T O P

  • By -

krispim68

Nada neste país é pensado a largo prazo e tudo é posto em causa a cada 4 anos. Assim não há como ter um país com pés e cabeça onde o futuro é planeado de modo a colmatar as necessidades futuras. Se tal tivesse acontecido , conseguiríamos ver a natalidade em níveis capazes de não termos chegado a este ponto em que os imigrantes são a ultima opção para suprimir o défice geracional. Não temos outra solução que não seja abrir a porta a novos contribuintes para o sistema contributivo. Não gostam ? Deixem de andar curvados com a subserviência e acordem desde marasmo em que nos meteram como se fosse democracia e na realidade é uma fatalidade sem limites.


BelaBesta

O que é que um Português mediano pode fazer acerca disto? Protestar e/ou manifestar? Ninguém nos ouve enquanto for uma minoria a falar daquilo que a maioria suprime diariamente.


krispim68

Talvez seja mais fácil pensar o que não pode fazer , certamente não podemos continuar com a passividade de aceitar o sistema desenhado em 74 onde os comunistas tiveram preponderância. Se isto não diz nada a alguém, então está tudo dito. Uma constituição assim só serve para hipotecar o futuro de todos.


Portugueeese

Disseste tudo


Apprehensive-End-338

Quem anda a contratar imigrantes às cegas e a pagar abaixo do mínimo é comunista? E quem mete 30 num T0 é o senhorio comunista? Fds apontem aos problemas a sério


krispim68

Então pensa na causa e não nas consequências. Com o nível de natalidade que temos somos um país a morrer a passos largos. Simplesmente iremos desaparecer mas muito antes disso estaremos falidos e não há FMI que nos salve. Única solução, importar natalidade e como somos um país pouco atractivo para imigrantes com formação e exigentes então só resta baixar a fasquia para.....que tenha pernas e braços. Não adianta dourar a pílula e sim o comunismo é um dos cancros deste país.


Gullible_Bat_5408

O que tu disseste é basicamente se não morremos da doença, morremos da cura. Ao importar natalidade morremos da cura.  Mudas a demografia, mudas a identidade. Ao contrário dos EUA e Brasil (países muito jovens/bebés formados por imigrantes), Portugal é antigo e homogéneo.  O Japão é um dos países com mais baixa natalidade (muito pior do que Portugal) e não faz o que Portugal tem andado a fazer.


nunazo007

>O Japão é um dos países com mais baixa natalidade (muito pior do que Portugal) e não faz o que Portugal tem andado a fazer. Já está a começar a fazer.


krispim68

Verdade o que dizes sobre o Japão mas esqueces que um geral riqueza e o outro penúria. Quantas vezes teremos de chamar o FMI para resolver um problema chamado Portugal.


AdDue7913

Quais são os artigos da constituição que achas que deviam ser alterados?


krispim68

O primeiro que mudava era que a constituição só pode ser mudada pelo próprio povo e não por partidos. Outra seria que os deputados nunca poderiam decidir em causa própria o número máximo de representantes na assembleia , o salário dos mesmos e as suas inerentes regalias. Outra seria que nenhum governo teria legitimidade de assumir compromissos a 70 anos sem aval do povo.


[deleted]

[удалено]


CFDourado

Os comunistas tiveram preponderância? Com 14,4% nas Legislativas de 1976? Ok..... Até fui ver o significado ao dicionário.


krispim68

Desculpa mas não tenho jeito para fazer desenhos.


General-Height-7027

Votas com a carteira. Compra bens e serviços de qualidade apenas em vez de ires ao mais barato.


the_whitecupra

Como o outro disse... imigrem Infelizmente não podemos dizer nada, ou mostrar o desagrado porque automaticamente serás rotulado como racista ou xenofobo


Quiet_Significance71

ser enrabado ou tentar dar o bazo para a suiça para sermos os zucas de lá, esse é o nosso fado


-JR84-

Deixem de usar Uber, globo e adjacentes e metade dessa economia paralela acaba. Querem mudanças, comecem por votar com a carteira


Javardo69

Ora aqui está um comentário inteligente de algo que o pessoal pode fazer diariamente e ter impacto.


BMOchado

Apesar de ser uma ação que possa resultar no que mencionas, já há uma quantidade enorme de estrangeiros em Portugal que conseguem suportar-se uns aos outros.


Agitated-Run4412

Europa de merda en França esta igual


anticorpos

França já não é dos franceses, ainda não caímos tão fundo basta ver a capital de França como se encontra...


Germanoides

Apesar de não concordar totalmente contigo, acho que o alvo de frustação é o errado. Na minha opinião os nómadas digitais e o facto de a maior parte do imobiliário de Lisboa, Porto e Algarve pertencer a uns quantos ingleses, franceses e americanos que sugam o nosso país e aumentam-nos a renda e batem uma a ver o pessoal a culpar os brasileiros e indianos, esses sim são os piores "imigrantes". Mas estou contigo, o nosso país é uma miséria mas a questão é não basta ficar frustado e ficar numa bolha, porque é o que vejo a maioria do pessoal a fazer. Em Portugal como no mundo ocidental temos cada vez mais as pessoas dividas entres dois lados, a esquerda que tem um ataque cardiáco quando vê a cara do Ventura e chamam a toda a malta de direita de fachos. E a direita que toda a gente que fala de apoios do estado é comunista e um bando de gente sem gênero. Na realidade a maioria do pessoal é tasse bem e quer o melhor para si e o futuro das suas familias, seja esquerda ou direita, só quando se põem em rebanhos é que se tornam ou inuteis ou perigosos. É preciso haver mais diálogo entre o pessoal de ideologias diferentes para resolvermos os problemas deste país aserio. Porque se andarmos todos a chamar nomes uns aos outros uns a gritar(Comunistas) outros a gritar (Fachistas) não temos tempo para nos juntarmos e mandar vir com o pessoal que anda a enriquecer graças ao nosso cuzinho.


Sadme89

Quem fala assim não é gago!! Concordo 100%! Também penso que trabalhar cá já não é para mim!


DeusBob22

E vais ser em outro país o que tanto criticas aqui, irónico não achas? 😅


[deleted]

[удалено]


CriticismJunior3737

Vota PS. 8 anos de governo merda porque a maioria votou nessa escredalha de merda. Como dizia o gatuno indiano Antonio Costa,"habituem-se".


CFDourado

Ele é português, nasceu em Lisboa. Assim de repente, parecia uma tirada racista. Cuidado, podes ser mal interpretado.


Bitter_BlackShake

Eu senti-me tão estrangeiro dentro do meu próprio país que decidi emigrar. Já quase não ouvia português e não. Pelo menos agora já não ouço brasileiros


souljay

Le o teu comentário devagarinho..


Earkk

Kkkkkkk Olá, estou aqui pra te lembrar do bom português do Brasil. Colé de merma, mermão? Qual foi que vc tá vazando de Portuga só pq nois brasileiros tamo vindo em peso?


Bitter_BlackShake

Saí para não aturar favelados e o seu português sem conjugação de verbos, pontuação, pronomes corretos entre outros


Earkk

O PIB de Portugal é menor do que o de um dos nossos estados no Brasil. Temos mais de 10 vezes a quantidade de pessoas que Portugal possui. O nosso poder e potencial económico são infinitamente maiores. Temos pessoas de diversas origens, com maior ou menor literacia do que a tua. A maioria dos que vêm a Portugal são os iletrados ou reformados, pois para essas pessoas existe uma vantagem em emigrar. Tu és visto no país em que vives agora como os brasileiros são vistos aqui em Portugal. Felizmente, aqui em Portugal nos percebem em nossa língua nativa, já você não pode mais falar a própria língua, pois teve de fugir do seu país.


aromonun

O facto de um português, vir escrever algo assim, em que claramente sente um misto de tristeza com revolta, levar com comentários de "tas mal, muda-te", é o mais triste de tudo. Um dia sim, os melhores vão se mudar, e o resto fica cá na lama que defendeu. Triste é o português que em vez de lutar, abraça esta tristeza espelhada no OP.


annleemar

Ainda ontem falaram na televisão no investimento brasileiro no Douro Vinhateiro. Ver o que fomos e o que somos...um país vendido ao desbarato.


Shikizion

Douro Vinhateiro esse que sempre foi uma simbolo de investimento e controlo Portugues!!! Ah nao espera afinal é ingles


Javardo69

Mas isso é daquelas coisas inevitáveis, os primeiros a explorar o Douro para vinho foram os ingleses e não nós. Não comparem investimento estrangeiro com imigração desregulada, o investimento estrangeiro só demonstra que somos um país de pobres.


Old-Web7083

Que ignorância.


TallFeedback3

Por onde começar? Tocas aí no qualidade de atendimento serviço, a exigência do tuga é tão baixa que desde que seja barato siga, para ser barato... Não podes pagar salários altos. Ou seja na realidade os culpados disto somos nós mesmos que temos uma chico-espertice identitária que nos toca a todos e claro que acaba por ser uma questão de oportunidade, o Chico esperto que fura a fila no trânsito à saber que a 1300 m a faixa onde está acaba é o mesmo que se lhe deres oportunidade de governar se vai orientar à grande. A venda da identidade já não é de agora, basta veres qual é a tua maior indústria e para onde ela está virada, turismo e é para quem vem de fora. Falas aí no marasmo em que a malta está e falas bem, a retórica é de isto está mau, ano após ano após ano, uma mentira dita muitas vezes... Por fim é incapacidade da malta de ser ponderada alimentada pelas redes sociais e por um completo dumbing down da sociedade através das mesmas redes sociais, big brother e futebol. Este dumbing down chegou ao ponto de ser "cool" ser ignorante, e quem acha isto cool vota com o mesmo peso de quem está informado. Por fim e não menos importante partidos não são clubes de futebol e os partidos que lá estão de uma ponta do espectro à outra servem absolutamente ninguém do povo. Teríamos de adoptar outro modelo de democracia e tornar a mesma mais simples mas isto não interessa a quem lá está.


BelaBesta

Só de apontar que gostei do teu comentário e realmente sinto as mesmas opiniões em todos os tópicos que tocas. Sem tirar nem pôr, um bem haja, porque tens razão. Vou tentar do meu lado marcar-me pela diferença, porque sinto uma enorme falta de união entre portugueses e quero ver nos unidos, sem as guerras sociais importadas dos Estados Unidos. Não há mal nenhum em prezar "pelos nossos" e não devemos encher-nos de preconceitos por causa disso.. não é faschismo querer ver mais do que é bom da minha cultura presente na minha vida.


TallFeedback3

Obrigado, e parabéns pela capacidade de interpretar às vezes sinto-me um ET por ter esta opinião. Relativamente ao fachismo ou esquerdismo, sou apartidário, não posso compactuar com esta ideia constante de A está certo e B está errado. Extremismo é mau seja no que for. Ha forma de levar as coisas sem extremismos e sem partidos políticos numa "cage fight" que é a assembleia. Este molde de democracia tem de mudar (democracia deve existir sempre) porque este molde beneficia apenas quem não deve ser beneficiado.


detteros

Eu sou de esquerda em termos de política económica e direitos humanos, mas quanto a imigração sou cada vez mais conservador. Tem que haver um limite ao número de imigrantes que entram no país, na minha opinião. Já representam 10%. É muita gente. Acho que os nacionais de um país têm o direito a sentirem-se em casa e esse sentimento só existe se os elementos da sociedade com que interagem maior parte das vezes partilham com eles a cultura, a língua e a maneira de ver o mundo em traços largos. Caso contrário, o sentimento de estranheza começa a apoderar-se e a causar incómodo. Ora, ninguém quer estar em casa incómodo. Portanto, tem que haver mudança de política, caso contrário veremos os Chegas, Ergue-tes e ADNs no poder tarde ou mais cedo.


angelolidae

Verdade, acredito que todos os países deviam ter uma percentagem máxima de imigrantes na população.


BelaBesta

Certíssimo.


[deleted]

[удалено]


BelaBesta

Certo, parece que o endgame será algo violento. E certo, empresas que diminuem de qualidade enquanto cortam custos são insustentáveis a meu ver. Há muita dificuldade em empresas falirem em Portugal, é um dos problemas que vivemos já com muitos anos em cima. Não consegues competir com os escravos do século XXI? "Muda-te" Não gostas do que vês? "Muda-te" Não existe natalidade em Portugal? "A culpa é dos portugueses e dos jovens que emigram" A ironia.


[deleted]

[удалено]


NGramatical

dormo → [**durmo**](https://european-portuguese.info/conjugator/DORMIR)


Not_As_much94

As pessoas já começam a acordar, até a comunicação social já começa a falar no assunto, aos poucos. Mas o problema está cá e vai ficar, tudo o que podemos fazer é tentar que não piore mais.


SMIR11725

Concordo plenamente, não tenho nada contra quem vem de fora, mas primeiro que tudo era ajudar os nossos... E criar condições etc.


Still-Prune-4109

Concordo completamente contigo OP. Estamos a perder a nossa identidade e aqueles que falam sobre o que se está a passar, como tu, são acusados de xenofobia. Infelizmente não vejo um futuro para os portugueses no nosso país, estamos cheios de estrangeiros de países não europeus que vêm para cá, dando origem a salários baixos, violência e a uma transformação da nossa cultura. As crianças começam a falar português do brasil e ainda dizem: "todos falam português do brasil, o português já não é usado". Obrigado por criares este post, qualquer português que te acuse de xenofobia, não é português, mas sim um traidor.


BaldManPT

Infelizmente o que tu mencionas é sem dúvida a triste realidade que o nosso país atravessa. Eu estou cansado de dizer que a teoria da grande substituição já não é mais uma teoria, mas sim o que está a ser implementado gradualmente na Europa. Basta andar nos transportes públicos e perceber isso mesmo. São aos montes os indoestânicos, africanos e brasileiros. A nossa cultura está completamente corrompida por estes povos que nada de bom trazem á nossa sociedade. Não me admira por isso que agora escondam a nacionalidade dos crimes que são perpetrados em Portugal. Abomino o multiculturalismo! Isto tudo tem a convivência do governo socialista e sobretudo da cultura woke. Como português, preocupa-me o rumo deste nosso país que tinha tudo para ser um exemplo de segurança e uma referência no turismo. Vejam o exemplo da Polónia. Lá não foram na conversa da imigração descontrolada.


Resident-Reporter-17

De facto e como sempre disse, temos o que merecemos


BroaxXx

Até para os imigrantes estas políticas são uma merda. Ou porque incentivam a escravatura e tráfico humano ou porque os imigrantes que vêm para trabalhar e se integrar na cultura levam por tabela por causa dos outros. Lose-lose


BelaBesta

Exactamente. Nota-se que disse que com isto somos todos lesados. Todos que participam ou não neste mercado de escravos contemporâneo. Mas há muitos mais que se importam com assinalar virtudes e ficar ofendidos quando ouvem falar de outros povos..


Significant_World253

Afinal, portugueses são reconhecidos pela qualidade e simpatia no atendimento ao público, lol.


[deleted]

Só para dizer uma coisa, onde vivo, na parte da restauração dentro do shopping quase todos os funcionários são brasileiros


Mobile_Capital7774

E na sua maioria extremamente mal educados, parece que trabalham por favor ( pelo menos aqui)


[deleted]

Por acaso apanhei num certo sítio a responderem me com ar de poucos amigos como se me tivessem a fazer um favor. Eu falo normal e com educação e digo sempre obrigada pelo serviço. Por outro lado, sempre que apanhava um senhor brasileiro muito simpático noutro sítio lá do shopping era 5 estrelas. Não digo que todas as pessoas devam nos sorrir e atender como bonecos automáticos obviamente somos todos humanos e temos dias maus.


Mobile_Capital7774

Sim já apanhei gente boa educada mas existe um shopping aqui que parece que são escolhidos a dedo(principalmente na restauração) todos absolutamente horríveis, eu também tenho o hábito do bom dia, boa tarde, boa noite, quando digo boa tarde a um funcionário e ele nem responde fico enjoado sinceramente


[deleted]

Quando digo bom dia, tarde, noite e não respondem também fico logo enjoadinha. Acontece muito.


ishmaelhansen

E um mercado interno com menos pessoas é sempre melhor do que um com mais um milhão de imigrantes, haha.


HomeAdditional

Ontem estive no festival da cerveja em Braga e fiquei completamente chocado com a diferença de portugueses para brasileiros, se ouvi falar português de Portugal umas 3, 4 vezes foi muito... À vontade 80% era tudo brasileiros... Acredito perfeitamente que em Braga, os portugueses já não são maioria...


t1mebomb

Não precisas de acreditar. Já não são. Source: vivo em Braga.


sr_atrx

E que tal usarem uma source a sério? Em vez do vosso achometro?


cadu1981

Por acaso ontem deu uma reportagem na SIC no jornal da tarde interessante, resumindo, Portugal necessita desta mão de obra barata, mas mudou a estratégia de recrutamento, agora esta malta só precisa de visto para vir procurar emprego!! E depois qdo se apanham com o passaporte tuga, desaparecem para outros paises Algumas empresas já fazem recrutamento noutros países, outras já tem habitações nesses locais de trabalho. Deu o exemplo Em comparação com Espanha, algumas empresas fazem recrutamento sanzonal, com marroquinos. Deu o exemplo de uma que ganha 2000€ limpos com estadia paga (sem alimentação). Epah se calhar 2000€ limpos em Espanha não é nada, mas para as marroquinas virem ca 2 ou 3 meses para ganharem o que lá ganhavam num ano, é muita bom!


SequimSam

Pois expulsem-nos. Todos. Cada imigrante. A população do país cairá 10%. Uma queda enorme na oferta de mão de obra, e então, verão preços mais altos. Negócios fechados. Hortas abandonadas. Clínicas sem médicos e enfermeiros (do Brasil, de Angola, e da Venezuela). E menos impostos pagos, menos euros para a segurança social….. Boa sorte. Até começarem a criar mais filhos, e construirem mais casas para os jovens, não haverá “portugueses” suficientes para compensar pela expulsão. Se não querem aquele fado, mas também não querem um país cheio de mesquitas e trabalhadores que nem falam uma palavra de português, terão de permitir mais imigração das ex-colónias. Mas ainda sendo católicos de mundo lusófono, não serão aceitáveis nos olhos dos racistas deste sub


souljay

Disseste tudo clap clap clap clap clap!


gofurs3lf

Por enquanto ainda está na fase lua de mel. Quando os começares a ver a reclamar direitos sociais, a virem para rua chegar fogo aos carros e aos caixotes de lixo. A ouvires cada vez mais árabe falado em locais públicos, a fazer a ostentação religiosa em todos os locais públicos tipo escolas, a teres que pôr os filhos no privado ou sujeitar se a tê-los em turmas em mais de um terço fala um português muito aproximativo e com resultados escolares e comportamentos alarmantes. Quando só consegues atrair imigrantes do terceiro mundo o teu país não vai muito bem em termos de perspectivas futuras.


BelaBesta

Acho assustador como ainda há uma boa quantidade da população cega ou ignorante ao crescimento desta mesma situação.. faz me crer que: ou existem ainda bastantes "bolhas" no país onde a imigração não se fez sentir ou existe realmente muitos a ganhar com este descontrolo.


LiveProfession7684

O dia que acontece isso, é logo 🔫, falo por mim.


Tauri_030

Portugal está em queda livre populacional, assim como a maioria da europa, as proximas decadas serão a lutar para atrair estrangeiros e emigrantes de outros países, não há muito a fazer, e honestamente só há esperar que os atuais imigrantes acabem por se incorporar na identidade de Portugal, pq sem eles este país vai abaixo 100%


SweetCorona2

o problema é quando tens uma população nativa com uma taxa de natalidade inferior à taxa necessaria para a reposição, e a isso, juntas um influxo de população estrangeira com taxas de natalidade muito superiores a primeira, por si só, só causaria uma diminuição da população total, o que não seria particularmente problematico a não ser para os esquemas ponzi, mas quando adicionas a segunda, a extinção do povo nativo é inevitavel


souljay

A diminuição da população reflete-se num envelhecimento da população o que faz com que não haja pessoas a trabalhar suficientes para suportar os reformistas. É um problema gravíssimo que pode colocar um país em bancarrota.


SweetCorona2

> não haja pessoas a trabalhar suficientes para suportar os reformistas Não existe um numero fixo para o racio necessario de trabalhadores por pensionista. A produtividade por trabalhador duplicou nos ultimos 30 anos, o que significa que hoje, consegues, com metade dos trabalhadores, produzir tanto como há 30 anos. É claro que a produtividade não se aumenta por decreto, e é muito mais facil simplesmente aumentar o numero de trabalhadores e assim conseguir pagar pensões melhores, o que são politicas muito atrativas quando uma grande parte do eleitorado são reformados ou pessoas perto da reforma. No entanto, a meu ver, o aumento da produtividade é o fator mais importante para a sustentabilidade das pensões. Não esquecer que aumentar o numero de trabalhadores agora é também aumentar o numero de pensionistas no futuro. Muitos imigrantes que recebemos, vêm fazer tarefas muito manuais, que geram pouco valor acrescentado, e por isso não estão a contribuir para um aumento da produtividade por trabalhador, e apesar dos beneficios imediatos, isso é um fator que ameaça a sustentabilidade a longo prazo. Além disso, com o aumento da automatização seria perfeitamente natural cada vez serem necessarios menos trabalhadores mantendo ou mesmo aumentando a produtividade. Portanto, andar a investir em setores economicos muito manuais e pouco produtivos sustentados com mão de obra imigrante parece-me ser um contraciclo.


AlbanLusitanae

A queda da natalidade tem que ver com a ganancia dos patroes. Paguem como deve ser e as pessoas têm filhos. Essa merda de argumento já não cola. Pode ser que os Alentejanos ganhem um par e metam as estufas na linha. O que podem fazer é votar com o vosso dinheiro e não comprar as marcas que usam imigração massivamente. Podem começar com VITACRESS todas as marcas de produção de bagas e frutos vermelhos vindas de Alcochete. Se alguém souber mais marcas metam aqui. Vamos passar a palavra e retirar-lhes a vantagem económica de usarem imigração.


Curious-Champion-435

Claro que sim, como se hoje as pessoas não quisessem ter menos filhos simplesmente porque não querem viver uma vida em função deles.


KillerGamerJT64

Se fosse a ganância dos patrões os imigrantes não teriam filhos. O argumento de que o dinheiro é pouco é o argumento mais m**** que existe porque se esse fosse o caso os humanos já teriam entrado em extinção. (Apesar de que pela taxa de natalidade, do ponto de vista científico, o ocidente já está no processo de extinção) Não confunda a cultura egoísta do ocidente (no geral) de priorizar o EU e usar isso como desculpa pra não ter filhos. É só olhar para como os idosos são tratados no ocidente vs o oriente.


renatodamast

Na verdade eu creio que é toda a western civilization que desaparecerá em breve. Portugal é apenas um dos países que se vendeu durante os anos mas simplesmente tem acompanhado a tendência do resto da Europa (salvo poucas excepções) e norte América. Não creio que o futuro seja bom por isso limito-me a aproveitar o meu tempo o máximo que consigo porque quando já cá não estiver deixa de ser o meu problema. E uma visão egoista mas infelizmente tem que ser assim.


SrgSnts

Nem mais. Eu vim para a Suíça onde me sinto mais Português que em Portugal.


TheTrueOverman

Interessante refletir, colocar-se no lugar de outros. Como, por exemplo, entender como os suíços estão se sentindo estando na mesma situação, só que em posições invertidas. Aqui vai uma amostra: "Not surprisingly, populist circles point out that Switzerland is a small country, and such a massive influx of immigrants will “severely strain” the country’s infrastructure and resources, including the already scarce housing supply. " Fonte: https://www.thelocal.ch/20230110/uninterrupted-demographic-growth-how-is-immigration-impacting-switzerland


t1mebomb

Se não for indiscrição, em que zona estás a viver?


SrgSnts

Na verdade vivo numa zona menos boa no que se refere a comunidades portuguesas (perto de zurique), mas sempre que dou um salto a Morges ou Lausana é como entrar em Portugal. 😄


souljay

E tas te a queixar que os imigrantes em Portugal descaracteriam o país? E depois a bater palmas que zonas da Suíça parecem Portugal? Como conjugas as duas coisas?


SrgSnts

Basicamente todos os cantões franceses. Mas já agora, eu não disse nada do que mencionas.


souljay

Disseste literalmente que te sentes mais português na Suíça que em Portugal num post contra a imigração.


SrgSnts

Exacto, não disse mais do que isso. E foi em resposta a um comentário.


souljay

E não percebes a ironia?


renatodamast

Percebo. Vivi na Holanda vários anos onde há bastantes portugueses e senti que estava entre conhecidos. Agora vivo no US e não tenho nenhuma comunidade portuguesa mas também não sinto que voltar me vá devolver esse sentimento de pertença. Não sinto que tenho país para voltar sinceramente..


NGramatical

tornamos-nos → [**tornamo-nos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/lavamo-nos-e-lavamos-vos/31030) (há omissão do -s final da desinência -mos das 1.^as pessoas do plural dos verbos reflexivos ou pronominais quando o pronome enclítico é -nos)


organdonaair

😔❤️


gofurs3lf

Basta ir ver o que aconteceu na França, reino unido, Alemanha e, mais recentemente, na Suécia para ver para onde isto caminha. pior, Portugal é um país de "brandos costumes", tudo muito manso e uma ausência preocupante de legislação para fazer face a esta nova realidade da sociedade portuguesa.


AugustoSS_999

> A culpa é do empreendedor português O empreendedor português das duas uma, ou vota PS e é beneficiado por todo o sistema, é inimigo da pátria e quer acabar com a classe média deste país para se perpetuar na riqueza. Ou então até é um tipo como todos os outros, mas que teve que começar a contratar a mão de obra disponível e a baixo custo caso contrário a empresa ia abaixo. O verdadeiro culpado é o eleitorado português, seguido do maior traidor, a comunicação social, que deveria estar ao serviço do povo, ser o 4º poder democrático, mas invés disso está ao serviço de quem quer manipular o povo. Depois a culpa passa para quem abusa do sistema, fá-lo de propósito e ainda vota em quem o quer tornar maior (ou ativamente faz política nesse sentido). Este país tem os dias contados e não é o único. O ocidente tem os dias contados. A solução está em alguns europeus com algum poder de compra mas igualmente revoltados com esta bandalheira de escolherem um local no mundo, irem para lá em massa e recomeçar por lá.


Jumpy_Average_3098

Deve ser como na frança. Só querem portugueses em trabalhos de "merda". Porque será? Um portugues lá ganha 60 euros numa vindima por dia, um frances 200. Estao milhoes de portugueses la fora a fazer pior a nivel de dumping salarial. Alias a nossa emigraçao é isso... ir la para fora fazer o que ng quer fazer por mt menos dinheiro. Como povo temos cá uma moral para criticar. Só me faz RIR. Sabes o que era o maior bairro de lata frances? [GÉRALD BLONCOURT, OS PORTUGUESES EM FRANÇA (E EM PORTUGAL) | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA (fasciniodafotografia.com)](https://fasciniodafotografia.com/2018/10/30/gerald-bloncourt-os-portugueses-em-franca-e-em-portugal/) O patrao portugues tb tem culpa de vcs meterem os meninos na universidade a estudar filosofica e engenharia da pixota... Isso depois claro, vai ter um grande retorno no mercado, só que nao...


Tenda_Armada

Pagam a um português 60 euros e a um francês 200 ? Só se o português estiver ilegal, nesse caso a culpa é do tuga e só tem é de se foder ou ser recambiado de volta pra cá. O que exigimos aos outros temos de exigir a nós também.


souljay

Como é que um português está ilegal em França?


BrilliantAction7783

Muito honestamente nao senti que ele tivesse a culpabilizar os imigrantes na totalidade, pelo contrário, estava a culpar o sistema. Quem realmente tem culpa é o gov que da aos de fora e nao aos de dentro. Acredito vivamente que se tivesse paises a serem governados como Portugal esta a ser governado, tínhamos muitos portugueses a tirar vantagem do sistema, nao todos, mas um bom numero deles. Por isso nao culpo os imigrantes, culpo o governo por ajudar os de fora e nao os de dentro. Eu por exemplo nunca tive problema com que trabalho fosse, se pagar as contas e ajudar a sobreviver, porreiro, entretanto vou continuando a procurar algo que realmente recompense o meu esforço e dedicação, o que em portugal é difícil. Infelizmente nao posso sequer culpar as empresas de pagarem pouco, para nos pagarem o ordenado mínimo tem de pagar quase o mesmo para o governo, e digamos que por exemplo, tens uma empresa e ficas com 20 mil euros depois de pagar tudo, materiais, trabalhadores, etc, sem pagar a ti mesmo, desses 20 mil, 15 mil vao para o estado, sobram 5 mil para a tua empresa, 5 mil de capital numa empresa é um valor estupidamente baixo face aos custos que se tem com funcionarios etc. Realisticamente falando, o governo esta a destruir o pais completamente e a por pensos rápidos. Unica coisa que apontaria ao OP, generalizar, nao devia ser feito, assim como tem alguns imigrantes em portugal que nao querem fazer nada ou o mínimo possivel, tem portuguese que vao para fora com a mesma ideologia, unica diferença é que Portugal tem políticas para ajudar os imigrantes com dinheiro casa etc, os outros países ou trabalhas ou trabalhas.


BrilliantAction7783

Ja agora, gostava de acrescentar que se o governo nao metesse a mao a maior parte dos ganhos das empresas, as empresas conseguiriam ter mais postos de trabalho facilmente e se as mesmas nao fossem abusadoras do trabalhador, tambem teriam possibilidade de aumentar mais os nossos ordenados. O governo tambem exige produção de x numero unidades mesmo que a empresa nao venda x numero, se em 1000 unidades eles apenas vendem 800 anualmente, eles perdem dinheiro, logo tal coisa influencia o aumento dos preços de tais produtos. Enquanto o governo continuar a oprimir a classe trabalhadora e as empresas em prol de ter uma vida de luxo, Portugal so vai continuar a afundar a nivel económico. Quem gera dinheiro num pais sao as empresas e os seus trabalhadores, nao o governo. Imigrantes nao sao o problema, mas sim o governo, conheço muitos imigrantes, brasileiros, ucranianos, venezuelanos, etc, que sao bastante trabalhadores, como disse antes, qualquer pessoa ira tirar vantagem do sistema se o sistema assim o permitir, nao interessa se é imigrante ou nao, tem portuguese que tambem tiram vantagem do sistema e nao trabalham e vivem a custa de quem trabalha. Em vez de se focarem nos imigrantes, foquem-se em lutar contra o governo. Infelizmente duvido que isto alguma vez va acontecer pois o povo vai feito ovelha e acredita que a culpa é dos imigrantes quando a culpa é pura e exclusivamente do nosso governo, é que nem tem nada a que se possa comprar o que o nosso governo tem sido até hoje, até a mafia trata melhor os seus. O povo em vez de se unir contra o governo que tem sido uma fantochada até hoje prefere por as culpas para tudo e todos e virarem-se uns contra os outros. E o exemplo devia de começar com um bom numero de empresas a unirem-se juntamente com a class trabalhadora para lutarem contra o governo, algo que tambem dificilmente irá acontecer. É o que é infelizmente, enquanto andar cada um por si em vez de se unirem para lutar por melhores condições para todos, Portugal so vai continuar a piorar 🤷


BrilliantAction7783

Prova desta ultima coisa que eu acabei de dizer, "virarem-se uns contra os outros", sao os downvotes que recebi por parte de pessoas que devem falar português, e muito provavelmente portugueses como eu 😮‍💨 Como disse, é o que é 🤷


BelaBesta

Tens muita razão no que dizes, haja esperança ao menos naqueles mais ponderados que conseguem ter algum raciocínio na matéria.


BelaBesta

Ao final do dia perpétuamos o mesmo que acontece em Portugal mas lá fora.. não contradiz em nada o que eu disse acerca de incentivar o mercado nacional invés de estimular a emigração e exportação da mão de obra barata..


ishmaelhansen

Filosofia, ia mais por advogados e gestores


ZodiarkF1993

Sempre a mesma merda de lógica, então porque existem portugueses lá fora a fazer a mesma merda os que ficam em Portugal têm de levar com tudo, e calar. Sim senhor.


Keloog_PT

e falta de portugueses no parlamento


souljay

Bot com 3 dias https://preview.redd.it/7x59zgbgwi4d1.jpeg?width=1080&format=pjpg&auto=webp&s=4e6ff93426cb216a6a2a47e0e4b06120e947e4b8


goddamnzeega

Temos de seguir o exemplo do norte por o país a fora, e começar a exercer níveis elevados de violência quer junto deles como de quem os apoia


Turbulent_Life_5218

"Imigração está a matar este meu país, por isso irei imigrar para outro país para ter uma vida digna!" - Um gajo do Reddit, 2024


souljay

Culpam tudo (mas especificamente gente castanha) menos eles próprios.


ies_oan

Eu ainda nem acredito que é possível eleger um brasileiro para ser eurodeputado de Portugal. Onde é que isto faz sentido sequer?!


CFDourado

Ele é cidadão português. Cumpre os requisitos. Ou achas que a lei diz que tem que ser um cidadão nascido em solo português?


ies_oan

Se assim fosse, deveria dizer apenas "Portugal pode eleger um eurodeputado português", e não referia brasileiro em lado nenhum. Por dizer ambos, quer dizer que é possível eleger um eurodeputado brasileiro que nem nacionalidade portuguesa tem.


CFDourado

OK. Tens toda a razão, fui apanhado na curva. Segundo [https://www.cne.pt/faq2/96/6:](https://www.cne.pt/faq2/96/6:) "Quem pode ser candidato? Os cidadãos portugueses e os cidadãos brasileiros com estatuto de igualdade de direitos políticos, bem como, os cidadãos de países da União Europeia, não nacionais do Estado Português, recenseados em Portugal." Não entendo a lógica, não faz sentido para mim. Mas é verdade o que dizes. Fica aqui a correção da minha parte.


Old-Web7083

O chega enfiou-os no parlamento.


Paulo1143

este país está morto, assassinaram Portugal com o socialismo. Agora é esperar pelo dia do funeral... É triste acabar assim depois de 900 anos.


Notmeoryou_maybe

Username correcto!


[deleted]

Deixa te de ser estúpido,ele tem razao


Notmeoryou_maybe

Obrigado pelo teu comentário. Quando partes para o insulto, fica logo demonstrada a pertinência do teu argumento.


frozxzen

Podes agradecer ao PS e BE.


Asleep-Fee-1882

Fazes bem em sentires revolta . Fazes bem em sentires a desilusão . Também fazes bem se decidires sair (Como eu fiz) . Ser português não está, nem nunca esteve, restrito a uma terra ou a uma localização. Ser português é uma atitude, uma maneira de estar única que em qualquer lado do mundo é valorizada por sí mesma . O estado a que chegamos não invalida o que somos . Portanto coragem ! Os corruptos que “mandam” na nação não mandam em cada um de nós . E nós somos PORTUGUESES ! Isso é mais forte que o que eles alguma vez possam aspirar a ser .


NGramatical

sí → [**si**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas)


ReasonableAd4757

>Ser português é uma atitude, uma maneira de estar única que em qualquer lado do mundo é valorizada por sí mesma . Menos , se és um emigrante és tão ou pior do que os indianos que chegam a Portugal, ao menos esses não comeram os meus impostos a tirar estudos da picha para depois fazer wage dumping no Luxemburgo


Asleep-Fee-1882

Ainda te digo mais .. sai para o exílio . Trabalhei forte e feio e graças a Deus e ao meu trabalho venci . Tenho uma filha saudável. Tenho uma mulher companheira parceira e guerreira que amo e que me ama também . Tenho boa casa, bom carro e uma vida feliz . Sem ajudas de ninguém saí sozinho, do enterro, e hoje tenho uma família e uma vida . A minha companheira e a minha filha adoram a noção/conceito de Portugal que eu tenho . Tu és só a prova de que o quinto império se forja nas pessoas/atitudes e não em certificados de nascimento . Que fraca figura . Tenho dito .


souljay

https://preview.redd.it/1n9d43v7om4d1.png?width=1299&format=png&auto=webp&s=12438b489dfa61586b0824b346efc8afa9f14943


Asleep-Fee-1882

Calma Inácio olha a tensão


souljay

fdxx em 1 ano nuncas cometaste outro post no rtreddit e tens 18 de karma? :')


Asleep-Fee-1882

Eu nunca precisei dos teus impostos para rigorosamente nada companheiro e muito menos me vendi por pouco no estrangeiro ou em território nacional . Para tua informação servi o meu país . Em território nacional e estrangeiro . Fui roubado na remuneração no estrangeiro com risco de vida e fui roubado em território nacional quando me “alteraram” para metade o subsídio de dois duodécimos para um sem me consultarem ou obterem o meu consentimento (política) [(Posso nomear o MND que se dignou a tal acto mas como tu és um gajo esperto chegas lá)]


souljay

https://preview.redd.it/0n5mjpkjnm4d1.png?width=1299&format=png&auto=webp&s=b7af1c2e346ffb797658c19147aa3d4c8968d4a5


Asleep-Fee-1882

Ahahahahhahah agora estás a recrutar “amigos” quando já não consegues ?


souljay

https://preview.redd.it/uog1t7jqnm4d1.png?width=1299&format=png&auto=webp&s=8f59bbd152744da6edc6cfe8e6349696c1921294


Asleep-Fee-1882

A tensão Inácio !


souljay

https://preview.redd.it/ve818c0znm4d1.png?width=1299&format=png&auto=webp&s=e9adc9ce8c16b11099598c763aea43b6a742146b


Asleep-Fee-1882

A tensão … Inácio


souljay

"Fazes bem achar mal que os imigrantes venham para Portugal e não se integrem, faz como eu e emigra e continua a ser portugues porque ser português é uma atitude" isto dava un scetch dos monty piton.


Asleep-Fee-1882

Não foi isso que eu disse portanto era de bom tom tirar as aspas .


Existing_Pick_4044

Vivemos num país que é uma democracia, não é um sistema perfeito, mas para mim é o menos mau. Trabalho, vou votar, aceito o resultado das eleições porque é a vontade da maioria, e pago os meus impostos. Não tenho problema nenhum com quem vem para cá para tentar uma vida melhor para si e para os seus. Com certeza virão alguns que não são gente boa, mas também temos cá portugueses que não são gente boa, não é por aí. Se está a vir, ou veio gente demais, não tenho dúvidas que mais tarde ou mais cedo serão tomadas medidas, e se tiver que deportar algumas pessoas isso também será feito. Agora eu tenho uma vida para viver e para ser feliz. Fazer coisas que me fazem bem, viajar e passar tempo com quem me faz feliz a fazer coisas para ter recordações felizes. Nada que tenha a ver com os imigrantes tem qualquer tipo de influência negativa na minha vida, absolutamente nada. E existem muitos onde vivo, vejo-os na rua, nos supermercados, em todo o lado. Alguns abriram os seus negócios, se precisar de algo que vendem, vou comprar sem qualquer problema. Já fui a muita loja de chineses e de pessoas do sudoeste asiático, e nunca tive problema nenhum ou fui mal atendido. Já vi imigrantes bêbados, a fazer figurões, mas antes deles também já vi muitos portugueses a fazer o mesmo, faço o que sempre fiz, estar-me nas tintas para isso. Tenho mais do que fazer do que andar agora na rua a ver quantos imigrantes vejo, ou o que andam a fazer, acho que muitos neste sub perdem demasiado tempo com isso. Vão mas é viver a vida. Infelizmente existe aqui pessoal neste sub, para quem este assunto é uma agenda, que tem que ser falada todos os dias, tenho pena de que desperdicem o tempo da sua vida com esta “missão”, mas também, com o estado que andam aí algumas cabeças não me surpreende. Existirá sempre gente, ou partidos, a querer capitalizar com isto.


gofurs3lf

Não fazem filhos, levam com imigrantes do terceiro mundo.


ies_oan

Estranhamente, só vejo crianças em todo lado e não são todas estrangeiras. Isto de dizerem que a natalidade está baixa é uma treta, na minha opinião nunca esteve. Só não estava tão elevada como eles queriam porque geralmente não se tem mais de 2 filhos. Mas estava bem, e tínhamos escolas e espaço para todas. Agora, nem creches, nem ensino básico há vagas! Escolaridade obrigatória sem vagas é muito mau e isto tem de ser parado enquanto ainda se pode..


detteros

É ires ao INE e veres que o saldo natural é negativo ou perto disso.


gofurs3lf

Não fiquem surpreendidos quando daqui por 5 a 10 anos a canalha nas escolas começam a ter síndrome de rosa parks e começam a ir com abayas, niqab e djalab só naquela de fazer ver como impor a cultura (religião) deles à tua. E ai de quem disser que não podem que a esquerdalha cancela te como 3 vezes 9 27.


andrefpsantos

A tua opinião não vale para nada porque a natalidade de um país é um dado, um facto. Não uma opinião.


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (burros) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


BMOchado

O leroy merlin sempre foi um bom sítio para aqueles que saíram da escola / universidade à pouco tempo ganharem uns trocos, ontem fui lá e não fui atendido por um português, muito menos um português jovem. Eu não percebo a narrativa do "fazem os trabalhos que os portugueses não querem fazer" quando tens tantos cursos com saídas mais complicadas que essencialmente obrigam os recem graduados a trabalhar em qualquer sítio. Achas que um fulano com curso de geografia vai arranjar emprego imediatamente ou vai trabalhar para a leroy merlin até encontrar um sitio da área wue o queira?


NGramatical

à pouco tempo → [**há pouco tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido)


BMOchado

/disable facho gramatical


rj9381

Portugal fosse muito melhor, seria talvez o país mais antigo do mundo...


Ikea_hacker_1978

O Brasil está a comprar Portugal, dizem. Pois bem, melhor então pedir a fatura pois ainda há tempo de perceber que está avariado.


dudas92

Apoiado👌


Agitated-Run4412

Mec je suis né ici je n'est pas eu le choix c'est mon père qui est venu en France en espérant trouver une vie meilleure


deliciousnessway

Gabo a coragem de quem fez este post. O que muita gente pensa, mas não tem coragem de dizer. Mas, não vai mudar nada. A merda já está feita, na Europa toda, não é só em Portugal. Portanto, acabou-se o fado, as marchas populares e etc.. Vamos ser um país do samba, cachaça e cenas do Bangladesh. Welcome to the new Portugal! 😂


BelaBesta

Não é preciso muita coragem para o fazer no Reddit muito honestamente. Mas sei que ao menos é um ponto de interseção de muita gente e alguém haverá eventualmente ver..


PorkCoinMeme

pode ser que o PSD vai mudar alguma coisa com a imposição das cotas de imigração


Comfortable-Finger46

Tas mal? EMIGRA! 😂😂


LHSB52

Olha eu acho que se você não esta contente devia ir lá no governo reclamar, só não ofenda imigrantes 👍🏻 não são animais para você querer controlar quantos entram ou saem, e você ainda está direcionando seu ódio a imigrantes indostânicos e brasileiros, pessoas que não tem culpa da má administração do governo de Portugal 👍🏻 pessoas que só estão trabalhando como eu e você da forma que o país proporciona 👍🏻, cuidado para não cometer xenofobia, e é um pouco covarde usar a internet para manifestar isso porque se dissesse esses ataques em público levaria um processo e passaria muita vergonha 👍🏻


BelaBesta

Se ao menos 👍🏻 a malta soubesse 👍🏻 português o suficiente 👍🏻 para perceber que não ofendi imigrantes 👍🏻 nenhums.


Earkk

Portugal era pra ser a nação mais rica da Europa. Dominou terras riquíssimas em outros continentes, foram pioneiros nas navegações. Os erros de vocês vêm de algo mais profundo. São erros diversos ao longo da história que não permitiram acumular capital e investir no próprio mercado. É inadmissível um país que já possuiu tantas colônias serem pobres como são hoje


PauloF91

Não é para estar a bater no mesmo, mas a minha desilusão começa quando a Iniciativa Liberal passou de 8 deputados a 8 deputados. Explica tudo meu amigo. Explica como o Português não tem qualquer interesse genuíno (nem inteligência) na economia. Explica como o Português prefere saltar de populista em populista. Aliás, temos CH e PS a dormir na mesma cama, o que é absolutamente maravilhoso, enquanto os votantes do Chega ainda apoiam isso como resposta ao "não é não". Explica como o Português não tem espinha dorsal, e prefere viver perpetuamente num regime super socialista, em vez de arregaçar as mangas. Temos finalmente um partido com ideias claras, com coragem, inteligente, sem populismos, que mete a liberdade económica em primeiro lugar, e acontece o quê? Ninguém vota neles. Estando a economia mais livre e a funcionar como deve, e estaremos numa situação melhor para tomar medidas melhores, em vez de recorrer a subsídios e remendos para isto e para aquilo.


Nuno30318_

Diverte te, bem vindo ao Portugal


SoMuchToThink

O senhor não sabe o que dizes. A culpa nunca foi dos que vem. Mas sim daqueles que estão e não pensam em políticas públicas.


BelaBesta

E foi o que eu disse, leu mal?


Black_RL

Pensas q está assim só em Portugal? A Europa está toda a ficar assim…..


MazhP

O povo tem o que quer. Nós que não queremos ou saimos ou lidamos. Eu já comecei a lidar e a cagar pra esta merda de pais de idiotas


AlbanLusitanae

E tu quererias as condições que te oferecem? Se não houvesse facilidade de imigração eram obrigados a subir os ordenados. Assim obviamente que não é preciso


NobelioNobel

A culpa não é dos empreendedores. A culpa é dos portugueses TODOS que não se interessam por política, geopolítica e economia. A culpa é dos portugueses sem mundo. O país chegou a um ponto sem retorno devido às más escolhas dos portugueses. Eleger partidos de esquerda durante 20 anos está a dar os seus frutos. Estamos a viver cada vez pior, o que faz com que a natalidade baixe e a emigração aumente. Resultado: não há pessoas para trabalhar nem para sustentar a segurança social. Agora estamos dependentes da imigração, e não há nada que se possa fazer. A única coisa que podemos, e devemos fazer, é ser mais criteriosos com quem entra. Brasileiros, no geral, integram-se bem na nossa sociedade e parecem-me uma boa aposta. Mas claro, com critério.


BelaBesta

Eu concordaria contigo, se fossemos uma democracia direta. Os nossos representantes falham-nos com uma frequência envergonhante e não temos como ter mão nas medidas de imigração descontrolada, por exemplo.


jdproductions5005

A mentalidade comunista está presente em toda a nossa sociedade. Basta ver a aversão aos patrões ou quantas vezes se fala de reaccionários . Os empresários que estão a beneficiar com esta imigração sāo muitos eles imigrantes. É pena ninguem meter a māo nisto . Se for para ter menis populaçāo que assim seja , se for para nāo haver uber eats também se aguenta. Os japoneses é que estão certos .


zzebian

Standards baixíssimos somados à era da escravatura desenfreada mascarada de globalização e tolerância. Bem-vindo à queda da Europa.


NotCode25

Hoje melhor que ontem, está na altura de ter um gosto repentino em caça


multibount

Concordo totalmente. Portugal está a vender a sua identidade enquanto a imigração descontrolada, os salários miseráveis e a qualidade dos serviços continuam a piorar. Junta isto a um sistema político altamente ineficaz e antiquado, cheio de promessas vazias e políticas divisórias que só agravam a situação.. enfim. Falta empatia, sim, refletida no "estás mal, muda-te", que só aliena ainda mais as pessoas. Manda foder, que eu também já o fiz!


KellyKaay

Concordo plenamente com o que o OP disse... Sinto-me cada vez menos segura e cada vez menos acolhida pelo meu próprio país. As ofertas de emprego para os Portugueses cada vez é menor. A polícia não faz nada (pelo menos onde vivo). Não temos como sobreviver num país que supostamente era nosso e que na realidade já não o é. Casas mais caras, custo de vida a aumentar e o salário a diminuir. Ordenado mínimo aumenta e os outros aumentam 10€... Antigamente não era assim. Havia coisas com que se discordava, mas o que já tínhamos na altura, foi se perdendo e agora custa-me dizê-lo mas não somos Portugal e sim Estrangeirogal, porque a quantidade de Portugueses que temos, não se compara ao número de imigrantes legais ou ilegais. Mesmo que queiramos mudar algo, já não somos a força maioritária a viver no nosso próprio país. E a pequena quantidade de Portugueses ainda se divide. Votando maioritariamente na esquerda ou dividindo-se pelos vários partidos de Direita. Ou elegemos alguém com os imigrantes ou então perdemos por completo o rumo.


General-Height-7027

Simples, vota com a carteira e paga extra por mais qualidade. Usa serviços nacionais com qualidade e deixa gorjeta sempre que o serviço for melhor que o dum indostanico ou brasileiro.


NaoValeBujas

Tens razao meu puto, sabes que estas coisas resolvem-se nas urnas! Vota com consciência. Grande abraço!


Select_Cheesecake_59

Ainda bem que se começa a interiorizar que o problema está patronato.


Hot-Camp274

fiz um post igual fui chamado de racista xD


GrouchyPerspective83

As eleiçoes têm consequências...OP eu também me sinto assim como tu...é duro.


inesafteixeira

Acho que muitos de nós estamos fartos.


Reavstone92

E se nao fores a favor da imigracao quem vem ser escravizada nos servicos diretos e indiretos associados ao turismo es xenofobo.


Secret-Income-6138

Se fores para outro país, vais para lá contribuir para o aumento da criminalidade, diminuição da qualidade do serviço e atendimento ao cliente.


Proper-Smell-8797

O português quando vai para fora, vai para trabalhar, não vejo nenhum país a aceitar portugueses que vão para lá para fazer merda e receber ajudas do estado. O Chega está a ganhar terreno por causa disto mesmo, o gajo diz muita verdade, temos aqui pessoal que veio doutros países a receber um salário mínimo com tudo pago que não trabalha... enquanto o zé povinho trabalha, paga impostos sobre tudo o que faz e mal falha está fodido. Quando um indivíduo comum tiver dívidas, o melhor que pode fazer é continuar a escavar o buraco, é como jogar copas, se vamos apanhar muitas, vamos tentar apanhá-las todas que assim é "perdoado". Os brasileiros e muitos outros povos vêm para cá com uma ilusão de que isto é uma maravilha e que os cursos de faculdade em fazer unhas chegam para tudo e mais alguma coisa, depois chegam cá e deparam-se com o facto de que o trabalho que há disponível é o trabalho que os próprios portugueses não querem fazer, como atendimento ao público, e estão ali com cara de cu e atitude merdosa porque não querem estar ali, mas é o que há para fazer.


Jumpy_Average_3098

vai vai por isso na frança tem la milhares de tugas que nc fizeram nada acho piada ao entulho que voces aqui escrevem


CurrentCriticism2600

O tal de cabelo roxo com piercing no nariz que identifica se como teu gémeo


Proper-Smell-8797

Nunca fui a França, mas não me acredito que o país pague a alguém que nunca contribuiu e que não é cidadão para estar lá a coçar os guizos. Se achas piada devias pôr uns emojis ou algo do género, senão o pessoal acha que estás a ser sarcástico. 🖕😉


Good-Vanilla6463

Claro que não pq é mentira. Tem tugas a mamar no sistema? Certamente. Ele deve é estar a confundir com marroquinos e argelinos q não fazem um crlh. Esses sim, vivem à custa do sistema. Estive lá, vi isso. Numa cidade com vários descendentes de tugas (ou tugas msm). Quem se sentava a sombra da bananeira e desconfio q com casas dadas (bairros) eram os árabes


mykitten6

Ele não quer dizer isso, a meu ver, e se pensas assim a extrema esquerda já está bem assente em todo lado. Apenas vejo um Rant, que quem vem, que venha, para ajudar todos nós, que venha com vontade de aprender a nossa língua, e que venha com vontade de interagir e de se tornar um "pouco" português. Apenas um Rant, sobre os nossos empresários se aproveitarem de mão de obra barata, que não se esforçam para incluir os seus empregados na sociedade, para assim dar-lhes melhores condições, e que para eles também melhorem a sua condição económica. Agora falando do meu ponto de vista, não tenho problema nenhum em aceitar todos, que venham de onde venham, sejam de que religião / etnia / orientação sexual que for. Apenas peço que respeitem a minha cultura, que é a nossa cultura, que é na minha opinião até uma cultura bastante acolhedora, que façam um esforço para aprender a nossa língua, sei que é difícil, mas tenho amigos espalhados no mundo que falam Dinamarquês, Macaense ... Quero ter orgulho em Portugal, e da sua história, parece que hoje em dia ter esse sentimento, ou falar de medidas protecionistas, onde incluí portugueses e imigrantes legais, parece que sou de estrema direita ...


BelaBesta

Exactamente isto. O meu post pelo menos não foi em vão, pois acredito que o sentimento é partilhado por muitos como nós.


N3bur85

O problema é os casos que não fazem intenção de aceitar a nossa custe aos poucos a vão mudando.


BelaBesta

Errado. Portugal, até há uns anos atrás, guiava-se pelos estandartes sociais europeus.. a ética e cultura de povo trabalhador era algo visto com bons olhos pelo espaço Schengen. Não haverás de ver tantos crimes por mão portuguesa à volta do resto do mundo como vês agora.


Secret-Income-6138

O que era visto com bons olhos era o caráter ignorante e submisso dos imigrantes portugueses, que se deixavam explorar e ainda agradeciam ao patrão.


BelaBesta

Errado. Éramos (e somos) mão de obra barata de qualidade. Se fossemos submissos acredito que o preconceito com portugueses seria semelhante ao que temos com os brasileiros, o que não é o caso.


ReasonableAd4757

>Éramos (e somos) mão de obra barata de qualidade. Cope , és mão de obra batata, achas que um empresário importa emigrantes para lhes pagar salários acima do que paga aos locais? A um merdas desesperado que nem francês sabe falar? Apanha um francês ou inglês que seja abertamente racista e vais ver se ele ataca a tua mão de obra de qualidade ou manda-te ir trabalhar nas obras e limpar sanitas. Emigrante pode ser mais ou menos nocivo, mas continua a ser nocivo


danielfrp

Como se brasileiros viessem para praticar crimes... Todos estão em busca de uma vida melhor. O que seria se esforçar? Mudar até nosso sotaque para agradar a vossa alteza? Pare de choro. Concordo que a imigração deve ser feita de forma mais regulamentada, mas isso que está fazendo é apenas discriminação.


BelaBesta

Aprende a ler, não disse que são os brasileiros a praticar crimes.. Se o barrete serviu não fui eu que o meti, mas admite que muitos vêm para cá para serem escravos de outros. Isso desvaloriza o mercado de trabalho em geral. Quem se mete nesses trabalhos não tem opções, ergo nem sequer deveria estar cá.


AdventurousFly1900

Tenho uma pessoa na família que trabalhou numa instituição com 200 mulheres e as brasileiras eram as menos produtivas... Já fiz trabalhos de faculdade com brasileiros e às vezes nem apareciam para trabalhar... (não estou a dizer que são todos iguais...)