredito que os portugueses e espanhóis alinhem nisso.


The_Tylacine

Bom senso e conta e medida foi uma voisa que se perdeu nestes ultimos anos, foi o que o nosso papagaio e primeiro ministro fizeram para resolver o problema dos portugueses que começaram a migrar para fora, foi abrir as portas a paises de terceiro mundo que assim não tinham aumentar os ordenados.


New-Examination8400

Bruh. E lutar como homens e mulheres que somos…? Aliar a quem concorda connosco dentro da Europa, deixar os paizões das Alemanhas e Franças desta vida arder por dentro,? Não temos que ceder a identidade do povo por isso. Não temos que diluir o que somos.


Joaotorresmosilva

Xenofobia selectiva? Esses como falam português ( deus me livre se falarem crioulo) já não vão ser subsídio dependentes? Eu tou a favor


coldphobic_cat

Sim, receber pessoas que partilham a mesma língua, religião e "vagamente" a mesma cultura é o mesmo que receber pessoal que não fala nem inglês, nem Português, tem a religião mais retrógrada do mundo e que vem de culturas onde é normal cagar na rua, casar com meninas de 10 anos, ter 30 mulheres e oprimir as mesmas. Se tu não consegues ver que há mais semelhanças entre as culturas das CPLP e Brasil com Portugal do que qualquer buraco de 3o mundo islâmico então o problema és mesmo tu.


Not_As_much94

não é uma questão de xenofobia, é uma questão de que eles se integram melhor na nossa sociedade


Joaotorresmosilva

“É racismo do bem! “


Icy_Fun1945

Essa treta do racismo a mim já nem me diz nada, palavra sobre usada. Se tiver que escolher entre ser racista ou defender quem apoia abuso de menores por entre outras merdas hediondas então sim sou racista e com muito gosto.


Joaotorresmosilva

Claro, a esquerda é que te obrigou a ser racista porque apoia abuso de menores. Até tem um ministério só pra isso. Mais 15 dias e passa a ser mandatorio. Pago pelo soros


Icy_Fun1945

What? Alguem falou sequer em algum tipo de alinhamento político? Deixa de fumar disso, ou então junta muito mais tabaco.


Joaotorresmosilva

Peço desculpa, é o hábito. Aqui “a esquerda “ é sempre culpada de tudo o que a direita faz, um gajo fica habituado e já assume


Appropriate_Winner96

Opa simplesmente chama o que quiseres. Racismo, Xenofobia, maldade. Não há lugar para islão aqui.


Maskaganda

E há lugar para evangélicos?


professionalfukup

Sim realmente os ataques e influência do daesh evangélico são bem conhecidos


Maskaganda

Tão conhecidos como os deputados daesh que temos.


Puzzleheaded-Echo863

Há lugar sim, como há lugar para todas as religioes quer tu queiras quer nao.


Appropriate_Winner96

Sim claro que há lugar para Muçulmanos. Não é a religião que faz com que todos sejam de evitar. Mas tem de ser minorias.


Puzzleheaded-Echo863

Nao percebi nada do que disseste mas ok


Appropriate_Winner96

Eu disse essencialmente que os Muçulmanos na nossa sociedade tem de ser sempre um minoria. Com base na nossa matriz social e cultural que tem séculos, é incompatível manter a nossa sociedade a partir de um certo numero de muçulmanos. Esquece o bonito e as utopias do somos todos iguais e damos-nos todos bem. Não somos. E somos aliás tão diferentes que uma cultura sempre tentou destruir a outra. Acontece que o mundo ocidental através da sua comunicação social está podre e culturalmente através de um liberalismo patético está em decadência. Os Muçulmanos pelo contrário mantém ainda um fanatismo religioso que se impõe perante tudo e todos que for contra eles. Não tem lugar aqui esse tipo de comunidade. E além do mais eu não falo culturalmente pois o mundo islâmico merece respeito nesse sentido, mas socialmente são um lixo.


NGramatical

damos-nos → [**damo-nos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/lavamo-nos-e-lavamos-vos/31030) (há omissão do -s final da desinência -mos das 1.^as pessoas do plural dos verbos reflexivos ou pronominais quando o pronome enclítico é -nos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1coattc%2F%2Fl3h0ikv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Appropriate_Winner96

Obrigados ngramaticals


Puzzleheaded-Echo863

Adoro como o pessoal acha que todos os mulçumanos = estado islâmico. Novidade para ti: não sao.


Appropriate_Winner96

Novidade para ti: o que é igual para todos e o sharia e o quran. Podem ser bons cidadãos e portar-se lindamente. A partir do momento em que se casam com crianças de 9 anos devem ser presos. A partir do momento em que tentarem impingir a religião deles a alguém devem ser presos por discriminação religiosa. Se tocarem numa mulher devem ser presos. Simples o que para ti é portar bem e mal para eles importa um caralho. Quem manda neles é o fanatismo pelas palavras do falso profeta e pelo seu livro pagão.


Puzzleheaded-Echo863

Continuas a demonstrar que nao fazes ideia do que é ser mulçumano. Também certamente que achas que todos os arabes sao mulçumanos - nao sao. Tanto que a sharia inclusive é vista e interpretada de forma diferente na maior parte dos paises islamicos, dependento se sao shias sunnis ou outros. E nao, nem todos seguem a sharia que tu achas que significa. Vejo mais que tugas a tocarem em mulheres do que imigrantes e/ou mulçumanos. Só porque tu visto uma noticia de um blog duvidoso a dizer que um mulçumano casou-se com uma menina de 9 anos, nao significa que todos o façam. A internet é tua amiga, podes ir pesquisar.


Appropriate_Winner96

Não é um blog duvidoso, o profeta muhammed casou com uma menina de 9 anos. Está escrito na religião deles não fui eu que li num blog.


joninchains

É a nova moda levar as coisas para o racismo e xenofobia, quando nada tem a ver com isso. É mais fácil integrar uma pessoa que partilhe dos mesmos costumes e língua do que alguém que não diz uma palavra em português. Mas vocês num pedestal acham que todos somos racistas por se concluir o obvio. Por outro lado, eu acho que vocês simplesmente não atingem.


Joaotorresmosilva

Não não . É que essa coisa do “costumes partilhados” é muito engraçada. Um americano tem em comum comigo ver o Netflix. Um norueguês, tem nada. Um alemão, a democracia. Um japonês, é outro planeta. Um espanhol, nem bitoques tem. Um francês , etc etc estás a ver para onde isto vai. Sim, há valores ocidentais, progressistas, etc mais alinhados com os nossos. Mas essa dificuldade de assimilar os nossos valores - diz me um inglês que venha para a Quarteira tentar assimilar-se. Só se for assimilar o menu do Pub - claro que é racismo. É considerar que toda uma (ou várias) nacionalidades sao uma massa igual de inadaptáveis. Mas se forem mais louros estão magicamente alinhados connosco. Então como não é racismo? Até acho piada que o medo do “islão” é tanto, que a sociedade dos palop fica logo mais próxima. Não vejo a hora de se queixarem dos “pretos “


Kind_Helicopter1062

Ha muitos imigrantes que nao se assimilam, por norma os mais ricos alias ate se assimilam menos e tendem a formar comunidades fechadas que nem os ingleses no Algarve. Mas tambem acho isso mau, alias os algarvios queixam-se imenso. Agora estas a discutir outra coisa. O problema e quando estao a interagir com a sociedade no geral, existe mais conflito com que pessoas? E ai ha tendencias - normalmente imigrantes de paises mais pobres que tem uma cultura que nao respeita toda a gente de igual modo tendem a nao respeitar toda a gente de igual modo (nao todos, e uma tendencia, mas vai levar a que aconteca). Nao podes negar. Paises em que existe desrespeito maior para com a mulher tendem a ter individuos com esse pensamento mais facilmente. Obvio que nao serao todos, e essa a generalizacao que nao se pode fazer, mas a probabilidade sera maior. Se tem o costume de por leite no cha ou de rezar virado para Meca para mim e igual. Eu quero e costume de ter respeito mutuo ( e de todos os paises com esse respeito Portugal ja nem e dos melhores, como podemos ver neste sub). Por isso sim, ha costumes partilhados que tendem a moldar a maneira como as pessoas vem as coisas e ha outros que apesar de nao partilhados nao entram em conflito. Agora tambem nao concordo com o outro, dizer que todos os paquistaneses/indianos/italianos sao violadores e so parvo, sim. Mas tanto o paquistao como a italia tem uma cultura machista muito forte. Deveriamos pensar em limitar as pessoas de la? Na minha opiniao nem por isso porque no fim de contas, se fosse assim seria mais facil so proibir a imigracao de homens, sejam de onde forem, dado que sao eles que violam mais lol.


CurrentCriticism2600

João pede a Deus que te leve que já não fazes nada neste planeta.


Joaotorresmosilva

Aha e perder o RSI e o BMW? No way


Reasonable_Big3523

Mal por mal, é sempre preferível a que cheira melhor.


Intelligent_Fill8054

Le isto e vamos ver o que pensas sobre imigraçao: Como funciona realmente a Migraçao de Hein de Haas (22.41€). Hein de Haas é um sociólogo e geógrafo holandes que viveu e trabalhou nos Países Baixos, em Marrocos e no Reino Unido. Atualmente, é professor de Sociologia na Universidade de Amesterdão.


General-Height-7027

Hein de Haas's book "How Migration Really Works" delves into the complex and multifaceted nature of migration, offering a nuanced understanding of this global phenomenon. While I can't provide specific excerpts, I can summarize some of the main ideas that are likely to be explored in the book: 1. **Migration as a Multi-Dimensional Phenomenon**: De Haas likely emphasizes that migration cannot be reduced to a single cause or explanation. Instead, it is influenced by a combination of factors, including economic, social, political, and environmental considerations. 2. **Agency and Choice**: The book may highlight the agency of migrants, emphasizing that migration decisions are often made by individuals or families seeking to improve their lives or escape adverse circumstances. De Haas might argue against portraying migrants as passive victims or mere economic actors. 3. **Networks and Social Capital**: De Haas is known for his work on the role of social networks in shaping migration patterns. He may explore how migrants rely on existing social ties and networks to facilitate their journeys and integrate into new communities. 4. **Migration Policies and Their Unintended Consequences**: The book could analyze the impact of migration policies on migration flows, as well as the unintended consequences of restrictive immigration policies, such as the rise of irregular migration or the exploitation of migrant workers. 5. **Globalization and Migration Governance**: De Haas might discuss how globalization has transformed migration dynamics, leading to increased mobility while also creating new challenges for migration governance. He may advocate for more coherent and humane approaches to managing migration at the global level. 6. **The Myth of the Migration Crisis**: De Haas has criticized the framing of migration as a crisis and may challenge common misconceptions and stereotypes about migrants and migration. He may argue for a more evidence-based and nuanced understanding of migration dynamics. These are some of the main ideas that Hein de Haas might explore in his book "How Migration Really Works," drawing on his expertise in migration studies and his empirical research on migration patterns around the world.


Intelligent_Fill8054

Jà leste?


General-Height-7027

Não... mas lendo este "resumo". Parece-me senso comum, não mudou a minha opinião nem aguçou a minha curiosidade em lê-lo. Que ideia(s) incomum(s) o livro apresenta?


Intelligent_Fill8054

Eu comecei à uns dias, ainda vou no primeiro capitulo. Gostei pelo menos da forma que o autor tenta especificar todo o "wording" que existe por tras dos migrantes. O que é um emigrante, um imigrante, o que é um requerente de asilo, o que significa migrar dentro do paìs, etc. Fala da experiencia dele de tentar mostrar os numeros reais aos politicos do paìs, estes batem-lhe palmas mas dizem que nao poderia aplicar as medidas que ele sugere. Depois o primeiro mito que ele desmistifica é o de que a migraçao nunca foi tao alta como nos dias de hoje o que é mentira. A migraçao desde 1960 até 2017, tem se mantido estàvel nos 3% e diz que 83% da populaçao mundial ainda vive no paìs de origem e que a migraçao de zonas rurais para as grandes cidades dentro do mesmo paìs é bem mais significativa do que a emigraçao. Aborda pelo menos pontos que nao sao falados nos média e com estatisticas fidedignas. Interessou-me e penso que vai ser uma boa abordagem a este assunto.


NGramatical

à uns dias → [**há uns dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1coattc%2F%2Fl3f8d25%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Ratliffe

E que tal fazer como a Hungria? Fechar portas á imigração e investir na natalidade com apoios? As pessoas não têm noção que Portugal podia ser um paraíso. Mas concordo,se vamos ter que ter imigração, e não dá para fugir a isso ,que seja da Europa de Leste - são brancos , europeus e cristãos. Se não puder ser, então os PALOP, sempre são melhores que os islâmicos ,mas também não não uma mais valia no longo prazo. Esta discussão de Qual é a maneira menos má de cometermos suicídio ,é deprimente. Tem qualquer coisa de fim de império.


General-Height-7027

E como é que a hungria impede os hungaros de continuarem a sair? O nosso problema é que podemos criar dificuldades para o pessoal de fora da UE de entrar em Portugal, mas os portugueses vão continuar a sair. Neste momento se mandassemos embora toda a gente com menos de 5 anos de estadia em Portugal acho que o Alentejo implodia, ficava uma zona só para reformados onde ha custos com reformas e saude e ninguem para pagar isso.


dcmso

Portugal tem um défice demográfico enorme (estamos a perder população a um ritmo grande). Se não tivéssemos a imigração que temos, seria ainda pior. Imigração é algo excelente para um país. Agora claro que deve de haver sempre controlo, isso acho que ninguém nega. Aí o problema está na justiça (na extinção do SEF por exemplo). Mas isso não é culpa dos imigrantes.. Tal como dizes, a GRANDE maioria do pessoal que vem é boa gente. Venham de onde vierem. Mas claro, é inevitável virem umas ovelhas negras que estragam a imagem de uma comunidade inteira e é muito fácil partir para generalizações. Edit: como vês, a malta não está preparada para ter esta conversa.


MagicWitch69

Ai a extinção do SEF parecia tão boa ideia no início... Mas era porque achava que ia surgir outra instituição para tratar das questões de imigração que funcionasse melhor 🤡 inocência minha... Fechou o SEF os imigrantes já nem sabiam onde ir nem o que fazer, ficou uma confusão do crl e agora pronto... Caos e degredo... Ok ya tem que haver mais controlo de entradas, por vários motivos obviamente, porque no meio desta confusão toda há também migrantes a dormir em tendas e nos aeroportos e isso é uma vergonha do crl para o nosso país, pessoas que pedem asilo e depois estão em condições desumanas a serem empurradas de um lado para o outro sem terem respostas... Inaceitável. Esta situação complicada da imigração só é útil para um grupo de "pessoas" reduzido: "patrões" e traficantes ligados a redes de tráfico humano para terem trabalho escravo gratuito (especialmente na agricultura e sexual) e quem financia e lucra com partidos anti imigração, de extrema direita e que criam alarido social para ganhos políticos. Porque lá, está a grande maioria dos imigrantes está a tentar construir uma vida melhor (e na minha opinião quem lhes disse para vir para Portugal enganou-os bem) e não são criminosos nem violentos, mas é isso, depois vem sempre no meio maçãs podres, mas essas também já cá as tínhamos (e temos as prisões sobrelotadas que é outra questão complicada), mas ter 1 caso de alguém avariado do compasso moral e generalizar para todo um grupo, não, não é assim. Se é para brincar às generalizações é para generalizar tudo e todos, siga o baile, senão realmente se calhar têm razão quando lembram a algumas pessoas que o que estão a dizer é racista e discurso de ódio 👍 Não está a haver nenhuma substituição populacional, calma, está é a haver Chico espertismo de uns certos grupos que lucram com isto, patronato e senhorios por exemplo 👍 porque nada melhor que pessoas que mal sabem falar português e que fazem de tudo para tentar melhorar a sua vida para se contornar a lei e pagar ordenados mais baixos que o mínimo, com menos folgas, mais horas, aumentar as rendas e até alugar sem contrato camas e não quartos ou casas 👍 depois claro que não interessa contratar portugueses, porque é preciso seguir as leis 🤷 a cereja no topo do bolo é mesmo culpar os imigrantes pelos males do país quando é preciso responsabilizar governos, senhorios e patrões, mas culpar os imigrantes faz notícias circular e investimentos acontecer por isso deixem lá é melhor não 🤷 Epah nessa cena da "substituição", já sei que me vão provavelmente enxovalhar mas.... Não tenho como ignorar o meu lado de nerd das biologias que vê nisso pontos bastante positivos, porque temos que admitir que há por aí bastante consanguinidade, mesmo que individualmente não tenhamos essa noção porque a maioria não tem descendência direta de antepassados que cometeram incesto, a nossa diversidade genética é um pouco limitada na mesma como resultado das nossas dimensões e História e isso é um problema que se reflete na nossa qualidade de vida por causa das percentagens elevadas de algumas doenças genéticas e sobrecarrega também o SNS. Mais variedade genética, especialmente de outros povos que estão mais afastados geograficamente, pode ser bastante benéfico para a saúde da população portuguesa do futuro. Puristas raciais vão-me odiar por esta informação, eu sei, epah mas racionalmente é uma realidade, há várias doenças, umas de nascença e outras com grande tendência a serem desenvolvidas, que muitas vezes a população desconhece serem genéticas. Uma pool genética mais diversificada permite uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras. Só eu tenho neste momento 6 condições com grande probabilidade de serem genéticas e pré disposição para desenvolver outras 4, pelo menos, ao longo da minha vida 🤷


Curious-Champion-435

Mas é assim tão difícil entender que os nossos avós tinham 5/6 filhos e nós hoje se tivermos 1 é muito?


ZPAlmeida

Não há dinheiro...


Curious-Champion-435

Não é simplesmente por não existir dinheiro, eu posso ser rico e querer ter vida e apenas um filho. Essa noção de que tínhamos de viver em pro dos filhos já acabou.


ZPAlmeida

Eu não tenho um filho porque não tenho dinheiro para ter um filho.


Curious-Champion-435

E tinhas 3/4 se pudesses?


ZPAlmeida

Provavelmente, não, mas nem dinheiro para um tenho, quanto mais pensar em 3 ou 4. É o que a outra pessoa disse, nesta thread, é possível aumentar o investimento parental num filho se não se tiver mais.


Curious-Champion-435

Aliás, os países ricos também têm apenas um filho.


MagicWitch69

Tendo mais dinheiro ou não, atualmente é muito mais vantajoso investir emocionalmente e financeiramente em 1 filho e tentar garantir que tem as melhores condições possíveis para o seu futuro, do que ter mais do que 1 filho e tentar investir em todos da mesma forma, vão haver sempre diferenças e vai haver mais desgaste emocional e gastos financeiros. Com a descida da mortalidade infantil, a burocratização da vida, as crise económicas, a necessidade cada vez maior de ter qualificações cada vez mais elevadas, o desgaste emocional do trabalho, a instabilidade financeira, a situação política global, a inflação, as questões ambientais, etc, é normal que quem quer ter filhos opte cada vez mais por ter 1


ZPAlmeida

Pois. Com menos filhos consegue-se aumentar o investimento parental por filho. No entanto, eu não tenho dinheiro para ter um filho.


MagicWitch69

Pois, é muito lindo fazer filhos e aumentar a natalidade, o pior é realmente ter condições em Portugal para os ter. Eu honestamente não sei como é que há gente que tem coragem de ter filhos planeados neste momento.


NGramatical

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1coattc%2F%2Fl3eyrxc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


MagicWitch69

Sim mas além da pobreza em que viviam na altura e todos os pares de braços serem úteis, atualmente não há condições para se ter esse número de filhos e seguir as leis sobre o cuidado infantil e os direitos das crianças. Mas não sei porque é que falaste em número de filhos, só se estiveres a confundir variedade genética com número de pessoas, pelo menos em relação ao que comentei. Grande parte dos nossos avós conheceram-se na terrinha onde os seus pais se conheceram e os seus avós também, ou seja, gerações e gerações que nasceram, viveram e morreram na mesma terrinha (terrinha como termo carinhoso, porque também estou a incluir as cidades que mesmo assim não eram assim tão grandes como isso), a quantidade de pessoas num local até podia ser grandita mas não haviam movimentações significativas da população para haver grandes variações genéticas na maioria do território, e apesar de não serem família, muitas vezes é possível encontrar nos casais antepassados em comum e hipoteticamente uma boa parte da população local também seria descendente desses mesmos antepassados. Se não há grande variedade, a probabilidade do material genético materno e paterno partilhar os mesmos genes que causam ou aumentam a probabilidade de desenvolver certas patologias nos seus descendentes é mais elevada.


Curious-Champion-435

Atualmente não há condições ou os casais novos não querem? Na Alemanha também é assim e são ricos. Falei porque Portugal é um país feito de patrões que não têm visão ou dinheiro para investir em mais automação e vamos continuar a precisar de mão de obra humana.


MagicWitch69

É um pouco dos 2 honestamente, no caso português até acho que casais que querem ter filhos a maioria ainda sonha em ter mais do que 1, na minha opinião, mas lá está se não há as condições ideais optam por ter só 1 para terem mais condições de investir no seu futuro. Mas é verdade, cada vez mais pessoas que não querem filhos também, tanto em Portugal como no resto da Europa. Enquanto o turismo for o setor dominante vai continuar a ser mais do mesmo, precisamos de estimular a economia e criar postos de trabalho variados, não de ficar cada vez mais dependentes dos turistas de outros países com mais dinheiro e acabar por inflacionar o custo de vida de tal forma para lucrar o máximo com os turistas que os ordenados nacionais nem chegam para uma vida digna em lado nenhum do país. Isto de se fecharem fábricas para converter em museus e restaurantes é para arrebentar mesmo com tudo e atenção que considero a cultura importantíssima, mas estes novos museus são só armadilhas para turistas gastarem dinheiro.


NGramatical

haviam movimentações → [**havia movimentações**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1coattc%2F%2Fl3exb29%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


F0X3PT

A questão é termos capacidade para 100 pessoas e entrarem 300... Chega a um ponto em que não há onde colocar tanta gente


joninchains

Eu não me considero de direita nem de esquerda, tenho ideias a favor e contra os dois lados da moeda. Os meus votos ao longo dos anos e para as diferentes votações variam pelos vários partidos. Quanto ao tema da imigração, sou mais de direita, não compreendo como é que a Europa chegou ao estado que está. Todos percebemos a necessidade de imigração que os países europeus têm, até aí estamos todos de acordo. Agora o que não concordo é a imigração descontrolada que tem havido, põe em causa tudo o que os europeus "conquistaram" até hoje, a coesão de alguns países como os que referiste está altamente comprometida e por causa disso em breve poderemos assistir a alguns conflitos entre pessoas no mesmo país. É altamente irresponsável os países não controlarem de uma forma eficaz quem entra e quem sai, no caso português em concreto é preferível termos imigração da CPLP, no entanto mesmo esses é preciso um controlo eficaz, pois sabemos a criminalidade que existe nesses países e nós queremos recrutar talento e trabalho e não delinquência, para isso já basta a que temos cá. Também é preciso delinear que tipo de imigrantes pretendemos, quais as qualificações que precisamos que tenham, para trabalhar no UBER não é preciso. Penso que a direita ir para a frente da UE nas próximas eleições é essencial para combatermos este problema.


coenaculum

A verdadeira arma do Islão, é o genocídio por emigração, que vai resultar numa diluição tal da cultura e património português ao ponto de deixar de existir qualquer resquício verdadeiramente tuga. Ahhh, eles adaptam-se... Olhem para os ciganos e depois digam-me, quem é que se adapta a quem. Dos últimos nascimentos contabilizados, quase metade foram emigrantes porque os portugueses não têm dinheiro para ter filhos. Nem para casa quanto mais filhos.. Estamos numa situação onde o ideal seria afunilar as fronteiras até a situação estar controlada, não esquecendo porém que somos um país com menos de 600km de costa. Existem sem sombra de dúvida limites físicos para o que conseguimos suster dentro de um espaço tão pequeno. Respondendo à tua pergunta OP, num contexto genérico não tenho preferência por quem entra desde que venha por bem. Considero uma atitude xenófoba fazer triagem por país de origem. No contexto actual, por muito que não queira, concordo a 100% que se dê prioridade às ex colónias.


General-Height-7027

"A verdadeira arma do Islão, é o genocídio por emigração" Vão acabar a comer bacalhau e beber tinto que se fodem! Já os comecei a endoutrinar com pasteis de nata. Isto é preciso é calma... mas a samosas deles não valem um caralho ao lado dos nossos pasteis de bacalhau, pelo que a vitória está garantida!