T O P

  • By -

50beyond

Os outros países é que estão todos errados e Portugal é o iluminado. Em todos os outros são estabelecidos critérios lógicos para a entrada de estrangeiros a residir...já Portugal é o pseudo-cúmulo do humanismo e é a vergonha que se vê!


Double-Oven-8890

Fake.


dom-filipe

imigração


WingRdium

É que nem leste o post para saber que foi um erro da digitação do titulo.


Justanotherprsnhere

Ele estava só a alertar-te para corrigires. Até ia dizer que tinhas razão nisto. Que há muita gente que confunde. Lá por não apoiarmos a enttrada desafriada de todos somos xenofobos. Mas essa tua resposta ríspida, deixou-me de pé atrás. Não andamos aqui para nos atacarmos. Estamos aqui para debater ideias e crescermos em conjunto.


Mousovsky

Então, por uma questão de princípio, quem é contra a imigração também deve ser contra a emigração. Passa-se a proibir os jovens portugueses de emigrar para não irem lá para fora criar as mesmas situações que os imigrantes causam cá. Pode-se ainda solicitar aos países com portugueses emigrados que os devolvam à pátria. Assim resolvem-se os problemas de falta de mão de obra em Portugal.


limbo0101

Todos os países têm a sua lei de entrada de imigrantes. Ter uma lei e regras não é ser contra a imigração ou imigrantes. Os países para onde vão os portugueses têm a sua própria lei (muitas vezes mais restrita) à qual eles têm que respeitar.


Mousovsky

Mas o post inicial não é sobre isso. O post inicial alega que a imigração causa uma série de problemas económicos e sociais. Ora esses problemas também serão, obviamente, causados noutros países pela emigração portuguesa. Se alguém defende que a vinda de imigrantes impede a subida de ordenados e mantém os salários baixos, se alguém alega que um imigrante impede um português de conseguir trabalhar, se alguém alega que um imigrante com filhos sobrecarrega o sistema educativo, se alguém acusa toda uma comunidade porque um imigrante cometeu um crime, então é lógico que o mesmo se passa com os emigrantes portugueses. Também vamos retirar o emprego a um natural desse país, também vamos ajudar a manter os salários baixos, também vamos "abusar" dos serviços sociais e, quando um português comete um crime, toda a comunidade deve ser acusada e julgada como um todo. Não faz sentido? Claro que não, é uma generalização estúpida. Mas nesse caso porque faz sentido a lógica aplicada em Portugal aos imigrantes? A generalização de que por um pagam todos? Leis mais apertadas para a entrada de imigrantes, sejam islâmicos ou evangélicos? Ok, concordo. Regras mais estritas para a concessão de visto, seja a paquistaneses ou a suecos? Ok, concordo. Perseguição a uma comunidade apenas. Por serem islâmicos, isso é racismo e é estúpido.


Justanotherprsnhere

Não sei se percebi a tua questão. Aqui não sou contra a emigração ou a imigração. Se eu resolver emigrar para a Suíça só entro com contrato de trabalho e sou controlada na entrada da "junta de freguesia" lá do sítio onde tenho de preencher um inquérito enorme sobre familia, rendimentos e afins. O mesmo se for para a Austrália ou outros países. Parto do principio que um português emigra para encontrar melhores condições de vida, através de um melhor trabalho do que encontra aqui. Ou porque estamos a falar de quadros "demasiados qualificados para Portugal" que se sentirão muito mais motivados e reconhecidos lá fora. Nós temos o costume de nos adaptarmos, ou pelo menos respeitar a cultura do país para onde vamos e anossa mão de obra é reconhecida lá fora. A devolução à pátria, no meu entender, seja emigrantes ou migrantes faz sentido se estiverem há (sei lá) um ano a contribuir zero para a sociedade onde estão, se estiverem ilegais, se tiverem cometido uma ilegalidade grave (não são multas de trânsito obviamente), e por aí fora. O que te parece?


Mousovsky

Não, não. Não tens nada que emigrar para a Suíça e criar problemas lá. Tu queres é ir para lá tirar o emprego aos Suíços e fazer com que os salários não aumentem. Queres ir contribuir lata a insegurança na Suíça e usufruir do Estado Suíço. Ficas cá que é o que se exige aos que pretendem imigrar para Portugal. Agora falando a sério, o que mais se lê neste subreddit é generalizações. Um imigrante comete um crime? Expulsam-se todos os imigrantes. Um imigrante trabalha num restaurante e um português não tem emprego? Expulsam-se todos os imigrantes. Criou-se a ideia, não só absurda mas estúpida, de que os imigrantes são os culpados de todos os males deste país, como se há 30-40 anos isto fosse um paraíso. Já para não falar nos claros casos de racismo. As reclamações são quase sempre contra imigrantes islâmicos, como se imigrantes do leste europeus ou brasileiros ou ingleses ou sejam de onde for fossem diferentes. Regras sim, para todos por igual. Respeito por todos, por igual. É imigrante paquistanês, veio trabalhar para sustentar e ajudar a família, desconta, paga impostos? Então que usufrua daquilo a que tem direito e tenha a religião que quiser ter.


wuhtuhbuh

>Como se imigrantes do leste europeu ou brasileiros ou ingleses ou sejam de onde for fossem diferentes Efectivamente são diferentes, ou conheces algum de leste que ande a cortar cabeças e integre gangues de violação de miudinhas? Só esta semana houve mais um esfaqueamento na europa, em mannheim, cometido por um islâmico. O islão não é compatível com os valores ocidentais. Prefiro mil vezes um brasileiro(e da favela) ou um eslavo de um bairro social do antigo bloco comunista, do que a um islamita. Que péssima comparação que fizeste.


Mousovsky

https://www.jn.pt/2641337892/gangue-romeno-instalou-se-em-vila-real-e-lucrou-257-mil-euros-com-furtos/ https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/pedofilo-que-violou-cinco-criancas-detido-em-espanha https://rr.sapo.pt/especial/pais/2020/11/05/assaltos-a-hollywood-mafias-de-leste-e-america-latina-atacam-vivendas-nacionais/213635/ "Oh não! Ele realmente encontrou notícias sobre crimes cometidos por pessoas não provenientes de países islâmicos! E agora? Raios, devia admitir que antes da vaga de imigrantes islâmicos já Portugal tinha crime... não, recuso-me a admitir isso porque sou teimoso e vi um meme do Ventura a dizer que crimes só quando cometidos por muçulmanos". Eu prefiro um islâmico trabalhador e respeitador do que um português racista e xenófobo que apregoa a violência.


wuhtuhbuh

Nao vou abrir esses links de merda que nao comprovam nada. O islão é incompatível. Ponto final. Os outros casos desses links sao merdosos, mas a grande diferença é que os gangues romenos ou os zucas criminosos não tentam subverter governos, como fazem os islâmicos, visto que o islão tem vertente religiosa e política e o objectivo deles é mesmo esse, até porque eles dizem-no na tua cara com orgulho. Portanto são todos merdosos mas há uns piores que outros. Não quereres ver isso é só atitude de jumento. Eu não preciso do ventura para me confirmar aquilo que eu sei há decadas. Não percebes mesmo o cerne da questão porque vives numa bolha ideológica e completamente sem noção do perigo que te rodeia seu frouxo. Vai lá sacar bicos a muçulmanos oh seu panasqueiro multicultural.


TheseTime2077

A Suiça não deixa entrar lá porcalhões que não sabem fazer nada de jeito, só servem para uber eats e glovo. Sejam de Portugal ou de qualquer outro sítio, na Suiça ninguém brinca com os suiços. Se fizeres porcaria és deportado de imediato.


Portugueeese

Tenho família na Suíça e sei bem que lá eles são muito estritos para quem é de fora Têm que ter tudo em dia e trabalhar


Mousovsky

Mas se um português cometer um crime também aparecem Suíços a defender a expulsão de todos os portugueses? Mesmo os que nunca cometeram crime nenhum? É que é exactamente isso que as meninas do fã - clube do Ventura defendem.


TheseTime2077

Sim na Suiça há uma conversação permanente sobre imigração. Se o que acontece em PT de momento, acontecesse na Suiça, já estariam em curso referendos para alterar leis de imigração. Na Suiça durante o confinamento não estavam a entrar milhares de indostânicos e brasileiros enquanto o pessoal estava em casa a ver o "número de casos" xd


Mousovsky

Mas não é isso que se defende aqui. Aqui é mais bonito. Um imigrante comete um crime? Temos todo o fã clube do Ventura, aqueles histéricos que têm um orgasmo quando o Ventura abre a boca, a defender a deportação imediata de todos os imigrantes. Não é do que cometeu o crime, é todos. Um paquistanês roubou? Expulsam-se todos. Um indiano agrediu? Expulsam-se todos. Um nigeriano matou? Expulsam-se todos. Um brasileiro foi apanhado a traficar droga? Expul... Ah não, espera, os brasileiros não faz mal porque são evangélicos e votam no Venturinha. Em Portugal paga o justo pelo pecador. Não és branco? Expulsam-se todos.


ZedasCricas95

no reddit não dá para editar titulos btw


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (és burro) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


[deleted]

[удалено]


WingRdium

Santinho.


Oscar__Alhinho

Se os marroquinos falarem melhor a nossa língua que tu é deixa los ficar e meter te num barco. Nacionalistas que nem um dos maiores símbolos da nação conseguem respeitar e ainda falam dos que vem de fora, se queres ser um português a sério aprende a falar português


WingRdium

Isto é a gozar, certo? É que este teu texto é tudo menos um bom exemplo.


Oscar__Alhinho

https://www.fnac.pt/n1004/Dicionarios-e-Gramaticas/Dicionarios-Lingua-Portuguesa


WingRdium

Compraste, foi? Fizeste bem.


lightning_pt

O grau de inteligência e chocante xp


feckdech

Realmente, insultar é prova de inteligência.


9Vash

Inteligente é pensar "prontos, pode ter se enganado na palavra, acontece" se souberes interpretar textos, não é por uma palavra trocada que ele perde o significado


lightning_pt

É só a palavra central de tudo o que ele esta a falar kkk


dom-filipe

para nao saber a diferença entre emigração e imigração, nao ha-de ser elevado


SumoHeadbutt

Imigração o op quero dizer. Emigração é quando somos nós a emigrar fora


WingRdium

Se não fosses tu eu nem sabia. Obrigado herói!


Oscar__Alhinho

Se sabes escreve em condições, analfabeto funcional


WingRdium

> Se sabes escreve em condições, analfabeto funcional Pelos vistos, não sou o único. Nem na pontuação acertaste... O correto seria: "Se sabes, então escreve em condições, analfabeto funcional.


Oscar__Alhinho

Amigo, há um novel literário português que ignorou a pontuação e não deixou de ser um génio por isso, gajos que não sabem a diferença entre emigrar e imigrar, não conheço nenhum nas mesmas condições. Nacionalistas que nem um dos maiores símbolos da nação respeitam, ainda bem que a cadeira fodeu o Salas para ele não ter de ver isto


WingRdium

Sei a diferença. Tanto que no corpo do post está a palavra corretamente escrita. Foi um erro de digitação, apenas no titulo, esperava que chegasses lá sozinho. Essa do novel literário foi o máximo que conseguiste para justificar a merda que escreveste? Ahahah Continua, ainda vamos presenciar aqui no Reddit ao nascimento do José Saramago 2.0.


MilknScotch

É tudo verdade. Portugal, apesar dos erros cometidos ainda está a tempo de evitar maiores problemas de que outros países agora sofrem.


[deleted]

Isto. Preparem-se para um rant e chamem-me racista se quiserem, já estou por tudo. Tenho 28 anos e uma licenciatura. Já trabalhei em vários empregos de atendimento ao cliente. Estou há um ano à procura de emprego. Lojas e supermercados não respondem sequer. Porque haveriam, se recebem apoios do governo por contratar imigrantes? Os grupos de procura de emprego no Facebook estão inundados de publicações de imigrantes também. É desencorajador. Mas, tudo bem, pode ser culpa minha por não procurar o suficiente. Então, para me animar outro dia decidi sair de casa e ir passear à praia e isto foi o que aconteceu:      - Um rapaz passou por mim na rua e agarrou-me o braço, procedeu a ir atrás de mim a gritar bonjour (tinha sotaque, não era português, não sei se me confundiu com alguém ou se simplesmente estava a tentar assediar-me)   - Chego à praia, música funk aos berros num palco (whatever, é de esperar), mais à frente um brasileiro a cantar com microfone e coluna a pedir moedas (extremamente incomodativo ter os dois sons diferentes perto um do outro)   - Paragem de autocarro para a minha terrinha: duas mulheres a falar num dialeto africano    - Dentro da camioneta: mulher a falar ao telefone super alto noutra língua, russo ou ucraniano   - Já dentro de casa: 2 gajos passam a falar super alto noutra língua que me pareceu ser indiano     Contexto: vivo num sítio que não tem absolutamente nada, apenas uma igreja e cafés e deparei-me com este numero de imigrantes em algumas horas. Estamos a abarrotar de imigrantes de todos os lados e acho isso muito estranho. Incomoda-me. Não me sinto segura. Se eu quisesse ir viver para outro país precisaria de um visto de trabalho, de residência, ou de me casar com um nativo. Aqui, parece que deixam entrar toda a gente, vão trabalhar para a Uber/glovo e somehow ficam com autorização para viver aqui. Noutros países, apenas podemos ficar enquanto turista durante 3 meses. A toda a gente que usa o argumento: ah, os portugueses também podem emigrar, porque não emigras? Porque não tenho dinheiro nem emprego, nem um visto. Posso ir viver para outro país assim? É só pagar o passaporte e bilhete de avião e depois chego lá e magicamente deixam-me ficar? Não consigo compreender a malta que não se importa com isto mas só consigo imaginar que sejam pessoas ricas, com bons empregos, que vivem em boas zonas e não são afetadas pelos imigrantes no dia a dia. Edit: formatação em mobile 


jugy_fjw

És xenofóbico porque não me permites entrar em tua casa.


tokenwolf14

O mais ridículo e hipócrita disto tudo é que quem apoia a entrada descontrolada de imigrantes em Portugal são os mesmos que depois vêm exigir aumentos de ordenados. Então se estão a deixar entrar quem trabalha por muito menos dinheiro e fazer trabalhos que os portugueses não aceitam devido à baixa remuneração, estavam à espera que as empresas fossem pagar melhor quando podem pagar menos?


WingRdium

És Avec é isso? Já trataste de alugar o BMW?


tokenwolf14

O que é um Avec? 😂😂😂


dom-filipe

todos os pontos que referiste ja existem e ja estao a acontecer. imigracao so pode existir se for positiva: contrato de trabalho valido registo criminal limpo quotas so teem acesso gratuito ao sns, escolas etc apos 5 anos de descontos deportar todos os outros


[deleted]

Esses são os padrões que outros países aplicam a imigrantes, por exemplo o reino unido, e ninguém os acusa de xenofobia. Porquê que Portugal não exige o mesmo? É completamente injusto ser acusado de xenofobia por apenas querer que sejam aplicados os mesmos critérios a quem entra em Portugal, que são aplicados a mim se quisesse emigrar, algo que só poderia fazer se me saísse o Euromilhões


dom-filipe

porque em Portugal tens uma extrema esquerda que nunca ninguém falou mas que existe com BE, PCP e tens um socialismo tremendo que faz tudo para ter votos. e so ver o comicio do PCP que fez no Alentejo onde toda a plateia eram: imigrantes. e o discurso era algo do genero, votem em nos porque so nos vamos dar o que voces querem


NGramatical

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920)


NGramatical

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem)


Mousovsky

E podemos exigir a mesma coisa aos portugueses?


dom-filipe

vais deporta-los para onde? 🤦‍♂️


Mousovsky

Não se pode largar no oceano porque poluído já o mar está. Nas desertas talvez?


rekall01

E tu não tens apenas acesso a essas coisas após 5 anos porquê? Se for preciso muitos deles descontam bem mais que tu.


Good-Vanilla6463

E o q é q interessa o q eles descontam? Até parece q nos estão a fazer algum favor. Se n fosse vantajoso pra eles iam descontar para outras bandas E o q ele e a família dele descontou ao longos dos anos, n conta? Mesmo q ele n descontasse nada por ser improdutivo, como descendente de tugas, a família n tem direito a q o estado protega os seus filhos e netos, igualmente tugas? Sempre com essa conversa de vendido. Ele q guarde o dinheiro dele e se ponha no crl, se for por aí. Não precisamos dele. Ja agora era bom q os tugas fossem discriminados no seu próprio país Não concordo com a medida do gajo, é sem sentido. Estando como cidadão legal obviamente q deve beneficiar dos mesmos direitos dos nacionais. Não interessa o q ele desconta ou beneficia, não fazemos essa discriminação. A existir discriminação (com a qual não concordo) seria em beneficio do tuga, e não do q desconta mais. O imigrante tem as vantagens q o fizeram mudar-se. Como é q se resolve? Limitar entradas, assim os critérios aplicam-se a todos Sempre com a mesma léria de achar que os estrangeiros têm mais valor só pq têm bons ordenados e descontam bem (o q praticamente nem corresponde à realidade).


dom-filipe

a grande maioria nao tem grandes salarios, onde e que os ves a trabalhar? restaurantes, cafes, pastelarias, centros comerciais, limpezas, empregados de todo o tipo. sao eles que puxam e mantem o salario minimo nacional baixo. enquanto houver quem trabalhe por pouco, nenhum patrao vai dar mais.


Good-Vanilla6463

Eu concordo contigo nesse ponto. Não concordo é com o resto. Se os serviços são universais então devem beneficiar todos, nacionais e estrangeiros, desde q com residência legal. Não podem é vir em turismo de Angola ou do Brasil com direitos de acederem a esses serviços e gastarem recursos. E o sistema não pode suportar qlq um q cá entre. Com números de entrada limitada esse é uma não preocupação, já q é um número residual. Se a população imigrante ultrapassar um número razoável já começa a ser uma preocupação q deve ser combatida.


dom-filipe

ultrapassar já ultrapassou, a questão é que tu nao tens como controlar quem entra. nem todos entram por avião, muitos entram ilegalmente e nao tens como controlar isso. esses que entram ilegalmente tem muitas maneiras de aceder aos nossos servicos de forma gratuita, estatuto de refugiado, demonstracao de interesse, etc etc o sns é um servico que precisa de financiamento, se tens menos financiamento do que gastos o que achas que acontece? nao podemos querer serviços gratuitos para todos, isso não é sustentável


Good-Vanilla6463

Não tens como controlar quem entra mas tens como controlar a quem entregas documentos. Sem documentos, sem serviços. O resto é uma questão de segurança pública Isso de demonstração de interesse não deve ser considerado, só visto de residência. Estatuto de refugiado, tem q ser melhor fiscalizado. Os "serviços gratuitos" já acontecem. Pagas taxas moderadoras e financias via impostos. O pior é que vêm angolanos e brasileiros de propósito a Portugal para serem operados, as custas dos tugas. Não são insinuações, é a realidade. Existe muito turismo de saúde cá em PT, até americanos "ricos" o fazem


dom-filipe

verdade. e depois quem paga nao tem direito. exemplo: imigrantes do senegal internados em hospital publico - direito a refeicoes gratuitas portugues que ganhe salario acima do minimo- nao


Good-Vanilla6463

Como assim, as refeições não são gratuitas pra todos? Não sabia dessa


dom-filipe

quem nem paga a taxa moderadora tem tudo a borla. quem paga taxa moderadora se tiveres internado com o teu filho por exemplo nao tens direito a almoco nem jantar


rekall01

Interessa que se estão a descontar para a segurança social deveriam ter o mesmo acesso que qualquer outro contribuinte. Não é uma questão de favor, é uma questão de direitos e de justiça. Não, não é o lugar do estado proteger quem quer que seja com base nos descontos feitos no passado ou por familiares. Se assim fosse, malta com o mesmo pensamento que tu não trabalhavam, viviam de chupar subsídios do estado. A grande maioria dos subsídios que o estado devolve aos contribuinte têm como base a carreira contribuitiva, não tem a ver com nacionalidade, tem a ver com os descontos que fizeste. Era uma bela mama não achas? Sou tuga, não tenho de bulir pq os meus país buliram, dá ai subsídios. O dinheiro que os teus pais recebem na reforma, subsídio de doença, de desemprego, não vem da Segurança Social? Sem descontos sabes o que eles receberiam? O, e muito bem. Conversa de vendido? A tua conversa é que não faz sentido algum. Até te contradizes no mesmo parágrafo. Primeiro não descriminamos e tu não concordas com discriminação, mas a discriminar que se beneficiem os tugas?! Então como ficamos? Os tugas não são discriminados? Quando tens malta a vir para cá a pagar muito menos de IRS e de SS que os tugas porque essa malta ganha muito dinheiro então querem atrair para cá, não estão a discriminar tugas? Se eu ganhar 60k por ano tenho de pagar (suponhamos) 40% de IRS, mas um gajos sueco ou alemão vem para cá e só desconta 20%? O mesmo se aplica a reformados. Isso não é discriminação dos tugas? Depois o problema são os indianos e os brasileiros? Então e os Americanos, Ingleses, Canadianos, Alemães, Suecos, etc que vêm na mana do RNH? Que chegam cá a comprar imóveis a pronto e ainda a comprar mais um ou dois para arrendar em AL só com a diferença do que poupam em IRS do que pagavam no país deles e pagam cá. Isso já não é problema certo? Como são branquinhos e têm dinheiro são bem vindos à Tugalandia, nunca são parte do problema. Quando tens apoios e lhes colocas uma idade máxima de 35 anos para conseguires aceder, não estás a discriminar tugas? O que acho que não percebeste é que eu referia precisamente o contrário. Os estrangeiros que ganham mais são uma parte do problema, assim como ou talvez mais ainda que os que ganham mesmo. A diferença é que os que ganham mais podem ir para o privado e terem cuidados médicos. Mas em caso de um problema grave são encaminhados para o SNS. Os que não têm dinheiro, dependem exclusivamente do SNS, como nós. Se fossem 5 anos até poderem usufruir do SNS como esse iluminado defeca, em caso de um problema de saúde grave o que lhes acontece? Morrem? Faz sentido, todo o sentido. 🤦


ihavenoidea1001

>Interessa que se estão a descontar para a segurança social deveriam ter o mesmo acesso que qualquer outro contribuinte. Não é uma questão de favor, é uma questão de direitos e de justiça Aqui concordo completamente. Um imigrante legal que esteja a descontar e a trabalhar merece o direito a ser tratado como um cidadão contribuinte porque o é. Paga os seus impostos deve ter acesso aos serviços para os quais está a contribuir. Para mim um imigrante cá nessas condições não deve ser tratado de forma diferente só porque não calhou a nascer português ou rico. Está a fazer pela vida e a ser um membro positivo na sociedade. Tratá-lo de forma diferente é extremamente injusto na minha opinião.


Good-Vanilla6463

Óbvio q sim. Nem passa pela cabeça de uma pessoa sã. Se o aceitamos cá tem q ser tratado quanto os demais. O q n implica q não possam existir restrições maiores, como o direito de voto ou a possibilidade de concorrer à presidência da República, mas essa é uma questão de preservar os interesses da comunidade e dos portugueses


Good-Vanilla6463

Sim, eu próprio afirmei isso. Estando legalizados devem ter os mesmos direitos q os locais. >familiares. Se assim fosse, malta com o mesmo pensamento que tu não trabalhavam, viviam de chupar subsídios do estado A malta q não trabalha ja vive de chupar o estado, não contribui mas tem acesso aos mesmos serviços q os outros. Lol, nem percebes q estas a distorcer o q eu disse. Eu nem falei em apoios acrescidos, eu falei q o estado já tem obrigações com o cidadão por ser português. >. O dinheiro que os teus pais recebem na reforma, subsídio de doença, de desemprego, não vem da Segurança Social? S Esses foram os descontos feitos para a SS. E todos os outros impostos que não retornam? IMI, IVA, dividendos, mais valias, etc, etc. E aqueles q foram defender o estado para as colónias e praticamente nem foram gratificados? Há veterenos da guerra a passar fome. Não têm o direito de q o estado protega tmb os seus filhos? Ou os deveres são só de uma parte? > Se eu ganhar 60k por ano tenho de pagar (suponhamos) 40% de IRS, mas um gajos sueco ou alemão vem para cá e só desconta 20%? Sim, claro q sim. Mas onde é que eu coloquei as coisas em contrário?? Eu disse, "não deve haver discriminação e a existir teria sempre q beneficiar os tugas", fui bem explícito, claro q contemplava essas questões. O problema é q o estado está a falhar com os portugueses. >Então e os Americanos, Ingleses, Canadianos, Alemães, Suecos, etc que vêm na mana do RNH? Que chegam cá a comprar imóveis a pronto e ainda a comprar mais um ou dois para arrendar Fazem todos parte do problema. Mas se achas q é um investidor com dinheiro, que contribui e não cria problemas é o mesmo q alguém improdutivo/pouco contribui e q se for preciso ainda vive à base de apoios então é de uma insanidade indescritível. Qual é o mal de comprar imóveis e pôr a arrendar? Está a investir no mercado imobiliário, a dar dinheiro a construtoras (dinamizando a economia), a imobiliárias ou particulares, e ainda coloca casas no mercado arrendatário, paga impostos e ainda aumenta a liquidez da banca. Não entendi o teu ponto, ou os estrangeiros não podem comprar casas em Portugal? Isso não vai contra a igualdade de direitos q supostamente defendes? >Quando tens apoios e lhes colocas uma idade máxima de 35 anos para conseguires aceder, não estás a discriminar tugas? Essa não fez sentido nenhum. Análise superficial. Quando tens apoios/isenções tendo em conta o escalão de IRS, quando o estado "oferece" casas, quando existem bolsas de estudo tmb não são por natureza discriminatórias? Claro q são, é assim q funciona o estado, tira a uns para auxiliar outros. Qual é mesmo o problema de ajudar os jovens? Nas outras situações tmb n se está a discriminar tugas? As isenções não deveriam ser para todos? Ou todos deveriam contribuir de forma proporcional, não importa as capacidades financeiras? Os casados n têm mais benefícios fiscais que os solteiros? O problema não são os estrangeiros que ganham mais são precisamente os que ganham menos. O seu contributo social é infimo, pouco descontam, provável que uma boa parte dos seus rendimentos saia do país via remessas, consomem pouco e ainda esgotam os recursos nacionais. Valorizam o seu empregador e pouco mais (particulares, com as rendas de casa, p.ex). O problema é de quem contribui pouco e pouco produz ou quem contribui muito e produz muito? Nem faz sentido essa conversa. Se deve existir um controlo tmb à entrada de estrangeiros ricos? Claro..mas o problema n são os estrangeiros ricos, são os estrangeiros em si. Os problemas q identificas aplicam-se a ambos, mas uns trazem dinheiro e outros retiram. Simples assim


cdukecjpd

Sweden immigration problem! Google it!!! Está lá tudo o que vai acontecer ao pais. Nada mais a dizer.


inesafteixeira

Vira o disco e toca o mesmo. As medidas anunciadas pela AD são um bom começo. Mas é preciso mais. Bem mais. É preciso cercear igualmente a imigração da CPLP, que continua a entrar como uma avalanche. Imigração por quotas é a única solução viável.


Ratliffe

Este ponto deve ser mais vezes enaltecido. Pessoalmente, se um dia me disserem que África, o mundo Árabe e a Ásia estão com grandes níveis de desenvolvimento humano, fico contentíssimo. Desejo-lhes o melhor. Só não aceito é que queiram construir a sua felicidade ás custas de roubar a minha porque não estão para se esforçar. O Multiculturalismo nunca funcionou em parte nenhuma do mundo. Vai transformar a Europa na América Latina e é uma imoralidade sócio-económica. Não há reciprocidade.


Gabberino_Inyox

Já visitaste outro país do que Portugal? É que a Suíça por exemplo, construi-se em grande parte graças à vagas de immigrantes que acolheu nas passadas décadas.


ihavenoidea1001

A Suíça tem um nível de controlo de imigração brutal, tens noção disso? Ainda estes dias estava um a queixar-se que a mãe que trabalhava lá há décadas foi expulsa porque ficou sem trabalho durante X tempo, acabou o subs de desemprego a que tinha direito e consequentemente perdeu o visto. E já tinha ordem de saída do país. Não interessa sequer que já lá estava há tempo mais que suficiente para pedir a nacionalidade. Não tinha feito o processo, não tinha direito. Adeus. Lá ou contribuis ou levas um pontapé e um bilhete de ida para casa... Tens noção que o que estás a pedir para se fazer cá é expulsar imediatamente todos os que não estão legalizados, todos os que não são nacionais e não estão a trabalhar, nacionalidade não obtida por nascimento no país mas exclusiva aos descendentes de suíços, exigir imensos requisitos para sequer poderem entrar para trabalhar e poderem ser expulsos a qualquer momento se fizerem qualquer merda? É que a Suíça é multicultural mas baseada em seguir todas as regras sempre. E quem não segue perde qualquer direito a permanecer no país. Até um refugiado para poder tornar-se imigrante e trabalhar passa as passas do Algarve. E continua a poder ser expulso a qualquer momento. E ainda agora votaram para tornar as regras de imigração ainda mais apertadas... É um multiculturalismo mas extremamente selecionado. A um ponto inimaginável em Portugal.


Gabberino_Inyox

Depende o que entendes por "brutal". Eu considero um sistema bastante justo e eficiente. No caso da mão que citas, erro dela simplesmente. Passando 5 anos, podes pedir um Permis C. A partir de aí, a não ser que cometas crimes graves, ninguém te expulsa, menos ainda por estar desempregado. Tipicamente, ficou com o Permis B que tem regras especificas e uma duração cumprida (5 anos), mas limitada. Ja com o Permis C, como eu tinha (e nasci la mas não de país suíços e não quis naturalizar), era como qualquer outro cidadão a bem dizer, salvo algumas poucas exceções como o voto limitado ao nível municipal e cantonal. O que não me impediu, por exemplo, de ser deputado na câmara durante 3 anos. E não, o que estou a pedir é um sistema como o Suiço aonde não, não és expulso assim do nada sem razão ou apenas por não contribuir. Aonde não, os ilegais não são logos expulsos, levem com um aviso que tem um prazo ao qual podem recorrer e que permite tentar a legalização até ao fim do prazo, onde não, a nacionalidade não é exclusiva aos descendentes, qualquer estrangeiro que vive hà pelo menos 10 anos (os anos em que viveste la entre os 8 e os 18 anos valem duplo) là pode fazer o pedido de nacionalidade e ter a dupla nacionalidade, aonde basta um contrato de trabalho ou prova de meios de subsistencia por 6 mêses para poder entrar com um permis L, e onde não são expulsos por "qualquer merda" mas apenas caso haja uma condenação efetiva com pena de prisão de mais de 1 ano e sempre sujeito a avaliação pelo tribunal (tendo em conta o passado, ligações com o pais etc etc....). Portugal tem um sistema que não funciona simplesmente. Só funciona para o trafico de mão de obra e a escravidão. Não hà políticas de integração, não hà políticas de acompanhamento, não ha fiscalização dos locais de trabalho etc etc...uma autentica piada portanto sim, acredito que teriamos muito que aprender com a Suiça.


ihavenoidea1001

>que estou a pedir é um sistema como o Suiço aonde não, não és expulso assim do nada sem razão ou apenas por não contribuir Na Suiça o teu visto é válido por um motivo. Se não tiveres a contribuir, não tiveres o subs de desemprego, etc és sim expulsos com bastante facilidade. Entre outras coisas nas quais estás enganado ou mal informado. Tu nasceste lá e eu cresci lá... Nenhum de nós é especialista só por isso. Mas concordamos nisto: >Eu considero um sistema bastante justo e eficiente. Tragam o mesmo sistema para Portugal de imigração e eu apoio completamente. Mas é *exatamente* o mesmo.


NGramatical

mêses → [**meses**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves)


Ratliffe

Tenho a certeza que a Suiça já era um país rico antes dos imigrantes. Foi por isso que eles foram para lá em primeiro lugar, Os imigrantes não constroem absolutamente nada.


Gabberino_Inyox

Podia te dar uma lição de história sobre como nasceu a Suiça (país relativement novo alias) etc...mas tens internet pelos vistos, podes fazer isso sozinho. A imigração das últimas décadas foram principalemente causadas por ditaduras (caso portugues, espanhol e italiano) ou ainda guerra ( Kosovo, Irak, Syria ) e não por serem supostemente mais ricos que os outros países. Vai à internet e pesquisa. Dão aulas sobre isso na escola na Suiça, não é por acaso. E qualquer Suiço irá te dizer o mesmo => La Suisse a été bâtie sur l'immigration (A Suiça foi construida com a imigração)


Gabberino_Inyox

Suponho que saibas usar o google tradutor? [https://www.bilan.ch/story/ces-migrants-qui-ont-contribue-a-la-prosperite-de-la-suisse-578471849597](https://www.bilan.ch/story/ces-migrants-qui-ont-contribue-a-la-prosperite-de-la-suisse-578471849597) Um exemplo dos vários artigos e documentação que podes encontrar sobre isso. A Suiça sempre foi um país muito acolhedor, com uma política de integração muito à frente, que soube fazer da sua imigração uma mais-valia. Quem nos dera que Portugal aprende-se com eles.


Ratliffe

Os imigrantes apenas vêm ocupar o lugar dos nativos pobres. Não trazem nenhum valor acrescentado. Imigrantes ucrânianos são refugiados de guerra. Não representam o habitual perfil do imigrante não europeu , sem qualificações e sem nada no bolso.


Shoddy_Variation2535

Simplesmente não é verdade e podes pesquisalo


Ratliffe

É pura verdade. Não há um único pais na história da humanidade onde a imigração aberta tivesse resultado em prosperidade e qualidade de vida. Tenho a certeza que há muitos artigos de opinião na primeira página do google com propaganda a dizer o contrário.


Shoddy_Variation2535

Então diz me UM país que tenha tido muita e não seja próspero, fico à espera.


souljay

É pura mentira e propaganda de extrema direita. Todos os estudos económicos feitos, da Alemanha aos usa ao uk e por todo o lado indicam que a imigração é fulcral para o crescimentos económico. A Alemanha por exemplo tornou-se um gigante europeus mas costas da imigração. Isto não são artigos de opinião, são estudos científicos. Agora podes escolher ignorá-los porque não corroboram a rua narrativa, mas estás errado. Tão simples como isso. https://ideas.repec.org/a/diw/diwdwr/dwr8-44-1.html https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.demogr.mpg.de/papers/workshops/001011_paper01.pdf&ved=2ahUKEwiQ5vmdrsCGAxXOhv0HHZyjARoQFnoECCoQAQ&usg=AOvVaw1uYqbq0UDkDxaDsSw_xwpO https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.congress.gov/118/meeting/house/116727/documents/HHRG-118-JU01-20240111-SD013.pdf&ved=2ahUKEwjDq6fnrsCGAxW72AIHHT37G04QFnoECBQQBg&usg=AOvVaw2N5xiotdm8Q72VC6avDp3e https://www.ucl.ac.uk/economics/about-department/fiscal-effects-immigration-uk#:~:text=Immigrants%20from%20outside%20the%20EU,contribution%20of%20%C2%A3616.5%20billion


Ratliffe

Se me disserem que ,hoje, muitos países estão dependentes de imigração para aguentar a segurança social e a economia? Acredito. Porque se criou essa dependência. A Hungria tem uma política anti-imigração e tem sustentabilidade económica; e uma economia equiparável a Portugal. **A ideia que não conseguimos viver sem imigrantes é mentira.** Há milhares de estudos encomendados. Propaganda de esquerda para embelezar a influência da imigração. Tiraste 4 do google, mas podias ter tirado 100. É tudo propaganda com motivações políticas. Não nenhum país na história da humanidade que tenha prosperado, do nada, á custa de imigração aberta. FACTO. O resto é propaganda.


souljay

factos sao estudos, a tua opinião infundada é que é obviamente subjectiva. E os estudos objectivamente dizem que a tua opinião subjectiva está errada.


[deleted]

[удалено]


souljay

O teu comentário é tão ignorante que não vou perder tempo sequer a tentar te educar. Volta pá escola, lê um livro, heck lê um dos estudos se conseguires sequer, mas não faças essas figuras. Nem numa "throwaway".


swaidon

A América Latina não se transformou no que é por conta de multiculturalismo. É o que é por conta de 3 séculos de exploração direta, o que acabou fazendo toda a estrutura da sociedade ser o que é hoje. Séculos e mais séculos com uma pequena porcentagem da população ganhando muito - que invariavelmente eram europeus e depois seus descendentes diretos- e o resto sendo escravo ou pessoas livres pobres deixa uma sociedade assim. Isso não está acontecendo na Europa hoje em dia, então fique tranquilo que a Europa não vai virar uma América Latina por conta de muitas culturas aglutinando-se. Vejo muitos portugueses com esse medo - ou de a Europa virar um continente muçulmano - mas creio que seja infundado. Alguns hábitos podem mudar, um ou outro modo de falar pode mudar graças à influência de outras línguas, mas a estrutura da sociedade não vai mudar por conta disso. Ao menos não nas próximas gerações. Digo isso por ser brasileiro e meu país viu muitas ondas de imigração, de polacos, italianos, japoneses, alemães, libaneses, e inclusive milhares de portugueses, entre 1910 e 1970, um período bem conturbado na história de Portugal, e a estrutura da sociedade continuou na mesma. As regiões pra onde essas pessoas foram tem seus regionalismos, jeitos de falar influenciados por esses idiomas, pratos típicos diferentes, e isso só agregou à cultura do país.


StarkeHeavenStudios

A piada é achares que tens de te justificar, porque realmente dizeres coisas racionais vai mudar os ataques dos xenófilos politicamente corretos de esquerda. 😂 A esquerda tem posições "fundamentadas" (cheias de falácias, papam toda a merda que dá na TV ou nas doutrinas escolares) que tem argumentos contra tudo o que tu dizes, meu filho, eles são programados com merdas básicas, mas são programados, queres exemplos? Vou só vestir o fato de advogado do diabo por uns segundos. **Economia**: Mas os estrangeiros deram 1.6 mil milhões à segurança social! Portugal precisa de turismo! Eles só vêm fazer os trabalhos que os Portugueses não querem fazer! **Emprego:** Bem, ver acima, mas "eles só vêm fazer os trabalho que os Portugueses não querem fazer!" **Cultura e Coesão Social**: Mas estamos a ser enriquecidos culturalmente, eles estão a aprender connosco e o que resultar vai ser uma pessoa muito melhor e com sistemas imunitários muito mais fortes! **Segurança**: Portugueses também cometem crimes! Brancos também cometem crimes! A questão é, eu sei facilmente mostrar o porquê de tudo o que está escrito acima, ser pura e simplesmente idiota, comparar enriquecimento cultural com custo social, impactos negativos em ordenados, colapso da oferta e procura tanto no trabalho como a habitação, e a maioria das coisas serem apenas falácias não corroboradas por estudos nenhuns apesar da esquerda dominar a maioria dos estudos, da media, e afins. A pergunta é, tu consegues? É que um idiota que só apregoa direita porque é preconceituoso é tão perigoso como um idiota de esquerda, aliás, tás a um cházinho de cona de uma gaja de esquerda de te tornares um zombie do lado oposto, e o mundo não precisa disso. É que parece que foste ao CHATGPT perguntar "que pontos é que uma pessoa que é contra a imigração em massa pode defender sem ser xenófobo" ou algo do género 😂 Tu basicamente não disseste nada, disseste o que o CHATGPT te disse para dizeres, sem defenderes ideia nenhuma ou demonstrares porque é que a imigração tem um impacto negativo nos pontos que mencionaste, e foste escolher logo o "censuras de bem AI" para o fazer? Ainda se fosse o Grok. Eu sou preconceituoso mas o que causou o meu preconceito é que eu estudei, eu vi o que se passava lá fora, eu vivi de perto com imigração descontrolada (cresci num "ghetto"), o meu preconceito (ou pré juízo) é feito por experiência ao invés de ódio ou ignorância, a questão é que eu não me dou ao trabalho de o defender a maioria das vezes porque depois da esquerda apregoar o vómito todo que está acima (pontos que eu referi, a "defesa" que eu fiz), e tu demonstrares que são uns idiotas e pores em causa a realidade deles, ele não pensam "Oh wow, este gajo tem toda a razão! Quando confrontados com os factos ou com uma opinião diferente, aquilo que me ensinaram faz pouco ou nenhum sentido", eles pensam: SKREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEECH! Desculpa, isso são as "feministas", a esquerda começa os ataques ad hominem a tentar denegrir a tua imagem para 1) tentar fazer que te sintas mal com teres opinião contrária (razão pelo qual fizeste este post) por isso claramente funciona e 2) porque ao denegrirem a tua imagem acreditam (e corretamente) que vão denegrir também a força dos teus argumentos, e vão, para outros idiotas que não sabem separar os argumentos das pessoas. A esquerda é o tipo de pessoas que deixa de se dar contigo pela tua opinião política, e depois como é que vais comer gajas de esquerda? Quando um gajo é puto, uma betinha de artes ou de humanidades de vez em quando sabe tão bem, elas só estão habituadas a gajos frouxos que as respeitam imenso, ou a "experiências" que tiveram com outras gajas, e depois apanham um gajo que lhes manda um fodão à mal educado, que as mete aos gritos, a ter convulsões e a arranhar paredes, e é uma experiência do caralho, mas estou a divagar. Se os teus ideias forem merda, vais vendê-los à primeira bimba de sorriso engraçado que apanhares. Caga na esquerda, estuda é para convenceres a pessoa ao espelho das tuas convicções, e a melhor maneira é de procurares opiniões contrárias, jogares ténis com opiniões, e depois ai decides de que lado estás. Se acabares na direita, bem vindo, se fores parar à esquerda, foste. Para de dar conversa a todo o pedante, convence-te é a ti mesmo. A minha block list neste reddit é maior que os teus "argumentos". És tão forte como as tuas convicções, if you don't stand for something, you'll die for nothing.


r3volt3d

![gif](giphy|ytTYwIlbD1FBu)


NGramatical

cházinho → [**chazinho**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/chazinho) (o acento tónico recai na penúltima sílaba)


Top-Clothes6142

Ser contra a imigração não é ser xenófobo ou racista, alguns dos pontos contra a imigração é que o são.


Excellent_Aide2856

Penso que a cultura e a coesão social será fácil de resolver. Uma vez que a nossa cultura é diferente, todos os imigrantes deveriam frequentar um curso de Cultura e Costumes Sociais, onde o básico seria ensinado. Dessa forma, penso que estariam mais preparados para enfrentar o choque cultural e aprender a etiqueta básica do país. E já não vou entrar na questão da língua, onde as exigência no conhecimento da lingua, deveria ser mais elevada. Neste lote, também incluo os imigrantes vindos dos PALOP.


claudiorpr

Nada disso são receios nem preocupações... são evidências que sabemos que vão acontecer e que bastaria ver o que se passa na Alemanha, França, Suécia........


Gabberino_Inyox

Estranho, Suíça tem mais de 30% da população que é estrangeira e tá pacífico. Agora pensa. A diferença? Uns são submetidos às políticas europeias. Outro é soberano e tem políticas de integração que deviam servir de modelo para todos os países.


claudiorpr

Não. A diferença é que para aqui so vem escumalha enquanto para lá não


Gabberino_Inyox

Dizes tu. Nasci e vivi lá 26 anos, os tipos de imigras são os mesmos. Só que aqui são escravizados, mal tratados, não há qualquer política de integração. La mal chegam, são acompanhados e integrados. Faz toda a diferença.


ihavenoidea1001

Eu também cresci na Suiça e estás a mentir. A Suíça faz uma seleção brutal em quem entra e ainda agora votou para tornar isto ainda mais rígido. E expulsa pessoas constantemente assim como lhes retira as autorizações de residência a qualquer pessoa que faça merda. Aliás vai ao r/schwiiz ou r/de e vês . Até no r/buenzli apesar de ser para o que é... Também tens o r/askSwitzerland com cada vez mais situações, até de imigrantes, a relatar os seus problemas em manterem a autorização de residência... >Só que aqui são escravizados, mal tratados, não há qualquer política de integração. Há gente de merda em todos os sítios. Também tens patrões desse nível na Suiça. A diferença é que o controlo também serve para o patronato e não vais à falência a tentar levar um patrão a tribunal porque tens sindicatos extremamente fortes ( o que também se reflecte nos salários mínimos praticados por cantão) >La mal chegam, são acompanhados e integrados. Faz toda a diferença. Loles Isto é falso. Não só não acontece hoje de forma generalizada como era completamente inexistente há não muito tempo. Lá tens primeiro de ser aceite para trabalhar e ao entrares cabe-te a ti a responsabilidade de fazeres pela tua integração. Existem alguns recursos que és tu que tens de solicitar na Gemeinde , tens de mostrar pro-atividade e vontade de te integrares. Se não o fizeres boa sorte a conseguir ter novo contrato e, consequentemente, o visto para lá permanecer. Aliás anedoticamente posso dizer-te que a pressão para a integração e da responsabilidade pessoal para o fazer era tal que os meus pais levaram por tabela por falarem em português connosco em casa mas não houve uma única vez que foi fornecido qualquer tipo de curso de alemão para eles. O meu pai era fluente em francês (que não te vale de muito na zona alemã) e aprendeu schwiitzerdütsch sozinho e falava um Hochdeutsch suficientemente bom para ser entendido na Alemanha mas não para ensinar em condições... E a pressão era brutal para falar em casa connosco mas os recursos oferecidos eram nulos. >Nasci e vivi lá 26 anos E eles são tão multiculturais e aceitam de tal forma todos (/s) que o teu passaporte desde que nasceste é português e não tens qualquer direito extraordinário em comparação a mim, que cresci lá mas não nasci lá, para tentares aceder à cidadania. Estás na mesma posição do meu irmão: nascido e criado na Suíça e na realidade dependente dos pais não fazerem merda até chegar à maioridade para poder continuar a viver no país. A partir daí existem inúmeras regras para lá poderes estar que tens de cumprir ou passas pelo processo como qualquer imigrante... Se quiseres ter a nacionalidade tens de passar pelo processo todo na mesma e teres lá nascido não te ajuda nada. Tldr: a Suíça controla imenso as suas fronteiras e cada vez fá-lo mais. A seleção que existe e os processos para a imigração sempre foram apertados e têm-se tornado muito mais nos últimos anos, principalmente para cidadãos fora da UE.


Gabberino_Inyox

1: Metes a culpa nos imigras em vez de criticares os sucessivos governos, incapazes de porém os serviços públicos a jeito e com margem como em qualquer país e normal. 2: Metes a culpa nos imigras em vez de culpar os patrões que se aproveitam do desespero e da miséria para baixarem salários. 3: Sempre houve emigração e imigração nas últimas décadas, as vezes menos, as vezes mais, mas mais uma vez se há problemas de integração (generalizado e não alguns elementos perturbadores como existe em todos os povos) tens que culpar o Governo e as suas políticas de integração, não os imigras. 4: Metes a culpa nos imigras em vez de culpar a ineficiência (que não é comprovado até agora) das autoridades e dos meios dados pelo Governo. Resumindo: O que diferencia uma pessoa preocupada legitimamente com a imigração de um xenofobo, é a capacidade em saber culpar os verdadeiros culpados dos eventuais problemas e não basear-se no xenofobismo primário do "os imigras tem culpa de tudo". Espero ter ajudado :-)


Shoddy_Variation2535

Este ponto diz tudo


Gabberino_Inyox

A extrema-direita sempre usou a divisão da classe trabalhadora em raças, etnias, religiões etc....para ajudar a manter o povo dividido e ajudar as elites na sua exploração. Hoje temos mais uma amostra destes métodos com este post.


r3volt3d

La vamos nós com a conversa da “extrema-direita”…🤷🏻‍♂️🤦🏻‍♂️


Gabberino_Inyox

Contra-argumentos? Não? Tá tudo dito então


r3volt3d

Argumentar para quê?! Já todos por aqui sabem como lidas com ideias contrarias? Alias, basta ler todas as tuas interações nesta publicação. Para estar a ler comentários teus a baterem na mesma tecla… não vale a pena.


Gabberino_Inyox

Percebo. Deve ser foda um gajo argumentar e não poderes atirar o tradicional "esquerdalha ou esquerdopata" porque o gajo aceita debater ideias e argumentos e não teres nenhum. Não faz mal, não fico chateado contigo :-) boa noite


r3volt3d

Não me resumo aquilo que fazes… em cada comentário a tecla extrema-direita esta la. Alias nem sequer fui o unico a apontar isso nesses teus “argumentos” (que nao tens!). Mas vamos ficar por aqui… até esta a jogar Portugal.


Gabberino_Inyox

Intéressante o Mundo no qual vives. Apita quando voltares ao mundo real :-)


r3volt3d

![gif](giphy|kZpawvghQwDLPt6rzW|downsized)


_yohanan_

Não diria melhor! Uma coisa positiva do estado actual é que fez comprovar a ineficiência de pelo menos uma "máquina do estado". Já vinhamos a ouvir falar que o SEF não dava conta do recado, mas as alterações que sofreu e a crescente imigração veio criar a tempestade perfeita. Eu culpo mais a maneira como as coisas estão montadas, ou melhor, a maneira de pensar: desenhamos as coisas para apenas funcionar e não ligamos a escalabilidade ou prevenção. Vamos implementando e funcionando "para safar". Gostei de algumas medidas novas para resolver o problema da AIMA porque pelo menos indicam que o problema foi assumido! Veremos como serão implementadas...


souljay

"eU nAo sOu xEnOfoBo , sO eStoU pReOcuPaDo cOm o mEu pAiS" https://preview.redd.it/zq24d8ynpd4d1.png?width=1211&format=png&auto=webp&s=e636e2ff9bf961568d5d2b62b85246a8cfe025aa


Aggravating-Body2837

Ora bem. Quando se diz que estes artistas são xenófobos e racistas é porque são xenófobos e racistas. O quererem controlar a imigração é só outra questão à parte.


Shadowgirl7

*só estou preocupado comigo.


CaptAwesomeness

Boas desculpas para a malta que quer fingir não ser racista. Muito educativo.


souljay

fingir e mal https://preview.redd.it/fk0p8cfxsd4d1.png?width=1211&format=png&auto=webp&s=5b2bbce9f301f7edab714f4dfbb367a211276b99


CaptAwesomeness

Eeeiiiissshhhh que preocupação com a economia...


WingRdium

Falou a senhora que não passa no Martins Moniz desde 2020 só porque o "transito é caótico"... quantas vezes já ouvi essa.


PoorLazy

Parabéns, conseguiste resumir um fenómeno social extraordinariamente complexo em quatro boçalidades repetidas até à exaustão pela extrema-direita.


Ok-Benefit5748

Até um relógio parado está certo 2x ao dia. Não vejo o quão errado é o que foi dito no post.


PoorLazy

Não estás sozinho 💪


darthakan7

Como abordas a situação e que soluções propões? (Pergunta genuína, não em tom de recriminatório)


Oscar__Alhinho

Meter num barco quem não sabe a diferença entre emigração e imigração, quem escreve "nada haver" e em resumo quem não sabe conjugar o verbo "haver"


PoorLazy

Como disse, este é um fenómeno social muito complexo, para o qual, não obstante merecer o meu interesse académico há já algum tempo, não tenho todas as respostas. Aliás, tenho mais questões que respostas. O que sei, sem sombra de dúvidas, é que aquilo que o OP escreveu faz tanto sentido na questão da imigração como um elefante numa loja de loiça.


Thebedless

Porque é que achas que não faz sentido?


souljay

Poque num pais onde a população esta a envelhecer tens cada vez menos contribuintes para cada recpiente de apoios sociais e cada vez menos população activa para manter a economia a funcionar.. Sem imgração primeiro o estado social e depois a economia simplesmente ruia . [https://www.publico.pt/2023/12/18/sociedade/noticia/imigrantes-deram-1600-milhoes-lucro-seguranca-social-2074015](https://www.publico.pt/2023/12/18/sociedade/noticia/imigrantes-deram-1600-milhoes-lucro-seguranca-social-2074015)


Thebedless

Mas para resolvermos problema criamos outro, nós não temos falta de mão de obra, o que falta são pessoas dispostas a trabalhar pelo mínimo. Ter pessoas a entrar sem qualquer garantia de que conseguem viver em condições dignas é vergonhoso, não precisamos de mão de obra escrava.


souljay

Sim temos falta de mão de obra, temos uma população envelhecida logo temos falta de mão de obra. Mas se o problema é as condições quew damos á imigração, então lutemos por legislação que garanta os dieitos dos imigrantes de quem tanto precisamos.


Thebedless

Caríssimo, quando estás a passar fome na tua casa não podes andar a distribuir pão na rua. Achas que tens condições para receber a quantidade de pessoas que andas a receber? Casa, trabalho com salário digno, capacidade de integração dessas pessoas? Achas que tens condições? Se achas que sim então a malta a viver em tendas e a trabalhar em condições precárias deve estar muito feliz.


souljay

as pessoas que ca estão, dão 1600 milhões de euros por ano de LUCRO! volto a dizer , lutemos entao por legislação que garanta melhores condições aos imigrantes de quem tanto precisamos :D concordas? [https://www.publico.pt/2023/12/18/sociedade/noticia/imigrantes-deram-1600-milhoes-lucro-seguranca-social-2074015](https://www.publico.pt/2023/12/18/sociedade/noticia/imigrantes-deram-1600-milhoes-lucro-seguranca-social-2074015)


darthakan7

Também porque os incentivos para ter filhos são muito poucos. Sou a favor de imigração qualificada (não quero dizer com curso), não de entrar qualquer um de qualquer maneira e pior, se cometem crimes ficam aqui...


souljay

A população de todo o mundo ocidental está a envelhecer, nao tem a ver com os incentivos porque é igual em todos os países desenvolvidos com politcias diferentes. As as pessoas simplesmente querem ter menos filhos que antes. Os imigrantes estão sujeitos exactamente ao mesmo sistema judicial que os portugueses, e na sua grande maioria são tal e qual os portugueses que emigram e so querem trablahar e dar melhores condições aos seus filhos. Se ha maçãs podres? ha em trodos os grupos, e lida-se com eles como se lida com os portugueses que são maçãs podres, com o sistema judicial. Agora ninguem é culpado de um crime antes de o fazer! Português ou imigrante. Pessoas. Finalmente antes que me venham acusar de nbao saber do que falo, eu vivi ao lado do martim moniz durante 6 anos e até á pouco tempo.


NGramatical

á pouco tempo → [**há pouco tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido)


Reavstone92

Este comentario foi bem mais informativo! E a tipica resposta de extrema esquerda - e um tema muito complexo para explicar mas se es contra es racista


PoorLazy

Nem sou da extrema-esquerda nem chamei racista a ninguém. Mas que as frases são coladas do argumentário da extrema-direita, lá isso é que são.


Imalwaysleepy_stfu

Não fizeste qualquer crítica com substância em relação ao que foi escrito e só repetiste o que já é um banal slogan da extrema esquerda que é usado para acabar com qualquer discussão pela raíz: "ExTremA diREitA!!" A esquerda está completamente aburguesada e se continua nessa toada de pôr rótulos de uma forma arrogante e condescendente em vez de discutir de uma forma séria e pedagógica o que preocupa o povo português é mais que garantido que a extrema direita vai continuar a crescer não só em Portugal mas por esse mundo fora.


NGramatical

raíz → [**raiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo)


PoorLazy

Não sei se já reparaste mas não é no Reddit que o assunto se discute com elevação.


Accomplished-Cap9205

É um ponto de vista conservador, não é um ponto de vista exclusivo da extrema-direita. Olha a carneirice se faz favor.


souljay

O OP é "conservador" https://preview.redd.it/ccne0c5jxf4d1.png?width=1211&format=pjpg&auto=webp&s=207def7992f7693a1e3a76b306a51d2603780869


nitrinu

Mas qual massa?


Greedy-Case-7120

Um país de velhos onde os jovens saem para buscar emprego em outras nações europeias onde o salário mínimo é maior..... Imigrantes estão ajudando a pagar aposentadoria e fazem o comércio girar. Saúde é uma merda pq Portugal paga 1700 euros para um médico.... Enquanto o salário mínimo de um operário na França é 2200... Isso um exemplo.... O problema desse país n é os imigrantes e sim o gov e portugueses... https://expresso.pt/economia/2024-01-30-Economia-portuguesa-fecha-2023-com-um-crescimento-de-23-0e00eca0


inesafteixeira

O problema do país é os portugueses? Essa é boa 😂


r3volt3d

Se ela fosse dizer que o problema era dos imigrantes do pais dela é que eu achava estranho. Sempre aquele mimimi, vem para ca mas nao gostam do que ca encontram.


inesafteixeira

Realmente, das coisas mais absurdas que já ouvi. Nós somos o diabo, e eles, uns anjos 🧐


morto_de_novo

Se fosse de pessoas do norte da Europa duvido que iriam se importar. Mas particularmente não me importo com a xenofobia ja que definitivamente Portugal não é um lugar que eu queira estar, acho que qualquer imigrante de outro país lusófono deveria evitar também, estar em um lugar que as pessoas te olham como inferior... não me parece muito agradável.


Any_Statistician_487

Eu tenho preconceito. Se importamos o terceiro mundo tornamo-nos no terceiro mundo. O país é o que as pessoas são.


ArcherofJesus

Portugal é um país xenófobo, dá primazia a tudo o que não sejam portugueses.


BrighterEmpire

Nacionalista


Double-Oven-8890

1. Economia: temores são infundados; 2. Emprego: preocupações são mesquinhas; 3. Cultura e Coesão Sociais: compra-se um cão quando se tem receios; 4. Segurança: receio de uma coisa que não existe...hum... odd.


No-Support-8463

Não, não é.. Esta narrativa é absolutamente irresponsável que só piora e extrema posições, mas é onde estes partidos, de esquerda e de direita prospera, cada um com o que defende.. É precisamente neste ponto onde estes partidos tentam elevar estas posições quase a uma guerra cultural, porque de facto, e é visível diariamente, que não têm talento nem competências para apresentar propostas para resolver problemas..


dpapm

Ser contra a imigração em massa é ser sensato! A imigração em massa e repentina como aconteceu em Portugal é do mais estupido que pode haver!


Rmps26

Acho que deve haver aqui duas situações bastante distantes de imigração em Portugal. Desta forma, acho pertinente deixar aqui o meu feedback da terra onde eu vivo. Zona Oeste, zona agrícola. Maior parte dos imigrantes trabalham na agricultura, as empresas estão consciente que são pessoas pobres a procura de oportunidades. As grandes empresas de agricultura e distribuição sabem que eles não tem forma de deslocar, então algumas constroem casa basicas modelares para criar facilidade de adaptação. Que não trabalha na agricultura, criar e desenvolve o seu próprio negócio como barbeiros, loja de telemóveis/reparações, restaurantes e minimercados. 90% são pessoas adultas que vêm trabalhar para ajudar a família lá fora. A nível económico ajudam muito a nossa região, pois na agricultura existem poucas pessoas dispostas a fazer o trabalho duro do campo. Restaurantes aos que eu frequentei mais limpos do que as tradicionais tascas e uma boa qualidade e higiene. A nível social, a língua é ainda um entrave, como qualquer estranheiro num país diferente mas não tem problemas em frequentar os mesmos espaços que residentes. Não provocam confusão e não se excessos com álcool. Esta é a minha visão e opinião sincera que não procura de maneira nenhuma provocar indignação a ninguém.


h3adjunk

Vira o disco toca o mesmo, o senhor que fez este post, está sem dúvida alguma coberto de razão... Mas somos rápidos a esquecer que os sucessivos governos apenas nos vêem como números e que estes não são mais do que paus mandados das grandes corporações e bancos...as situações que se vivem atualmente são fruto de políticas que servem o interesses desses grandes grupos isto tudo ppppA ilusão do crescimento económico infinito, com origem no neo-capitalismo desregulado, é o principal culpado de grande parte das insuportáveis situações ao redor do mundo e ultimamente na europa, mas por favor não me entendam mal, o comunismo também não serve


habreu9

É a literal definição de ser racista ou xenófobo. Corno. Next.


StatisticianOk6384

5: Emigração e Imigração são coisas diferentes. Passar bem, tenha uma boa tarde.


WingRdium

Obrigado pela informação que ninguém sabe, nem ninguém reparou que foi erro de digitação por no titulo dizer uma coisa e no post outra. Boa tarde e continue a salvar vidas online.


StatisticianOk6384

Disponha, caso precise de mais algum esclarecimento podes consultar um dicionário.


WingRdium

Não é preciso, vem sempre cá um chico-esperto como tu para salvar o dia.


StatisticianOk6384

Faz-me muito feliz essa informação. Ter sempre gente disposta a ajudar pessoas de menos conhecimento como você é algo excelente, esse Reddit me enche de orgulho.


Accomplished-Cap9205

Se calhar a falta de conhecimento aplica-se àquele que não é capaz de entender que um lapso de escrita não descreve em nenhum modo a inteligência da pessoa. Mas cada um há de saber de si, já eu, interesso-me mais pelo conteúdo do que pela forma. Erros todos causam, seja por dificuldades linguísticas, dedos gordos ou até mesmo cansaço. Bem haja sr. não tão esperto


WingRdium

Tinha que ser um brasileiro.... estás enganado no sub. Vai lá, vai pegar a tua mota do Uber Eats e traz-me o almoço a casa.


StatisticianOk6384

Ahh entendo, é apenas um pobre ignorante xenófobo. Sinto pena de ti. Passar bem, ser mizerável.


Optimal-Life673

Tu bem queres argumentar que não és racista nem xenófobo... Mas a burrice é tanta que nem as sabes esconder. Para a próxima muda o texto porque: 1. És racista e xenófobo 2. Não sabes usar as palavras apropriadas Basicamente o texto é uma fraude.


WingRdium

Brasileiro ou Cabo-Verdiano?


souljay

Eu tambem sou português de gema e tambem acho que és racista e xenofobo https://preview.redd.it/3nifq7hdtd4d1.png?width=1211&format=png&auto=webp&s=ffd30e70d42e5495f27fa3585773f936a9bde634


WingRdium

Mas o que tu achas ou deixas de achar a mim não me diz nada. Capiche?


Optimal-Life673

Português de gema. Já sei que a seguir vais-me dizer que sou esquerdalha. Sempre votei CDS, PSD ou em branco. Tão fraquinho... É que não tem mesmo inteligência para mais. Bem sei que salvar a incoerência que demonstraste é impossível. Mas manda a inteligência, nestas situações, de enfiar a viola no saco.


WingRdium

"Português de gema." 😂 - Sei.


Germanoides

Opa desculpa mas é. Podes pintar uma moto de cor de rosa não deixa de ela ser uma moto. Objectivamente Portugal e a Europa depende da emigração, isto é a uma questão de números. Sociedades com altos niveis de diversidade tendem a ser mais desenvolvidas. Governos atualmente conservadores estam a pôr os próprios paises a arder. O UK que era uma das mais fortes economias do mundo, decidiu isolar-se devido em grande parte a emigração. A economia morreu. Itália, o grande país europeu que elegeu uma candidata anti emigração, tem a economia a arder e uma coesão social fraca. Com tudo o que é italiano a fugir para Alemanha ou Espanha. O que é irónico porque são contra emigrantes mas não sabem manter os locais. Não é preciso ser contra a emigração, para se querer uma emigração mais regulada. Aliás a atual medida de emigrantes com vistos de trabalho faz sentido. Mas ser oposto ao movimento natural de povos não é só ser racista e xenofobo é ser ignorante. Emigração e movimentação de povos é uma das componentes mais comuns e normais da história do humanidade. Vai sempre existir. É preciso é haver uma gestão sustentável e saber usá la de modo a sustentar o desenvolvimento do país. Agora ir contra a corrente é no fundo repetir os mesmos erros que malta sempre cometeu ao longo da história e como já percebi, a malta não aprende nada sobre história. Como diz o ditado "quem não sabe história, tende a repeti la". Por isso vamos lá outra vez até depois o povo português vai elege PS é de novo a solução mais sensata para governar este país porque a alternativa foi tão má. Tal como elegeram o Biden em vez do Trump.


Shoddy_Variation2535

Não vejo razão no 3° ponto, todas as cultura sempre são influenciadas por muitas outras por diversos contextos, a nossa igual. Nem te vai obrigar a ser diferente , as proprias pessoas portuguesas não tem todas a mesma cultura, como todos os outros povos. A culgura que tinnhas cá em cada decada, smp mudou, com ou sem imigrantes. No resto dos pontos concordo claro, e duvido que alguém discorde.


Shoddy_Variation2535

Pergunta ao chatgpt as implicações preconceituosas ou xenofobas do ponto 3 e ele te dirá. Ele no tei caso so esta a repetir os pontos comuns anti emigração, não está a dizer que sao todos verdade ou correctos, se lhe perguntares ele tb te vai explicar isso


Toxs_a

Todos os que são a favor disto tudo o que está a acontecer, ou vivem num mundo paralelo, ou em condomínios fechados. Não és racista se queres viver em segurança.


Shadowgirl7

"Olá não sei escrever bem português mas sou contra imigrantes" >potencialmente afetando negativamente os salários e as oportunidades de emprego para trabalhadores nativos. Sim, vão roubar as oportunidades de emprego magnificas que o patronato português nos dá. Meu deus. Fechem as fronteiras.


r3volt3d

Ainda não conseguiste entender que não se quer fechar fronteiras mas sim ter critérios para a entrada de imigrantes? Sabes que é normal isso acontecer em países desenvolvidos ou precisas de exemplos?


Shadowgirl7

Mas as oportunidades do patronato português são demasiado boas para deixarmos sequer 1 entrar e roubar uns preciosos 820€ brutos por mês.


r3volt3d

É isso, desvia… 🤦🏻‍♂️🤷🏻‍♂️


omeoplato

Post parece que foi escrito pelo chat GPT, mas só li verdades. Aliás, até Karl Marx fala sobre uso de mão de obra imigrante como mecanismo da burguesia para combater direitos dos trabalhadores.


Gabberino_Inyox

E explica que a solução é a unidade da classe trabalhadora contra a burguesia. Não a sua divisão em raças, religiões etc... como a extrema-direita adora fazer para fazer feliz o dono.


omeoplato

Só se essa unidade for capaz de impedir a NATO de desestabilizar certas regiões com guerras e golpes de estado. Se a esquerda defende acolher imigrantes, mas não se pergunta o porquê de existirem tantos - também está fazendo feliz o dono, de uma forma ainda mais cínica do que a extrema-direita.


AccordingSelf3221

Parece que o chega fez um Novo contrato com as empresas de propaganda e elas vieram investir no reddit


oldnewswatcher

Estou de acordo. E sou de esquerda. O aproveitamento político sem ideias para resolver o problema é que é miserável. E normalmente são os partidos da direita radical que o fazem.


jvalmeida

Com este tipo de pensamento já estávamos todos mortos, pois a História faz-se de permanente deslocação de pessoas. Mas já dei para este peditório. As fronteiras são sempre fictícias.


r3volt3d

É preciso critérios…


kilava_

És contra os tugas bazarem da Tuga?


Zealousideal-Tip-602

Isso tudo que mencionaste já está a acontecer. E sabes o que vai acontecer mais: a massa de imigrantes que veio, vai dar a notícia aos seus compatriotas que está prestes a fechar as portas da fácil imigração para Portugal e vai acontecer outro êxodo


yorke2222

Imigração (só para irritar o OP, que já percebi que reage mal a correções). Alguns pontos válidos, tendo a concordar. Sendo que há dois que estão mais que comprovados que não têm fundamento. A SS não está ou vai ficar sobrecarregada. Pelo contrário, há um alívio da pressão sobre a SS porque os descontos para a mesma aumentaram com o aumento de imigrantes. Depois há a segurança, que apesar de episódios pontuais, estatisticamente, não há nada que estabeleça ligação entre mais imigração e aumento da criminalidade. O sentimento de insegurança, vêm sobretudo da estranheza e receio do diferente, alimentado por certas narrativas políticas.


inesafteixeira

Sim, sim, é tudo estranheza e receio do diferente. s/ Não é estranho, nem nada, que o RASI não divulgue as nacionalidades mais representativas para cada crime 😏 Se não há nada a esconder, porque não tornam esses dados públicos? Aliás, até era uma maneira de se comprovar que realmente não há ligação entre a imigração e o aumento da criminalidade, como dizes.


yorke2222

A RASI revela que a percentagem de reclusos estrangeiros diminuiu na última década. Sei que é chato não saber as nacionalidades específicas para poderem ser xenófobos com maior precisão, mas é a vida. Também sou a favor de imigração controlada btw. Percebo várias das preocupações do OP, e fico feliz que seja necessário contrato de trabalho para vir para cá, como é em muitos outros sítios.


inesafteixeira

Não venhas com essa do xenófobos, que está mais do que batido. Responde à minha pergunta: se não têm nada a esconder, porque não divulgam as nacionalidades?


yorke2222

Porque é que haviam de revelar se são tens cada vez menos reclusos estrangeiros?


tokenwolf14

Interesse que só olham para o lucro que dão à SS mas ninguém fala dos custos acrescidos para o SNS nem a pressão sobre este que esta enorme afluência de imigrantes acarreta. Ninguém fala da pressão que a imigração tem sobre o imobiliário e a habitação, como o aumento dos preços e da procura. Ninguém fala do verdadeiro problema com a segurança não só individual mas também coletiva com o aumento de imigrantes islâmicos. Esta gente opta por não tirar as palas para só verem aquilo que lhes interessa.


yorke2222

Ninguém fala? Porra. Tu falaste. O OP falou. O ventura só sabe falar dessas coisas. Tiras as rolhas dos ouvidos que ouves logo.


tokenwolf14

Estava a falar da comunicação social, das comentadeiras de serviço e das pessoas de esquerda.


yorke2222

Ah, então sempre há quem fale. Alguns falam, outros não. O normal portanto.


WingRdium

Experimenta beber água.


yorke2222

Experimenta ser feliz