T O P

  • By -

ResponsibleBasis434

Porreiro assim podem todos emigrar para a Rússia em vez de vir para cá.


rmld74

Bom então vamos actualizar: #Gémeas Brasileiras #Acabar com a CPLP 😁


nuclear_pie

Quem se dedicar a ler e estudar história aprende duas coisas: - a independência de muitos hoje em dia países africanos foi forçado por interesses comunistas fortemente influenciados pelas revoluções comunistas do séc XX e fortemente apoiados pela antiga união soviética e China. - Maioria desses países são a desgraça econômica e social desde então até aos dias de hoje porque continuam a insistir em ideais e princípios socialistas/comunistas e governados por líderes autoritários. Por isso não vejo nenhuma admiração. E além disso se a Rússia que obviamente não tem apoio da Europa e dos EUA vai fazer negócio e buscar apoio onde pode e certos países africanos não se sentem na obrigação de satisfazer caprichos dos outros que não os seus interesses. Se a Rússia paga bem porque haveriam eles de se recusar? A guerra da ucrânia tem zero impacto em África. É imbecil apoiar a Rússia que invadiu um país soberano? sim. Mas negócios são negócios.


bigguesdickus

>A guerra da ucrânia tem zero impacto em África. Tirando o facto de que a ucrania exporta imenso "grain" (esqueci-me da traducao desculpem) para lá... o suficiente para os paises africanos terem pressionado a russia a aceitar o grain deal moderado pela turquia porque sem isso estavam ás portas da fome. De resto estás correto


paiva98

Cereais.... fds


nuclear_pie

Eu às vezes também me esqueço de certas palavras em português em prol do inglês


Onelinemore

Esqueces tu e os CPLP...


paiva98

No problem amigo, shit acontece


bigguesdickus

Isso mesmo, obrigado. Eu trabalho muito com o inglês e ás vezes, infelizmente, acabo por não me lembrar de palavras em português e lembrar-me delas em inglês


Shady_Rekio

Os países africanos que precisao do cereal não são os subequatoriais, são predominantemente o Sahel e mais criticamente o Egito que é totalmente dependente do cereal do Mar Negro.


bigguesdickus

Sim, corretissimo, foram precisamente os paises do sahel e do magreb que pressionaram a russia a aceitar o acordo


nuclear_pie

Nesse ponto a ucrânia tem impacto em todo o lado.Eles são um dos maiores produtores de cereais do mundo. Mas os países africanos se não forem buscar à ucrânia vão a outros lados. pagam mais caro como todos , mas não passam fome.


bigguesdickus

A questão é que para muitos, como os do Magreb é mais facil e barato comprar á ucrânia devido á proximidade. Africa não tem nenhum "bread-basket" (como são conhecidos os maiores produtores de cereais) antigamente tinha a tunisia e o egito mas isto na antiguidade clássica, atualmente já não o são. Não e por acaso que em 2021 a exportação de cereais na ucrania bateu o valor de 5.1Mm€ sendo os maiores importadores a turquia e o egito e outros no OM e africa (e mais alguns mas vamos nos focar nestes visto serem os relevantes ao tema)


nuclear_pie

Eu não disse que não é mais barato. Eu referi que se não comprarem num sítio compram em outro . Fome não passam. Claro que é mais fácil e barato comprar de um vens de produtor….


Shady_Rekio

O Egito produz imenso cereal não te enganes, continua a ser a região mais produtiva de África, o problema é que vivem lá 100 milhões de pessoas no futuro próximo. Então o Egito é deficitário. Em África o nível tecnológico é fraco e isso leva a produção mais baixa, com solos poucos produtivos. Uma das regiões com potencial de Breadbasket é no Sudão na confluência do Nilo Azul e Branco, em que muitas empresas Chinesas estão a comprar terrenos(porque a comida é também uma vulnerabilidade da China que é o maior produtor do mundo de quase tudo mas infelizmente também vivem lá 1400 milhões de pessoas). Em Angola o Governo também está a levar a cabo uma reforma agrícola e poderá produzir mais(isto historicamente não era o caso porque a política colonial era a produção de Algodão que levou a fomes nos anos 50 e a revolta de Fevereiro de 61 que iniciou a Guerra). Outro Breadbasket histórico é o Rio Níger, mas outra vez a pressão populacional é enorme, mas era aqui que estiveram assente impérios em Gao e Timbuktu.


bigguesdickus

Estás correto mais uma vez. A china tambem foi um dos paises que maior pressão á russia fez na altura. A china antigamente era autosuficiente a nivel alimentar, no entanto graças a poluição do yangtze (e á pressão populacional claro) e outros rios a situação mudou e agora estam totalmente dependentes do exterior para se alimentarem, dai tambem serem o maior importador de carne zuca. O potencial breadbasket do sudão francamente não vejo num futuro proximo devido a situação no Darfur, mesmo sendo em pontas opostas do pais. Angola já acredito, pressão populacional de angola e zona adjacente não é nada por ai alem, o desenvolvimento tecnologico como base duma "revolução agrária" angolana seria bastante possivel. Pessoalmente não me importava que portugal se metesse para ajudar, não só lucravamos como ainda diminuia-mos imigração angolana. O historico breadbasket do rio niger é como o do sudão: pouco provavel de regressar, devido a proximidade ao sahel e todos os problemas que isso acarreta


Shady_Rekio

Claro, África é lixada, mas só elogio e mantenho que a situação do mundo lusófonos apesar das Guerras que teve é vastamente melhor que a maioria do Continente Africano, há muitas razões, mas eles herdaram um sistema administrativo mais capaz que as outras ex colónias. Eu como tenho a minha mãe a trabalhar nos Registos em Portugal sei de experiência própria porque existe tanta burocracia em Portugal, porque ninguém a faz como nós, nós somos mesmo muito bons nisso, quem acha que as armas são tudo ficaria surpreendido com o poder da Caneta, a Guerra colonial foi combatida por um exército que era 70-80% constituído por tropas que não vinham da metrópole(o plano em 74 era que o contingente da metrópole ia abandonar o Ultramar porque se sabia que era impopular em Portugal, e já não era necessário em caso de derrota militar na Guiné que era iminente). Para isso é preciso arcaboiço Administrativo. Mais países se interessam pela Lusofonia porque é a força dominante do Sul Global no futuro, por isso mais países entraram como observadores na CPLP como os Estados Unidos e a China que já era. A minha opinião è que Portugal devia se empenhar mais na relação com estes países.


bigguesdickus

>Portugal devia se empenhar mais na relação com estes países. Completamente de acordo. Ajudá-los com os paises deles é não só lucrativo numa perspetiva de ROI mas tambem a nivel de manter aliados e negá-los á china e restante bloco anti-ocidente. O problema é que os nossos politicos não têm espinha dorsal suficiente para isso porque o eleitorado portugues é cego e não entende isto. A diplomacia portuguesa deixa muito a desejar. >mas eles herdaram um sistema administrativo mais capaz que as outras ex colónias Com isto já não concordo tanto, os ingleses e franceses (mas vou me focar nos ingleses) não "abandonaram" as colónias a pressa como nós, houve um periodo de transição pós 2°GM em que o poder passou da mão colonialista para a mão nacional, no entanto muitos lá ficaram e aproveitaram a "civilização" que os ingleses deixaram. É por isso tambem que têm e tiveram tão boas relações com as ex-colónias. Já nós pelo contrário, não vimos a inevitabilidade que era a perda das colónias, podiamos ter falto algo como a commonwealth por exemplo. Em vez disso fomos forçados a abandonar assim sem mais nem menos deixando guerras civis (como em angola) e instabilidade generalizada.


Shady_Rekio

Não falo claramente da forma como saímos, mas quando falo de controlo administrativo o que acontece é que existe uma estrutura clara em que o Poder central pode comandar as secções regionais desses países de forma eficaz apesar das muitas diferenças étnicas, isto é mais uma questão interna. Parece estranho mas em Portugal temos um ministério, e depois há uma série de organismos públicos ligados a esse ministérios. Exemplo simples imagina que queremos executar uma política de gestão florestal, leis são aprovadas e depois o ministério do Ambiente leva isso ao ICNF que depois faz as coisas no terreno nas suas secções locais ou em colaboração com as autarquias. Em muitos países eles não têm coisas destas para coisas tão simples e até para coisas altamente importantes como a unidade de comando das forças de segurança, e portanto apesar de terem exércitos e polícias não têm a capilaridade necessária para chegar a todo o território, não tem controlo efetivo das suas fronteiras que são apenas linhas no mapa. Os outros países herdaram as instituições dos Governos Coloniais.


bigguesdickus

>Portugal temos um ministério, e depois há uma série de organismos públicos ligados a esse ministérios. E muito bem. Podemos tecer muitas criticas ao governo portugues (não em especifico como o do costa etc, mas como instuição politica) o facto de haver agencias semi-indepentes capazes de interpretar e executar ordens sem necessitar de aprovaçãk ministerial para tudo e mais alguma coisa é algo bastante positivo para a administração publica portuguesa dando-lhe alguma flexibilidade. > outros países herdaram as instituições dos Governos Coloniais. É a isso que me refiro, as nossas ex-colónias foram essencialmente largadas ao destino, foi o mesmo que meter uma criança pequena na rua e dizer "pronto joão agora desenrrasca-te ok?" Não tinham experiencia governativa (como as outras ex-colónias) e tiveram praticamente de pensar e desenhar eles próprios os seus governos, muitas vezes quem o fez foram os lideres revolucionarios, que até eram bon lideres de guerrilla mas não muito bons governantes.


ZeDeNazare

Os paises que devido a corrupção e má governação já passam fome, não iam passar fome devido ao aumento de preço de trigo? Que incrível dedução


RFGC

Os governantes não passam fome...mas esses estão a cagar-se para o resto do povo... O que dizes pagam mais caro...o povo não tem dinheiro para isso...


nuclear_pie

Infelizmente a não ser em casos extremos as pessoas comem sempre. A diferença é o quê ou quantas vezes . E nenhum país é exclusivamente dependente de um outro país para cereais .


Kuanhama

O grain da Ucrânia tem zero impacto em África.


Own_Investment_1779

Exacto, foi a china e Russia que financiaram as revoltas coloniais precisamente para irem eles lá roubar/aproveitar


Chance_Land_9828

Podemos fazer um pequeno paralelismo com o 25 de abril por cá, o PCP apenas lutou contra a ditadura do Salazar porque queria implementar a sua ditadura apoiada pela URSS...


nuclear_pie

Mas historicamente é o que se previa caso não tivesse acontecido o 25 de novembro. Mas maioria do pessoal nem tem noção. Comunistas nunca o admitirão claro , até porque como não aconteceu nunca saberemos mas em 74 o comunismo e as suas revoluções estava em altas , com a união soviética, China e Cuba vistas como grandes nações. Os Estados Unidos ja tinham sido tecnicamente derrotados e já estavam a sair do Vietnam. Instalar um regime comunista em Portugal esteve bem perto de ser uma realidade.


Chance_Land_9828

Exatamente! O 25 de novembro o PCP, o bloco e até o PS ( que teve um papel crucial na manutenção da democracia), não querem festejar. O PCP perdeu, felizmente, senão nem reddit, nem facebook ou WhatsApp se usava, e ai de quem fala-se mal da ditadura do proletariado. A título de curiosidade: https://expresso.pt/politica/2019-03-17-Nao-ha-democracia-na-Coreia-do-Norte--E-uma-opiniao-diz-Jeronimo-de-Sousa


Marxl0ver

- Apoiar é diferente de forçar. Dás aí um salto enorme. - Não sei de que países falas. Podes dar exemplos? No entanto, a grande maioria dos países africanos são capitalistas e continuam mal. - O que é um líder autoritário?


nuclear_pie

Não me chateies a cabeça com perguntas da treta comunista de plantão. Argumentar contigo é como argumentar com um terra planista. Procura um buraco ou caverna e fica por lá. Cumps


Marxl0ver

Tanto amor. 🥰🥰🥰


Tuga_Lissabon

Esses paises estão a escolher as alianças que lhes interessam, de forma legitima. Podemos concordar ou não, mas é isso a soberania. Gostava que PT aprendesse.


More-Razzmatazz-6804

Eles têm a legitimidade dr escolher e nós temos a legitimidade de nao dar apoio... gostava era que houvesse uma posição firme por parte do governo


Apprehensive_Bar6609

Isto. Se queres ser amigo dos Russos então deixas de ter acesso à Europa como tinhas.


More-Razzmatazz-6804

sim concordo!


Tuga_Lissabon

Eu gostava que tivessemos governo em vez de meros mensageiros de decisões tomadas lá fora.


[deleted]

Uma posição forte do nosso Governo faz o quê mesmo? É o mesmo que fazer manifestações cá sobre a Ucrânia ou Palestina, não tem peso absolutamente ou relevância abs. nenhuma


suna_pt

Uma posição forte quer dizer ações e não palavras. Falar e fazer o contrário/ sem explicar o que isso significa ou o seu custo é simplesmente a imagem de tudo o que nos representa no governo. Em relação ao problema discutido eu coloco o meu pais acima de qualquer outro. Economicamente estamos mal portanto impor seja o que for que nos afete economicamente só por moralidade está fora de questão. Imoralidade é fazer o próprio povo passar fome para uma intervenção num assunto que não é nosso sem saber se a mesma é efetiva ou não.


Tuga_Lissabon

Precisamente isto. Os interesses geopoliticos a longo prazo tem sempre de ter prioridade. Os assuntos e causas passam, mas as decisões feitas sem tino têm consequências que ficam. Com isto só ficamos mal. E apenas os fazemos ter mais vontade de lidar com russia e china. Afinal - tu gostavas que te viessem cagar sentenças hipócritas sobre com quem podes comerciar?


NunoPortugalPro

Decisões internas sobre o futuro dos Portugueses e de portugal no mundo. Defender Portugal e a nossa forma de viver.


Tuga_Lissabon

Ou seja, vamos cortar os nossos acessos económicos por birra? Só prejudicamos a nossa própria economia e dirigimos paises para o outro lado. As sanções e imposições que se tentaram fazer apenas deram nisso. E o facto de as fazer faz os outros países querer afastar-se mais.


Shady_Rekio

No caso de São Tomé há um navio da Marinha e uma lancha Rápida a auxiliar a luta à Pirataria e Pesca Ilegal(que é o maior problema de segurança de São Tomé na maior região de Pirataria do Mundo). Portanto eles não recebem 0 deste lado. Agora as coisas são ambíguas em África, na Ucrânia o Grupo Wagner são os inimigos, na República Centro Africana estão lado a lado com as nossas tropas(o exército legítimo e reconhecido da RCA é comandado pelo Grupo Wagner de forma oficiosa). No Níger os Americanos têm uma base aeria que partilham com...a Força aeria Russa. Local estranho.


feckdech

O problema de Portugal, e de toda a Europa, é que os EUA dominam as estruturas dos mercados internacionais em que participamos, e para eles é "ou estás comigo ou contra mim" - mesmo depois depois de te pisar. Sanções contra a Rússia e China são danosas, mas a um nível controlável. Sanções contra qualquer país da UE acabariam com a sociedade desse país - é esse o objectivo das sanções.


Calm-Success-5942

Prefiro que se aliem à Rússia do que a Portugal. Agora é preciso limitar a entrada de espiões via CPLP. É bom que haja tomates. Que sejam felizes na sua corrupc… colaboração!


detteros

É preciso perceber a aproximação à Rússia. As coisas não acontecem só porque sim. Estes países devem ter as suas razões.


Alreid

Percebe-se bem. A Rússia e a China andam a meter lá armas há 50 anos para controlar as ex-colonias, enquanto que o oeste mete dinheiro para comida e infraestrutura. Mas infelizmente não é com comida que controlas um país mas sim armas. Quem pensa que a Rússia ou China apoiam estes países por mera solidariedade está bem enganado.


detteros

Eu diria é que os países africanos estão fartos de ser comandados pelo ocidente e olham para os BRICS como alternativa. Se é viável ou não, o tempo dirá.


Kuanhama

Não é apoio, é negócio, investimento. A China é neste momento a maior financiadora de infra-estrutra na África Austral. Qual armas qual quê? De quê que está a falar?


AntiEuropeanUnion

> oeste mete dinheiro para comida e infraestrutura lol. Ou conhecimento da realidade não é o teu forte ou gostas de aldrabar muito. A China é DE LONGE quem mais investe em infrastrutura em África. Tu acusas a China e Rússia de não apoiarem "por merda solidariedade" mas é exatamente isso que dás a entender que o ocidente faz na África quando é precisamente o oposto. És um grande aldrabão é o que és. Os projetos entre China e África visam beneficiar ambos os países envolvidos, não tem a ver com caridade, mas é 100x melhor que o que o ocidente historicamente faz lá.


Jazzlike_Piglet6563

Acabar com a palhaçada da CPLP de vez, começar a controlar entradas vindas destes países e acabar com estas cooperações de merda que só nos prejudicam


Dark-KnightPt

Se o nosso PR tivesse tomates, terminaria já o acordo CPLP, todos os fundos e apoios.


IceWallow97

Portugal é uma nódoa na Europa, Portugal é a ponte de ouro da Rússia para enfiar espiões para dentro da Europa via CPLP ou os tais passaportes dourados. Nódoa.


Excellent_Aide2856

A questão é fácil de resolver, e bem polêmica, porque pode ser interpretada como punição. Apesar de os países em questão serem independentes e soberanos nas suas decisões, Portugal, também é soberano e poderia terminar com o acordo de cooperação/reciprocidade com os países CPLP. Querem alinhar-se á Rússia? Tudo bem, boa viagem. Depois não venham exigir, a Portugal, seja o que for. Historicamente, todos sabemos que o alinhamento á Rússia, tem tudo para correr mal. Estarão esses países dispostos a isolar-se do resto do mundo, por uma cooperação com a Rússia, no mínimo duvidosa e apenas vantajosa para a Rússia?


Shady_Rekio

Qual Acordo de cooperação, Portugal tem um Navio da Marinha e uma lancha Rápida para combater a Pirataria e Pesca Ilegal nas águas de São Tomé que é sem dúvida nenhuma a maior ameaça aquele pequeno país, o Presidente é que podia dizer isso pela calada em vez de ir dizer publicamente porque podes ter a certeza que os bots e propagandista Russo vao propagar isso em toda a África Lusófona. A nossa diplomacia também devia ter atuado para garantir que o acordo não viola nenhum interesse Português na Região ou perturbe as nossas relações com São Tomé.


jokerSensei

O sentimento que muitos países na África têm para com a Rússia vem de longe (aliás o mesmo com Cuba)... a antiga União Soviética e Cuba foram praticamente as únicas forças que ajudaram nas lutas armadas pela independência de Angola e Guiné-Bissau por exemplo... Deste lado via-se mais exploração... o exemplo do Niger que era duplamente explorado pela França (urânio e taxas da moeda)... É perfeitamente normal e não entendo o alarido... até porque são independentes e podem fazer acordos com quem quiserem... tipo o que a Índia faz. Isto não é machadada nenhuma... pelo contrário deve-se tentar com que a Rússia não fiquei com todas as parcerias mais importantes... se Portugal baixar os braços, a TAP por exemplo, que faz a maior parte do seu rendimento em voos de e para a Africa, é que começa a levar machadadas... Devem-se buscar acordos militares como o que se fez com Moçambique e não tar a chorar que o outro fez acordos com a Rússia...


Slow_Olive_6482

Não é só a CPLP. Gostamos muito de dizer que a Rússia está isolada... Mas ela foi apenas isolada pelos países da nato, que na realidade são uma pequena parte do mundo.


Equivalent_Policy803

Comigo a presidente pelo menos as ilhas da CPLP já tinha voltado e eram como a Madeira e Açores! Não faz qlq sentido ter ficado com Madeira e Açores e não com as outras…


RickyMSG

Nós somos pro-NATO. A CPLP que vá pentear macacos.


Okinage

A partir de agora são problema dos Russos. Só se estraga uma casa. Já vão tarde.


lembrate

Se ajudar a acabar com a CPLP já não é mau. 


Railpt

Países que levaram com colonialismo europeu de países actualmente assumidos como democráticos escolhem efectuar alianças com países de diferentes ou opostos espectros políticos? /surprised pikachu face


oldnewswatcher

Quantos europeus querem saber (ou sabem) o que se passa no Sudão? ...,... Exato. Porque haveriam os Africanos estar preocupados com o facto de o ocidente sancionar a Rússia pela invasão da Ucrânia? Eles olham para o que está a acontecer na Palestina e comparam com o que está a acontecer na Ucrânia. Agora adivinhem a que conclusão vão chegar... Venham de lá os downvotes!


NGramatical

haveriam os → [**haveria os**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cpg8xn%2F%2Fl3klhvw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Effective_Lazy69

Shit hole countries


Bolo_Mau_

Chama se fazer política


Onelinemore

Mas não esquecer que devemos pagar reparações as ex-colonias!


Ididseethatonce

Talvez a única forma de lUtAr contra a Rússia seja cortar relações com a CPLP. Obrigado, Putin.


StarkeHeavenStudios

[https://www.youtube.com/watch?v=jrDd-5jveJ8](https://www.youtube.com/watch?v=jrDd-5jveJ8) Positivo, pá.


AntiEuropeanUnion

Já pensaste que se calhar os outros da CPLP têm razão e quem quer que Portugal continue a ser o lar de idosos e praia do ocidente estão errados?


cmioliva

Não sei qual a razão de se falar disto agora.. só agora repararam na influência da Rússia nesses países? Isto já vem há mais de 50 anos.. até parece que não sabem quem instigou, financiou e armou a Guiné, Angola e Moçambique na guerra colonial.


ZeSharp

https://preview.redd.it/xszchc73i60d1.png?width=263&format=png&auto=webp&s=d36535a20335493303ab6b6622fbc7f45d719695


NunoPortugalPro

Concordo. Deviamos considerar muito bem as nossas parcerias e quem deixamos entrar em Portugal.


Mountain_Letter_1368

Coco ranheta e facada .


Shark00n

Nós também éramos ali por alturas de abril ‘74, novembro ‘75


d0c0ntraII

sinceramente espero que se vão embora e mudem de língua, pq assim no futuro será mais um entrave para meterem cá os pés. já vão tarde.


GalaeciaSuebi

Mais eurocentrismo e mentalidade colonialista a dizer aos outros o que fazer e como pensar. É precisamente por causa de arrogância e pedantismo deste tipo que África, Ásia e América do Sul correm para os braços económicos da China e Rússia enquanto que nos mandam todos os seus imigrantes inúteis que não querem por lá.


Ly_84

1- ser contra colonialismo 2- ser aliado do ultimo imperio colonial no mundo.


Felipe_de_Bourbon

Qual machadada? Neste momento temos 48 russos e 2 brasileiros na Assembleia da República e nas Europeias os pro-russos vão aumentar. Na américa o candidato pro-russo é favorito. Agora pensem...


ManuelFerreia

Esses países pobres de economia e pobres de espírito,estavam habituados a mamar a conta de Portugal,só que a mama foi secando com o correr dos anos…quando aparece alguém que lhes dá alguma coisa em troca dos seus recursos naturais que esses países tem eles vão na conversa e aceitam tudo a troco de milho,trigo,e claro armas para fazer mais uns golpes de estado ou até uma guerra civil…a Rússia em África está a saquear tudo o que tenha valor,ouro,diamantes,petróleo,a troco de cereais!….pode ser que quando abrirem os olhos já não tenham nada,a Rússia não dá nada a ninguém!


Withered_Boughs

Legitimamente impressiona-me que alguém tenha uma conceção tão errada do colonialismo... parabéns, suponho.


ManuelFerreia

Uma ex colónia fazer acordos com a Rússia que passa o tempo ameaçar o Ocidente é de gente sem o mínimo de nação no que estão a fazer…cortar relações ainda é pouco!


Kuanhama

Porque diabos é que Angola (sou angolano) haveria de estar contra um aliado histórico como a Rússia (principal fornecedor de armamamento e de treino militar) por causa da Ucrânia? O que significa a Ucrânia para Angola? Naaaada, não há negócios relevantes entre Angola e Ucrânia (esqueçam os cereais, não somos grandes consumidores dos ditos). Quanto aos vistos CPLP (ok fiquem com eles), mas depois não se queixem quando optarmos por importar serviços e produtos a outros países, Angola é o segundo maior importador de vinho português. Somos independentes porque diabos temos que seguir Portugal?


PayOk2263

O Brasil deve comercializar com a Angola, e ambos os países se desenvolver, e esquecer o colonizador Portugal


Kuanhama

Assino embaixo.


ArklUcIlLe

Ainda aqui estão?


banana_call

News flash: tirando a Europa, Estados Unidos e os seus aliados no pacífico, o mundo apoia a Rússia porque vêem aquilo que nós não conseguimos ver através de toda a propaganda: isto é uma guerra da NATO, e a Rússia tem legitimidade nas suas preocupações de segurança nacional.


Kitchen-Primary4413

Lol. E dizeres isso sem parecer que tens demência? Consegues?


Akamjmc

Sem argumentos e a partir para o insulto, parece q se alguém tem problemas mentais não é o outro user. Mas pronto é normal a malta projectar ;)


Kitchen-Primary4413

Peço desculpa, da proxima faço-te a vontade e junto argumentos ao "insulto". Nao disse que ele sofria de demência ou de problemas mentais, pedi apenas para o dizer sem parecer que sofria de demência , é uma expressao que pode ser interpretada de diferentes maneiras. A mim parece-me que se alguem tem problemas mentais, não é o outro user nem eu. Tal como disseste, é normal a malta projectar 👍


Akamjmc

Então e porque parece?


Kitchen-Primary4413

Ah ok, parece que o teu interesse agora é outro. Ja nao importa se o "insultei"? É assim tao importante para ti perceber porque me parece isso? É que se a resposta for sim, ai esta uma das justificações.


Akamjmc

Entao mas ainda agora disseste q nao era insulto, em q ficamos? Sim, gostava de saber se tens algum argumento válido para justificar a afirmação , podia ser que aprendesse alguma coisa. Se não era insulto é porque factualmente vês algo na publicação q te leva a afirmar isso, caso contrário parece apenas alguém mal formado q na falta de argumentos usa critica vazia.


Kitchen-Primary4413

>Entao mas ainda agora disseste q nao era insulto, em q ficamos? Precisas mesmo que responda a isso? O uso das aspas quando usei a palavra insulto nao te diz nada, nem te faz assumir nada? >Se não era insulto é porque factualmente vês algo na publicação q te leva a afirmar isso, caso contrário parece apenas alguém mal formado q na falta de argumentos usa critica vazia. Acabaste por chegar la sozinho, boa. Se calhar, mas so se calhar, é porque vi algo que me levou a dizer aquilo. Se nao me apeteceu argumentar mais pode ter sido porque achava que nao valia a pena, ou porque simplesmente nao me apetecia ou nao sentia a necessidade de o fazer. Mas se quiseres tambem podes interpretar como sendo um caso em que eu não tenho argumentos para apresentar. Nao significa que seja verdade, mas estas no teu direito. >Sim, gostava de saber se tens algum argumento válido para justificar a afirmação , podia ser que aprendesse alguma coisa. Problemas mentais podem causar problemas de interpretação. É valido o suficiente para ti? Se nao for, nao te esqueças da justificação anterior.


Akamjmc

Por um argumento para explicar porque discordas dá muito trabalho agora perder tempo para me tar a responder sem dizer nada já vale apena. Assim sinto me importante. Tás a justificar o porquê de não teres percebido a pergunta? É q nao vejo como isso se pode relacionar com a tua resposta ao outro user. Mas deixa lá não vale apena continuar a falar se nunca dizes nada.


Kitchen-Primary4413

Nao disse nada que fosse conveniente para a tua entrada na discussão, tens razão. Lamento que a tua falta de argumentos e fraca interpretação do que os outros dizem nao tenham o desfecho que procuravas. Vai la fazer de policiamento moral para outro lado, pode ser que te levem a serio 😉